Diversos

PESQUISA EXAME/IDEIA: 49% desaprovam maneira de Bolsonaro governar, 25% aprovam e 22% consideram regular

Foto: Exame/Ideia

Sem doses suficientes para vacinar o primeiro grupo prioritário contra a covid-19, e com a demora para liberar a nova rodada de auxílio emergencial, a desaprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro chegou a 49%. A marca é a pior desde junho do ano passado, quando atingiu 54%. Naquele momento, a liberação da primeira rodada do auxílio ainda estava no começo e uma pequena parcela da população havia recebido o benefício.

A aprovação caiu 1 ponto percentual em relação à rodada publicada duas semanas atrás, e ficou em 25%. Os que nem aprovam e nem desaprovam somam 22%.

Os dados são da mais recente pesquisa EXAME/IDEIA, projeto que une Exame Invest Pro, braço de análise de investimentos da EXAME, e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. O levantamento ouviu 1.255 pessoas entre os dias 22 e 24 de março. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Clique aqui para ter acesso ao relatório completo.

“A gestão do presidente Bolsonaro segue sendo mais bem avaliada pelo segmento evangélico [36% de avaliação positiva] e pior avaliada pelos entrevistados com ensino superior [63% de desaprovação] e pelas mulheres [53%]. A combinação de piora da pandemia com o ritmo de vacinação lento e com a falta de auxílio emergencial tem contribuído para um resultado negativo da avaliação presidencial”, explica Maurício Moura, fundador do IDEIA.

Vacinação lenta

A pesquisa EXAME/IDEIA também questionou os brasileiros sobre a velocidade da vacinação. Para 77%, a aplicação das doses está atrasada. Houve um avanço de 10 pontos percentuais nesse número em comparação ao dado registrado na rodada de 15 de janeiro.

O Brasil atualmente é o 15º país que mais vacinou no mundo, comparando valores proporcionais. De acordo com dados da Universidade de Oxford, 12 milhões de pessoas receberam pelo menos a primeira dose, o que corresponde a 5,7% da população. O país está atrás de Israel (60%), Reino Unido (42%), Chile (31%), e dos Estados Unidos (25%).

“Há uma frustração coletiva enorme em relação à vacinação. Essa sensação é maior entre as pessoas de maior renda [79% de quem ganha mais de 5 salários mínimos], mais escolarizados e de capitais/regiões metropolitanas [passando de 80% nos dois recortes]”, diz Maurício Moura.

Se no começo de fevereiro 17% da população acreditava que seria vacinada somente em 2022, este número subiu para 28% na pesquisa publicada em 26 de março. Para 8%, a aplicação deve ocorrer ainda neste mês, 10% acreditam que em abril, e 13% esperam ser vacinados ainda neste semestre. Somam 20% aqueles que não sabem quando vão receber uma dose.

Foto: Exame/Ideia

Sem dar datas, o novo ministro da Saúde, o médico Marcelo Queiroga, se comprometeu na última quarta-feira, 24, a acelerar em pelo menos três vezes a quantidade de pessoas vacinadas contra a covid-19 diariamente. Ele disse que esta meta será cumprida em um “curto prazo”.

“Nós temos condições de vacinar muitas pessoas. Nesse momento, vacinamos 300.000 pessoas todos os dias, e o governo assume o compromisso de, em curto prazo, aumentar em pelo menos três vezes essa velocidade, para 1 milhão de vacinas todo dia. É uma meta plausível. Temos capacidade de fazer até mais, mas não quero me comprometer com algo que depende de mais vacinas”, disse ele em entrevista coletiva.

Auxílio emergencial

Liberada pelo Congresso Nacional, a nova rodada de auxílio emergencial deverá começar a ser paga em abril, ainda que o calendário ainda não tenha sido divulgado. Cerca de 45 milhões de famílias vão receber o valor médio de 250 reais que serão pagos em quatro parcelas.

De acordo com a pesquisa EXAME/IDEIA, 52% dos brasileiros pretendem pedir o novo auxílio emergencial. Deste grupo que vai solicitar o benefício, 69% afirmam que este valor, abaixo dos 600 reais pagos em 2020, não atende às necessidades básicas para evitar a circulação nas ruas e ajudar no isolamento social.

Foto: (Arte/Exame)

“Do grupo que apoia o governo, metade pretende pedir o auxílio. E para completar, dos que são potenciais candidatos a receber o benefício, dois terços acreditam que 250 reais não atendem às necessidades. Isso quer dizer que há espaço para uma frustração de parte dos atuais apoiadores do governo e isso pode ter impacto negativo na população. Nesse contexto, o auxílio vai ajudar mais na manutenção dos atuais patamares de avaliação do governo do que um eventual crescimento”, avalia o fundador do instituto IDEIA.

Exame

Opinião dos leitores

  1. Não dou nem cabimento a essas pesquisas.
    Em 2018, Bolsonaro não ganhava de ninguém.
    No entanto, tomou posse.
    Perca de tempo, essas pesquisas.
    Tanto faz o PR tá com 100% de aprovação, como 100% zero.
    Pra mim, é a mesma coisa.
    Nos encontramos nas urnas em 2022.
    Vou de Bolsonaro de novo!

  2. muito simpatica esta avaliação do presidente.Duvido.Quando a mascara das pesquisas sairem vai ficar patinando nos 15% com o outro. Na reta final ganhará um nome de equilibrio.

    1. Bolsonaro 2022. Não tem pra ninguém. Como diz a esquerdista Maju, da Globo lixo, "o choro é livre".

    2. interessante, quando a Globo baixava o pau no PT, o gado não achava ela um lixo. kkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Iluminação da estátua de Iemanjá é furtada pela terceira vez na Praia do Meio

Foto: Semsur

A iluminação cênica da estátua de Iemanjá, na Praia do Meio, voltou a ser alvo da ação de criminosos. Durante a madrugada desta sexta-feira (26), foram furtados refletores, chaves magnéticas, conectores, cabos elétricos e o medidor de energia que alimenta o sistema de iluminação do monumento. Esta é a terceira ocorrência registrada no local, e o prejuízo estimado ultrapassa R$ 45 mil.

Além dos danos ao patrimônio público, o furto compromete novamente a iluminação de um dos principais cartões-postais da orla de Natal e gera novos custos para a recuperação da estrutura.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) registrará boletim de ocorrência e solicitará o reforço do patrulhamento ostensivo na região, com o objetivo de coibir novos furtos e auxiliar na identificação dos responsáveis.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves, lamentou a reincidência da ação criminosa e informou que a Prefeitura avaliará a reposição dos equipamentos. “É revoltante ver um patrimônio da cidade ser atacado pela terceira vez. Não se trata apenas do prejuízo financeiro, mas do desrespeito com um espaço que pertence à população. Vamos avaliar tecnicamente a reposição dos equipamentos, considerando essa sequência de furtos e a necessidade de adotar medidas que reforcem a proteção do local”, afirmou.

Segundo a Semsur, a reposição do sistema dependerá da avaliação técnica sobre as condições de segurança da área e das medidas que possam reduzir o risco de novas ocorrências.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Cabo Deyvson acusa Allyson de tentar tomar seu mandato em Mossoró

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por BlogdoBG (@blogdobg)

Imagem: Reprodução

 

O vereador de Mossoró Cabo Deyvson (PL), pré-candidato a deputado federal, publicou um vídeo nas redes sociais em que acusa o ex-prefeito de Mossoró e pré-candidato ao Governo do Estado Allyson Bezerra (União Brasil) e o vice-governador Walter Alves (MDB) de terem “encomendado” o processo que pede a cassação de seu mandato. A declaração foi feita no momento em que o parlamentar recebia a intimação judicial da ação.

A ação foi movida pelo MDB após a filiação de Cabo Deyvson ao PL. No vídeo, o vereador afirma que Walter Alves estaria agindo a mando de Allyson por motivação política e diz que o processo faz parte de uma tentativa de silenciar sua atuação.

Ao citar o atentado que sofreu recentemente em Mossoró — quando foi baleado e seu assessor morreu durante o ataque praticado por integrantes do Comando Vermelho (CV) —, Cabo Deyvson comparou a ação judicial ao episódio e afirmou que, depois da tentativa de calá-lo “na rua”, agora o “sistema dos poderosos” tenta fazê-lo “pela caneta”.

“Os grupos terroristas tentaram nos calar na rua, tentando contra a nossa vida. Agora o sistema dos poderosos, dos acordos dos poderosos desse estado, tentam nos calar através do papel e da caneta”, disse o vereador.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

BRASIL: Dívida pública federal cresce R$ 234 bilhões em maio e chega a R$ 9,03 trilhões

Foto: RafaPress/Getty Images

A dívida pública federal do Brasil chegou a R$ 9,032 trilhões em maio, alta de 2,66% em relação a abril (um aumento nominal de R$ 234,4 bilhões), quando o estoque era de R$ 8,798 trilhões. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Tesouro Nacional.

O crescimento foi impulsionado pela emissão líquida de R$ 135,62 bilhões em títulos e pela apropriação de R$ 94,17 bilhões em juros.

A dívida interna alcançou R$ 8,46 trilhões, enquanto a dívida externa somou R$ 340,9 bilhões (US$ 67,33 bilhões).

Já a reserva de liquidez da dívida aumentou 10,9% no mês, chegando a R$ 1,21 trilhão, valor suficiente para cobrir os vencimentos da dívida pelos próximos 9,14 meses.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dino, Moraes, Zanin e Gilmar votam em conjunto para liberar ‘penduricalhos’ do Judiciário prévios a restrição determinada pela Corte

Foto: Antonio Augusto/STF

Os ministros Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Gilmar Mendes, do STF, votaram nesta sexta-feira (26) para permitir o pagamento de verbas indenizatórias acumuladas antes da decisão que limitou os chamados “penduricalhos” do Judiciário.

Pelo voto conjunto, poderão ser pagos valores referentes a férias, licenças-prêmio e plantões judiciais adquiridos antes do julgamento, respeitando o limite de 35% do subsídio do magistrado ou membro do Ministério Público para o conjunto dessas verbas.

Os ministros também defenderam a implantação imediata da Parcela de Valorização por Tempo de Antiguidade (PVTAC), além de autorizar seu recebimento junto com vantagens pessoais anteriores a 2006, desde que não haja contagem dupla do tempo de serviço.

O placar do julgamento começou em 4 a 0 e a análise dos recursos segue até terça-feira (30). São necessários seis votos para formar maioria.

O voto mantém a proibição do pagamento de auxílio-alimentação, auxílio-creche, assistência pré-escolar e benefícios semelhantes como verbas indenizatórias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula diz que vai ampliar gastos em defesa porque ‘está cheio de maluco no mundo’: ‘Não quero guerra nem ser pego de surpresa’

Foto: Brenno Carvalho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta sexta-feira (26) o aumento dos investimentos em Defesa e a criação de um projeto estratégico de longo prazo para as Forças Armadas. A declaração foi feita durante o lançamento da Fragata “Cunha Moreira”, em Itajaí (SC).

Lula afirmou que o Brasil precisa estar preparado diante das tensões internacionais. “Eu não quero guerra, mas eu também não quero ser pego de surpresa. Eu tenho que me cuidar”, disse. O presidente também citou declarações do presidente dos Estados Unidos sobre a Groenlândia, o Canadá e o Canal do Panamá, afirmando que há “muita gente maluca no mundo”.

Segundo Lula, o governo vai elaborar um projeto estratégico para a Defesa e garantir recursos para sua execução. “Nós precisamos construir um projeto estratégico e vamos ter que ter dinheiro para colocar esse projeto em andamento”, afirmou.

O presidente também defendeu que a Defesa seja tratada como prioridade nacional, e não apenas como reposição de equipamentos antigos.

Opinião dos leitores

  1. Enquanto isso os sargentos das Forças Armadas estão ganhando menos que um Soldado da polícia militar de qualquer estado do Brasil ou Guarda Municipal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Jaques Wagner admite relação com ex-sócio do Master e diz que reclamou a Lula de operação da PF

Foto: Paula Fróes/Assessoria de imprensa Jaques Wagner

Um dia após deixar a liderança do governo no Senado, o senador Jaques Wagner (PT-BA) afirmou, em entrevista à Folha de S.Paulo, que reclamou ao presidente Lula sobre a atuação da Polícia Federal na operação que teve como alvo seu apartamento em Brasília.

O parlamentar criticou a divulgação da foto com cédulas de moeda estrangeira apreendidas. “Para que aquela patacoada de dinheiro em cima da cama com o escudo da PF? Esse processo era comum na Lava Jato. Se a Polícia Federal vai continuar nesse tipo de espetacularização, acho que o chefe da Polícia Federal tem que tomar conta”, declarou. Segundo Wagner, a divulgação contrariou a determinação do ministro André Mendonça, do STF, para que a busca e apreensão ocorresse de forma discreta.

Na entrevista, Wagner também negou qualquer favorecimento a empresários. Sobre ter recebido dois ingressos para um show, afirmou: “Estão achando que ele me comprou porque arrumou dois ingressos. Eu poderia pedir coisa mais importante, né?”

O senador reconheceu que já aceitou caronas de empresários, mas rejeitou qualquer irregularidade. “Óbvio que de vez em quando eu pego carona. O que a Polícia Federal tem que comprovar, e não vai, é a relação de troca”, disse. Wagner ainda afirmou que os pagamentos do Banco Master à empresa de sua nora superam os R$ 3,5 milhões divulgados e sustentou que os recursos têm origem legal.

Opinião dos leitores

  1. É justo a reclamação, bandido não gosta de ser incomodado. Esses asseclas de LULADRAO, são cada um pior que o outro.

  2. Bandido não tem lado! Parece Bolsonaro pedindo a PF pra não atingir em operações seus meninos. Doa a quem doer. Deixem de Fla x Flu. Povo pra presidente. Adeus Caiado

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mendonça refuta tese de que prisão preventiva de Vorcaro seja para forçar delação

Foto: Fellipe Sampaio/STF

O ministro André Mendonça, do STF, afirmou que a prisão preventiva de Daniel Vorcaro não teve como objetivo pressionar por um acordo de delação premiada. A declaração consta na decisão que determinou a transferência do ex-banqueiro para a Papudinha.

Nos bastidores da Corte, a manifestação foi interpretada como uma resposta às críticas do ministro Gilmar Mendes, que comparou métodos da investigação sobre o Banco Master aos adotados na Operação Lava Jato, especialmente em relação ao uso de prisões preventivas.

Na decisão, Mendonça afirmou que já reiterou “à exaustão” que “a decretação ou manutenção da prisão preventiva embasa-se em fundamentação própria, a partir do exame quanto à presença dos requisitos legais especificamente exigidos”.

O ministro acrescentou que “a imposição da medida é absolutamente dissociada de qualquer conjuntura relacionada à existência, ou não, de tratativas voltadas à eventual celebração de acordo de colaboração premiada”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Aeronave de pequeno porte colide com prédio mais alto de Pequim, na China

Um avião de pequeno porte colidiu com o Edifício Torre Citic, o arranha-céu mais alto de Pequim, capital da China, conhecido como China Zun, nesta sexta-feira (26/6). Um vídeo mostra os destroços da aeronave caindo após a colisão com o prédio de 109 andares. Até o momento, não há informações sobre vítimas. O governo local ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

O edifício foi evacuado, e a polícia fechou pelo menos uma das vias próximas. O impacto deixou um buraco na fachada de vidro do edifício.

A polícia chinesa impediu pessoas de tirarem fotos e pediu a quem registrou que apagasse os vídeos ou fotos, segundo a agência Reuters. Dezenas de carros de polícia e bombeiros foram ao local.

O prédio abriga o conglomerado estatal Citic Group, na rua Guanghua, importante via comercial da capital chinesa.

Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Comércio de Natal terá horário especial na segunda-feira (29) por causa de Brasil x Japão; confira

Imagem: reprodução/InterTV

O jogo entre Brasil e Japão, válido pela segunda fase da Copa do Mundo de 2026, vai alterar o horário de funcionamento do comércio em Natal na próxima segunda-feira (29). A partida está marcada para as 14h (horário de Brasília).

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), a mudança segue a tradição adotada durante os jogos da Seleção Brasileira, permitindo que comerciantes, funcionários e consumidores acompanhem a partida sem interromper totalmente as atividades do setor.

Comércio de rua

Alecrim

  • Aberto de 8h às 13h, ficando facultativa a reabertura após o jogo

Centro da Cidade

  • Aberto de 8h às 13h; não retoma após o jogo

Zona Norte

  • Fecha 30 minutos antes do jogo e volta 30 minutos após a partida

 

Shoppings

Midway Mall

  • Fechamento opcional às 13h30 e reabertura obrigatória às 16h30

Natal Shopping

  • Fechamento opcional às 13h30 e reabertura obrigatória às 16h30

Via Direta

  • Lojas, boxes, quiosques e praça de alimentação funcionam das 8h30 às 13h. A reabertura ocorre 1h após o término do jogo.

Partage Norte Shopping

  • As lojas e quiosques fecham 30 minutos antes do jogo e reabrirão 30 minutos após. A praça de alimentação seguirá funcionando normalmente, pois terá transmissão do jogo.

Praia Shopping

  • Praça de alimentação e restaurantes – a partir das 11h
  • Demais lojas – 10h às 13h e das 17h às 22h
  • Moviecom – consultar site

Shopping Cidade Verde

  • Aberto das 10h às 13h; retoma as atividades 1 hora depois da partida.

Shopping Cidade Jardim

  • Lojas e quiosque fecham 13h30 e reabrem às 16h30
  • Alimentação: aberta durante o jogo, com transmissão nas varandas gourmet

Shopping 10

  • Aberto das 8h às 13h. Não retoma após o jogo.

 

Supermercados

  • Fecham 1 hora antes do jogo e abre 15 minutos após o jogo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *