Polícia

Por ciúmes, marido mata sua própria mulher enforcada após ler conversa no Whatsapp

Depois de flagrar uma conversa da companheira, Andreza Salgado de Andrade, 26, em um grupo do aplicativo de mensagens WhatsApp, o industriário e técnico de informática Alexandro Gomes Corrêa, 26 anos, a matou estrangulada por ciúmes. Ele manteve o corpo de Andreza escondido dentro da cama box do casal durante três dias.

O crime aconteceu dentro da residência da família, localizada na rua 9, quadra 36, do conjunto residencial Viver Melhor, Santa Etelvina, Zona Norte de Manaus, e chocou os vizinhos que conviviam com a vítima e o suspeito.

De acordo com a polícia, Andreza foi morta às 23h da última sexta-feira (13) e foi encontrado às 22h de segunda (16) por um amigo do casal que foi até a casa e sentiu o forte odor do corpo, já em avançado estado de decomposição.

O que mais impressionou no caso, segundo a equipe de investigação do 15º Distrito Integrado de Polícia (DIP), é que o técnico manteve a mulher em cima da cama durante os dois primeiros dias, dizendo aos quatro filhos que a mesma estava dormindo, e ainda permaneceu no local.

“Ele disse em depoimento que a deixou na cama pensando que estava desacordada, mas ao perceber o estado de rigidez do corpo e sentir o odor, ele resolveu enrolar Andreza em um lençol e depois em um saco plástico e colocar embaixo da cama box do casal”, disse o delegado plantonista Fabiano Pignata.

‘Ela me agrediu’

Em entrevista à reportagem, o suspeito friamente contou que havia matado a mulher durante uma briga, motivada por ciúmes.

“Eu fui trabalhar no Distrito há quatro meses e ela começou a sentir muitos ciúmes, achando que eu tinha outra mulher na fábrica. Eu disse para ela que não tinha ninguém, mas motivada por uma vizinha, ela começou a se arrumar e a sair com um homem, que ainda não sei quem é. Eu descobri o caso, mas mesmo assim eu pedi para esquecermos isso e vivermos bem com os nossos filhos”, disse.

Ainda segundo ele, no dia do crime a esposa recebeu inúmeras mensagens no celular – de um grupo no aplicativo – e o mesmo foi questioná-la sobre o fato. Foi quando a dona de casa teria ficado com raiva, tomado o aparelho de suas mãos e lhe dado uma tapa.

“Ela me agrediu, veio pra cima e me deu chineladas, além de me enforcar em cima da cama. Consegui tirá-la (de cima) e comecei a fazer a mesma coisa, só que ela desmaiou. Pensei que ela estava só desmaiada, mas ela não acordou”, disse.

Alexandro disse que ficou em casa com os filhos porque sabia que seria preso assim que descobrissem a morte da mulher. Ele trancou o quarto e jogava sabão em pó e água sanitária na casa para os vizinhos não desconfiarem do cheiro. Os policiais militares da 26ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) realizaram a prisão e acionaram o Instituto Médico Legal (IML)

Uma vizinha que preferiu não se identificar declarou que durante os três dias, Alexandro saiu de casa normalmente, conversou com os vizinhos e disse que a mulher tinha viajado para o município de Manacapuru.

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Cerca de 12 mil crianças no RN foram registradas somente com o nome da mãe nos últimos 5 anos

Foto: Reprodução

Entre janeiro de 2020 e maio de 2025, 11.999 crianças foram registradas apenas com o nome da mãe no Rio Grande do Norte. O número representa cerca de 5,6% dos 210.975 nascimentos realizados no estado nesse período. Os dados são do Portal de Transparência do Registro Civil.

Natal lidera o ranking absoluto, com 59.208 nascimentos registrados no período. Desses, 3.609 foram registrados apenas com o nome da mãe, sem a identificação do pai no documento.

Já em termos proporcionais, o município de Bodó, na microrregião da Serra de Santana, apresentou o índice mais alto do estado. Dos três nascimentos registrados entre 2020 e 2025 na cidade, um foi feito somente com o nome da mãe,  representando 33% do total local.

Apesar do cenário, seis municípios potiguares apresentaram 100% dos registros com os nomes da mãe e do pai: João Dias, Jundiá, Pedro Avelino, Riacho da Cruz, Triunfo Potiguar e Várzea.

Desde 2012, o reconhecimento de paternidade pode ser feito de forma gratuita e diretamente em qualquer Cartório de Registro Civil do país, graças ao Provimento nº 16 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O procedimento pode ser iniciado tanto por iniciativa do pai quanto da mãe, ou ainda pelo próprio filho maior de idade, sem a necessidade de processo judicial.

O Portal da Transparência do Registro Civil reúne dados de nascimentos, casamentos e óbitos registrados nos 7.654 cartórios de registro civil espalhados por todos os municípios e distritos do Brasil. A ferramenta permite consultas públicas e atualizadas sobre informações civis em todo o território nacional.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Leão XIV fala sobre IA, jornalistas presos e fim de ideologias em reunião

Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane

O papa Leão XIV se apresentou aos jornalistas do mundo todo nesta segunda-feira (12) pela manhã, no Vaticano. A audiência começou por volta das 6h (horário de Brasília), 11h no horário local, na sala Paulo VI.

Ao entrar na audiência, o novo pontífice foi aplaudido de pé pelos presentes e no início da fala brincou de forma descontraída que as palmas deveriam ser somente ao fim do discurso.

Em seguida, Leão se direcionou aos profissionais falando sobre aqueles presos por exercerem a profissão de jornalista e disse que a imprensa livre deve ser defendida.

“O sofrimento destes jornalistas presos diz respeito à consciência das nações e a comunidade internacional, chamando a todos para guardar o bem precioso da liberdade de imprensa. Obrigado queridos amigos pelo seu serviço à verdade”, disse ele.

Leão XIV pediu também o fim de uma polarizada “guerra de palavras” feita de ataques partidários e ideológicos, e que não se dê espaço ao fanatismo e ao ódio.

Ele acrescentou que a inteligência artificial deve ser usada com “responsabilidade e discernimento”.

Ao final da declaração, o pontífice abençoou os profissionais presentes e desceu para cumprimentá-los um por um, apertando as mãos dos jornalistas , recebendo presentes e posando para fotos.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Enem 2025: Inep divulga resultado dos pedidos de isenção nesta segunda-feira (12)

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga, nesta segunda-feira (12), o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os interessados podem conferir se a solicitação foi aceita na Página do Participante.

Também foram divulgados os resultados das justificativas de ausência – isto é, para quem era isento da taxa no Enem 2024 e não compareceu aos dois dias de prova. Para isso, é necessário enviar documentação, datada e assinada, que comprove o motivo da ausência, como problemas de saúde, atividade curricular, boletim de assalto ou morte na família.

Aqueles que tiveram o pedido negado, tanto de isenção como de justificativa, terão até sexta-feira (16) para entrar com recurso. O processo deve ser realizado virtualmente, pela Página do Participante. Segundo o Inpe, o resultado será divulgado no dia 22 de maio.

Quem pode pedir isenção?

  • Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
  • Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico);
  • Inscritos no programa Pé-de-Meia.

Justificam a ausência no exame:

  • Boletim de ocorrência por assalto ou furto
  • Acidente de trânsito
  • Morte na família
  • Maternidade ou paternidade
  • Acompanhamento de familiar em algum evento ocorrido na data da prova
  • Privação de liberdade
  • Problemas de saúde
  • Deslocamento a trabalho
  • Intercâmbio acadêmico ou atividade curricular

É importante ressaltar que a confirmação do pedido de justificativa ou isenção no Enem não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar as provas deste ano, marcadas para os dias 9 e 16 de novembro, deverão efetuar a inscrição virtualmente entre os dias 26 de maio e 6 de junho.

Para que serve o Enem?

O Enem é responsável por avaliar o desempenho escolar dos alunos ao término da educação básica. A nota do exame é a principal porta de entrada para o ensino superior, permitindo que os candidatos concorram por vagas em universidades públicas e privadas por meio de programas do governo federal, como Prouni, Fies e Sisu.

Os resultados ainda podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep. Ao todo, 51 instituições, incluindo universidades, institutos politécnicos e escolas superiores, aceitam as notas do Enem nos processos de admissão.

Em 2024, 4,3 milhões de estudantes se inscreveram no Enem, número superior em relação ao ano anterior, quando as inscrições somaram 3,9 milhões. As provas foram aplicadas nos dias primeiros dois domingos de novembro e englobaram, como de costume, questões sobre linguagens, ciências humanas, matemática e ciências da natureza, além de redação.

SBT News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Multilateralismo, governança, acordos: os temas da viagem de Lula à China

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Pequim no sábado (10), onde participa da Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos com a China e se reúne com Xi Jinping.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), a pauta do encontro entre os presidentes inclui a defesa do multilateralismo e da reforma do sistema de governança global e o apoio à resolução pacífica de conflitos, além do aprofundamento das relações Brasil-China.

A visita oficial do presidente Lula deve abordar, ainda, as sinergias entre os programas de desenvolvimento e infraestrutura dos dois países.

Espera-se que sejam assinados pelo menos 16 acordos bilaterais, incluindo protocolos e memorandos de entendimento entre Brasil e China. A lista de acordos ainda não divulgada, mas o governo busca diversificar a pauta exportadora brasileira e os investimentos chineses.

Como mostrou a CNN, o presidente Lula deve aproveitar a viagem para discutir o aumento das exportações de soja e assinar o um memorando de entendimento sobre a venda de etanol para a China em meio à guerra tarifária com os Estados Unidos.

Em paralelo, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) promove uma série de ações para ampliar a relação comercial Brasil-China.

Em mapeamento publicado este ano, a agência identificou 400 oportunidades para as exportações brasileiras no comércio com a China. A lista abrange de petróleo, ferro, aço, produtos agrícolas e carnes até equipamentos, motores e medicamentos.

No âmbito da Celac, o Itamaraty destaca a discussão de temas de interesse do Brasil, que devem ser contemplados no plano de ação para os próximos anos. Isso inclui comércio, investimentos e transição energética além de segurança alimentar, gestão de risco de desastres, conectividade, economia digital, ciência e tecnologia, entre outros.

“O Brasil atribui enorme importância à Celac como fórum privilegiado de concertação e diálogo”, ressalta a embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Itamaraty.

A declaração da Cúpula entre Celac e China deve insistir na reforma do sistema de governança para refletir os interesses do Sul Global e dos países emergentes

No entanto, ainda está em discussão se o texto vai abordar questões mais concretas ou apenas defender em princípios a maior representatividade nas organizações internacionais, de acordo com o Itamaraty.

A Celac tem discutido uma candidatura unificada entre América Latina e Caribe para assumir o comando das Nações Unidas depois que o secretário-geral da ONU, o português António Guterres, encerrar o seu mandato no ano que vem

O Brasil defende abertamente que a América Latina e Caribe tenham uma mulher como candidata de consenso da região, embora afirme que ainda não há definição sobre o nome.

A analista internacional da CNN Fernanda Magnotta avalia que a erosão do compromisso americano com a ordem multilateral pode abrir espaço para avanços nas reformas das organizações internacionais. Mas ressalta que isso vai depender da unidade do Sul Global.

Ela cita que Brasil, China e Rússia, por exemplo, compartilham a crítica ao sistema atual embora tenham percepções distintas sobre o multilateralismo.

“O Brasil defende uma reforma baseada em inclusão, representação e regras compartilhadas, enquanto outros tendem a instrumentalizar o sistema em benefício próprio”, afirma

“Assim, há uma janela de oportunidade, mas os avanços concretos dependerão da habilidade brasileira de manter sua coerência diplomática e construir coalizões amplas, sem se subordinar aos interesses de outras potências maiores”, conclui.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF descumpre prazos de lei e omite duração de sigilo sobre voos de ministros pela FAB

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O STF (Supremo Tribunal Federal) descumpriu prazos da LAI (Lei de Acesso à Informação) e omitiu dados sobre viagens de ministros em aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) após dois pedidos feitos pela Folha.

O tribunal nem mesmo informou por quanto tempo deixará sob sigilo as listas de passageiros das viagens.

O Supremo respondeu aos recursos apresentados pela reportagem mais de um mês depois do prazo definido pela lei e não revelou quais ministros solicitaram os deslocamentos nos aviões oficiais. A resposta só foi dada após a assessoria de comunicação do tribunal ser questionada sobre o atraso.

O Ministério da Justiça, autor de solicitações de parte dos voos para uso dos ministros do STF, já informou que deixará essas informações sob sigilo por cinco anos. A pasta, no entanto, disse que a decisão não se aplica às viagens solicitadas pelo próprio tribunal. Cabe ao Supremo definir esse prazo para os voos que mobiliza.

O governo Lula (PT) passou a emprestar aeronaves não apenas ao presidente do Supremo, mas também aos demais ministros, o que era incomum antes de 2023. A justificativa é que os ataques de 8 de janeiro deixaram as autoridades sob maior risco.

A FAB identifica em seu site apenas as viagens do presidente do STF, cargo hoje ocupado pelo ministro Luís Roberto Barroso. Ainda assim, apresenta horários dos voos, locais de origem e destino e previsão de passageiros, mas não mostra a lista de quem acompanhou o chefe do tribunal. Essa relação é apresentada apenas para as viagens de ministros do governo federal, entre outras autoridades.

Os voos dos demais magistrados são classificados como “à disposição do Ministério da Defesa” e autorizados com base na brecha de um decreto de 2020 que permite ao ministro da Defesa liberar “o transporte aéreo de outras autoridades, nacionais ou estrangeiras” por motivos de segurança.

Nesses casos listados como “à disposição”, porém, a FAB não especifica se o voo foi feito por uma autoridade do Supremo ou de outro órgão. Questionado por meio da LAI, o STF não apontou quantas vezes os ministros usaram essa categoria de voo.

A informação foi confirmada pelo Ministério da Defesa por meio da Lei de Acesso. A pasta apontou que os ministros do STF usaram ao menos 154 voos da FAB de janeiro de 2023 a fevereiro de 2025, sendo que mais de 70% deles levaram apenas um magistrado.

Os números referem-se apenas aos voos classificados como “à disposição” do Ministério da Defesa e não consideram as viagens do presidente da corte.

Uma parte desses voos dos ministros que não ocupam a presidência do STF foi solicitada pelo Ministério da Justiça. A pasta afirma que, após abril de 2024, deixou de se envolver no trâmite para emprestar aeronaves aos magistrados.

O advogado Bruno Morassutti, da ONG Fiquem Sabendo, avalia que não há padrão no STF sobre a divulgação dos voos.

“Infelizmente, há entendimentos diferentes entre os ministros sobre a divulgação de viagens. O STF perde muito em não dar transparência adequada para essas informações. Prejudica a imagem da instituição desnecessariamente num momento politicamente sensível”, afirma.

Morassutti afirma que o Supremo é obrigado a seguir a Lei de Acesso, mas não o regulamento que se aplica aos órgãos do Executivo federal.

Na corte, quem fiscaliza o cumprimento dos pedidos de LAI são a Controladoria do STF e o presidente do tribunal. O TCU (Tribunal de Contas da União) pode fazer a fiscalização do ponto de vista administrativo, mas não pode aplicar sanções aos ministros, esclarece.

Folha de S.Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Foi um susto”, diz ex-presidente do INSS sobre operação da PF

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Alessandro Stefanutto completa, nesta segunda-feira (12), 20 dias afastado do cargo por decisão judicial e após ser alvo de operação da Polícia Federal (PF).

Os agentes cumpriram busca e apreensão contra Stefanutto em seu apartamento, em Brasília, e na sua sala na sede do INSS.

Em entrevista exclusiva à CNN, o ex-presidente se diz surpreso e que levou “um susto” com a operação.

“Sim, foi uma surpresa — e um susto também. Nunca, ao longo da minha carreira como servidor público, estive envolvido em qualquer operação policial. Ser acordado pela Polícia Federal foi, de fato, uma situação inesperada e difícil”, afirmou Stefanutto.

A PF aponta que ele foi omisso ao deixar descontos ilegais contra aposentados ocorrerem durante sua gestão por meio de associações. A arrecadação das entidades chega a R$ 6,3 bilhões.

Stefanutto também declara que atuou contra os desvios, que nenhum novo Acordo de Cooperação Técnica (ACT) foi firmado durante sua presidência e que nenhuma entidade foi admitida ou teve convênio assinado.

Perícia

A Polícia Federal começou a perícia no disco rígido que foi apreendido com Alessandro Stefanutto.

Durante o cumprimento do mandado judicial, os agentes copiaram um disco rígido do então presidente na sede do órgão.

“Foram extraídos dados do HD, que estavam contidos no computador. Estes dados foram copiados para o HD”, diz o relatório da PF.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gleisi pede que banqueiros ajudem a frear impacto do vídeo sobre INSS

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais, procurou o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, numa tentativa de conter o impacto causado por um vídeo do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), segundo o portal Metrópoles.

O vídeo viralizou ao associar o escândalo no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a supostos empréstimos consignados no valor de R$ 90 bilhões. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também postou o vídeo de Nikolas.

A Febraban, em nota, negou ter recebido qualquer pedido formal para se posicionar sobre o assunto. Mesmo assim, o movimento de Gleisi, segundo o portal, indica um incômodo do governo com a velocidade e o alcance das redes sociais.

Publicado na quarta-feira 6, o vídeo atingiu mais de 100 milhões de visualizações em menos de 24 horas e ampliou a pressão sobre o Executivo.

Na quinta-feira 7, Gleisi disse que somente no governo do presidente Luiz Inácio lula da Silva (PT), a Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU) combateram os descontos fraudulentos de aposentados e pensionistas do INSS.

Gleisi garante investigação no INSS

Segundo Gleisi, que acusou o governo de Jair Bolsonaro de dar início a esta fraude, o governo de Lula trabalha para responsabilizar as entidades fraudulentas e garantir que os aposentados prejudicados sejam ressarcidos.

A CGU rebateu fala do parlamentar, ao declarar que a investigação da PF diz respeito a descontos indevidos de mensalidades associativas, que somam R$ 6,3 bilhões e não R$ 90 milhões.

Atual chefe da Secretaria, Gleisi ocupa o cargo por ser uma das figuras de maior confiança do presidente Lula.

Ex-deputada federal e ex-ministra da Casa Civil, ela atua como articuladora central do governo junto ao Congresso, especialmente em momentos de crise ou de instabilidade na opinião pública. Também é a atual presidente do PT.

Revista Oeste

Opinião dos leitores

  1. Olha só… PT inimigo dos banqueiros pedindo ajuda aos banqueiros para impedir que a informação chegue ao povo…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Flávio Bolsonaro critica Lula por sentar ao lado de autocratas

Foto: Reprodução

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse neste domingo (11.mai.2025) ser “inacreditável” que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha sentado ao lado de autocratas em Moscou. O petista ficou ao lado de 19 líderes de regimes autoritários —países sem liberdade democrática e com repressão à mídia e à oposição.

“E nos proibiram de falar! Inacreditável!”, declarou o senador em seu perfil no X (ex-Twitter). Ele compartilhou uma foto do presidente durante as comemorações de 6ª feira (9.mai).

Na publicação de Flávio também há uma imagem do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) sentado próximo a Ismail Haniyeh, líder do Hamas, durante a posse do presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, em 2024. A Guarda Revolucionária iraniana confirmou a morte de Haniyeh horas depois da cerimônia.

Foto: Reprodução/X

Lula foi ao país acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva. Depois do desfile, ambos participaram da cerimônia de entrega de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido junto com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que preside o NBD (Novo Banco de Desenvolvimento), conhecido como “Banco dos Brics”, desde 2023. O evento em Moscou foi promovido pelo governo da Rússia, chefiado por Vladimir Putin.

Flávio é primogênito do ex-presidente Jair Bolsonaro, que tem um histórico de elogios a antigos autocratas da América Latina, dos presidentes-generais da ditadura militar brasileira (1964-1985) a figuras como Augusto Pinochet, do Chile, e Alfredo Stroessner, do Paraguai.

Quando ocupou o Palácio do Planalto, Bolsonaro manteve uma relação próxima com Putin e com outros nomes considerados autocratas, como o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, a quem já chamou de “irmão”. O pai de Flávio também já descreveu o príncipe da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, acusado de envolvimento na morte de um jornalista crítico ao seu regime, como um “quase irmão”.

Poder 360

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

EUA e China param guerra comercial por 90 dias e tarifas cairão em 115%

Foto: REUTERS/Florence Lo

EUA e China concordaram em reduzir substancialmente as tarifas sobre os produtos um do outro por 90 dias, após as negociações desse fim de semana. Em Genebra, na Suíça, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou nesta segunda-feira (12) que “ambos os lados reduzirão suas tarifas em 115%”, tendo concordado com uma pausa de 90 dias na guerra comercial.

Isso representa uma redução significativa nesta disputa comercial que eclodiu no mês passado, provocada pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

Os EUA haviam aumentado sua tarifa sobre produtos importados da China para 145% – incluindo a tarifa de 20% adicionada para combater as importações de fentanil -, com Pequim retaliando com tarifas de 125% sobre as importações norte-americanas. As informações são do jornal britânico The Guardian.

Bessent disse a repórteres que “ambos os lados demonstraram grande respeito” durante as negociações e que “ambos temos interesse em um comércio equilibrado”.

O embaixador comercial dos EUA, Jamieson Greer, também explicou por que o governo Trump estava determinado a reformular o comércio global.

Greer afirma que os EUA passaram décadas na Organização Mundial do Comércio (OMC), realizando negociações multilaterais e bilaterais, tentando fazer com que outros países reduzissem suas tarifas e barreiras não tarifárias e concordassem com um comércio mais recíproco com os EUA.

Déficit

“A promessa da OMC e do sistema multilateral é que as tarifas de todos seriam reduzidas”, disse Greer a repórteres em Genebra: “Acontece que os EUA reduziram significativamente”.

Segundo ele, havia outras economias que também tinham tarifas baixas, mas mantinham barreiras não tarifárias muito altas. “Nos esforçamos muito para trabalhar dentro do sistema. E o resultado líquido é o déficit de US$ 1,2 trilhão em bens; o resultado líquido é que a produção foi para a China, Leste Asiático, México etc”, ressaltou.

“Dessa forma, não é realista sugerir que os EUA deveriam simplesmente ter continuado a negociar”, acrescenta.

Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Viagens de Lula ao exterior equivalem a duas voltas ao mundo em três meses

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Com apreço por viagens internacionais, o presidente Lula conseguiu percorrer o equivalente a duas voltas ao mundo em apenas três meses. Isso considerando apenas os rolês internacionais do petista.

Somado ponto a ponto das viagens de Lula e comitiva, o passeio pela Rússia para o convescote promovido por Vladimir Putin, ao lado de ditadores da estirpe de Miguel Díaz-Canel (Cuba) e Nicolás Maduro (Venezuela), Lula fecha mais de 83 mil km flanando por aí entre março e maio.

Este ano, Lula já passou por seis países: Uruguai, Japão, Vietnã, Honduras, Vaticano e Rússia. Mas a lista cresce até o fim da semana.

Da Rússia, Lula segue para a China para participar da Celac, caído grupo inventado para aglutinar a esquerda mais atrasada do planeta.

Os passeios de Lula, Janja e cia, sempre em excelentes hospedarias bancadas pelo pagador de impostas, somaram 102 mil km em 2024.

Com o tour pela China, Lula fecha incríveis 47 viagens internacionais nesta gestão. Fora a ida ao Egito e Portugal antes mesmo da posse.

Diário do Poder

Opinião dos leitores

  1. É uma desmoralização total, um oficial da FAB prestando continência para uma pessoa que foi condenada e presa por corrupção e lavagem de dinheiro.
    E por isso que as Forças Armadas estão cada vez mais sem moral

    1. Medeiros, os milicos hoje só servem pra isso. É uma desmoralização.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *