Roberto Freire transitável só às vésperas da Copa do Mundo

Dn Online:

As obras de ampliação previstas para a avenida Engenheiro Roberto Freire, dentro do pacote de reformulação das principais vias de Natal visando a Copa do Mundo de Futebol de 2014, só devem ser finalizadas às vésperas do início do campeonato. Inicialmente previsto para ser concluído no semestre passado, o edital de licitação do serviço, que ao ser finalizado deixará a avenida com 10 faixas para veículos, deverá ser lançado apenas no fim deste ano.

Assim, segundo a secretária de Infraestrutura do estado, a engenheira civil Kátia Pinto, as obras deverão ser iniciadas entre fevereiro e março de 2012, com a previsão de durarem 24 meses. “O projeto executivo da obra está na fase final de estudos e deverá ser entregue no fim deste mês”, garantiu Kátia Pinto. O valor a ser gasto com a ampliação da avenida ainda não foi definido, mas já existem R$ 60 milhões garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

Para o doutor em engenharia de transportes e professor universitário Enilson Santos, obras como a que vai ser realizada na Roberto Freire devem ser feitas de forma escalonada, para não atrapalhar o trânsito. “Estas intervenções em grandes vias, ao contrário do que se pensa, não são coisas do outro mundo. São bastante simples, desde que sejam bem tratadas, como acredito que serão”.

Segundo Enilson Santos, o tempo hábil para a realização das obras de mobilidade a serem feitas em Natal, incluindo as 12 intervenções previstas no projeto da Prefeitura do Natal, é suficiente. “Não vejo dificuldade nenhuma em todas estas obras serem finalizadas até 2014. Claro que depende como serão ‘atacadas’, mas claramente há tempo”, acredita o professor.