Diversos

Após cortes orçamentários, pesquisadores, professores e estudantes da UFRN realizam protesto na tarde desta quarta nas imediações do Midway em defesa da ciência

Pesquisadores, professores e estudantes da UFRN, em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e outras entidades de ensino do Estado, preparam mobilização em favor da ciência para o próximo dia 8 de maio. A atividade que acontece a partir das 16h na calçada do Midway Mall, acompanha uma série de manifestações em todo o país.

Os cortes orçamentários promovidos pelo governo federal, em particular o contingenciamento de 42% nos recursos de investimentos do Ministério da Ciência e 21% no Ministério da Educação, foram a gota de água para que a comunidade científica se mobilizasse.

Em Natal, a proposta está sendo organizada pelos representantes da SBPC, John Fontenele, secretário regional, e Sidarta Ribeiro, conselheiro, e pelo coordenador de Extensão do Instituto do Cérebro da UFRN, professor Eduardo Sequerra.

Além do protesto, o momento será marcado pela realização de aulas livres, mostras científicas e atividades artísticas. Os apoiadores poderão participar ainda de experimentos, como o do coração feito de papel e lâmpadas de led que se acende a partir de batimentos cardíacos.

Opinião dos leitores

  1. BOM DIA

    TODO ESSE ÓDIO CONTRA A UNIVERSIDADE PÚBLICA DEVE SER PORQUE NUNCA CONSEGUIRAM ENTRAR NA UFRN, OU CONSEGUIU ALGUMA BOLSA DE PESQUISA POR PURA INCAPACIDADE INTELECTUAL.

    CONTINUEM PAGANDO A MENSALIDADE DA SUA PARTICULAR EM DIA.

    E NÃO DESISTA DE ESTUDAR – UM DIA VOCÊ ENTRA NA UFRN.

    SUCESSO! rsrss

  2. A UFRN vive falando aos estudantes de Administração, nas disciplinas da área pública, que o dinheiro deve ser melhor gerido, deve ter eficiência e eficácia, que deve haver responsabilidade com o erário. Pronto, chegou a hora de por em prática tudo que ela ensina.

  3. Em um dia útil??? Não deveriam estar pesquisando e produzindo ciência p/o nosso desenvolvimento??? KKKKKKKKK, ridídiculos…a mamata acabou inúteis!!!!

  4. O Brasil é o maior produtor de niveis superiores que não sabem de nada. O governo federal banca esses quase ingnorantes para nada. Não produzem o que foi investido. O PT transformou as Universidades Públicas e os IFS em redutos de esquerdistas filhinhos de papai, que estudaram es escolas particulares a vida toda. Os professores com raríssimas exceções fingem que dão aula e ficam enchendo a cabeça dos sem cérebro com teorias esquerdistas. Agora pergunte se algum deles quer ir morar nos paises socialistas ou comunistas?

  5. Porque, ao invés de protestar apenas pelos cortes, não protestam contra o uso de verba pública para mestrado e doutorado sobre orgias gays, estudos do ânus enquanto centro do universo, comportamentos sexuais bizarros, sobre "golpe", e afins?
    Se deixassem de gastar meu dinheiro com essas inutilidades sobraria para a verdadeira ciência. Supondo que produzem uma, claro.
    O instituto do cérebro, por exemplo, é um nada, envolvido em suspeitas graves, que recebe meu dinheiro para quê? Para um macaco nos EUA piscar o olho quando apertam um botão aqui?

  6. Os argumento são ótimos, "conheço altos que mamam na boquinha", "só tem maconheiro" e blablabla. Para cada um desses aí, tem 9 que querem algo da vida, deixem de falar besteira. Concordo que o foco da nação deva ser o ensino básico, mas NÃO É cortando 30% SEM AVISO PRÉVIO, que as coisas se resolvem.
    Tirem as viseiras ideológicas e prestem atenção aos fatos. Não é por causa de um folote que faz perfomance nu nas "artes" que o doutorando em física de partículas tem que pagar o pato.

    1. Que seja, não há prazo para voltar a verba, e as aulas continuam.

    2. RICK,

      NÃO É DESEMPREGO É DISPONIBILIADE PARA O TRABALHO. rsrrsr

  7. Eu ainda não consigo entender o que muita gente vê de positivo em cortes de verbas às universidades?? Justificam todo seu ódio dizendo que na UFRN só tem maconheiro e etc.. isso pra mim é pura IGNORÂNCIA de povo sem argumento e ódio gratuito, o ódio se tornou maior que a razão… Esses comedia de classe média, que acham que são tudo empresários e seus filhos não irão nunca precisar de universidade pública?!, Pra mim, vivem matando cachorro a grito e acusando o proletariado de ter afundado o país, mal sabem eles que tb sãoo proletariado..

    1. O proletariado tomou conhecimento de que é contribuinte e que seu dinheiro tá descendo pelo ralo.

  8. Porque esses cientistas nso fazem protesto no Domingo????ja sei porque DOMINGO TEM QUE DESCANSAR,e dia útil enforcam o dia útil de trabalho, jeito PTralha de ser

  9. Não vou trazer grama, mas informações. De 2011 a 2016, o Brasil foi o 13º maior produtor de publicações de pesquisa em nível mundial. Dados da Clarivaty analytics.

    1. O que já seria um vexame. Isso é em volume de trabalhos ou de citações internacionais?

  10. Canabis mudou o nome para ciência? Só se estão fazendo pesquisas para saber como a fumaça se dissipa. Vão trabalhar!

  11. O que esses representantes devem fazer é se oranizar para redestribruir do orçamento atual, e saber que a farra do dinheiro publico acabou, vão trabalhar seus desocupados!!!

  12. Engraçado, santo Lula e santa Dilma fizeram a mesma coisa, cortaram até mais….
    A esquerda, só lembra e vê o que lhes interessa, pimenta no olho alheio é colirio kkkk.

    1. "O" é diferente de "A", não sei se vc consegue enxergar. Durante os governos Lula e Dilma, nenhuma universidade ou institutos federais correu risco de fechar as portas por falta de verbas. A pesquisa e a extensão estavam a mil, produzindo mestres e doutores e trabalhos, inclusive internacionais. Foram 18 universidades públicas criadas e mais de 300 institutos federais. Consegue ver alguma semelhança?

  13. Dia de semana as 16?? So querem dinheiro dos impostos. Fazer "ciencia" com dinheiro do contribuinte deve ser muito bom.. ta pior que politico que gosta de fazer promessa com o dinheiro dos outros. Pq será que nenhuma empresa contrata esse povo pra fazer "ciencia"? so querem dinheiro publico? Explorar o contribuinte deve ser bom..

  14. Estava escrito: a esquina da Bernardo Vieira com a Salgado Filho virou tábua de salvação para tudo nesta taba de Poti. E o shopping do "capitalista malvado" Flávio Rocha, quem diria, virou muro das lamentações da sindicalha revoltada…

  15. Falem baixo pq possivelmente esses mesmo alunos serão chefes de vcs , já que vcs BolsoMinios só servem pra ser funcionário assalariado e sem direitos.

    Se for ver um por um, são todos assalariados revoltados.

    1. Verdade isso? Tem certeza Tico?
      Pelo menos é bem diferente do passado recente onde o Estado foi tomado de assalto pela corrupção, os recursos públicos desviado para financiar o populismo e países com ditadores e a produção virou conto de fadas com um exército de nomeados improdutivos.
      Como sempre, a esquerda falando de versões e produzindo coisa nenhuma

  16. 1- Saiu uma pesquisa rankeando o Brasil no último lugar de 44 países em termos de produção científica em humanas, por quantidade de citações internacionais (e não somos dos que menos gasta em educação). Imagine em médicas e engenharias; 2- Haverá performances? Deixem as crianças em casa, leitores; 3- Nossa, um coração de led que pisca, nossos cientistas devem estar estagiando em alguma escola primária na Coréia do Sul; 4- Protesto no Miduêi? Façam dentro da UFRN, milhares de natalenses deixarão os seus afazares para que teses sobre luta de classes ou sobre aquecedores solares continuem.

  17. Tem que cortar mesmo, o dinheiro tem que ser investido nas escolas fundamentais. Esse povo esquerdista so olha o umbigo deles… acabar com essa boquinha, pq eu conheço um bocado de gente que so faz sugar dessas instituição.

  18. Sempre me pergunto quando há uma manifestação as pessoas vão reclamar no midway ou algum canto que atrapalhe a vida dos outros, seja indo para casa, seja indo buscar um filho na escola ou mesmo indo para um hospital de urgência ou outro motivo.

    Porque estas pessoas não vão protestar no local de trabalho da governadora, do prefeito, ou mesmo no local onde mora?

    Digo isso baseado não apenas neste protesto, mas em todos os outros.

  19. Dizer que a pessoa que trabalha com pesquisa científica, que trabalha com ciência e tecnologia são pessoas desocupadas e atrapalham o cidadão de bem é ser sem noção.
    Este Coiso foi quem tomou medidas que atrapalham os cidadãos de bem com os cortes orçamentários. Todo apoio a luta dos professores, alunos e da sociedade em geral.

  20. PQP oque o MIDWAY tem haver que essa merda ??? Um comércio que gera milhares de empregos e tributos, agora vem um monte de gente desocupada com cabelos sem lavar , e atrapalhar o cidadão de bem .

    1. Pq que quando foram o ano passado mostrar apoio ao Brasil na lavo jato entre tantos outros eventos, você não reclamou ?

    2. E ninguém trabalha no midway no domingo? Acho que o shopping é aberto e temos os mesmos direitos de ir e vir, independente se é na semana ou não.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Policiais civis iniciam paralisação e fecham delegacias no RN

Foto: Layssa Vilela

Policiais civis do Rio Grande do Norte iniciaram nesta terça-feira (23) uma paralisação das atividades em todo o estado. A decisão foi tomada pela categoria em assembleia na noite de segunda (22), após uma nova rodada de negociação com o governo do RN, que terminou sem acordo.

Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança do RN (Sinpol), Nilton Arruda, com a paralisação, nenhuma delegacia – nem as de plantão – vai funcionar no estado nesta terça, assim como nenhum policial civil vai trabalhar sequer para o cadastro de boletins de ocorrência on-line. Ele chamou a paralisação de “greve geral”.

“Nada vai funcionar. Boletins de ocorrência on-line que são realizados precisam de homologação de policiais. E os policiais vão estar parados, não vão nem homologar os serviços on-line. É serviço zero”, disse.

O direito de greve por parte da Polícia Civil ou de profissionais de qualquer carreira policial é inconstitucional, segundo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2017.

Em Macaíba, na Grande Natal, a delegacia estava fechada ao público no início da manhã desta terça (23). Segundo o porteiro Francisco Carlos de Medeiros, que trabalha perto da unidade, os serviços estão suspensos no local há cerca de uma semana. “As pessoas têm procurado bastante, mas chegam aqui, encontram dessa forma (fechada)”, afirma.

Na Cidade Alta, em Natal, a 1ª Delegacia de Polícia Civil da capital também estava fechada durante a manhã. Caso também da delegacia do bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste da cidade.

A Delegacia Geral de Polícia Civil foi procurada pelo g1, mas não se posicionou sobre a paralisação até a última atualização desta matéria. A instituição ainda não informou:

A lista de serviços afetados e quais as orientações para a população que precisa deles

  • Se vai pedir suspensão da greve na Justiça
  • Como vão funcionar os flagrantes e os atendimentos em locais de crimes como homicídios
  • Como vai funcionar a negociação com a categoria a partir da paralisação

Negociação
De acordo com o Sinpol, a paralisação acontece após mais uma rodada de negociação frustrada com o governo do RN para o reajusta salarial.

“Nós flexibilizamos demais. Foi construída uma proposta junto com a direção da Polícia Civil de 10% [de reajuste] divididos em duas vezes: 5% [em janeiro de 2025] mais 5% [em abril de 2025]. O governo do Estado quer dar 5,3% de valorização”, disse Nilton Arruda, presidente do Sinpol

“É a menor valorização que ele [o governo] está dando entre todas as categorias, a pra Polícia Civil. E nós somos a categoria que mais tivemos perdas inflacionárias. Então, não temos como aceitar isso”, concluiu.

Algumas delegacias de bairro e de cidades do interior do estado já estavam fechadas nos últimos dias por conta de manifestações dos policiais civis. Desta vez, a paralisação dos serviços é completa, segundo o Sinpol.

Na semana passada, os policiais civis já haviam suspendido também os serviços extras com diárias operacionais, inclusive nas delegacias de plantão do Estado. A categoria pede, além do reajuste salarial, a nomeação dos 153 concursados já formados e a Resolução do Crédito Remuneratório Individual, que é antigo adicional por tempo de serviço e que atualmente é questionado na Justiça.

Também na semana passada, uma das reivindicações da categoria, o auxílio-fardamento, foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa. A proposta é de autoria do governo do RN.

Policiais militares e bombeiros fecham acordo
Os policiais militares e bombeiros fecharam acordo com o governo do estado nesta segunda-feira (22). Segundo a associação que representa os militares, o acordo é de reajuste de 8%, a ser implantado em janeiro de 2025, mais uma estimativa do IPCA no mês de abril do próximo ano; e um segundo reajuste de 5% em janeiro de 2026, mais a reposição do IPCA a cada mês de abril, totalizando cerca de 22,5% até abril de 2026.

Outro ponto que também foi aprovado pelos militares foi o encaminhamento de um projeto de lei que promove a reestruturação na carreira dos Militares Estaduais, viabilizando a promoção dos soldados (ingressos pós 2015) à graduação de cabo com 4 anos e 6 meses.

“O PL será enviado à Assembleia Legislativa em 15 de maio. A mesa de negociação permanece aberta para discussões de outras pautas que ficaram pendentes e que são do interesse da categoria”, informou a associação.

G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Farol Literário: Colégio Porto incentiva leitura e debate de assuntos relevantes entre estudantes

Fotos: Divulgação

Jogar luz e abrir caminhos sobre a necessidade de incentivar o hábito de ler, trazer à tona o debate sobre assuntos relevantes, amadurecer o pensamento crítico sobre o mundo e consolidar a formação de repertórios. Tudo isso faz parte das práticas adotadas pelo Colégio Porto para a formação de novos leitores. Entre os projetos, está o Farol Literário, que reúne estudantes nos Ensinos Fundamental e Médio.

Na escola, majoritariamente, as práticas de incentivo à leitura acontecem com as indicações dos professores de linguagens e ciências humanas na plataforma Árvore de Livros – que reúne mais de 6 mil títulos -, mas elas também se desenvolvem nas aulas interdisciplinares e nas preparações para as viagens de estudos ou apresentações de trabalhos em grupos e seminários, além das ações pontuais da biblioteca, como a premiação de Leitor do Semestre, as indicações de livros para os vestibulares e o Farol Literário.

O Farol reúne alunos que têm o hábito da leitura ou que gostariam de desenvolver essa rotina, com leituras orientadas, de acordo com a faixa etária, para que eles possam ter um momento de discussão, de debate, de mobilização de ideias, a cada três meses. O projeto conta com a participação de professores de Linguagens e História.

“Incentivar a leitura para que os estudantes adquiram repertório e conhecimento de mundo está entre os pilares da metodologia de ensino do Colégio Porto, que incentiva o protagonismo dos estudantes e o pensamento crítico e reflexivo sobre temas sociais e da atualidade”, explicou a orientadora pedagógica Kennia Ísis.

Os estudantes do 6º, 7º e 8º ano do ensino fundamental se reuniram para bater um papo sobre o livro “Extraordinário” (R. J. Palacio), que conta a história de um menino com uma severa deformidade facial que precisa enfrentar o estranhamento e o preconceito de crianças e adultos. Os alunos do 9º ano do ensino fundamental e da 1ª e 2ª séries do ensino médio debateram o livro “A vida invisível de Eurídice Gusmão” (Martha Batalha), que aborda temas como o machismo, a busca por independência e a luta das mulheres por seus direitos.

“Todas essas ações ajudam a formar o repertório sociocultural dos estudantes, que também é fomentado nos componentes curriculares diversificados, como InspirAção, Filosofia, Empreendedorismo e Liderança e Educação Socioemocional, no Ensino Fundamental Anos Finais. E no Ensino Médio, nas aulas de Projeto de Vida e nos Itinerários Formativos, com os componentes curriculares de Historia e Atualidades, Geografia e Atualidades, Leitura e Interpretação do Mundo e Análise Sociofilosófica”, complementou Kennia.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

CBF detalha a tabela, América estreia dia 28 em Maracanaú

Foto: Gabriel Leite

A CBF divulgou a tabela detalhada da Série D do Brasileiro e o primeiro jogo do América, contra o Maracanã, será no domingo às 15h30. A partida será realizada no estádio Almir Dutra, na cidade de Maracanaú-CE. O Santa Cruz de Natal entra em campo no sábado, para enfrentar o Treze-PB, no estádio Barretão, com o início previsto para às 15h. O Potiguar de Mossoró é outro que estreia fora de casa, ele vai encarar o Atlético-CE, às 16h, no Estádio Domingão, na cidade de Horizonte.

A competição terá início no dia 27 e contará com a participação de 64 clubes, que buscam o acesso para a terceira divisão do futebol nacional.

Na primeira fase, as equipes participantes serão divididas em oito grupos regionais, e se enfrentarão em turno e returno. Ao fim das partidas, os quatro melhores colocados de cada grupo avançarão para a segunda fase, disputada no formato de mata-mata, modelo que continuará sendo adotado até a disputa do título. As quatro equipes classificadas para as semifinais vão garantir o acesso para o Brasileirão Série C em 2025.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Moraes tomou mais de 8.000 decisões sobre 8 de Janeiro

Foto: Sérgio Lima/Poder360

O gabinete do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes divulgou nesta segunda-feira (22.abr.2024) um relatório sobre as ações tomadas pelo ministro em seus 7 anos de atuação na Corte. Segundo o documento, foram 8.061 decisões proferidas somente sobre o 8 de Janeiro.

Na data no ano passado, 1.397 pessoas foram presas em flagrante na praça dos Três Poderes ou nos prédios invadidos. Dos dias 8 a 9 de janeiro, mais de 1.929 pessoas que estavam acampadas em frente a quartéis foram conduzidas à Academia Nacional de Polícia, sendo que 775 foram liberadas no mesmo dia.

Ficaram detidas 1.645 pessoas, que passaram por audiências de custódia. Depois dessas audiências, Moraes analisou os casos e concedeu liberdade provisória com medidas cautelares (como uso de tornozeleira eletrônica e recolhimento domiciliar) a 1.557 presos.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

Morre o empresário Sergio Boffa, proprietário do Hotel Praia Bonita

Foto: Reprodução

O empresário Sergio Boffa Pedro, 71 anos, proprietário do Praia Bonita Resort & Conventio, na Praia de Camurupim, litoral sul do Rio Grande do Norte, sofreu mal súbito, nesta segunda-feira (22), quando fazia conexão do aeroporto de Lisboa para Milão, na Itália. Ele era natural de Turim.

A Prefeitura Municipal de Nísia Floresta emitiu nota de pesar:

– Com imensa tristeza, o município de Nísia Floresta expressa seu pesar pelo falecimento do Sr. Sergio Boffa Pedro, CEO do Praia Bonita Resort & Conventios, ocorrido nesta segunda-feira (22/04).

Neste momento de luto e despedida, a Administração Municipal oferece suas sinceras condolências a todos os familiares e amigos enlutados, compartilhando o sentimento de perda.

Nota da Abav-RN:

– É com profundo pesar que a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Norte (ABAV-RN) recebe a triste notícia do falecimento do Sr. Sergio Boffa, proprietário do Praia Bonita Resort, localizado na encantadora Praia de Camurupim, no estado do Rio Grande do Norte.

Neste momento de dor, expressamos nossas mais sinceras condolências à família enlutada, aos amigos e colaboradores do Sr. Sergio Boffa, que com seu trabalho e dedicação contribuiu significativamente para o desenvolvimento do turismo em nossa região.

Que Deus conforte os corações aflitos e dê forças para superar esta perda irreparável.

Atenciosamente,

Antonio Neto
Presidente da ABAV-RN

BZNotícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Sistema de pagamentos do governo é invadido, e há suspeita de desvio de recursos

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O sistema de administração financeira do governo federal, o Siafi, usado na execução de pagamentos, foi alvo de uma invasão no mês de abril. Há suspeita de que os autores do ataque conseguiram emitir ordens bancárias e desviar recursos da União.

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar o caso e atua no rastreio dos suspeitos com apoio da Abin (Agência Brasileira de Inteligência).

O Tesouro Nacional, órgão gestor do Siafi, implementou medidas adicionais de segurança para autenticar os usuários habilitados a operar o sistema e autorizar pagamentos.

Em nota, o órgão confirmou a “utilização indevida de credenciais obtidas de modo irregular” e disse que “as tentativas de realizar operações na plataforma foram identificadas”. O Tesouro afirmou ainda que as ações “não causaram prejuízos à integridade do sistema”.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: CPI da manipulação de jogos vai investigar indícios apresentados pelo dono do Botafogo

Foto: ROQUE DE SÁ/AGÊNCIA SENADO

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da manipulação dos jogos de futebol vai usar informações fornecidas pelo dono da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Botafogo, John Textor, para avançar nas investigações do colegiado. Segundo o presidente da comissão, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO), Textor apresentou um relatório de 180 páginas com “indícios indiscutíveis” de manipulação em jogos, incluindo gravações e outros conteúdos envolvendo jogadores de grandes clubes brasileiros e árbitros.

A espécie de dossiê foi entregue nesta segunda-feira (22) aos senadores em uma reunião reservada após a participação de Textor em sessão da CPI. O colegiado não detalhou quais clubes estariam citados nos materiais, mas adiantou que há envolvimento de times grandes e históricos.

Os integrantes da CPI reconheceram o relatório como importante para os próximos passos da comissão, mas consideraram o conteúdo como indícios e não provas. Segundo Kajuru, há material suficiente com conteúdo para avançar nas investigações, que deve se debruçar sobre outros jogos com indícios de manipulação.

“Caberá a nós sabermos escolher os convidados para que possamos dar sequência à investigação e tendo a certeza que essa CPI buscará na Polícia Federal a companhia para tudo o que vimos e que tomamos conhecimento”, detalhou o presidente da CPI.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Preço da laranja aumenta 39% e impacta bolso do consumidor

Foto: Fábio Tito/g1

Nos últimos meses, os consumidores têm observado que a laranja, umas das frutas mais consumidas do País, ficou mais cara. O que eles sentem se justifica num aumento de 39,1% que ocorreu em um ano, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O quilo da fruta varia de R$ 4 a R$ 5,49 nos supermercados e feiras livres.

Consumidores ouvidos pela Tribuna do Norte relatam que a laranja é um item básico na dieta diária, seja consumida como suco ou inatura, em qualquer refeição do dia. Por isso, o aumento de quase 40% tem impacto significativo nas compras do mês.

A subida no preço da laranja é atribuída a uma combinação de fatores, incluindo o clima desfavorável, aumento dos custos de produção e logística.

“É um aumento que tem acontecido sim, embora a laranja, dentro dos segmentos de frutas, verduras e legumes, fique em segundo plano. Nós vivemos um momento de El Niño, mudanças climáticas e tudo isso tem impacto nas colheitas”, explica Gilvan Mikelyson Gois, presidente da Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn).

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Haddad fala sobre bronca de Lula para reforçar diálogo com o Congresso: ‘Eu só faço isso da vida’

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Horas após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrar o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e seus ministros por mais articulação política, o titular da Fazenda, Fernando Haddad, disse que “só faz isso da vida”.

Nesta segunda-feira (22/4), em cerimônia no Palácio do Planalto, Lula disse: “O [Geraldo] Alckmin tem que ser mais ágil, tem que conversar mais. O Fernando Haddad tem que, ao invés de ler um livro, perder algumas horas conversando no Senado e na Câmara”, afirmou o presidente, em meio à dificuldade do Executivo no trato com o Legislativo.

Lula ainda defendeu que Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, e Rui Costa, da Casa Civil, passem “a maior parte do tempo” conversando com as bancadas.

Indagado por jornalistas sobre a cobrança feita por Lula, Haddad respondeu: “Eu sou faço isso da vida”. O ministro fez a declaração na portaria do Ministério da Fazenda, antes de se direcionar ao Palácio do Planalto para uma reunião com o presidente da República.

Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

ABC estreia na Série C com empate contra a Ferroviária fora de casa

Foto: Rennê Carvalho/ABC

O ABC estreou na Série C do Campeonato Brasileiro com um empate fora de casa. Após sair atrás da Ferroviária na Arena Fonte Luminosa, o Alvinegro conseguiu a igualdade na segunda etapa. Para quem estava temeroso pelas eliminações colecionadas no início da temporada, o resultado pode ser considerado positivo.

A Ferroviária começou melhor e abriu o placar aos 19 minutos. Depois de bola recuada pelo atacante Wallyson, o zagueiro Wesley Santos se atrapalhou, não conseguiu o domínio e acabou cometendo o pênalti. A falha individual fez o torcedor se indignar ao lembrar das atuações ruins da equipe no ano. Na cobrança da penalidade, Juninho não desperdiçou o “presente” para fazer o gol do time paulista.

O Alvinegro voltou com tudo para a segunda etapa e foi feliz logo aos cinco minutos. Manoel cruzou da esquerda e o estreante Pedro Felipe completou no travessão. Na sobra, o atacante Ruan, um dos mais criticados pelos torcedores em 2024, emendou um bonito chute para as redes. Seria o gol salvador.

Com informações de ge RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *