Diversos

Quando poderemos viajar de férias novamente? Especialistas respondem

Foto: Ilustrativa

A aplicação de vacinas contra o coronavírus está em andamento em todo o mundo, mas quando se trata da recuperação das viagens de turismo, ainda há muito o que fazer para estarmos longe do perigo.

Embora os especialistas estejam otimistas de que as coisas começarão a voltar ao normal lentamente ainda este ano, a rapidez com que isso acontecerá dependerá de onde você está, para onde deseja ir e se o vírus e suas cepas mutantes podem ser controlados.

Com tantas incertezas, o mais aconselhável, na maior parte do mundo, ainda é ficar em casa. Não há perigo, entretanto, em olhar para o futuro. Pedimos a especialistas que avaliassem a questão de quando o mundo poderá sair de férias novamente e quando as viagens voltarão ao normal, se isso de fato acontecer.

Quando poderei voar para outros países?

“Há alguns destinos em que os viajantes já podem reservar um voo de longa distância, agora, se quiserem”, diz Bryce Conway, fundador da 10xTravel. “Por exemplo, há voos disponíveis para passageiros dos EUA para destinos como a Albânia e muitas partes do Caribe. Mas não espere que o volume de rotas de longa distância aumente para os níveis anteriores à Covid-19 antes de 2022.”

Alexis Barnekow, fundador e CEO do aplicativo de reservas Chatflights, concorda. “Quase tudo ainda pode ser reservado, com algumas exceções”, diz ele. “Nova Zelândia/Austrália é mais difícil de reservar porque companhias aéreas, como a Qantas, reduziram muito as passagens. “Duas outras companhias aéreas que diminuíram as reservas são a Thai Airways e a Singapore Airlines, (embora isso seja) muito mais por motivos financeiros.”

“Basicamente, todas as outras companhias aéreas estão se esforçando para manter o fornecimento do serviço nos mesmos níveis de antes, a fim de manter seu fluxo de caixa. Você pode reservar, mas o risco de voos cancelados e reprogramação é grande. Dessa forma, as companhias aéreas podem continuar vendendo passagens, e quando as datas de viagem se aproximarem, usar o reagendamento para tentar encher alguns aviões e manter outros no solo.”

As regras de entrada variam de destino para destino, e também conforme o país de saída. Dubai, por exemplo, é um dos destinos mais abertos do mundo, enquanto a Nova Zelândia está entre os mais fechados.

Os viajantes devem verificar os regulamentos no momento da reserva e, novamente, antes de viajar, e não fazer viagens desnecessárias quando isso for contra a orientação oficial. Quando se trata de viagens de lazer de longa distância, elas devem se ser permitidas e até mesmo aconselháveis a partir do final de 2021, sendo otimista.

A operadora australiana Qantas, uma das grandes companhias de aviação, anunciou na semana passada que planeja retomar os voos internacionais – em escala reduzida – até o final de outubro. O governo do Reino Unido – que tem a maior taxa de mortalidade de Covid na Europa – disse que manterá suas restrições a viagens internacionais até maio, no mínimo.

“O bloqueio será, provavelmente, tão rígido como tem sido, especialmente na Europa, Estados Unidos e assim por diante”, disse Chris Goater, chefe de Comunicações Corporativas da International Air Transport Association (IATA), o órgão global de aviação comercial. “Temos esperança de que haja luz no fim do túnel”, embora “esperemos que o longo curso seja a última coisa a se recuperar”.

Conectar mercados distantes traz o risco de exposição a novas variantes em potencial, com as quais os governos estão compreensivelmente cautelosos, diz Goater. “Muitas viagens de negócios são longas e podem levar algum tempo para se recuperar, já que as empresas estão cuidando do seu caixa”, acrescenta.

E quanto a viagens internacionais de curta distância e as janelas para viagens?

Goater, da IATA, está mais otimista quanto à retomada dos voos de curta distância. Os governos enfrentarão “maior pressão para relaxar as restrições de quarentena para viagens a um país vizinho do que para destinos de longa distância, diz ele. Na Europa, “ocê pode imaginar que poderíamos terminar com algum tipo de acordo em toda a UE, onde os países permitirão a abertura das fronteiras somente no verão, e se as infecções estiverem baixas.”

Bryce Conway, fundador da 10xTravel, tem sede em Ohio e diz: “Os voos de curta distância vão se recuperar rapidamente, com a maior parte voltando no outono de 2021. Embora haja destinos que aceitarão viajantes dos EUA – alguns com teste de Covid negativo – não prevejo muitas janelas para viagem sendo abertas para os viajantes dos EUA até que a pandemia esteja sob controle.”

Posso viajar internamente?

“Algumas partes do mundo, como China, Índia e Rússia, se recuperaram fortemente no ano passado, em alguns casos voltando aos níveis pré-pandêmicos”, disse Goater da IATA. Com base nessas evidências, ele está otimista de que, conforme as restrições diminuam, as viagens domésticas se recuperarão rapidamente. “Quando o bloqueio não é tão forte, a demanda por viagens domésticas aumenta.” Segundo Conway, dos EUA, “as viagens domésticas já estão se recuperando e veremos essa tendência continuar à medida que as vacinas se tornarem amplamente disponíveis ao público.

James Turner, CEO do serviço global de viagens 360 Private Travel, diz que, para os escritórios de sua empresa em Cingapura e em Hong Kong, as “viagens domésticas” serão “uma grande parte de seus negócios daqui para a frente”. No entanto, no Reino Unido, embora as viagens locais de curta duração, chamadas de staycations, fossem populares no verão passado, “este ano, acredito que a maioria de nossos clientes realmente quer ir para outros lugares”.

Posso fazer uma viagem rodoviária?

“As viagens rodoviárias se tornaram incrivelmente populares no ano passado porque parecem ser a forma mais segura de viajar durante uma pandemia”, diz Conway. “Há um risco extremamente baixo de exposição à Covid-19 se você fizer uma viagem e ficar em um AirBnB com pessoas que moram na mesma casa ou em um hotel que esteja seguindo os protocolos de segurança adequados.”

Que tal um cruzeiro?

“Os cruzeiros são, de longe, o segmento de viagens mais impactado, e vai demorar muito até que voltem ao normal, se é que voltarão”, diz Conway. “A indústria de cruzeiros deixou cair a bola ao tentar voltar muito rápido e perdeu muito a confiança do público ao fazer isso. As pessoas provavelmente também estarão mais preocupadas com a saúde em um mundo pós-Covid-19, e espero que isso esteja acontecendo para trazer mudanças permanentes ​​à indústria de cruzeiros.”

Turner, da 360 Private Travel, tem uma visão mais otimista. “Acho que certos tipos de cruzeiros serão os primeiros (a se recuperar), ao contrário do que algumas pessoas possam pensar.” Experiências tipo boutique em navios de pequeno porte, com condições rígidas de entrada e roteiros cuidadosamente planejados, vai agradar os clientes “porque o ambiente é mais controlado”.

É mais seguro ficar em um hotel ou no Airbnb?

Turner diz que o escritório de sua empresa em Hong Kong viu clientes escolherem viagens curtas com “empresas mais famosas”. Os viajantes se sentem mais felizes em acomodações onde podem ter certeza das políticas rigorosas do hotel em relação a verificações de temperatura, declarações de saúde, uso de máscara, registro de visitas por meio de código QR e assim por diante. “A confiança é muito importante.”

No entanto, como Conway aponta, Airbnbs ou outras opções são aceitáveis, “desde que você não compartilhe acomodações com pessoas que não estejam viajando com você ou que não morem com você”.

Faz diferença se eu for vacinado?

“Ainda não, mas vai”, prevê Conway. “Este será um dos maiores problemas a serem enfrentados pela indústria de viagens nos próximos 12 a 24 meses.”

“Passaportes de vacina”, que podem impor restrições de viagem a qualquer pessoa que não esteja vacinada, é um dos tópicos mais debatidos na indústria de viagens atualmente. Alguns destinos, como Seychelles, Chipre e Polônia, já suspenderam os requisitos de quarentena para visitantes que provarem que estão vacinados.

No entanto, persistem temores sobre a efetiva imunização que as vacinas oferecem, e há polêmicas sobre como a documentação da inoculação pode restringir e segregar, e o que isso significa para aqueles que ainda aguardam suas doses, ou mesmo, que não serão capazes de recebê-las. A Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, não apoia o conceito de “passaporte de vacina”.

“Nós estamos imaginando que exista um tipo de comprovante vacinal que sirva para quem quer circular novamente, embarcar em um voo, ir a um show e comer em um restaurante”, disse Roderick Jones, presidente executivo da empresa de consultoria de risco com sede em São Francisco Concentric Advisors. “Embora a vacina possa nunca se tornar ‘obrigatória’, pode se tornar muito desvantajoso não tomar.”

O setor de viagens algum dia voltará ao normal?

“Com certeza, sim”, diz Conway. “Espero ver um grande aumento nas viagens no final de 2021, conforme as vacinas se tornem disponíveis em grande escala. Haverá alguns retrocessos conforme a indústria de viagens se recupere e descubra como lidar com a estratégia de longo prazo de combate à Covid-19, mas no geral, espero que as coisas voltem a um estado relativamente normal em meados de 2022.”

“Acreditamos que as viagens de negócios serão menores do que antes, especialmente entre os trabalhadores de grandes corporações”, diz Barnekow. “As grandes corporações têm muitos motivos, além da Covid, para fazer com que as pessoas viajem menos: motivos ambientais, financeiros e morais. Mesmo que nada supere as reuniões olho no olho, a pandemia mostrou que muitos problemas podem ser resolvidos usando outros meios de comunicação. Mas eu ainda acho que vai voltar quase como antes. Se eu tivesse que adivinhar, diria que as viagens de negócios terão uma redução de 10% a longo prazo.”

Quanto às viagens de lazer, Barnekow acha que haverá “um salto no curto prazo, e, depois, veremos os mesmos níveis de antes. Nunca tivemos tanto tráfego para o aplicativo como agora; parece que as pessoas realmente desejam reservar viagens”

Turner concorda, apontando para o grande volume de interesse dos clientes. “Temos evidências de que há uma enorme demanda reprimida. As pessoas querem voar.” Seus clientes estão pensando a longo prazo e sonhando grande.

CNN – Viagem e Gastronomia

Opinião dos leitores

  1. O Brasil e os brasileiros serão os leprosos do mundo. Os países desenvolvidos criarão dificuldades p os brasileiros entrarem.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CAMPANHA: Lulinha e Marcola viram munição de Flávio Bolsonaro contra Lula

Foto: Pilar Olivares/Reuters

A campanha de Flávio Bolsonaro (PL) pretende explorar as investigações que citam Lulinha e Marcola para desgastar o presidente Lula (PT) na corrida pelo Planalto.

A estratégia é manter as suspeitas envolvendo pessoas próximas ao presidente no centro do debate e associá-las ao discurso anticorrupção. O coordenador da campanha, senador Rogério Marinho (PL-RN), afirmou que as apurações representam um “constrangimento” para o PT.

“Isso mostra que o entorno do governo PT — o seu irmão, o seu filho — estão envolvidos e sendo investigados por crimes. Não é um presente para nós, é um constrangimento. O PT não aprendeu nada”, disse Marinho.

A escolha do deputado Alfredo Gaspar (PL-AL) como vice de Flávio também faz parte dessa linha. Relator da CPMI do INSS, ele pediu o indiciamento de Lulinha por corrupção, tráfico de influência, organização criminosa e lavagem de dinheiro, mas o parecer foi rejeitado pela comissão.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PENDURICALHOS: TJRN manda 217 magistrados devolverem valores pagos acima do permitido

Foto: Adriano Abreu/Tribuna do Norte

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) determinou que 217 magistrados, entre ativos e inativos, devolvam valores recebidos acima do permitido. A medida atende a uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

A ordem foi assinada pelo presidente do TJRN, desembargador Ibañez Monteiro, que também está entre os magistrados que terão de restituir valores.

O tribunal abriu processos administrativos individuais e emitiu guias para pagamento. Caso a devolução não seja feita, os valores serão descontados diretamente da folha salarial, sem necessidade de nova decisão.

Os magistrados terão dez dias úteis para contestar os cálculos, mas eventual recurso não suspende a cobrança. O documento enviado ao STF não informa o valor total a ser devolvido.

A determinação faz parte de decisões do Supremo que atingem sete tribunais e cobram a devolução de verbas consideradas irregulares pagas a magistrados.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

ABC x UBERLÂNDIA: Ingressos para jogo da volta da semifinal começam a ser vendidos nesta quarta-feira (19)

Foto: Guilherme Drovas/ABC

Os ingressos para o jogo da volta da semifinal da Série D do Campeonato Brasileiro entre ABC e Uberlândia começam a ser vendidos nesta quarta-feira (19), a partir das 10h, no site Ingresse. A partida será disputada no domingo (30), às 17h, na Arena das Dunas, em Natal.

O primeiro duelo será realizado no sábado (22), às 17h, no Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia. O ABC chega à semifinal depois de eliminar o Nacional-AM nas quartas de final e conquistar o acesso à Série C. O Mais Querido, agora, busca dar mais um passo na competição e chegar à decisão da Série D.

A outra semifinal será disputada entre ASA e Gama. O primeiro jogo será no domingo (23), às 17h, com mando do ASA. A partida de volta está marcada para o domingo (30), às 16h, em Brasília.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sábado tem rock da Bandigalado no Boteco do Carlão no Bar 294

Foto: Divulgação

A Bandigalado Rock Natal será a atração principal da festa Boteco do Carlão, neste sábado (22), no Bar 294, na Avedida Deodoro, pertinho da 96 FM, a partir das 17 horas. Serão seis horas de festa, com o melhor do samba raiz do Mesa 12 e toda a energia do pop rock da Bandigalado, garantindo animação do início ao fim.

E tem mais: durante todo o evento, você aproveita o open food com um delicioso rodízio de petiscos de boteco, preparados pelos renomados chefs Carlos Sérgio e Tinho (294). Uma combinação perfeita de boa gastronomia, ambiente seguro, conforto e muita diversão.

Ingressos antecipados pelo site Outgo, no Bar 294 ou diretamente com os organizadores pelos telefones: 99981-2329 (Beta Queiroz), 99913-7878 (Bar 294) ou 99407-9770 (Carlos Sérgio).

A Bandigalado é uma banda de rock natalense composta por sete integrantes: Alexandre Azevedo (vocal), Lucien Dantas (bateria), André Macedo (baixo), Cláudio Macedo (guitarra base), Silvério Neto (guitarra solo), Misael Queiroz (guitarra solo) e Pedro Ratts (teclado).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

IMPARCIALIDADE: Rogério Marinho cobra limites ao STF e questiona atuação de Flávio Dino

Foto: Agência Senado

O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), cobrou limites à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e questionou a imparcialidade do ministro Flávio Dino após o afastamento por 180 dias do presidente do Tribunal de Contas do Maranhão (TCE-MA), Daniel Brandão.

Para o senador, Dino deveria se declarar impedido por ter governado o Maranhão por dois mandatos e agora atuar em casos envolvendo o Estado e grupos políticos locais.

“Além da ausência de competência do STF, Dino deveria se declarar impedido, assim como deveria ter feito ao julgar Bolsonaro”, afirmou Marinho.

O senador defendeu ainda uma reforma do Judiciário e afirmou que o STF “precisa voltar a exercer sua missão de verdadeira Corte Constitucional, deixando as disputas políticas para a política”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] “Acordei morgado”: Homem finge roubo, é desmascarado por câmeras e vai parar na delegacia

Um trabalhador de 32 anos foi conduzido à delegacia na última segunda-feira (17) em Anápolis, Goiás, após inventar que havia sido vítima de um assalto apenas para justificar uma falta no emprego. A farsa foi desmantelada por equipes de segurança após análise de imagens de câmeras de monitoramento.

Para sustentar a história perante o empregador e as autoridades, o homem acionou a Polícia Militar de Goiás (PMGO). Ele relatou ter sido abordado por dois criminosos em uma motocicleta, que teriam roubado seu celular e sua carteira. Além disso, alegou ter sido agredido e ter tido a blusa rasgada antes de conseguir fugir a pé para casa.

No entanto, durante as diligências para tentar localizar os supostos suspeitos, os policiais checaram câmeras de segurança da região. Os registros demonstraram que o homem caminhava sozinho pela via no horário informado, sem qualquer indício da abordagem criminosa.

Questionado novamente pelas autoridades em sua residência, ele confessou que a história era mentira e justificou que havia “acordado morgado”, decidindo inventar o crime por falta de vontade de ir trabalhar. O homem foi encaminhado à Central de Flagrantes de Anápolis, onde a autoridade policial lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de comunicação falsa de delito.

Com informações do Metrópoles e do Giro Goiás 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Campanha de Flávio avalia como positiva entrada de Marçal na disputa presidencial


Foto: Divulgação

Membros da articulação política do senador Flávio Bolsonaro (PL) avaliam positivamente uma eventual movimentação do ex-coach Pablo Marçal (PRTB) rumo ao pleito presidencial. De acordo com fontes internas, existem convergências capazes de impulsionar o debate das propostas do parlamentar.

No entanto, o cenário esbarra em barreiras jurídicas relevantes. O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) confirmou a inelegibilidade de Marçal por oito anos, abrangendo o período até 2032, devido a condenações por abuso de poder econômico, uso irregular de meios de comunicação e captação ilícita de recursos durante o pleito municipal de 2024.

As sanções incluem penalidades pecuniárias e restrições fundamentadas na difusão sistemática de conteúdos nas redes sociais. Embora a defesa ainda possa submeter novos recursos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a avaliação no entorno de Flávio Bolsonaro é de que eventuais pretensões eleitorais do empresário tenderão a enfrentar forte resistência judicial, servindo primariamente para catalisar discussões temáticas na base conservadora.

Com informações do Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Jornalista Daniel Rittner comenta avanço de Flávio em pesquisas internas e destaca vulnerabilidades da campanha de Lula


Durante uma edição recente do programa de análise política da CNN Brasil, o comentarista Daniel Rittner comentou o cenário atual das eleições e as movimentações recentes nos bastidores dos principais partidos. Um dos pontos centrais da apreciação foi a divulgação de dados internos de pesquisas de intenção de voto.

Segundo a análise apresentada na emissora, o tracking (pesquisa de monitoramento diário) realizado pelo Partido Liberal (PL) registrou, pela primeira vez em semanas, o nome de Flávio Bolsonaro à frente em um dos cenários avaliados. Embora especialistas ressaltem que esse tipo de levantamento interno não possua o mesmo rigor metodológico ou a mesma confiabilidade de institutos tradicionais de pesquisa de opinião pública, o resultado é interpretado como um termômetro de que o momento político recente tem favorecido a oposição.

Os desafios da campanha governista

Em discussão no programa, o jornalista Daniel Rittnerd também abordou os principais pontos de desgaste enfrentados pela campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a avaliação, a própria coordenação estratégica do Partido dos Trabalhadores (PT) reconhece que o principal “calcanhar de Aquiles” no atual momento envolve questionamentos e investigações ligadas a figuras e episódios do entorno político e familiar do governo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

De pai para filho: as denúncias de exploração sexual que assombram o império das Casas Bahia


Divulgação

Antes de enfrentar o colapso financeiro que culminou em um pedido de recuperação judicial, o Grupo Casas Bahia esteve no centro de graves acusações de violação de direitos humanos. Denúncias apresentadas por vítimas e órgãos oficiais apontam que a estrutura da varejista serviu de abrigo, ao longo de 30 anos, para um esquema de exploração sexual de jovens e adolescentes.

Os registros contra o fundador da companhia, Samuel Klein, tiveram início na década de 1990. Segundo os relatos, o empresário atraía adolescentes em situação de vulnerabilidade social de diversas regiões do país. Funcionários da própria varejista eram encarregados de intermediar o esquema, providenciando imóveis, dinheiro e presentes para a manutenção das vítimas. Samuel Klein faleceu em 2014, aos 91 anos, sem nenhuma condenação judicial. Anos depois, em 2021, reportagem da Agência Pública reuniu depoimentos de vítimas e ex-funcionários, revelando que muitas das ações movidas haviam sido extintas devido à prescrição dos crimes.

O caso motivou a criação do “PL Caso Klein”, Projeto de Lei que visa alterar o Código Civil brasileiro para ampliar de 3 para 20 anos o prazo de prescrição de ações de reparação civil por crimes sexuais contra vulneráveis. A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados em 2023 e aguarda apreciação no Senado Federal.

Condenação e desdobramentos na segunda geração

O filho do fundador, Saul Klein, seguiu caminho semelhante e tornou-se alvo da Justiça. Em 2023, após denúncia do Ministério Público do Trabalho (MPT), ele foi condenado pela Justiça do Trabalho ao pagamento de R$ 30 milhões por tráfico de pessoas e submissão de jovens a condições análogas à de escravidão para fins de exploração sexual.

As investigações do MPT demonstraram que Saul aliciava mulheres e adolescentes entre 16 e 21 anos sob a falsa promessa de carreiras como modelos. As vítimas eram levadas ao sítio do empresário, onde eram submetidas a confinamento, violência psicológica, controle por vigilância armada e relações sexuais forçadas durante dias consecutivos. Laudos médicos anexados ao processo confirmaram que diversas jovens contraíram infecções sexualmente transmissíveis no local.

Na esfera criminal, a 2ª Vara Criminal de Barueri aceitou parcialmente denúncia do Ministério Público de São Paulo (MPSP), tornando Saul réu por exploração sexual e organização criminosa. A decisão judicial destacou a existência de uma estrutura padronizada de recrutamento e submissão psicológica em ambiente controlado. O processo corre em segredo de Justiça.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Babá Pereira prevê vitória de Flávio e destaca peso de Rogério Marinho para o RN


Foto: Reprodução

O candidato a vice-governador Babá Pereira (PL), integrante da chapa encabeçada por Álvaro Dias (Republicanos), afirmou nesta segunda-feira (18) que a população brasileira está “cansada” da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e declarou confiança na vitória do senador Flávio Bolsonaro (PL) na corrida presidencial. As declarações foram concedidas em entrevista ao programa Jornal da Cidade, da rádio 94 FM.

Questionado sobre a condução de um eventual governo de Álvaro Dias caso Lula seja reeleito, Babá descartou o cenário. “Primeiro, eu acho difícil o Flávio Bolsonaro perder essa campanha, pelos números que estão mostrando aí e até porque o povo está cansado também de Lula há muito tempo”, declarou, associando a rejeição ao governo federal a pautas como segurança pública e integridade administrativa.

Estratégia do “voto casado” e força regional

O núcleo da argumentação de Babá Pereira baseia-se na defesa do voto alinhado — Flávio Bolsonaro para a Presidência e Álvaro Dias para o governo do Estado. Segundo o candidato, essa parceria traria investimentos diretos ao Rio Grande do Norte devido ao papel de destaque do senador potiguar Rogério Marinho na articulação nacional.

“É importante a eleição de Flávio Bolsonaro para que possa nos ajudar, porque ao seu lado nós temos o coordenador-geral da sua campanha, que é o senador Rogério Marinho, que vai ter muita força no novo governo”, defendeu Babá, destacando que a presença de Marinho no núcleo da campanha federal pode se converter em apoio ao estado.

Diálogo institucional e disputa pelo eleitorado conservador

Apesar das críticas severas à atual administração federal, Babá assegurou que, em caso de reeleição de Lula, a relação com o Planalto manteria o respeito institucional. “Claro, institucionalmente a gente tem que tratar com respeito. Tem que buscar, se for o caso, conversar, dialogar para poder ajudar o nosso Estado”, afirmou.

A fala reforça a estratégia do candidato em marcar posição no campo conservador. Recentemente, Babá chegou a declarar que a maioria do eleitorado do prefeito Allyson Bezerra seria de esquerda, buscando monopolizar a preferência dos eleitores de direita no estado.

A mobilização da chapa no Rio Grande do Norte começou com atos e adesivaços em Natal e Parnamirim, contando com o apoio de lideranças como o prefeito Paulinho Freire, o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, e o senador Styvenson Valentim.

Para acompanhar as informações oficiais sobre o pleito, calendários de votação e regras eleitorais atualizadas, acesse o portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).

Com informações do Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *