Cidades

Folha de SP: Goianinha é a cidade mais eficiente com gastos públicos da Região Metropolitana de Natal

Foto: Reprodução

O Jornal A Folha de SP divulgou o Ranking de Eficiência dos Municípios (REM) 2024, de todo país, e apontou Goianinha como a administração mais eficiente da Região Metropolitana de Natal, considerando o atendimento básico à população e a receita da cidade. O estudo foi dividido em quatro categorias: saúde, educação, saneamento e finanças. No Brasil, a cidade administrada pela prefeita Nira Galvão (PP) ocupa a 403º.

O índice para classificação vai de 0 a 1 – quanto mais próximo de 1, mais eficiente. E Goianinha tirou nota 0,610, se destacando acima da média do país que é 0,525. “Recebo com muita responsabilidade esse resultado, porque nos incentiva a trabalhar mais para que esses índices continuem melhorando e avançando. Temos enfrentando grandes dificuldades, mas nosso compromisso é melhorar toda assistência básica oferecida à população, principalmente na saúde e educação”, comentou a prefeita Nira.

No Rio Grande do Norte, completam a lista dos 12 melhores: Santa Cruz (que lidera), Jardim do Seridó, Pau dos Ferros, Caicó, Currais Novos, São Paulo do Potengi, Janduís, Parelhas, Carnaúbas dos Dantas, Acari e Cruzeta. O estudo da Folha de São Paulo conta com consultas a instituições renomadas como USP (Universidade de São Paulo), FGV (Fundação Getúlio Vargas) e Insper – instituição sem fins lucrativos e dedicada ao ensino e à pesquisa.

Opinião dos leitores

  1. GALINHOS, ACIDADE COM UMA DAS PIORES EFICIÊNCIAS DO BRASIL E A PIOR DO RN. O jornal Folha de São Paulo, elaborou O Ranking de Eficiência dos Municípios (REM) através do qual são avaliadas as gestões municipais Galinhos, é a cidade com pior desempenho do RN, 5.056° alcançando o nO ranking nacional, pior é alguns puxa-sacos da gestão, querendo distorcer essa matéria para enganar à população, GALINHOS pede socorro…

  2. GALINHOS, ACIDADE
    COM UMA DAS PIORES EFICIÊNCIAS DO BRASIL E A PIOR DO RN.
    O jornal Folha de São
    Paulo, elaborou
    O
    Ranking de Eficiência dos Municípios (REM)
    através do qual são
    avaliadas as
    gestões
    municipais
    Galinhos,
    é a cidade
    com pior desempenho do RN,
    5.056°
    alcançando o
    nO ranking
    nacional, pior é alguns puxa-sacos da gestão, querendo distorcer essa matéria para enganar à população, pede socorro…

  3. Goianinha fica na região metropolitana??? Hahahahahaha
    Da onde homi? Quem mora no interior deve ter orgulho! Eu amo o interior.

    1. Hoje, a RM de Natal é composta por quinze municípios: Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim, São José do Mipibu, Nísia Floresta, Monte Alegre, Vera Cruz, Maxaranguape, Ielmo Marinho, Arês, Goianinha e Bom Jesus, sendo este último incorporado em 2019.
      Fonte: IPEA
      em 30 segundos de busca você não teria passado vergonha.

  4. Hoje Goianinha sabe o que é desenvolvimento e progresso, passou muitos amargurando miséria nas mãos dos Lisboa. Diga NÃO ao retrocesso. Prof. Nina

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fumar cigarro eletrônico facilita o surgimento de cáries, aponta estudo

PIXABAY

O consumo de cigarros eletrônicos aumenta quase que na mesma proporção em que surgem evidências científicas sobre os problemas de saúde causados por eles. Desta vez, pesquisadores da universidade Tufts School of Dental Medicine, dos Estados Unidos, encontraram evidências que associam o uso dos vapes com maior probabilidade para o surgimento cáries dentárias. 

Foram acompanhados 13.216 voluntários com mais de 16 anos, entre os anos de 2019 e 2022, que passaram por tratamentos odontológicos na universidade. A maioria deles afirmou que não utilizava os dispositivos.

Já entre os fumantes dos cigarros eletrônicos, os cientistas notaram que 79% tinham um risco maior de apresentar o problema bucal em comparação a quase 60% do grupo de controle, composto daqueles que consumiam cigarros em geral.

No ensaio publicado no The Journal of the American Dental Association, cientistas disseram que o teor de açúcares e a viscosidade do líquido usado nos vapes para produzir o vapor a ser inalado aderem aos dentes dos usuários e formam uma camada que altera o microbioma oral e facilita a proliferação de bactérias bucais.

Além disso, o estudo concluiu que o vaporizador parece estimular a cárie em áreas onde geralmente não ocorre, como as bordas inferiores dos dentes da frente.

Uma pesquisa feita em 2018 por profissionais ligados à Associação Dental Americana e publicado na revista PlosOne já havia constatado que a maioria dos líquidos para cigarros eletrônicos contém propilenoglicol, glicerina, nicotina e uma grande variedade de sabores, muitos dos quais são doces. Os aerossóis têm propriedades físico-químicas semelhantes às de alto teor de sacarose, balas gelatinosas e bebidas ácidas”, concluíram os cientistas na época. 

Karina Irusa, principal autora do estudo da Tufts, admite que a extensão dos efeitos dos vapes na saúde bucal, especificamente na cárie dentária, ainda é relativamente desconhecida e precisa de mais pesquisas.

“Nos últimos anos, a conscientização pública aumentou sobre os perigos do vaping para a saúde sistêmica, especialmente depois que o uso de dispositivos de vaping foi associado a doenças pulmonares. Algumas pesquisas odontológicas mostraram vínculos entre o uso de cigarros eletrônicos e o aumento de marcadores de doenças gengivais e, separadamente, danos ao esmalte do dente, sua camada externa. Mas relativamente pouca ênfase foi colocada na interseção entre o uso de cigarros eletrônicos e a saúde bucal, mesmo por dentistas”, disse ela.

O artigo recomendou que os dentistas passem a perguntar aos pacientes sobre o uso de cigarros eletrônicos como parte do histórico médico. Ressalta, ainda, que os odontopediatras, que atendem adolescentes, devem questionar também os mais jovens, uma vez que o consumo aumenta nessa faixa etária.

No caso de ser usuário dos dispositivos, o paciente deve ser considerado para um “protocolo de gerenciamento de cárie mais rigoroso”, que pode incluir creme dental de flúor e enxágue com flúor no consultório, aplicações de flúor no consultório e exames com mais frequência do que duas vezes por ano.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Uso de cigarros eletrônicos aumentou 600% em 6 anos, diz Ipec

Foto: Sérgio Lima

O número de fumantes de cigarros eletrônicos cresceu 600% de 2018 a 2023. Segundo pesquisa do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), o número passou de 500 mil para 2,9 milhões no ano passado. Eis a íntegra do levantamento (PDF – 253 kB). A incidência de cigarro eletrônico é maior no Paraná (4,5%), no Mato Grosso do Sul (4%) e no Distrito Federal (3,7%). Os 2 primeiros Estados fazem fronteira com o Paraguai –de onde vem um grande volume dos produtos contrabandeados.

O Paraná também é o Estado com maior número de cigarros eletrônicos confiscados de 2019 a 2023, com 1,4 milhão de dispositivos, segundo dados a Receita Federal. O Mato Grosso do Sul, novamente, é o 2º colocad0, com 603 mil.

Segundo o levantamento do Ipec, a quantidade de pessoas que conhecem o cigarro eletrônico no Brasil passou de 52% em 2019 para 87% em 2023. O percentual é menor que em 2022, quando 89% dos entrevistados afirmaram saber do que se tratavam os dispositivos. O número de fumantes de cigarros convencionais que já experimentaram cigarros eletrônicos também aumentou. Em 2019, a porcentagem era de 16%, foi para 20% em 2020 e em 2021, para 25% em 2022 e alcançou 29% em 2023.

VENDA É PROIBIDA
A comercialização dos cigarros eletrônicos é proibida no país pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desde 2009. Em 5 de dezembro de 2023, o órgão abriu uma consulta pública on-line sobre a manutenção da proibição dos dispositivos eletrônicos para fumar. Em 2022, a agência já havia se reunido para reavaliar o tema. Por unanimidade, a proibição foi mantida, mas a discussão prosseguiu. Qualquer um pode opinar sobre o assunto no site da agência. O prazo para participar é 9 de fevereiro de 2024.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Um paga imposto o ou não o que vcs acham que dá? um recebe liminar de proibição o outro não?hum..

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Natalenses reduzem consumo de itens da cesta básica

Foto: Adriano Abreu

A busca por uma alimentação de qualidade vem ocupando 42,54% do salário líquido mínimo do natalense. Isso é o que aponta o levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em que apresenta Natal como o terceiro maior valor de venda da cesta básica entre as capitais da região Nordeste, com R$555,68.

Durante o mês de agosto, o número fica atrás somente de Fortaleza (R$630,48) e Salvador (R$560,72). Para lidar com esses custos de alimentação, a população vem apostando na diminuição do consumo de alguns alimentos.

De acordo com a Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, pelo menos cinco alimentos sofreram alta entre os meses de julho e agosto, com o café despontando na liderança por 6,84%, seguido da banana (4,70%), óleo de soja (2,18%), carne bovina de primeira (1,12%) e pão francês (0,35%).

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Tem que dá dinheiro pros bandidos dos jogos se tornarem milionários. O Pais afundando cada vez mais.

    1. Eu mesmo depois que o Nine e sua quadrilha fizeram um rombo no meu fundo de pensão e eu estou pagando por isso com um desconto mensal do meu salário de aposentado em torno de 30%, só compro o que está nas promoções para não morrer de fome…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Deflação é sentida em todas as faixas de renda em agosto, aponta Ipea

Foto: CHARLES SILVA DUARTE / Arquivo DC

Todas as faixas de renda registraram deflação em agosto, segundo dados divulgados nesta terça-feira (13) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Enquanto para as famílias de baixa renda, o indicador foi de -0,12%, os brasileiros com renda alta sentiram uma variação de -0,51%.

Para as famílias de renda alta e média-alta, o impacto vem principalmente do grupo de transportes, com quedas de 11,6% na gasolina, 8,7% no etanol e 12,1% nas passagens aéreas.

O peso desses itens é maior na cesta de consumo dessas faixas.

Do outro lado, dos aumentos, os mais ricos foram afetados pelo crescimento nas despesas pessoais, especialmente de 0,59% nos serviços pessoais e 1,2% no fumo.

Já a redução de 1,3% na tarifa de energia elétrica trouxe alívio especialmente para as famílias de renda muito baixa e baixa.

Segundo o Ipea, a deflação não foi maior para os mais pobres devido ao aumento de 2,7% nos itens de higiene pessoal.

O levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada mostra que o recuo na inflação no país também teve relevante impacto na categoria de comunicação, com diminuição de 6,7% nos planos de telefonia fixa e 2,7% de telefonia móvel.

Além disso, a desaceleração dos alimentos e bebidas contribuiu, com destaque para as quedas dos cereais (-1,6%), tubérculos (-5,9%), carnes (-0,53%) e óleos (-3,4%).

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. 🇧🇷Essas informações doem nos esquerdopatas e antipatriotas que preferem ver o país na merda do que ver o presidente reeleito, mas não percebem que seguem aqueles que querem o poder a qualquer preço para continuarem ganhando os seus milhões, pura ignorância , se o verme ladrão do lula ganhar o país vai para o buraco como aconteceu com a Venezuela e Argentina e outros que estão a caminho, vai ser tudo controlado pelo estado, economia e liberdade e isso chama-se ditadura, os empresários e os ricos sairão do país aumentando o desemprego e a miséria. Ai irmãos de pátria, será o salve-se quem puder.🇧🇷

  2. Kkkkkkkkkkk, onde isso? Inflação a todo vapor, inclusive muita mercadoria diminuindo o peso e aumentando o valor. País sem comando, ou favorecendo aos grandes empresários.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Parque Linear da Roberto Freire usará áreas degradadas para lazer e preservará vegetação densa, diz secretário

Foto: Instagram / Reprodução

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, afirmou que o Parque Linear da Avenida Engenheiro Roberto Freire será construído com participação popular e respeito ambiental, utilizando apenas as áreas degradadas para lazer e preservando as de vegetação densa.

Segundo ele, a proposta é criar um espaço de convivência e práticas esportivas ao longo de 10 hectares do Parque das Dunas, entre a Comjol e o Praia Shopping, em terreno cedido pelo Exército Brasileiro. “As áreas mais degradadas serão usadas para lazer; as mais preservadas terão trilhas, arborismo e educação ambiental”, explicou em entrevista à TV Agora RN.

Mesquita afirmou que o projeto será amplamente participativo, com consulta pública por meio de QR Codes espalhados pela cidade, e que a execução só começará após os estudos ambientais e o licenciamento, previstos para início de 2026.

Ele rebateu críticas de ambientalistas e órgãos como o Idema e o Conselho Gestor do Parque das Dunas, que apontaram risco de impacto ambiental. “Como não existe projeto pronto, não há como dizer que é incompatível. Vamos respeitar o plano de manejo e minimizar qualquer intervenção”, declarou.

O secretário garantiu que o impacto sobre a vegetação será mínimo e que haverá replantio em dobro para cada árvore removida. A área ocupada pelo parque representará menos de 1% do total do Parque das Dunas.

Mesquita destacou que o projeto é ambientalmente viável, está regularizado e financiado, e nasceu de uma demanda popular identificada nas audiências do Plano Diretor de Natal. “Queremos aproximar as pessoas da natureza, como acontece no Bosque dos Namorados e no Parque da Cidade”, completou.

Com informações de Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

‘Fazendo escola’? Prefeito do Recife foi convocado por Lula para discutir ideias sobre plataformas digitais

Reprodução

O presidente Lula (PT) convocou o prefeito do Recife, João Campos (PSB), para conversar sobre soluções para comunicação digital do governo, segundo revelou o jornal O Globo.

A conversa ocorrerá em meio ao atabalhoado recuo do governo sobre as regras de monitoramento do Pix. Estará presente no encontro o novo secretário de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, que inspira-se na atuação de Campos nas redes sociais.

Sidônio está montando uma equipe que contará com uma ex-integrante de comunicação do prefeito de Recife, Mariah Queiroz. Ela será responsável por chefiar a Secretaria de Estratégias e Redes. No time, também fará parte como consultor informal o marqueteiro Rafael Marroquim, da equipe de João Campos.

O novo responsável pela pasta entende que o prefeito de Recife consegue comunicar-se nas plataformas digitais com facilidade. A missão, que mais parecerá um milagre, será reverter a baixa popularidade de Lula como foi demonstrada nas últimas pesquisas.

O Antagonista

Opinião dos leitores

  1. Se eu fosse o menino aí, eu fugia que nem o Satanás foge da cruz.
    Esse pingunço mentiroso, vai queimar o menino.
    Kkkkkkkk.
    Abre os zoião prefeito.

  2. Uma coisa é certa, vai aprender a mentir com força, apesar que esquerdopata mente com a maior desfaçatez, pois é genética.

  3. Para se expor as ruas, como faz o Perfeito de Recife, o Presidente poderá ser surpreendido pela insatisfação da população ao seu governo!

  4. Como pernambucano e conhecedor da gestão João Campos em Recife pelo que tô vendo Lula vai ter que usar Juliete e dançar brega funk ao anunciar algo nas mídias kkkkk

    1. BG as reportagens desse blog estão idênticas as do blog do Emericiano ou o blog do emereciano está idêntico ao blog do BG. Mudem pelo menos a sequência das notícias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Bebida alcoólica e remédio sem prescrição estão entre itens mais procurados da Black Friday

Foto: Danilo Verpa/Folhapress

Pesquisa da consultoria NielsenIQ, obtida com exclusividade pela Folha, aponta que bebidas alcoólicas e remédios sem prescrição médica estão entre os produtos mais buscados no ecommerce para a Black Friday deste ano.

A tradicional data de venda com promoções está prevista para o dia 24 de novembro. A compra de alimentos e bebidas pela internet deve continuar em alta em 2023 e repetir o histórico registrado nos últimos anos.

O interesse no consumo online desses produtos atingiu 22% em 2023, contra 8% em 2015. Desse total, a NielsenIQ destaca a busca por bebidas alcoólicas —que subiu de 61% em 2022 para 65% neste ano.

“Na época da Black Friday, o consumidor quer aproveitar a promoção para comprar aquele produto premium que ele não tem no dia a dia”, diz Mariana de Paula, diretora de marketing da NielsenIQ. Estão nesta lista vinhos, gim, uísque e cervejas artesanais, por exemplo.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Custos produtivos elevam preço dos ovos

Foto: Anderson Régis

Além do aumento nas exportações e ampliação do consumo interno, com volta às aulas e chegada do período da Quaresma, as altas registradas nos preços dos ovos no Rio Grande do Norte e no Brasil também foram puxadas por aumentos nos custos de produção e insumos para a manutenção das aves, segundo entidades representativas de produtores e criadores. De maneira geral, incluindo o preço do milho e farelo de soja, reajustes salariais e outros custos, o aumento foi em média de 6%, segundo a Associação dos Avicultores do RN (AVIARN). Em relação aos preços, levantamentos iniciais do Procon Natal apontam para aumento médio de 70% no preço das bandejas dos ovos na capital.

“Esse fator também ajudou. Tudo nosso é dolarizado. O milho, que é 70% do custo da ração das aves, teve aumento de preço. O dólar no início de janeiro teve aumento, estimulou-se a exportação, então tivemos que competir com o porto pagando melhor e com condições tributárias desleais em relação a nós. Tivemos um pouco de aumento de farelo de soja. Todos os insumos acabaram subindo”, avalia Renato Holanda, presidente da AVIARN, apontando que, em média, os custos tiveram reajuste de 6%.

“O aumento da exportação ocorreu em janeiro. Exportamos 23% a mais de ovos do que nos meses anteriores. Isso foi um fator, mas não foi o que ocasionou a maior parte do aumento. Em janeiro tivemos alguns fatores também, como uma redução da produção devido a questões climáticas, com muito calor afetando as aves e reduzindo a produção”, acrescenta Renato Holanda, apontando fatores como volta às aulas e aumento no consumo como outros quesitos que explicam o aumento.

A posição é compartilhada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). “Vale ressaltar que os custos de produção acumularam alta nos últimos oito meses, com elevação de 30% no preço do milho e de mais de 100% nos custos de insumos de embalagens. Ao mesmo tempo, as temperaturas em níveis históricos têm impacto direto na produtividade das aves, com reflexos na oferta de produtos”, disse.

Ainda segundo a ABPA, a alta registrada no preço dos ovos é uma situação sazonal, comum ao período pré e durante a Quaresma. A ABPA estima ainda que a alta dos preços deve durar pelo menos mais dois meses.

“A comercialização de ovos aqueceu pela demanda natural da época, quando há substituição de consumo de carnes vermelhas por proteínas brancas e por ovos”, disse a entidade.

Phellipe Castro, proprietário da Casa do Ovo, em Natal, aponta também a crise nos EUA como um dos fatores responsáveis pelo encarecimento do ovo. “Os Estados Unidos estão em crise gigantesca na área aviária. Eles praticamente estão matando todas as galinhas e acho que não vão normalizar esse ano, porque isso precisa repor. Eles estão comprando muito ovo que produzimos”, explica Phellipe.

A diretora do Procon Natal, Dina Pérez, disse que o órgão já está iniciando pesquisas para verificar se os aumentos em Natal são ou não abusivos. Em janeiro, na pesquisa do Procon, a bandeja estava custando R$ 17, tendo chegado a R$ 30 nas últimas semanas.

Consumidores em Natal têm constatado os aumentos e ficam surpresos com os novos preços registrados nos mercados. “Percebi que aumentou sim. A última vez tinha comprado a R$ 16, agora comprei a R$ 24. Os ovos são para café da manhã, fazermos bolo”, disse o consumidor Roberto Santos, 62 anos.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Simples, cada pessoa clmpre galo e galinha para produzir, dles se alimentam com
    Restos de comida e milho .
    Tem como plantar seus legumes também, danado de tanto esperar pronto

  2. Por que não falam que o desgoverno fez com que o povo não tenha condições de comprar carne e migrou pra o OVO e a demanda fez o preço subir? Ficam inventando desculpas para esconder a realidade. Faz o L, bando de otários!!!😭😭😭💩💩💩💩

    1. Não, que no governo passado o preço do osso não subiu mesmo com a migração do povo.

  3. Entendi, o custo aumentou 6%(blz), mas o aumento real se deu em 70% .. nem dólar nem imposto justifica essa disparidade!

  4. Os burricos estão,,
    Sem picanha, sem café, sem arroz, sem cerveja e agora sem bife do oião também.
    Faz o…

  5. Eita! Segundo o Nine, do Partido das Trevas, os Jumêncios não devem comer os produtos que aumentarem! Agora só restou o capim pra eles. Faz o L!

    1. Engraçado a inflaçao calculada pelo IBGE está baixando kkkkkk

  6. Nota fajuta e mentirosa. praticam esses abusos porque sabem da impunidade. aqui em natal a bandeja com 30 subiu mais de 100 por cento na maioria dos estabelecimentos.

    1. Estão exportando para os EUA pois por lá eliminaram mais de 23 de milhões de aves doentes. Mas se o presidente de lá aumentou as tarifas, alguém sabe me explicar pq brasileiros do agro ainda insistem em exportar? E fazendo empréstimos nos Bancos públicos?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Carne acumula inflação de 15,43% em 12 meses, a maior desde 2021

Foto: Reuters

O churrasco ficou mais caro para o brasileiro. No acumulado de 12 meses, a inflação das carnes acelerou de 8,33% até outubro para 15,43% até novembro deste ano.

A variação mais recente é a maior desde outubro de 2021 (19,71%), segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgados nesta terça (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As carnes apresentam alta no acumulado de 12 meses desde setembro deste ano. Antes, no mesmo recorte, os produtos vinham em uma trajetória de queda de preços no país, registrada de fevereiro de 2023 a agosto de 2024.

Considerando apenas o mês de novembro deste ano, a alta das carnes foi de 8,02%. Trata-se da maior variação mensal dos produtos desde dezembro de 2019 (18,06%).

Com a carestia, as carnes pressionaram a inflação do grupo alimentação e bebidas no mês passado (1,55%). O IBGE destacou os aumentos em cortes como alcatra (9,31%), chã de dentro (8,57%), contrafilé (7,83%) e costela (7,83%).

“A alta dos alimentícios foi influenciada, principalmente, pelas carnes, que subiram mais de 8% em novembro. A menor oferta de animais para abate e o maior volume de exportações reduziram a oferta do produto”, disse André Almeida, gerente da pesquisa do IBGE.

Motivos para a alta

O economista André Braz, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), também cita esses fatores como responsáveis pelo aumento dos preços.

Ele ainda lembra que o consumo das mercadorias costuma subir na reta final do ano, o que também pressiona a inflação. Em 2024, o desemprego em baixa reforça esse movimento, segundo Braz.

“Ela [carne] pode subir mais em dezembro, exatamente pela demanda de final de ano”, diz.
Em relatório, a consultoria Datagro afirma que o avanço das cotações do boi gordo, que chegaram a flertar com máximas nominais históricas, tem impulsionado os preços da carne bovina no atacado e no varejo.

“O comportamento dos preços sugere que uma parcela considerável da alta da arroba bovina já foi absorvida pelos consumidores”, diz a consultoria.

A Datagro também destaca que o ambiente de consumo aquecido favorece a compra das mercadorias, mesmo com os preços em alta.

“Ao analisar a fração da renda média comprometida pelo consumo per capita de carnes aos níveis atuais, percebe-se que ainda há espaço na renda do brasileiro médio para consumir carnes”, diz.

“Contudo, também é possível inferir que estamos nos aproximando de um patamar máximo do quanto o consumidor está disposto a comprometer de sua renda para esse consumo, o que começa a induzir um movimento gradual de substituição da proteína bovina por alternativas de menor custo”, acrescenta.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. Alguém já viu o preço da picanha? São poucos os brasileiros, que tem o privilégio de comprar. Como fica a promessa do inocente?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

ENEM 2024: cartão de confirmação com local de prova é divulgado; veja como consultar

Imagem: Reprodução

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 já podem conferir em que local irão fazer as provas. A informação está disponível no cartão de confirmação de inscrição, divulgado nesta terça-feira (22), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para conferir o documento, é preciso acessar a página do participante, utilizando o login gov.br (CPF e senha). O candidato pode consultar o local de prova, além de informar o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), as datas do exame e as solicitações de atendimento especializado (no caso de pessoas com deficiência ou lactantes, por exemplo) e de tratamento por nome social.

Cronograma do Enem 2024

  • Divulgação dos locais de prova: 22/10/2024
  • Aplicação do Enem: 3 e 10/11/2024
  • Divulgação do gabarito: 20/11/2024
  • Divulgação do resultado: 13/1/2025

Fonte: g1

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Carlos Eduardo Alves lidera com 37,1% e Paulinho Freire tem 21,7% em Natal, aponta pesquisa Futura

Foto: Reprodução

Uma pesquisa realizada pela empresa 100% Cidades, em parceria com a Futura Inteligência, divulgada à EXAME nesta terça-feira, 13, indica que o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) lidera com 37,1% das intenções de voto na eleição para a prefeitura de Natal. Paulinho Freire (União Brasil) aparece como segundo colocado, com 21,7%.

Natália Bonavides (PT) ocupa a terceira posição, com 15,8% das intenções de voto. Pela margem de erro da pesquisa, que é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, não há empate técnico entre os principais concorrentes.

Intenções de voto em Natal

Cenário 1:
Carlos Eduardo Alves (PSD): 37,1%
Paulinho Freire (União Brasil): 21,7%
Natália Bonavides (PT): 15,8%
Rafael Motta (Avante): 5,4%
Camila Barbosa (PSOL): 1,3%
Nando Poeta (PSTU): 0,2%
Ninguém/Branco/Nulo: 10,8%
Indecisos: 7,8%

Cenário 2:
Carlos Eduardo Alves (PSD): 34,6%
Paulinho Freire (União Brasil): 23,9%
Natália Bonavides (PT): 16%
Rafael Motta (Avante): 7,7%
Nando Poeta (PSTU): 0,3%
Ninguém/Branco/Nulo: 9,7%
Indecisos: 7,8%

Cenário espontâneo
No cenário espontâneo, quando não são apontados aos entrevistados as opções de nomes para votar, o resultado ficou assim:

Carlos Eduardo Alves (PSD): 22,7%
Paulinho Freire (União Brasil): 18,8%
Natália Bonavides (PT): 9,9%
Rafael Motta (Avante): 0,6%
Ninguém/Branco/Nulo: 8,5%
Indecisos: 38,3%

Segundo turno e rejeição
Nas duas simulações de segundo turno testadas na pesquisa, o candidato do PSD sairia vitorioso. Carlos Eduardo Alves marca 51,3% contra Paulinho Freire, com 31,3%. E tem 55% ante 23,5% dos votos de Natalia Bonavides.

A Futura Inteligência também consultou os eleitores sobre quais candidatos à prefeitura da capital potiguar eles não votariam de jeito nenhum. Natália Bonavides é a mais rejeitada, com 45,2%, seguida por Carlos Eduardo Alves, com 24,3%, e Paulinho Freire, com 21,6%. Rafael Motta tem uma rejeição de 18,6%, enquanto Nando Poeta e Camila Barbosa registram rejeições menores.

Na pesquisa, os entrevistados também apontaram que a saúde deve ser a prioridade do próximo prefeito de Natal. A área foi citada por 50,9% dos eleitores, seguida pela educação, com 39%, e a segurança pública, com 26,3%.

A pesquisa foi registrada no TSE como RN-08054/2024 e realizou 600 entrevistas, usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 4,0 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.

Exame

Opinião dos leitores

  1. Nesse cenário o Prefeito de Natal será o cabeção, no 2° turno o eleitorado de Natália vota 100% em C Eduardo, Paulinho entrou numa fria, com os profissionais de plantão no palanque.

    Se fosse só teria mais chances

  2. Carlos e o terror dos servidores..jamais voltará a comandar essa cidade do atraso! Estamos fartos de meio fio pintados e salários atrasados.

    Ou Natália ou Paulinho..Carlos nunca mais!

  3. Muito bom… Natália Boa Vida se distanciando cada vez mais dos dois primeiros… agora, é tentar tirar votos do cabeção, e levar a disputa para o 2º turno, com a vitória de Paulinho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Persona Summit entra na rota de grandes eventos na comunicação política e confirma nova edição em maio

Colocando Natal na rota dos principais eventos de comunicação política no Brasil, o 1º Fórum Persona Summit – Comunicação Política e Institucional com Estratégia reuniu palestrantes e painelistas capacitando políticos e profissionais em assuntos como marketing, inteligência artificial, pesquisa, tráfego pago, WhatsApp, inteligência de dados, dentre outros, em mais de 12 horas de conteúdo.

Prova disso é que a edição 2024 está confirmada para o mês de maio e já está com inscrições abertas. Para o diretor do Persona Summit, Alan Oliveira, o nível dos debates fez toda a diferença. “São palestrantes e painelistas de excelência para esses assuntos. Acredito que o público vá sair com muitos dados e ideias para as eleições”, declarou.

Destaque para as palestras do estrategista político Emerson Saraiva, do consultor, comunicador e professor Fred Perillo, apontado como o maior treinador de políticos do Brasil, da referência quando se fala em inteligência artificial, Marcelo Senise, e da prefeita de Marituba, no Pará, Patrícia Alencar.

Siga o perfil @personasummit no Instagram e veja a cobertura completa do evento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Monitor do PIB aponta avanço de 0,6% na atividade econômica em fevereiro, diz FGV

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Monitor do PIB, divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), aponta crescimento de 0,6% na atividade econômica em fevereiro, na série dessazonalizada, em comparação a janeiro.

O indicador mostra ainda avanço de 1,1% no trimestre móvel encerrado em fevereiro, em relação ao trimestre encerrado em novembro. Na comparação interanual, a economia brasileira avançou 1,2% em fevereiro e 1,7% no trimestre móvel encerrado em fevereiro.

Em nota, a coordenadora da pesquisa, Juliana Trece, afirmou que o crescimento da economia brasileira em fevereiro continua sendo explicado, principalmente, pelo desempenho do setor de serviços, que segue com variação interanual acima da observada na agropecuária e na indústria, em praticamente todos os meses, desde meados de 2021.

“Mesmo considerando a variação em fevereiro, frente a janeiro, o desempenho do setor também foi de crescimento. Por ter sido o mais impactado pela pandemia, a fraca base de comparação apresentada no setor de serviços favorece o seu bom desempenho atual”, diz Trece, lembrando que, embora os resultados mostrem o setor de serviços como fundamental para o desempenho da economia no início deste ano, a inflação, os juros e o desemprego elevados podem prejudicar a sustentação do crescimento da atividade de serviços no decorrer do ano e, consequentemente, do próprio PIB.

Consumo das famílias

Ainda de acordo com a pesquisa, o consumo das famílias cresceu 2,1% no trimestre móvel findo em fevereiro em comparação a igual período de 2021. Pelo quinto mês consecutivo, o componente de serviços foi o único a apresentar taxas positivas que foram influenciadas, principalmente, pelo desempenho dos segmentos de transporte e de outros serviços (serviços de alojamento, alimentação e domésticos). Destaca-se também a forte queda de 8,6% do consumo de bens duráveis.

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) cresceu 0,4% no trimestre móvel findo em fevereiro em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior. Apenas o componente de máquinas e equipamentos apresentou retração nesta comparação, devido a quedas disseminadas entre diversos segmentos deste componente, com destaque para os caminhões, outros veículos e outras máquinas e equipamentos.

Exportações

A exportação apresentou alta de 12,5% no trimestre móvel findo em fevereiro em comparação ao mesmo período do ano passado. O principal responsável por esse crescimento foram as exportações de produtos agropecuários. Em contrapartida, apenas as exportações de produtos da extrativa mineral apresentaram retração, nesta comparação.

Importações

A importação teve queda de 2,1% no trimestre móvel findo em fevereiro, em comparação a um ano antes. O desempenho de bens de capital e bens intermediários, que caíram 20,1% e 5,7%, foram os que mais influenciaram na retração das importações. Além deles, a importação de produtos agropecuários também recuou 17,8%.

Em termos monetários, estima-se que o acumulado do PIB no primeiro bimestre de 2022, em valores correntes, foi de R$ 1,332 trilhão.

O Monitor mostra ainda que a taxa de investimento em fevereiro de 2022 foi de 19,9% do PIB, na série a valores correntes. Este resultado apresenta uma taxa de investimento acima da taxa de investimento média mensal considerando o período desde 2000 e acima da taxa de investimento média considerando o período desde janeiro de 2015.

Valor Econômico

Opinião dos leitores

  1. Um bando de besta defendendo político, não sabe nem o que significa esses 0,6% na prática. Ô povo besta.

    1. O choro continua livre!!!!! Pode chorar! Mas traz um argumento! Só um!

    2. Quando tem mentira pronta, você desce o cassete no Bolsonaro. quando não, você vira isentão, né mané? Você é lula livre.

  2. Faça isso não BG. Aí é pra petista passar mal. Uma notícia dessa infarta um camarada de ódio

  3. E sempre bom vê o crescimento da economia, é sinal de investimento e criação de empregos, já virão os esquerdopatas antipatriotas falando de inflação e gasolina a R$10,00.

  4. Lula segue na liderança e vence em todos os cenários no segundo turno, mas Bolsonaro avançou nas últimas pesquisas eleitorais enquanto ex-presidente se manteve estável. O que está por trás disso?

  5. A petezada piraaaaaaa!!! Se joga no chão, choraaaa, kkkkk
    Agora tem diretoria nessa bagunça! Não é roubalheira, não!
    Engole o choro, esquerdalha! Nunca foi tão fácil escolher um presidente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Idema e MPF Promovem Usurpação Legal de Norma Indígena para Travar Obra da Engorda da Praia de Ponta Negra

Por Dinarte Assunção

Eu relutei em escrever este texto por razões que tem a ver com minhas convicções – e elas dizem que os mais vulneráveis devem ser protegidos. Mas minhas convicções também dizem que quando um sofisma é invocado para proteger os vulneráveis, isso deve ser exposto, pois, sendo sofisma, não há preocupação legítima com eles.

Num sofisma, o argumento até faz sentido, mas em sua essência é a falsidade que ressoa, desmoronando tal qual o Morro do Careca.

Isso posto consigo afirmar: o Idema e o MPF estão usurpando uma norma legal índígena para travar a obra da engorda de Ponta Negra.

A Convenção nº 169 da OIT: Um Desvio de Finalidade

Parecer emitido pelo Ministério Público Federal (MPF) e endossado pelo Idema se agarra à Convenção nº 169 da OIT como um náufrago a um pedaço de madeira, alegando que esta exige uma consulta prévia, livre e informada das comunidades tradicionais antes de qualquer empreendimento.

A convenção também prevê a autodeterminação. Significa por outras palavras que, se aplicada, os “indígenas” – vocês entenderão logo mais – de Ponta Negra poderiam usar a autodeterminação para dizer, com caráter definitivo, que a obra não sai. Aí está uma razão para invocar a Convenção nº 169 da OIT.

Veja bem e vejam só: as comunidades pesqueiras devem ser ouvidas. Mas impor que isso se dê pela Convenção 169 da OIT implica dizer que o poder de veto contido no princípio da autodeterminação desse dispositivo, não previsto noutras normas, pode ser invocado.

No entanto, usar a convenção, destinada a proteger os direitos de povos indígenas e tribais, para travar uma obra essencial para o turismo e a economia local é, no mínimo, uma interpretação criativa – e não no bom sentido.

O procurador da República que encheu as laudatórias páginas de seu parecer entende de leis bem mais que eu, então, talvez saiba que o Supremo Tribunal Federal trata dessa norma formal para a aplicação de direitos pressupondo como atores atingidos índigenas e quilombolas. Entendo que poucos respeitem o STF, mas o procurador deve respeitar.

Eu me recuso a acreditar que o procurador da República não saiba que o STF trata a convenção 169 da OIT à luz dos direitos de quilombolas e indígenas. Mas, para o caso de não saber, eu trouxe dois exemplos:

 

  1. Petição (Pet) 3.388/RR – Caso Raposa Serra do Sol
    • Decisão: O STF aplicou a Convenção nº 169 para decidir sobre a demarcação contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, sempre em relação a povos indígenas formalmente reconhecidos.
    • Implicação: A aplicação da convenção está inextricavelmente ligada ao reconhecimento formal das comunidades como indígenas.
  2. Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3239
    • Decisão: O STF reiterou a necessidade de reconhecimento formal para a aplicação dos direitos previstos na Convenção nº 169.
    • Implicação: A convenção se aplica a comunidades com reconhecimento formal como indígenas ou tribais.

Sempre que a convenção em questão chega à Suprema Corte, envolve povos originários ou quilombolas.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura de Natal (SEINFRA) já realizou audiências públicas e outras consultas com a comunidade local, conforme a legislação brasileira, incluindo a Lei nº 9.784/99 e as resoluções do CONAMA. Como as regras do CONAMA parecem estar sendo respeitadas, invoca-se uma norma cuja mera apresentação já pressupõe descumprimento. Ignorar as consultas feitas sob o arcabouço da legislação ambiental brasileira e insistir que são insuficientes para travar a obra é um ato de puro exagero.

Foto: Reprodução

Não São Os Vulneráveis Que Os Preocupam

O MPF alega que a ausência de consulta pode levar à nulidade dos atos e até à responsabilização penal, considerando os impactos diretos sobre as comunidades tradicionais. No entanto, até agora, não foram apresentadas evidências concretas de que a obra causará impactos irreparáveis aos pescadores artesanais que o MPF quer transformar em índios ou quilombolas. As medidas de mitigação e compensação já previstas são suficientes para lidar com quaisquer impactos.

O Brasil tem uma legislação ambiental robusta que prevê mecanismos de consulta e participação comunitária. Insistir na aplicação da Convenção nº 169 da OIT, ignorando esses mecanismos, é desconsiderar a soberania nacional e a eficácia das leis brasileiras. Usar a convenção de forma inadequada para travar projetos de desenvolvimento é um precedente perigoso e infundado.

A obra de engorda da praia de Ponta Negra deve prosseguir, respeitando as normas e regulamentações nacionais. A aplicação da Convenção nº 169 da OIT neste caso específico é uma distorção e uma tentativa de manipulação legal que ignora a realidade. As consultas realizadas são mais do que suficientes. É necessário equilibrar o desenvolvimento econômico e a proteção dos direitos das comunidades tradicionais, sem exageros que travem projetos importantes sem justificativa.

Manipular dispositivos jurídicos destinados a proteger os vulneráveis para bloquear o progresso é não só ineficaz, mas também um desrespeito à inteligência de todos os envolvidos e às reais necessidades da comunidade. É hora de parar com esse teatro jurídico e avançar com o que realmente importa: o desenvolvimento de Ponta Negra. Para todos, sobretudo os vulneráveis usados nas peças jurídicas que se despacham entre Idema e MPF.

Fonte: Blog do Dina

Opinião dos leitores

  1. A esquerda é tão pilantra que fez triplicar o número de “Índios” existentes no Brasil, no último censo realizado.
    Só pra aumentar o número de miseráveis, digo de “vulneráveis”.
    PT- Partido dos Trambiqueiros

  2. Comunidade tradicional = comunidade tribal. Falta leitura, pesquisa… Basta buscar um artigo de algum pesquisador sério, doutor em direito, e ler.
    A comunidade pesqueira de ponta negra é tradicional e tem todo o direito de opinar na obra da engorda.
    E antes fosse esse o único problema dessa obra…
    Essa licitação tem café? Como dizem por aí, “é só uma pergunta”…

    1. Prefeito, incompetente. Já tem 323 dias, que o Idema, pediu as informações ambientais. E ,,esse projeto foi iniciado no governo de Carlos Eduardo, qdo saiu pra candidatar-se a Governo/2016.

  3. Norma indígena? É muita picaretagem. Governo estadual sabotando o desenvolvimento da capital.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Associação de Bares e restaurantes é contra aumento do ICMS


O estado do RN perdeu muita competitividade nos últimos anos, com sucessivos aumentos de ICMS em governos passados. Depois de 4 anos de reestruturação de contas, eis que o setor produtivo é novamente surpreendido com um iminente aumento de alíquota, o maior já visto nos últimos tempos, o que levaria o estado mais uma vez a um patamar de perda de competitividade.

Aumentar a carga tributária em tempos de inflação alta desestimula ainda mais o consumo. Ademais, a redução do ICMS sobre o preço dos combustíveis foi uma medida para diminuir o quadro de alta na inflação e esse aumento significativo do ICMS, naturalmente seria um catalisador para termos novos aumentos nos índices inflacionários.

As experiências passadas mostram com clareza que o aumento do ICMS compromete investimentos privados e resulta em diminuição das atividades econômicas, o que paradoxalmente gera queda de arrecadação e consequente redução de postos de trabalho e diminuição do consumo nos setores mais carentes, causado pela alta dos preços.

Para o setor de alimentação, que amargou longos 124 dias de fechamento nos últimos dois anos, os impactos são ainda mais cruéis. As pesquisas realizadas pela Abrasel nos últimos 24 meses apontam com muita clareza os traumas que isso pode acarretar. O setor de alimentação tem sido ainda mais impactado com a inflação, visto que a alta dos alimentos é bem maior que a média inflacionária, tendo produtos da cesta básica aumentado mais que 100% como carnes, óleos e produtos dolarizados.

O receio da perda de competitividade faz com que o setor de alimentação não consiga reajustar seus cardápios como deveria. Em setembro, mais de 75% dos negócios do setor haviam reajustado seus preços abaixo do que deveriam e somente 4% está precificando seus pratos, aumentando sua margem de lucro.

O setor de turismo e serviços, juntamente com o comércio, correspondem a quase 80% da arrecadação de ICMS no estado e impacta-los com reajuste de impostos depois de períodos tão turbulentos da nossa economia é um equívoco que poderá gerar o efeito inverso, retraindo a economia do RN, afastando turistas e tirando o acesso dos mais sacrificados à produtos básicos de consumo.

A Abrasel com certeza não ficará impassível com essa proposta, colocando em campo todas as ações para conter esse aumento.




Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *