Os proprietários de sons automotivos reclamam de perseguição da Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo(Semurb), no trabalho de fiscalização de paredões. Como exemplo recente, uma ocorrência de auto de infração por ausência de capa acústica com posterior apreensão de material.
Conforme o contato de um proprietário do paredão ao Blog, com base no documento acima em destaque, seu material foi apreendido de acordo com uma lei defasada.
Segundo o proprietário do paredão, em sua apresentação de defesa, apontou o uso de uma leia baseada em 2011, que foi modificada em 09 de março de 2018, conforme lei promulgada e publicada no Diário Oficial do Município.
O dono do paredão ainda relatou constrangimento por parte do órgão ao reconhecer o erro na apreensão do som.
Confira aqui a integra Diário Oficial do Município de 09 de março de 2018, em documento publicado na página 12. Abaixo o trecho em destaque:
Aqui vizinho de casa tem um lava jato em que esses caras vem para lavar os carros deles, parece brincadeira de criança, música de mal gosto, som no volume tão alto que nem eles conseguem escutar por um minuto, aí começa o aumenta e baixa de volume e tudo isso após às 14hrs que o horário em que a semurb fecha e não tem mais como fazer a reclamação. Agora isso daqui a uns 10 anos vão está na fila do atendimento médico tentando se livrar da surdez. Daí já vai ser tarde e Inês já estará morta e surda nesse caso.
Esses mal educados que ligam som alto merecem chibata mesmo. São uns selvagens que não respeitam as pessoas obrigando a todos a ouvirem suas execráveis músicas, poluindo o ambiente e afastando famílias de locais de lazer, como praias e lagoas.
A fiscalização é débil, deveria ser muito maior para que esses energúmenos sequer pensassem em ligar seus paredões imbecis.
É constrangedor levar um visitante de fora para uma lagoa e se deparar com tamanha falta de educação.
Parabéns à SEMURB! O Brasil é o único país do mundo em que qualquer IMBECIL pode perturbar o sossego das pessoas com seu mau gosto musical em volume altíssimo e ficar impune. Nos Estados Unidos e na Europa isso dá cadeia e multa pesada.
O certo seria o seguinte, a Semurb chegaria no local, pegava o dono do som, colocaria um fone de ouvido conectado ao som do carro dele e aumentaria o som ao volume máximo,.
Não somos obrigados a escutar o som, que esses filhos de uma égua colocam no carro.
Concordo! Não ouvir suas músicas ruins na caixa prego! Ainda se fosse música boa, perturbaria do mesmo jeito! Vão lá p uma zona rural que não tenha ninguém! A lei tá errada! Como diz o nobre aí em cima, era p tocarem fogo!
Acho que eu nunca concordei tanto com esses guardas. Esses paredóes são o ó…
Não existe coisa mais desagradável de vc está num espaço e essa galerinha chegar….
É para aprender mesmo e aplicar uma muita pesada e quebrar os paredões e joga- lo fora . Perturba demais o nossos ouvidos. Parabéns a prefeitura, tem que botar prá torar.
O certo era existir uma lei que determinasse a queima imediata destes paredões do inferno conduzidos por essas bestas sonoras, no mais das vezes em carros que valem menos da metade dos próprios equipamentos do capeta.
BG.
Natal precisa coibir firmemente todk tipo dd poluição sonora não só dessas de desgraça dd paredoes que um crime kvsim exorbitante que emitem, mais também as motos com canos diretos fazendo um barulho infernal, até caminhoneiros tem perturbado demais também. Todos deveriam serem apreendidos , multados exemplarmente e na reincidência serem presos, pois perturbam demasiadamente as pessoas. As empresas que fazem esses paredoes deveriam serem também multadas, como as empresas que vendem canos de escapes sem silenciosos também.
Todos os cortes de carne bovina ficaram mais caros no primeiro semestre de 2026, segundo dados do IBGE. Entre janeiro e junho, o peito bovino registrou a maior alta (10,9%), seguido da picanha (10,66%) e do filé-mignon (10,22%). A alcatra subiu 9,48%, enquanto as menores variações foram do patinho (6,61%) e do cupim (5,75%).
Alta de preços de janeiro a junho de 2026 (em %):
Peito: 10,90%
Picanha: 10,66%
Filé-mignon: 10,22%
Lagarto redondo: 9,59%
Alcatra: 9,48%
Acém: 9,33%
Capa de filé: 9,27%
Costela: 9,20%
Contrafilé: 8,73%
Pá: 8,50%
Músculo: 7,53%
Lagarto comum: 7,24%
Coxão mole: 7,02%
Patinho: 6,61%
Cupim: 5,75%
*Fonte: IPCA-15 (IBGE)
Segundo especialistas, a principal razão foi o aumento das exportações para a China antes do limite de isenção tarifária imposto pelo país asiático, o que reduziu a oferta de carne no mercado interno.
Em janeiro, a China impôs uma sobretaxa de 55% sobre as exportações de carne bovina brasileira que ultrapassarem 1,1 milhão de toneladas em 2026. Abaixo desse volume, a tarifa permanece em 12%.
“A medida de salvaguarda da China subverteu a lógica do mercado. O Brasil, tipicamente, exporta mais no segundo semestre do que no primeiro. Esse ano vai exportar mais no primeiro do que no segundo”, explica Fernando Iglesias, analista da Safras & Mercado.
Com menos carne disponível no Brasil, os preços subiram. A expectativa é de um alívio temporário nos próximos meses, com a redução das compras chinesas. No entanto, segundo Iglesias, a tendência é de nova alta no fim de 2026, impulsionada pela retomada da demanda da China, pelo aumento do consumo nos Estados Unidos e pelos impactos do El Niño sobre a produção de gado.
O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) capturou 172 foragidos da Justiça em Natal durante o primeiro semestre de 2026.
As prisões foram realizadas pelo Tático Operacional Rodoviário, do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV), durante ações de fiscalização e patrulhamento, como abordagens preventivas, fiscalização de trânsito e ações de inteligência.
Segundo o balanço da corporação, 101 dos detidos eram procurados por crimes de roubo e furto. Os demais tinham mandados de prisão por outros delitos. Todos detidos têm sido conduzidos à Central de Flagrantes e, posteriormente, encaminhados ao sistema prisional.
O São João de Natal continua neste sábado (27) com o segundo dia de programação no Polo Nélio Dias, na Zona Norte da capital. A festa reúne atrações musicais, gastronomia e apresentações culturais, tendo como destaques o Maior Cuscuz do Mundo e os shows de Natan Vinícius, Alinne Reis, Samyra Show e Raça Negra.
A programação começa às 17h com a primeira edição do Maior Cuscuz do Mundo em Natal. Idealizada pelo Queiroz Atacadão, com apoio da Prefeitura do Natal, a ação contará com a produção e distribuição gratuita de uma tonelada de cuscuz. O evento também terá apresentações de quadrilhas juninas, música ao vivo e o tradicional concurso de quem come mais cuscuz, que premiará os vencedores com R$ 500 por rodada.
À noite, o palco do Polo Nélio Dias recebe Natan Vinícius, Alinne Reis, Samyra Show e Raça Negra, encerrando a programação deste sábado.
Além das atrações, o público contará com uma estrutura preparada para receber milhares de pessoas, com serviços de saúde, acessibilidade, assistência social, proteção às mulheres, monitoramento por câmeras, atuação integrada das forças de segurança, praça de alimentação e transporte público gratuito ao término dos shows.
Os shows também serão transmitidos ao vivo pelo canal oficial da Prefeitura do Natal no YouTube, permitindo que o público acompanhe a programação de qualquer lugar.
O São João de Natal 2026 é apresentado por Esportes da Sorte e Brahma, com patrocínio de Cachaça Matuta e Ballantine’s.
PROGRAMAÇÃO
Polo Nélio Dias (Estacionamento)
27 de junho (sábado)
* Natan Vinícius
* Alinne Reis
* Samyra Show
* Raça Negra
28 de junho (domingo)
* Chico Forrozeiro
* Zé Cantor
* Filho do Piseiro
* Toca do Vale
A Prefeitura de Ceará-Mirim realizou, nesta sexta-feira (26), a formatura da primeira turma da Ocean School, iniciativa desenvolvida em parceria com o Hotel Ocean Palace, que certificou 46 alunos para atuar no setor de hotelaria. A ação representa mais um passo da gestão do prefeito Antônio Henrique no fortalecimento da qualificação profissional e na ampliação das oportunidades de emprego e renda para a população.
“É muito gratificante ver o sorriso no rosto de cada um de vocês. Hoje, mais do que receber um certificado, vocês conquistam uma oportunidade de mudar de vida por meio do trabalho. Estão preparados para ingressar no mercado e podem ter a certeza de que nossa gestão continuará investindo em parcerias que gerem emprego, renda e esperança para o povo de Ceará-Mirim. Quero fazer um agradecimento especial à direção do Hotel Ocean Palace, em nome de Denise Gaspar, filha de Ceará-Mirim, que acreditou nessa iniciativa e abriu as portas para que essa parceria se tornasse realidade. Juntos, estamos criando oportunidades, formando profissionais e transformando vidas”, destacou o prefeito Antônio Henrique.
Ao longo de uma semana de capacitação, os participantes tiveram acesso a conteúdos teóricos e atividades práticas em diferentes áreas da hotelaria, ampliando suas perspectivas de inserção no mercado de trabalho e fortalecendo a vocação do município para o desenvolvimento do setor de serviços.
A Ocean School integra a política municipal de incentivo à qualificação profissional, aproximando o poder público da iniciativa privada para construir caminhos que promovam inclusão social, desenvolvimento econômico e mais oportunidades para os cearamirinenses. A expectativa é que novas turmas sejam realizadas, ampliando o alcance da iniciativa e beneficiando ainda mais famílias do município.
A prisão de Aluízio Farias Batista, foragido há mais de 40 anos, fez o natalense relembrar de uma das maiores tragédias ocorridas na capital potiguar.
O caso que ficou conhecido como ‘Tragédia do Baldo’ teve repercussão nacional, e deixou marcas profundas na cidade. O episódio afastou os foliões das ruas de Natal e contribuiu para o declínio do carnaval de rua na capital por muitos anos, até sua retomada no início dos anos 2000.
Preso nesta sexta-feira (26), Aluízio era o motorista do ônibus desgovernado que na madrugada de 25 de fevereiro de 1984 invadiu o desfile do bloco Puxa-Saco, no bairro Cidade Alta, em Natal. O acidente deixou 19 mortos e dezenas de feridos.
Ele teria perdido o controle do veículo após acelerar em alta velocidade durante o trajeto. Testemunhas relataram na época que ele ignorou semáforos, chegou a cerca de 70 km/h e, ao fazer a curva sob o Viaduto do Baldo, atingiu um carro estacionado, atravessou o canteiro central e invadiu a avenida onde cerca de 5 mil foliões participavam do carnaval.
O ônibus ainda percorreu aproximadamente 86 metros atropelando pessoas. Na tentativa de fugir, o motorista deu marcha à ré e atingiu mais vítimas. O veículo só foi parado quando um folião conseguiu subir no ônibus e puxar o freio de mão.
Laudo do ITEP descartou falha mecânica. O motorista foi indiciado e condenado a 21 anos de prisão, mas desapareceu poucos dias após prestar depoimento e nunca mais foi localizado, até ser preso na sexta-feira, 26 de junho de 2026.
A prisão de Aluízio foi realizada no âmbito da “Operação Resgate”, após um trabalho investigativo que possibilitou a localização do foragido no estado de Mato Grosso, onde ele vivia há décadas, usando uma identidade falsa.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, em ação conjunta com a Polícia Civil do Estado de Mato Grosso, cumpriu, nesta sexta-feira (26), um mandado de prisão definitiva contra Aluísio Farias Batista, de 69 anos, condenado a 21 anos de reclusão pelos crimes relacionados ao caso conhecido como “Tragédia do Baldo”, um dos episódios mais marcantes da história do Rio Grande do Norte.
Aluísio Farias Batista
A captura foi realizada no âmbito da “Operação Resgate”, após um trabalho investigativo que possibilitou a localização do foragido no estado de Mato Grosso, onde ele vivia há décadas.
“Tragédia do Baldo”
O fato ocorreu na madrugada de 25 de fevereiro de 1984, durante o período carnavalesco em Natal. Conforme apurado à época, o condenado conduzia um ônibus quando perdeu o controle do veículo na região do Baldo e atingiu integrantes de uma banda de música e participantes de um tradicional bloco carnavalesco que desfilava pelas ruas da capital.
A ocorrência resultou na morte de 19 pessoas e deixou outras 12 gravemente feridas, sendo considerada uma das maiores tragédias já registradas no estado. Após o ocorrido, o motorista fugiu e permaneceu foragido por mais de quatro décadas.
Investigação e uso de identidade falsa
As diligências para localização do condenado tiveram início a partir da única fotografia disponível dele, registrada no ano do crime. Durante as investigações, os policiais identificaram que o pai do foragido havia falecido em Tangará da Serra (MT), em 2021, informação que contribuiu para o intercâmbio de dados entre as forças policiais dos dois estados.
Durante Investigação Documental, foi constatado que, no ano de 1995, o investigado chegou a emitir um documento de identidade utilizando seus dados verdadeiros e originais no estado de Mato Grosso. Posteriormente, no ano de 1996, um indivíduo faleceu em Natal (RN), e o condenado passou a utilizar os dados dessa pessoa falecida.
O momento exato em que ele começou a fazer uso dessa identidade falsa ainda não foi precisado, e o fato ainda será investigado pela Polícia Civil. No entanto, as investigações afirmam com segurança que, no ano de 2021, ele utilizou o RG vinculado à pessoa falecida em 1996 para renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e continuar exercendo atividades profissionais como motorista.
A verdadeira identidade foi confirmada por meio do cruzamento de informações cadastrais, análises documentais e procedimentos de comparação facial realizados pelas equipes de investigação.
Após a confirmação da identificação, a equipe de policiais foi inicialmente ao local de trabalho do condenado, mas ele não estava presente. Posteriormente, em ato contínuo, os policiais se dirigiram à residência dele. No local, ele apresentou inicialmente o seu nome falso, mas, depois que a equipe demonstrou que já sabia a sua real identidade, ele acabou confessando e dizendo seu nome verdadeiro.
O homem foi conduzido à unidade policial para os procedimentos cabíveis e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional para o cumprimento da pena definitiva de 21 anos de reclusão, em regime fechado.
A Polícia Civil do RN informou que a operação reforça o compromisso com a responsabilização criminal, a preservação da memória das vítimas e a busca permanente pela Justiça, independentemente do tempo decorrido desde a prática do crime.
Surpresa e aliviada pela eficiência de uma polícia investigativa, competente e compromissada com a lei. Parabéns as polícias dos dois estados. Viva os nossos homens que arriscam as suas vidas em defesa de uma sociedade nem sempre grata. Sei que a prisão nunca trará os entes queridos de volta, aos pais, filhos, irmãos, sobrinhos e amigos, porém isso dará à todos um sensação de alívio e justiça.
O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) determinou, em caráter liminar, a suspensão de propagandas de casas de apostas exibidas pela CazéTV durante as transmissões da Copa do Mundo. A medida foi assinada na sexta-feira (26) e ainda não representa a abertura de um processo formal. Não está claro quais práticas estão vetadas com essa decisão e quais seguem liberadas para o canal.
Segundo o órgão, as ações publicitárias podem ter desrespeitado as regras de publicidade responsável ao incentivar apostas em lances em tempo real, com destaque para odds (probabilidades de ganho) consideradas pouco prováveis e apelos de urgência feitos por narradores e comentaristas.
Além da CazéTV, as casas de apostas Betnacional, Bet365 e KTO também serão notificadas. O Conar deu prazo de cinco dias úteis para que as empresas informem as medidas adotadas para adequar suas campanhas às normas do setor, incluindo ações de proteção ao público infantojuvenil.
Em nota, a CazéTV afirmou que já havia feito alterações nas publicidades após reclamações do público. O Conar informou que continuará monitorando as transmissões e poderá abrir um processo formal caso identifique novas irregularidades.
Faz uma cobertura da copa MUITO MELHOR que a emissora oficial, associada e patrocinada pelo governo Federal.
Tem 3x mais audiência.
Vai ser perseguido e banido da mídia.
Quem mandou se destacar e ser melhor que uma emissora patrocinada com milhões pelo governo federal?
Em “nome da democracia” logo vão fechar essa TV, aguardem os próximos 6 meses…
Argumentos rasos pra justificar o cometimento de infração. O que uma coisa tem de conexão com outra? Se não respeita a lei, seja na TV, rádio ou internet tem que ser penalizado e pronto! Seja petista , bolsonarista ou de centro, todos tem que observar as mesmas leis e responder pelas infrações cometidas…
A Aneel manteve a bandeira tarifária amarela para as contas de luz no mês de julho. Com isso, os consumidores continuarão pagando um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
Segundo a agência, a medida ocorre devido ao período de seca, que reduz a geração de energia pelas hidrelétricas e exige maior uso de usinas termelétricas, que têm custo mais elevado.
O sistema de bandeiras tarifárias indica, mês a mês, o custo da geração de energia no país. Na bandeira verde, não há cobrança extra; na amarela, há um acréscimo moderado; e nas bandeiras vermelhas (patamares 1 e 2), a cobrança adicional é maior, conforme aumenta o custo de geração.
A Aneel também orienta os consumidores a adotarem hábitos de consumo consciente para evitar desperdícios e reduzir o valor da conta de luz.
Até pouco tempo atrás, A CULPA DA TARIFA ALTA DE ENERGIA, ERA SEMPRE A “FALTA DE CHUVAS”.
Com a chegada das chuvas, essa desculpa saiu do cenário e não serve mais.
Qual o problema de ser HONESTO?
Em governo da ESQUERDA o POVO tem que ser SACRIFICADO COM NOVOS IMPOSTOS e pagar TAXAS sempre ALTÍSSIMAS.
Se a ANATEL cometer o grave erro de PENSAR NO POVO e baixar as tarifas, sofrerá todas as retaliações possíveis, que sabe até, ver o governo dizer que a agência “PERDEU SUA FINALIDADE” e por isso, deve ser extinta. Precisa desenhar??
Cerca de 93% da população brasileira aprova a ferramenta de pagamentos instantâneos do Banco Central, o Pix, segundo dados da pesquisa Ipsos-Ipec.
Das pessoas que aprovaram, os homens possuem maior confiança, com 92%, contra 93% das mulheres. A aceitação também é maior entre jovens de 16 a 34 anos, entre os quais 97% aprovam.
A desaprovação também é maior entre as pessoas com o Ensino Fundamental completo. Cerca de 80% desse público aprova a ferramenta, contra 12% que a reprovam.
Já as pessoas com o Ensino Médio completo, 95% aprovam. Os entrevistados com Ensino Superior, por sua vez, são os que mais aceitam o uso do Pix, com 98% de aprovação e apenas 1% de desconfiança.
A renda familiar também mudou a resposta de cada entrevistado. Pessoas que ganham até um salário mínimo aprovam o Pix em 88%, o menor nível da pesquisa.
Os que mais aprovam a ferramenta são, também, aqueles com maior renda familiar, maior que cinco salários mínimos. Cerca de 97% deste público aprova o Pix.
A pesquisa foi realizada entre 13 e 17 de junho de 2026, com a população de 16 anos ou mais da área em estudo. Foram feitas 2 mil entrevistas, em 130 municípios.
O nível de confiança utilizado é de 95%, com margem de erro de 2% para mais ou para menos.
Uma taróloga publicou um vídeo nas redes sociais em que faz uma previsão envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na gravação, ela afirma que ele pode ser “inocentado em cerca de 33 dias”.
Segundo a mulher, o período marcaria uma espécie de “virada” no cenário político e também espiritual. Ela associa o desfecho a forças espirituais e cita que haveria uma mudança significativa no andamento dos acontecimentos, conforme o perfil Luiz Bacci.
No vídeo, a taróloga reforça que a suposta reviravolta estaria próxima e que o tema teria impacto direto na repercussão política nacional. A fala, no entanto, não apresenta qualquer base institucional ou confirmação oficial.
Ela também comenta a possibilidade de retorno de Bolsonaro ao cenário político em posição de protagonismo, embora sem detalhar caminhos ou fatos concretos que sustentem a afirmação.
Mentira e inveja, quem faz uso da misticidade é Papai Lula, toma banho de pipoca, é protegido por entidades…..agora deu !! Este povo quer imitar nosso Pai Lula, aqui não. Já já vou encomendar um trabalho para este povo, fica tranquilo estamos juntos nessa encruzilhada.
Acho que deu errado a reportagem!!! Eu também não concordo com paredões, 10 querendo ouvir o som alto e 100000…. querendo sossego!!!
A lei deveria ser pra queimar os paredões na frente do proprietário e na hora, pra não ter mais volta.
AMEI SEU COMENTÁRIO.
Aqui vizinho de casa tem um lava jato em que esses caras vem para lavar os carros deles, parece brincadeira de criança, música de mal gosto, som no volume tão alto que nem eles conseguem escutar por um minuto, aí começa o aumenta e baixa de volume e tudo isso após às 14hrs que o horário em que a semurb fecha e não tem mais como fazer a reclamação. Agora isso daqui a uns 10 anos vão está na fila do atendimento médico tentando se livrar da surdez. Daí já vai ser tarde e Inês já estará morta e surda nesse caso.
Esses mal educados que ligam som alto merecem chibata mesmo. São uns selvagens que não respeitam as pessoas obrigando a todos a ouvirem suas execráveis músicas, poluindo o ambiente e afastando famílias de locais de lazer, como praias e lagoas.
A fiscalização é débil, deveria ser muito maior para que esses energúmenos sequer pensassem em ligar seus paredões imbecis.
É constrangedor levar um visitante de fora para uma lagoa e se deparar com tamanha falta de educação.
Parabéns à SEMURB! O Brasil é o único país do mundo em que qualquer IMBECIL pode perturbar o sossego das pessoas com seu mau gosto musical em volume altíssimo e ficar impune. Nos Estados Unidos e na Europa isso dá cadeia e multa pesada.
Isso é para quebrar todinho e depois da um banho de gasolina e incendiar essas porcarias.
O certo seria o seguinte, a Semurb chegaria no local, pegava o dono do som, colocaria um fone de ouvido conectado ao som do carro dele e aumentaria o som ao volume máximo,.
Não somos obrigados a escutar o som, que esses filhos de uma égua colocam no carro.
Concordo com Omar e dou uma sugestão. Permitir apenas que usem o som a todo volume dentro do veículo e com todos os vidros fechados.
Tipo de reportagem que nem era pra ser publicada, ou foi paga?
Sai dessa, a SEMURB mal arranha a superfície. Quem mora em bairros populares não sabem o que é descanso no fds.
Concordo! Não ouvir suas músicas ruins na caixa prego! Ainda se fosse música boa, perturbaria do mesmo jeito! Vão lá p uma zona rural que não tenha ninguém! A lei tá errada! Como diz o nobre aí em cima, era p tocarem fogo!
Acho que eu nunca concordei tanto com esses guardas. Esses paredóes são o ó…
Não existe coisa mais desagradável de vc está num espaço e essa galerinha chegar….
É para aprender mesmo e aplicar uma muita pesada e quebrar os paredões e joga- lo fora . Perturba demais o nossos ouvidos. Parabéns a prefeitura, tem que botar prá torar.
O certo era existir uma lei que determinasse a queima imediata destes paredões do inferno conduzidos por essas bestas sonoras, no mais das vezes em carros que valem menos da metade dos próprios equipamentos do capeta.
BG.
Natal precisa coibir firmemente todk tipo dd poluição sonora não só dessas de desgraça dd paredoes que um crime kvsim exorbitante que emitem, mais também as motos com canos diretos fazendo um barulho infernal, até caminhoneiros tem perturbado demais também. Todos deveriam serem apreendidos , multados exemplarmente e na reincidência serem presos, pois perturbam demasiadamente as pessoas. As empresas que fazem esses paredoes deveriam serem também multadas, como as empresas que vendem canos de escapes sem silenciosos também.