Segurança

RN pode ficar sem 35% do efetivo da PM nas ruas caso diárias não sejam depositadas

O Grande Ponto destaca nesta sexta-feira(30 de abril) que associações de policiais militares do Rio Grande do Norte afirmam que o Estado pode ficar, a partir desse sábado (01), sem pelo menos 35% do efetivo policial militar que está nas ruas das grandes cidades potiguares, caso as diárias operacionais que estão há 45 dias sem pagamento não sejam depositadas de hoje para amanhã. As informações são do Blog do Jair Sampaio.

A reportagem destaca que pelo menos 35% do efetivo policial militar que está nas ruas das cidades do RN são escalados por meio de pagamento de Diárias Operacionais, o que ajuda a aumentar a sensação de segurança em locais de índices de violência alto, gerando queda nas estatísticas de crimes violentos.
Para o Sargento M. Sousa, presidente da APBMS (Associação de Policiais e Bombeiros Militares do Seridó), o comandante-geral, Coronel Alarico, comunicou que não vai colocar o efetivo nas ruas caso o pagamento das DO’s que estão em atraso não seja regularizado até essa data, 30 de abril. Mais detalhes AQUI em texto na íntegra.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

“É fundamental que os alunos voltem às aulas”, diz ministro Marcelo Queiroga

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Ao receber 2 milhões de doses de vacina contra a Covid do consórcio internacional Covax Facility neste domingo (2), o ministro Marcelo Queiroga (Saúde) aproveitou a ocasião para defender a importância da volta às aulas.

No Aeroporto Internacional de Guarulhos, durante pronunciamento à imprensa, Queiroga, em cumprimentos à Unicef pelas ações na área de educação, disse que as atividades escolares precisam ser retomadas.

“Um tema importante é o retorno às atividades letivas, os alunos que precisam retornar às aulas. Temos ação conjunta com a Unicef, e é fundamental que os alunos voltem às aulas não só para aprender, mas também [porque] nas aulas eles recebem alimentos, e sabemos que os nossos programas de segurança alimentar na educação são importantes”, disse Queiroga.

Queiroga estava acompanhado de Florence Bauer, da Unicef, da representante da Opas (Organização Panamericana de Saúde) no Brasil, Socorro Gross, e de congressistas, como a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP).

Para Bauer, embora não sejam alvo da vacinação, crianças e adolescentes podem ser beneficiados pelo aumento na imunização de parentes e professores.

“É um grande momento de esperança no Brasil a chegada de vacinas, e um momento de esperança para crianças e adolescentes, porque, embora não sejam vacinadas diretamente, são elas que mais sofrem com impactos indiretos da pandemia, como o fechamento das escolas, que faz com que crianças e adolescentes não estejam tendo seu direito a aulas presenciais garantido”, disse.

A vacinação de trabalhadores da educação está prevista para ocorrer de junho a setembro em todo o país, dentro do PNI (Programa Nacional de Imunizações). No entanto, há estados que já iniciaram a vacinação desse grupo.

“As vacinas representam um momento de esperança de crianças e adolescentes terem suas famílias e professores protegidos, e poderem reimaginar um futuro melhor para todos eles”, disse Bauer.

Com informações de Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Natal inicia vacinação de idosos de 76 anos com 2ª dose da Coronavac

Nesta segunda-feira (03) será iniciada nova faixa etária de vacinação contra Covid-19, para a segunda dose da Coronavac. Os idosos com 76 anos que completaram 28 dias ou mais da primeira dose com este imunizante poderão se vacinar.

“Neste final de semana das 1.590 doses da Coronavac destinadas para segunda dose do público de 78 anos e mais, 362 pessoas foram receber o imunizante. Devido à baixa procura, nesta segunda-feira (03) vamos destinar 1.228 doses para as pessoas com 76 anos e mais”, esclarece o secretário de Saúde de Natal, George Antunes.

O secretário afirma ainda que assim que for informado do quantitativo de doses que Natal receberá da remessa de Coronavac, que chegou neste fim de semana ao Estado, vai anunciar uma nova faixa etária para receber a segunda dose da vacina.

PONTOS DE VACINAÇÃO CORONAVAC

Os pontos de vacinação são os drive thru da UnP da Av. Engenheiro Roberto Freire e Ginásio Nélio Dias, das 8h às 16h, e esses dois drives contam com salas de atendimento a pedestres também. Além desses locais, cinco Unidades Básicas de Saúde também atendem à vacinação da segunda dose da Conovac, nos horários das 8h às 11h30 3 e das 12h30 às 15h: UBS Nazaré, UBS Candelária, UBS São João, UBS Panatis e UBS Pajuçara. É necessário levar o cartão de vacinação, comprovante de residência de Natal e documento com foto.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Vacinação de grupos com comorbidades inicia nesta segunda (03) em Natal

Em conformidade com o Plano Nacional de Imunização do Governo Federal, o município de Natal inicia nesta segunda-feira (3) novo cronograma de vacinação contra a Covid-19. Para esta fase, serão vacinadas pessoas com Síndrome de Down, a partir de 18 anos completos; Gestantes e Puérperas com comorbidades, a partir de 18 anos completos. Também serão vacinadas pessoas de 55 a 59 anos com diabetes e pessoas com doença renal crônica.

Para as gestantes ou puérperas com comorbidades, é necessário levar cópia de exames, receituários, laudo médico e cartão de vacina, comprovante de residência de Natal e documento com foto.

As pessoas com Síndrome de Down devem levar cópia do laudo médico, cartão de vacina, comprovante de residência de Natal e documento com foto.

As pessoas de 55 a 59 anos com diabetes, devem levar cópia do laudo médico detalhado com CID – Cadastro Internacional das Doenças, exames (expedidos nos últimos 30 dias) ou cadastro no HIPERDIA ou cadastro no PROSUS, além de cartão de vacina, comprovante de residência de Natal e documento com foto.
RENAIS CRÔNICOS

As pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) com 18 anos completos também serão vacinadas nesta etapa. A vacinação desse público será realizada nas clínicas de diálise onde o paciente faz o tratamento.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

Um dos seis pontos de drive thru, Arena das Dunas, UnP da Av. Engenheiro Roberto Freire, no ginásio Nélio Dias, OAB, SESI, Shopping Via Direta, sendo que os cinco últimos contam com salas para pedestres.
Confira o calendário sujeito a alterações da vacinação das comorbidades acessando o link:
https://coronavirus.natal.rn.gov.br/docs/calendario_vacinal_comorbidades_sujeito_alteracoes_30_04.pdf

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comportamento

MAIS BARRACO NO JARDINS DO ALTO: Morador denuncia advogado por “chuva de ovos” no condomínio

Fotos: cedidas

Um morador do condomínio Jardins do Alto, no Tirol, relatou ao blog e outro confirmou que o advogado Gregory Gentili ‘promoveu’ uma verdadeira ‘chuva de ovos’ que atingiu pelo menos três apartamentos vizinhos, acompanhada de bastante gritaria e xingamentos na noite de sábado (1º). Ele teria se aborrecido com ‘barulhos’ e em seguida começou a arremessar ovos em direção a vários apartamentos.

Ele é o mesmo que se envolveu em uma confusão no mesmo condomínio no final de março, quando relatou ter sido agredido após reclamar de uma festa que era promovida por uma médica (veja aqui).

Um morador que preferiu não se identificar disse ter ficado surpreso e chateado ao chegar de viagem e se deparar com ovos na varanda de seu apartamento.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Vacina com IFA brasileiro poderá sair em outubro, diz presidente da Fiocruz

Foto: divulgação/Fiocruz

A Fiocruz deverá começar a produzir o IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para produção própria da vacina da AstraZeneca/Oxford ainda neste mês. Se tudo der certo, as primeiras vacinas com produção totalmente nacional deverão ser entregues já em outubro.

As informações são da presidente da fundação, Nísia Trindade, em entrevista à CNN Brasil neste domingo. Segundo ela, é um cronograma que ainda precisa ser avaliado junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas que deve sair no segundo semestre.

“O início [da produção do IFA] é agora em maio e temos que produzir vários lotes para validação controles. No entanto, o fato de nós termos tido essa avaliação [da Anvisa] e termos todas as condições técnicas, operacionais para produzir esse IFA nós vamos também estar trabalhando esse cronograma e suas etapas para ter um programa definitivo. A expectativa é que essa entrega seja feita no mês de outubro”, diz Nísia Trindade.

Atualmente, a Fiocruz ainda depende da importação de insumos da Índia ou da China para a produção da vacina em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Com a fabricação também do IFA, o insumo torna-se inteiramente feito aqui, o que traz autonomia para a fundação.

Em abril, a Fiocruz entregou 6,5 milhões de doses ao PNI (Programa Nacional de Imunização), 900 mil a mais do que o programado, todas com IFA importado.

Trindade afirmou que ainda é preciso fazer reuniões técnicas com a Anvisa para definir os próximos passos, por isso essas datas ainda são estimativas. É preciso de uma nova aprovação da agência reguladora para a distribuição da vacina de Oxford com IFA produzido aqui.

“Teremos uma segurança maior [de prazo] ao longo desse mês e após reuniões técnicas com a Anvisa que vou solicitar que sejam feitas para avaliar os passos seguintes. Isso é muito importante para termos mais segurança em todo este processo”, explicou Trindade.

“Estamos trabalhando intensamente, como fizemos para a construção dessa planta, de todos os equipamentos, para, se possível, ter nesse prazo ainda mais curto. É o trabalho intenso de toda a nossa equipe”, concluiu.

UOL

Opinião dos leitores

  1. A Fiocruz é muito lenta.
    Começa a fabricar agora mas só entrega em outubro…
    Por que não entrega logo???

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Com câncer, Bruno Covas decide se licenciar do cargo de prefeito de São Paulo

Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo

Com câncer no sistema digestivo, Bruno Covas (PSDB) irá se licenciar do cargo de prefeito de São Paulo por 30 dias para realizar o tratamento contra a doença. A informação foi confirmada à CNN pelo vice-prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Em nota, a prefeitura de São Paulo afirmou que o tucano precisará se dedicar integralmente ao tratamento de novos focos da doença, o que “não será compatível com as suas responsabilidades e compromisso com a cidade e os paulistanos”.  O ofício com o pedido de afastamento será enviado nesta segunda-feira (3).

Para a mudança da chefia da capital, é preciso que seja aprovado um projeto de lei na Câmara Municipal de São Paulo. Ricardo Nunes afirmou que enviará ao presidente da Casa, Milton Leite (DEM), o pedido para que a licença de 30 dias de Covas seja a partir de terça-feira (4).

Nunes disse que conversou com o prefeito Bruno Covas, que informou estar seguindo uma orientação médica para que fique em repouso.

Tratamento e internação

Na última terça-feira (27), Bruno Covas, que tem 40 anos, recebeu alta hospitalar após internação no hospital Sírio-Libanês. Segundo o boletim médico, ele recebeu tratamento quimioterápico e imunoterápico, ambos “bem tolerados”.

Com a liberação do hospital, Covas prossegue com aplicações dos tratamentos com duração de 48 horas a cada duas semanas, informou o boletim.

Em post feito no Instagram, Bruno Covas publicou o boletim médico de sua alta. “Partiu casa! Mais uma vitória entre muitas batalhas. Agradeço a todos pelas rezas, orações e pensamentos positivos. O tratamento continua. O carinho e força que recebi durante todos esses dias são essenciais para continuar lutando e acreditando”, escreveu na publicação.

Quando foi internado pela última vez, a equipe médica encontrou novos pontos de câncer em Covas, que desde 2019 foi diagnosticado com a doença no trato digestivo. No dia 21 de abril, os médicos informaram que o prefeito apresentou também acúmulo de líquidos nos pulmões e no fígado.

No dia 16 de abril, o prefeito também usou as redes sociais para comentar o boletim médico em que foi revelado que ele apresenta novos pontos de câncer no fígado e nos ossos.

“Abaixar a cabeça!? De jeito nenhum. Vou seguir lutando. Ainda tenho muito trabalho a fazer. Obrigado a todos pelo carinho de sempre. Rezas, orações, pensamentos positivos que recebo de todos os cantos me fazem mais forte nessa batalha. #forçafocoefé”, escreveu Covas, no Instagram.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: Brasil registra 1.202 óbitos e 28 mil novos casos nas últimas 24h

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste domingo (2):

– O país registrou 1.202 óbitos nas últimas 24h, totalizando 407.639 mortes;

– Foram 28.935 novos casos de coronavírus registrados, no total 14.754.910 milhões pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 13.278.718, com o registro de mais 36.053 pacientes curados. Outros 1.068.553 pacientes estão em acompanhamento.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Covid-19: Chegam ao Brasil 3,8 milhões de doses da vacina AstraZeneca do Consórcio Covax Facility

Foto: reprodução/TV Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Gross, receberam hoje (2), em Guarulhos, São Paulo, 3,8 milhões de doses da vacina AstraZeneca, adquiridas pelo governo brasileiro por meio do consórcio Covax Facility.

O Covax Facility é uma aliança internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem como principal objetivo acelerar o desenvolvimento e a fabricação de vacinas contra a covid-19 e garantir acesso igualitário à imunização.

Ontem (1º), outro voo entregou 220 mil doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca. Com esses últimos desembarques, completam-se os 4 milhões de doses previstos para maio, anunciados pelo Ministério da Saúde. O Brasil tem direito a 10,5 milhões de doses do consórcio.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Globo vence o América/RN e conquista o 1º turno do Campeonato Potiguar

Foto: reprodução/YouTube Band RN

Com dois gols marcados logo no início do segundo tempo, o Globo venceu o América/RN e conquistou a Copa Cidade do Natal, o 1º turno do Campeonato Potiguar 2021 em partida realizada na tarde deste domingo (2), na Arena das Dunas.

Negueba abriu o placar as 3 minutos da segunda etapa e Leozinho ampliou logo em seguida aos 5 minutos. O alvirrubro jogava pelo empate para ser o campeão.

O Globo já tem vaga garantida na finalíssima do Campeonato Potiguar 2021.

Opinião dos leitores

  1. O tecnico tem que ser Renatinho Potiguar. A falta que faz o Rondinelli.Nâo tem meia,não tem criação.Tráz o lateral esquerdo do Floresta.Vi Filipinho no Globo.Este deu um sufoco no Amarica na serie D.Troxeram péssimo reforcos

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comportamento

VÍDEO E FOTOS: População não respeita, poderes públicos não fiscalizam e empreendedores, comerciantes e escolas pagam o pato

 

Mais uma vez assistimos cenas em todo o Rio Grande do Norte da população não respeitando os decretos e os poderes públicos não fiscalizando, sejam as prefeituras, seja o Governo do Estado.

A população sai de casa, muitas pessoas achando que está tudo normal mesmo não estando, e quem paga o pato? Os empreendedores, empresários, pequenos comerciantes, bares, restaurantes, escolas, shoppings que cumprem e respeitam os protocolos e acabam sendo penalizados pela irresponsabilidade do cidadão e pela falta de fiscalização do poder público.

Opinião dos leitores

  1. Como vai fiscalizar omi? A PM nao da conta nem da bandidagem. A educaçao deveria partir da populaçao.

  2. Por que Natalie Benevides e Jean Prates não vão lá???
    Depois ficam falando mal de Bolsonaro..
    Na Alexandrino todas as noites centenas de pessoas correm ou caminham, grande parte sem máscara, como se não houvesse amanhã..

  3. É uma situação muito difícil pois o estado tem o poder de fechar escolas, comércio etc mas o que pode fazer com um banhista que vai a praia, vai prender todo mundo?
    O estado tá sendo muito rígido mas suas mãos não consegue pegar todos com a mesma força, as empresas estão reféns por ser de fácil alcance e se continuar assim vamos ver um estado totalmente quebrado.

  4. Infelizmente , muitos não respeitam os decretos, o distanciamento, o uso de máscaras , a não aglomeração. Aí contraem o vírus, superlotam as unidades de saúde e hospitais, passam o vírus para familiares (pais, irmãos, avós,etc)que muitas vezes estão em isolamento, e terminam morrendo por causa desse povo . Se colocassem apenas a vida deles em risco, tudo bem. O pior é que colocam em risco a vida de outros.

  5. Pelo jeito senhora governadora não entendeu, ainda, que o POVO não aguenta mais nas restrições que lhes são impostas desde março de 2020.

    1. Verdade. A orla urbana de Natal nunca foi bem cuidada, mas nos últimos anos está totalmente entregue a bagunça e sujeira! Sinceramente, não sei o porquê ainda temos tantos turistas aqui, pois é bem melhor somente visitar Pipa/Natal se hospedando e chegando por João Pessoa, por exemplo. A orla de João Pessoa, assim como de TODAS as demais do Nordeste, de Fortaleza até Salvador, são lindas, organizadas, bastante limpas e com uma ótima infraestrutura…

  6. Acho. Que eles não deve mesmo não acredita em uma justiça ou fiscalização que só existe para quem paga com dinheiro 💸 ou favores políticos. Basta ver o STF. Que nem respeita os próprios juízes em suas comarcas, Assim como vale o quanto pesa. Quanto,.vejo,igrejas de qualquer religião associações, maçonaria, Leons. A.O.B Etc. Todas em silêncio. Fico triste. São tantos, e apenas. Um time futebol 11 pessoas fazendo uma zorra num país com 250.000.000 de habitantes.

    1. Né isso! Viva a liberdade de transmitir o vírus, criar caos e morte na saúde, educação, empregos… (texto com ironias)

    2. Se você fizer sua parte, tomando as providências que achar necessárias, você e sua família ficarão bem.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *