O Ministério da Educação publicou, no Diário Oficial da União desta quinta-feira (24), uma portaria que prorroga, para 31 de dezembro, o prazo que as Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) têm para validar as inscrições para a ocupação de vagas remanescentes, no âmbito do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2020.
Essas comissões são responsáveis pela validação das informações prestadas pelo estudante no ato da inscrição do Fies, bem como dar início ao processo de aditamento de renovação dos contratos de financiamento.
A portaria prorroga também o prazo para realização dos aditamentos de renovação semestral dos contratos de financiamento concedidos pelo Fies, simplificados e não simplificados. Nesse caso, a nova data é 15 de janeiro de 2021.
A Seleção Brasileira venceu Senegal por 2 a 0 neste sábado 15, no Emirates Stadium, em Londres, em amistoso preparatório para a Copa do Mundo de 2026. Estêvão e Casemiro marcaram os gols da primeira vitória do Brasil sobre os senegaleses, que estavam invictos havia 26 partidas. O último revés de Senegal tinha sido em setembro de 2023.
Carlo Ancelotti escalou o que considera força máxima, com exceção do goleiro Alisson, que está lesionado. Ederson foi o titular. A formação inicial teve Éder Militão como lateral-direito, ao lado de Marquinhos, Gabriel Magalhães e Alex Sandro. Militão voltou à zaga após Gabriel sentir lesão no segundo tempo. Casemiro e Bruno Guimarães formaram a dupla de volantes, enquanto Rodrygo, Vini Jr. e Matheus Cunha se movimentaram no ataque. Estêvão atuou mais aberto pela direita.
O primeiro gol saiu aos 27 minutos. Estêvão aproveitou sobra após passe de Casemiro e finalizou com o pé esquerdo. Aos 35, Casemiro marcou o segundo em jogada ensaiada de bola parada. Rodrygo cobrou a falta, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Militão bloquearam a marcação, e o camisa 5 dominou antes de bater colocado.
A Seleção segue treinando em Londres e embarca na segunda-feira 17 para Lille, na França. O próximo amistoso será contra a Tunísia, na terça-feira 18, às 16h30 (horário de Brasília), na Decathlon Arena. Depois da Data Fifa, o grupo volta a se reunir apenas em março, com previsão de amistosos contra França e Croácia nos Estados Unidos.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que a decisão da 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) de torná-lo réu é “fajuta”. Disse também que o ministro Alexandre de Moraes “abusa de seu poder” inconstitucionalmente “fazendo uso da extraterritorialidade” –quando o alcance territorial normal de uma lei ou autoridade é estendido para além das próprias fronteiras– em vídeo postado em seu canal no YouTube, na 6ª feira (14.nov.2025).
Eduardo é acusado de atuar nos Estados Unidos para tentar interferir no julgamento do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. O relator é Moraes, que acumula atritos com a família Bolsonaro e já havia sido punido pelo presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano) com a Lei Magnitsky por promover uma “caça as bruxas” ao ex-presidente.
A Polícia Federal pediu que o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), tenente-coronel Mauro Cid, seja incluído no programa de proteção a testemunhas para preservar sua integridade física. O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), abriu na 6ª feira o prazo regimental de 5 dias para que a PGR (Procuradoria Geral da República) se manifeste sobre o pedido.
Na petição, a PF pede que seja estendido o benefício para os familiares do militar, que delatou o ex-presidente e demais réus das 4 denúncias da PGR sobre o plano de ruptura institucional depois da derrota eleitoral de 2022. Cid foi condenado a 2 anos de prisão em regime aberto e, em 3 de novembro, o relator decretou o início do cumprimento da pena em liberdade.
Moraes afirmou, em despacho, que “como ação indispensável à preservação da integridade física do réu e de seus familiares, revela-se possível a inclusão destes no Programa Federal de Assistência a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas”.
O programa é um benefício previsto para:
vítimas;
testemunhas;
réus colaboradores, desde que sem qualquer tipo de privação de liberdade;
cônjuge ou companheiro(a), ascendentes, descendentes e dependentes que tenham convivência habitual com a vítima ou testemunha, independentemente de estarem ameaçados ou não;
familiar de réu colaborador preso, que venha a sofrer ameaça em razão da colaboração do preso.
Os participantes do programa são assessorados por uma equipe da PF e podem ter direito a mudança de endereço e segurança direta. O programa paga o aluguel dos beneficiários, com subsídio mensal para alimentação, transporte e cuidados pessoais.
Depois da manifestação da PGR, caberá ao relator do caso, Alexandre de Moraes, decidir ou não pela inclusão do militar e seus familiares no programa.
A influenciadora Thais Carla, 34, realizou o sonho de descer em um toboágua na última sexta-feira (14), enquanto viaja com a família no Beach Park, em Fortaleza.
No Instagram, ela abriu o jogo sobre a experiência que acontece sete meses após uma cirurgia bariátrica. “Não dá pra descrever a emoção. Consegui descer um tobogã”, celebrou nas redes sociais.
Thais está no parque aquático na companhia das duas filhas, Maria Clara, 9, e Eva, 4, com quem combinou o maio. As meninas são frutos do casamento com o empresário Israel Reis, que também está na viagem.
Recentemente, a influenciadora mostrou o resultado de um exame de bioimpedância e revelou já ter eliminado 72 kg doa 200 kg que tinha antes do procedimento cirúrgico.
Hoje, Carla está pesando 128 kg, com 50,7% de massa corporal. Já o Índice de Massa Corporal (IMC) é de 44,4. A ideia pretende eliminar mais 40 kg.
Moradores e banhistas de Rio do Fogo, no Litoral Norte potiguar, foram surpreendidos pela presença de um barril repleto de óleo na faixa de areia da praia. O artefato foi visto pela primeira vez na quinta-feira (13), mas somente nesta sexta (14) começaram a surgir indícios de vazamento, aumentando a preocupação de quem frequenta a região.
De acordo com relatos, o tambor teria sido arrastado pela maré até a área próxima às pedras, onde permaneceu durante todo o dia sem sinais aparentes de rompimento. Apenas nas últimas horas o líquido começou a escapar, despertando alerta para possíveis riscos ambientais.
Com a constatação do vazamento, equipes ambientais foram alertadas. O Projeto Cetáceos, da UERN, confirmou que deslocou profissionais para avaliar a situação e monitorar possíveis impactos na fauna marinha.
Segundo Flávio Lima, coordenador-geral do projeto, uma equipe de contingência especializada em emergências com derramamento de óleo foi acionada para vistoriar a área. Ele afirma que, até o momento, não há registro de animais oleados. “A equipe continua de prontidão para que, caso isso aconteça, o centro de reabilitação esteja preparado”, explicou.
O pesquisador reforçou ainda o pedido para que moradores e banhistas não tentem devolver animais à água caso algum seja encontrado debilitado. “É importante que a comunidade não tente devolver nenhum animal para o ambiente, mas sim acionar o projeto”, orientou.
Por unanimidade, a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu aceitar a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e torná-lo réu pelo crime de coação.
Em seu voto, o ministro relator Alexandre de Moraes menciona a suspensão de vistos dos ministros do Supremo e familiares; sanções econômicas contra o Brasil e a aplicação da Lei Magnitsky como provas da articulação de Eduardo Bolsonaro com autoridades americanas.
Como o caso está sendo analisado em plenário virtual pela Primeira Turma, não há debate entre os ministros. Com a saída de Luiz Fux do colegiado, o recebimento da denúncia é votado apenas por quatro ministros. Moraes foi acompanhado pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. Apesar de todos já terem votado, o resultado só é oficializado depois que o julgamento encerrar oficialmente, em 25 de novembro.
Eduardo Bolsonaro foi acusado de articular sanções ao Brasil e autoridades brasileiras nos Estados Unidos. O deputado está em território norte-americano desde fevereiro. A sua permanência no exterior teria como objetivo interferir no julgamento do pai, Jair Bolsonaro (PL).
O ex-presidente foi condenado pelo STF a 27 anos e 3 meses de prisão por liderar tentativa de golpe de Estado.
O ministro relator, Alexandre de Moraes, disse no seu voto que a PGR descreveu detalhadamente as condutas de Eduardo, trazendo provas suficientes de que o deputado buscou criar um ambiente institucional e social de instabilidade por meio de suas ações nos EUA.
“Há relevantes indícios de que as condutas de Eduardo Nantes Bolsonaro tinham como objetivo a criação de um ambiente institucional e social de instabilidade, com aplicação de crescentes sanções a autoridades brasileiras e prejuízos econômicos ao Brasil, como modo de coagir os Ministros do Supremo Tribunal Federal a decidir favoravelmente ao réu Jair Messias Bolsonaro”, afirma Moraes.
O STF avalia se a PGR trouxe indícios suficientes de que houve crime. Isso significa que, nessa fase, os ministros discutem somente se há elementos que justifiquem a instauração de um processo. Caso os ministros concordem com Moraes, será aberto um processo criminal formal, e Eduardo Bolsonaro passará a ser réu.
Na denúncia da PGR, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirma que Eduardo se valeu de uma rede de contatos com autoridades americanas para compelir o STF a encerrar os processos sobre golpe de Estado sem condenações.
coação
substantivo feminino
1.
ato ou efeito de coagir.
2.
direito
constrangimento, violência física ou moral imposta a alguém para que faça, deixe de fazer ou permita que se faça alguma coisa.
Esses caras têm certeza que houve o ato de coação ? Eduardo praticou violência contra Trump ou o deixou constrangido para que ele tomasse essas atitudes contra o Brasil? É só uma dúvida, acho que não é crime ter dúvidas.
A ativista sueca Greta Thunberg chegou na 6ª feira (14.nov.2025) em Belém (PA) para participar da Marcha da Cúpula dos Povos durante a COP30. O ato está marcado para a manhã deste sábado (15.nov) e reunirá organizações e movimentos ligados a pautas socioambientais, com concentração no mercado de São Brás.
Ao chegar no aeroporto de Belém, Thunberg foi recebida por apoiadores e levantou a keffiyeh em referência à causa palestina. Em outubro, Greta e 170 ativistas foram expulsos de Israel por participarem da flotilha humanitária Global Sumud.
“Todos os direitos legais dos participantes dessa ação publicitária foram e continuarão sendo totalmente respeitados. As mentiras que eles estão espalhando fazem parte de sua campanha de notícias falsas pré-planejada”, disse o governo israelense.
A flotilha reunia mais de 40 embarcações com o objetivo de romper o bloqueio marítimo que Israel mantém na Palestina. Os manifestantes foram detidos pelo governo de Israel. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores sueco afirmou que Greta ficou sob condições precárias na prisão.
“Ela informou sobre desidratação. Recebeu quantidades insuficientes de água e comida. Ela também afirmou ter desenvolvido erupções que suspeita terem sido causadas por percevejos. Ela falou de tratamento severo e disse ter ficado sentada por longos períodos em superfícies duras”, declarou o governo da Suécia.
O levantamento “Check-in para sua Viagem: Natal e Ano Novo 2025”, realizado pela plataforma de viagens Kayak, aponta Natal entre os destinos nacionais mais buscados para as festas de fim de ano.
De acordo com o estudo, a capital potiguar ocupa a 10ª posição entre as cidades brasileiras mais procuradas para o período.
A pesquisa revela ainda o forte protagonismo do Nordeste, que domina o Top 10 com sete destinos. Recife (PE), Salvador (BA) e Maceió (AL) lideram o ranking, enquanto Natal fecha a lista das dez primeiras colocadas.
O calendário cultural do município se fortalece com a festa de Réveillon, que na última edição bateu recorde de público, reunindo mais de 100 mil pessoas na área de engorda da Praia de Ponta Negra.
O comércio da capital potiguar tem horário de funcionamento alterado neste sábado (15), em função do feriado nacional da Proclamação da República.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL) detalha os horários para que o consumidor possa se programar, e aproveitar o feriado para fazer compras.
Confira:
Comércio de rua
Centro
Fechado
Alecrim
Aberto das 08 às 17h
Zona Norte
Abertura facultativa das 08 às 12h.
Shoppings
Midway Mall
Lojas e quiosques: 12h às 21h
Alimentação e lazer: 11h às 22h
Cinema: conforme a programação
Supermercado: 7h às 22h
Academia: 8h às 14h
Cidade Jardim
Lojas e quiosques: 14h às 20h
Alimentação: a partir das 12h
Natal Shopping
Alimentação: 11h às 22h
Quiosques de alimentação: 13h às 21h
Âncoras e Megalojas: 12h às 21h
Demais Lojas e quiosques: 15h às 21h
Academia Bodytech: 08h às 15h
Alpendre: 12h às 23h
Cinema: Conforme Programação
Cidade Verde
Lojas diversas: 15h às 20h
Alimentação e lazer: 11h às 21h /
Clínicas fechadas.
Partage Norte Shopping
Lojas e quiosques – 15h às 21h
Alimentação das 11h às 22h
Cinema – Conforme programação
Academia: 8h às 14h
Supermercado: 7h às 21h
Praia Shopping
Alimentação – das 11h às 21h
Demais Lojas – das 14h às 20h
Cinemas – consultar programação em moviecom.com.br
Uma lei estadual assegura às pessoas com deficiência visual o acesso à carteira de identidade em braille. Com isso, fica definido que o documento será confeccionado no sistema de leitura tátil sem qualquer custo adicional para os solicitantes.
O documento em braille será emitido gratuitamente e visa facilitar o acesso das pessoas com deficiência visual a um documento de identificação adequado às suas necessidades.
A legislação define três categorias de deficiência visual que dão direito ao documento adaptado. São elas: cegueira, quando a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho com correção óptica; baixa visão, com acuidade entre 0,3 e 0,05 no melhor olho; e casos em que a soma do campo visual em ambos os olhos seja igual ou menor que 60°.
A publicação oficial não informa os prazos para implementação nem detalha os procedimentos a serem adotados para emissão de documentos.
Comente aqui