Política

Petistas estimulam tese fantasiosa de que facada de Adélio em Bolsonaro foi forjada

Foto: Raysa Campos Leite/Reuters

Parlamentares e dirigentes do PT estão emulando nas redes sociais a fantasiosa tese de que a tentativa de assassinato de Jair Bolsonaro em 6 de setembro de 2018 pode ter sido um atentado falso, forjado pelo próprio candidato à Presidência com o objetivo de ser eleito.

A suposição é insinuada em 1 hora e 44 minutos de um documentário lançado no sábado (11) pelo site Brasil 247, alinhado ao PT. No título, a acusação é feita de forma direta —”Bolsonaro e Adélio, Uma Fakeada no Coração do Brasil”.

A Polícia Federal concluiu, em duas investigações, que Adélio Bispo de Oliveira agiu sozinho, sem nenhuma evidência real de que tenha sido auxiliado por outras pessoas ou obedecido a um mandante. O inquérito mais recente tem nove volumes e 1.908 folhas.

Adélio sempre disse que agiu a mando de Deus, para tentar livrar o Brasil da vitória de Bolsonaro, que via como uma ameaça.

Considerado inimputável pela Justiça mediante diagnóstico de que ele tem transtorno mental que o incapacita de entender o caráter de crime que cometeu, ele cumpre medida de segurança na penitenciária federal de Campo Grande (MS).

O documentário do Brasil 247 tem como autor o jornalista Joaquim de Carvalho, que viajou a Minas Gerais e Santa Catarina e entrevistou personagens do episódio, entre outros elementos de apuração. Até as 22h desta quarta (15) somava cerca de 850 mil visualizações no YouTube.

Além de destacar informação falsa —a de que Adélio Bispo de Oliveira foi filiado ao PSD—, o documentário recorre a uma série de teorias da conspiração que pululam na internet, a maioria delas investigadas e descartadas pela Polícia Federal ou pela simples ausência de lógica, e as associa a outras de lavra própria para chegar a ilações sem qualquer comprovação, várias delas contraditórias umas com as outras.

“O documentário deixa evidente que o episódio e seu contexto têm muitos pontos sombrios, que aumentaram ainda mais as muitas dúvidas que eu já nutria sobre o fato”, disse à Folha o deputado Bohn Gass (RS), líder da bancada do PT na Câmara.

Em suas redes sociais, ele elogiou o documentário e pediu a seus seguidores que o assistam.

Ele não respondeu à pergunta sobre se o PT não estaria agindo, nesse caso, de maneira similar a uma das principais características do bolsonarismo, a de espalhar contra adversários fake news e teorias da conspiração da internet que não encontram qualquer lastro na realidade.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) escreveu que “o jornalismo cumpre papel importante ao investigar o caso das facadas”. À Folha afirmou que o caso causa dúvida em boa parte da população.

“Sempre acredito na vítima. Por esse motivo, naquele momento manifestei minha solidariedade ao atingido. Mas acreditava que existiria uma investigação mais profunda sobre o autor. O fato dele frequentar o clube de tiro dos filhos nunca foi respondido. Independente do documentário, avalio que isso gera suspeita fundamentada.”

Ela se refere ao fato conhecido de Adélio ter ido meses antes, por alguns dias, a um local de Santa Catarina também frequentado por dois filhos de Bolsonaro, Carlos e Eduardo, a “.38 Clube e Escola de Tiro”.

O documentário trata como “a chave do segredo” essa relação, insinuando que ali poderia ter sido acertada a trama do suposto atentado fajuto.

Apesar de aventar a tese de que uma sofisticada rede criminosa planejou minunciosamente uma espetacular fraude até hoje não desmascarada, não há explicação sobre o fato de que o caso da .38 só ter vindo à tona porque tanto os Bolsonaro quanto Adélio divulgaram a presença na escola de tiro em suas redes sociais, para qualquer um ver.

E por que trama tão engenhosa precisaria ser combinada pessoalmente em um clube de tiro de Santa Catarina, com check-in no Facebook.

Outra das contradições é que o documentário reserva vários minutos para levantar a hipótese de que um fotógrafo foi distraído de propósito em meio à multidão para não registrar o momento exato da facada, “ou da suposta facada”, como repete o jornalista em vários momentos do vídeo.

Ele não explica, entretanto, qual serventia haveria nessa atitude, sendo que a cena estava sendo gravada de perto por câmaras profissionais e de incontáveis aparelhos de telefone celular.

O documentário também tenta emplacar a tese de que Adélio era, na verdade, uma pessoa com posições mais alinhadas ao bolsonarismo, não uma pessoa simpática à esquerda.

Adélio foi filiado ao PSOL de Uberaba de 2007 a 2014, mas nunca militou —esse fato, sustenta o documentário, serviu à narrativa eleitoral da facada fajuta, a de que a esquerda quis tirar Bolsonaro da disputa.

O jornalista Joaquim de Carvalho ressalta no documentário a sua estranheza sobre o fato de a imprensa nunca ter dito que Adélio havia sido filiado do centro-direitista PSD, de Gilberto Kassab, até 2016. Como prova, mostrou um pedido de desfiliação do PSD assinado por Adelio.

A informação é falsa, Adélio jamais foi filiado ao PSD, e essa informação está disponível a qualquer cidadão no Tribunal Superior Eleitoral e é confirmada pelo partido.

À PF Adélio relatou que uma vez procurou a Justiça Eleitoral por achar que poderia ter sido filiado à revelia pelo PSD. Daí, assinou uma requisição de desfiliação, por segurança, apesar de ter obtido na mesma ocasião certidão oficial que informava não ter havido essa filiação.

O responsável pelo documentário disse à Folha considerar que a suspeita de Adélio de que era filiado representa, na prática, a seu ver, uma filiação.

“O Adélio pediu desfiliação do PSD. Se ele pediu desfiliação, é porque se considerava filiado, o que equivale dizer: era filiado de fato. Se você envia uma carta à Folha com pedido de demissão, significa que você acredita que é contratado da Folha.”

Os deputados Paulo Pimenta (PT-RS) e Rogério Correia (PT-MG), entre outros, também divulgaram o “Fakeada” em suas redes sociais.

“Creio que existem indícios e perguntas sem respostas que devem ser esclarecidas”, disse Pimenta à reportagem. “Há muito tempo uma grande reportagem, daquelas que fazem justiça ao nome, não gerava tanto comentário”, escreveu Correia, em um artigo.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), não respondeu à pergunta sobre qual é a posição dela ou do partido.

Pré-candidato à presidência e maior liderança do PT, o ex-presidente Lula também já manifestou dúvidas públicas sobre se Bolsonaro sofreu ou não um atentado.

Em uma entrevista, o ex-presidente afirmou que a facada “tem uma coisa muito estranha”, já que não aparece sangue nas imagens. “O cara que dá a facada é protegido pelos seguranças do Bolsonaro, a faca que não aparece em nenhum momento”, disse, citando teorias da internet também reproduzidas no documentário.

Questionado novamente dias depois, afirmou que tinha suspeitas sobre o ocorrido: “Não, eu não disse que não tinha tomado, eu disse que não acreditava [que Bolsonaro levou uma facada]”.

O “Fakeada no Coração do Brasil” usa também em boa parte de uma edição de vídeos do dia da facada feita pela conta do YouTube “True or Not”.

Esses vídeos levantam, sem qualquer prova, várias suposições de que Adélio poderia ter agido com colaboração de outras pessoas, em especial seguranças privados e os agentes da PF que faziam a escolta de Bolsonaro.

“Quem fez esse canal sabe das coisas”, diz no documentário Joaquim de Carvalho, que assina a direção ao lado de Max Alvim, afirmando ainda ter tentado descobrir seus autores, mas sem sucesso.

A PF investigou formalmente os vídeos desse canal.

“As narrativas constantes destes vídeos, calcadas em análises superficiais das imagens e dos fatos em torno do crime, ilustram a quase totalidade das conjecturas e teorias lançadas após o atentado, e foram minuciosamente averiguadas, concluindo-se pela falsidade de todas as teses aventadas”, afirma o relatório do delegado Rodrigo Morais.

O documentário também elenca como indícios a suposta afirmação de uma suposta cirurgiã que teria pedido para não se identificar, segundo quem os vídeos mostram que Adélio não teria “ponto de apoio” para enfiar a faca na barriga de Bolsonaro com tanta profundidade.

Além do precedente de uma pedrada na cabeça que teria contribuído para a eleição de um prefeito, justamente em Juiz de Fora.

O vídeo explora ainda o fato de Bolsonaro não ter usado colete à prova de balas no dia, o mistério sobre o financiador da defesa de Adélio —se é que houve, já que há suspeita de que o caso possa ter sido assumido de graça, em busca de holofotes— e a ocupação de cargos no governo por seguranças do dia 6 de setembro.

Tudo isso é apontado como suspeita de atentado forjado. A principal tese aventada, que não é nova no universo das teorias de conspiração, é a de que o presidente teria passado por uma cirurgia para retirada de um tumor já sabido, e não para o tratamento da facada, que não teria acontecido.

A Folha encaminhou 21 perguntas a Joaquim de Carvalho e ao Brasil 247.

Entre elas, a que os questiona sobre a que eles atribuem a não descoberta de tamanho ardil, três anos depois, mesmo sendo necessária a participação, na suposta trama, de uma infinidade de pessoas: testemunhas, aliados dos Bolsonaro, ex-aliados, seguranças, auxiliares, ex-auxiliares, policiais civis e militares de Juiz de Fora, policiais federais, integrantes do Ministério Público, integrantes do governo de Michel Temer (que tinha Henrique Meirelles como candidato à Presidência, à época), motoristas, funcionários, enfermeiros e médicos de dois grandes e respeitados hospitais (Santa Casa de Juiz de Fora e Albert Einstein, em São Paulo), além de familiares de todas essas pessoas, entre outras.

O 247 não respondeu, apenas reproduziu as perguntas em seu site, dizendo que “a intenção da Folha não é investigar as fragilidades do caso, que foram detalhadas por Joaquim de Carvalho, com riqueza de detalhes, em seu documentário”.

Joaquim de Carvalho afirmou que só poderá responder as perguntas de forma completa na segunda-feira (20), pois está finalizando um documentário sobre o centenário de Paulo Freire. Em uma manifestação geral, afirmou que o inquérito da PF não investigou a hipótese do autoatentado.

De fato, a PF nunca teve como objeto formal da investigação a hipótese de autoatentado, assim como não teve a de que a facada foi planejada por alienígenas, por exemplo, pelo simples fato de não haver qualquer indício plausível nesse sentido. Mas ela investigou e descartou a veracidade de várias das teorias de internet publicadas nesse sentido.

“A reabertura do caso levaria a essa investigação. Perdoe a sinceridade, mas falsa é a conclusão a que você chegou. O documentário não tem nenhuma informação inconsistente. Inconsistente é a narrativa que prevaleceu, abraçada sem contestação pela imprensa”, disse o jornalista.

Folha de São Paulo

 

Opinião dos leitores

  1. Vá entender o que se passa na cabeça do encantador de jumentos, e seus seguidores…kkkkkkk

    1. Deve ser o mesmo que se passa na cabeça do encantador touros, e seus seguidores….kkkkkkkk.

  2. Essa PeTralhada vive de mentiras, igual o gado e o Adelio é um INCOMPETENTE porque não fez o serviço bem feito…

  3. Muito bem, agora manda esses pseudo-jornalistas aventar numa matéria o desmonte de que não foram os caciques do PT quem mandaram assassinar Celso Daniel e Toninho. Tem mais, desmintam que Lula não era o Barba, o safado, o traidor, o cachorro que dela tava os amigos a Romeu Tuma. Eu ainda vou defecar no túmulo de vocês e limpar a bunda com as flores das coroas expostas das vossas catacumbas. Canalhas.

  4. Acredito que o Neto de luladrao não morreu tb. Nem dona Marisa, foi só armação dos PTRALHAS

  5. Alexandre de Moraes já pode colocar o autor dessa fake news no inquérito do fim do mundo. Vamos ver se o xerife é imparcial agora.

  6. Primeiro deveriam assistir ao documentário. Um trabalho de dois meses de um Jornalista que ainda consegue tirar o traseiro da poltrona pra cumprir seu ofício. Ao contrário do Jornalista da Folha que poderia ao invés de levantar questionamentos opinativo, fazer jornalismo, tirar a bunda da cadeira e mostrar os fatos que lhes intriga. Os questionamentos opinativo deixem para os leitores. Faça jornalismo. O documentário mostra que tem muita coisa em aberto e que uma investigação bem feita, responderia algumas dúvidas. O bolsonaro disse em entrevista que o Adélio furou e ainda torceu a faca. Como pode uma facada que penetrou 15 cm, ser torcida dentro do corpo e não sair uma gota de sangue? Experimentem fazer com uma agulha. As imagens mostram o Adélio passeando em local dos seguranças, inclusive se dirigindo ao Carlos bolsonaro, que ao ver, entrou no carro. O 02 nunca participou de um comíssio, segundo depoimento de um general, acho que Santos Cruz, mas se deslocou para juiz de fora nesse dia. O Adélio participou de um curso de tiro com o 02, negada pela representante do .38 e depois desmascarada por documentos? Por que ela mentiu? Por que os advogados que não são mais, são os tutores do Adélio e por que seus familiares não têm acesso ao mesmo? Por que segurança que achou a faca disse que estava trabalhando para um deputado para justificar sua presença no ato e o deputado o desmentiu? Por que na faca não foi encontrada impressão digital do Adélio? O mais gritante, como pessoas que vivem ameaçando matar, agredir e invadir o supremo por causa do mito, permitem em meio a uma multidão, que o Adélio saísse sem um arranhão, depois de esfakear o mito? Por que seguranças protegeram o Adélio e não protegeram o mitomaníaco? Por que a cicatriz da fakeada muda de local em fotos diferentes? Em uma está abaixo de sinais e em outra acima. Fakeada se move? Tem muitas perguntas que a investigação não conseguiu responder. O que o documentário fez foi mostrar essas contradições para que os de direito pudessem reabrir o inquérito. O deputado frota já pediu uma CPI. Está na hora da turma que defende saber o mandante da fakeada assinar a cpi.

  7. Sempre duvidei de tal facada, tudo muito escondido e muito estranho que o Adélio esteja isolado inclusive da familia.

  8. A esquerdalha, em seus diversos matizes, está desesperada e tende a apelar cada vez mais para suas usuais narrativas mentirosas. As últimas manifestações populares comprovaram MAIS UMA VEZ e de forma conclusiva que o povo brasileiro está com o presidente. No RN, pesquisa divulgada hoje mostra que a governadora Fátima do PT terá grandes dificuldades para se reeleger. Resta à esquerdalha o desespero, demonstrado no crescente número de comentários cada vez mais grosseiros e absurdos que estão postando por aqui. É no que dá associar-se ao que não presta. Kkkkkkkkkk

  9. “Mas quem nunca contou uma mentirinha?? Se não mentir pra namorada, a noite não termina bem” kkkkkkkkkkk

  10. Já ultrapassou do ridiculo as sebozeiras desses ptralhas, mandem insinuar tambem uma facada no Ladrão de nove dedos, e por esses e outros motivos que cada vez mais as pessoa de bem se afastam desse grupo, eles mesmos estão fazendo campanha para o adversario , cada vez mais o povo tem nojo desses …..

  11. Sou eleitor de Ciro, mas devo confessar, com essa narrativa da facada mais uma vez, vejo, infelizmente, que Bolsonaro leva de novo. Estão loucos essa turma do Lula.

    1. Com esse nome amigo 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣😏😏😏😏😏😏🤭🤭🤭🤭🤭🤭 é difícil até se criar, quanto mais acreditar em algo.

  12. Partindo da esquerdalha, só devemos esperar mentiras e corrupção. É algo TÃO ABSURDO que até a Folha de SP está criticando.

  13. Se subir essa tese p instâncias superiores eles dirão que JB tentou esfaquear Adelio e errando acertou seu próprio abdome.

  14. O PT não tem moral nenhum para dizer que foi falsa a facada… Cada dia os bolsonaristas estão mais parecidos com os petistas já que ambos grupos idolatram bandidos!

    1. É muita canalhisse querer se fazer acreditar, que um fato presenciado por inúmeras pessoas, atendimento médico, centro cirúrgico, inúmeras pessoas responsáveis e honestas envolvidas se trate de mentira, outra, sou profissional da área de saúde, e durante os meus anos de trabalho, presenciei e tratei diversas lesões por arma branca, arma de fogo e atendimento ao politraumatizado, sem que nelas houvesse sangue visível , principalmente nas lesões onde prontamente há uma intervenção, só os seres desprovidos de inteligência, procuradores de narrativas imbecis e meliantes poderiam pensar dessa forma.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

O Verão Está Chegando — Garanta Já Sua Data no Brisa Catamarã!

As confraternizações estão chegando, o sol voltou e as reservas do Brisa Catamarã estão bombando! 🚤☀
Se quer viver um dia inesquecível na Lagoa do Bonfim, cercado por amigos, música e o clima perfeito de verão, corra para garantir sua data — as vagas da alta temporada estão quase esgotadas!
🌴 O Passeio
O embarque é em Nísia Floresta, a apenas 30 minutos de Natal, com duração média de 6 horas.
Um passeio completo pela Lagoa do Bonfim, com paradas para banho, fotos e relaxamento em meio à natureza. Ideal para aniversários, confraternizações e grupos de amigos.
🍹 Personalize Sua Experiência
Monte o passeio do seu jeito:
•🎶 DJ ou banda ao vivo
•🍺 Barril de chope
•🍸 Barman exclusivo
•👨‍🍳 Chef de cozinha
•📸 Fotos profissionais
Tudo para tornar seu dia único.
⭐ Estrutura Premium
Com nota máxima no Google, o Brisa oferece conforto e diversão para até 35 pessoas.
Som Bose, TV, Wi-Fi, churrasqueira e atendimento impecável — o cenário ideal para celebrar.
📅 Reserve Já!
👉 Fale agora pelo WhatsApp 84-98125-3160 ou Instagram [@brisa.catamara] e garanta seu passeio na Lagoa do Bonfim!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Delegado revela que arma de homem que atirou durante show falhou e evitou tragédia ainda maior em festa de Apodi

Foto: reprodução

O guarda municipal Reginaldo Mendes de Lima, que atirou durante um show na Feira Multissetorial de Apodi (Femulti) na madrugada de domingo (9), recebeu alta médica no mesmo dia e foi encaminhado para a Cadeia Pública de Mossoró, onde aguarda audiência de custódia nesta segunda-feira (10).

O ataque ocorreu por volta das 3h, durante o show da banda Lagosta Bronzeada. Segundo a Polícia Civil, o guarda deixou o local após uma discussão, foi até o carro, pegou uma pistola e retornou atirando. Uma pessoa foi morta e outras ficaram feridas. O delegado Luiz Antônio afirma que havia desavença antiga entre o suspeito e a vítima fatal.

Falha em arma evitou tragédia maior

A arma chegou a falhar porque uma cápsula ficou enganchada, evitando mais disparos; ainda restavam cinco munições.

Reginaldo também foi baleado — o tiro atravessou abdômen e tórax —, mas passou por avaliação no Hospital Regional Tarcísio Maia, recebeu alta e foi transferido para o sistema prisional.

De acordo com a Polícia Civil, Reginaldo já tinha histórico de comportamento agressivo quando ingerira álcool e, em outra ocasião, teria sacado uma arma durante uma discussão.

A investigação continua, e testemunhas serão ouvidas.

Com informações de Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Novo texto de Derrite para o projeto antifacção vai ampliar perda de patrimônio e manter equiparação a atos de terrorismo

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O deputado Guilherme Derrite (PP-SP), relator do projeto de lei antifacção, afirmou que vai apresentar uma nova versão do relatório ainda hoje. A principal alteração será ampliar os casos em que bens e patrimônio de empresas usadas pelo crime organizado poderão ser bloqueados e confiscados.

Na primeira versão, a perda de patrimônio estava prevista apenas quando o crime fosse equiparado a terrorismo. Agora, Derrite vai estender a medida também para crimes previstos na Lei de Organizações Criminosas, aumentando o alcance da descapitalização de empresas ligadas às facções.

“A descapitalização vai ocorrer também nos crimes da lei de organizações criminosas”, afirmou o relator.

Derrite, que está licenciado do cargo de secretário de Segurança Pública de São Paulo, também confirmou que não vai recuar na equiparação de crimes cometidos por facções ao terrorismo.

Mesmo sem classificar facções como organizações terroristas, o texto prevê tratamento penal equivalente, com penas de 20 a 40 anos.

O substitutivo inclui na Lei Antiterrorismo atos típicos das facções, milícias e grupos paramilitares, como:

  • ataques contra forças de segurança,

  • bloqueio de vias,

  • sabotagem de serviços públicos,

  • domínio territorial armado.

Integrantes do governo criticam o texto, alegando risco de insegurança jurídica e de que a equiparação possa permitir intervenção estrangeira no Brasil. Também dizem que o texto reduz o papel da Polícia Federal e dificulta a cooperação entre forças de segurança.

Derrite rejeitou mudanças nessa parte: “O principal ponto do projeto permanece como está.”

Ele também negou que a lei possa ser usada contra movimentos sociais: “Só vale para organizações criminosas. Não tem relação com protestos.”

Com informações de O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Megaoperação: Moraes determina que governo do Rio preserve imagens das câmeras dos policiais e apresente laudos de autópsia

Foto: Philippe Lima

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o governo do Rio de Janeiro envie ao Supremo todos os laudos de autópsia, os relatórios de inteligência e as imagens das câmeras corporais relacionadas à operação nos complexos do Alemão e da Penha, que resultou em 121 mortes.

A ordem faz parte da ADPF das Favelas, ação que estabelece regras para operações policiais no estado.

Na mesma decisão, Moraes também deu determinações para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), do Ministério Público e a Defensoria Pública:

  • Ministério Público: deve entregar os relatórios e laudos da sua perícia independente.

  • Defensoria Pública: precisa informar se as famílias das vítimas estão tendo acesso aos procedimentos de acompanhamento e assistência.

  • Tribunal de Justiça do RJ: deve informar quantos mandados de prisão foram cumpridos, os resultados das buscas e apreensões e das audiências de custódia.

Na semana passada, Moraes também mandou abrir inquérito para investigar a atuação de grupos criminosos no Rio e determinou que a Polícia Federal apresente um relatório do que foi apurado até agora.

Com informações de O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vítimas de tiroteio em Apodi se envolvem em acidente após receberem alta de hospital; motociclista morreu

Motociclista morreu após bater em carro onde estavam vítimas de tiroteio em Apodi — Foto: Polícia Civil/CedidaFoto: Polícia Civil/Cedida

Cinco das oito pessoas feridas no tiroteio que deixou uma pessoa morta em Apodi na madrugada deste domingo (9) se envolveram em um acidente de trânsito na volta para casa após receberem alta do hospital em Mossoró, no Oeste potiguar.

O carro de linha onde os pacientes estavam seguia pela BR-405 no sentido a Apodi quando bateu em uma moto que transitava no sentido oposto e invadiu a contramão. O motociclista morreu na hora.

O acidente aconteceu ainda na manhã do domingo (9), por volta das 8h, na altura do quilômetro 21 da rodovia federal, a cerca de 3km da comunidade do Jucuri, zona rural de Mossoró.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

É mais barato cuidar do clima do que fazer guerra, diz Lula na COP30

Foto: Paulo Mumia

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), discursou, nesta segunda-feira (10), durante a abertura da COP30, em Belém.

Ele ressaltou a importância da realização da Cúpula na floresta. “É mais barato colocar 1,3 tri para acabar com problema climático do que para fazer guerra, como fizeram no ano passado”, disse.

Antes de Lula, o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, também discursou, assim como Simon Stiell, secretário executivo do UNFCCC, chefe do clima da ONU e Mukhtar Babayev, presidente da COP29, de Baku.

“A convenção do clima retoma a sua terra natal. Pelas próximas duas semanas, belém será a capital do mundo. Trazer a COP para o coração do Amazonas foi uma tarefa árdua, mas necessária”, disse o presidente.

A COP30 segue até o dia 21 de novembro, em Belém, com representantes de 194 países e da União Europeia.

CNN

Opinião dos leitores

  1. Nem das florestas , rios mares e lagoas o seu governo cuida. Velho mentiroso. Cuidado com Macron kkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Jovem de Mossoró morre atropelada por motorista alcoolizada em SP

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Novo Notícias (@novonoticias)


A mossoroense Isaura Luzia de Oliveira, de 24 anos, morreu na manhã deste domingo (9) após ser atropelada por uma motorista embriagada na Avenida Ede, na Vila Medeiros, Zona Norte de São Paulo.

O acidente ocorreu por volta das 7h40. Isaura caminhava pela calçada e se preparava para atravessar na faixa de pedestres quando foi atingida por um carro em alta velocidade. O impacto arremessou a jovem, que morreu ainda no local. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento da colisão.

A motorista, também de 24 anos, fugiu sem prestar socorro. O veículo foi encontrado a cerca de 1,6 km do local. A condutora foi localizada em seguida e presa em flagrante pelos crimes de embriaguez ao volante, homicídio e omissão de socorro, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP).

O Samu confirmou o óbito e o corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML).

Isaura era natural de Mossoró (RN) e havia se mudado para São Paulo em busca de oportunidades.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Trump diz que Amazônia foi ‘destruída’ para construção de rodovia

Foto: Wikimedia

Um dia antes do início oficial da Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP-30) em Belém, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou em sua rede social, a Truth Social, nesta domingo, 9, uma mensagem dizendo que a Amazônia foi destruída para a construção de uma estrada.

“Eles destruíram a Floresta Amazônica no Brasil para a construção de uma rodovia de quatro faixas para que ambientalistas pudessem viajar”, escreveu Trump na mensagem, dizendo que o caso “se tornou um grande escândalo”.

Junto com a mensagem, Trump postou um vídeo de quatro minutos da Fox News, com uma reportagem do enviado da emissora a Belém para cobrir a COP-30. A reportagem cita a Avenida Liberdade, uma das apostas do governo estadual para destravar a mobilidade. Ela corta a Área de Proteção Ambiental da Região Metropolitana (APA Belém) e passa próximo ao Parque do Utinga.

Ainda na reportagem postada por Trump, o jornalista destaca que pela primeira vez não há uma delegação oficial dos Estados Unidos em uma conferência das Nações Unidas sobre o clima desde 1992. A reportagem fala ainda da queda das vendas de carros elétricos e de demissões em fábricas nos Estados Unidos.

Estadão Conteudo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Estrutura que desabou e matou duas pessoas na Grande Natal não tinha alvará de construção

Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante se manifestou, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Mudanças Climáticas (SEMURB), sobre o desabamento de uma estrutura durante a construção de um galpão particular que deixou duas pessoas mortas e uma ferida. Segundo o órgão, a obra estava sendo executada sem alvará de construção, o que caracteriza irregularidade.

“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Mudanças Climáticas de São Gonçalo do Amarante (SEMURB) lamenta profundamente o grave acidente ocorrido neste sábado (8), em uma obra particular de construção de galpão, que resultou no desabamento de estruturas e no óbito de duas pessoas, deixando ferida uma terceira”, disse a pasta em nota oficial.

O acidente ocorreu na tarde do sábado (8), na Rua das Amapolas, no bairro de Jardins, e mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) e a Defesa Civil. Uma das vítimas foi socorrida com vida e levada ao hospital logo após o acidente. As outras duas pessoas ficaram presas sob os escombros e foram encontradas sem vida durante o trabalho de resgate.

De acordo com a SEMURB, já foram realizados registros fotográficos que irão compor o relatório para abertura de Processo Administrativo na segunda-feira (10), com o objetivo de identificar os responsáveis pela obra. Além disso, será emitido auto de embargo imediato, suspendendo qualquer continuidade da construção.

No domingo (9), a Polícia Científica do Rio Grande do Norte (PCI-RN) esteve no local para realizar uma perícia de engenharia no galpão. A equipe técnica esteve no local para coletar vestígios, registrar evidências e avaliar as condições estruturais da construção. De acordo com a PCI, o objetivo é identificar o que provocou o colapso da estrutura, analisando possíveis falhas no projeto, erros na execução da obra, qualidade dos materiais utilizados ou sobrecarga na sustentação.

A pasta destacou que, conforme o Código de Obras e o Plano Diretor do município, o proprietário poderá responder a sanções que incluem multas, demolição da estrutura e demais penalidades previstas em lei.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Os caras nao conseguem fiacalizar oubra de um galpao no meio da cidade e botam no nome da reparticao o combate às “mudanças climáticas”.
    Kkkkkkk
    Pqp.
    O brasil merece o buraco onde está.

  2. Hoje, em todos os municípios da grande Natal, a montagem desses galpões é uma epidemia, tem em todo canto e o que é pior, a fiscalização é ZERO, não existe.

  3. O motivo do desabamento não foi por falta de licenciamento e sim pela má qualidade das vigas de sustentação, com licença ou sem licença essa estrutura iria desabar do mesmo jeitinho que já desabaram várias em todo o nosso estado, tem que ser intensificada a fiscalização nas fábricas de pré moldados.

    1. concordo plenamente. as licencas são so arrecadadoras de dinheiro, fiscalização deveriam ser nas fabricas de premoldados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Viver Saúde chega ao Rio Grande do Norte com proposta inovadora de cuidado integrado e medicina preventiva

Foto: Reprodução

Será lançado em Natal, amanhã, dia 11, o Viver Saúde, um novo plano de saúde que propõe uma forma diferenciada de cuidar das pessoas com atenção integral, foco em medicina preventiva e uma visão centrada no bem-estar e na qualidade de vida.

Com uma rede credenciada de excelência, clínicas próprias e uma estrutura moderna, o Viver Saúde nasce com o propósito de promover saúde, equilíbrio e cuidado contínuo em todas as fases da vida, do recém-nascido ao idoso

Sob a liderança da CEO, Dra. Eva Rodrigues, do diretor comercial e marketing, Idris Saldanha, e do diretor médico, Dr. Jean Walber, a operadora apresenta ao mercado potiguar um modelo inovador baseado na medicina integrativa, uma abordagem que considera o paciente de forma completa, estimulando hábitos saudáveis, acompanhamento multiprofissional e a prevenção como essência do cuidado.

Mais do que oferecer planos de saúde, o Viver Saúde se posiciona como uma operadora moderna, sólida e próxima das pessoas, comprometida em transformar o cuidado em uma experiência acolhedora, eficiente e acessível. O conceito central da marca traduz esse propósito: A vida é feita de escolhas. A melhor é viver.

Entre os diferenciais do Viver Saúde estão o foco na prevenção, a atenção personalizada e o acompanhamento contínuo de cada beneficiário, com integração entre tecnologia, gestão e relacionamento direto. A operadora contará com clínicas próprias estrategicamente distribuídas nas zonas Norte, Sul e Central de Natal (Lagoa Nova), oferecendo atendimento multiprofissional, pronto atendimento e programas de saúde preventiva.

A estrutura da sede, estrategicamente localizada na Rua Maxaranguape, esquina com Campos Sales, foi pensada para proporcionar uma experiência completa de saúde e bem-estar, reunindo serviços de psicologia, nutrição, terapias em grupo, ioga, pilates, dança e cozinha experimental; iniciativas que estimulam o equilíbrio entre corpo e mente.

Outro destaque é o Programa de Atenção ao Idoso, que oferece atividades preventivas, regenerativas e inclusivas como hidroginástica, pilates e aulas de dança, reforçando o compromisso da marca com o envelhecimento saudável e a longevidade ativa.

Mais do que uma nova operadora, o Viver Saúde representa um novo olhar sobre o cuidar. Uma proposta que une excelência médica, estrutura de qualidade e empatia, para entregar o que há de mais essencial: o compromisso com a vida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *