Saúde

RN atinge 70% dos adultos vacinados contra Covid-19 com 1ª dose

Foto: Divulgação/Sesap

O Rio Grande do Norte atingiu a marca dos 70% de adultos vacinados contra a Covid-19, correspondendo a mais de 1,8 milhão de potiguares maiores de 18 anos imunizados com a primeira dose ou dose única, conforme plataforma RN + Vacina.

A Campanha Estadual de Vacinação contra a Covid-19 iniciou no dia 19 de janeiro, quando a técnica em enfermagem Maria das Graças Pereira de Oliveira, 57 anos, do Hospital Giselda Trigueiro, recebeu a primeira dose da Coronavac/Butantan. “Depois de ver tanto sofrimento de perto, a vacina chegou a ser um sonho pra gente e hoje é a esperança de que vai dar tudo certo. Uma felicidade muito grande”, celebrou Maria na cerimônia de abertura da campanha. Na madrugada daquele dia, o Rio Grande do Norte havia recebido o primeiro lote de vacinas com 82.440 doses da Coronavac.

O sonho e a esperança da técnica em enfermagem já são uma realidade em nosso estado e os dados retratam isso.

Segundo dados do Regula RN, a taxa de ocupação de leitos críticos por Covid no estado é de cerca de 35% e, no momento, não há nenhum paciente aguardando por vagas em leitos Covid. Há um mês, o RN registrava cerca de 53% de ocupação em leitos críticos. Em 16 de junho, mais de 86% dos leitos críticos estavam ocupados por pacientes acometidos pela doença.

Até o momento, o Rio Grande do Norte já recebeu mais de 3,2 milhões de doses das vacinas contra Covid-19, das quais aplicou mais de 2,5 milhões, por meio da administração nas salas de vacina espalhadas por todo estado. Mais de 1.866.600 potiguares já receberam a D1 da vacina contra o coronavírus; e, mais de 730 mil pessoas receberam a segunda dose, equivalente a 27% das pessoas totalmente imunizadas.

De acordo com o indicador composto para monitoramento da pandemia no RN, emitido pelo Comitê de Especialistas, entre 10 e 16 de agosto, 18,6% dos municípios potiguares apresentaram uma melhora; 68,9% mantiveram um quadro de estabilidade; e, 12,6% registraram uma piora da pandemia.

Em julho, 87 dos 167 municípios potiguares não registraram óbitos por Covid, ou seja, 52% das cidades do RN. Além disso, pela primeira, desde novembro do ano passado, o estado não registrou nenhuma morte provocada pela Covid no intervalo de 24 horas (das 23h da sexta-feira até as 23h do sábado, dia 14).

Vacinação de crianças e adolescentes

Em virtude do adiantamento do calendário de vacinação da população com 18 anos ou mais, a previsão é que a partir de setembro as crianças e adolescentes de 12 a 17 anos sejam vacinadas contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte, começando pelos grupos prioritários dessa faixa etária.

É importante que, desde já, os pais realizem o cadastro dos dependentes no RN + Vacina. A vacinação desse público só será realizada mediante o acompanhamento dos pais ou responsável.

D2

Aproximadamente 48 mil potiguares estão com a segunda dose em atraso no Rio Grande Norte. A Sesap alerta a população para procurar o posto de vacinação mais próximo de sua residência para completar o esquema vacinal contra a Covid-19. A imunização contra o coronavírus só ocorre 15 dias após a aplicação da D2. Regularize sua vacinação e proteja-se contra a doença!

Opinião dos leitores

  1. Imunização é a aquisição de proteção imunológica contra uma doença infecciosa, podendo ser ativa ou adquirida. Esta imunização parcial e temporária produzida pelas pseudovacinas é um engodo, a imunização corre quando o próprio sistema imune do indivíduo entra em contato com uma substância estranha ao organismo e responde produzindo anticorpos e linfócitos T. Esse tipo de imunidade normalmente dura vários anos ou até o fim da vida, que não é o caso destas pseudovacinas, que estão deixando sequelas, infecções e mortes que estão sendo abafadas pela mídia nacional e internacional, os primeiros que estão morrendo por causa das pseudovacinas são os mais idosos e seguida em questão de meses e poucos anos serão os mais jovens, isto sim é o maior genocídio da humanidade e o povo morrendo sorrindo como a NOM quer, a redução populacional. Quem viver verá.

  2. Enquanto isso, pessoas estão sendo barradas para tomar a segunda dose pq não tem o prazo máximo. É f***!!!
    Está no intervalo que colocam no cartão. Eu particularmente fiquei sem querer retornar lá.

    1. Amigo voltar ou não, não faz a diferença, estas pseudovacinas e caldo de batata é a mesma coisa, aumente sua imunidade, continue com máscara, muito álcool gel nas mão, evite aglomerações e vc nunca irá pegar este vírus chinês e outras precauções, o resto é só propaganda para matar o povo de tomar remédios tarja preta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN tem mais um caso suspeito de varíola dos macacos

Foto: Adriano Abreu

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou, nesta segunda-feira (4), a existência de mais um caso suspeito de contaminação pelo vírus Monkeypox, transmissor da doença popularmente conhecida como varíola dos macacos, no Rio Grande do Norte. Esse é o segundo caso suspeito no estado, sendo que o primeiro já foi confirmado.

O foi notificado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) nesta segunda-feira (4) está sendo acompanhado pela Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige). Trata-se de um paciente de 34 anos e residente em Natal, com histórico de viagem recente à Europa, com passagem por Inglaterra, Portugal e Espanha.

De acordo com a Sesap, a pessoa foi atendida no Hospital Giselda Trigueiro, uma das unidades de referência para tais casos no Rio Grande do Norte, e está em isolamento domiciliar, com quadro de saúde estável.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Clorisa Linhares publica vídeo dos policiais em protesto sobre a situação atual no RN

A pré-candidata ao governo do estado, Clorisa Linhares, fez um desabafo em suas redes sociais nesta segunda-feira (4). Em forma de vídeo, Clorisa falou da total falta de segurança, impunidade desenfreada.

Ela diz na publicação que o estado se encontra em “má gestão pública, esse é o cenário que se encontra o nosso Rio Grande do Norte; e que faz hoje mais uma vítima: perdemos para o crime o agente de polícia penal Josivaldo Queiroz, que foi assassinado brutalmente em Nova Cruz, na noite deste sábado. Não vamos esquecer que a menos de uma semana outro agente civil, Cláudio Ferreira da Silva, também perdeu a vida, sendo executado em São José do Mipibu”.

A pré-candidata ainda termina perguntando: “Ao governo que se encontra no poder, deixo minha indignação maior e a pergunta de cada cidadão Norte-rio-grandense: até quando?”.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Cratera “rasga” rua em Felipe Camarão e moradores são retirados de casa

Foto: Luiz Gustavo Ribeiro

As chuvas de domingo (03) provocaram inúmeros estragos e transtornos em Natal. Na rua Mirassol, no bairro de Felipe Camarão, na zona Oeste de Natal, o cenário é um dos mais preocupantes. A força da água abriu uma cratera que rasgou a rua ao meio.

A cratera se estende desde o cruzamento com a rua Miraí até a BR-226, que também ficou danificada e foi totalmente interditada. A rua, que é de mão dupla, teve um lado completamente afundado e outro parcialmente destruído. Além disso, várias casas estão comprometidas.

De acordo com a Defesa Civil de Natal, pelo menos 25 imóveis foram interditados na rua. Os moradores foram retirados de casa e se dirigiram para casas de parentes. No entanto, um morador se recusou a deixar a casa. “Não quero sair porque não vou abandonar minha casa. Eu não tenho nada, mas o pouco que tenho, me serve. E é difícil para conseguir de novo”, contou um morador da rua.

Por outro lado, um outro popular preferiu se precaver. “Já saí de lá desde ontem. Só levei minhas bolsas. Ficou tudo dentro da casa. Não tem como tirar nem para onde levar. Não volto para lá. Melhor a vida do que objeto. Geladeira, fogão, televisão, está tudo dentro. A vida é mais importante”, relatou o homem.

A Defesa Civil do município está atuando no local. Além de isolar a área, as equipes colocaram barreiras e sacos plásticos para tentar prevenir novos deslizamentes em caso de mais chuvas, como há previsão, de acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

Portal da Tropical

Opinião dos leitores

  1. Os INGENHEIROS DA SEMOV só sabem exigir. Na hora de executar, fazer o controle e correções das obras executadas por eles aí a coisa muda de direção.
    Falta…falta..

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

FOTOS: Carro é engolido por uma cratera no Tirol

Fotos: Cedidas

Um carro foi engolido, no começo da manhã desta segunda-feira (4), por uma cratera localizada na rua José de Alencar, próximo ao colégio Marista.

Além disso, na noite de ontem (3), uma parte do muro nos fundos do Colégio Marista, no Tirol, desabou após as chuvas que caíram em Natal durante o final de semana. O trecho do muro que desabou fica na rua Ceará-Mirim.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denúncia

EM NATAL: Claro multa cliente em quase 100 milhões de reais sem ele nunca ter tido conta na empresa


Foto: Reprodução

Um leitor do blogdobg nos relatou um problema inusitado. O homem foi tirar o Serasa e viu que estava devendo à Claro R$ 96 milhões. Segundo ele, nunca teve conta na Claro. E como vemos na imagem, a conta é de 2008.

Detalhe, em 2008 o rapaz não sabia nem o que era celular.

 

Opinião dos leitores

  1. Tudo bem a cobrança é ilegal , mas comentar dizendo q em 2008 o rapaz não sabia o que era celular não me parece razoável..

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Fiscais do Crea-RN realizam fiscalização em unidades hospitalares nesta terça (05/07)

Foto: Reprodução

Os fiscais dos Creas do Nordeste realizam uma operação simultânea em Unidades hospitalares com o objetivo de combater o exercício ilegal da profissão. As equipes de cada estado verificarão se nas unidades existem profissionais e empresas  registradas no Crea de seus respectivos estados.

“Esses profissionais são responsáveis pela instalação e manutenção de máquinas e aparelhos utilizados diariamente por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos radiologistas, entre outros, além dos pacientes”, lembra o gerente de fiscalização do Crea-RN, Heulyson Arruda.

A presidente do Crea-RN, a engª civil Ana Adalgisa Dias, explica que a instalação e a manutenção  dos equipamentos hospitalares têm que ser feitas com a Responsabilidade Técnica de engenheiros devidamente registrados nos Conselhos Regionais para garantir a segurança dos cidadãos que vão utilizá-los. “A nossa tarefa é o de garantir a segurança da nossa sociedade”, disse a presidente.

É o caso, por exemplo, dos equipamentos de Diagnóstico por Imagem como Ressonância Magnética (MRI) que devem ser instalados e ter suas manutenções em conformidade com o fabricante sob a responsabilidade técnica de profissional habilitado.

A unificação de ações de fiscalização dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia foi debatida no Fórum de Presidentes dos CREA’s da Região Nordeste que aconteceu em Fortaleza, em maio deste ano. “Nossa meta é de uma fiscalização menos ostensiva e mais educativa”, afirma Heulyson.

Opinião dos leitores

  1. Agora? Depois dos problemas? Vão pra mídia mostrar que estão fiscalizando. Quando foi a última vez que foram a um hospital?

  2. Depois q desaba o teto de hospital em Parnamirim aí aparece a fiscalização. Não há prevenção!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

MPRN fica sem conexão por pane elétrica de empresa terceirizada

Foto: Reprodução

Uma falha na empresa que presta serviço de tecnologia da informação ao Ministério Público do RN deixou o órgão desconectado nessa segunda-feira. Um comunicado da Diretoria de Tecnologia da Informação do MPRN destacou que todas as localidades atendidas pela pela empresa ficaram inoperantes.

O episódio reforça a importância de haver infraestrutura essencial garantida para a execução de serviços tão primordiais, especialmente porque o problema foi provocado por pane elétrica na estrutura da empresa. A expectativa é que o serviço retorne até o fim da manhã desta segunda-feira.

Blog do Dina

Opinião dos leitores

  1. PALMAS PARA O EX GOVERNADOR GARIBALDI ALVES FILHO QUE EXTIGUIU A DATANORTE – CIA. DE PROCESSAMENTO DE DADOS DO RN, LEVANDO MUITOS ÓRGÃOS A CONTRATAREM SERVIÇOS TERCEIRIZADOS, INEFICIENTES E DE ELEVADO CUSTO.

    1. A Datanorte é de uma decadência… já fostes lá na ribeira? E outra, o MP é um poder diferente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Suspeito de matar policial civil em São José de Mipibu morre em confronto com a PM

Na noite deste domingo(3), por volta das 20h15, policiais da Força Tática do 4° Batalhão da Polícia Militar (BPM), entraram em confronto com o suspeito de participação no homicídio do policial civil Cláudio Ferreira da Silva, de 49 anos, em São José de Mipibu. Segundo a PM, o confronto aconteceu durante o patrulhamento da equipe na Rua Dona Isabel de Brito Lima, no bairro Igapó, Zona Norte de Natal.

A PM informou ter recebido informações de um popular de que um homem suspeito de ter participado do homicídio de Cláudio Ferreira da Silva estaria em uma casa na região. A equipe foi acionada e, ao chegar no local, foi surpreendida pelo suspeito com disparos de arma de fogo. Durante o confronto, o suspeito foi atingido e levado ao Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, onde veio a óbito.

O acusado tinha 20 anos e portava uma arma de fogo, tipo revólver, calibre 38, com quatro munições intactas e uma deflagrada. Informações sobre a identidade do homem não foram repassadas.

Opinião dos leitores

  1. Notícias de Marcos Valério? Vale lembrar que Celso de Melo, quando ministro do stf homologou a delação.

  2. Excelente trabalho da polícia, parabéns. Depois de cancelar uns vinte CPF, esses vagabundos vão pensar dez vezes antes de cometer um crime .

  3. É assim mesmo que tem que tratar esses vermes, eliminar o CPF o mais rápido possível. Só faltou o de nova cruz.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PM que matou irmã a tiros após discussão grita desesperada em delegacia: “Quero ela de volta”

Foto: Reprodução

A policial militar do Rio de Janeiro Rhaillayne Oliveira de Mello está presa no Batalhão Especial Prisional (BEP) da corporação, em Niterói, na região metropolitana do Rio.

Ela é acusada de matar a tiros a própria irmã, Rhayna Mello (imagem em destaque), de 23 anos, na manhã deste sábado (2/7), no município vizinho de São Gonçalo, após uma discussão num posto de gasolina depois de uma festa. Ela foi presa pelo próprio marido, que também é PM.

Antes de ser levada para o batalhão, a militar prestou depoimento Delegacia de Homicídios de Niterói na tarde deste sábado. De acordo com a reportagem do jornal O Globo, do lado de fora da delegacia era possível ouvir a PM gritando: “Quero ela de volta”.

As circunstâncias do homicídio estão sendo investigadas. Segundo as informações disponíveis até agora, as irmãs começaram a discutir em um carro de aplicativo de transporte ao saírem de uma festa em São Gonçalo e continuaram brigando ao chegar no posto de gasolina, onde havia mais pessoas bebendo e ouvindo música.

Após a briga, Rhaillayne, que é lotada no 7º BPM (São Gonçalo), teria se separado da irmã, mas voltado com a arma e efetuado vários disparos.

Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Meteorologista diz que chuvas fortes já eram esperadas: “Condições favoráveis”

Foto: Heilysmar Lima

As fortes chuvas que caíram em Natal e municípios da Região Metropolitana já eram esperadas pela meteorologia. De acordo com Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), as condições do tempo estão favoráveis para a ocorrência de chuvas na faixa litorânea.

“As chuvas eram esperadas, ainda mais que as condições esse ano estão bem favoráveis. As águas do Oceano Atlântico, próximo ao Nordeste, estão até 1ºC acima do normal, isso libera muita umidade”, explicou. “Sempre que o vento fica de sudeste a leste tem essa possibilidade de chuva elevada na faixa litorânea”, acrescentou.

As chuvas desse domingo (03), que começaram ainda no sábado (02), provocaram estragos e transtornos em Natal e ainda em outras cidades da Região Metropolitana. Para a semana, a previsão é de mais precipitações.

“A previsão é de chuva pela manhã [nesta segunda-feira], algumas pancadas mais fortes. Pela tarde, deve diminuir. Até quinta-feira devemos ter um alívio”, prevê o meteorologista. O chefe da unidade de meteorologia da Emparn ainda complementa que “de quinta-feira até sábado de manhã, deveremos ter mais pancadas fortes, mas não é que vai chover sem parar”.

Portal da Tropical

Opinião dos leitores

  1. ESSA EMPARN É UMA RESENHA!
    NÃO ACERTA NAADAAA!
    SÓ VEM FALAR O ÓBVIO DO ÓBVIO DEPOIS DO OCORRIDO.
    SE SABIA QUE IA TER UM DILÚVIO, POR QUE NÃO AVISOU?
    E MAIS, HOJE CHUVA NA SEGUNDA PELA MANHÃ, AONDE?
    A EMPARN É UMA PALHAÇADA, COMEDORA DE RECURSOS PÚBLICOS SEM MOSTRAR A QUE VEIO!!!!!!

    1. Pai de santo ( batuqueiro) acerta mais que essa BOSTA de EMPARN , enfia o pé na bunda desse povo é fecha essa pocilga

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *