Polêmica

Policiais Civis do RN avaliam indicativo de greve nesta quinta

Confira na íntegra:

Companheiros e companheiras policiais civis, no dia 16 de maio, estaremos reunidos em Assembleia Geral Extraordinária às 18 horas na sede do SINPOL para tratarmos sobre a nossa pauta de reivindicação ao Governo, retorno dos presos às delegacias, continuidade do Enquadramento de Níveis, e ainda sobre uma possível paralisação das nossas atividades laborais.

O Governo e a DEGEPOL não quer o diálogo. Por diversas vezes tentamos contato via ofício e telefone, mas se quer nos responderam. Nunca a polícia civil e os policiais civis foram tão desrespeitados.   Os presos aos poucos estão retornando para as delegacias, principalmente do interior do Estado. Mesmo contrariando uma decisão do STF, a DPGRAN está obrigando policiais civis a fazer custódias de presos nos hospitais.  Policiais civis estão sendo ameaçados de corregedoria e prisão por descumprirem ordem ilegal, uma vergonha a postura dos nossos gestores. O SINPOL/RN luta, e continuará lutando contra essas injustiças.

Até hoje mais de 70% da nossa categoria não foi devidamente nivelada. O Governo faz de tudo para nos tirar direitos conquistados com muita luta e suor. No caso dos níveis, vem causando um prejuízo irreparável as nossas carreiras.

É hora de se mobilizar e lutar para mostrarmos que nós, policiais civis, não vamos aceitar o desrespeito nem tampouco a situação de caos e desgoverno que se encontra a nossa instituição.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marketing

Agência Fácil Comunicação celebra 24 anos com campanha inspirada na Copa do Mundo

A agência Fácil Comunicação lançou, nesta quinta-feira (23), a campanha #JogaFácil, em celebração aos seus 24 anos de atuação no mercado potiguar. Unindo a expertise em comunicação estratégica ao clima da Copa do Mundo, as peças trazem como fio condutor a trajetória de um jovem atleta, do pé descalço na areia ao gramado profissional, simbolizando a evolução e a descoberta de talentos.

A estratégia multiplataforma inclui outdoors, mídias sociais e um vídeo conceito gravado em cenários icônicos da Grande Natal. Entre as locações estão a Praia de Ponta Negra, a Fortaleza dos Reis Magos, a Arena das Dunas e a famosa “Rua da Copa” (Rua Amélia Mesquita), em Macaíba.

No campo audiovisual, a campanha aposta na sonoridade do samba. O projeto contou com a produção de jingle pela Garagem Studio, participação do cantor João Batista e narração do locutor esportivo Marcos Lopes.

Para Alan Oliveira, diretor da Fácil Comunicação, o aniversário reforça o compromisso da agência com a inovação e resultados tangíveis. “Nossos 24 anos celebram a busca pela excelência e a construção de parcerias sólidas. Temos um ‘timaço’ atuando na comunicação pública e privada, sempre focados em ser o instrumento decisivo para o sucesso dos nossos clientes”, destaca.

Sobre a Fácil Comunicação
Com mais de duas décadas de mercado, a agência oferece serviços de consultoria, publicidade, marketing digital e assessoria de imprensa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Trabalhador morre após sofrer descarga elétrica durante obra em Mossoró

Foto: Cedida/Mossoró Patrulha

Um trabalhador da construção civil morreu na manhã desta quinta-feira (23) após sofrer uma descarga elétrica no bairro Belo Horizonte, em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

A vítima foi identificada como José Maria Constantino da Silva, de 56 anos. De acordo com informações da Polícia Militar, ele atuava como pedreiro em uma residência de primeiro andar quando ocorreu o acidente.

De acordo com o PM, o trabalhador teria se aproximado da rede elétrica durante uma medição e acabou recebendo a descarga. O proprietário da obra informou aos policiais que o caso se tratou de uma fatalidade.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas, ao chegar, a equipe constatou que a vítima já estava sem vida.

A área foi isolada pela Polícia Militar para os procedimentos necessários. A perícia foi realizada pela Polícia Científica, e o corpo foi encaminhado ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) para exames.

As circunstâncias do acidente deverão ser investigadas pelas autoridades competentes.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra três novos casos de Mpox; pacientes estão em isolamento domiciliar

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) confirmou, nesta quinta-feira (23), três novos casos de Mpox no Rio Grande do Norte, registrados dentro da semana epidemiológica iniciada no dia 17. Os casos são considerados leves e os pacientes seguem em isolamento domiciliar, sob monitoramento das equipes de saúde.

Do total, dois casos foram identificados em Natal e um em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana. Segundo a Sesap, todos recebem acompanhamento seguindo os protocolos estabelecidos para a doença.

O diagnóstico laboratorial é feito pelo Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen-RN), referência estadual para vigilância da doença desde 2022. Já o monitoramento dos casos segue orientação técnica que prevê notificação imediata de suspeitas ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

Em casos que necessitem de internação, as unidades de referência no estado são o Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, e o Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró. A orientação é que pacientes com suspeita sejam isolados e tenham lesões protegidas, reduzindo o risco de transmissão.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lula defende transição energética em feira na Alemanha

Foto: Américo Martins

Ao subir na cabine de um caminhão abastecido com biocombustível durante a Hannover Messe 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silvaprotagonizou um dos momentos mais emblemáticos do evento e reforçou, na prática, a defesa da transição energética liderada pelo Brasil. A cena ocorreu em Hannover, Alemanha, onde o presidente também aproveitou a vitrine internacional para criticar as regras ambientais da União Europeia e defender o biocombustível brasileiro.

Durante a abertura do encontro econômico Brasil-Alemanha, Lula voltou a rebater restrições europeias ao setor e classificou como inadequadas medidas que, segundo ele, podem dificultar o acesso de combustíveis renováveis brasileiros ao mercado europeu.

A demonstração prática do potencial brasileiro ocorreu no estande da empresa Be8, que apresentou o biocombustível Be8 BeVant.

O produto foi testado em um caminhão Mercedes-Benz Actros na Alemanha e, segundo a empresa, alcançou redução de até 99% nas emissões de CO₂ em comparação ao diesel fóssil.

“Quando a gente olha a cadeia como um todo, desde a produção do biocombustível até a utilização, nós reduzimos 63% as emissões de gases de efeito estufa”, disse presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, em entrevista à CNN.

O executivo também ressaltou que o BeVant já está disponível e adaptado a qualquer motor utilizado na Europa ou outros países. “A solução é tecnicamente validada e economicamente mais barata que o chamado diesel verde (HVO) e com as mesmas características de resultado. Estamos prontos para acelerar a descarbonização do transporte e da indústria”, afirmou.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Operação em SP mira grupo suspeito de desviar R$ 15 milhões de banco

Foto: Divulgação 

A Polícia Civil de São Paulo realiza, na manhã desta quinta-feira (23), uma operação que busca desarticular grupo que desviou cerca de R$ 15 milhões da instituição bancária Santander.

A operação tem como objetivo cumprir cinco mandados de prisão e outros 22 de busca e apreensão em São Paulo e Goiás.

Segundo a polícia, funcionários da própria instituição utilizavam credenciais corporativas que permitiam o acesso às contas dos clientes. Os valores eram desviados por meio do TED, do Pix e de boletos.

A CNN Brasil apurou que, até o momento, três pessoas foram presas, entre elas um advogado e um ex gerente do banco.

A ação é realizada pelo Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) por meio da 4ª Delegacia da DCCiber (Investigações sobre Lavagem de Dinheiro e Ativos Ilícitos por Meios Eletrônicos).

Ela faz parte da 2ª fase da Operação Infidelitas, iniciada em novembro do ano passado, e tem como objetivo localizar suspeitos nas cidades de São Paulo, Carapicuíba, Franco da Rocha, Mogi das Cruzes, Piracicaba, além de outros municípios de Goiás.

São cumpridos 10 mandados na capital, seis na Grande São Paulo, um no interior, e cinco em Goiás. Pelo menos 55 policiais estão nas ruas.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

RN EM COLAPSO: Educação despenca, empregos somem e obras travam; relatório expõe pior cenário do estado

Foto: Reprodução

Um relatório divulgado pelo Observatório da Oposição no RN, publicado pelo gabinete do senador Rogério Marinho (PL), aponta deterioração em áreas estratégicas do estado, como educação, infraestrutura e geração de empregos.

O documento reúne dados recentes que indicam queda no desempenho escolar, aumento da evasão, dificuldades na manutenção de obras e recuo na criação de vagas formais, levantando questionamentos sobre a gestão estadual.

Na área da educação, segundo o relatório, dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica do RN mostram queda na proficiência dos alunos em disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática, especialmente no ensino médio. O documento também aponta redução no número de matrículas, o que indicaria aumento da evasão escolar.

Ainda de acordo com o levantamento, o estado apresenta o pior índice de alfabetização do país, o que, segundo os autores, evidencia falhas estruturais na base do ensino.

O material afirma que políticas públicas adotadas nos últimos anos não foram suficientes para conter o avanço da crise educacional.

No campo da infraestrutura, o relatório cita atrasos de pagamentos por parte do governo estadual, o que, segundo o documento, coloca em risco a manutenção de rodovias e pode comprometer a mobilidade e a atividade econômica. Em contraponto, são mencionadas obras executadas em gestões anteriores, como o Anel Viário de Mossoró e o Túnel Major Sales.

Já na economia, o relatório aponta que o RN vem registrando desempenho negativo na geração de empregos formais, em desacordo com o cenário nacional. Segundo o documento, o fechamento de vagas indicaria um ambiente econômico fragilizado e pouco favorável ao crescimento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

ALERTA: Juiz derruba investigação do PCC após decisão de Moraes e pode afetar casos em todo o país

Foto: Rosinei Coutinho/STF

Uma decisão da Justiça do Piauí anulou uma investigação relacionada à facção criminosa PCC com base em uma liminar do ministro Alexandre de Moraes, do STF. O caso acendeu alerta porque a medida pode impactar outras apurações em andamento no país.

A decisão foi tomada pelo juiz Valdemir Ferreira Santos, do TJ do Piauí, ao analisar um desdobramento da operação Carbono Oculto 86. A investigação é vinculada a uma apuração mais ampla iniciada pela Receita Federal e pelo MP de São Paulo, que apura, segundo as autoridades, a possível atuação do PCC no setor de combustíveis.

De acordo com informações, a anulação ocorreu após pedido das defesas de investigados, que apontaram suposto uso irregular de relatórios de inteligência financeira do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Ao fundamentar a decisão, o magistrado citou uma liminar de Alexandre de Moraes, que estabeleceu regras para o uso desses relatórios em investigações. No entanto, posteriormente, o próprio ministro esclareceu que as restrições se aplicariam apenas a casos futuros.

Segundo informações divulgadas pela imprensa, a interpretação da decisão já vem sendo utilizada por advogados em diferentes regiões do país, em tentativas de anular investigações com base no mesmo entendimento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] CRISE: Servidores cobram governo Fátima após promessa não cumprida e dizem estar “à mercê”

Imagens: Reprodução/Instagram/Via Certa Natal

Agentes socioeducativos do RN denunciaram a falta de pagamento de benefícios prometidos pelo governo estadual. Segundo o sindicato da categoria, não há previsão para o pagamento do auxílio-alimentação nem do auxílio-fardamento para servidores da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase), mesmo após acordos firmados após greve.

De acordo com representantes da categoria, a situação foi confirmada durante reunião recente com o presidente da fundação e outras autoridades do Estado. Na ocasião, teria sido informado que não há previsão para liberação dos auxílios, conforme informações do Via Certa Natal.

Segundo o sindicato, os pagamentos foram prometidos após uma greve realizada há cerca de um ano e meio, quando houve negociação com o governo estadual para encerrar a paralisação.

Apesar do acordo, os servidores afirmam que, até agora, nenhum dos benefícios foi pago. “O governo promete vários auxílios, mas fica nessa promessa eterna. Pagamento que é bom, nada”, relatou um representante da categoria.

A categoria afirma que os profissionais estão “à mercê” e cobra uma definição oficial sobre os pagamentos. Até o momento, não houve confirmação pública de prazo para regularização dos benefícios.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] RETALIAÇÃO: Lula elogia PF após expulsar agente dos EUA e crise diplomática escala

Imagens: Divulgação/Uol

O presidente Lula (PT) elogiou o diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, após a decisão de suspender as credenciais de um agente de imigração dos Estados Unidos que atua no Brasil. A medida ocorre após autoridades americanas retirarem o status diplomático de um representante da PF em território norte-americano, elevando a tensão entre os dois países.

Segundo informações oficiais, o agente norte-americano perdeu acesso à unidade onde trabalhava, em Brasília, e a sistemas internos da PF. A decisão brasileira foi tratada por Lula como uma resposta de “reciprocidade” após ação do governo dos EUA.

“O que eles fizeram conosco, a gente vai fazer com eles”, afirmou Lula durante encontro com o ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, e o comando da PF, conforme o UOL.

De acordo com a Polícia Federal, a suspensão das credenciais segue até que seja esclarecida a situação do agente brasileiro Marcelo Ivo Carvalho, que teve o visto diplomático cassado pelos EUA sob acusações de tentar “manipular o sistema de imigração”.

O episódio ocorre em meio ao caso envolvendo Alexandre Ramagem, preso recentemente em Orlando após problemas com documentação. Segundo autoridades, a situação agravou o clima diplomático e expôs um embate direto entre os governos brasileiro e americano em pleno cenário pré-eleitoral.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

TENSÃO: Daniel Vorcaro passa mal, urina sangue e STF autoriza saída em meio a negociação de delação

Foto: Reprodução/Metrópoles

O fundador do Banco Master, Daniel Vorcaro, foi autorizado pelo STF a deixar a sede da Polícia Federal em Brasília após passar mal e apresentar um quadro grave de saúde. Segundo informações confirmadas, o empresário chegou a urinar sangue, o que acelerou a decisão do ministro André Mendonça.

De acordo com informações divulgadas pelo Poder360, Vorcaro cumpre prisão preventiva desde março e deixará a unidade da Polícia Federal pela primeira vez para atendimento hospitalar, sob escolta. O local e o horário da transferência ainda serão definidos entre a defesa e a Polícia Federal. Desde o episódio, ele vem sendo monitorado por médicos dentro da própria unidade.

Segundo fontes, o caso ganha ainda mais peso porque a defesa negocia um possível acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República.

A investigação integra a operação Compliance Zero. De acordo com decisão do relator, há indícios de ameaças, celulares ainda não analisados e atuação de um grupo investigado por intimidação, o que mantém o caso sob forte tensão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *