Diversos

Plano de conservação do Parque das Dunas retornará a julgamento

O Plano de Conservação do Parque das Dunas, localizado no bairro do Tirol, em Natal, terá que voltar a julgamento, na 4ª Vara de Fazenda Pública, após uma decisão do juiz convocado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Guilherme Cortez, que anulou a sentença inicial e determinou a remessa do processo à instância inicial.

A decisão foi dada na 2ª Câmara Cível do TJRN, após julgamento de Apelação Cível movida pelo Ministério Público, que pedia a reforma da sentença inicial, ao argumentar que foi apreciado apenas o contexto dos pedidos liminares, relativos às obras realizadas no Parque, também conhecido por Bosque dos Namorados.

O juiz inicial, ao considerar esse contexto, definiu que havia se passado mais de três anos da informação sobre a realização dos serviços, que já estavam empenhados e com solicitação de despesas aprovadas e contratos assinados após licitação e, desta forma, julgou extinta a então Ação Civil Pública contra o Idema/RN.

No entanto, no recurso ao TJRN, o Ministério Público argumentou que, além do que foi considerado pelo juiz, existem pedidos sobre a obrigação de revisão do Plano de Manejo da Unidade de Conservação do “Parque das Dunas”; a realização e implementação de um Plano de Fiscalização e Recuperação para a Área do Entorno referente à Zona de Recuperação (áreas alteradas pelo homem) e a abstenção de realizar qualquer obra ou atividade não contemplada no Plano de Manejo do Parque Estadual Dunas do Natal.

Segundo o MP, houve afronta aos artigos 5º, 225 e 1º, da Constituição Federal, bem como do 2º e 11 da Lei Federal 9.985/00, além de afronta ao 3º da Lei 6.938/81 e que as ameaças à referida área de conservação são constantes (fossas negras de ocupações indevidas, ocupações clandestinas com risco de deslizamento, desmatamentos, tentativas de realização de eventos de grande porte, dentre outras).

“Assim, pois, não poderia o processo ser extinto sem a análise dos pleitos de mérito, porquanto não comprovado o atendimento integral aos pedidos iniciais, evidenciando-se a necessidade, a utilidade e a adequação da presente Ação Civil Pública no sentido de uma decisão que enfrente o cerne meritório da pretensão resistida”, definiu o juiz convocado.

TJRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo do Estado diz que pagou, mas a empresa “não viu” e bloqueou carros da Saúde no RN; veículos já estão desbloqueados

Foto: Reprodução

Os carros locados pela Secretaria Estadual de Saúde do RN ficaram temporariamente bloqueados porque a locadora desligou os rastreadores. Segundo o Governo do Estado, o pagamento à empresa havia sido feito na quinta-feira (11), mas a empresa não tomou conhecimento do repasse e travou os veículos.

A Sesap afirma que a situação foi resolvida e, nesta sexta-feira (12), os carros administrativos já circulam normalmente. O episódio expõe, porém, falhas na comunicação e na gestão do governo Fátima Bezerra, que mais uma vez mostra dificuldade em manter serviços básicos funcionando sem sobressaltos.

Enquanto isso, servidores e serviços essenciais ficaram reféns de uma situação que poderia ter sido evitada com simples conferência do pagamento antes do bloqueio. O caso reforça o histórico de problemas da gestão estadual na área da saúde, que continua colecionando percalços mesmo em tarefas consideradas básicas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio reage à decisão de Trump: “Gesto gigante que acelera anistia no Brasil”

Foto: Reprodução

O senador Flávio Bolsonaro classificou como “gesto gigante” do presidente dos EUA, Donald Trump, a retirada de Alexandre de Moraes, da esposa dele e da empresa Lex da lista de sanções conhecida como Magnitsky, nesta sexta-feira (12). Para Flávio, a decisão marca o início do “retorno à normalidade democrática” nas relações entre Brasil e Estados Unidos — algo que, segundo ele, pode impulsionar a votação da anistia no Congresso.

A queda das sanções foi confirmada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), permitindo que contas e eventuais bens ligados ao casal sejam desbloqueados e que empresas americanas voltem a fazer negócios com eles.

Moraes havia sido incluído na lista em julho, acusado pelo governo Trump de promover censura, prisões arbitrárias e perseguição política — especialmente no caso que resultou na condenação de Jair Bolsonaro.

Flávio acredita que o gesto de Trump deverá influenciar diretamente na votação do PL da Dosimetria, prevista para a próxima semana no Senado. Para ele, a aprovação da proposta pode abrir espaço para que os EUA removam sobretaxas que atingem produtos brasileiros, prejudicando setores inteiros da economia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Carros da Saúde locados têm rastreadores bloqueados após calote do Governo do Estado

Foto: Secom RN

Os carros alugados pela Secretaria Estadual de Saúde do RN simplesmente pararam de rodar. A locadora desligou os rastreadores por falta de pagamento — e, sem o sistema ativo, os veículos ficam automaticamente bloqueados, impedidos de circular. Ou seja: ambulâncias, carros de apoio e serviços essenciais estão parados por puro calote administrativo.

A empresa afirma que o Governo do Estado não cumpriu nada do que foi acertado, acumulando atrasos e ignorando tentativas de solução. Sem pagamento, a regra é clara: rastreador desativado e frota imobilizada. A situação escancara mais um capítulo do caos na gestão Fátima Bezerra, que segue colecionando problemas na saúde pública.

Enquanto isso, servidores e pacientes ficam reféns de uma estrutura que não funciona, travada por falta de planejamento básico — pagar o que deve. É mais um exemplo da incapacidade do Governo do RN de manter o mínimo em dia, mesmo em áreas que deveriam ser prioridade absoluta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

CPMI estoura sigilo de Vorcaro e acha contatos da família Moraes

Foto: Reprodução

A CPMI do INSS começou a receber os dados sigilosos do empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master e alvo da Operação Compliance Zero da Polícia Federal. E a primeira bomba já apareceu: entre os contatos do empresário estão números atribuídos ao ministro do STF Alexandre de Moraes e à esposa dele, a advogada Viviane Barci de Moraes.

Viviane, inclusive, já tinha sido revelada pela imprensa como contratada pelo Banco Master por um valor milionário: R$ 3,6 milhões por mês, totalizando R$ 129 milhões.

O contrato previa atuação em defesa dos interesses do banco junto a órgãos federais como Banco Central, Receita Federal e Congresso — algo que agora ganha novo peso com a descoberta dos contatos diretos.

A lista de números fornecida à CPMI inclui tanto o ministro quanto Viviane, reforçando o alcance político e institucional da rede de relacionamentos de Vorcaro. A comissão deve avançar nos próximos dias para entender o motivo dessas ligações e se houve interferência no escândalo investigado.

Opinião dos leitores

  1. Sim!
    E aí?!
    Vai dar o quê?!
    Amigos, nessa republiqueta em que “sobrevivemos”, nada abalará a supremacia de Alexandre. “o grande!”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Policial civil que tentou matar ex-companheira no Planalto é considerado foragido e já havia sido preso por violência doméstica

Foto: Reprodução

Um policial civil é procurado por suspeita de tentar matar a ex-companheira na noite desta quinta-feira (11), no bairro Planalto, Zona Oeste de Natal. A Polícia Civil foi acionada por volta das 20h.

Segundo a corporação, o homem atacou a vítima com uma arma branca. Ela foi socorrida, recebeu atendimento médico e não corre risco de morte. O suspeito fugiu e é considerado foragido. A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) faz diligências para localizá-lo. O caso foi inicialmente atendido pela Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DPAGV).

A Polícia Civil informou ainda que o policial estava sem arma institucional, já recolhida devido a registros anteriores de violência doméstica. Ele havia sido preso anteriormente pelo mesmo crime e foi solto por decisão judicial.

A corporação afirmou que adotou as medidas legais cabíveis após a vítima procurar ajuda e encaminhou as solicitações ao Judiciário. Em nota, reforçou que não tolera violência contra a mulher e que todas as medidas serão tomadas para prender e responsabilizar o suspeito, “independentemente de sua condição funcional”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Flávio Bolsonaro faz aceno ao mercado e promete agenda econômica de Paulo Guedes

Foto: reprodução/YouTube

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que, caso avance como candidato à Presidência da República em 2026, pretende adotar como base a política econômica do governo Jair Bolsonaro, comandada por Paulo Guedes. A sinalização foi dada no “Irmãos Dias Podcast” e interpretada como um gesto direto ao mercado financeiro.

Flávio disse que seu projeto seguirá princípios liberais, com desburocratização, estímulo à iniciativa privada e redução da presença do Estado. Segundo ele, o governo deve atuar apenas para corrigir desequilíbrios, enquanto o crescimento econômico deve ser impulsionado pelo setor privado.

O senador também criticou políticas sociais do governo Lula (PT), citando programas de transferência de renda como exemplos do que considera um excesso de intervenção estatal. Para ele, a economia deve ser movida por empreendedores, não por ações diretas do governo.

As declarações foram feitas dias após Flávio afirmar que sua candidatura ao Planalto é “irreversível”. Desde então, parte do mercado passou a observar com mais atenção os movimentos da direita. Na terça-feira (9), o dólar comercial fechou a R$ 5,435, em um dia de maior cautela entre investidores.

Mesmo com o aceno, avaliações no setor financeiro ainda apontam o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como o nome mais competitivo da direita para 2026. Flávio tenta se posicionar como alternativa, destacando sua formação em políticas públicas e empreendedorismo e prometendo continuidade a uma agenda de livre mercado.

Opinião dos leitores

  1. Igual o pai dele fez, ‘privatizar os correios e acabar com a tv lula’, é mais facil o correios acabar com lula.
    kkkkkkkkkkkk, rachei

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

LEI MAGNITSKY: Eduardo Bolsonaro diz receber com “pesar” retirada de sanções a Moraes

Foto: REUTERS/Jessica Koscielniak

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), disse receber com “pesar” a notícia de que os Estados Unidos retiraram nesta sexta-feira (12), as sanções da Lei Magnitsky impostas ao ministro Alexandre de Moraes.

“Recebemos com pesar a notícia da mais recente decisão anunciada pelo governo americano. Somos gratos pelo apoio que o presidente Trump demonstrou ao longo dessa trajetória e pela atenção que dedicou à grave crise de liberdades que assola o Brasil.”

“Lamentamos que a sociedade brasileira, diante da janela de oportunidade que teve em mãos, não tenha conseguido construir a unidade política necessária para enfrentar seus próprios problemas estruturais. A falta de coesão interna e o insuficiente apoio às iniciativas conduzidas no exterior contribuíram para o agravamento da situação atual.”

Veja a íntegra da nota abaixo:

Opinião dos leitores

  1. Gadaiada, esperem só mais 72h que dará certo! O plano 4D é liberar Xandão pra ele visitar a Disney e ser preso por lá e enviado pra Honduras talkei! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    P.S.: quando forem chorar mandem áudio, print ou vídeo por favor

  2. Senhoras e Senhores, no próximo ano como sabemos ocorrerão as eleições neste país e a nossa única arma será nosso voto. Não tem ninguém que derrube e frustre o povo brasileiro para derrotarmos essa esquerda asquerosa que só sabem roubar e enganar o povo. O VOTO É NOSSA ÚNICA ARMA.

  3. Resumo: Pena que tiraram, culpa do povo br que não fez nada, trump é foda, eua é foda e tenho pena do brasil. Vlw flw.
    E ainda tem gente que da valor pra essa familia, um bando de noia que não sabem o que fazem, mas enganam uma ruma de otário.

  4. Na verdade o Galeguin fez o que tinha de ser feito, pior que não dava em nada, sempre o Xandão aumentava aposta. Então chega uma hora que ele também se cansa igual ao Brasil.

  5. Que pesar, seu incompetente é conspirador da Democracia. Meus pêsames. A Nossa Democracia, é mais forte…!!! Fora Eduardo Bolsonaro…

    1. A vida desses doentes é falar em democracia..
      Quer dizer que estamos numa democracia? Aonde seu doente?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa da lista de sanções Magnitsky

Foto: Evaristo Sá/AFP

Depois de quase cinco meses designado como alvo de sanções da Lei Global Magnitsky, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes deixou a lista do Ofac (Agência de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA, na sigla em inglês), do Tesouro dos Estados Unidos, no início da tarde de hoje.

Com a decisão, caem todas as restrições financeiras e territoriais ao ministro ligadas à Magnitsky, que o impediam de transitar ou possuir propriedades em território norte-americano ou fazer negócios em dólar ou com entidades dos Estados Unidos.

Acabam também as punições semelhantes aplicadas contra a mulher de Moraes, a advogada Viviane Barci de Moraes, e ao Lex Instituto de Estudos Jurídicos Ltda., ligado à família do ministro.

Os Estados Unidos não fizeram nenhum anúncio em relação a restrições de vistos que atingem outros ministros do STF.

Moraes era alvo da medida desde de 30 de julho. O governo de Donald Trump o acusava de ser um violador dos direitos humanos por sua atuação como relator no processo da trama golpista que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a mais de 27 anos de prisão e por suas decisões de retirada do ar de conteúdos de usuários baseados nos EUA de redes sociais norte-americanas.

A sanção ao ministro era parte das ações de Washington que levaram a maior crise bilateral entre as nações em mais de 200 anos.

O assunto, porém, estava em revisão nos últimos dias em Washington dada a boa relação que Trump e Lula construíram recentemente e à ordem explícita de Trump a seus auxiliares para que fechem um “acordo” com o Brasil.

 

UOL, Mariana Sanches

Opinião dos leitores

  1. A EUA da América e ao Presidente , especialmente, meus parabéns. E, qto ao Alexandre de Morais e a Lula, que não cederam a pressões. Meus parabéns: viva a Democracia….!!👏👏👏

  2. GRANDE DIA!👍
    Parece que contaram ao Trump quem realmente é o Bozo.😂
    PatriOTÁRIOS, podem choramingar aqui abaixo.
    🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  3. O EUA, reconheceu o trabalho digno e em respeito a Democracia, feito pelo Alexandre de Morais. Parabéns ao Presidente Trump e ao nosso grande herói, Alexandre de Morais. Fazendo à justiça de nosso país , acontecer.👏👏👏👏

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Produção do espetáculo ‘Um presente de Natal’ cancela edição de 2025 por falta de liberação de recursos da Lei de Incentivo Câmara Cascudo

A produção do tradicional espetáculo ‘Um presente de Natal’ comunicou o cancelamento da edição de 2025. A nota assinada pela produtora cultural Diana Fontes cita pesar e indignação com a situação.

Segundo à nota, a decisão ocorreu por motivos alheios à produção e em razão do ‘indeferimento de liberação de recursos essenciais por parte da Lei de Incentivo Câmara Cascudo‘.

A Lei de Incentivo Câmara Cascudo é uma lei estadual que permite que empresas e pessoas físicas incentivem projetos culturais, usando até 2% (ou mais, dependendo da modificação) do ICMS devido para abatimento fiscal, visando fortelecer as produções artísticas e o acesso à cultura no RN, com gestão realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult/RN) e Fundação José Augusto (FJA).

Leia a íntegra da nota abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO: CANCELAMENTO DO ESPETÁCULO “UM PRESENTE DE NATAL”

O espetáculo “Um presente de Natal”, o auto natalino mais tradicional do Rio Grande do Norte, com 28 anos de história e um profundo significado social e artístico, comunica com indignação e pesar o cancelamento de sua edição de 2025.

A decisão, imposta por fatores alheios à nossa vontade, decorre do indeferimento de liberação de recursos essenciais por parte da Lei de Incentivo Câmara Cascudo, que alega a ausência de disponibilidade para o projeto.

É com tristeza que recebemos esta notícia após meses de trabalho, planejamento e o entusiasmo do anúncio de um retorno ao anfiteatro da UFRN, sob o tema “GRITA NO MUNDO O AMOR”.

O “Um Presente de Natal” é uma mensagem de esperança e união, assinada pelo talento de Claudia Magalhães (texto), Danilo Guanais (música) e Diana Fontes (direção geral). A interrupção desta tradição por falta de sensibilidade e planejamento de recursos é um golpe severo na cultura do nosso Estado. De fato, a nossa cidade e Estado vivem um caos cultural!

A Diana Fontes – Produção Cultural e toda a equipe lamentam profundamente o cancelamento e o impacto negativo causado ao público, parceiros, artistas e jovens estudantes envolvidos, numa parceria iniciada em 2024 e consolidada em 2025, com a UFRN.

Natal/RN, 12 de dezembro de 2025.
Diana Fontes – Produção Cultural

Opinião dos leitores

  1. VERGONHA. Se a lei é estadual, a senhora fatima bezerra é a culpada por não termos a realização deste importante evento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Lupi lança “dobradinha dos sonhos” da esquerda: Fátima e Jean Paul para o Senado em 2026


Vídeo: reprodução/Novo Notícias

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, decidiu antecipar o jogo eleitoral no RN e anunciou, nesta sexta-feira (12), que a chapa “dos sonhos” da esquerda para o Senado em 2026 já está definida: Fátima Bezerra (PT) e Jean Paul Prates. O recado foi dado durante anúncio de filiação de Jean Paul ao PDT, em Natal. Lupi deixou claro que a decisão é política do partido — e não necessariamente dos dois nomes citados.

Segundo ele, a velha aliança do PDT com o PT continua firme tanto em Brasília quanto no RN, apesar da rejeição crescente da governadora e do desgaste nacional do governo Lula. Mesmo assim, o dirigente entregou que vai “trabalhar a partir de agora” para emplacar Fátima e Jean Paul no Senado. Ele exaltou o ex-senador, lembrando que ele presidiu a Petrobras e foi parlamentar entre 2019 e 2023, período em que destinou recursos ao Governo do Estado e atuou na pandemia.

A presidente estadual do PDT, Márcia Maia, tratou a filiação de Jean Paul como um “resgate” do partido no RN, citando o histórico da legenda com nomes como Wilma de Faria. Jean Paul, por sua vez, comemorou o retorno e já anunciou que o PDT vai retomar em 2026 o “Giro pelo RN”, visitando os 167 municípios para fortalecer a esquerda e reconstruir as nominatas federal e estadual.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *