A Comissão Estadual dos Programas Provab e Mais Médicos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esclarece que o município de Ceará-Mirim foi descredenciado do Programa Mais Médicos pelo Ministério da Saúde (MS), devido ao fato de não ter atendido aos critérios estabelecidos legalmente pelo Ministério.
Apesar de ter aderido ao Programa, o município não ofereceu as devidas condições de moradia e alimentação para acolher os três profissionais (dois espanhóis e um boliviano) que lá haviam chegado em setembro de 2013. Diante disso, esses médicos relataram a situação ao Ministério e a Comissão Estadual do Programa fez uma visita técnica de avaliação, constatando a veracidade do relato dos profissionais. Além disso, a Comissão constatou as precárias condições das unidades básicas de saúde onde os médicos iriam atuar. Embora o Ministério da Saúde tenha dado novos prazos para o município fazer as adequações necessárias, estas não foram realizadas.
Devido ao descredenciamento de Ceará-Mirim do Programa, os três profissionais serão transferidos para Natal, onde chegarão na próxima terça-feira (03).
Enquanto Ceará-Mirim não quer, em São Paulo do Potengi é o contrário a médica cubana Maria Caridad é só elogios da população e o prefeito querendo mais, haja visto que os brasileiros mercenários de bata branca fazem chantagem para atender no interior, que venham os cubanos sejam todos bem vindos.
Se você caro Junior já trabalhou alguma vez na vida, duvido que se submeteria a trabalhar sem um plano de carreira e com condições mínimas de estrutura/ segurança em
Lugares remotos. Caso contrário ou é burro ou imprudente.
Quanto ao sucesso dos cubanos – influenciado por propaganda federal-não passam de meros comunistas curiosos da medicina, que apalpam e conversam para valer. Mas não resolvem nada.
Caro Júnior . Eu acho q vc desconhece o significado da palavra mercenário. Pois, é aquele que luta pela divisão dos despojos dos mortos, e desconheço a existência de algum colega médico q trabalhe pelos béns de algum paciente q morra, agora eu conheço vários colegas médicos e inclusive eu!!! Deixei de dar plantão nessa sua região pq muitos dos prefeitos deram e dão calote e nós e o mais médico está sendo uma salvação pra esse tipos de prefeitos . E outra coisa: esses médicos que estão vindo de fora nao trabalha de graça nao !!!! Pelo contrário, custa mais caro q o médico Brasileiro!!! Pois, enquanto um PSf paga a um brasileiro $ 6500- 7000 reais os cubanos recebem $10.000 mil livre!!!!!
Pois, nós médicos brasileiro pagamos 31,5% de tudo que ganhamos a união.
E antes do mais médico sempre foi os médicos brasileiro que defendeu e lutou pala saúde do povo brasileiro!!!!!
Não concordo com calote e trabalho desde os 16 anos, mas isso não me impediu de frequentar uma universidade federal, o que acontece que profissional do PSF não cumpre carga a carga horária estipulado pelo MS.