Procon de olho em construtoras que atrasam entrega

Nominuto.com

As constantes reclamações sobre atraso na entrega de empreendimentos imobiliários em Natal fez com que o órgão de desefa do consumidor – Procon RN – se mobilizasse para notificar construtoras, requerendo informações acerca das obras que ainda não começaram a ser entregues. A intenção do órgão de defesa do consumidor é verificar se há atrasos e, caso seja confirmada a demora na entrega, tomar as atitudes legais para garantir que o consumidor tenha o mínimo de transtornos possíveis.


O coordenador geral do Procon Estadual, Araken Farias, afirma ter tomado conhecimento de constantes atrasos na entrega de empreendimentos, principalmente em Natal, e o órgão notificará as construtoras hoje ou amanhã. “A gente tem conhecimento do problema, mas se houve cinco queixas formais de clientes no Procon em 2011, foi muito. Apesar disso, estamos nos antecipando e notificaremos primeiro as empresas Cyrela Plano & Plano e a Planc, pedindo documentos para verificar se há realmente atraso em alguma obra”, explica.

De acordo com Farias, a iniciativa foi decidida após uma reunião do Movimento Articulado de Defesa do Consumidor (Madecon), no início deste mês, durante a qual o Procon teria sido formalmente informado sobre inúmeros atrasos em empreendimentos imobiliários potiguares e os contratempos que provocam aos clientes.

O coordenador do Procon RN fala especificamente sobre a Cyrela Plano & Plano, empresa que tem cerca de 1 mil unidades para ser entregues no Rio Grande do Norte. “Inicialmente, estamos pedindo amostragem de três imóveis e a empresa terá o prazo de cinco dias para entregar a documentação. Caso isso não seja feito, poderemos pedir inclusive judicialmente, o que pode levar a uma apreensão de documentos”, conta.

Em contato com a construtora Cyrela Plano&Plano, a informação que chegou ao Nominuto é que a empresa possui quatro obras em Natal e cumpre – rigorosamente – os prazos estabelecidos em minutas de contartos. “A Cyrela Plano&Plano, que atua em Natal/RN desde 2009, informa que não possui nenhuma obra em atraso. Através do site, os clientes podem fazer o acompanhamento de todas as etapas da obra e sua evolução em fotos, além de esclarecer quaisquer dúvidas através da Central de Relacionamento”, argumenta.

A construtora apresentou ainda um infofográfico informando a previsão de entrega dos empreendimentos. São eles:

1- L´Acqua Condominium Club

Início da comercialização: abril/09

Entrega: abril/12 (1ª e 2ª fases)

Abril/13 (3ª fase)

 

2- Stillo Clube Residence

Início da comercialização: julho/09

Entrega: junho/12

 

3- Vita Residencial Clube

Início da comercialização: março/10

Entrega: maio/13 (1ª fase)

julho/13 (2ª fase)

 

4- Infinity Areia Preta

Início da comercialização: novembro/09

Entrega: fevereiro/13

Araken Farias alerta para a importância dos consumidores entrarem em contato com o Procon, no caso de comprar um imóvel e ter que lidar com atrasos na obra. “Se não tivermos dados suficientes, não teremos como tomar atitudes capazes de inibir essa prática”, ressalta.

Segundo Farias, havendo atraso, a empresa tem algumas responsabilidades com os clientes, como pagar o aluguel a partir da data de entrega estabelecida em contrato.

Redes sociais
Entre as ferramentas mais utilizadas pelos consumidores para externar o descontentamento com construtoras, as redes sociais têm se destacado. Prova disso é que consumidores natalenses estão organizando um protesto através do Twitter,  durante um feirão marcado para o próximo final de semana, em Natal.

No microblog, o usuário Gustavo Ribeiro (@guga_grdesign) informa que proprietários de um imóvel cuja entrega foi atrasada em 14 meses desenvolveram faixa e panfletos, que serão distribuídos no evento. Além disso, ele afirma que “O SONHO do primeiro apê pode acabar virando um PESADELO”.