Está na Tribuna de Hoje, a prefeitura vai privatizar as vagas de estacionamentos existentes nas ruas da Cidade Alta, Ribeira, Tirol, Petrópolis e Lagoa Nova(fóruns de justiça), apesar de ser um iniciativa polémica acho muito bem vinda uma iniciativa dessas, resta saber se num ano de eleição esse projeto passa na Câmara Municipal de Natal.
Exatamente 3.400 vagas de estacionamento nas ruas de Natal devem ser regulamentadas e entregues à iniciativa privada já no próximo ano. A prefeitura de Natal, através da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), está concluindo a parte burocrática do projeto denominado de Estacionamento Rotativo Eletrônico, com licitação prevista para ocorrer já no primeiro trimestre do próximo ano. Os bairros escolhidos para a iniciativa são Alecrim, Cidade Alta, Ribeira, Petrópolis e Lagoa Nova (na proximidade dos fóruns de Justiça).
Segundo o secretário-adjunto de Trânsito da Semob, Haroldo Maia, o valor cobrado pelo estacionamento nas ruas de Natal só será conhecido após a licitação. Ele explica que o projeto será completamente eletrônico e vai ofertar vagas para carros e motos. A Cidade Alta receberá 1.000 vagas para carros e 200 para motos; Alecrim, Tirol e Petrópolis juntos terão 900 vagas para carros e 200 para motos; mesmo número para Lagoa Nova e Ribeira juntas.
“O projeto de Estacionamento Rotativo Eletrônico é o que existe de mais moderno em questão de estacionamento rotativo do país. Com a implantação será possível disciplinar o espaço público, gerar rotatividade e comodidade para o motorista e também vai trazer mais segurança para os donos de veículos”, destacou Haroldo Maia.
No novo projeto, a compra dos bilhetes eletrônicos poderá ser feita por telefones celulares através de cartões de crédito. A Prefeitura de Natal não vai ter custos, já que o trabalho será terceirizado.
A empresa que vencer a licitação vai arcar com todos os custos de elaboração, treinamento de pessoal e monitoramento dos espaços de estacionamento nas ruas. A Secretaria de Mobilidade informou que logo a licitação seja realizada no começo do próximo ano o projeto será colocado em prática.
Segundo ele, o sistema – que é completamente eletrônico – já está sendo utilizado em Caruaru (PE). A quantidade de vagas por bairros depende do maior ou menor número de ruas existentes. “Na Cidade Alta há mais ruas e mais espaço para que algumas vagas de estacionamento sejam criadas”, explicou.
SEGURANÇA
Questionado sobre a segurança dos veículos que estiverem utilizando uma vaga privatizada, a Semob informou que os monitores não terão responsabilidade sobre os veículos e os pertences dos mesmos. “A monitoração será direcionada ao estacionamento, embora que a presença de uma pessoa fardada e responsável por um trecho da rua passará segurança ao motorista”, justificou Haroldo Maia.
FISCALIZAÇÃO
Sobre a fiscalização da Prefeitura nas irregularidades encontradas nas vias da Capital, como estacionamento irregular por exemplo, a Semob informou que a atual fiscalização é deficiente. Apenas 80 agentes de trânsito existem em Natal. Diariamente 40 profissionais se dividem em três turnos. “Já solicitamos um número maior de agentes de mobilidade, mas entendemos que há a Lei de Responsabilidade Fiscal e não pode ser ultrapassado o valor da folha de pagamento”, informou Haroldo Maia.
Em 2010 foram registradas 90.055 mil infrações de trânsito. Destas multas, estacionamento irregular está em 3° lugar no número de infrações. Uma queda foi constatada, já que no ano anterior 131 mil multas foram registradas pela Semob.
Estacionamento privado é opção em áreas de comércio
Com a dificuldade de encontrar vagas públicas nas ruas de Natal, os estacionamentos particulares têm um público fiel. Os proprietários de veículos acabam desistindo de perder tempo atrás de uma vaga e utilizam a praticidade dos estacionamentos privados.
“É praticamente impossível achar uma vaga aqui no Alecrim. Já rodei diversas ruas e não encontrei vaga. Recorri a este local por ser a única opção, mas com a bagunça que está na rua eu não me arrependo” descreveu o aposentado Damião Barbosa.
Somente na Avenida 10 dois estacionamentos particulares estavam lotados na manhã desta terça-feira.
Na Cidade Alta o administrador de estacionamento informou que há muita rotatividade no local. Com o preço mínimo de R$4 por duas horas de estacionamento as pessoas acabam usando por pouco tempo os estacionamentos particulares.
“Aqui dependendo do dia, 270 carros estacionam aqui. Essa época do ano a tendência é aumentar, visto que as vendas de Natal já vão começar”, explicou Marco Antônio da Silva, na rua General Osório.
A mensalidade sai por R$130, segundo a administração local. Segundo Marco Antônio, todos os administradores de estacionamentos privados se reúnem para determinarem os preços das vagas.
BG, seu blog é tão bom, tão lido e confiável! Que tal iniciarmos uma campanha pedindo que haja uma sincronização dos sinais (semáforos) de Natal? Já constatou que o trânsito piora por isso? Exemplos emblemáticos (só para citar alguns): Rua Apodi, tem um sinal a cada cruzamento, todos sem sincronia. Rua Alberto Maranhão, idem. Av. Prudente de Morais, principalmente nos cruzamentos da Rua Mossoró até a Ceará-Mirim. Falta vontade ou competência? Mobilizemos-nos!
Realmente, falta fiscalização, daí a impunidade. O Via Livre, quando estava no início e era muito fiscalizado, funcionou bem. Hoje ao meio-dia tinha um caminhão de cerveja descarregando na Rua São José (que faz parte do Via Livre), no cruzamento complicado com a Bernardo Vieira, porque o sinal demora a abrir e fecha rápido. O caminhão fechou uma das pistas e os carros que se virassem para se espremer numa pista só, o que causou uma fila enorme.
"Segundo Marco Antônio, todos os administradores de estacionamentos privados se reúnem para determinarem os preços das vagas."
Cartel comendo solto….
É muito caro 4 reais por duas horas! Quero ver como vai ficar com esse estacionamento privado nas ruas. Onde vamos parar!?