Saúde

São Paulo registra recorde de mortes por coronavírus: 224 óbitos em 24 horas

Socorristas do Samu preparam cadáver de mulher idosa que morreu com suspeita de estar contaminada pelo novo coronavírus Foto: Yan Boechat

O estado de São Paulo registrou, nesta terça-feira, um novo recorde de mortes por coronavírus em apenas 24 horas. Segundo dados apresentados hoje pelo Centro de Contingência à Covid-19, de ontem para hoje foram acrescidos 224 novos óbitos em São Paulo, um aumento de 12% em relação a ontem, quando o estado tinha 1.825 mortes.

– Como não temos filas para realização de testes, isso significa que, de fato, os pacientes morreram por agora – explicou o secretário de Saúde, José Henrique Germann, em coletiva de imprensa.

O recorde anterior de mortes por Covid-19 havia sido registrado em 23 de abril, quando SP teve 211 óbitos em apenas 24 horas. Nesta terça-feira, o número de vítimas fatais em decorrência da doença chegou a 2.049. Há, ao todo, 24.041 casos confirmados em todo o estado, 2.345 a mais quando comparado ao número desta segunda-feira.

Outro dado preocupante, segundo o Centro de Contingência, é o fato de a Grande São Paulo ter atingido 81% de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na enfermaria, a taxa é de 70%.

Em todo o estado, 61,6% das UTIs estão ocupadas por pacientes com Covid-19 e, nas enfermarias, a taxa é de 44,5%.

Geraldo Reple, secretário de Saúde de São Bernardo do Campo (ABC Paulista) e membro do Comitê de Contingência, também presente hoje na coletiva, disse que taxas de UTI superiores a 80% passam a ser “um dado de risco”.

– A taxa tem de ficar sempre abaixo desse número. Quando atinge 80%, o risco é muito aumentado. A média de permanência de um paciente com Covid-19 em uma UTI é de mais de 15 dias, o que quer dizer que em um leito de UTI eu coloco dois pacientes por mês. Se olharmos o número de leitos disponíveis hoje e a taxa de ocupação, estamos chegando em um nível altamente perigoso – alertou Reple.

Alerta amarelo

As autoridades de saúde também demonstraram preocupação com a relação entre aumento dos registros diários de mortes por coronavírus em São Paulo e queda na taxa de isolamento social.

– Não há dúvidas de que isolamento social menor gera mais casos. E casos a mais significam mortes a mais. Estamos trabalhando em alerta amarelo, a taxa de ontem foi de 48%. Mais uma vez, descemos abaixo de 50%, e isso é muito perigoso. Temos de reverter esse quadro, seja com estratégias mais contundentes. Isso depende do governador, junto com as decisões do Centro de Contingência – disse o secretário José Henrique Germann.

Na semana passada, o governador João Doria anunciou um plano para flexibilizar as medidas de restrição para o setor econômico a partir de 11 de maio. Segundo Doria, a retomada gradual de algumas atividades começará por regiões menos afetadas pela Covid-19.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Vendo os comentários chegamos que uma unica conclusão: No Brasil o vírus virou político.
    Não se fala em nome do povo, só tem foco o lado político, numa disputa irracional que não contribui em nada.
    Quem vai responder pelas mortes provocadas com a proibição do uso da cloroquina até 15 dias atrás?
    O remédio é usado a décadas no combate a virose semelhante a esse vírus, foi usado em outras crises, todos aprovaram e aceitaram o medicamento, menos agora. Coincidência? Não politicagem da pior espécie. Além do fato do medicamento poder ser fabricado por todos os laboratórios, pois a patente não existe mais.
    Outro fato, qual a razão de MG ter números muito menores que SP, RJ, AM e CE?

    1. Dr Venâncio . Qual a sua especialidade mesmo ? Com certeza deve ter dormido muito nas disciplinas de farmacologia . Quem foi que disse que houve proibição para o uso da CLORIQUINA ao doutor ? Quem foi que disse que esse medicamento é usado em viroses semelhantes ? Dr Venâncio criatura .

  2. Os brasileiros morrendo e a preocupação de Bolsonaro é livrar a cara junto a PF.
    Pense num grande patriota fuleragem

    1. bandido é assim mesmo, só defende bandido.. #forabozo

  3. Um número preocupante . O número crescente de mortes e a taxa de ocupação dos leitos . Essa pandemia no Brasil , teve uma característica peculiar . Atingiu as camadas mais elevadas da população primeiro e esses mesmos não acreditaram no que poderia vir a acontecer . Após os primeiros casos o trabalho muito bem feito do ministro Mandetta , consegui-o manter a situação sobre um certo controle . A preparação foi iniciada , mas só mesmo tempo o discurso irresponsável do Presidente , votei nele e me arrependo , fez com que a população descumpridor as regras . Ora ! Se o presidente , não acredita porque eu tenho que ficar em casa . Os números aumentaram de forma significativa . Após isso , vem o auxílio de 600 reais . Batata , povo na rua sem proteção e amontoado . Resultado ? Estamos vendo o início . Para piorar o Presidente , votei nele e me arrependo , andando com uma caixa de CLORIQUINA pendurada no focinho e o ministro astronáutico , dançando ao som de um remédio chamado ANNITA ( não confundir com a simpatia a é saliente cantora ) . Agora as primeiras Jabuticabas da idiotice , estão sendo colhidas . Uma realidade cruel e infeliz . Tamô junto .

    1. Antenado , tenho até uma foto fazendo arminha . Votei mesmo pode acreditar . Agora que estou arrependido estou . Fique tranquilo que é do uma questão de tempo . São 3 fase , A primeira de negação , as vezes demora a segunda é a de pesar essa é a pior depois vem a confirmação , aí tufo volta ao normal . Tamô junto

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Estou pronto”: Marcos Medeiros assume Mossoró após renúncia de Allyson Bezerra

Foto: Divulgação/PMM

Marcos Medeiros tomou posse como novo prefeito de Mossoró nesta sexta-feira (27), em solenidade no teatro Dix-Huit Rosado, após a renúncia de Allyson Bezerra, segundo a Câmara Municipal.

Durante o primeiro pronunciamento, ele afirmou que “está pronto” para o cargo e destacou o comprometimento da equipe da gestão. “Vamos dar o sangue pela cidade de Mossoró”, disse.

Allyson participou da cerimônia e elogiou o sucessor, afirmando que Medeiros será “um grande prefeito de Mossoró” e descrevendo-o como “homem de seriedade, ímpar, correto e leal”, conforme divulgado pela assessoria de comunicação da Câmara.

Ele explicou que a decisão de renunciar foi planejada. “Renunciar é um ato de desapego. Estou feliz, convicto do que estou fazendo e certo do que farei”, declarou, de acordo com boletim oficial do governo municipal.

Marcos Medeiros assume a prefeitura da segunda maior cidade do RN para um mandato que vai até dezembro de 2028, segundo informações da Câmara Municipal de Mossoró.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Rodrigo Bacellar é preso novamente pelo STF; defesa classifica ação como “indevida e desnecessária”

Foto: Reprodução

O ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj),  deputado estadual cassado Rodrigo Bacellar (União Brasil) foi preso novamente nesta sexta-feira (27) pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. A detenção ocorreu em sua residência em Teresópolis e faz parte da Operação Unha e Carne, ligada à ADPF 635/RJ, conhecida como ADPF das Favelas, segundo a Polícia Federal.

A defesa de Bacellar, assinada pelos advogados Daniel Bialski e Roberto Podval, classificou a prisão como “indevida e desnecessária”. Segundo o comunicado, o ex-parlamentar vinha cumprindo todas as medidas cautelares impostas e a equipe jurídica informou que vai recorrer para que a decisão seja revista e revogada o quanto antes.

Bacellar já havia sido preso em 3 de dezembro de 2025, acusado de repassar informações sigilosas sobre investigação policial envolvendo outro deputado estadual, TH Joias. Documentos da PF indicam que Bacellar teria alertado o colega sobre a ordem de prisão e orientado a apagar dados do celular, conforme relatório oficial.

Na época, o plenário da Alerj aprovou, por 42 votos a 21, a revogação da prisão de Bacellar. Posteriormente, ele teve liberdade provisória concedida pelo STF em 9 de dezembro de 2025, segundo decisão de Moraes. A Polícia Federal informou que a operação desta sexta-feira segue em andamento, mas não divulgou detalhes sobre outros alvos ou etapas do procedimento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ex-ministro de Lula diz que presidente “está abusando do direito de falar besteira”

Foto: Reprodução

O ex-ministro da Integração Nacional no segundo mandato de Lula, Geddel Vieira Lima, criticou o presidente nas redes sociais. Segundo Geddel, Lula “está abusando do direito de falar besteira” ao comentar os gastos dos brasileiros com cachorros.

A declaração do ex-ministro veio após Lula comentar, em evento em Goiás, que as famílias brasileiras gastam bastante com animais de estimação, como banhos e consultas veterinárias. O presidente disse ainda que a China “não deve ter” o mesmo “problema”, em tom de brincadeira, arrancando risos da plateia.

Geddel, aliado do PT na Bahia, já indicou nomes para o secretariado do atual governador Jerônimo Rodrigues. Mas a relação do ex-ministro com petistas se desgastou nas últimas semanas, em meio à tentativa de emplacar o vice-governador Geraldo Júnior (MDB-BA) na chapa do partido.

Segundo fontes, uma ala do PT resistiu à indicação de Geraldo. No início de março, ele encaminhou uma crítica ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, pedindo compartilhamento de artigo com questionamentos sobre a atuação do auxiliar de Lula. Após a repercussão, Rui teria declarado a aliados que não deseja a participação de Geraldo na chapa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Sindicato de irmão de Lula descontou quase R$ 600 milhões do INSS, revela CPMI

Foto: Reprodução

O Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical (Sindnapi) descontou R$ 599,5 milhões de aposentados nos últimos 10 anos, segundo o relatório final da CPMI do INSS. Mais da metade do valor (R$ 339,5 milhões) ocorreu durante o governo Lula (PT), quando a arrecadação da entidade cresceu de forma expressiva.

O vice-presidente do Sindnapi é José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Lula. Ele é citado no relatório, mas não foi indiciado, segundo informações do Metrópoles. Entre os indiciados estão o presidente do sindicato, Milton Baptista de Souza, e a ex-coordenadora jurídica, Tonia Inocentini Galleti. A Justiça Federal determinou o bloqueio de até meio bilhão da entidade.

De acordo com o relatório do deputado Alfredo Gaspar, o Sindnapi efetuou 26.462.669 descontos entre janeiro de 2015 e março de 2025, arrecadando R$ 599.520.490,37, o que coloca a entidade como a terceira que mais arrecadou. O primeiro acordo de cooperação técnica com o INSS foi firmado em outubro de 2008 e renovado em 2013 e 2023.

O documento também aponta possível fraude em autorizações de aposentados. Um termo de adesão datado de maio de 2023 teria sido criado em junho de 2024 por ex-funcionária do sindicato, segundo investigação da Controladoria-Geral da União (CGU). O relatório conclui que os documentos foram “literalmente fabricados por pessoa formalmente empregada do Sindnapi”.

Ainda conforme a CPMI, o sindicato prestou declaração falsa ao INSS ao omitir o vínculo de Frei Chico com o presidente da República. As regras do INSS proíbem que dirigentes de entidades conveniadas sejam parentes de membros do poder público.

O caso segue sob investigação, e o bloqueio de valores pelo Judiciário deve garantir que os próximos passos da CPMI sejam executados, conforme determinação oficial.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: “REAÇÃO”: Polícia Militar queima bandeira de facção criminosa no Morro de Mãe Luíza

Imagens: Reprodução/Instagram/RN News

Policiais do 1º Batalhão da PM queimaram nesta sexta-feira (27) uma bandeira de facção criminosa no Morro de Mãe Luíza, na entrada do bairro, próximo à Via Costeira. A ação faz parte da Operação Sentinela em todo o RN e conta com reforço de 30% no efetivo. Foram instalados pontos de bloqueio, barreiras móveis e patrulhamento intenso em toda a região.

Segundo a Polícia Militar, o objetivo é reduzir crimes violentos letais (CVLI) e contra o patrimônio (CVP), como furtos, roubos e homicídios. A ofensiva usa monitoramento técnico para patrulhar áreas de maior incidência de delitos.

A PM destaca que a ação integra unidades especializadas e comandos táticos para intervenções complexas, além dos batalhões de área que garantem presença ostensiva em todas as regiões do estado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

VÍDEO: “ENCERRAMENTO”: Hermano Morais deixa presidência do América após gestão de reestruturação; Francisco Sobrinho toma posse

Imagens: Divulgação

O presidente do América Futebol Clube, Hermano Morais, anunciou sua renúncia à presidência durante reunião extraordinária do Conselho Deliberativo. A decisão ocorre em respeito à legislação eleitoral, já que ele disputará as eleições de 2026. Na ocasião, Hermano apresentou a prestação de contas da gestão e os avanços alcançados no clube.

A saída marca o fim de um ciclo de pouco mais de dois anos, período em que o América passou por reestruturações administrativas, financeiras e sociais. Francisco Sobrinho, vice-presidente até então, assume o comando da instituição, garantindo continuidade à administração do clube.

Desde dezembro de 2023, a gestão de Hermano teve foco na organização financeira, redução de passivos e aprimoramento dos controles internos. De acordo com balanço oficial, a dívida do clube caiu 70,04%, incluindo pendências como o IPTU junto à Prefeitura do Natal, reforçando a segurança jurídica do patrimônio e ampliando a capacidade de investimentos futuros.

A Sede Social também passou por ampla revitalização, com implantação do Auditório Humberto Pignataro, espaço para 200 pessoas, e parceria com o Olimpo Recepções, responsável por novo projeto de restaurante, bar e salão de festas. Escolinhas esportivas, como tênis de mesa e ginástica rítmica, foram incorporadas, fortalecendo a formação de atletas e retomando a vida social do clube no Rio Grande do Norte.

No esporte, o América ampliou a atuação em 11 modalidades, participando de competições estaduais, nacionais e internacionais. A adesão ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) trouxe acesso a recursos e programas de capacitação, consolidando o clube em diferentes frentes e reforçando a projeção de atletas para ciclos olímpicos, incluindo Jogos de 2028, segundo nota oficial.

Hermano Morais deixa o clube com legado reconhecido em finanças, patrimônio e esportes. Francisco Sobrinho, torcedor desde a infância e membro do Conselho Deliberativo desde 2011, assume com experiência em planejamento e obras, incluindo revitalização da sede e projetos como Arena América, Nazarenão e Barrettão. “É uma responsabilidade dar continuidade a um trabalho pautado na transparência e compromisso com a história do clube”, afirmou Sobrinho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

“ALERTA”: Facções fazem salve com fogos em toda Natal nesta sexta (27)

 

Imagens: Reprodução/Instagram/Via Certa Natal

A noite desta sexta-feira (27) começou com registros de fogos de artifício em diversos bairros de Natal e Região Metropolitana, que, segundo a Polícia Militar, são o “salve” das facções criminosas. Moradores relataram medo e apreensão com os estouros, que atingiram áreas com maior fluxo de pessoas.

Vídeos e publicações compartilhados nas redes sociais mostram os fogos em bairros como Zona Norte, Zona Sul e Zona Leste, confirmando a ação das facções. Até o momento, não houve registro de feridos, conforme boletim da corporação.

A PM informou que mantém patrulhamento preventivo e reforço de efetivo em pontos estratégicos da cidade para monitorar as facções e garantir a segurança da população. Todas as ocorrências estão sendo acompanhadas de perto, segundo nota oficial.

A corporação reforça que a população deve acionar imediatamente a Polícia Militar em caso de comportamento suspeito ou situações de risco, garantindo resposta rápida e acompanhamento constante das ações das facções criminosas em Natal e região metropolitana.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

HiLIFE se destaca em desafio global, consquista 3º lugar e transforma treinos em mais de mil refeições doadas

Foto: Divulgação

O que começa como treino pode ir muito além do resultado individual. Foi com essa proposta que a @hilifehealthclub participou do Let’s Move for a Better World, iniciativa global promovida pela Technogym em parceria com a ONU, que transforma atividade física em impacto social (https://www.technogym.com/pt-BR/lets-move/).

Ao longo do desafio, cada treino realizado gerou pontos que, ao final, foram convertidos em doações de refeições para crianças em situação de vulnerabilidade. O engajamento dos alunos fez a diferença: a HiLIFE encerrou a campanha ocupando o 3º lugar no Brasil e a 25ª posição no ranking mundial.

Mais do que a colocação, o resultado se traduz em impacto concreto. A participação da comunidade HiLIFE contribuiu para a doação de mais de 1.400 refeições, reforçando a força de uma mobilização coletiva que vai além do ambiente do treino.

O desafio também acabou criando uma dinâmica diferente dentro do clube. Acompanhamento de desempenho, espírito de equipe e metas compartilhadas passaram a fazer parte da rotina, ampliando o senso de pertencimento entre os alunos.

Para o diretor da HiLIFE, Danilo Bila, iniciativas como essa mostram como o treino pode ganhar um novo significado:

“Ver nossos alunos engajados por um propósito que vai além do resultado individual é algo muito forte. Esse tipo de ação cria conexão, motiva e ainda gera impacto real. No fim, todo mundo ganha.”

Com desempenho de destaque e participação ativa da sua comunidade, a HiLIFE reforça que, quando existe engajamento coletivo, o treino pode ultrapassar o físico e alcançar algo maior.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

“EMOÇÃO”: Criança internada desde o nascimento realiza sonho de ir à praia em Natal

Foto: Divulgação

Uma ação marcada por sensibilidade, empatia e humanização proporcionou um momento inesquecível para o pequeno Thomas, de apenas 1 ano de idade. Natural de Lajes (RN), Thomas é portador de cardiopatia congênita e estava internado desde o nascimento na UTI pediátrica do Hospital Rio Grande.

Atendendo a um desejo da mãe, Tatiely Shirlaine Nunes da Silva, a equipe multiprofissional da unidade se mobilizou para realizar um gesto simples, mas cheio de significado: levar Thomas para um passeio na praia.

O momento aconteceu na tarde desta sexta-feira, 27 de março de 2026, na Praia do Meio, e foi marcado por muita emoção. Com toda a estrutura necessária para garantir a segurança do paciente, além do acompanhamento de profissionais de saúde durante toda a ação, Thomas pôde, pela primeira vez, sentir a brisa do mar e vivenciar um instante de leveza fora do ambiente hospitalar.

Foto: Divulgação

Mais do que um passeio, o gesto representou o compromisso com o cuidado humanizado, reconhecendo a importância de proporcionar experiências que vão além do tratamento clínico, especialmente em casos de longa internação.

A ação reforçou o papel da empatia no ambiente hospitalar e evidenciou o esforço das equipes em tornar mais leve a rotina de pacientes e familiares.

Agora, o próximo sonho da mãe é poder levar o filho para casa. Para isso, ela aguarda na Justiça o andamento do processo que solicita a disponibilização do serviço de Home Care pelo Sistema Único de Saúde (SUS), condição essencial para garantir a continuidade do tratamento de forma segura fora do ambiente hospitalar.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

TRE mantém irregularidades em contas de campanha de Natália Bonavides e manda devolver R$ 17 mil

Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN) manteve irregularidades nas contas de campanha da deputada federal Natália Bonavides (PT), candidata à Prefeitura de Natal em 2024, e determinou a devolução de R$ 17.026,24 ao Tesouro Nacional.

A decisão, tomada em julgamento de recurso eleitoral, confirma parcialmente sentença de 1º grau que havia aprovado as contas com ressalvas, determinando a devolução de valores considerados irregulares.

O TRE destacou despesas com combustível e abastecimento de veículos não declarados. Parte das falhas foi regularizada ao longo do processo, mas R$ 8.086,99 referentes a abastecimentos sem comprovação documental e R$ 8.939,25 vinculados a veículos não informados foram mantidos como irregulares.

Já gastos com transporte de apoiadores, inicialmente questionados, foram considerados regularizados.

Também foram avaliados documentos apresentados fora do prazo original. Conforme entendimento da Corte e jurisprudência do TSE, notas e comprovantes podem ser aceitos para evitar devolução indevida, mas a ausência total de comprovação em casos específicos impede a regularização de despesas.

Com a reavaliação, o valor a ser restituído caiu de R$ 45.622,24 para R$ 17.026,24, montante que Natália terá de devolver.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *