Rosalba corta ajuda para as quadrilhas de Natal e matém para as de Mossoró

Foto Canindé Soares

Blog reproduz texto do Presidente da Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Rio Grande do Norte, Humberto Floriano.

A Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, excluiu a Cidade do Natal dos Festejos Juninos de 2011. Esta informação foi prestada por nossa Secretária de Cultura Professora Isaura Rosado, ao Presidente da Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Estado do Rio Grande do Norte – LIQUAJUTERN Humberto Floriano. Na oportunidade, Professora Isaura explicou que, este ano, toda a ajuda governamental às quadrilhas juninas será concentrada apenas para as cidades de Mossoró, Açu e Currais Novos e que, infelizmente, Natal ficaria fora.
Esta é a primeira vez, desde o início dos festivais de quadrilhas juninas, na década de 80 do século passado, que o Governo do Estado não participa dos festejos Juninos na capital. É como se Natal não fizesse parte do Estado do Rio Grande do Norte. A Governadora se esqueceu muito rapidamente das nossas promessas de campanha, quando afirmou que daria a Natal a mesma atenção que fosse dada à Mossoró. A desculpa da falta de verba para atender a todas as necessidades culturais não convence, uma vez que para Mossoró não tem faltado dinheiro do cofre estadual.
Diante do exposto, todas as quadrilhas Juninas de Natal, da nossa cidade do Natal, terra de Câmara Cascudo, ficam sem receber ajuda de caráter cultural, onde até a última administração, recebíamos apoio para os nossos movimentos culturais, para que pudéssemos expor através dos nossos folguedos juninos a nossa cultura, a nossa arte, a nossa tradição e a nossa luta para sobreviver, perpetuar e preservar os nossos festejos populares.
Em Mossoró só existe um festival de quadrilha junina, que atende mais às participações de grupos do estado do Ceará, que por sinal levam a maior parte das premiações. Só na Zona Norte de Natal existe muitas quadrilhas juninas do que na cidade de Mossoró. Só este detalhe já seria suficiente para sensibilizar a Governadora, mas os fatos comprovam que a insensibilidade do “bairrismo” falou mais alto.
OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Aussângela disse:

    isso é pra todo o RIO GRANDE DO NORTE aprender
    votaram na ROSA agora aguentem…..
    a ROSA é a BORBOLETA dao certinho…
    ´fazem promessas é nao cumprem!!!!!!!!

  2. Alice disse:

    Borboleeta com Rosa Combinam
    #FATO

  3. RODRIGAO disse:

    MUITO IMPORTANTE ISSO !

  4. Faustino disse:

    Ah, tá. Pensei que fosse para outro tipo de quadrilha. Confirmando o que se falou na campanha: olhos voltado para seu umbigo, O país de Mossoró. Deveriam seguir o exemplo da Paraíba, para forró de plástico, nada!!!! valorizar a cultura popular, em todas as regiões.

  5. Fernando disse:

    A notícia reflete o que fora abertamente discutido na campanha passada. Natal não quis acreditar, agora aguente Mossoró sendo a capital política do Estado. Em que pese a força da economia de Natal, a maior população, Rosalba já demonstrou que governa para sua terra, Mossoró. Esse governo começa muito mal.

COMENTE AQUI