Saúde

Restaurantes e academias são os lugares com maior chance de transmissão da Covid, dizem cientistas de Standford

Funcionária de restaurante usa máscara e protetor facial devido ao surto de doença por coronavírus (COVID-19) em Moscou, Rússia, 8 de julho de 2020. — Foto: Maxim Shemetov/Reuters

Pesquisadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, usaram dados de movimentação de pessoas em 10 cidades dos Estados Unidos e criaram um modelo que sugere os lugares onde há mais chances de alguém se infectar com o novo coronavírus (Sars-CoV-2) sem o uso de máscaras e com reabertura de funcionamento.

Os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica “Nature”, uma das mais importantes do mundo, na terça-feira (10).

De acordo com os dados reunidos para a cidade de Chicago, a terceira mais populosa do país, a ordem dos lugares, de maior para menor risco, seria a seguinte:

Restaurantes de “serviço completo” (aqueles em que as pessoas sentam para comer e são servidas por alguém)

Academias

Cafés e bares

Hotéis e motéis

Restaurantes de “serviço limitado” (aqueles em que as pessoas podem levar a comida ou sentar, mas pagam antes)

Centros religiosos

Consultórios médicos

Mercados

Lojas de mercadorias usadas

Pet shops

Lojas de equipamentos esportivos

Outras lojas gerais

Lojas de brinquedos ou relacionadas a hobbies

Lojas de material de construção

Lojas de peças automotivas

Lojas de departamento

Postos de gasolina (nos Estados Unidos, o próprio motorista costuma abastecer seu carro)

Farmácias

Lojas de conveniência

Concessionárias

“Se você tiver que ir a esses lugares, vá fora dos períodos de pico, quando há menos pessoas”, recomendou o autor sênior do estudo, Jure Leskovec, de Stanford, em entrevista ao G1.

Os pesquisadores chegaram às conclusões usando um modelo que se baseou nos movimentos das pessoas rastreados por celulares de 1º de março a 2 de maio, época em que as pessoas tiveram a mobilidade restringida pelas medidas para conter a transmissão do coronavírus.

A partir daí, construíram o modelo considerando maiores ou menores graus de mobilidade, a partir de diferentes datas, para ver como a transmissão do vírus se comportaria.

Com os dados, eles mapearam o que chamaram de “pontos de interesse” – locais não residenciais que as pessoas visitam como restaurantes, mercados e centros religiosos.

Eles descobriram – como outros estudos já vinham apontando – que a maioria das infecções por Covid-19 ocorre em lugares “superespalhadores”. Na região metropolitana de Chicago, por exemplo, 10% dos pontos de interesse foram responsáveis por 85% das infecções previstas para todos os lugares investigados.

“Calculamos a densidade de visitantes em cada ponto de interesse – quantos visitantes existem por metro quadrado. Quanto menor o número, menor a chance de transmissão. Quanto mais tempo as pessoas permanecem no local, maior a chance de transmissão. Nosso modelo considera esses dois fatores”, explicou Leskovec.

Mas há um detalhe: os dados de mobilidade foram computados quando o uso de máscaras era menos prevalente. Por isso, o modelo não leva em conta o uso delas.

“No entanto, na 2ª onda, vemos que a mobilidade das pessoas aumentou, mas o número de infecções não aumentou tanto quanto deveria. Portanto, atribuímos o número de infecções inferior ao esperado ao uso de máscaras”, disse o pesquisador.

Diferenças socioeconômicas

Outro destaque do estudo é que ele sugeriu que, mesmo que frequentem os mesmos tipos de lugares, as pessoas com menor nível socioeconômico têm mais chances de se infectar do que aquelas que têm maior nível socioeconômico.

Isso porque, dizem os pesquisadores, os lugares frequentados pelas pessoas de menor renda tendem a ser mais cheios, e as pessoas tendem a ficar neles por mais tempo.

Uma visita ao mercado, por exemplo, foi considerada duas vezes mais perigosa para uma pessoa de baixa renda.

O mercado “médio” visitado por quem tinha menor nível socioeconômico tinha 59% mais visitantes por hora por metro quadrado, e seus visitantes ficavam 17% mais tempo em média, segundo os cientistas.

Além disso, as pessoas de menor renda também puderam restringir menos os movimentos do que as que tinham maior renda.

“Essas descobertas destacam como as diferenças refinadas nos padrões de mobilidade – com que frequência as pessoas saem e para quais pontos de interesse elas vão – podem, em última análise, contribuir para disparidades dramáticas nos resultados de infecção previstos”, ponderaram os cientistas no artigo.

Uma solução seriam estratégias de reabertura com ocupação máxima dos lugares reduzidas. Em Chicago, por exemplo, o modelo previu que limitar a no máximo 20% a ocupação dos lugares reduziu as novas infecções previstas em mais de 80%. Por outro lado, os negócios afetados perderiam, conforme o modelo, 42% das visitas gerais.

“A reabertura com ocupação reduzida faz um bom trabalho em lidar com a compensação, permitindo que você recupere a maioria das suas visitas sem incorrer em muitas infecções”, ponderou Leskovec.

“Nossos resultados sugerem que as disparidades de infecção não são a consequência inevitável de fatores que são difíceis de tratar em curto prazo, como diferenças em condições preexistentes; pelo contrário, as decisões políticas de curto prazo podem afetar substancialmente os resultados da infecção”, concluíram os cientistas.

G1

 

Opinião dos leitores

  1. Ainda bem que não apareceu comício de campanha eleitoral. Tá liberado aglomeração pela democracia uhuuu

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Procon detona bares com bebidas vencidas em Natal: 136 litros no lixo e dois estabelecimentos autuados

Foto: Alessandro Marques/Procon Natal

O Procon Natal flagrou bares e comércios da capital vendendo bebidas alcoólicas vencidas e fora do padrão de qualidade. Entre os dias 13 e 17 de outubro, em ação conjunta com a Vigilância Sanitária, foram vistoriados dez estabelecimentos, e 136 litros de bebidas — entre garrafas long neck, latinhas e gasificadas — foram inutilizados na hora pelos fiscais. Dois bares, flagrados com produtos vencidos, foram autuados por descumprimento do Código de Defesa do Consumidor.

Segundo a diretora do Procon Natal, Dina Perez, durante as vistorias que realizamos encontramos produtos fora do padrão de qualidade. “Bebidas alcoólicas com validades vencidas foram imediatamente descartadas. É um trabalho contínuo e seguimos intensificando as fiscalizações para coibir a comercialização de produtos irregulares e assegurar que o consumidor tenha acesso a produtos de qualidade e com procedência garantida”.

A fiscalização deu atenção especial a sinais de adulteração e produtos suspeitos de falsificação, seguindo a Nota Técnica nº 21 da ANVISA. Além das bebidas vencidas, os fiscais encontraram irregularidades em precificação e documentação, previstas na Lei Municipal nº 6.216/2011, que exige endereço e telefone do órgão de proteção ao consumidor na nota fiscal. Dois estabelecimentos acabaram autuados justamente por vender produtos vencidos.

Dina Perez alertou: “Fiquem atentos a lacres quebrados, tampas violadas, rótulos de má qualidade, informações borradas ou erros de ortografia e preços muito abaixo do mercado. Comerciantes devem adquirir produtos apenas de fornecedores legalizados”.

Quem tiver dúvidas pode procurar o Procon Natal na Rua Ulisses Caldas, 181, Cidade Alta, ou pelo WhatsApp (84) 3232-6189 e e-mail [email protected]
.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Fux segura voto e atrasa acórdão que confirma condenação de Bolsonaro a 27 anos de prisão

Foto: Divulgação/STF

O ministro Luiz Fux, do STF, decidiu segurar seu voto antes da publicação do acórdão que confirmaria a condenação de Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão. O documento já havia sido entregue à Secretaria Judiciária no início de outubro, mas Fux pediu a devolução para fazer uma “revisão gramatical”. A informação foi publicada pela Folha de S. Paulo e confirmada pelo Metrópoles.

Com isso, o voto do ministro é o único que falta para fechar o acórdão — documento que oficializa a condenação e libera o prazo para recursos. Só depois da publicação é que os advogados poderão apresentar embargos, no prazo de cinco dias.

O regimento do STF prevê até 60 dias, a partir da aprovação da ata do julgamento (24 de setembro), para o acórdão ser publicado. Se o prazo não for cumprido, o texto vai direto para o relator Alexandre de Moraes, responsável por redigir a versão final.

A Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro por crimes contra a democracia, no placar de 4 a 1, marcando a primeira vez que um ex-presidente brasileiro é condenado nesse tipo de processo. Os aliados próximos do ex-presidente, o chamado “núcleo 1”, também foram condenados por organização criminosa e tentativa de golpe de Estado.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Potiguares fazem história no Brasileiro Paralímpico: 14 medalhas, 3 recordes e domínio potiguar nas piscinas!

Foto: Divulgação

A equipe potiguar da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN) fez bonito no Campeonato Brasileiro de Jovens de Natação Paralímpica, disputado neste fim de semana, em São Paulo. O saldo foi 14 medalhas e três recordes brasileiros — desempenho que colocou o nome do RN entre os grandes do país na modalidade.

Quatro atletas representaram a Sadef, e todos voltaram pra casa com medalha no peito. Gustavo Ribeiro, da categoria S11, foi o grande destaque: venceu as seis provas que disputou e quebrou dois recordes brasileiros de jovens — nos 100m costas e 400m livre. E o feito foi ainda mais simbólico: ele se recuperou recentemente de uma lesão no ombro.

“Esses últimos meses foram cheios de desafios. Fiquei um tempo sem treinar por causa da lesão, mas tive pessoas ao meu lado que nunca deixaram de acreditar em mim. Sou muito grato a todas elas”, disse Gustavo.

Outro nome que brilhou foi Douglas Pierry, recordista brasileiro de jovens nos 50m livre (categoria S9) e vice-campeão nos 100m livre. Davi Soares faturou uma prata, e José Luan levou um ouro e quatro bronzes pra casa.

E a jornada continua: Gustavo e Davi já estão de olho no próximo desafio — os dois foram convocados para as Paralimpíadas Escolares, que começam em 17 de novembro, também em São Paulo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Rhalessa e Eriko Jácome unem forças e fazem a maior festa do Dia das Crianças em Parnamirim

Foto: Divulgação

O domingo (19) foi de pura alegria em Parnamirim. A cidade parou para uma grande festa em comemoração ao Dia das Crianças, organizada pela vereadora Rhalessa e pelo vereador Eriko Jácome.

O evento reuniu centenas de famílias em uma tarde animada, com shows infantis, brinquedos, animadores, pintura, penteados, pipoca, algodão doce, lancheiras e sorteios de brindes — tudo de graça, num clima de festa e solidariedade.

Foto: Divulgação

A ação, que movimentou a cidade, mostrou o resultado de uma parceria que deu certo. “Quando unimos forças por uma causa boa, o resultado é esse: um evento de sucesso, feito com amor e dedicação. É gratificante ver o sorriso de tantas crianças”, destacou Eriko Jácome.

Rhalessa também comemorou o sucesso da festa e agradeceu a quem ajudou a tornar o momento possível. “Foi um dia abençoado. Ver tantas famílias felizes é a maior recompensa. Agradeço ao amigo Eriko por aceitar o convite e somar forças nessa iniciativa tão especial”, disse.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lula negocia com Trump, mas faz mimo bilionário aos EUA: R$ 1,2 bi em helicópteros sem licitação

Foto: Divulgação/FAB

Enquanto tenta convencer Donald Trump a aliviar a tarifa de 50% que os Estados Unidos impuseram sobre produtos brasileiros, o governo Lula decidiu abrir o cofre — e vai gastar R$ 1,2 bilhão na compra sem licitação de 11 helicópteros Black Hawk fabricados pela empresa americana ACE Aeronautics, do Alabama.

O contrato, de US$ 229,9 milhões, inclui aeronaves modelo UH-60L e um pacote tecnológico de última geração, com painéis digitais, telas widescreen e controladores touchscreen que transformam o cockpit em um painel futurista.

A operação está sendo conduzida pelo Ministério da Defesa, via Parque de Material Aeronáutico de São Paulo, ligado ao Comando da Aeronáutica. Com o novo lote, a Força Aérea Brasileira (FAB) passará a ter 24 Black Hawks — 13 já estão em uso. Só em maio de 2024, a FAB já havia desembolsado R$ 282,8 milhões em manutenção e suporte logístico da frota.

Os helicópteros são usados em missões de transporte de tropas, carga e resgate em áreas isoladas. O Exército também tem seus Black Hawks, quatro unidades de combate que operam desde 1997.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Por unanimidade, STJ exclui Dirceu, Genoíno e Delúbio de ação por improbidade no Mensalão

Foto: Montagem/reprodução/O Globo

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, retirar o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoíno, o ex-tesoureiro Delúbio Soares e o ex-ministro Anderson Adauto da ação de improbidade administrativa ligada ao caso do Mensalão. A decisão, tomada em 2 de outubro e divulgada nesta segunda-feira (20), também beneficia outros 11 réus.

Os ministros entenderam que o Ministério Público Federal (MPF) usou o recurso errado para tentar reverter uma decisão de 2009, que já havia encerrado o processo contra esses réus sem julgamento do mérito. Na época, a Justiça de 1ª instância havia decidido que ministros de Estado não podiam ser processados por improbidade, e que outros acusados já respondiam a ações semelhantes.

O MPF recorreu, mas o STJ concluiu que o órgão cometeu um “erro grosseiro” ao usar uma apelação em vez de um agravo de instrumento, que seria o recurso correto.

O relator, ministro Sérgio Kukina, afirmou que a jurisprudência atual do tribunal não permite mais aceitar recursos errados — mesmo que o erro tenha sido considerado “razoável” no passado.

Com isso, o STJ confirmou que o processo contra Dirceu, Genoíno, Delúbio e Adauto está definitivamente encerrado, sem possibilidade de punição por improbidade administrativa nesse caso.

Com informações de Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Helicóptero da FAB que realizou pouso forçado continua na praia de Barra do Rio

Foto: Reprodução/TV Tropical

O helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) que realizou um pouso forçado na praia de Barra do Rio, em Extremoz, no último sábado (18), ainda permanece no local nesta segunda-feira (20).

Militares trabalham no reparo da aeronave H-36 desde sábado, mas a FAB não informou quando o conserto será concluído. Um caminhão munck levou uma peça de reposição até o local, mas precisou de apoio de um trator para chegar até a aeronave, segundo moradores.

O helicóptero, que pesa mais de 5 toneladas, pertence ao 1º/8º Grupo de Aviação e estava em missão de rotina com seis tripulantes a bordo quando apresentou falha e precisou pousar. Militares seguem de guarda permanente no ponto onde o equipamento está.

Com informações do Portal da Tropical

Opinião dos leitores

  1. Quanto mais tempo essa aeronave da idade da pedra estiver aí parada, mais segura a população estará e, com a vantagem de gerar serviço de vigia para a “tropa”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa da ex-governadora Rosalba Ciarlini diz que vai recorrer da decisão que a condenou por esquema milionário envolvendo Hospital da Mulher em Mossoró

Foto: Elisa Elsie

A defesa da ex-governadora Rosalba Ciarlini se manifestou em nota à imprensa após a condenação por atos de improbidade administrativa relacionados à contratação irregular da Associação Marca para gerir o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró.

Segundo a defesa de Rosalba, ela não participou da gestão do Hospital da Mulher nem manuseou verbas e foi a própria então governadora quem determinou auditoria independente pela Controladoria-Geral do Estado, medida formalizada por decreto, justamente para apurar e corrigir eventuais falhas, preservando a continuidade do serviço público.

De acordo com o MPRN, Rosalba determinou pessoalmente a dispensa de licitação, justificando a contratação direta com base em uma suposta emergência sanitária na área materno-infantil.

Leia a íntegra da nota da defesa da ex-governadora:

Nota à imprensa

A defesa de Rosalba Ciarlini informa que interporá os recursos cabı́veis para a reforma da sentença proferida pela 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal. Desde o inı́cio do processo, ficou demonstrado que Rosalba não participou da gestão do Hospital da Mulher nem manuseou verbas, inexistindo prova de dolo, benefı́cio próprio ou vı́nculo com supostas irregularidades de execução contratual.

Ao contrário, diante de indı́cios de inconsistências, foi a própria então governadora quem determinou auditoria independente pela Controladoria-Geral do Estado, medida formalizada por decreto, justamente para apurar e corrigir eventuais falhas, preservando a continuidade do serviço público.

O termo de parceria com OSCIP foi adotado em contexto emergencial de colapso obstétrico na região de Mossoró , conforme corroborado com inúmeros depoimentos testemunhais nos autos, com fechamento de unidades e risco assistencial, solução compatı́vel com a legislação aplicável ao terceiro setor à época.

A defesa seguirá atuando de forma firme para demonstrar nos tribunais a ausência de ato ı́mprobo, a inexistência de dano decorrente de conduta dolosa atribuı́vel à ex governadora e o caráter público e legı́timo das medidas que buscavam assegurar o atendimento à saúde da população.

Esequias Pegado Cortez – Advogados Associados

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Aplicativos financeiros registram instabilidade no Pix após falha em serviço de nuvem da Amazon

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Alguns aplicativos financeiros brasileiros registraram instabilidade no Pix nesta segunda-feira, em função de problema no serviço de armazenamento em nuvem (cloud) da Amazon, o AWS. O site DownDetector, que monitora esse tipo de queixa, registrou um pico de 156 reclamações sobre o Pix por volta das 11h45.

“Não estou conseguindo fazer Pix e meu saldo está indisponível, quando vai finalizar o pix dá erro”, escreveu uma usuária identificada como Débora Brandão. “Pessoal, o problema raiz é na Amazon AWS, onde muitas aplicações ficam hospedadas… vários bancos, inclusive o Pix está com instabilidade”, afirmou Fernando A.

Procurado, o BC afirmou que “os sistemas administrados pelo Banco Central funcionam normalmente”.

Entre os aplicativos com mais queixas no DownDetector estão PicPay e Mercado Pago. Questionado pela reportagem, o PicPay afirmou que, assim como outras instituições financeiras e de entretenimento, foi afetado pela instabilidade global nos serviços da AWS. “Os serviços estão mais lentos que o comum. As empresas já estão trabalhando em conjunto para resolver o problema o mais rapidamente possível.”

Já o Mercado Pago disse que houve uma instabilidade em seus aplicativos. “Nossos times trabalharam rapidamente para restabelecer o sistema, que já opera normalmente.”

Valor Econômico

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Reunião bilateral de Lula e Trump deve acontecer domingo (26) na Malásia

Foto: Getty Images/BBC

Está prevista para o próximo domingo (26/10) em Kuala Lampur, na Malásia, a reunião bilateral entre os presidentes Lula e Donald Trump.

A informação foi antecipada pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, e confirmada pela coluna do jornalista Igor Gadelha, no Metrópoles, por duas fontes do governo brasileiro.

Lula e Trump estarão no país asiático no mesmo período para participar da 47ª cúpula da Asean, a Associação de Nações do Sudeste Asiático.

Os dois presidentes conversaram por telefone em 6 de outubro. Antes disso, tiveram um rápido encontro na ONU, em Nova York, no final de setembro.

 

Igor Gadelha

Opinião dos leitores

  1. Desde já eu antecipo, não será como o chefe da quadrilha tá querendo e imaginando, o óbvio vai acontecer.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *