Diversos

Professora da UFRN tem reconhecimento internacional em projeto voluntário

Foto: Reprodução

Um projeto voluntário, idealizado e coordenado pela professora do Departamento de Psicologia da UFRN, Katie Moraes de Almondes, recebeu reconhecimento internacional concedido pelo Projeto Erasmus, o Cap sur l’école inclusive en Europe, e pelo 6th Congresso of Neuroscience and Learning. O trabalho, destinado a atender profissionais de saúde de todo o Brasil com alterações de sono, por meio de uma plataforma virtual, foi reconhecido como uma boa prática para o bem da humanidade.

Intitulado Psicólogas do Sono contra Covid-19, o projeto reúne 10 profissionais certificados pela Sociedade Brasileira do Sono e pela Sociedade Brasileira de Psicologia espalhados pelo Brasil para atender à demanda relativa às queixas de alteração de sono dos trabalhadores da saúde no país.

Segundo a professora Katie Almondes “Quando foi decretada a pandemia, ainda no mês de março, tive a ideia de convidar colegas especialistas que estão em vários estados do Brasil para oferecermos atendimentos inicialmente aos profissionais da linha de frente. No decorrer do projeto, ampliamos também para outros profissionais da saúde que não estavam diretamente ligados ao atendimento da Covid-19”, explicou.

Sobre o reconhecimento do projeto em nível internacional, a professora vê como possibilidade de ampliar cada vez mais o incentivo para a associação entre o ensino, a pesquisa e a extensão para a inserção social. “Vejo como um incentivo para que se possa produzir conhecimento de ponta com qualidade acadêmica, conhecimento técnico-científico, que venha a alcançar a sociedade com mais frequência”.

Com UFRN

Opinião dos leitores

  1. Não é certo tirar os méritos da Professora. Fez a parte dela dedicadamente e merece todas as loas. Mas o retorno para sociedade diante do que se gasta no ensino superior é risível.
    Quando existe uma boa produção cientifica, as cidades que sediam os centros de excelência se enchem de empresas com quem as universidades estabelecem uma simbiose, uma troca que se traduz em produtos e serviços altamente demandáveis. Aí vc vê um monte de curso destinado a só formar burocrata ou para o ensino (para formar novos professores.. que vão formar novos professores… que vão formar novos professores e o produto final demandável nunca aparece).

  2. Grande professora, pessoa qualificada! Mais um orgulho da UFRN! A ciência do Brasil ainda vive!!!

  3. As universidades públicas têm demonstrado o seu valo durante a pandemia, estão de parabéns por servirem à sociedade.

    1. Negativo.
      Têm deixado muito a desejar.
      Não sei de pesquisa alguma relevante para combate à covid.
      No mínimo, saber quanto tempo o coronavirus sobrevive no Brasil em cada tipo de superfície.
      Coletar amostras em ônibus, supermercados.
      Saber onde e como as pessoas pegam coronavirus no Brasil.
      Em casa?
      No elevador?
      Repito: nenhuma pesquisa realmente relevante no combate ao coronavirus.
      Bilhões são gastos todos os meses em universidades públicas.
      Nos Estados Unidos, pesquisador só recebe se fizer pesquisa.
      No Brasil , o salário cai todo mês.

    2. Paulo (com minúsculas),
      Seu comentário é semelhante a muitos que circulam por aí: misturam completa FALTA DE INFORMAÇÃO com tentativa de MANIPULAR FATOS.
      "Não sei de pesquisa alguma relevante para combate à covid." >> DESINFORMAÇÃO total, você NÃO SABE realmente. Todos os dias são divulgados os resultados de pesquisas muito relevantes desenvolvidas no país. Só para exemplificar: o sequenciamento do vírus circulando aqui (em poucos dias), o estudo de base populacional (feito em 133 cidades) e os testes com VACINAS – sim, os testes realizados aqui no Brasil têm uma gestão local, todos pesquisadores/docentes de instituições públicas. Quando você tomar a vacina (se o fizer), pode orgulhar-se do trabalho dos pesquisadores nacionais que colaboraram no seu desenvolvimento.
      Como você desconhece, vai uma informação: mais de 90% da pesquisa nacional de impacto é feita nas instituições públicas e a produção CRESCEU muito no período da pandemia. Isto está na mídia, qualquer olhada rápida nos sites de jornais e revistas te fará passar menos VERGONHA. Eu imagino que este tipo de informação não chega via grupos de WhatApp onde a maioria de informa. Vai no Google e digita "pesquisas relevantes Covid Brasil".
      Quanto aos salários, todos os docentes seguem trabalhando e com mais atividades, porque tivemos que adaptar todo o ensino presencial à modalidade remota. Acredite: as atividade de ENSINO (aulas) seguem acontecendo, assim como as ORIENTAÇÕES de graduação e pós-graduação, as PESQUISAS e especialmente a EXTENSÃO, com projetos que têm levado muita assistência à população nas mais diversas áreas. Muita coisa sai na mídia, como esta notícia aqui no Blog do BG, é só não ter preguiça de ler ou assistir – e não acreditar em tudo que está naqueles memes dos caras do WhatsApp. Você demonstra ser alfabetizado, basta disposição para avaliar antes de julgar.
      Por último, é um exercício para todos nós: há uma diferença enorme entre EU NÃO SEI e NÃO EXISTE, ok?!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bote Fé Natal com Maria vende 30 mil ingressos em 24 horas; gramado oferece experiência mais próxima no evento

Com menos de 24 horas do início das vendas, o Bote Fé Natal com Maria já atingiu a marca de 30 mil ingressos vendidos para o evento que acontece dia 10 de outubro, na Arena das Dunas, e que marca o lançamento dos festejos de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal.

Alguns setores estão esgotados, mas a organização citou a disponibilidade de ingressos para assistir ao evento no gramado da Arena das Dunas, vivenciando uma experiência ainda mais próxima da vasta programação religiosa, incluindo a participação do Frei Gilson, que vai reunir um grande público vindo de todas as cidades do Rio Grande do Norte e de estados vizinhos.

A venda de ingressos acontece exclusivamente pelo site Evenyx (www.evenyx.com). Nele, a pessoa pode visualizar os locais dentro da Arena ainda disponíveis para o evento com ingressos a partir de R$ 40.

A arrecadação do evento será destinada à concretização da climatização da Catedral Metropolitana de Natal, por onde passam centenas de milhares de pessoas a cada ano e, com isso, oferecer maior comodidade e conforto aos fiéis e visitantes.

Ao adquirir o ingresso solidário, que também estará disponível para venda, cada pessoa também deverá doar dois quilos de alimentos não perecíveis, a serem entregues na Arena das Dunas no dia do evento. Os alimentos arrecadados beneficiarão milhares de pessoas assistidas pelas obras sociais ligadas à Arquidiocese de Natal.

Dentro da programação, shows com padres cantores e bandas católicas da Arquidiocese de Natal, recitação do terço da Divina Misericórdia e o lançamento da festa de Nossa Senhora da Apresentação 2026.

Mais informações a respeito do Bote Fé Natal com Maria podem ser encontradas no perfil oficial @arqnatal no Instagram.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VIVER SEM LIMITES

Foto: Divulgação

A Viver Saúde realiza nesta segunda-feira (11), às 18h, na Casa Viver Saúde, o lançamento do projeto Viver sem Limites, nova linha de cuidado voltada ao acolhimento e acompanhamento de pacientes com dor crônica e fibromialgia.

A iniciativa acontece em meio ao avanço das discussões sobre os direitos das pessoas que convivem com dores persistentes. A Lei nº 15.176/2025, já em vigor no país, reconhece a fibromialgia como condição passível de enquadramento como deficiência, ampliando o debate sobre inclusão, acessibilidade e qualidade de vida.

Durante o encontro, também será lançado o livro Dor Crônica: o que você precisa saber, publicação desenvolvida para ampliar o acesso à informação e conscientizar pacientes, familiares e a sociedade sobre a importância do cuidado integral.

Com o Viver sem Limites, a Viver Saúde reafirma seu propósito de desenvolver projetos que promovam acolhimento, escuta e atenção individualizada às necessidades de cada beneficiário.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEO: Trecho da RN-120 é interditado entre Santo Antônio e Nova Cruz após afundamento do solo

Vídeo: Reprodução

O Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER/RN) informou a interdição de um trecho da RN-120, entre os municípios de Santo Antônio e Nova Cruz, no Agreste potiguar, após o afundamento do solo provocado pelo rompimento da estrutura de um antigo bueiro. A interdição teve início na noite do sábado (9), segundo nota divulgada pelo órgão.

De acordo com o DER, a medida foi adotada por segurança, para evitar acidentes no trecho afetado. O departamento informou que a estrutura do bueiro cedeu, provocando danos no pavimento e comprometendo a trafegabilidade da rodovia. A interdição também deve permitir o escoamento da água no local.

O órgão afirmou que já adquiriu o equipamento necessário para a troca do bueiro, etapa considerada indispensável para recompor o piso e liberar novamente o tráfego na RN-120. No entanto, o DER informou que ainda aguarda a chegada do material para iniciar a execução do serviço.

Enquanto o trecho permanecer interditado, o departamento orienta os motoristas a utilizarem rotas alternativas. Uma das opções é seguir pela RN-269, no sentido Nova Cruz, Passa e Fica e RN-093 em direção a Santo Antônio. Outra alternativa indicada é a RN-269, passando por Nova Cruz, Montanhas, Pedro Velho e acessando a BR-101.

O DER informou que a interdição permanecerá até que sejam realizadas as intervenções necessárias.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula veta projeto que reconhecia estágio como experiência profissional

Foto: Reuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou integralmente o PL (projeto de lei) nº 2.762, de 2019, que “altera a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, para considerar como experiência profissional o estágio realizado pelo estudante”.

A decisão do presidente foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta segunda-feira (11).

O veto teve parecer favorável do Ministério da Educação, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e da Advocacia-Geral da União.

Segundo o texto publicado no DOU, o governo também considerou a proposta inconstitucional por atribuir genericamente ao Poder Público a regulamentação da medida, o que, na avaliação do Executivo, violaria a autonomia dos entes federativos e a independência entre os Poderes, previstas na Constituição.

O projeto alterava a Lei do Estágio, de 2008, para reconhecer formalmente a atividade exercida por estudantes como experiência profissional. A proposta foi aprovada no Senado Federal em abril.

O texto determinava que o poder público regulamentasse as situações em que o estágio seria utilizado para fins de pontuação ou comprovação em concursos públicos. O objetivo, segundo o autor, o deputado Flávio Nogueira (PT-PI), era facilitar o acesso ao primeiro emprego, especialmente entre os jovens.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Relatórios do MP desafiam discurso de bom gestor que Allyson Bezerra tenta vender

Foto: Reprodução

A possível candidatura do prefeito Allyson Bezerra, ao Governo do Estado, tende a ter como principal eixo de campanha o desempenho administrativo apresentado durante sua gestão à frente da Prefeitura de Mossoró. A estratégia política do gestor seria estabelecer comparações diretas entre sua administração, a do ex-prefeito de Natal Álvaro Dias e a da governadora Fátima Bezerra.

Inicialmente, a avaliação nos bastidores era de que as investigações conduzidas pela Polícia Federal no âmbito da Operação Mederi representariam o principal foco de desgaste político para Allyson. No entanto, uma sequência de relatórios e informações produzidas pelo Ministério Público vem ampliando questionamentos sobre o discurso de eficiência administrativa adotado pela gestão municipal.

Enquanto as redes sociais do prefeito destacam avanços e ações positivas em Mossoró, documentos técnicos elaborados a partir de fiscalizações do Ministério Público apontam problemas estruturais em áreas consideradas essenciais da administração pública.

Na assistência social, relatórios técnicos baseados em inspeções realizadas pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte entre 2025 e 2026 descrevem um cenário de precariedade na rede municipal. Entre os principais problemas apontados estão estruturas físicas deterioradas, dificuldades no atendimento à população em situação de vulnerabilidade e funcionamento precário de serviços públicos.

Na educação, o Ministério Público aponta a permanência do déficit de vagas em creches, indicando que a expansão da rede municipal não acompanhou o crescimento da demanda.

Já na saúde, os relatórios registram deficiências em serviços públicos, além de problemas estruturais em UPAs e em unidades básicas de saúde do município.

O conteúdo dos relatórios contrasta com a imagem institucional divulgada pela gestão municipal nas redes sociais. Nos bastidores políticos, adversários do prefeito acompanham o material produzido pelos órgãos de fiscalização e avaliam utilizar essas informações durante o período eleitoral, estabelecendo um contraponto entre a narrativa oficial da gestão e os problemas apontados pelos órgãos de controle.

A aposta de Allyson Bezerra em centralizar o debate eleitoral na capacidade administrativa é vista como uma tentativa de afastar a discussão de temas ligados à polarização nacional. Entretanto, o surgimento de novos relatórios e informações negativas pode representar um desafio adicional para a consolidação do discurso de êxito administrativo defendido pelo prefeito.

Com informações Blog Neto Queiroz

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ciro Nogueira é aconselhado a desistir do Senado e tentar vaga na Câmara

Foto: Jefferson Rudy

Após a operação da Polícia Federal que o vinculou a uma suposta “mesada” paga pelo ex-banqueiro Daniel Vorcaro, o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, tem sido aconselhado a desistir da tentativa de renovar o mandato de senador pelo Piauí e disputar uma vaga para deputado federal nas eleições de outubro.

O entorno de Ciro tem avaliado o impacto eleitoral da operação deflagrada pela Polícia Federal na semana passada.

A avaliação é de que, apesar de ainda faltarem cinco meses para o primeiro turno, o escândalo do Banco Master deve pautar as eleições deste ano.

E o senador deve ser mencionado nas propagandas à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como um aliado do seu adversário, Flávio Bolsonaro (PL).

Por isso, aliados do senador dizem que uma campanha para a Câmara dos Deputados seria mais fácil ao experiente político, e sem tanta exposição negativa.

As pesquisas eleitorais recentes, promovidas antes da operação policial, mostravam o senador competitivo para uma reeleição, com chances de conquistar um novo mandato.

O entorno dele tem se queixado da postura de Flávio que, em declarações recentes, tentou se afastar do presidente do PP, que já foi cotado para compor sua chapa ao Palácio do Planalto como vice.

CNN

Opinião dos leitores

  1. Na verdade, estão querendo a renuncia, para o processo ir para primeira instância. Essa é a verdade.

  2. Tô esperando ele renunciar.
    Ele disse lá no Piauí que se o nome dele tivesse vinculado a essa treta roubalheira do Master, renunciaria.
    Rsrs.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEO: Imagens aéreas mostram destruição no Circo do Tirullipa

Imagens aéreas registraram o cenário de destruição deixado pelo incêndio que atingiu o Circo do Tirullipa, em Natal, durante a madrugada desta segunda-feira (11). O fogo consumiu parte da estrutura montada no estacionamento da Arena das Dunas e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN).

Os registros feitos por drone mostram a lona completamente destruída e parte da estrutura metálica comprometida pelas chamas. As imagens aéreas também revelam marcas do incêndio espalhadas pelo terreno onde o circo estava instalado desde o início do mês de março.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o chamado foi registrado por volta das 4h40 da manhã. Três viaturas foram enviadas ao local para combater o fogo e evitar que as chamas se espalhassem para áreas próximas.

Apesar da intensidade do incêndio, não houve registro de feridos. As equipes realizaram buscas no interior da estrutura para verificar a possibilidade de vítimas ou desaparecidos, mas ninguém foi encontrado no local.

O local permanece isolado para garantir a segurança da população e das equipes que seguem atuando na área. A Defesa Civil deverá realizar uma vistoria estrutural para avaliar os riscos existentes e identificar as condições da estrutura remanescente.

Ponta Negra News

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Boa Saúde (RN) realiza uma das maiores entregas de veículos da história do município

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por BlogdoBG (@blogdobg)

Vídeo: Divulgação

A cidade de Boa Saúde (RN) viveu um momento considerado histórico pela gestão municipal, com a realização de uma das maiores entregas de veículos e máquinas já promovidas por uma prefeitura no Rio Grande do Norte.

A ação, realizada pelo Governo Municipal, reuniu autoridades, vereadores, lideranças comunitárias e centenas de moradores na Praça da Matriz para acompanhar a apresentação da nova frota, que irá reforçar os serviços públicos em diversas áreas da administração.

Foram entregues tratores agrícolas, veículos utilitários, vans e ambulância, equipamentos que passarão a atender setores essenciais como saúde, educação, agricultura, infraestrutura e serviços urbanos. O objetivo é ampliar a capacidade de atendimento das secretarias municipais, garantindo mais eficiência nos serviços prestados à população.

Durante a solenidade, o prefeito João Maria Mesquita destacou que os investimentos, que somam cerca de R$ 4 milhões em recursos próprios, representam o compromisso da gestão com o desenvolvimento do município e a melhoria da qualidade de vida da população.

O gestor também ressaltou a importância dos novos equipamentos para a zona rural, considerando que Boa Saúde possui uma das maiores extensões territoriais da região Agreste potiguar, o que exige maior estrutura para atender as comunidades mais distantes.

A população compareceu em grande número ao evento, marcado por aplausos, entusiasmo e sentimento de avanço para o município.

Com a entrega da nova frota, a administração municipal reforça o compromisso de continuar investindo em ações concretas voltadas ao desenvolvimento da cidade e à melhoria dos serviços públicos oferecidos à população.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Grande ato do PL em Mossoró fortalece pré-candidatura de Álvaro Dias com lideranças de mais de 60 municípios do RN

Fotos: Divulgação 

O Partido Liberal promoveu, neste sábado (09), um grande ato político em Mossoró, reunindo lideranças, filiados, apoiadores e representantes de mais de 60 municípios de diversas regiões do Rio Grande do Norte. O evento teve como um dos principais destaques a presença do pré-candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias, além do Senador Rogério Marinho, presidente estadual do PL, e do pré-candidato ao Senado, Coronel Hélio. Estiveram presentes cerca de 20 prefeitos e vice-prefeitos, além de dezenas de vereadores e lideranças políticas de todas as regiões do estado.

A mobilização reforçou o fortalecimento do PL no Rio Grande do Norte e marcou mais uma etapa da construção política do partido para as eleições de 2026. A presença de Álvaro Dias foi recebida com entusiasmo por lideranças e apoiadores, consolidando ainda mais seu nome como uma das principais lideranças da oposição no estado.

Em seu discurso, Álvaro Dias defendeu a união das forças políticas que desejam mudanças para o Rio Grande do Norte e reafirmou o compromisso com um projeto de desenvolvimento, fortalecimento dos municípios e melhoria da qualidade de vida da população potiguar.

“Nosso compromisso é construir um Rio Grande do Norte mais forte, com oportunidades, desenvolvimento e respeito às pessoas. Precisamos unir forças para devolver ao nosso estado a capacidade de crescer e avançar”, afirmou.

O ato em Mossoró contou ainda com as presenças do pré-candidato a vice-governador Babá Pereira, dos deputados federais General Girão e Carla Dickson, dos deputados estaduais Gustavo Carvalho, Coronel Azevedo, Adjuto Dias e Dr. Kerginaldo, além de dezenas de vereadores, prefeitos e pré-candidatos ligados ao partido.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Música

Sábado tem Rock da Bandigalado na festa 50Tonas no Bar 294

Foto: Divulgação 

A Bandigalado Rock Natal será a atração principal da Festa 50Tonas, uma homenagem às mães e às mulheres, que vai acontecer neste sábado (16), no Bar 294, na Avedida Deodoro, pertinho da 96 FM, a partir das 17 horas. O último lote de ingressos (quase esgotados) ainda está disponível pelo App Outgo.

A Bandigalado é uma banda de rock natalense composta por sete integrantes: Alexandre Azevedo (vocal), Lucien Dantas (bateria), André Macedo (baixo), Cláudio Macedo (guitarra base), Silvério Neto (guitarra solo), Misael Queiroz (guitarra solo) e Pedro Ratts (teclado). A banda foi fundada em 2011 por Alexandre, Lucien, André e Cláudio, amigos de infância e fãs de rock, para se divertirem e confraternizarem com amigos e familiares próximos. Profissionais liberais e sem qualquer experiência com música, os fundadores tiveram que estudar e desenvolver suas habilidades em cada instrumento, para poder se apresentar entre amigos.

Com o passar do tempo, a banda se desenvolveu e incorporou novos músicos. O quinto integrante a entrar foi Silvério, decisivo para a “profissionalização” da banda, elevando o nível e possibilitando tocar músicas mais elaboradas. Na sequência veio Misael, para abrilhantar o time e ampliar as possibilidades de repertório, especialmente em rock nacional. Por fim, Pedro assumiu os teclados, fechando a configuração ideal para a banda.

Hoje a Bandigalado se apresenta em diversos eventos, como o badalado Fest Bossa & Jazz, na famosa praia de Pipa, em agosto de 2025, o que rendeu à banda um novo convite para se apresentar na Paraíba, em novembro, no Fest Bossa & Jazz Bananeiras. O nome da banda vem do famoso termo “galado”, apelido jocoso com o qual os natalenses chamavam os militares americanos que aqui estiveram na época da Segunda Guerra, quando frequentavam as festas em seus trajes de gala e conquistavam os corações das moças natalenses. Bandigalado é rock, amizade e som de excelente qualidade.

Contatos para shows com Alexandre Azevedo pelo (84) 99461-2027.

Opinião dos leitores

  1. O nome foi escolhido para ser esquecido. Não poderiam escolher um nome pior para a banda.

    1. Talvez seja o nome que melhor reflete a qualidade do que eles produzem 😂

    2. Esse nome é sensacional kkkkkkkkk. Não tem nome mais natalense. ❤️😍

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *