Diversos

FOTO: Professora recebe diploma de formatura em Mossoró com caixa de trufas que vendia para se manter na faculdade, destaca reportagem

 Foto: Arquivo pessoal/Cedida

O portal G1-RN destaca nesta sexta-feira(06). Um detalhe chamou a atenção de quem compareceu à cerimônia de colação de grau da estudante Sabrina Raquel Fernandes, de 22 anos, em Mossoró. Isso porque a beca de formatura da então aluna do curso de Letras Espanhol tinha um adereço inusitado: uma caixinha de trufas.

Na verdade, o “acessório” era o instrumento de trabalho de Sabrina, que vendia doces para conseguir arcar com os custos da faculdade e ajudar nos rendimentos da família. A caixinha acompanhou a estudante pelos corredores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) durante os quatro anos da graduação.

Na hora de receber o diploma não foi diferente, a moradora da zona rural de Mossoró foi ao auditório da UERN carregando o isopor das trufas.

Veja reportagem completa aqui.

Opinião dos leitores

  1. UM VIVA A SABRINA PELA CORAGEM E DETERMINAÇÃO, E UM VIVA A UERN POR POSSIBILITAR ESSA E OUTRAS INÚMERAS OPORTUNIDADES A PESSOAS TRADICIONALMENTE EXCLUÍDAS DO ENSINO SUPERIOR.
    A EDUCAÇÃO TRANSFORMA AS PESSOAS E A SOCIEDADE.
    UM PAÍS QUE NÃO VALORIZA A EDUCAÇÃO E DESPREZA SEUS MAIORES PROFESSORES NÃO PODE ESPERAR UM FUTURO PROMISSOR.
    PAULO FREIRE VIVE!!!

  2. Sabrina tem espírito empreendedor e nenhum receio de ir à luta. Uma self-made woman, que "não corre da raia troco de nada". Um tipo de gente cada vez mais raro no Brasil.

  3. Parabéns Sabrina, muitos escondem por vergonha o que fazem, desde que seja legal todo trabalho é digno.

  4. Exemplo que dignifica a pessoa humana, essa sim é verdadeiramente empoderada!
    Além do fato de mostrar que conquistar e vencer depende da força que cada um tem para atingir seus objetivos.
    Parabéns Sabrina, vencida uma importante batalha, aluta continua, siga em frente, firme, forte e vencedora.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEO: Incêndio atinge depósito de recicláveis na zona Oeste de Natal

Um incêndio atingiu um depósito onde ficavam guardados materiais recicláveis e sucatas. O imóvel fica às margens da BR-226, no bairro de Felipe Camarão, na zona Oeste de Natal. Ninguém ficou ferido.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta de meio-dia e se alastrou rapidamente devido aos produtos recicláveis. Três viaturas de combate à incêndio dos bombeiros e um caminhão-pipa da Marinha atuaram no combate às chamas. O helicóptero Potiguar 01 também foi acionado.

As causas do fogo ainda são desconhecidas. Com as chamas, o teto do galpão desabou. O proprietário do imóvel contou que não tinha ninguém no depósito e que o imóvel era utilizado apenas para guardar os materiais.

Imagens gravadas por populares mostram uma intensa cortina de fumaça preta que se formou no local. Durante o trabalho do Corpo de Bombeiros, o trânsito na rodovia ficou parcialmente interditado.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Governadores decidem acabar com congelamento de ICMS sobre combustíveis a partir de fevereiro

Foto: iStock

Os governos estaduais decidiram, por maioria, acabar com o congelamento do ICMS sobre combustíveis a partir de fevereiro. A decisão foi definida no Comitê Nacional dos Secretários Estaduais de Fazenda (Comsefaz).

Em novembro, os estados decidiram suspender o reajuste do ICMS pela variação dos preços de gasolina e diesel na quinzena anterior. O congelamento, no entanto, foi definido só até o fim de janeiro – e não será renovado.

O congelamento do ICMS sobre combustíveis foi decidido pelos governadores no fim de outubro de 2021 para tentar frear a escalada de preços e dar um prazo adicional para que União, Petrobras, Congresso e governadores definissem uma medida definitiva.

Em contato com o Portal 96, o secretário estadual de tributação, Carlos Eduardo Xavier, afirmou que o Rio Grande do Norte foi contra o descongelamento. Contudo, a alteração das regras valem para todos, inclusive, para o RN.

“Fizemos a nossa parte: congelamento do preço de referência para ICMS. Mas não valorizaram este gesto concreto, não respeitaram o povo. A resposta foi aumento, aumento, mais aumento nos preços dos combustíveis”, disse o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), ao blog do jornalista Valdo Cruz, do g1.

A Petrobras reajustou o preço dos combustíveis nas refinarias nesta quarta-feira (12), o primeiro aumento em 77 dias. A alta foi de 4,85% para a gasolina e de 8,08% para o diesel.

Com informações de g1 e 96 FM Natal

Opinião dos leitores

  1. Manoel, vc prefere entregar o Brasil para a mesma quadrilha que quebrou a Petrobras?? Estou certa?

  2. Vixe! E o aumento dos combustíveis que houve essa semana nao foi culpa dos governadores também? Se o ICMS estava congelado em quem o MINTOmaníaco das rachadinhas infalível, imorrivel, imbrochavel e incagavel vai colocar a culpa dessa vez?! Muuuu

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: Brasil registra 251 óbitos e 112 mil casos nas últimas 24h

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta sexta-feira (14).

– O país registrou 251 óbitos nas últimas 24h, totalizando 620.796 mortes;

– Foram 112.286 novos casos de coronavírus registrados, no total 22.927.203;

Dessa forma, a média móvel de óbitos ficou em 239 e a média móvel de casos em 68.140, a maior desde o dia 22 de junho de 2021.

O ministério da Saúde calcula que mais de 21,5 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Moro anuncia teste positivo para Covid-19 e diz estar sem sintomas

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil / CP Memória

O pré-candidato à Presidência da República Sergio Moro (Podemos) disse nesta sexta-feira em suas redes sociais ter tido um teste positivo para Covid-19.

“Testei positivo para a Covid. Como havia tomado as três doses de vacina, estou sem sintomas. Vou cumprir os protocolos de isolamento e, por isso, alguns compromissos marcados terão que ser reagendados. A saúde de todos, sempre, em primeiro lugar. Cuidem-se!”, disse Moro no Twitter.

Ex-ministro da Justiça e ex-juiz da operação Lava Jato, Moro tem aparecido numericamente em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto ao Palácio do Planalto, bem atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O ex-ministro tem tido uma intensa agenda de pré-campanha e de entrevistas a fim de tentar se viabilizar como um nome que busca se contrapor a Lula e Bolsonaro na chamada terceira via.

IstoÉ

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Natal capacita vacinadores para aplicar imunizante contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos

Foto: Alex Régis/Secom

Nesta segunda-feira (17), a Secretaria de Saúde Municipal de Natal fará a capacitação dos vacinadores para a aplicação da vacina contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. A capacitação acontecerá no auditório do Departamento de Vigilância em Saúde e será ministrada por Veruska Ramos, chefe do setor de agravos imunopreveníveis.

Na capacitação serão repassadas informações técnicas e manuseio do imunizante da Pfizer para esse público, uma vez que a apresentação e concentração é diferente do público anterior.

“O intervalo da primeira e segunda doses é de oito semanas e outro ponto importante a destacar é que a criança só pode tomar a vacina contra a Covid se estiver com intervalo de 15 dias das vacinas de rotina. A dosagem infantil também é diferente, são 0,2 ml”, explica Veruska.
Após a capacitação dos vacinadores, a SMS Natal vai anunciar a data do início da vacinação infantil.

Opinião dos leitores

  1. É sério essa notícia ou é piada de mal gosto??
    Quer dizer que as vacinas chegaram hj, podendo começar a aplicação amanhã, NO ENTANTO, AINDA VÃO DAR UM CURSO DE CAPACITAÇÃO NA SEGUNDA???
    Sinceramente, é muita falta de gestão, logística e desorganização!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Queiroga diz que Doria “está fazendo palanque” com vacinação

Foto: Sérgio Lima / Poder360

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), usa a vacina contra a covid-19 como “palanque” eleitoral e que o tucano acredita que suas atitudes vão “tirá-lo dos 3%” de intenção de voto. Queiroga escreveu nesta 6ª feira (14.jan.2021) em seu perfil no Twitter.

As publicações do ministro vieram horas depois de São Paulo vacinar a 1ª criança brasileira contra a covid-19. O menino Davi, 8 anos, é indígena, da etnia Xavante, do Mato Grosso do Sul. A imunização foi transmitida ao vivo pelo governo de SP.

“O político João Doria subestima a população. Está com as vacinas do governo federal e do povo brasileiro em mãos fazendo palanque. Acha que isso vai tirá-lo dos 3%. Desista! Seu marketing não vai mudar a face da sua gestão. Os paulistas merecem alguém melhor”, escreveu Queiroga.

Depois, afirmou que as vacinas pediátricas chegaram ao Brasil em tempo recorde. “Logo após autorização da agência reguladora a farmacêutica começou a produzir as doses e garantiu que esse era o melhor cronograma possível. O MS garante que todos os pais que quiserem vacinar terão vacinas.”

Foto: Reprodução / Twitter

No momento da vacinação do menino Davi, Doria criticou a atuação do governo federal. Se tivéssemos começado imediatamente após a aprovação da Anvisa, no início de dezembro, a imunização com a vacina da Pfizer as crianças dessa faixa etária, hoje todas as crianças do Brasil estariam vacinadas com pelo menos uma dose. Lamento as postergações feitas Governo Federal”, disse.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. Da mesma forma o MINTOmaníaco das rachadinhas e o Quedroga fazem campanha com as vacinas também. A diferença eh só o público alvo. No caso do minto ele visa encantar os antivax negacionistas da gadolandia… Faz parte do show desses políticos que iludem e criam idolatras ou mamadores de dinheiro público…

  2. Sempre a msm história fiada desse doriana, falastrao, cara de pau, mamando nas conquistas do governo federal, com as melhores vacinas. Esse doria é vomitavel

    1. Doria não é flor que se cheire mas, se não fosse a pressão política de São Paulo só Deus sabe como estaríamos hoje. Isso é fato!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PMRN: Inscrições para concurso de quadro da Saúde começam próxima semana; são 78 vagas

Foto: Reprodução

O edital para o concurso de oficiais do Quadro de Saúde da Polícia Militar do Rio Grande do Norte será publicado na próxima terça-feira (18). Serão 78 vagas para o posto de 2º tenente que irão, após conclusão do estágio de adaptação, atuar em todas as unidades da Diretoria de Saúde da corporação.

Nesta edição do concurso, várias especialidades estão sendo contempladas pela primeira vez, como: anestesista, psiquiatria, psicologia, nutrição, assistência social, fonoaudiologia, fisioterapia, veterinários, dentre outras. Além deles, também serão abertas vagas para médicos, dentistas, farmacêuticos e enfermeiros.

Os salários oferecidos estarão dispostos no edital que será divulgado na próxima semana. Os profissionais atuarão no Hospital Central Coronel Pedro Germano, Centro Clínico Coronel José Carlos Passos, Junta Policial Militar de Saúde, Centro de Atenção Básica de Saúde, Hospital Regional de Mossoró, Cavalaria e Canil. O ingresso destes profissionais visa proporcionar um serviço de excelência aos Policiais e Bombeiros Militares da ativa e reserva, aos dependentes e pensionistas, além da população atendida pelo SUS.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Moro desafia Lula para debate ‘sobre mensalão e petrolão’

Foto: Agência Brasil

Estreante numa campanha eleitoral, o pré-candidato à Presidência pelo Podemos, Sérgio Moro, se tornou alvo de desafios para debates cara a cara. E tem feito o mesmo com os rivais. O ex-juiz da Lava Jato foi provocado a debater a reforma do Judiciário pelos integrantes do grupo de advogados Prerrogativas e reagiu chamando para um confronto direto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “a qualquer hora, sobre mensalão e petrolão”.

Moro fez o desafio ao petista em publicação nesta sexta-feira em suas mídias sociais.

O desentendimento entre Moro e o Prerrogativas, autodenominado grupo de advogados “progressistas” e “antilavajatistas”, esquentou após o advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do grupo, declarar que o plano do candidato do Podemos de fazer mudanças no Judiciário causa “espanto”. Moro chamou o coletivo de “clube dos advogados pela impunidade” e de “advogados corruptos”.

Após esse comentário de Moro, integrantes do grupo mantiveram o desafio por meio de novas publicações em rede social, e o ex-juiz recusou, devolvendo o convite para debater com Lula.

O grupo Prerrogativas foi responsável por organizar um jantar em dezembro de 2021, no qual o ex-presidente Lula e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin se encontraram pela primeira vez em público após a revelação de uma possível chapa com o ex-tucano. Após deixar o PSDB, Alckmin negocia sua filiação principalmente com o PSB e o Solidariedade.

Após lançar pré-candidatura pelo Podemos, Moro tem trocado farpas com o também pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT). Em dezembro de 2021, durante entrevista ao canal MyNews, Moro disse que não participaria de debates com Ciro sem que o adversário mudasse sua “postura ofensiva e agressiva”. Em live no canal do YouTube, Ciro respondeu o comentário: “Ele não quer debater comigo porque eu vou dizer que ele é um corrupto”, disse.

As cutucadas sobre o tema se estendem. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que participou apenas de dois debates nas eleições de 2018, disse a apoiadores que Moro “não aguenta 10 segundos de debate”. Em resposta, o ex-juiz disse que Bolsonaro está com medo de não conseguir se reeleger e, portanto, fica “desviando o foco das pessoas” com ofensas.

Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Televisão

BBB 22: Saiba quem são os participantes confirmados pela Globo nesta sexta-feira (14)

Em sua programação, a Rede Globo de Televisão já anunciou cinco integrantes do Big Brother Brasil 22 nesta sexta-feira (14). Os anúncios estão sendo feitos durante os comerciais. Os participantes anunciados até agora são anônimos e integram o grupo “pipoca”.

Conheça os anunciados até o momento, de acordo com o Gshow:

Jessilane: Tem 26 anos e é professora de Biologia. Natural de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, ela nasceu na cidade natal da mãe, mas se mudou para Valparaíso de Goiás ainda criança e é lá que vive até hoje.

Laís: Tem 30 anos e é médica. Natural de Crixás, em Goiás, se mudou para Goiânia na época da escola e, na faculdade, foi morar em João Pessoa (PB).

Eliezer: Tem 30 anos, é designer e empresário. É natural de Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

Eslovênia: Tem 25 anos, é estudante de marketing e modelo. É natural de Caruaru, em Pernambuco, onde já foi eleita Miss, tando do município, quanto do estado.

Eslovênia: Tem 25 anos, é estudante de marketing e modelo. É natural de Caruaru, em Pernambuco, onde já foi eleita Miss, tando do município, quanto do estado.

Lucas tem 31 anos, nasceu em Serra, no Espírito Santo, mas atualmente mora em Vila Velha. Formou-se em engenharia por causa de seu pai, mas atualmente estuda Medicina e diz que pretende seguir na área de nutrologia.

Gaúcha de Novo Hamburgo, Bárbara tem 29 anos. Vive entre sua cidade natal e São Paulo, mas conta sempre estar viajando a trabalho. Formada em Relações Públicas, atua também como modelo e influenciadora digital.

Rodrigo tem 36 anos e é natural de São José dos Campos, interior de São Paulo. Formado em Administração, trabalha como gerente comercial.

A mineira Natália tem 22 anos e mora em Belo Horizonte. Modelo e designer de unhas, começou a trabalhar aos 9 anos de idade e nunca mais parou. Durante a pandemia, voltou a trabalhar com a mãe no salão de beleza, mas seu grande sonho é ser atriz.

Vinicius tem 23 anos e nasceu em Crato, Ceará. Mora com o pai, a avó materna e tia em uma pensão da família. Desde criança é bagunceiro; estava sempre na diretoria da escola por aprontar. Apesar disso, sempre foi muito dedicado e tirava notas altas.

O ator e cantor Arthur Aguiar nasceu na capital do Rio de Janeiro e tem 32 anos. Antes de iniciar a carreira artística, foi atleta profissional de natação por dez anos, quando conquistou medalhas e títulos em competições nacionais.

O surfista Pedro Scooby tem 33 anos e é natural do Rio de Janeiro (RJ), cidade pela qual é apaixonado. Ganhou o apelido Scooby em função da semelhança com o personagem do desenho animado “Scooby Doo”.

A bailarina e influenciadora digital Brunna Gonçalves tem 30 anos e nasceu em Nilópolis, no Rio de Janeiro. Começou a dançar aos 15 anos e chegou a morar nos Estados Unidos para viver de sua arte. Desde 2015, produz conteúdo para as redes sociais, principalmente ligado a assuntos de beleza. Integra o corpo de balé da cantora Ludmilla, com quem é casada.

Natural de Santo André, São Paulo, Paulo André tem 23 anos e é atleta olímpico. Filho do ex-velocista Carlos José Camilo de Oliveira, que representou o Brasil em competições nos anos 80, começou no atletismo no projeto de iniciação esportiva montado pelo pai em Vila Velha, Espírito Santo. Chegou à semifinal dos Jogos Olímpicos de Tóquio nos 100 metros.

*Matéria em atualização.

Fotos: Gshow/Globo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Unimed Natal avisa que a partir de segunda-feira (17) fará testes de Covid-19 em horário reduzido por falta de insumos

Foto: Divulgação / Unimed

A Unimed Natal comunicou nesta sexta-feira (14) que devido o grande aumento da procura por testes RT-PCR para Covid-19 nos últimos dias, está começando a sofrer com a falta de insumos para realização dos mesmos. Então, a partir de segunda-feira, 17 de janeiro de 2022, os laboratórios realizarão as coletas em horário reduzido, das 7h às 11h.

O comunicado ainda enfatiza que essa é uma medida emergencial e temporária, que visa manter sempre a excelência no cuidado com os clientes. Logo o fornecimento dos insumos será normalizado e, assim, sendo possível retornar com o horário integral de coleta.

A Unimed Natal informou ainda que está à disposição para quaisquer esclarecimentos, seja por meio dos canais virtuais ou por meio do telefone: 3220-6200.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *