Jornalismo

Salvador registra 13 homicídios em cerca de cinco horas

Entre as 1h45 e as 6h11 desta sexta-feira (3), a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) registrou 13 homicídios em Salvador e região metropolitana, um intervalo de aproximadamente cinco horas. Além destes, há informação de outros quatro homicídios, dois em uma localidade conhecida como Golfo Pérsico, na Boca do Rio e outros dois em Vila Canária, podem ser confirmados ainda nesta manhã.

Os 13 casos confirmados nas cerca de cinco horas desta sexta já se equiparam a todos os casos registrados nas 24 horas de quinta-feira (2). Já na quarta-feira (1) a SSP registrou sete homicídios.

Do total de 13 vítimas já confirmadas, quatro corpos foram encontrados na região da Avenida Jorge Amado, no bairro de Pituaçu. De acordo com as informações da polícia, por conta da proximidade em que os corpos foram encontrados, a primeira hipótese levantada pelos investigadores é a de que possa ter acontecido uma chacina no bairro.

Já no bairro do Sete de Abril, uma mulher de 39 anos e um adolescente de 17 foram mortos na frente de casa. As primeiras informações da polícia dão conta de que se tratavam de mãe e filho, mortos por volta das 6h.

Crimes foram registrados também na Engomadeira, na Baixa do Fiscal, em Jaguaripe e em Ipitanga, já na região metropolitana. Todos os homicídios foram decorrentes de disparos de armas de fogo.

Segurança na capital

Desembarcaram por volta da 0h na Base Aérea de Salvador cerca de 150 policiais da Força Nacional de Segurança. Eles chegaram à capital baiana após pedido do governo do estado, que solicitou apoio por conta da paralisação parcial da Polícia Militar. De acordo com informações do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, outros 500 policiais da Força Nacional de Segurança devem chegar à capital no prazo de 48 horas.

Na manhã desta sexta-feira, homens do Exército circulavam pelas avenidas da capital baiana. Eles saíram dos quartéis para fazer o policiamento das ruas por causa da ausência de policiais que já estão em seu quarto dia de greve.

Desde a madrugada de quarta-feira (1), sindicalistas filiados à Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra) ocupam a sede da Assembleia Legislativa, situada no CAB, em estado de greve. Na ocasião, Marco Prisco, presidente da Associação, informou que os manifestantes só sairão do local após serem atendidos por algum representante do governo do estado.

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, juntamente com o Comando da Polícia Militar, se reuniu na manhã desta sexta com representantes de associações da categoria policial para discutir as questões trabalhistas reivindicadas pela categoria. De acordo com a assessoria da Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP), essas reuniões já vinham ocorrendo e o governo não discute a legitimidade das reivindicações dos policiais, mas sim a forma com que está sendo abordada por parte da categoria.

Na quinta-feira (2), a paralisação de parte dos policiais militares da Bahia foi considerada irregular, de acordo com uma liminar expedida pelo juiz Ruy Eduardo Brito, da 6ª Vara da Fazenda Pública. O juiz determinou a imediata retomada das atividades pelos policiais vinculados à Aspra. A multa estipulada para os policiais parados que não assumirem seus postos de trabalho é de R$ 80 mil.

O Comando da Polícia Militar também diz que não há previsão de negociação com os grevistas por causa da suspeita de envolvimento policial em ações que estariam provocando pânico na população de Salvador e de cidades do interior do estado.

“A apresentação de razões de crime está sendo feita. Eu não posso chegar aqui e dizer a vocês que não está, porque a gente tá, nesse caso, prevaricando, a Polícia Civil está integrada com a Polícia Militar em ações que visam debelar e conduzir essas pessoas à Justiça”, afirma o Coronel Alfredo Castro, comandante geral da PM.

Segundo informações do Comando da Polícia Militar, a Bahia tem 31 mil policiais, mas o comando não sabe o número exato daqueles que estão participando da greve.

As lideranças do movimento negam ter promovido ações que tenham causado pânico à população. “Enquanto a negociação não ocorrer e nossas pautas não forem aceitas, o movimento continua firme e forte aqui na Assembleia Legislativa”, diz Marco Prisco, presidente da Aspra.

Fonte: G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEO: Moradores de Candelária ficam mais de 24h sem energia elétrica

Moradores de Candelária já estão há mais de 24 horas sem energia elétrica. Um morador da rua Joca Soares publicou vídeos nas redes sociais relatando o fato.

“Nós temos crianças em casa. Nós temos produtos na geladeira, no freezer… tá tudo estragado”, reclama. Segundo ele, a Cosern deu uma previsão de que restabelecimento aconteceria à 1h deste domingo (3).

A assessoria da Cosern informou ao BLOGDOBG que uma equipe encontra-se no local.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

FOTOS: Parte do muro nos fundos do Marista não resiste e desaba após chuvas

Uma parte do muro nos fundos do Colégio Marista, no Tirol, desabou após as chuvas que caíram em Natal durante o final de semana. O trecho do muro que desabou fica na rua Ceará-Mirim.

Em março deste ano outra parte do muro já havia desabado, também em um dia bastante chuvoso.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEOS: Macaíba tem alagamentos em vários pontos da cidade após fortes chuvas

A cidade de Macaíba também sofreu com as chuvas que caíram neste final de semana na Grande Natal.

No centro da cidade, proprietários de estabelecimentos comerciais estão bastante preocupados com os alagamentos que podem causar prejuízos.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Prefeitura de Ceará-Mirim decreta estado de calamidade; mais de 120mm de chuva foram registrados em 24h

A Prefeitura de Ceará-Mirim decretou estado de calamidade pública em decorrência das chuvas registradas no Nordeste, e que teve na cidade volume acima de 120 milímetros nas últimas 24h. Desde a madrugada, equipes da Prefeitura Municipal, por meio também da Defesa Social, estão em campo para acompanhar os pontos críticos nas praias, distritos e sede da cidade. Qualquer eventualidade deve ser informada à Defesa Civil por meio do telefone 153.

Mais cedo, o prefeito Júlio César Câmara determinou que seis máquinas e seis caçambas fossem destacadas para amenizar os efeitos das precipitações, como alagamentos. A estimativa, de acordo com a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é que as chuvas caiam com regularidade até a próxima terça-feira (5).

“Precisamos trabalhar juntos, Prefeitura e população, para evitar maiores danos. Qualquer sinal de sinistro entrar em contato urgente com o 153. Nossas equipes estão pelas ruas do município trabalhando para ajudar a população. Peço a ajuda do nosso povo para superar esse momento de dificuldade”, declarou o prefeito.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeitos de Nísia Floresta e de Bodó confirmam apoio à pré-candidatura de Fábio Dantas

O pré-candidato do Solidariedade ao Governo do Estado, Fábio Dantas, consolidou apoios importantes no fim de semana, em encontros com os prefeitos nos municípios de Nísia Floresta, Daniel Marinho, e de Bodó, Marcelo Porto.

No sábado (02), Fábio Dantas esteve em Nísia Floresta com o prefeito Daniel Marinho, com o presidente da Câmara, Marcelo Mesquita, a vice-prefeita Marize Leite, o vereador Zé Nilton e lideranças comunitárias.

“Nisia Floresta é uma cidade de potencial turístico e gastronômico que precisa do incentivo certo. Um Governo que auxilie o pequeno empresário a manter, por exemplo, seu restaurante domiciliar como a população local gosta de fazer”, disse Fábio Dantas.

No domingo (03), em Bodó, Fábio recebeu o apoio do prefeito Marcelo Porto. Na oportunidade, Fábio esteve ainda com o ex-prefeito de Lagoa Nova, Erivan Costa e o vereador Erivan Filho.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Em 12h, chove em Natal mais da metade do volume esperado para todo o mês de julho, diz Emparn

Foto: Igor Jácome/G1

Natal registrou 148 milímetros de chuvas no período entre 1h e 13h deste domingo (3). O volume é mais da metade de toda a precipitação esperada para o mês de julho que é de 245 milímetros, aponta a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

Os 148,9 mm de chuvas foram registrados pelo monitoramento pluviométrico do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em estação instalada no bairro de Ponta Negra.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, equipes estão em estado de alerta em decorrência das fortes chuvas. A entidade emitiu, nesta manhã, alertas de deslizamentos de terra e alagamento para todo o estado.

Já a Defesa Civil de Natal orientou que, só se locomover em extrema necessidade e evitar áreas alagadas ou áreas próximas a árvores.

Com informações de g1-RN

Opinião dos leitores

    1. Calígula meu grande irmão o que compensa mil vez é o voto no Mito, ele sim é que salva agente

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

VÍDEO: Lagoa de Extremoz atinge maior nível de água dos últimos anos

A lagoa de Extremoz, que antes das chuvas deste final de semana estava com 98% da sua capacidade, atingiu um nível de água tão alto neste domingo que nem as manilhas de escape estão sendo suficientes.

Há muitos anos a lagoa não chegava a um volume de água como visto neste domingo (3).

Opinião dos leitores

  1. As chuvas abençoando o Presidente Bolsonaro no mandato novo que se inicia em 1 de janeiro de 2023

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Televisão

THE VOICE KIDS: Representando Natal, Isis Testa encanta e avança para semifinal

Foto: reprodução/Rede Globo

Depois de cantar canções de divas como Adele e Beyoncé, a potiguar Isis Testa encantou os técnicos ao trazer uma música mais associada ao universo infantil: “Saber Quem Sou”, sucesso no filme Moana – Um Mar de Aventuras. A participante, que tem 10 anos de idade e faz parte de uma família de músicos, foi ovacionada pela plateia do The Voice Kids.

“É o agudo mais espetacular que eu já vi na minha vida até hoje. Que lindo! Criança cantando música de criança é a coisa mais linda do mundo”, disse Toni Garrido.

Amora, Isis Testa e Leonardo Freire voltaram ao palco do The Voice Kids para que Maiara e Maraisa decidissem qual dessas três vozes iria para a Semifinal.

“Amora, você é incrível, Isis, você é maravilhosa, Leonardo, você já sabe da minha paixão, mas quem segue no The Voice Kids é Isis Testa”, anunciou Maraisa.

“Eu quero agradecer primeiramente a Deus por ter dado essa oportunidade”, celebrou a menina. “E eu quero agradecer aos meus pais que me deram apoio para chegar até aqui e a esses técnicos maravilhosos.”

Na semana que vem, a fase de Semifinal será ao vivo e o público irá ajudar a decidir quem avança para a final.

GShow

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Com fortes chuvas, parte do teto do Hospital Deoclecio Marques desaba

O teto da sala de comando dos computadores do Hospital Deoclécio Marques, localizado no bairro de Santos Reis, em Parnamirim, caiu na manhã deste domingo (3) em razão das fortes chuvas.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e a direção do Hospital esclareceram que o acidente não representa riscos aos pacientes nem aos equipamentos, principalmente o tomógrafo, que foram “rapidamente retirados do local”.

“A direção do Hospital garante que todas as providências estão sendo tomadas como a limpeza e a manutenção acionada com urgência para evitar qualquer dano”, disse a nota.

Novo Notícias

Opinião dos leitores

  1. E o descaso dessa Guvernadora reiêra e incompetente com a saúde, educação e segurança pública.

  2. Cadê os vereadores do PT que não fazem nada pra melhorar isso? Só querem saber de lacrar em frente as estatua

  3. Cai o teto e têm riscos sim, principalmente nos impostos que pagamos, pois quando a obra é de quinta categoria eis o resultado.

    1. Tá louca, o abandono dos órgãos públicos vêm de décadas, quem estou vendo recuperando escolas, hospitais e outros órgãos é o governo atual.

      Vocês têm memória curta, Robinson Faria, que agora lançou seu vice, Fábio malvadeza foi quem deixou um bocado de órgãos sucateados e Obras inacabadas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeito Álvaro Dias decreta estado de calamidade pública em Natal

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, decretou estado de calamidade pública em Natal neste domingo (3), em razão dos problemas causados pelas chuvas em toda cidade.

Em publicação nas redes sociais, Álvaro Dias informa que a prefeitura disponibilizou abrigos e assistência para pessoas desabrigadas.

Ele também disse que equipes de obras estão nas ruas para desobstruir bueiros e restaurar equipamentos danificados.

Opinião dos leitores

  1. Quais medidas foram tomadas antes??? Natal tá um caos! Esse prefeito que palanque. como sempre! Vergonhoso! Quando virá políticos decentes para governar em favor do povo.

    1. E também a falta de educação do povo que joga lixo na rua

  2. Parte do caos que toma conta da nossa cidade por conta das chuvas deve-se a morosidade da Prefeitura em realizar manutenção nos pontos de alagamento ha décadas conhecidos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *