Educação

Prefeitura do Natal vai acionar Justiça contra greve dos professores

A Prefeitura do Natal deverá acionar a Justiça nos próximos dias contra a greve dos professores no Município, confirmada através de aprovação de indicativo da categoria em assembleia realizada nessa terça-feira (07). A notícia foi destaque na Tribuna do Norte.

Os professores cobram reajuste no piso salarial de 12,84% e condicionaram o retorno à conclusão da imunização contra covid-19 dos profissionais de educação.

A volta às aulas em formato híbrido está previsto para o dia 14 de julho.

 

Opinião dos leitores

  1. Com essa atitude em desfavor do sindicato de professores e dos professore(a)s o prefeito do Natal sofrerá uma consideravel queda de popularidade,os professores são uma classe formadora de opinião poderosa e influente na sociedade norte-riograndense e brasileira.

  2. Posicionamento egoísta.
    Essas particulares estão se adaptando e estão a todo vapor já faz tempo. Apenas o público que não.. tá na hr de acabar com a mamadeira.. e a sociedade de pagadores de impostos cobrarem o retorno..

  3. Alguns departamentos publico estão formato híbrido.. mas essa galera brincadeira.. tem que acabar com a mamata..
    Simples.. cortar o salário aos que não voltarem!! Hora de ação.

  4. Engraçado é que parte destes mesmos professores que não querem voltar às aulas na rede municipal já voltaram a dar aula nas escolas privadas…

  5. Quanto ao retorno de atividades presenciais em repartições públicas do município de natal está decretada em diário oficial pelo próprio prefeito que todos os funcionários só voltariam presencialmente após completar o quadro vacinal e ainda colocou 28 dias após a aplicação da segunda dose.E professores com a primeira dose já estão imunizados? É muita incoerência nesse discurso .

    1. Patria educadora.. so q nao… kkk
      Abra o olho isso eh so politicagem.. puxada pelo partido corruPTo.

  6. Corte o salário e resolva rapidinho.
    Porque desta forma eles não teram como pagar a Netflix, então levantam da caminha e voltam para o trabalho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FURTOS NA COP30: computadores, celulares e drones somem de espaço social em Belém — e sem sinal de arrombamento

Foto: Divulgação

Nem a COP30 escapou da insegurança. Computadores, celulares e drones da Rede de Trabalho Amazônico foram furtados na madrugada da última quinta-feira (7), dentro da Embaixada dos Povos, em Belém (PA) — e o mais curioso: sem nenhum sinal de arrombamento.

O crime aconteceu em plena Conferência do Clima da ONU, sob Garantia da Lei e da Ordem (GLO) decretada pelo presidente Lula. A Polícia Civil do Pará investiga o caso.

Os equipamentos estavam em um espaço destinado a movimentos sociais, e entre os itens levados estavam até o celular oficial da entidade. Segundo a Rede, o local abriga representantes de mais de 400 organizações de pescadores, ribeirinhos e povos indígenas.

Testemunhas serão ouvidas e imagens de câmeras de segurança analisadas. Até agora, ninguém foi identificado ou preso.

Dias antes, dois jornalistas estrangeiros também foram assaltados no centro histórico da capital paraense — um cenário nada favorável para a cidade que recebe líderes e autoridades de todo o mundo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

‘Não é pela conduta profissional, é por eu ser mulher’, diz Cármen Lúcia ao falar de ataques

Foto: Gustavo Moreno/STF

A ministra do STF, Cármen Lúcia, afirmou nesta segunda-feira (10) que as ofensas que recebe não têm relação com sua conduta profissional ou pessoal, mas simplesmente por ela ser mulher. A declaração foi feita durante o XVII Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

“Os xingamentos que recebo dizem respeito às condições morais de uma mulher, não ao meu desempenho ou à minha conduta profissional”, disse Cármen, citando ataques sexistas e misóginos que já ouviu de políticos e outros setores do Judiciário.

A ministra também criticou a desigualdade entre homens e mulheres no meio jurídico e no serviço público. Ela alertou que a violência contra a mulher é “um sintoma, e a doença aparece quando a violência se manifesta”, defendendo reflexão sobre como evitar a repetição desses comportamentos.

Cármen ainda ironizou críticas sobre sua aparência e cabelo branco. Ela afirmou que gosta de seu visual e não se enquadra no padrão alheio: “Eu queria não envelhecer, mas a outra opção não era boa… então deixa a minha cabeça branca, eu gosto tanto dela”.

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Empresário fica calado na CPMI do INSS e tem celular tomado no meio do depoimento

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O clima esquentou na CPMI do INSS nesta segunda-feira (10). O presidente da comissão, senador Carlos Viana mandou apreender o celular do empresário Igor Dias Delecrode, ex-dirigente da Associação de Amparo Social ao Aposentado e Pensionista (AASAP), uma das entidades investigadas no escândalo dos descontos indevidos em aposentadorias e pensões.

A decisão foi tomada a pedido do relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar, e aprovada pelo colegiado. O celular foi lacrado e entregue à Polícia Legislativa para perícia. Gaspar ainda tentou que o empresário entregasse a senha do aparelho, mas o pedido foi negado por orientação da defesa.

Durante o depoimento, Igor Delecrode ficou em silêncio diante das perguntas de deputados e senadores. O empresário garantiu o direito de não responder após obter habeas corpus concedido pelo ministro Gilmar Mendes, do STF.

A CPMI apura um esquema de descontos ilegais aplicados em benefícios do INSS por associações e empresas de fachada, que teriam lucrado com fraudes em convênios e cobranças não autorizadas. Com o celular apreendido, os parlamentares esperam encontrar provas que possam destravar a investigação — que, até agora, tem esbarrado no silêncio dos investigados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Entre amigos, música e espumante, Elmano Marques brinda o lançamento de “Vino, Divino Vino”

Foto: Divulgação/Canindé Soares

O pôr do sol às margens do Rio Potengi foi o cenário para celebrar o lançamento do box “Vino, Divino Vino”, obra do médico pneumologista e escritor enófilo Dr. Elmano Marques, no Museu da Rampa. O evento reuniu cerca de 600 amigos, entre médicos, empresários e apreciadores do vinho e das boas companhias, que foram abraçar o autor e garantir seu exemplar autografado.

A noite foi embalada pelo sax de Anderson Pessoa, pela voz de Jo Bay e pelo som do DJ Cláudio Braga, com o sabor da paella preparada na hora pela Raspa do Tacho e as borbulhas do espumante Miolo, em um encontro marcado pela emoção e pelo carinho.

Resultado de anos de dedicação à sua tradicional coluna sobre vinhos, “Vino, Divino Vino” reúne textos do Dr. Elmano em quatro volumes cuidadosamente compilados pela professora Ângela Almeida, responsável também pelas aquarelas e ilustrações das capas.

Foto: Divulgação/Canindé Soares

A coleção é um verdadeiro brinde à cultura e à arte de viver bem — uma leitura indispensável tanto para quem já aprecia o universo do vinho quanto para aqueles que desejam conhecê-lo mais de perto. Os livros estão disponíveis nas lojas da Art Wine, Gran Cru, Grand Vinho e Adega Farret.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Derrite desmonta projeto Antifacção, protege facções e dá fôlego ao crime organizado, diz governo Lula

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, subiu o tom contra o relator do PL Antifacção, deputado Guilherme Derrite, e disse que o parlamentar “destroçou” o projeto original do governo Lula. Segundo ele, o texto alternativo apresentado por Derrite enfraquece o combate às facções ao excluir grupos criminosos menores e retirar instrumentos que permitiam o bloqueio e a perda de bens de criminosos sem origem comprovada.

“Muitas facções ficam sem a possibilidade de serem investigadas. Esse é um dos erros mais graves”, afirmou Sarrubbo, em entrevista à Agência Brasil. Ele também criticou a exclusão da extinção de domínio, mecanismo usado em países europeus para confiscar patrimônio ilícito, mesmo se a operação for anulada. “Sem isso, o crime continua rico e o Estado, de mãos atadas”, disparou.

O secretário acusou Derrite de agir com pressa e falta de técnica jurídica, sem consultar o Ministério da Justiça, e alertou que o texto “coloca o Brasil em risco internacional” ao equiparar narcotráfico a terrorismo. Segundo ele, “lá fora, vão achar que o Brasil abriga grupos terroristas”. Sarrubbo também classificou como inconstitucional o artigo que condiciona a atuação conjunta da Polícia Federal e das polícias estaduais à autorização de governadores, o que, na prática, travaria operações integradas.

O projeto foi incluído na pauta da Câmara pelo presidente Hugo Motta para votação nesta terça-feira (11), irritando governistas. Dentro do Ministério da Justiça, o parecer de Derrite é tratado como “escândalo jurídico”, e há quem diga que o relator “atirou no crime organizado e acertou o Estado de Direito”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Filho do presidente da Colômbia é novamente indiciado por desvio de verbas e falsificação

Foto: Reprodução

O filho do presidente da Colômbia, Nicolás Petro, voltou a ser indiciado nesta segunda-feira (10) por uma nova série de crimes. O Ministério Público colombiano acusa o primogênito do esquerdista Gustavo Petro de peculato e falsificação de documentos ligados a um contrato firmado quando ele era deputado na Assembleia do Atlântico, entre 2020 e 2023.

Segundo os promotores, o acordo previa verbas públicas para idosos e crianças com deficiência, mas o dinheiro teria sido desviado pelo político de 39 anos. Nicolás já havia sido preso em 2023, mas foi solto para responder em liberdade condicional.

Essa não é a primeira encrenca do herdeiro de Petro. Ele também é investigado por enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro, acusado de ter recebido recursos de um ex-narcotraficante durante a campanha presidencial de 2022. As denúncias começaram após o depoimento explosivo da ex-esposa, que o entregou após uma separação turbulenta.

O filho do presidente chegou a admitir que recebeu dinheiro vivo, mas afirma que os valores nunca chegaram à campanha de Gustavo Petro. A defesa tenta agora anular a confissão, alegando que foi feita sob pressão de um promotor. Enquanto isso, a oposição colombiana pressiona e o escândalo cresce — mais uma dor de cabeça para o “governo do amor e da justiça social” de Petro.

Opinião dos leitores

  1. Fácil resolver, basta pedir emprestado o nosso tirano togado preferido que ele anula todas as condenações ,e transforma o vilão em vitima !!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

1ª Anchieta em Ação une fé, solidariedade e serviços gratuitos no Dia Mundial dos Pobres

Foto: Divulgação

Neste dia 15 (sábado), a Paróquia de São José de Anchieta, sob a idealização do Padre Sávio, realizará a 1ª Anchieta em Ação, uma grande mobilização social e religiosa inspirada pelo Dia Mundial dos Pobres, instituído em 2016 pelo Papa Francisco, na Carta Apostólica Misericordia et Misera, ao término do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

Com o objetivo de levar cuidado, escuta e dignidade aos mais necessitados, a iniciativa contará com profissionais de diversas áreas da saúde, medicina, odontologia, enfermagem, fisioterapia e serviço social, além de oferecer atendimentos de beleza e bem-estar, como corte de cabelo, maquiagem e cuidados com as unhas.

De acordo com o Padre Sávio, idealizador do momento, “Todas essas ações têm como objetivo promover dignidade e cuidado integral às pessoas atendidas, por meio de uma grande rede de solidariedade que reúne entidades públicas, privadas e organizações não governamentais parceiras,” informa.

A 1ª Anchieta em Ação transforma união em gesto de solidariedade e se torna uma verdadeira experiência de fé e serviço. De acordo com dados da organização, a realização desta ação social envolve mais de 2 mil pessoas, entre pessoas carentes e paroquianos voluntários.

Foto: Divulgação

Para o Padre Sávio, este é um momento de vivenciar concretamente o Evangelho: “Quando cuidamos do corpo e da alma dos nossos irmãos mais pobres, estamos tornando real a presença de Cristo entre nós. A Anchieta em Ação é um gesto de fé que se transforma em cuidado e esperança”.

O sacerdote também lembra que esse cuidado não deve acontecer apenas em um dia específico: “O Dia Mundial dos Pobres nos inspira, mas o compromisso com os que mais necessitam precisa ser constante, perene. Não podemos lembrar dos pobres apenas nesta data, devemos cuidar deles todos os dias da nossa vida, com atenção e amor”, orienta.

Mais do que uma ação social, a 1ª Anchieta em Ação é um testemunho de fé viva e comprometida, que traduz o espírito do Dia Mundial dos Pobres: reconhecer Cristo presente em cada irmão que sofre e precisa de amparo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Tarcísio lidera entre conservadores — mas guerra interna ameaça 2026

Foto: Reprodução

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, virou o principal nome da direita para liderar o campo conservador em 2026, caso o ex-presidente Jair Bolsonaro fique fora da disputa. O levantamento é do Ranking dos Políticos e mostra que Tarcísio aparece isolado na frente entre os parlamentares, mas a tão sonhada união da direita segue só no discurso.

A pesquisa ouviu 134 parlamentares — 107 deputados e 27 senadores — entre 21 e 31 de outubro, segundo informações do R7. Na Câmara, quase metade (48,6%) apontou Tarcísio como o principal nome do campo conservador. Depois dele vêm Eduardo Bolsonaro (15%), Michelle Bolsonaro (13,1%), Ratinho Júnior (9,3%) e Romeu Zema (3,7%). No Senado, o governador paulista também lidera, com 44,5% das citações, seguido novamente por Eduardo e Michelle, empatados em 14,8%.

Mesmo assim, a direita segue rachada. Segundo o levantamento, 67% dos deputados e 63% dos senadores acreditam que o grupo deve chegar dividido em 2026, com várias candidaturas e sem coordenação nacional. Apenas um terço vê chance real de união por meio de alianças entre partidos.

O ex-ministro de Bolsonaro mantém folga nas pesquisas internas desde 2023, mas a base bolsonarista ainda não fala a mesma língua. No fim das contas, Tarcísio aparece como o favorito para herdar o espólio político de Bolsonaro — mas, se depender dos egos e vaidades da própria direita, essa herança pode não chegar inteira até 2026.

Opinião dos leitores

  1. Bolsonaro sempre lascando a direita. Por ele, é melhor entregar pra lula do que outro da direita ganhar. Já vejo a campanha dos últimos bolsonaristas pregando voto em lula em 2026

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Governo Fátima admite: 13º de 2025 não será pago inteiro em dezembro

Foto: Carlos Costa

O secretário de Fazenda do RN, Cadu Xavier, confirmou nesta segunda-feira (10) que o 13º salário dos servidores estaduais será pago em duas partes mais uma vez. Metade será depositada em dezembro de 2025 e o restante só cairá nos primeiros dias de janeiro de 2026, repetindo o modelo adotado desde o início da gestão Fátima Bezerra.

Nos últimos anos, o pagamento integral em dezembro tem acontecido apenas para quem ganha até R$ 4 mil. Acima desse valor, o governo divide o benefício, o que, na prática, empurra parte do 13º para o ano seguinte, contrariando o prazo legal que determina quitação até 20 de dezembro.

Cadu negou que a divisão seja atraso e afirmou, em entrevista à Rádio Cidade, que a prática “é uma continuidade da política de pagamento adotada desde 2019”. Segundo ele, o calendário oficial será divulgado quando houver definição do fluxo financeiro do Estado.

O governo argumenta que a medida é necessária diante das dificuldades financeiras crônicas do Estado. Ainda assim, o parcelamento anual virou marca registrada da atual gestão. E, como de costume, quem depende do contracheque do governo estadual deve se preparar: o 13º vem, mas só metade chega no Natal.

Opinião dos leitores

  1. A solução dos problemas do RN não era o aumento do ICMS de 18 para 20% ?? E agora a culpa é de quem?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: COP30 vira circo verde: atores fantasiados de animais rastejam em nome da biodiversidade

Imagens: Reprodução

A COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, começou com um show de excentricidade nesta segunda-feira (10), em Belém (PA). A cena que chamou atenção — e provocou constrangimento — foi um desfile de atores vestidos de animais brasileiros rastejando pelo chão da “green zone”, área aberta ao público e a ONGs.

O grupo, que incluía até um Curupira, personagem do folclore nacional, pretendia “celebrar a biodiversidade brasileira”, segundo o Metrópoles. Mas o resultado virou motivo de piada e desconforto entre participantes e observadores. As imagens do espetáculo circularam nas redes e entre os corredores do evento, com muita gente sem entender se era arte, ativismo ou apenas vexame internacional.

O desfile aconteceu poucas horas depois da abertura oficial da conferência, que contou com a presença do presidente Lula. No discurso, Lula falou sobre tragédias climáticas recentes e defendeu mais recursos internacionais para combater o aquecimento global.

Enquanto o governo tenta posar de líder da “transição verde”, a COP30 já começou mostrando o que o Brasil faz de melhor nos palcos oficiais: muito teatro e pouca seriedade.

Opinião dos leitores

  1. O 9dedos só abre a boca para pedir dinheiro.
    Por falar nisso, onde anda a química e a petroquímica, alguém da notícia. Guardem aquela foto com o laranjão, é uma relíquia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *