Polícia

Polícia Civil do Rio Grande do Norte realizou quase 1.300 prisões em 2018; veja resumão

82 operações policiais foram deflagradas no período

Foto: Ilustrativa

Durante o ano de 2018, as equipes da Polícia Civil do Rio Grande do Norte prenderam 1285 suspeitos, entre homens e mulheres, que são investigados pela prática de crimes que foram efetivados em todo o Estado. Em Natal e Grande Natal foram detidas 541 pessoas e no interior do Estado 671 suspeitos. A Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) prendeu 104 suspeitos. As prisões realizadas pela Polícia Civil são frutos de cumprimento de mandados de prisões e efetivação de prisões em flagrante.

Durante o período, as equipes da Polícia Civil deflagraram 82 operações policiais, sendo uma em janeiro; duas em fevereiro; cinco em março, cinco no mês de abril, 17 operações em maio, sete no mês de junho; seis em julho; em agosto 12; em setembro 11, em outubro quatro, em novembro oito operações e em dezembro quatro.

As pessoas presas pela Polícia Civil são suspeitas pela prática de crimes como organização criminosa, homicídio, tentativa de homicídio, tentativa de latrocínio, latrocínio, tráfico de drogas, posse e porte ilegal de arma de fogo, estupro de vulnerável, estelionato, receptação de veículos, roubos e furtos e violência doméstica.

JANEIRO – 27 prisões foram realizadas, sendo presas 13 pessoas na Grande Natal e 14 no interior do Estado. Os números fazem parte de cumprimento de mandados de prisões e prisões em flagrante. No período, a Polícia Civil deflagrou a Operação Trampolim.

No dia 12 de janeiro, uma equipe de policiais da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) prendeu em flagrante, em Parnamirim, um indivíduo que mantinha uma estufa para cultivo de maconha em sua residência. Foram apreendidos vários jarros com plantas de maconha e duas porções de maconha prensada, já embaladas para a venda.

No dia 18, policiais civis da Delegacia Municipal de Monte Alegre prenderam o suspeito de ter matado a ex-esposa, no dia 26 de novembro de 2017, na cidade de São Gonçalo do Amarante. Ele foi detido em cumprimento a um mandado de prisão preventiva e confessou o assassinato. No mesmo dia, a Delegacia de Polícia Civil de Extremoz prendeu durante a ação, um suspeito acusado de ter praticado crime de estupro de vulnerável no ano de 2017, no município de Maxaranguape.

Uma equipe de Policiais Civis da Divisão de Polícia de Oeste (DIVPOE), com o apoio da Força Tática da Polícia Militar, prendeu no dia 19 dois suspeitos e apreendeu dois menores em Mossoró. Com eles foram apreendidas duas pistolas, duas espingardas do calibre 12, dois revólveres, além de munições e 500 gramas de maconha. As armas encontradas são parte do material roubado em 2017 de uma empresa de vigilância da cidade.

No dia 23 desse mesmo mês, a Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) cumpriu dois mandados de prisão em desfavor de um indivíduo investigado por ter participado de roubos a bancos, em 10 cidades, dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas. O suspeito foi preso em flagrante no dia 02 de janeiro, por policiais militares do 9°. Batalhão, com mais dois homens armados, em um veículo adulterado. No dia 24, Policiais Civis da Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE) prenderam um homem que estava em sua residência com 67 kg maconha, 300 gramas de crack, balança de precisão, duas espingardas, uma escopeta calibre 12 e ainda um revólver calibre 22.

A Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) prendeu, no dia 25 de janeiro uma advogada suspeita de ser a líder de uma organização criminosa que conseguiu furtar aproximadamente R$ 3 milhões de cofres pertencentes a empresas que são correspondentes bancários. Os crimes teriam sido aplicados no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia.
No dia 26, a PC em conjunto com a PM, deflagrou em Parnamirim a Operação Trampolim, que resultou na prisão de cinco pessoas, sendo quatro homens e uma mulher, apreensões de armas e drogas. Um adolescente também foi apreendido. O objetivo da Operação foi prender pessoas com envolvimento nos crimes de tráfico de drogas, homicídios e latrocínios que estavam sendo efetivados na cidade. Na residência de um dos indivíduos os policiais apreenderam armas, munições, drogas e outros objetos relacionados a ilícitos penais.

A Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE) prendeu, no dia 31 de janeiro um homem que estava foragido da justiça, após receber uma denúncia através do número 181. Ele foi condenado a 69 anos de prisão, por ter cometido duplo homicídio, em junho de 2013 na cidade de Mossoró. Foi acusado por matar uma criança de dois anos e também pela morte de um homem de 47 anos.

FEVEREIRO – Foram efetivadas 162 prisões, sendo 58 pessoas detidas na Grande Natal e 104 no interior. Os números fazem parte de cumprimento de mandados de prisões e prisões em flagrante. No mesmo mês a Polícia Civil, deflagrou a Operação Desmonte e Operação Carnaval. As pessoas presas pela Polícia Civil são suspeitas pela prática de crimes como organização criminosa, homicídio, tentativa de homicídio, tráfico de drogas, posse e porte ilegal de arma de fogo, violência doméstica, estelionato, crime ambiental, contravenção penal, receptação de veículo, estupro, roubos e furtos.

Durante o mês foram apreendidos drogas como maconha, pedras de crack e cocaína. Também foram apreendidos armas de fogo, munições, simulacros de armas, balanças de precisão, veículos, rádios comunicadores, coletes balísticos, televisão, dinheiro fracionado, celulares, diplomas falsificados, máquina de jogo de azar e aves silvestres.

No dia 02 de fevereiro, a Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) deflagrou uma ação policial na Vila de Ponta Negra, com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão em residências vinculadas ao crime de tráfico de drogas. A ação contou com o apoio das equipes da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR), da Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (DEPREMA), da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM). As equipes apreenderam aproximadamente R$3 mil em notas fracionadas, rolos de plástico filme usado para embalar drogas e pequenas porções de maconha. Dois indivíduos responderam a Termos Circunstanciados de Ocorrências pela prática de porte de drogas para consumo próprio.

No dia 06, uma investigação da Delegacia de Polícia Civil de Parelhas sobre a atuação de uma organização criminosa na cidade resultou na deflagração da Operação Desmonte, que conseguiu deter 26 pessoas. A ação que visou desmantelar um grupo criminoso que praticava crimes como homicídios, roubos e tráfico de drogas contou com o apoio de 120 policiais, entre policiais civis e policiais militares. Durante a Operação foram apreendidos munições; um revólver calibre 32; três simulacros de armas; uma balança de precisão; dinheiro fracionado; aproximadamente quatro quilos de maconha; uma motocicleta roubada e várias pedras de crack. Todos os presos já foram indiciados pelo crime de organização criminosa, associação criminosa e alguns deles poderão ser autuados por crimes diversos como homicídios, roubo, tráfico de drogas, ameaça e constrangimento ilegal.

Ainda no dia 06, a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) da Zona Sul prendeu o homem que aparece em imagens divulgadas em redes sociais espancando a ex-noiva. Ele foi preso, quando estava chegando em sua casa, localizada no bairro Planalto, em Natal.

No dia 07 do mesmo mês, policiais civis da Delegacia Municipal de Extremoz prenderam 3 suspeitos integrantes de uma facção criminosa que atua na região metropolitana da Grande Natal. Eles foram autuados em flagrante pelos crimes de roubo, associação criminosa e organização criminosa. Na abordagem policial, foram apreendidos uma pistola calibre 380, 20 munições e verificou-se ainda que o carro era roubado. No dia 09, Agentes da Delegacia de Polícia Civil de Macaíba prenderam em flagrante um homem suspeito de ter participação em um duplo homicídio, que vitimou pai e filho, em um açude nas proximidades da BR-304, em Macaíba.

Durante a Operação Carnaval 2018, que começou na noite da sexta-feira (09) até as 08 horas da manhã da quarta-feira (14), as equipes da Polícia Civil do Rio Grande do Norte autuaram em flagrante delito 95 pessoas que praticaram delitos como embriaguez ao volante; roubo de veículos; roubos e furtos; homicídio e tentativa de homicídio; porte ilegal de arma de fogo; ameaça e estupro. As equipes vinculadas à DPGRAN, que trabalharam nas praias do litoral sul, norte e no corredor turístico de Natal autuaram em flagrante delito 29 pessoas. As equipes vinculadas à DPCIN que trabalharam nas 10 Delegacias Regionais autuaram em flagrante 66 pessoas pela prática de crimes em flagrante.

No dia 19, policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) cumpriram um mandado de prisão preventiva contra um indivíduo que é investigado pela Divisão por ser integrante de um grupo especializado em arrombar cofres e roubar bancos e caixas eletrônicos. No mesmo dia 19, uma ação da equipe de policiais civis de Assú resultou na prisão preventiva do suspeito de cometer o crime de feminicídio. Ele teria cometido o crime contra sua ex-namorada no sábado (17), dentro de um matagal na comunidade de Linda Flor, zona rural do município.

Agentes da Delegacia de Polícia Civil de Extremoz cumpriram, no dia 20, mandados de prisão e de busca e apreensão. A ação resultou na prisão de dois suspeitos pelo crime de homicídio em 2017 que foi cometido nas Dunas de Pitangui.

No dia 21, policiais civis da Delegacia Especializada em Assistência ao Turista (DEATUR) e a Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (DEPREMA) prenderam em flagrante um indivíduo logo após ele ter vendido um falso diploma de ensino médio para um homem, na Zona Norte de Natal. A investigação da Polícia Civil descobriu que ele também vendia diplomas de graduação e que já responde à Justiça pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e corrupção do menor.

No dia 24, um agente da Polícia Civil da Delegacia de São Rafael, prendeu em flagrante um indivíduo no bairro de Vida Nova, em Parnamirim, Ele é suspeito de roubar um veículo de marca HR-V Honda em Macaíba, tomado de assalto. Com ele foi apreendido um revólver taurus calibre 38, cinco munições, um celular e o carro roubado. No dia 25, Uma investigação da Delegacia Municipal de Nísia Floresta resultou na identificação de dois homens que são suspeitos por terem matado dois detentos da Penitenciária de Alcaçuz.

No dia 26, policiais civis que fazem parte da 2a. Equipe da Delegacia de Plantão de Mossoró prenderam em flagrante dois internos suspeitos de terem assassinado um outro interno no Centro Educacional (CEDUC) de Mossoró, e que também teria participado do homicídio outro individuo de 17 anos. No dia 27, policiais civis de Pipa e policiais militares de Tibau do Sul prenderam em flagrante uma mulher suspeita pela prática do crime de tráfico de drogas, ela foi presa em sua residência. Na casa os policiais apreenderam porções de maconha, cocaína e crack com características típicas de que seriam comercializados. Também foram apreendidas balança de precisão, plásticos típicos de embalagem de drogas e um simulacro de arma de fogo.

Uma equipe de policiais civis da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) de Mossoró prendeu em flagrante no dia 28 deste mês, um indivíduo suspeito pela prática do crime de tráfico de drogas, ele foi preso quando estava com 35 papelotes de cocaína prontos para revenda.

MARÇO – A Polícia Civil do Rio Grande do Norte efetuou, no mês de março, 130 prisões, sendo presas 70 pessoas na Grande Natal e 60 no interior. Os números fazem parte de cumprimento de mandados de prisões e prisões em flagrante. No mesmo mês, a Polícia Civil deflagrou a Operação Loki 2, Operação Alpha Bravo, Operação Knock Down, Operação em Macaíba e a Operação Ouro Branco.

Durante o mês foram apreendidos drogas como maconha, pedras de crack e cocaína. Também foram apreendidas armas de fogo, munições, carregadores alongados, balanças de precisão, papelotes para drogas, rádios comunicadores, máquina de jogos, celulares, sacos com peças de roupas, dinheiro fracionado, equipamentos de paredão de som, veículos, baldes de grampos, explosivos, placas de veículos clonados, bloqueadores de sinal, binóculos, colete balístico, adesivos de Números de Identificação Veicular.

No dia 07 de março, uma investigação conjunta da 2a e 4a. Delegacias de Polícia de Natal resultou na deflagração da 2a fase da Operação Loki, na Zona Leste de Natal. A ação que teve o apoio da Polícia Militar e de várias unidades da Polícia Civil resultou na prisão de quatro pessoas, que são investigadas pela prática de crimes como tráfico de drogas, roubos e associação criminosa. Além das prisões, os policiais apreenderam sete sacos volumosos contendo peças de roupas, que possivelmente foram roubadas. Ainda no dia 07, uma ação conjunta realizada pela Polícia Civil e Polícia Militar da cidade de Assú prendeu em flagrante, dois indivíduos e também foi apreendida uma adolescente que estavam em uma “boca de fumo” no bairro Vertentes da cidade. No local foi apreendido pelos policiais, maconha, crack, dinheiro fracionado, arma de fogo e munições.

No dia 09, uma ação da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) resultou na apreensão de aproximadamente 10 quilos de drogas e na prisão em flagrante de um homem e de um adolescente de 17 anos, no Passo da Pátria, em Natal. Na casa onde a dupla foi presa, os policiais civis apreenderam tabletes de maconha, em sua maioria, porções de cocaína e crack; R$ 750,00; balança de precisão; celulares e embalagens para empacotar drogas. No mesmo dia, agentes policiais da Delegacia Municipal de Pendências, com apoio da Delegacia Regional de Macau, e do Grupo Tático Operacional da Polícia Militar (GTO-PM) recuperaram parte dos equipamentos que formavam o maior paredão de som do Rio Grande do Norte, conhecido como “Subzero”.

Policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) conseguiram elucidar e prender, neste sábado (10), quatro envolvidos na explosão de um caixa eletrônico, que ocorreu na cidade de São Gonçalo do Amarante. A associação criminosa usou explosivos para violar o caixa, que ficava em um estabelecimento comercial. Durante as buscas, os policiais civis conseguiram apreender no meio da mata uma pistola Glock 9 milímetros, com um carregador alongado e 22 munições do mesmo calibre, bem como o veículo que havia sido usado pelo grupo.

Ainda no dia 10, uma investigação da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR), iniciada em outubro de 2017, desencadeou a Operação Alpha Bravo, que resultou na prisão de cinco pessoas investigadas por fazerem parte de uma organização criminosa especializada em roubos a bancos. O objetivo da Operação foi desarticular a organização criminosa, a qual estava em programação para roubar armas de agentes de segurança, entre eles policiais militares e civis, na cidade de Baraúna, além de outra ação contra uma agência bancária possivelmente na Grande Natal. Na realização da Operação, foram presas quatro pessoas em cumprimento de mandados de prisão preventiva, e também foi realizada a prisão em flagrante de outro indivíduo no momento em que chegava da cidade de Mossoró com bloqueadores de sinal. Os policiais apreenderam três revólveres, uma pistola, dois bloqueadores de sinal, dois binóculos, um colete camuflado, diversos adesivos de Números de Identificação Veicular, conhecido como VINS e espelhos de documentos de certificado de registro e licenciamento de veículos (CRVL).

No dia 15, foi deflagrada em todo o Rio Grande do Norte, a Operação Knock Down, uma ação integrada da Polícia Civil, que envolveu o trabalho de delegacias da Grande Natal e do interior do Estado, tendo como resultado parcial a prisão de 71 pessoas, que foram detidas mediante o cumprimento de mandados de prisão e prisões em flagrante. No mesmo dia, uma investigação da Delegacia Municipal de Monte Alegre, com apoio do Grupo Tático Operacional (GTO) da Polícia Militar, resultou na prisão de um indivíduo e na apreensão de um adolescente, suspeitos de terem roubado e depois matado dois irmãos no dia 25 de fevereiro deste ano, na cidade de Lagoa Salgada.

No dia 21, agentes policiais da Delegacia Municipal de Extremoz com apoio da Delegacia de Maxaranguape, prenderam em razão de mandado de prisão preventiva um homem suspeito pelo crime de estupro de vulnerável. Segundo as investigações, os abusos sexuais aconteciam desde o ano de 2012, quando a vítima estava com 12 anos. No mesmo dia, a Polícia Civil prendeu dois indivíduos e também apreendeu um adolescente suspeitos de participarem do crime de homicídio contra um advogado que foi assassinado em novembro de 2017. O titular da DHPP, identificou quatro suspeitos de participarem da ação.

No dia 22 de março, policiais da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prenderam outro homem de 37 anos, suspeito de ter participação no homicídio do advogado em novembro de 2017. No mesmo dia, agentes policiais da Delegacia Municipal de Macaíba com apoio da Polícia Militar, realizaram uma operação e efetuaram a prisão de seis pessoas por crimes diversos na cidade. A polícia prendeu com base em mandados de prisão, quatro homens suspeitos pelo crime de homicídio e foram deflagradas duas prisões em flagrantes. A polícia apreendeu com as seis pessoas, duas espingardas calibre 12, munições, drogas, dinheiro fracionado, rádios comunicadores e uma balança de precisão.

No dia 26, uma equipe de policiais da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Parnamirim cumpriu, um mandado de prisão preventiva em desfavor de um indivíduo de 23 anos. De acordo com as investigações feitas, ele é suspeito de ter participado de um roubo, junto com dois comparsas em um bar e restaurante na Avenida Abel Cabral, em Nova Parnamirim, no mês de novembro de 2017, conseguindo realizar assalto contra clientes e funcionários que estavam no ambiente. Na ação policial, o suspeito foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e por crime ambiental.

No dia 27, equipes de policiais civis da Delegacia Municipal de Ceará-Mirim com apoio da Polícia Militar deflagraram a Operação Ouro Branco, na cidade de Poço Branco. O objetivo da Operação, que contou com a presença de aproximadamente 70 policiais, foi cumprir 11 mandados de busca e apreensão pela cidade. No mesmo dia 27, Uma investigação conduzida pela Delegacia Especializada em Costumes (DEC) em conjunto com a Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor (DECON) resultou na apreensão de 26 máquinas de jogos de azar e na prisão do gerente do local. A residência estava localizada no bairro de Capim Macio.

Policiais civis da Delegacia Municipal de Canguaretama, em conjunto com as delegacias de Pedro Velho e de Tibau do Sul prenderam, no dia 28, em cumprimento a um mandado de prisão uma mulher suspeita da prática do crime de pedofilia. Segundo as investigações da Polícia, ela é suspeita de praticar diversos crimes de pedofilia contra sua própria filha de nove anos.

No dia 29, agentes da Delegacia Municipal de Parelhas prenderam, nesta seis pessoas entre eles suspeitas de estarem envolvidas no homicídio de um homem de 20 anos, no mês de julho de 2017, na cidade de Parelhas.

ABRIL – Foram efetivadas 104 prisões, sendo presas 51 pessoas na Grande Natal e 53 no interior. Os números fazem parte de cumprimento de mandados de prisões e prisões em flagrante. No mesmo mês a Polícia Civil, deflagrou a cinco Operações, a Operação Bonfim, Operação Limpidare, 2° fase da Operação Desmonte, Operação Crepúsculo e a Operação Gota D´água.

Agentes da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) de Mossoró prenderam, no dia 02, Eulália de Souza Silva, 19 anos, acusada pelo crime de tráfico de drogas. Ela estava com 58 kg e 600 gramas de maconha, e 510 gramas de crack, uma pistola 380, dois carregadores com munições, um celular, facas, papel filme e uma balança de precisão.

No dia 08, uma ação da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) prendeu em flagrante quatro pessoas pela participação de um roubo a uma agência do Banco do Brasil, na Av. Prudente de Morais, e por integrarem associação criminosa especializada em roubos a bancos. Em uma troca de informações com a Polícia Civil de Pernambuco, a Deicor tomou conhecimento de que este grupo, todos naturais de Pernambuco, estariam em Natal para mais uma ação criminosa.

No dia 24, uma investigação conduzida pela Delegacia Especial de Defesa da Criança e do Adolescente (DCA), com apoio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Batalhão de Choque da Polícia Militar com utilização do canil, resultou na localização de um corpo que pode ser da adolescente Yasmim Lorena, de 12 anos, desaparecida desde o dia 28 de março. O corpo foi encontrado enterrado em uma residência em construção, localizada no bairro da Redinha, Zona Norte de Natal.

No dia 25, Agentes da Delegacia Municipal de João Câmara prenderam em flagrante, um indivíduo suspeito de ser proprietário de um estabelecimento que funcionava como uma fábrica clandestina de armas de fogo. No local, a polícia apreendeu várias armas de diversos calibres, assim como munições e artefatos para a fabricação das armas.

Uma investigação coordenada pela Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) da Polícia Civil resultou, sexta-feira (27), na deflagração da Operação Gota D´água, na Grande Natal. A ação, que contou com apoio da Polícia Militar e com o trabalho de equipes de diversas delegacias, resultou na prisão de seis pessoas, sendo duas mulheres e dois homens, que foram presos em Natal e Parnamirim. Os investigados foram presos em cumprimento a mandados de prisão e um dos homens, que foi encontrado com drogas, também foi autuado em flagrante delito. Além das prisões, os policiais apreenderam veículos e apetrechos relacionados ao tráfico, como balanças de precisão e cadernetas com anotações.

MAIO – A Polícia Civil do Rio Grande do Norte efetuou, no mês de maio, 164 prisões, sendo presas 74 pessoas na Grande Natal e 90 no interior. Os números fazem parte de cumprimento de mandados de prisões e prisões em flagrante. No mesmo mês a Polícia Civil deflagrou 17 Operações: a Operação Xerife; duas operações em postos de combustíveis; Operação Cabeça do Boi, Operação Associados; Operação Estouro; Operação Pacificare; Operação Titico, 1ª e 2ª fase da Operação Etiqueta Falsa; Operação Héstia; Operação Comunidade Segura; 1ª e 2ª fase da Operação Errantes; Operação The King; Operação Luz na Infância ll e a Operação Integrada em Ceará-Mirim.

As pessoas presas pela Polícia Civil são suspeitas pela prática de crimes como organização criminosa, homicídio, tentativa de homicídio, latrocínio, tráfico de drogas, posse e porte ilegal de arma de fogo, receptação de veículos, crimes ambientais, roubos e furtos, estupro, violência doméstica e estelionato.

Durante o mês foram apreendidos drogas como maconha, pedras de crack e cocaínas e ecstasy. Também foram apreendidos armas de fogo, munições, simulacros de arma de fogo, carregadores, celulares, tablets, computadores balanças de precisão colete balístico, veículos, documentos falsos, parte de ciclomotores, aves silvestres, carnes e peixes, adesivos de rótulos de Whisky, balaclava, baldes de grampos, joias, sacos para embalar drogas, binóculos e aparelhos eletrônicos.

No dia 03, foi deflagrada em todo o Estado a Operação Xerife, uma ação integrada da Polícia Civil, que envolveu o trabalho de delegacias da Grande Natal e do interior do Estado, tendo como resultado parcial a prisão de mais de 50 suspeitos, que foram detidos mediante o cumprimento de mandados de prisão, prisões em flagrante e dois adolescentes apreendidos.

No dia 08, a 2ª Delegacia de Polícia Civil de Parnamirim prenderam, três homens em um centro de distribuição de drogas em Parnamirim. A ação ocorreu com o avanço das investigações visando prender traficantes de drogas na região de Nova Parnamirim, sendo identificado um forte centro de distribuição de drogas ligado à facção criminosa Sindicato do Crime. No local, foram apreendidos aproximadamente 100 quilos de maconha prensada (distribuídos em vários tabletes), além de uma balança de precisão e outros apetrechos utilizados para o tráfico de drogas.

Ainda no dia 08, foi identificado em uma operação 13 de 14 postos com irregularidades, burlando a sociedade. Na ação os policiais encontraram lacres colados nas bombas dos estabelecimentos, eles haviam sido rompidos e fixados novamente com cola, esse rompimento já configura irregularidade e resulta que a calibração das bombas estavam sendo manipuladas nesses postos.

No dia 09, foi deflagrada a Operação Cabeça do Boi na cidade de Tenente Ananias, município localizado na região do alto oeste potiguar. A ação teve como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão em casas de suspeitos que são investigados por crimes como tráfico, roubo, pistolagem, comércio ilegal de armas de fogo e fraude previdenciária. Foram presos em flagrantes seis pessoas, pela prática de crimes afiançáveis, quatro homens e duas mulheres, os quais foram soltos após o pagamento de fiança. Com eles, a Polícia apreendeu armas e munições. No mesmo dia, uma investigação da 7a. Delegacia de Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, resultou na prisão de dois indivíduos suspeitos de terem matado o professor de geografia Judson Rodrigues de Castro que desapareceu, no dia 08.

No dia 10, foi deflagrada a Operação Associados. Foi feito uma investigação pela Delegacia Municipal de João Câmara sobre a atuação de uma organização criminosa que agia na cidade. A ação contou com o apoio da Polícia Militar e juntos conseguiram cumprir 27 mandados de prisões preventivas que faziam parte do grupo criminoso responsável por, pelo menos, nove homicídios que foram cometidos na cidade, no último ano.

No dia 11, foram divulgados os resultados de uma ação conjunta que visou encontrar irregularidades em 57 postos de combustíveis, localizados na Grande Natal e no interior do Estado. A Operação aconteceu no dia 10, onde fiscalizou postos de gasolinas. Na ação os policiais encontraram lacres colados nas bombas dos estabelecimentos, eles haviam sido rompidos e fixados novamente com cola, esse rompimento já configura irregularidade e resulta que a calibração das bombas estavam sendo manipuladas nesses postos.

No dia 13, foi deflagrada a Operação Estouro no interior do RN, resultando na prisão em flagrante de um homem suspeito de comercializar veículos clonados e de estouro na região. A polícia apreendeu com o suspeito, três automóveis da Volkswagem, foram eles uma Amarok, um Gol e um Golf.

A Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) divulgou, no dia 14, o nome do suspeito dos disparos que vitimaram a soldado da Polícia Militar de Santa Catarina, Caroline Pletsch e que deixou ferido o marido dela, o sargento Marcos Paulo da Cruz. De acordo com depoimento do suspeito, toda a ação foi planejada por um adolescente de 17 anos, que já está apreendido.

No dia 15, foi deflagrada a Operação Pacificare na cidade de São Tomé. Com o objetivo de combater a atuação de facções criminosas. Na ação foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, e um mandado de prisão contra um indivíduo suspeito pela prática de tentativa de homicídio contra um idoso, no dia 7 de maio.

No dia 16, a Delegacia Municipal de Extremoz divulgou, a elucidação de dois homicídios que ocorreram no município de Maxaranguape, em 2016 e 2017. Cinco pessoas foram indiciadas pelas mortes de dois homens. No mesmo dia, Policiais da 4ª Delegacia de Polícia Civil realizaram operação e prenderam, dois homens suspeitos do roubo qualificado contra a loja Riachuelo do centro de Natal. Os policiais apreenderam alguns dos aparelhos roubados.

No dia 17, foi deflagrada a Operação Titico em Nísia Floresta, que visou cumprir mandados de busca, apreensão e prisão contra integrantes de uma facção criminosa que vinha praticando crimes como roubos, homicídios, porte ilegal de armas, tanto em Nísia Floresta, como nos municípios vizinhos. Na ação foram presos dois homens, apreendido um adolescente e apreendidas armas e munições.

Ainda no dia 17, a Denarc deflagrou a primeira fase da Operação Etiqueta Falsa, que se iniciou no dia de hoje com o objetivo de combater o tráfico de drogas no Estado. Na ação um homem foi preso. Após buscas na residência do indivíduo, foram encontrados muitos comprimidos de ecstasy, uma grande quantidade em dinheiro (cerca de 30 mil reais) e frascos de lança-perfume.

No mesmo dia 17, uma investigação conduzida pela Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) sobre a execução de uma mulher de 30 anos, resultou na prisão de um homem quando ele estava em Extremoz. Ele foi detido, com a ajuda de policiais militares da cidade que foram acionados pela população ao perceber que havia um homem na cidade em atitude suspeita e confirmaram que contra ele, havia um mandado de prisão preventiva. Ainda no dia 17, Policiais civis da Divisão de Polícia do Oeste (Divipoe), localizaram uma residência que funcionava como uma espécie de laboratório de drogas, no bairro Viténs, em Mossoró e prenderam uma mulher pelo crime de associação ao tráfico de drogas. Segundo informações da Polícia, ela era responsável pela guarda do material.

A Polícia Civil deflagrou no dia 18, a Operação Héstia nas cidades de Pau dos Ferros, Mossoró, Natal, além de Icapuí, do Ceará, onde cumpriu mandados de busca e apreensão contra integrantes de um grupo de empresários do ramo imobiliário, que teriam no ano de 2011 realizado o lançamento de um Condomínio Clube na cidade de Pau dos Ferros. Durante a ação, os policiais apreenderam caixas de documentos, carros, joias e aparelhos eletrônicos.

No mesmo dia 18, foi deflagrada a Operação Comunidade Segura, em Ceará-Mirim, visando coibir a criminalidade e combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. Na oportunidade, os agentes de trânsito realizaram vistoria em 198 veículos, sendo 102 motos, 86 carros e 10 ônibus. Os policiais civis, a guarda municipal e os agentes de proteção judicial fiscalizaram os estabelecimentos comerciais. Cerca de 16 adolescentes foram apreendidos e, em seguida, entregues aos seus responsáveis. Nas incursões, foram encontradas dez trouxas de maconha, um triturador e papéis de seda utilizados para o consumo de drogas.

No dia 23, a Delegacia da Zona Sul pertencente à Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) divulgou que dois adolescentes foram os responsáveis pelo latrocínio que vitimou o voluntário do Programa Bombeiro Mirim. Segundo a Polícia Civil, um adolescente de 15 anos, que foi apreendido por policiais militares na no dia 22, é o autor do disparo que matou o bombeiro no dia 09 de maio, por volta das 6h30min, quando ele estava na esquina da rua Tororós, com a avenida Bernardo Vieira.

A Delegacia Municipal de Assú deflagrou, no dia 24, a primeira fase da Operação Errantes, que visou cumprir mandados de prisão em desfavor de acusados que descumpriram as regras de liberdade controlada por tornozeleira eletrônica. Na ação foram presos três homens pelo descumprimento da monitoração eletrônica. No mesmo dia 24, foi deflagrada a Operação “The King”, na cidade de Assú, culminando na prisão de um homem conhecido na região como “Rei do Tráfico”, por ser responsável pelo abastecimento das “bocas de fumo” de Assú e de algumas outras cidades próximas.

No dia 25, a Operação Luz na Infância 2 que é realizada em todo o Brasil, cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, resultando na prisão em flagrante de dois suspeitos pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de conteúdo pornográfico infantojuvenil. Na operação os agentes apreenderam celulares, tablets e computadores com conteúdos de exploração sexual infantil.

No dia 28, foi deflagrada a segunda fase da Operação Errantes na cidade de Assú e em Natal. Na ação foram presos duas pessoas pelo descumprimento das regras de liberdade controlada por monitoração eletrônica. No dia 29, foi deflagrada a 2ª fase da Operação Etiqueta Falsa. Uma mulher foi presa na ação. Segundo o delegado titular da Denarc, ela receberia, no dia 17, uma grande quantidade de anabolizantes também via correios, informação que foi confirmada com o andamento das investigações.

No dia 30, a Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal de Ceará-Mirim e Agentes de Proteção do Poder Judiciário realizaram mais uma Operação Integrada na cidade de Ceará-Mirim, com o intuito de coibir a criminalidade no município. Como resultado da Operação, três suspeitos foram presos em flagrantes.

JUNHO – Foram efetivadas 105 prisões, sendo presas 34 pessoas na Grande Natal e 71 no interior. Os números fazem parte de cumprimento de mandados de prisões e prisões em flagrante. No mesmo mês a Polícia Civil, deflagrou a 8a fase da Operação Limpidare, Operação Echelon, Operação Comunidade Segura, Operação Ex. Tunc, Operação Griffo’s II, Operação Pente Fino I e a Operação Silêncio.

As pessoas presas pela Polícia Civil são suspeitas pela prática de crimes como associação criminosa, homicídio, tentativa de homicídio, tráfico de drogas, posse e porte ilegal de arma de fogo, crimes ambientais, roubos e furtos, estupro, e estelionato.

Durante o mês foram apreendidos drogas como maconha, pedras de crack, cocaínas, loló e LSD. Também foram apreendidos armas de fogo, arma branca, munições, coldres de revólver, carregadores, celulares, balanças de precisão, colete balístico, veículos, documentos falsos, balaclava, papelotes e embalagens plásticas para embalar drogas, dinheiro fracionado, gandolas camufladas, rádios comunicadores, aparelhos eletrônicos, mochilas e animais.

No dia 04, a Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), prendeu em flagrante quatro pessoas suspeitas pela prática do crime de tráfico de drogas, no povoado de São José, na cidade de Touros. No momento da ação os policiais apreenderam drogas, balança de precisão e um caderno com possíveis anotações da comercialização de drogas, além de uma volkswagem amarok com impedimento judicial, uma moto, jet sky, quadriciclo, diversos aparelhos eletrônicos, além de uma quantia de R$ 5.950,00.

No dia 05, policiais civis da Delegacia de Macaíba, com apoio de policiais militares do 11o. Batalhão, capturaram um homem foragido da Penitenciária de Alcaçuz. O criminoso estava em um buraco tapado, localizado embaixo de uma cama, em uma residência localizada no bairro Vila São José. Na ação os policiais também conseguiram prender o filho do foragido. Tanto o pai quanto o filho estavam com substâncias entorpecentes e um revólver municiado. Eles foram autuados em flagrante delito pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

No dia 06, foi deflagrada a operação Limpidare no município de Ceará-Mirim. Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, em residências de investigados por cometimento de delitos. A Operação resultou na prisão em flagrante de dois homens e na apreensão de armas, munições e equipamentos eletrônicos.

No dia 11, a Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), identificou um dos suspeitos de participar no sequestro da viúva, quando participava do velório do seu marido, em 21 de Abril de 2017, em uma funerária no bairro do Alecrim. Os criminosos invadiram o local e a levaram à força.

No mesmo dia 11, uma investigação feita pela Delegacia Municipal de São Paulo do Potengi, em conjunto com equipes da Polícia Militar das cidades da região, resultou na prisão em flagrante de 18 homens e de duas mulheres, que participavam de uma festa organizada por uma facção criminosa, que estava sendo realizada no Sítio Lagoa do Canto, zona rural de São Paulo do Potengi. Além dos adultos presos, quatro adolescentes foram apreendidos. Os detidos foram autuados pelos crimes de associação criminosa e corrupção de menores. No sítio onde estava acontecendo a festa, os policiais apreenderam seis motocicletas, três carros, cocaína, uma pistola 380 com carregador, um revólver calibre 38, munições e R$ 486 reais.

No dia 13, foram autuados na Central de Flagrantes da Polícia Civil cinco pessoas presas em flagrante por policiais militares, na comunidade do Mosquito, Zona Oeste de Natal. Eles responderão pelo crime de tráfico de drogas e por outros crimes como posse ilegal de arma de fogo. No mesmo dia 13, a Delegacia Municipal de Extremoz elucidou um duplo homicídio ocorrido na praia de Pitangui, no dia 14 de setembro de 2015, tendo como vítimas dois idosos. As investigações apontam como motivação para o crime, a disputa pelo tráfico de drogas na região. Além deste crime, os investigados possuem outros delitos na grande Natal, entre arrastões e homicídios. Quatro pessoas foram autuados por dois homicídios e duas tentativas de homicídio.

No dia 14, policiais civis de São Paulo e do Rio Grande do Norte, cumpriram no Estado dois mandados de prisão e dois mandados de busca e apreensão contra integrantes de uma facção criminosa com atuação nacional. O cumprimento dos mandados é decorrente da deflagração da Operação Echelon, uma ação conjunta da Polícia Civil de São Paulo, do Ministério Público e da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, que foi efetivada em 14 Estados.

No dia 16, a Polícia Civil de Patu com apoio do Grupo Tático Operacional da Polícia Militar (GTO-PM) prendeu em flagrante, quatro suspeitos de furtarem animais na divisa entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba. Na ação os policias apreenderam com o grupo um caminhão carroceria, sete vacas, quatro garrotes e alguns bezerros que foram recuperados e restituídos ao proprietário.

No mesmo dia 16, foi deflagrada em Ceará-Mirim a Operação Comunidade Segura, que visou coibir a criminalidade na cidade. Forças de segurança pública agiram em conjunto e preveniram a ocorrência de ações criminosas no município. Durante a Operação foram abordados e revistados 52 veículos automotores, dos quais quatro foram recolhidos ao pátio para regularização.

No dia 20, a Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) em conjunto com a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) conduziu uma operação denominada Ex-Tunc e apurou a atuação de um grupo criminoso que agia no tráfico de drogas e crimes contra o patrimônio. Eles resutaram na elucidação e no cumprimento de mandados de prisões contra três homens que são suspeitos de terem participado do latrocínio de um cabo da Polícia Militar. O policial foi morto no dia 04 de abril de 2018, após ter reagido a um assalto, que foi efetivado quando ele estava em frente a um banco, localizado à avenida Capitão-Mor Gouveia, em Natal. No mesmo dia, a Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) prendeu em flagrante, dois indivíduos suspeitos de integrarem um grupo de extermínio em Nísia Floresta.

No dia 21, foi deflagrada a Operação Griffo’s II (Guardiões II), por Policiais Civis da 6ª Delegacia Regional de Polícia e policiais militares do 8° Batalhão de Polícia Militar, na cidade de Nova Cruz. A operação teve o intuito de desarticular organizações criminosas que atuam na cidade, responsáveis por crimes de homicídio e tráfico de drogas que vem ocorrendo no município. Na ação, os policiais deram cumprimento a 6 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão, resultando na prisão de 9 pessoas até o momento e na apreensão de 4 armas de fogo, sendo um revólver calibre 38 e 3 espingardas caseiras calibre 12, quinze munições intactas de calibre 38 e oito munições intactas de calibre 12. Também foram apreendidos, aproximadamente, 900 reais em dinheiro fracionado, provavelmente oriundo do tráfico de drogas e um Rádio Comunicador – HT, na frequência da polícia.

Policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), em conjunto com policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e policiais da Força Nacional deflagraram no dia 26, a Operação Integrada Pente Fino I na comunidade do Mosquito, Zona Oeste de Natal, com o objetivo de prender foragidos da Justiça e integrantes de uma facção criminosa que possui atuação nacional. Durante a ação, foi preso um casal e aprendidas armas, munições, um “estatuto” da organização e material utilizado para cadastramento de membros da facção. Foram apreendidas fichas de integrantes, detalhando informações minuciosas tais como: data de “batismo”, “padrinho”, “matrícula” e vulgo a ser adotado pelos membros.

No dia 27, foi deflagrada a Operação Silêncio nas cidades de São José do Campestre e Tangará. A Operação que contou com o trabalho de 150 policiais teve como principal objetivo desarticular uma facção criminosa que estava atuando na região. Na ação, os policiais conseguiram prender 12 suspeitos por crimes e apreender três adolescentes.

JULHO – Foram realizadas 76 prisões, sendo presas 36 pessoas na Grande Natal e 40 no interior. Os números fazem parte de cumprimento de mandados de prisões e prisões em flagrante. No período foram deflagradas seis operações: uma na Praia da Redinha; a Operação Colheita, a Operação Brasil, Operação Santana, Operação Fim de Festa e a Operação “A Horda”.

As pessoas presas pela Polícia Civil são suspeitas pela prática de crimes como homicídio, tentativa de homicídio, latrocínio, tráfico de drogas, posse e porte ilegal de arma de fogo, roubos e furtos, estupro, violência doméstica, estelionato e receptação.

Durante o mês foram apreendidos drogas como maconha, pedras de crack e cocaína. Também foram apreendidas armas de fogo, arma branca, munições, celulares, notebooks, balanças de precisão, colete balístico, veículos, documentos falsos, balaclava, luvas, papelotes, embalagens plásticas para embalar drogas, dinheiro fracionado, roupas camufladas, rádios comunicadores, cartões de créditos/débitos e de planos de saúde, comprovantes e envelopes de depósitos e talões de cheques, eletrodomésticos, peças de som automotivo e cargas de cigarros contrabandeados.

No dia 05, a Delegacia Municipal de Extremoz cumpriu, um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem de 74 anos, suspeito de praticar o crime de estupro de vulnerável, no mês de setembro de 2017.

No mesmo dia 05, a Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) prendeu em flagrante uma mulher que é de Joinville, Santa Catarina, após ter efetuado compras com cartões de terceiros, em Natal. A equipe de investigação da Deicor revelou que ela é considerada uma das maiores estelionatárias do país, respondendo a mais de 50 processos pela prática do crime de estelionato nos Estados de São Paulo e Santa Catarina. Em uma agência bancária do sul do país, ela conseguiu dar um prejuízo de R$ 1 milhão e 51 mil. A atuação dela também já estava acontecendo no Nordeste. Na ação os policiais apreenderam quase 50 cartões de diversos tipos, 63 comprovantes de depósito; talões de cheques; 18 envelopes para depósito em agências bancárias todos em nome de terceiros, documentação para abertura de conta-corrente. Os policiais civis também apreenderam o veículo em que ela transitava, um Toyota Corolla Etios, cor prata; dois aparelhos celulares e uma quantia de R$ 395,00.

No dia 07, a Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema), em conjunto com policiais militares da Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam), Grupamento de Ações Ambientais da Guarda Municipal de Natal (GAAM/GMN), a Secretaria de Meio Ambiente das cidades de Natal e Extremoz e o Poder Judiciário, realizou uma operação para coibir os crimes de poluição sonora e também a realização de festas sem a devida autorização na praia da Redinha. A ação ocorreu em casas de praias da região, onde festas particulares aconteciam. Através das abordagens policiais, foram encontrados veículos com som automotivo do tipo “paredão”, que poluem os ambientes com altas taxas de ruídos, configurando crime de poluição sonora.

No dia 09, a 2ª Delegacia de Polícia Civil de Parnamirim prendeu em flagrante de dois homens suspeitos por um furto realizado em um galpão em Parnamirim. De acordo com as investigações, os suspeitos furtaram do local 13 freezers e oito geladeiras, que são propriedades da Prefeitura Municipal de Parnamirim e seriam destinadas para escolas públicas da cidade. Ainda no dia 09, a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) de Mossoró prendeu em flagrante, um homem suspeito pela prática de violência doméstica contra sua ex-companheira.

No dia 10, policiais da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) prendeu um investigado que é apontado como o homem que trouxe para Natal 297 quilos de maconha, em um veículo modelo Hilux, no ano passado. No dia 12, a Polícia Civil elucidou o latrocínio do vendedor de carros, Rodrigo Medeiros dos Santos e a prisão de quatro pessoas, dois homens e duas mulheres. A DHPP divulgou que os dois presos são Francisco Eliomar Faustino Júnior, 24 anos e um jovem com 19 anos, que na época do crime, era adolescente. Os dois responderão pelo crime de latrocínio. As duas mulheres que davam apoio aos suspeitos, já estão presas e responderão por crimes como associação criminosa e favorecimento pessoal.

No mesmo dia 12, a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) de Parnamirim cumpriu um mandado de prisão preventiva, contra um homem no bairro de Cidade das Rosas, em São Gonçalo. Ele é suspeito de ter praticado o crime de estupro em várias mulheres na Grande Natal.

No dia 16, a Delegacia Especializada em Assistência ao Turista (Deatur) deu cumprimento a um mandado de prisão contra um homem, conhecido como “Homem-Aranha”, pelo crime de furto qualificado. Ele é suspeito de escalar prédios de hotéis durante a madrugada, no intuito de furtar pertences de clientes. O suspeito foi identificado por meio das câmeras de segurança dos hotéis em que realizava os crimes.

No dia 18, policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) recapturaram, um homem que era foragido da justiça desde 2015. Contra ele, há também um mandado de prisão cumprido pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) por participação na morte do advogado Márcio Marinho, em novembro do ano passado.

No mesmo dia 18, foi deflagrada a Operação Colheita coordenada pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Na ação os policiais prenderam dois homens e uma mulher. Também foi apreendido pelos policiais duas espingardas, sendo uma calibre 12 de fabricação artesanal e outra original, um revólver calibre 38 municiado, uma cartela de munições calibre 38, uma munição calibre 12, uma balaclava (máscara), colete balístico, roupas camufladas da Marinha do Brasil, além de luvas e celulares. A Operação teve o objetivo de apreender armas, tendo em vista o aumento no número de homicídios ocorridos naquela região.

Na manhã do dia 19, foi deflagrada a Operação Brasil que teve como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão na cidade de Parnamirim. A ação resultou na prisão de cinco pessoas e na apreensão de diversos materiais. A Operação foi denominada “Brasil” em homenagem ao agente Newton Brasil de Araújo Júnior, morto ao tentar evitar um roubo no bairro de Lagoa Nova, em 28 de Junho. A Operação deu cumprimento a 24 mandados de busca e apreensão em quatro bairros da cidade de Parnamirim, visando coibir crimes como roubo e tráfico de drogas.

No dia 25, a Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV) conseguiu apreender, uma carga contrabandeada de cigarros, avaliada em R$ 1 milhão de reais. A equipe de policiais civis descobriu que as cargas estavam escondidas em um galpão, na cidade de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. No mesmo dia, a Delegacia Municipal de Parelhas, com apoio da Polícia Militar da cidade, deu cumprimento a mandados de busca e apreensão, resultando na prisão em flagrante de seis suspeitos pela prática dos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

No dia 26, a Delegacia Municipal de Polícia Civil de Campo Grande, com a coordenação da Diretoria de Polícia Civil do Interior (DPCIN) e com o apoio de grupos da Polícia Militar deflagrou a Operação Santana, que resultou na prisão em flagrante de três homens e na apreensão de drogas, armas de fogo, munições, peças de veículos, peças de som automotivo e notebooks.

No mesmo dia 26, a 2a Delegacia de Polícia Civil de Parnamirim divulgou por meio de uma coletiva de imprensa, a prisão da viúva de 40 anos e do seu companheiro, o qual ela mantinha um relacionamento fora do casamento. Os dois são suspeitos de estarem envolvidos no falso sequestro e assassinato de um advogado de 67anos, entre a noite do último domingo (22) e madrugada da segunda-feira (23).

No dia 29, a Delegacia Municipal de Assú com apoio do 10º Batalhão da Polícia Militar deflagrou, a Operação “A Horda”, com o objetivo de prender integrantes de uma facção criminosa, enquanto participavam de uma festa em Assú. Na ação, foram conduzidos para a DP de Assú, 75 adultos e dezenas de adolescentes que estariam no evento. Um dos resultados da ação foi a prisão de um foragido da Justiça suspeito de ter matado um homem no Rio Assú, em outubro de 2017.

No dia 30, a 4ª Delegacia de Polícia prendeu um homem suspeito de ser o autor de uma tentativa de latrocínio ocorrido em frente a um Motel, no município de São José de Mipibu. Ele é apontado pelas investigações como o autor dos disparos que atingiram uma mulher na cabeça.

No dia 31, a Delegacia Municipal de Extremoz deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem suspeito de praticar uma tentativa de triplo homicídio qualificado, em junho deste ano, na comunidade do Iraque, Extremoz. No mesmo dia, a Delegacia Municipal de São Paulo do Potengi prendeu em flagrante um homem de 43 anos, que manteve uma mulher em cárcere privado durante quatro horas, na residência do suspeito, localizada no centro do município. No tempo em que esteve em poder da mulher, o indivíduo efetivou várias agressões e ameaças contra a vítima.

AGOSTO – A Polícia Civil do Rio Grande do Norte efetuou, no mês de agosto, 133 prisões, sendo presas 77 pessoas na Grande Natal e 56 no interior. Os números fazem parte de cumprimento de mandados de prisões e prisões em flagrante. No mesmo mês a Polícia Civil, deflagrou 12 operações. A Operação Cidadão de Bem, Operação Olerkik, Operação Integração II, 1a. Fase da Operação “Diga a Ninguém Não”, Operação Feliz Assú, Operação Faros, Operação Comunidade Segura, Operação Micaela, Operação 60 horas, Operação Cronos, 2a Fase da Operação 60 horas e a 8a Fase da Operação Arecê.

As pessoas presas pela Polícia Civil são suspeitas pela prática de crimes como organização criminosa, homicídio, tentativa de homicídio, feminicídio, tráfico de drogas, posse e porte ilegal de arma de fogo, violência doméstica, estelionato, receptação, estupro vulnerável, roubos e furtos.

Durante o mês foram apreendidas drogas como maconha, pedras de crack, cocaínas, também foram apreendidos armas de fogo, carregadores de armas, arma de choque, arma branca, munições, celulares, balanças de precisão, veículos, documentos falsos, balaclava, joias, papelotes e embalagens plásticas para embalar drogas, dinheiro fracionado, roupas, óculos, tênis, relógios, eletrodomésticos, equipamentos para compactuar drogas em tabletes, sacos de rações, extintores e aparelhos de som.

No dia 01, a Divisão de Polícia Civil do Oeste (Divipoe) conseguiu desmantelar um laboratório de refino de cocaína, que estava funcionando em uma área entre os bairros Santo Delmiro e Abolição V, em Mossoró. Durante a ação, foram presos em flagrantes três homens pelo crime de tráfico de drogas.

No dia 03, a Delegacia de Polícia Civil de Goianinha deflagrou a Operação Cidadão de Bem que resultou no indiciamento de quatro homens e na autuação em flagrante de outro suspeito por terem furtado valores da agência da Caixa Econômica Federal, logo após a agência ter sido explodida por um grupo de criminosos fortemente armados, na madrugada da quinta-feira (02). No mesmo dia, policiais civis da 2ª e 7ª Delegacia Regional de Polícia com o apoio de forças especializadas da Polícia Militar deflagraram a Operação “Olerkik”, que teve o intuito de combater o tráfico de drogas e organizações criminosas que atuavam na cidade de Serra do Mel-RN. Na ação, foram cumpridos 11 mandados judiciais de busca e apreensão.

No dia 08, a Delegacia Especializada em Acidentes de Veículos (DEAV) divulgou o indiciamento de um homem de 41 anos, pela prática do crime conhecido como “racha”. As investigações descobriram que ele dirigia um veículo modelo Audi A3, no dia 14 de abril de 2018, na avenida Hermes da Fonseca, no bairro Tirol, em Natal, a mais de 150 km/h.

Ainda no dia 08, a Delegacia Especializada em Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA) divulgou, os resultados da 1a. Fase da Operação “Diga a Ninguém Não” que conseguiu apreender 12 adolescentes investigados pela prática de atos infracionais. Os policiais da Especializada conseguiram apreender os adolescentes mediante o cumprimento de 31 mandados de busca e apreensão em diversas localidades de Natal.

No dia 09, a Polícia Civil e Polícia Militar da cidade de Assú deflagraram, a Operação “Feliz Assú”, com o intuito de cumprir mandados de prisão contra suspeitos pelo crime de tráfico de drogas no município. A ação integrada resultou na prisão de quatro pessoas e na desarticulação de pontos de comercialização de drogas.

No dia 10, a 4a. Delegacia de Polícia Civil de Natal rdeflagrou a Operação Faros, no bairro de Mãe Luiza, Zona Leste de Natal. A Operação que contou com o trabalho de policiais civis de outras unidades, policiais militares e com a presença do helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), cumpriu mandados de busca e apreensão em residências de pessoas que são investigadas pela Polícia Civil. Durante a Operação, um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Com ele, os policiais também apreenderam uma motocicleta modelo Yamaha com suspeitas de adulteração. Nas residências dos investigados os policiais apreenderam drogas (maconha e cocaína), uma balança de precisão, apetrechos para o tráfico, anotações relacionadas ao tráfico, 4 munições de calibre 9 milímetros, um facão, um coldre para arma e R$ 621,00 (seiscentos e vinte e um reais), fracionados em várias cédulas.

No mesmo dia 10, a Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) prendeu uma mulher em flagrante pelos crimes de uso de documento falso, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Os policiais localizaram Rafaela após cumprir mandados de busca e apreensão em casas de familiares da mesma, localizadas nos bairros de Cajupiranga e Liberdade, em Parnamirim.

No dia 11, integrantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Força Nacional, agentes de proteção judiciário e a Guarda Municipal de Ceará-Mirim, realizaram a Operação Comunidade Segura, na cidade de Ceará-Mirim. O objetivo da operação foi a abordagem e o patrulhamento em todas as áreas do Município. A operação resultou na abordagem de mais de 200 pessoas e veículos. Na ação foram empregados 13 viaturas e 50 agentes de segurança pública nos distritos de Matas, Mineiro, Capela e Coqueiros. Também foram colocados nos bairros de Santa Águeda, Cohab, Planalto, Massaranduba, Carrasco, Santa Paula e no Centro. No bairro do Carrasco foi feita uma ação direcionada de combate ao tráfico de drogas existente no local.

No dia 14, A Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) divulgou um balanço da Operação Micaela que descobriu que 15 investigados, sendo 14 homens e uma mulher tiveram participação direta e indireta no latrocínio de Micaela Ferreira Avelino, morta no dia 13 de julho de 2017, após ter sido rendida por um dos criminosos que tentavam roubar malotes de uma empresa de segurança privada, em um shopping localizada na Avenida Abel Cabral, em Parnamirim. Dos 15 investigados, cinco já estão falecidos; oito estão presos e três estão sendo procurados pela Polícia Civil. Na manhã do mesmo dia, os policiais civis da Deicor conseguiram prender mais três integrantes do grupo, mediante o cumprimento de mandados de prisão.

No dia 16, a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) informou que estava investigando o sequestro relâmpago que resultou na morte do adolescente Luiz Benes Leocádio de Araújo Júnior, 16 anos. Logo após a ocorrência, a Divisão Especializada iniciou os procedimentos investigativos e instaurou um inquérito policial para apurar todos os fatos. Dois adolescentes, um de 15 e outro de 16 anos, renderam a vítima quando ele estava saindo de um prédio, na avenida Romualdo Galvão e o obrigaram a levá-los até a Zona Norte de Natal, onde houve um confronto com policiais militares.

No dia 17, policiais integrantes da Força Nacional, com apoio de policiais civis da Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), resultou na prisão de um homem de 32 anos, conhecido por Magão. Ele é investigado por participar diretamente de um grupo de extermínio na cidade de Ceará-Mirim. As investigações apontam que ele é indiciado em aproximadamente 30 inquéritos sobre a morte de mais de 40 pessoas.

No dia 19, a 7ª. Delegacia Regional de Polícia Civil de Patu, com apoio de policiais militares, prendeu em flagrante uma mulher suspeita de envolvimento na morte de um policial militar. No momento do crime, ela estava no ônibus que foi atacado por um grupo de assaltantes e teria avisado aos executores sobre a presença de um policial no interior do ônibus, fato que motivou a execução do policial militar.

No dia 20, a Delegacia Municipal de Polícia Civil de Assú finalizou, a Operação 60 horas que começou às 18 horas da sexta-feira (17). A ação dos policiais resultou na prisão de seis homens e na finalização de 20 inquéritos policiais.

No dia 23, a Força Nacional sob coordenação da Divisão Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) cumpriram, dois mandados de prisão contra dois homens investigados por participação direta em um grupo de extermínio na cidade de Ceará-Mirim. Com eles, os policiais apreenderam uma pistola calibre 38, um rifle calibre 22, munições de calibres diversos, além de um veículo de modelo Saveiro Wolksvagem com placas adulteradas.

No dia 24, policiais civis das Delegacias Especializadas em Atendimento a Mulher (Deam´s) de Natal, Parnamirim, Mossoró e Caicó e da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) participaram das ações da Operação Cronos, coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícias Civis (CONCPC), que conseguiu prender 21 pessoas, mediante o cumprimento de mandados de prisões.

No dia 27, Foi deflagrada a 2a. fase da Operação 60 horas, na cidade de Assú, que resultou na prisão de seis homens e na prisão de uma mulher.
A Polícia descobriu que um grupo de mulheres estava reunido com o objetivo de atender a uma “ordem” (salve) de uma facção criminosa. A ordem determinava que elas deveriam fazer “baderna” na frente do Ministério Público Estadual, na cidade de Mossoró.

No dia 29, a Divisão de Polícia do Oeste (Divipoe) apreendeu uma carga avaliada em mais de um milhão de reais. Na ação foram conduzidos para a delegacia cinco pessoas que estavam fazendo o transporte do material. Entre os materiais apreendidos estavam óculos, tênis e roupas.

A equipe da 15a. Delegacia de Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão, no dia 30, na residência de um homem de 38 anos, localizada no bairro de Candelária, em Natal. Ele, que é funcionário de uma casa especializada em organização de festas, é investigado em um inquérito policial por ser suspeito de envolvimento no furto de um relógio da marca Rolex, avaliado em R$ 50 mil. O relógio que pertencia a um estudante de medicina, foi subtraído da vítima, enquanto ela participava de sua festa de formatura no dia 08 de julho de 2018.

No dia 31, a Delegacia de Homicídios e Proteção (DEHOM) à Pessoa de Mossoró prendeu um homem em cumprimento a um mandado de prisão preventiva. Ele é investigado por ser um dos suspeitos de um triplo homicídio que foi efetivado no dia 27 de agosto de 2018, no bairro Alto da Conceição, em Mossoró. Com a prisão do suspeito, o crime foi elucidado e todos os suspeitos pelos homicídios foram presos.

Ainda no dia 31, a Delegacia de Polícia Civil de São José do Mipibu, com apoio da Polícia Militar, deflagrou a 8ª fase da Operação Arecê no município, a qual resultou na prisão de 14 pessoas, sendo 13 homens e uma mulher que são investigados por crimes como homicídios, dois feminicídios, roubos, furtos e tráfico de drogas que estavam sendo cometidos na cidade e região. Os investigados foram detidos mediante o cumprimento de mandados de prisão e dois deles, também foram autuados em flagrante delito porque foram encontrados com armas e munições. Durante a Operação foram apreendidos dois revólveres calibre 38, munições e uma espingarda caseira.

SETEMBRO – Foram 113 prisões, sendo presas 43 pessoas na Grande Natal e 70 no interior. Os números fazem parte de cumprimento de mandados de prisões e prisões em flagrante. No mesmo mês a Polícia Civil, deflagrou 11 operações. A Operação é de ouro, Operação Sopitar, Operação Z, Operação Amagedom, Operação Fim de Festa, Operação São Gonçalo do Amarante, 3a fase da Operação 60 Horas, Operação Ronda Integrada, Operação Sucata, Operação Clowns e A 3a fase da Operação Silêncio.

As pessoas presas pela Polícia Civil são suspeitas pela prática de crimes como associação criminosa, homicídio, tentativa de homicídio, roubos e furtos, tráfico de drogas, posse e porte ilegal de arma de fogo, violência doméstica, receptação, estupro vulnerável, latrocínio e crimes ambientais

Durante o mês foram apreendidas drogas como maconha, pedras de crack, cocaínas, ecstasy e skank. Também foram apreendidas armas de fogo, carregadores de armas, arma branca, munições, celulares, balanças de precisão, veículos, documentos falsos, balaclava, binóculos, papelotes e embalagens plásticas para embalar drogas, dinheiro fracionado, roupas camufladas, relógios, bebidas, sacos de din din, eletrodomésticos, explosivos, rádios de controles de antenas de telefone celular (RRU), capas de antenas de radiotransmissão, antenas de radiotransmissão, cabos RF e cabos de energia.

No dia 04, a 15ª Delegacia de Polícia de Ponta Negra deflagrou a Operação “É de Ouro” e recuperou, um relógio da marca Rolex, avaliado em R$ 50 mil. Um homem de 34 anos, foi identificado como sendo o autor do furto. O relógio que pertencia a um estudante de medicina, foi subtraído da vítima, enquanto ela participava de sua festa de formatura no dia 08 de julho de 2018.

No dia 05, a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) Parnamirim deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem que foi filmado agredindo sua ex-esposa. Ele é conhecido por ser vocalista de uma banda de forró e foi preso após descumprir medidas protetivas que resguardavam a ex mulher.

Ainda no dia 05, a Polícia Civil de Pedro Velho com apoio da Polícia Militar deflagraram a Operação Sopitar, no intuito de coibir as ocorrências de furtos e roubos na cidade. A Operação culminou na prisão de dois homens suspeitos por uma tentativa de latrocínio no município de Pedro Velho.

No dia 06, policiais civis da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) com o apoio do Corpo de Bombeiros e de um helicóptero da Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), resultou na descoberta de restos mortais de dois corpos, em uma área do manguezal que fica às margens do Rio Potengi. No mesmo dia, a Delegacia Municipal de São José de Campestre cumpriu seis mandados de busca e apreensão em mais um desdobramento da Operação Silêncio. Nesta ação os policiais apreenderam aparelhos telefônicos que devem contribuir com o andamento das investigações.

No dia 11, equipes da Polícia Civil e Militar deflagraram a Operação Z, na cidade de Serra do Mel e cumpriram mandados judiciais de busca e apreensão domiciliar em residências de investigados que moram na cidade. A operação tem o objetivo de coibir os crimes de tráfico de droga e porte ilegal de armas de fogo. Durante a ação, dois homens foram presos em flagrante, um foi autuado em Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e outro homem foi afastado das funções que exercia em uma escola.

A Delegacia Municipal de Polícia Civil de Umarizal, com apoio de policiais militares e do helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (CEIOPAER/RN) deflagrou no dia 12, a Operação Armagedom que resultou na prisão de 12 investigados, sendo duas mulheres e 10 homens. A ação contou com o apoio da Diretoria de Polícia Civil do Interior (DPCIN) e da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC).

No dia 13, a Delegacia Municipal de São Paulo do Potengi, com apoio da Polícia Militar, deflagrou mais uma fase da Operação Fim de Festa e prendeu cinco homens e uma mulher que são investigados por serem integrantes de uma facção criminosa com atuação estadual. As prisões foram em decorrência do cumprimento de mandados de prisão e prisões realizadas em flagrante delito. Desde o início das investigações, 29 pessoas já foram presas.

No dia 14, a Delegacia Municipal de Polícia Civil de São Gonçalo do Amarante com apoio da Polícia Militar, da Força Nacional e do helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (CEIOPAER/RN) e da Secretaria Municipal de Segurança Pública de São Gonçalo do Amarante, deflagrou a Operação São Gonçalo do Amarante, que resultou na prisão em flagrante de três investigados pela Polícia Civil. Durante a ação, os policiais cumpriram 11 mandados de busca e apreensão na casa de suspeitos e apreenderam armas, munições e roupas camufladas.

Ainda no dia 14, a Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) prendeu em flagrante um homem que confessou à polícia ter participação, junto com outro homem, de um roubo na quantia de R$ 110.000,00 (cento e dez mil reais). Este dinheiro era para efetuar o pagamento dos funcionários de uma empresa da Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa), onde trabalhava.

No dia 17, foi encerrada a 3a fase da operação 60 horas, uma ação integrada da Delegacia Municipal de Assú em conjunto com a Polícia Militar e com a Coordenadoria de Administração Penitenciária (COAPE). A ação resultou na prisão de sete homens. Quatro homens foram presos em cumprimentos a mandados de prisão e dois deles foram presos em flagrantes.

No dia 20, Uma Operação integrada da Polícia Civil, em conjunto com a Polícia Militar, conseguiu prender em flagrante um homem investigado por ser líder, na região Oeste do Estado, de uma facção criminosa que possui atuação nacional. A prisão foi resultado da Operação Ronda Integrada, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesed) e aconteceu quando ele estava no bairro Abolição III, na cidade de Mossoró. Com “Boboy” os policiais apreenderam armas, munições e porções de drogas.

No dia 21, a Delegacia Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) conseguiu prender dois homens e uma mulher que são suspeitos de terem praticados diversos roubos em granjas localizadas nas cidades de Monte Alegre e São José do Mipibú. O trio de investigados pelos crimes foi preso quando estava escondido na Granja Monte, zona rural de Monte Alegre, com uma arma de fogo, maconha e produtos oriundos de roubo. Duas adolescentes que estavam no local foram apreendidas e três investigados estão sendo procurados pela Polícia Civil.

Ainda no dia 21, a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN), Petrobras, Secretaria de Tributação do Estado e empresas de telefonia celular, deflagrou a Operação Sucata que resultou na prisão de quatro presos suspeitos pelo crime de receptação. A ação visou coibir furtos de cabos telefônicos e de energia.

Na terça-feira (25), a Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) divulgou que realizou a apreensão de mais de 30 mil comprimidos de ecstasy (droga sintética ilegal), além de porções de maconha e de skank, que foram encontrados em um flat, no bairro de Ponta Negra, em Natal. A quantidade de ecstasy apreendida é a maior já realizada no Rio Grande do Norte e está avaliada em aproximadamente R$ 2,5 milhões de reais. Os policiais civis da Deicor conseguiram apreender as drogas no dia 28 de agosto deste ano, em um imóvel que estava alugado em nome de duas pessoas que estão sendo procurados pela Polícia Civil.

No dia 26, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, com apoio da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), deflagraram a Operação Clowns. Quatro suspeitos foram presos e um adolescente foi apreendido. O principal intuito desta operação, foi cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra suspeitos pelo homicídio de um homem, ocorrido no dia 4 de agosto, no bairro de Neópolis, em Natal.

No dia 28, a Delegacia Municipal de São José do Campestre deflagrou a 3ª. fase da Operação Silêncio e conseguiu prender oito integrantes de uma facção criminosa de atuação estadual. A Operação, deflagrada nas cidades de São José do Campestre e Tangará, foi efetivada com o trabalho de policiais militares e com a coordenação da Diretoria de Polícia Civil do Interior (DPCIN), responsável por coordenar operações da Polícia Civil no interior do Estado, e da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC). As prisões dos investigados foram em decorrência de cumprimento de mandados de prisão preventiva pelos crimes de associação criminosa e tráfico de drogas.

No dia 29, a Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema), da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM) da Polícia Militar e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) apreenderam 353 pássaros que seriam comercializados ilegalmente na feira de Parnamirim. Um dos envolvidos na apreensão já foi autuado por duas vezes pelo mesmo crime.

OUTUBRO – A Polícia Civil do Rio Grande do Norte efetuou, no mês de outubro, 54 prisões, sendo presas 22 pessoas na Grande Natal e 32 no interior. Os números fazem parte de cumprimento de mandados de prisões e prisões em flagrante. No mesmo mês a Polícia Civil, deflagrou quatro operações. A Operação Carcará, 3a fase da Operação Silêncio, 5a fase da Operação 60 Horas Operação e a 10a fase da Operação Limpidare.

As pessoas presas pela Polícia Civil são suspeitas pela prática de crimes como homicídio, tentativa de homicídio, roubos e furtos, tráfico de drogas, posse e porte ilegal de arma de fogo, estupro, latrocínio, estelionato, falsidade ideológica e feminicídio.

Durante o mês foram apreendidas drogas como maconha, pedras de crack, cocaínas, ecstasy e LSD. Também foram apreendidas armas de fogo, simulacros, carregadores de armas, munições, portas munições, celulares, balanças de precisão, veículos, documentos falsos, balaclava, papelotes e embalagens plásticas para embalar drogas, dinheiro fracionado, ingressos para show rave, rádio comunicador, capuz preto, gandolas camufladas, capa tática de colete e caderno de anotação de drogas.

No dia 02, a Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) deflagrou na cidade de Mossoró, a Operação Carcará, que resultou na prisão de um suspeito. Após investigações por parte da Deicor, os agentes deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão na residência do suspeito. No local foram encontradas duas armas, sendo uma pistola 380 e um revólver calibre 38.

Ainda no dia 02, a 15ª Delegacia de Polícia Civil culminou na prisão em flagrante de dois homens suspeitos pelos crimes de estelionato e falsidade ideológica. Após o recebimento de denúncias anônimas, os agentes realizaram uma abordagem e identificaram a dupla, que estavam em uma pousada, na praia de Ponta Negra. Naturais do estado de São Paulo, eles estavam cometendo diversos golpes na cidade de Natal.

No dia 15, a Divisão Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) indiciou dois irmãos pelo crime de homicídio qualificado por motivo fútil. O assassinato por disparo de armas de fogo ocorreu em dezembro de 2006, no bairro de Candelária, em Natal. Testemunhas afirmaram na época, que os suspeitos foram vistos armados próximo ao local do crime.

No dia 18, a Polícia Civil cumpriu mais quatro mandados de prisão que fazem parte da 3ª fase da Operação Silêncio. Os alvos dos mandados eram apenados do sistema Prisional do Rio Grande do Norte. No mesmo dia, a Polícia Civil prendeu um homem de 28 anos usando fotos de outra pessoa e se passando por um estudante de Medicina. O suspeito enviava fotos “fakes” e pedia “nudes” para as vítimas. A partir daí, ele exigia uma quantia em dinheiro e até relações sexuais forçadas, porém se a vítima se negasse, ele passava a ameaçá-la de morte.

Ainda no dia 18, a Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD) resultou na prisão em flagrante de um homem de 40 anos, suspeito de praticar o crime de estelionato em Natal. Os agentes receberam informações de que uma concessionária de veículos estaria sendo vítima de um suspeito por um crime de estelionato. De acordo com as investigações, o suspeito solicitava realizar o pagamento dos veículos através de boletos bancários, em seguida ele apresentava comprovantes de pagamentos falsificados e retirava os veículos. Em trinta dias, o homem realizou a retirada de quatro automóveis, sendo na primeira compra dois Ford Ká, na segunda compra uma Ford Ranger e na terceira um Eco Sport. A empresa estima que o golpe resultaria em um prejuízo em torno de trezentos mil reais.

Uma investigação da Delegacia Regional de João Câmara resultou na elucidação de um homicídio ocorrido em 2 de abril de 2018, na Zona Rural de Ielmo Marinho. Em coletiva realizada nesta sexta-feira (19), a Polícia Civil apresentou o indiciamento de quatro suspeitos pelo crime.

No dia 22, foi encerrada a 5ª Fase da Operação 60 Horas, uma ação integrada da Delegacia Municipal de Assú em conjunto com o 10° Batalhão da Polícia Militar e com o apoio da Coordenadoria de Administração Penitenciária (COAPE). A ação que teve início na noite desta sexta-feira (19), resultou na prisão de sete pessoas. Quatro homens foram presos em cumprimentos de mandados de prisão e três deles foram presos em flagrante. Além das prisões, armas e drogas foram apreendidas pelas equipes. A 5ª Fase da Operação teve como objetivo cumprir mandados de prisão e realizar diligências na cidade. Na ação uma “boca de fumo” foi fechada no bairro Parati 2000, as margens da BR 304. No local foram apreendidos Maconha, crack, cocaína, um revólver calibre 38, um rádio comunicador na frequência da polícia e sacos para embalar drogas. Durante as diligências, um homem foi flagrado com uma pistola 380 municiada e também com munições de espingarda calibre 12.

No mesmo dia 22, a Delegacia Especializada em Defesa do Patrimônio Público (DEDEP), com o apoio da Divisão Especializada de Combate do Crime Organizado (DEICOR) prendeu um delegado aposentado que prestou 20 anos de serviço e se aposentou em março de 2017. Ele é visto em um vídeo, acompanhado de outros homens armados, praticando ameaças e agressões contra um policial civil dentro da delegacia regional de Macau, em novembro de 2015. O delegado foi preso pelos crimes de tortura, abuso de autoridade e milícia privada.

No dia 23, a Divisão Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) em conjunto com a Força Nacional, deflagrou a 10ª fase da Operação Limpidare. A ação cumpriu mandados de busca e apreensão e prendeu em flagrante dois homens no município de Extremoz e na praia de Jacumã-RN.

No dia 28, a Delegacia Municipal de Assú instaurou dois procedimentos de investigação para apurar crimes de violência contra duas mulheres, um dos casos investigados eram de estupros sucessivos que teriam sido praticados por um pai, contra a filha. O outro caso é referente a uma vítima que teria sofrido importunação sexual por parte de um homem, que foi preso em flagrante.

NOVEMBRO – A Polícia Civil do Rio Grande do Norte efetuou 101 prisões, sendo presas 41 pessoas na Grande Natal e 60 no interior. Os números fazem parte de cumprimento de mandados de prisões e prisões em flagrante. No mesmo mês a Polícia Civil, deflagrou oito operações. A 6a fase da Operação 60 Horas, Operação Anjos da Lei, Operação Rota Segura, Operação Fantasma, Operação Pecado Original, Operação Contenda, a Operação Massaranduba e a Operação Chave de Ouro II.

As pessoas presas pela Polícia Civil são suspeitas pela prática de crimes como homicídio, tentativa de homicídio, roubos e furtos, tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse e porte ilegal de arma de fogo, estupro, latrocínio, estelionato, falsidade ideológica, feminicídio, lavagem de dinheiro, receptação, crimes ambientais, organização criminosa e corrupção de menores.

Durante esses dias foram apreendidas drogas como maconha, crack, cocaína e ecstasy. Também foram apreendidas armas de fogo, munições, balanças de precisão, documentos falsos, embalagens plásticas para embalar drogas, veículo, dinheiro fracionado, caderno de anotação de drogas, liquidificador industrial, celulares e pássaros silvestres

No dia 01, policiais civis da Delegacia de São José do Campestre cumpriram na cidade de Parnamirim, um mandado de prisão, que resultou na prisão de uma mulher. De acordo com as investigações, ela é suspeita de assumir os “negócios” (tráfico de drogas) do irmão.

Ainda no dia 01, a 2ª Delegacia de Polícia Civil de Parnamirim, com o apoio da Delegacia Especializada de Assistência ao Turista (DEATUR), resultou na prisão de um suspeito no bairro de Nova Parnamirim, investigações apontavam como um dos líderes de uma facção criminosa com atuação na comunidade Portelinha. O investigado foi preso mediante o cumprimento de um mandado de prisão e também foi autuado em flagrante delito pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, receptação, posse ilegal de arma de fogo e falsificação de documento público.

No dia 05, a Divisão Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) com o apoio da Força Tática do 9º Batalhão da Polícia Militar prendeu um homem em flagrante e também mediante um mandado de prisão temporária por participação em um homicídio. Com ele, a polícia apreendeu armas, drogas e uma plantação de maconha.

No dia 06, agentes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) cumpriram um mandado de prisão preventiva contra um indivíduo de 25 anos, apontado como o responsável pelo assassinato de outro homem, no bairro de Igapó.

No dia 07, policiais civis da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) de Parnamirim cumpriram, um mandado de prisão em desfavor do suspeito de participar de um duplo homicídio contra mãe e filha em maio de 2012, em Nova Parnamirim.

No dia 08, a Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD) revelou, detalhes de uma investigação sobre a atuação de um grupo de criminosos que está enganando compradores e vendedores do Rio Grande do Norte que utilizam um site de compras e vendas. O golpe está sendo aplicado contra pessoas que estão oferecendo veículos, carros e motocicletas, e até imóveis. A investigação já descobriu que os criminosos têm efetuado várias ligações para vendedores que estão disponibilizando objetos no site.

Na manhã do dia 09, policiais civis da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Delegacia Municipal de Parelhas prenderam um homem suspeito de ter matado o ator e bailarino conhecido como “Zezo Silva”, na manhã do dia 05 de outubro deste ano. O investigado foi preso quando estava escondido na cidade de Parelhas.

No dia 10, a equipe de policiais civis da Delegacia de Municipal de Assú, durante a execução da 6ª Fase da Operação 60 Horas, resgatou um idoso de 70 anos, que era mantido em um espaço semelhante a uma cela, na cidade de São Rafael. A equipe foi até o local após ter recebido informações que foram enviadas para o Disque-Denúncia da Polícia Civil.

A Delegacia de Polícia Civil de Assú encerrou na manhã do dia 12, a 6ª fase da “Operação 60 Horas”. A ação, que começou no dia 09, e foi executada em conjunta com o 10º Batalhão da Polícia Militar e com apoio da Coordenadoria de Administração Penitenciária (COAPE). Durante esta 6a fase três homens foram presos.

No dia 13, uma ação conjunta da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) e do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) resultou na prisão de um casal, que é investigado por fazer parte de uma organização criminosa com atuação em roubos a bancos, nos estados do Rio Grande do Norte, Sergipe e Pernambuco.

Ainda no dia 13, a Polícia Civil, em conjunto com integrantes da Força Nacional, Polícia Militar e Guarda Municipal participaram da Operação Anjos da Lei, que foi desencadeada em vários estados do Brasil. Durante as ações da operação que aconteceram na Grande Natal, a Polícia desarticulou um laboratório clandestino de refino de cocaína e prendeu um homem. 47 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Natal contra adolescentes que são investigados pela prática de atos infracionais; um suspeito de ser fornecedor de drogas na cidade de Goianinha foi detido e dois foragidos da Justiça foram presos na cidade de São Gonçalo do Amarante.

No mesmo dia 13, policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) prendeu em flagrante, um homem pelos crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e também pelo uso de documento falso. Investigações apontam que ele é foragido da Justiça da Paraíba e que responde pelos crimes de homicídio, receptação e também é suspeito de participar de uma organização criminosa especializada em roubos a bancos.

No dia 14, policiais civis das delegacias de Arez e Goianinha deflagraram, nesta a Operação “Rota Segura”, que resultou nas prisões de dois homens. O objetivo da operação foi combater os crimes violentos contra o patrimônio (roubos) ocorridos na rota de saída da cidade de Arez em sentido à BR-101.

Na manhã do dia 22, a Delegacia de Polícia Civil de Extremoz, com apoio de outras unidades da Polícia Civil e da Polícia Militar de Maxaranguape, deflagrou a Operação Fantasma no município de Maxaranguape, que resultou na prisão de dois homens que são investigados por integrarem um grupo criminoso denominado Família de Maxaranguape, ligado a uma organização criminosa que atua no Estado. O nome da operação faz alusão ao apelido de um dos investigados, que se encontra foragido desde 2016. Ele atuava na região de Maxaranguape e Muriú.

No dia 23, a Delegacia de Polícia Civil de Caicó conduziu uma investigação e deflagrou a Operação Pecado Original com o intuito de prender integrantes de uma facção criminosa em diversas cidades da região do Seridó. Durante a Operação, que teve a coordenação da Diretoria de Polícia Civil do Interior (DPCIN) e o apoio de outras equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar, foram efetivadas as prisões de 34 investigados, mediante o cumprimento de mandados de prisão temporária e preventiva. Um adolescente também foi apreendido. Entre os 34 presos, 11 são mulheres e 23 são homens.

Ainda no dia 23, policiais civis da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC), coordenaram a Operação Contenda, com o objetivo de cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão em várias regiões de Natal e da Grande Natal. Com a participação efetiva da Delegacia de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN) e de suas unidades distritais, além de delegacias especializadas, a Operação contou com a participação de 180 policiais e prendeu nove pessoas ligadas ao tráfico de drogas. Com os suspeitos, os agentes apreenderam três quilos de maconha, crack, munição de uso restrito, balanças de precisão e dinheiro fracionado.

No dia 26, a Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC), cumpriu um mandado de prisão contra uma mulher de 20 anos, que foi presa no bairro das Rocas em Natal, pelo crime de tráfico de drogas, como resultado de um desdobramento da Operação Contenda.

No dia 27, a Delegacia Municipal de Polícia Civil de Ceará-Mirim deflagrou a Operação Massaranduba, com o objetivo de cumprir mandados de busca, apreensão e prisão contra integrantes de uma facção criminosa de âmbito nacional, que estavam residindo em uma área denominada Massaranduba. Durante a Operação dois homens foram presos em flagrante.

No dia 28, a Delegacia Municipal de São José do Campestre deflagrou a Operação Chave de Ouro 2, que teve o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão. Na ação um homem foi preso em flagrante.

DEZEMBRO – A Polícia Civil do Rio Grande do Norte efetuou 43 prisões, sendo presas 22 pessoas na Grande Natal e 21 no interior. Os números fazem parte de cumprimento de mandados de prisões e prisões em flagrante. No mesmo mês a Polícia Civil, deflagrou quatro operações. A 7a fase da Operação 60 Horas, Operação “Fim de Ano”, Operação Carnatal e a Operação “Derrame”.

As pessoas presas pela Polícia Civil são suspeitas pela prática de crimes como homicídio, tentativa de homicídio, roubos e furtos, tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse e porte ilegal de arma de fogo, estupro, latrocínio, violência doméstica, estelionato, receptação e organização criminosa.

Durante o mês foram apreendidas drogas como maconha, crack, cocaína, ecstasy, haxixe e anabolizantes. Também foram apreendidas armas de fogo, munições, balanças de precisão, embalagens plásticas para embalar drogas, veículo, dinheiro fracionado, celulares, HD portátil e pendrives.

No dia 03, a Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) com o apoio do Grupo Tático Operacional (GTO) de Mossoró e o Grupo de Ações Táticas (GATE) do Ceará, prendeu em flagrante um homem natural de Mossoró que estava com armas escondidas em sua fazenda, que poderiam inclusive ser usadas em ações criminosas na fronteira dos Estados do Rio Grande do Norte e Ceará.

No dia 04, a Delegacia de Polícia Civil de Nísia Floresta cumpriu um mandado de prisão contra um homem de 20 anos, no Hospital Walfredo Gurgel. Ele foi preso em flagrante por policiais militares da Guarnição 339, na noite da segunda-feira (03), depois que ele e um comparsa tentaram roubar e matar um guarda municipal de Natal e sua esposa, quando o casal estava em um veículo na praia de Pirangi.

Ainda no dia 04, a Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) prendeu em flagrante quatro integrantes de uma associação criminosa especializada em roubos, adulteração e venda de veículos. O grupo adulterava os veículos roubados em uma oficina localizada na Zona Norte de Natal.

A Delegacia de Polícia Civil de Assú encerrou no dia 10, a 7ª Fase da Operação 60 Horas. A ação foi executada em conjunto com a Delegacia Regional de Macau e com o apoio do 10º Batalhão da Polícia Militar. A operação teve o objetivo de cumprir mandados de prisão e realizar diligências na região do Vale do Assú. Na ação quatro pessoas foram presas.

No dia 13, a Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) divulgou, que o motorista de táxi de 37 anos, foi preso por policiais civis da 4a. Delegacia de Polícia Civil de Natal, após a tentativa de latrocínio contra um policial militar que estava em uma clínica no bairro Barro Vermelho, em Natal.

Ainda no dia 13, policiais civis da 1ª. Delegacia Regional de São Paulo do Potengi com apoio da Polícia Militar deflagraram, em Bom Jesus, a Operação “Fim de Ano”, que resultou nas prisões de dois homens, suspeitos de terem praticado um duplo homicídio no município de São Paulo do Potengi. Eles foram presos mediante o cumprimento de mandados de prisão. A Operação também cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em residências de investigados pela prática de tráfico de drogas.

No dia 14, uma investigação conduzida pela Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) resultou na prisão em flagrante, pelo crime de tráfico de drogas, de um universitário de 20 anos. O jovem foi preso, em um apartamento localizado no bairro Lagoa Nova, com 33 comprimidos de ecstasy, duas cartelas de hormônio sintético, frascos e cartelas de anabolizantes.

No dia 17, a Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) prendeu em flagrante dois homens em Natal. Os dois são suspeitos de integrarem uma associação criminosa armada, que é especializada em roubos, adulteração e venda de veículos no Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Um deles era foragido do presídio de Alcaçuz e integrante de uma facção criminosa com atuação nacional.

No dia 19, policiais civis da Delegacia Municipal de Areia Branca com apoio da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD), Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e dos Grupos Táticos Operacionais (GTO’s) de Mossoró deflagraram uma operação de combate à criminalidade, que resultou nas prisões de quatro homens suspeitos pela prática dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo.

Ainda no dia 19, a Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) deflagrou a Operação “Derrame”, com o objetivo de elucidar dez homicídios ocorridos na cidade de Janduís, região do Alto do Oeste Potiguar. Foram cumpridos diversos mandados de busca e apreensão nos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Piauí. Durante os cumprimentos de busca, foram apreendidos cinco armas de fogo, que de acordo com as investigações, podem ter sido utilizadas nos homicídios, como também munições de diversos calibres.

DEICOR PRENDE MAIS DE 100 CRIMINOSOS EM 2018 – A Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) prendeu 104 suspeitos em todo o Estado do Rio Grande Norte. Os detidos são investigados por serem integrantes de associações criminosas especializadas em roubos a bancos, em roubos diversos, adulteração e venda de veículos roubados, traficantes de drogas, integrantes de grupo de extermínio e pistolagem, milícia armada, contrabando, estelionatários, dentre outros crimes.

Durante tais prisões, apenas três criminosos reagiram às ações policiais, com disparos de armas de fogo, o que levou ao necessário e proporcional uso da força, gerando graves ferimentos e o consequente óbito dos respectivos delinquentes.

A DEICOR deflagrou, ao longo de 2018, 31 operações policiais, resultando em 67 prisões em flagrante delito e as demais capturas ocorreram sob o cumprimento de pelo menos 37 mandados de prisão preventiva e ou temporária.

Durante as operações foram apreendidos 28 veículos, a grande maioria com ocorrência de furto e roubo; 35 armas de fogo, dos mais variados calibres, além de centenas de munições tiradas das mãos dos criminosos.

Os investigadores também apreenderam diversos entorpecentes ilícitos, tais como maconha, cocaína, ecstasy e skank. Dentre essas ações, ocorreu a maior apreensão de ecstasy da história da Polícia Civil do RN, mais de 30 mil comprimidos, avaliados em quase R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais).

Também, durante uma operação policial, os policiais da Divisão apreenderam a maior carga de contrabando de cigarros e bebidas da história do Estado do Rio Grande do Norte. A mercadoria foi avaliada pela Receita Federal do Brasil em mais de R$ 50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais).

No que diz respeito às ações criminosas em face das instituições financeiras, houve um decréscimo. No ano de 2017 aconteceram 37 ataques a agências bancárias (na modalidade criminosa do “novo cangaço”, onde ocorre o sitiamento da cidade invadida, a utilização de explosivos e o uso de armas de grosso calibre, como fuzil). Já em 2018 esse número caiu para 23, apresentando uma redução de 38% nos ataques às agências bancárias. Essas ações são as que trazem mais riscos para a população e para os policiais, principalmente os do interior, onde essas ocorrências acontecem com mais frequência.

Segundo a FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos), há quatro anos os ataques às agências bancárias no Estado do Rio Grande do Norte vêm reduzindo, ao passo que nos demais Estados da Federação, esses números só aumentam. 75 inquéritos policiais foram instaurados ao longo do ano de 2018. Destes, 54 foram remetidos para a Justiça. Os delegados da Divisão expediram 145 ordens de serviços, sendo gerados 146 relatórios policiais.

Este material foi divulgado pela Degepol nesta segunda-feira(31)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Dia Nacional do Livro Infantil: Confira sugestões de obras que abordam o tema do luto e perdas na infância

O Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, é uma oportunidade para promover a leitura e o diálogo sobre temas importantes para o desenvolvimento emocional das crianças.

Neste contexto, a psicóloga especialista em luto do Morada da Paz, Simône Lira, destaca a importância de obras literárias que auxiliam na compreensão do luto e das perdas, tanto para as crianças quanto para os adultos que as acompanham.

Simône Lira enfatiza a relevância de cultivar o hábito da leitura desde os primeiros anos de vida, ressaltando que os livros desempenham um papel crucial no enriquecimento emocional e intelectual das crianças. Ela ressalta que, por meio da leitura de histórias que abordam temas complexos como o luto e as perdas, as crianças têm a oportunidade não apenas de expandir seu repertório literário, mas também de desenvolver habilidades importantes de empatia, compreensão e resiliência emocional.

“Ao explorar narrativas que refletem experiências humanas diversas, as crianças são incentivadas a expressar seus próprios sentimentos, questionamentos e reflexões, construindo assim uma base sólida para o seu crescimento pessoal e social”, destaca a especialista.

Confira as sugestões recomendadas pela psicóloga Simône Lira:

“O Urso e o Piano” – Autor: David Litchfield

Este livro conta a história de uma amizade que transcende a vida e a morte. Aborda de forma singela o tema da perda e da saudade, mostrando que as lembranças podem ser uma fonte de conforto e conexão.

“O Dia em que Papai Virou Abóbora” – Autora: Gisela de Castro

Esta obra aborda o processo de luto de uma criança de forma honesta e comovente. Ajuda os pequenos a compreenderem as diferentes emoções que surgem após a perda de um ente querido, além de mostrar que é natural sentir saudade e tristeza.

“A Estrela de João” – Autora: Gudrun Mebs

Um livro que trata o tema da morte de forma poética e reconfortante. Por meio da história de João, as crianças podem refletir sobre a vida, a transformação e a eternidade das lembranças.

“Pedro e o Lobo”- Autor: Sergio A. Cuccia

Esta versão do clássico conto musical apresenta uma abordagem sobre o medo, a coragem e a perda. Através das aventuras de Pedro, as crianças podem aprender sobre as consequências das ações e a importância do apoio mútuo em momentos difíceis.

Ao apresentar obras que abordam esses temas de forma sensível e acessível, as crianças têm a oportunidade de se identificar com personagens que enfrentam situações similares, o que pode ajudá-las a processar suas próprias experiências e emoções. Além disso, a leitura em família e as conversas resultantes promovem um ambiente de apoio e compreensão, fortalecendo os laços afetivos e contribuindo para o bem-estar psicológico das crianças.

“Turma do Vilinha”: Recurso gratuito para lidar com o luto infantil

Além das sugestões de obras literárias, Simône Lira apresenta o projeto “Turma do Vilinha”, uma iniciativa desenvolvida pelo Morada da Paz para oferecer suporte e orientação sobre o luto infantil. O projeto apresenta a história do protagonista Vilinha, um menino de 7 anos que, após vivenciar uma transformação com sua amiguinha lagarta Lalá e, confundindo metamorfose com a morte, ele começa a se interessar pela temática. Após isso, inicia conversas com seus amigos sobre o processo de luto, de maneira leve e dinâmica.

O projeto “Turma do Vilinha” disponibiliza livros e jogos gratuitos, oferecendo uma abordagem educativa, lúdica e sensível sobre o tema do luto infantil. Esses recursos são uma valiosa ferramenta para crianças e adultos compreenderem melhor os sentimentos e as experiências relacionadas à perda.

Para acessar o livro da “Turma do Vilinha” e outros recursos do projeto, acesse https://bit.ly/turmadovilinha e faça o download gratuitamente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Turista que foi estuprada dentro do quarto de hotel em Ponta Negra aguarda indenização desde 2019: ‘Não tem como esquecer’

Foto: Divulgação

Uma turista paulista de 54 anos de idade que foi estuprada dentro do hotel onde estava hospedada, em 2018, na Praia de Ponta Negra, em Natal, ainda não foi indenizada pelo estabelecimento, que foi condenado na Justiça.

A sentença da Justiça de São Paulo, de 2019, determina um pagamento superior a R$ 100 mil por danos morais à vítima. Os valores corrigidos com juros, atualmente, chegariam a mais de R$ 300 mil.

O crime aconteceu no dia 19 de setembro de 2018. A turista estava dormindo e foi surpreendida por um criminoso dentro do quarto, que mexia nos pertences dela. O criminoso a ameaçou, a amarrou na cama e a estuprou.

As investigações apontaram que agressor entrou no hotel após pular o muro e depois saiu pela porta da frente, sem ser abordado por ninguém. Ele deixou uma faca e uma bermuda dentro do quarto.

A vítima contou que, após o crime, sofreu grave abalo psicológico e trata até hoje as sequelas da violência. A mulher relatou que faz tratamento psicológico e psiquiátrico desde então.

g1, a mulher disse que, embora a indenização não possa fazê-la se recuperar dos danos causados, contribuirá para amenizar materialmente o abalo provocado pelo episódio.

“Vai fazer seis anos (do fato) em setembro e, desde então, eu faço tratamento psicológico e psiquiátrico, tratamentos caros, pagos pelo meu bolso. Atualmente, tenho 54 anos e perdi meu emprego na pandemia. Pedi uma aposentadoria antecipada e, por isso, não recebo o valor integral. E ainda adquiri uma síndrome de transtorno pós-traumático”, relatou.

Ainda de acordo com a vítima, ela chegou a conseguir outro emprego, mas passou apenas uma semana na empresa, por causa dos traumas que enfrenta.

“Não consigo mais viajar, até pra lugares próximos. Não saio de casa, praticamente. Quando minha irmã sai, eu tranco a casa toda”, explicou.

Segundo a advogada da vítima, o hotel chegou a oferecer dois acordos extrajudiciais – um antes da abertura do processo e outro em novembro de 2023. Apesar de a mulher ter aceitado ambas as propostas, menores que a conquistadas na Justiça, o acordo não foi concluído.

Procurada pelo g1, a defesa do Hotel Bello Mare afirmou que o estabelecimento vem agindo “como lhe cabe”, inclusive acionando a sua seguradora na esfera judicial. A defesa do hotel ainda afirmou que os acordos não foram concluídos, por não haver consenso de valores.

Fonte: G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Laudos negam violência sexual em suposto caso de estupro contra criança em creche de Natal

Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil

A Polícia Civil e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) informaram, durante a tarde desta quinta-feira (18) que os laudos do caso de uma criança que supostamente teria sido violentada sexualmente em uma creche em Natal, foram concluídos nesta quinta-feira (18). O laudo do exame de pesquisa de espermatozóide e Antígeno Prostático Específico (PSA) deu negativo.

O exame, de acordo com a PC, foi feito através do líquido encontrado na criança, na roupa que ela usava e de swabs coletados na boca e na cervical. As análises dos materiais foram feitas por mais de 18 horas por peritos criminais, especialistas nesse tipo de pesquisa. Além disso, o laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) não mostrou nenhum indício de agressão ou violência sexual contra a vítima.

Na segunda-feira (15), a Polícia Civil do RN, por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA/Natal), recebeu a denúncia e imediatamente as diligências foram realizadas para apurar todas as circunstâncias do fato e a responsabilidade penal de todos os envolvidos.

Familiares da vítima e testemunhas foram ouvidas, bem como as imagens de câmeras de segurança foram colhidas e analisadas. Em razão de a vítima ser uma criança e da necessidade de garantir a realização de diligências que ainda estão em andamento para apurar eventuais outros crimes, o processo tramitará em sigilo, razão pela qual a instituição se pronunciará apenas após a conclusão do procedimento.

Fonte: Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Câmara derruba veto do prefeito a projeto sobre funcionamento de clubes de tiro em Natal

Foto: Elpídio Júnior

A Câmara Municipal de Natal votou e derrubou, nesta quinta-feira (18), o veto do prefeito Álvaro Dias ao projeto de lei de autoria da vereadora Camila Araújo que disciplinava o funcionamento de clubes de tiro em Natal.

“Essa é uma atividade econômica importante para o nosso município é que precisa de segurança jurídica. Conseguimos derrubar esse veto aqui na Câmara e agora o projeto segue para promulgação”, comemorou a vereadora Camila Araújo.

Na prática, a nova lei garante o funcionamento de clubes e entidades destinadas à prática e ao treinamento de tiro desportivo, sem exigência de distanciamento mínimo de quaisquer outras atividades.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Moraes ordenou remoção do perfil de Flávio Gordon por compartilhar conteúdo crítico às urnas eletrônicas

Foto: Reprodução X/Twitter

O relatório divulgado pelo Comitê da Câmara dos Estados Unidos informa que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou a remoção do perfil da plataforma X (antigo Twitter) do colunista da “Oeste” Flávio Gordon.

O magistrado alegou que publicações do perfil de Gordo teriam cunho golpista. A justificativa apresentada pelo ministro é que o jornalista cita uma frase de um editorial do “The New York Times”, onde o jornal americano afirma no texto que  “urnas eletrônicas não são confiáveis”.

Flávio Gordon também publicou uma frase de uma professora americana que critica as urnas. O jornalista disse que nem na época do regime militar, era permitido suspender as garantias e direitos individuais.

https://x.com/heliobeltrao/status/1780910124619436034

Fonte: Revista Oeste

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Acidente em estacionamento do Midway Mall deixa carro completamente estraçalhado

Foto: Cedida

Na tarde da última segunda-feira, 15, aconteceu um acidente no piso G2 do estacionamento do shopping Midway Mall, em Natal por volta das 15h.

A motorista do veículo sofreu um mal súbito e perdeu o controle, batendo contra a parede.

Imediatamente após o ocorrido, o corpo de bombeiros foi chamado ao local, ela foi levada ao hospital, sendo liberada logo em seguida. Não teve feridos.

Foto: Cedida

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

CONFUSÃO: Brisa Bracchi diz que Aroldo Alves foi misógino ao se referir a Natália Bonavides como “bonitinha” e “cheirosinha”

Foto: TV Câmara / Reprodução / Montagem

Durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Natal desta quarta-feira, 17, os vereadores Brisa Bracchi (PT) e Aroldo Alves (União Brasil) discutiram logo após Alves usar os termos  “bonitinha” “cheirosinha” se referindo a deputada federal Natália Bonavides (PT).

A fala de Aroldo Alves aconteceu durante um discurso em que ele repudiava a possível volta do seguro Dpvat. Contrário ao projeto, que foi aprovado na Câmara dos Deputados no último dia 9, Aroldo criticou a deputada Natália Bonavides por ter votado a favor.

“Sabe quem votou em favor desse imposto, presidente? A bonitinha, a cheirosinha, a galeguinha”.

Aroldo Alves (União Brasil), vereador de Natal

Logo em seguida, a Vereadora Brisa se pronunciou dizendo que Aroldo estava usando falas misóginas e que não permitiria esse tipo de postura referente a deputada Natália em sua frente.

“Eu já disse que, enquanto eu estiver no plenário, o vereador não falará da deputada Natália Bonavides chamando através de palavras misóginas”.

Neste momento, o vereador disse que não falou de Natália Bonavides diretamente, mas Brisa respondeu: “Citou de forma indireta e de forma misógina. Vossa Excelência é misógino. Não consegue respeitar as mulheres. Por que os homens deputados você falou ‘deputado’ e quando é a deputada, fala que é cheirosinha e bonitinha?”.

Enquanto Brisa o criticava, Aroldo rebatia: “Eu vou dizer que ela é feia, preta? Não é. E eu estou errado? Ela usa perfume francês”.

Enquanto o presidente da sessão pedia ordem aos vereadores, Brisa encerrou a discussão:

“Todas as vezes em que o vereador fizer questão de se direcionar à deputada federal por palavras misóginas, colocando a sua aparência em xeque como forma de chamá-las, eu seguirei fazendo questão de ordem. Falou do presidente Lula, de políticos homens do PT, mas nunca atacou dessa forma. Ataca dessa forma quando é uma mulher”.

Brisa Bracchi (PT), vereadora de Natal

Com informações Portal 98Fm

 

Opinião dos leitores

  1. Ela se enganou com os termos. Ela quis dizer que o vereador foi Mentiroso ou associar estes adjetivos a deputada.

  2. Interessante que a vereadora Brisa não saiu em defesa da ex mulher do filho de Lula. Pq tá calada até hoje??

  3. Qual foi mesmo a declaração de repúdio da excelentíssima vereadora a acusação de agressão do filho do presidente a sua “cumpanheira”?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

‘Não há razão para pânico’; diz Jean sobre não mexer em preço de combustíveis

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

A Petrobras monitora as condições de mercado e por enquanto não vê razão para mexer nos preços de combustíveis, disse o presidente-executivo da empresa, Jean Paul Prates, em entrevista a jornalistas nesta quinta-feira (18).

“Estamos avaliando todas as condições de mercado. Não há razão para pânico nenhum agora”, afirmou ele, após participar de evento no Rio de Janeiro.

“Nós estamos avaliando o cenário internacional e, por enquanto, não há nada que faça a gente mover (preços), e o próprio preço do petróleo indica isso”, acrescentou.

A cotação do petróleo Brent, referência global, chegou a fechar acima de US$ 90 o barril em alguns dias da última semana.

Na véspera, o Brent recuou, fechando um pouco acima de US$ 87, patamar de negociação desta quinta-feira.

Mas o Brent registrou maior volatilidade ao longo de abril, marcando no dia 5 uma máxima de fechamento desde outubro do ano passado, a 91,17 dólares, em meio a preocupações com um conflito entre Israel e Irã.

No acumulado do ano, a alta é de cerca de US$ 10 o barril, ou aproximadamente 13%.

A Petrobras não aumentou os preços da gasolina e do diesel este ano, com integrantes do mercado apontando um aumento da defasagem.

Não bastasse a volatilidade dos preços do petróleo, o dólar tem se valorizado frente ao real, outro fator que impacta nas contas da defasagem dos combustíveis em relação aos valores externos.

Na tarde desta quinta-feira o dólar tinha leve alta frente ao real. No acumulado do ano, a moeda registra alta de cerca de 8%.

Fonte: CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Semurb realiza demolição de ocupação irregular no Pitimbú

Foto: Divulgação

A fiscalização urbanística da Secretaria de Meio Ambiente (Semurb) com o apoio da Companhia de Serviços Urbanos (URBANA) realizaram a demolição de uma ocupação irregular no bairro de Pitimbu, entre as ruas dos Pintassilgos e a Maracanã, localizada na Duna 29. A operação aconteceu nessa quarta-feira (17).

A ocupação irregular tratava-se de uma antiga região de duna ocupada por cigarreira em área pública, que também é objeto de uma ação civil do Ministério Público do RN (MPRN), que visa a desmobilização de ocupações em áreas públicas e ocorreu em cumprimento a uma sentença judicial.

“O estabelecimento foi anteriormente notificado em 2022, todavia durante o processo houve uma troca de proprietários. Durante a última vistoria, que ocorreu neste mês, a equipe de fiscais notou uma desmobilização da estrutura, dessa maneira a Semurb atuou logo em seguida, finalizando a demolição e devolvendo a área verde ao município”, explica o diretor de fiscalização urbanística e ambiental da Semurb, Luiz Gutemberg.

A Semurb alerta que toda e qualquer construção realizada em em área pública é ilegal e passível de demolição, bem como de procedimento jurídico. Aprovada em 03 de dezembro de 2021, a Lei Municipal Nº 7.254 estabelece diretrizes para o uso e ocupação dos espaços públicos da cidade.

É importante ressaltar que a população deve respeitar as leis urbanísticas, evitando práticas ilegais que prejudicam o planejamento urbano e o bem-estar coletivo. E auxiliando a fiscalização denunciando para coibir esse tipo de infração e garantir o ordenamento adequado da cidade.

Para denúncias de ocupação irregular de área pública ou outras infrações urbanísticas, os cidadãos podem entrar em contato com a Ouvidoria da Semurb pelo (84) 3216-9829, de segunda a sexta, das 8h às 14h. Ou ainda pelo e-mail [email protected]. Nos fins de semana e feriados, através do número 190 do Ciosp.

Prefeitura do Natal

Opinião dos leitores

  1. E os canteiros das avenidas das Alagoas e Airton Senna?? Tem bar, restaurante, borracharia, loja de carro, loja de roupa, verdureiro… Será que ninguém da prefeitura e do Ministério Público transita pelo local??

  2. As ruas de Natal estão cheias de cigarreiras que eram locais para venda de jornais revistas , cigarros e afins , porém, o que se ver é todo tipo de comércio, como ; restaurante , kit andas ( venda de frutas e verduras ) venda em água de coco , assaí , enfim em total desacordo com a atividade principal ! Cadê os órgãos da prefeitura?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Prefeitura entrega kits de robótica para alunos da rede de Educação em Natal

Foto: Joana Lima / Redação: Secom

A gestão municipal de Natal segue investindo forte na melhoria da infraestrutura da rede pública municipal de Educação, bem como na oferta de novas e modernas estratégias de ensino para seus alunos. Nesta quarta-feira (17), os estudantes da Escola Municipal Waldson Pinheiro, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, zona norte, receberam das mãos do prefeito de Natal, Álvaro Dias, e da secretária municipal de Educação, Cristina Diniz, 10 kits de robótica, contendo 24 componentes, totalizando 4.800 peças. A secretaria municipal de Educação (SME) investiu R$ 1.925.600,00 (Um milhão, novecentos e vinte e cinco mil e seiscentos reais) na aquisição dos equipamentos.

“É uma felicidade enorme para mim fazer essa entrega dos kits de robótica. Estamos investindo, fortalecendo e ampliando as ações com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino da rede pública municipal. Nossos alunos estão tendo acesso ao que há de mais moderno e atual em matéria de robótica educacional. Isso representa muito em termos de aprendizagem, já que estamos falando de uma área onde várias disciplinas são abordadas”, detalhou o prefeito.

A robótica educacional é uma abordagem pedagógica que é utilizada como ferramenta de ensino e aprendizagem. Combina conceitos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) com atividades práticas, permitindo que os estudantes projetem, construam e programem robôs para resolver problemas e desafios diários diversos, tanto de forma mais específica como de forma mais generalizada. O material pedagógico, objeto desse projeto, deverá atender os estudantes de 10 (dez) escolas do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) das unidades de ensino da Rede Municipal do Natal.

A titular da SME destaque que a Robótica Educacional é uma estratégia de ensino bem positiva, pois estimula e propicia os estudantes com projetos que englobam a Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, áreas fundamentais para o desenvolvimento de habilidades necessárias no século XXI: “Os benefícios pedagógicos são imensuráveis. A robótica tem uma dinâmica bem particular, fazendo com que as turmas se integrem mais, faz com que nossos alunos mostrem toda sua criatividade, exige uma atencão e concentração extremas, enfim, é uma abordagem pedagógica moderna, eficaz e motivante”, disse Cristina Diniz, complementando que mais unidades de ensino da rede pública municipal de Educação também irão receber os kits de robótica: “É a primeira entrega, mas nós já estamos com um processo para que mais laboratorios de robótica sejam adquiridos e entregues, atedendo toda nossa rede”, finalizou.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *