Geral

Suplente de Styvenson no Senado, Alisson Taveira é preso na Grande Natal

Foto: reprodução

Primeiro suplente do senador Styvenson Valentim (PSDB), Alisson Taveira foi preso preventivamente por descumprimento de medida protetiva em CearáMirim, na Grande Natal. De acordo com informações repassadas pela Polícia Civil nesta quinta-feira (24), a prisão ocorreu após cumprimento de mandado judicial.

O suspeito é investigado por descumprimento de medidas protetivas de urgência em favor de sua ex-companheira. A ação foi realizada na segunda-feira (14), por agentes da 22ª Delegacia de Polícia de CearáMirim (22ª DP), em ação conjunta com a Polícia Civil de Pernambuco.

Ainda de acordo com as informações da Polícia Civil, mesmo advertido das regras de não contato, ele continuava mantendo comunicação com a vítima por meio de redes sociais, através de postagens e mensagens.

Taveira foi conduzido à delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

98 FM Natal

Opinião dos leitores

    1. Se o sobrenome fosse aval de integridade ou falta dela, e o filho de Lula teve a “ajuda” jurídica do governo para não ter um simples “puxão de orelha” por ter agredido uma mulher….

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secretaria de Segurança Pública do RN marca reunião após jovem ser baleada em Jacumã

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) informou que fará uma reunião no final da manhã desta quarta-feira (12) para tratar sobre os recentes acontecimentos envolvendo proprietários de veículos com tração 4×4/buggys que realizam trilhas/passeios por áreas de dunas no litoral Norte potiguar.

Na sábado (8), uma jovem de 23 anos foi baleada durante passeio de veículos 4 x 4 nas Dunas da praia de Jacumã, em CearáMirim, Litoral Norte do estado. A Sesed também comunicou que irá avaliar as questões que envolvem a segurança de moradores, frequentadores e turistas que visitam a região da praia de Jacumã.

Foram convidados representantes dos profissionais que atuam como bugueiros/trilheiros, Secretaria Estadual de Turismo, Prefeitura de CearáMirim, além de comandantes, gestores e diretores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Técnico-Científico de Perícia, Detran, DER e IDEMA.

A reunião acontecerá no Gabinete de Gestão Integrada, na SESED, que fica na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado.

Novo Notícias 

Opinião dos leitores

  1. Tem algumas propriedades que já se tornaram de domínio público, seja por seu alto interesse para o turismo do Estado, seja pela omissão de seus proprietários que ao longo de anos permitiram que a população fizesse uso sem restrições e até pelo seu total abandono. O Estado deveria desapropriar estas áreas para obter o seu total controle a bem da coletividade.

    1. Daqui a pouco, vão querer proibir o povo brasileiro de andar, falar, viajar, viver, votar no MITO, namorar, casar, ler, abrir os olhos, tudo em nome da democracia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

América passeia e goleia o Globo por 7 a 0 na Arena

Foto: Alexandre Lago

O América teve muita facilidade para golear o Globo FC na noite desta segunda-feira, em confronto válido pela segunda rodada do Campeonato Potiguar. O placar de 7 a 0 foi construído com autoridade, aproveitando também as falhas de marcação e posicionamento da Águia de CearáMirim. A vitória poderia ter sido até mais elástica na Arena das Dunas.

Os gols foram marcados por Souza (2), Salazar, Rodriguinho, Giovani, Gustavo Henrique e Marcos Ytalo.

Com o resultado, o América chegou aos 13 pontos, isolado na liderança do Grupo A. O Globo é o lanterna da chave, com um ponto em cinco jogos.

Próximos jogos

O América volta a campo pelo estadual apenas no dia 7 de fevereiro, contra o Santa Cruz de Natal. É o último jogo da primeira fase. No mesmo dia, o Globo recebe o Potyguar Seridoense no Barretão, em CearáMirim. Antes, o América estreia na Copa do Nordeste neste sábado, contra o Fortaleza, no Castelão.

ge RN

Opinião dos leitores

  1. Campeonato falido. Manipulado e suspeito.
    Deficitário, ultrapassado, onde só tem mesmo dois times. O restante só serve pra fazer saldo de gols e roubar um pontinha aqui ou alí, de um dos dois grandes que estiver em crise.
    Muitos começam a competição e no decorrer dela vão se desfazendo do plantel.
    Campeonato estadual só serve pra atrapalhar as competições mais importantes, contundir e desgastar atletas.
    Mas…a CBF precisa deles em atividade pois através desse atraso chamado campeonatos estaduais, ela mantém as federações – que tem voto peso 3 -debaixo da asa em troca de migalhas e assim se sobrepõe aos clubes – que tem voto peso 1 – para eleger quem melhor atender aos seus interesses e assim, perpetuar aquele antro de corrupção e mercenarismo que está afundando o futebol brasileiro, com um monte de otários prestigiando e aplaudindo!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

FOTOS: Parte do muro nos fundos do Marista não resiste e desaba após chuvas

Uma parte do muro nos fundos do Colégio Marista, no Tirol, desabou após as chuvas que caíram em Natal durante o final de semana. O trecho do muro que desabou fica na rua CearáMirim.

Em março deste ano outra parte do muro já havia desabado, também em um dia bastante chuvoso.

Opinião dos leitores

  1. E o que é que o governo do estado tem com a drenagem de Natal, Berg Bolsominion Naldo?
    Vai estudar mané!!!!

    1. Imbecil não trocasse ainda a ferradura o que a governadora tem haver com muro do marista.

    2. A água que escoa era pra ser por drenagem e não na rua ôhw seu petista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ CEARÁMIRIM/ VOTOS VÁLIDOS: Antônio Henrique tem 69,7%, Jumária 17,7% e Marcílio 10,2%

 

PESQUISA CONSULT/ BG apontou nos votos válidos que Antonio Henrique tem 69,7%, Jumária 17,7%, Marcilio 10,2% e Ana Célia 2,2%.

 

A pesquisa foi realizada no dia 02 de outubro, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e confiabilidade 95%. Foi registrada no TSE com o número RN-09244/2024

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

MST faz novas invasões e a Faern acusa ato político

Foto: Reprodução

Membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram mais duas propriedades privadas nesta semana no Rio Grande do Norte. A última delas, na noite de terça-feira (16), em CearáMirim, na Grande Natal. Diante dos novos casos, a Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern) lamentou a situação de insegurança no estado e classificou as ações do MST como “de caráter político-ideológico, e não de luta por terra”.

“Lamentamos que episódios dessa natureza aconteçam no Rio Grande do Norte, pois não falta terra para fazer assentamentos. O governo brasileiro, a União, tem muitas terras disponíveis para fazer assentamentos. Então não é uma invasão por procura de terra, é uma invasão de caráter político”, afirmou o presidente da Faern, José Vieira.

A última invasão ocorreu no terreno da Companhia Açucareira do Vale do CearáMirim, na terça-feira. De acordo com o MST, cerca de 300 famílias ocupam a área. A invasão foi divulgada nas redes sociais do movimento e faz parte da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, que ocorre neste mês, conhecido como “Abril Vermelho”.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Os invasores de terra voltaram com toda força, trabalhar não, mas pegar o alheio, é com essa turma mesmo. Bandidos travestidos de trabalha rurais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Globo vence o América por 2 a 1 pelo Campeonato Potiguar

Foto: Canindé Pereira/América FC

O Globo venceu o América por 2 a 1, nesse domingo (13), em jogo válido pela quarta rodada da Copa Rio Grande do Norte, o segundo turno do Campeonato Potiguar. A partida aconteceu no estádio Barrettão, em CearáMirim.

O placar foi aberto pelo América, com gol de Téssio nos primeiros 32 minutos. Mas o empate veio ainda no primeiro tempo, com Mael garantindo o gol do Globo. No segundo tempo, a disputa foi acirrada, mas foi  a Águia de CearáMirim que conseguiu a virada com Anderson, aos 29 minutos da segunda etapa.

Mesmo com a derrota, o time Alvirrubro permanece na liderança, com 10 pontos somados até aqui. O Potiguar de Mossoró aparece em segundo lugar, também com 10 pontos, mas o América vence no saldo de gols. Já a vitória ajudou o Globo a permanecer no G4, agora com seis pontos.

Na próxima rodada, o Globo enfrenta o Santa Cruz de Natal, em jogo marcado para a quarta-feira (16), no Frasqueirão, às 15h, pela 5ª rodada. E o América-RN enfrentará o Força e Luz, no sábado (19), às 16h, na Arena das Dunas, pela 6ª rodada.

Portal da Tropical

Opinião dos leitores

  1. Eu prefiro assistir os peladeiros jogando no campo da cidade da Esperança e depois tomar uma kkkk

    1. Tomar uma com os peladeiros suados né, Titia Cacá.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PRF prende no RN motorista com carro alugado que deveria ter sido devolvido em 2018

Veículo apreendido pela PRF em CearáMirim — Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu nesta quarta-feira (24) na cidade de CearáMirim, na Grande Natal, um motorista de 23 anos que estava com um carro alugado que deveria ter sido devolvido em 21 de janeiro de 2018.

O automóvel, segundo a PRF, foi alugado de uma “grande locadora em Recife (PE)”. Aos policiais, o condutor alegou ter adquirido o veículo em uma cidade do interior e disse desconhecer a identidade do vendedor. O veículo não tinha registro no nome do condutor.

O curioso é que os policiais decidiram investigar o veículo após notarem que eles estava mal estacionado na BR-406.

O condutor estava almoçando em um restaurante e se apresentou aos policiais como proprietário, quando questionado.

“Ao consultarem os dados do automóvel, [os policiais] encontraram informações contraditórias que despertaram suspeitas”, informou a PRF. O veículo tinha queixa de apropriação indébita.

O motorista preso foi encaminhado à Central de Flagrantes, na Zona Norte de Natal, e autuado pelo crime de receptação dolosa. Ele teve a fiança fixada em R$ 1,5 mil pelo delegado. O veículo foi apreendido para posterior devolução à locadora proprietária.

g1-RN

Opinião dos leitores

  1. Vai alugar outro, não devolve,usa até ser pego,paga fiança e vida q segue,a locadora q se ferre.

  2. A polícia judiciária no Brasil é uma moleza pagou a fiança estar solto, pra onde vai este dinheiro vcs sabem eu não sei kkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeito Antônio Henrique inaugura a primeira Casa Azul do Rio Grande do Norte para pessoas com autismo

CearáMirim escreveu, nesta segunda-feira (10), um novo capítulo na história da inclusão e do cuidado no Rio Grande do Norte. A Prefeitura inaugurou a primeira Casa Azul do estado, um espaço pioneiro e multidisciplinar voltado ao atendimento de crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências, consolidando o município como referência em políticas públicas de atenção especializada.
O prefeito Antônio Henrique celebrou a conquista como um sonho coletivo que nasce do diálogo com as famílias:
“Dia de muita alegria, muita alegria mesmo. Quando a gente começou essa caminhada já sabia dos avanços que o ex-prefeito Júlio tinha conseguido nessa área. Nos reunimos com várias mães e grupos de mães solicitando que tivéssemos esse espaço aqui em CearáMirim. Semana passada até me corrigiram num vídeo, disseram que seríamos a terceira Casa Azul do estado, mas não — somos a primeira! Existem outras cidades que atendem pessoas com autismo, mas não têm uma Casa Azul. CearáMirim está inovando. Agradeço a parceria da Secretaria de Educação junto com a Secretaria de Saúde, que se uniram para tornar isso possível.”
A Casa Azul nasce com a missão de oferecer cuidado integral, terapias especializadas e acolhimento às famílias, promovendo desenvolvimento, autonomia e qualidade de vida por meio de práticas baseadas em evidências científicas.
O espaço conta com sete salas de atendimento, áreas para atividades individuais e em grupo, jardim sensorial, horta funcional, cozinha terapêutica e espaço recreativo — tudo planejado para garantir conforto, segurança e acessibilidade.
A psicóloga e especialista em terapia ABA, Luana Limeira, destacou a importância e o ineditismo do equipamento público:
“Sou psicóloga de formação, administradora, e trabalho com intervenção voltada para pessoas com autismo há 13 anos. A Casa Azul, como disse um dos pais aqui, é realmente um palácio — não existe nada nem parecido em serviços privados. Aqui teremos atendimentos de intervenção ABA, fonoaudiologia, psicomotricidade e terapia alimentar para crianças com seletividade alimentar. O espaço não vai atender apenas crianças, mas também jovens e adultos dentro do espectro. É um espaço de inclusão de verdade. Estou imensamente feliz e parabenizo o prefeito por abraçar essa causa com tanta sensibilidade e dar voz às mães e pais que lutam por seus filhos.”
Serviços oferecidos
O centro disponibilizará uma rede completa de atendimentos e terapias, incluindo:
•Intervenção comportamental (ABA);
•Fonoaudiologia;
•Psicomotricidade;
•Psicopedagogia;
•Nutrição terapêutica (seletividade alimentar);
•Treino de habilidades sociais;
•Treinamento parental;
•Plantão psicológico;
•Capacitação contínua para profissionais da rede municipal de ensino.
Inicialmente, 100 vagas estão sendo ofertadas, com ampliação prevista conforme a demanda. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, ao lado do Tijolão, na Praça Cinco Bocas.
Documentos necessários para inscrição
•Laudo médico com diagnóstico;
•Comprovante de residência em CearáMirim;
•Cartão SUS;
•Declaração escolar (para crianças acima de 4 anos matriculadas na rede municipal).
A solenidade contou com a presença da vice-prefeita Margareth, do presidente da Câmara Marconi Barbosa, do vice-presidente Bruno César, e dos vereadores Marcos Farias, Cristina Severo, Karina Freitas, Erineide, Carlos Filho, Rener, Vanzinho, Sueli Coutinho e Elizete.

Opinião dos leitores

  1. Muito bom, fiz a escrição aí vão mim liga para comparecer com meu filho como cai fuciona?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Crise Explosiva na Gestão de Resíduos em Natal: Dívidas, Compra Suspeita e Fim da Concessão do Aterro

Foto: Reprodução

O Blog do Dina trouxe na manhã desta quarta-feira (22) um assunto explosivo. A gestão de resíduos sólidos em Natal enfrenta um momento crítico, marcado por uma série de eventos que levantam sérias questões sobre o futuro dessa área vital para a cidade. A Urbana, empresa municipal responsável pela gestão de resíduos, acumula mais de R$ 300 milhões em dívidas, enquanto a concessão do aterro de CearáMirim, comprada recentemente pela Marquise, está prestes a expirar. Esses elementos compõem um cenário alarmante que exige atenção e transparência.

Compra Suspeita da Concessão
Em 2023, a Marquise adquiriu a concessão da Braseco, mesmo com apenas um ano restante no contrato. Essa movimentação gerou especulações sobre os interesses por trás da compra, especialmente considerando que o aterro de CearáMirim está no fim de sua vida útil e localizado em uma área de segurança aeroportuária. A proximidade com o aeroporto de São Gonçalo torna ilegal a continuidade do aterro, devido aos riscos significativos para a segurança aérea.

Futuro Incerto da Destinação de Resíduos
Com o contrato da concessão pública do aterro de CearáMirim terminando no próximo mês, a prefeitura de Natal ainda não anunciou um plano claro para a destinação dos resíduos sólidos da cidade. O silêncio da administração municipal aumenta a incerteza e a preocupação entre os cidadãos, que temem pelo colapso na gestão de resíduos.

Dívidas e Potencial de Receita Perdida
Além da compra suspeita e do fim da concessão, as enormes dívidas da Urbana adicionam outra camada de complexidade à situação. A empresa municipal acumula mais de R$ 300 milhões em débitos, incluindo encargos trabalhistas e impostos federais. Especialistas sugerem que a exploração do gás gerado pelo aterro de CearáMirim poderia gerar receitas de aproximadamente R$ 50 milhões por ano, oferecendo uma solução viável para os problemas financeiros da Urbana. Esta proposta foi discutida em um evento promovido pela Justiça Federal e pelo Tribunal Regional do Trabalho, mas parece não ter avançado nas esferas decisórias da prefeitura.

Questionamentos e Necessidade de Transparência
Diante desses fatos, várias questões emergem: Por que a Marquise comprou a concessão do aterro prestes a expirar e com sérias restrições legais? Qual é o plano da prefeitura para a destinação dos resíduos após o término da concessão? Por que não há um aproveitamento do potencial de geração de receita do gás do aterro para aliviar as dívidas da Urbana?

A falta de respostas claras e a ausência de discussões públicas sobre essas questões são preocupantes. A população de Natal merece transparência e um planejamento eficiente para a gestão de resíduos, garantindo a sustentabilidade e a segurança ambiental da cidade.

O Blog do Dina continuará acompanhando de perto essa situação e trará atualizações assim que houver novos desdobramentos. A gestão municipal ainda pode se manifestar e esclarecer os pontos levantados, mas, até o momento, o cenário permanece incerto e preocupante.

Blog do Dina

Opinião dos leitores

  1. Enquanto vereador, encaminhei requerimento à Prefeitura solicitando o projeto para Natal receber Crédito de Carbono, já que o fim do lixão em Cidade Nova acabaria com a emissão diária de gás carbônico. Mas só pensaram na transação financeira com o aterro sanitário e não deram importância à minha solicitação. Perdemos milhões!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Governo do Estado orienta que aulas sejam suspensas nesta segunda (4) em algumas cidades por causa das chuvas

Foto: Reprodução/Ilustrativa

Devido ao grade volume de chuva que caiu na Grande Natal durante o final de semana, o Governo do Estado orientou – por meio de nota – que as aulas sejam suspensas nesta segunda-feira (04) em algumas cidades, especialmente em Natal, Parnamirim e CearáMirim.

Confira abaixo a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC-RN) orienta aos diretores das Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIREC), principalmente de Natal, Parnamirim, CearáMirim que suspendam as atividades nas escolas, nesta segunda-feira, 04 de julho, em especial naquelas localidades consideradas de risco, nos diversos municípios atingidos pelas fortes chuvas no dia de hoje (3), em toda região litorânea.

Aconselha, também, que sejam feitas vistorias nas escolas que sofreram algum alagamento, antes da retomada das atividades com estudantes e profissionais das equipes docente e pedagógica, como medida de segurança.

A SEEC coloca-se à disposição para colaborar em qualquer emergência, solicitando a compreensão nesse momento de calamidade para o povo potiguar.

Em caso de emergência, a gestão escolar deve ligar para a Defesa Civil (190 ou 156) ou para o Corpo de Bombeiros (193).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeito Antônio Henrique entrega reforma da Escola Municipal Maria de Lourdes, em Gravatá

Foto: Divulgação

A manhã desta terça-feira (2) marcou mais um avanço importante para a educação de CearáMirim. O prefeito Antônio Henrique entregou oficialmente a reforma da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Oliveira, na comunidade de Gravatá — unidade que atende mais de 160 alunos, distribuídos em sete turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

A intervenção realizada pela Prefeitura transformou completamente a escola. A obra incluiu substituição e nivelamento do piso, retelhamento e reforço da cobertura, adequações de acessibilidade nos banheiros, reorganização da cozinha, melhorias na fachada, reparos elétricos e hidráulicos, pintura geral e readequação de todos os ambientes internos. O resultado é um espaço mais seguro, funcional, moderno e acolhedor para alunos, professores e funcionários.

Com a conclusão dos serviços, a Escola Maria de Lourdes passa a oferecer um ambiente renovado e preparado para fortalecer o desenvolvimento acadêmico e social das crianças da comunidade. Esta já é a terceira escola reformada entregue pela atual gestão, enquanto outras cinco unidades serão entregues até o final do ano, ampliando ainda mais o alcance das melhorias estruturais no município.

Durante a solenidade, o prefeito também anunciou a licitação de mais duas creches para ampliar a rede municipal de Ensino Infantil e confirmou a entrega do novo fardamento escolar para todos os estudantes da rede.

“Hoje não entregamos apenas uma obra. Entregamos dignidade, respeito e futuro para nossas crianças. A escola é o coração de uma comunidade, e estamos trabalhando para que todas as nossas unidades ofereçam a qualidade que nossos estudantes merecem. Estamos transformando a educação de CearáMirim com planejamento, responsabilidade e compromisso”, afirmou o prefeito Antônio Henrique.

A cerimônia contou com a presença da vice-prefeita Margareth, do secretário municipal de Educação, Assis Cavalcanti, do presidente da Câmara, Marconi Barbosa, além de vereadores, lideranças e moradores da comunidade.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeito Antônio Henrique inaugura sistema de abastecimento de água no Assentamento Padre Cícero

Foto: Divulgação

Um sonho antigo dos moradores do Assentamento Padre Cícero, em CearáMirim, se tornou realidade. Na manhã desta terça-feira (15), o prefeito Antônio Henrique inaugurou o novo sistema de abastecimento de água da comunidade, encerrando uma espera de mais de 25 anos por acesso regular à água potável.

A obra foi executada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de CearáMirim (SAAE), com um investimento superior a R$ 300 mil. Os serviços incluíram a perfuração e instalação de poços, implantação de redes de distribuição e ramais domiciliares, beneficiando diretamente mais de mil moradores.

Durante o ato inaugural, o prefeito destacou o compromisso da gestão com a melhoria da qualidade de vida nas comunidades rurais:

“Hoje é um dia histórico para o Assentamento Padre Cícero. Estamos levando dignidade, saúde e mais qualidade de vida para as famílias que aqui vivem. Esse era um compromisso da nossa gestão e agora é uma realidade”, declarou Antônio Henrique.

Estiveram presentes os vereadores Erineide, Climerio, Marcos Faria, Kaio Amigo, Vanzinho da Saúde, o vice-presidente da Câmara, Bruno César, e o presidente Marcone Barbosa.

Moradora da comunidade, Maria Isabel agradeceu a realização da obra:

“Foram mais de 20 anos de espera. Hoje temos água chegando nas nossas casas, trazendo saúde e dignidade. Só temos a agradecer por essa conquista que muda a vida da nossa comunidade”, afirmou.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Urbana Afunda em Dívidas de R$ 300 Milhões e Destinação de Resíduos de Natal Sem Solução

Foto: Reprodução

O Blog do Dina trouxe na manhã desta quarta-feira (22) um assunto explosivo. Diante da ausência de discussões públicas sobre a destinação dos resíduos sólidos da capital potiguar e do fim iminente da concessão da área pela Marquise (que adquiriu a concessão da Braseco, a menos de um ano para o término do contrato), sérias questões emergem sobre o futuro da gestão de resíduos em Natal.

O prazo do contrato da concessão pública do aterro de CearáMirim termina no próximo mês, coincidindo com o fim da vida útil do aterro, que já recebeu aproximadamente seis milhões e quinhentas mil toneladas de resíduos. Além disso, a localização do aterro em uma área de segurança aeroportuária, a menos de 10 km do aeroporto de São Gonçalo, impede sua renovação, já que o local representa riscos significativos para a segurança do aeroporto e de possíveis acidentes aéreos.

No entanto, o problema não se limita à questão da localização. A Urbana, empresa municipal responsável pela gestão de resíduos, acumula mais de R$ 300 milhões em dívidas, incluindo encargos trabalhistas e impostos federais. Esse passivo financeiro colossal coloca em risco a sustentabilidade da gestão de resíduos na cidade.

Especialistas argumentam que a prefeitura está negligenciando um ativo valioso que poderia ajudar a quitar essas dívidas: a exploração do gás gerado pelo aterro de CearáMirim. Estima-se que essa exploração poderia gerar receitas de cerca de R$ 50 milhões por ano. Essa proposta foi apresentada em um evento promovido pela Justiça Federal e pelo Tribunal Regional do Trabalho, que discutiu alternativas para resolver as dívidas da Urbana. As receitas geradas poderiam oferecer uma solução viável para os problemas financeiros da empresa municipal.

Para que isso aconteça, ao fim da concessão, a exploração do aterro de CearáMirim deve retornar à Prefeitura de Natal, e todos os bens adquiridos pela concessionária deveriam ser revertidos para o município, conforme estipulado no acordo original.

A situação é crítica e levanta sérias questões sobre a gestão dos resíduos sólidos em Natal. A ausência de um plano claro e a falta de transparência nas decisões da gestão municipal apenas agravam a incerteza e a preocupação da população. O Blog do Dina continuará acompanhando de perto essa situação e trará atualizações assim que houver novos desdobramentos.

Blog do Dina

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

Trens Urbanos de Natal não funcionarão durante feriado de Tiradentes

Foto: Divulgação/CBTU

A CBTU informa à população que nesta quinta-feira, 21, feriado de Tiradentes, o Sistema de Trens Urbanos de Natal não funcionará.
A circulação dos trens retornará na sexta-feira, 22, a partir das 04h59 na Linha Norte, no percurso CearáMirim/Natal e das 05h19 na Linha Sul, no percurso Boa Esperança(Parnamirim)/Natal.
Mais informações no 84 3221-3355.

Opinião dos leitores

  1. Poxa, logo nesse feriado que estava querendo ir de trem até Nísia Floresta. Mas deixa pra sexta ou sábdo.

    1. Vai correndo por dentro, com tua inteligência e voluntarismo, quem sabe não chega na Venezuela, lá é bom demais, se for por outro canto, veja se cuba não é melhor, aqui vc certamente não fará falta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Oito homens são presos em operação de combate a crimes sexuais contra crianças e adolescentes no RN

Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil prendeu oito homens na manhã desta quinta-feira (15) durante a deflagração de mais uma fase da “Operação Caminhos Seguros”, com foco no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Eles foram presos nos municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, CearáMirim e Extremoz.

A ação foi realizada em alusão ao 18 de Maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e integra a campanha estadual RN Faz Bonito.

Segundo a Polícia Civil, cinco dos homens presos hoje estavam foragidos há vários anos. Os outros três já haviam sido condenados definitivamente por estupro de vulnerável, com vítimas pertencentes ao próprio núcleo familiar.

A ação foi coordenada pelas Delegacias Especializadas na Proteção da Criança e do Adolescente (DPCAs) de Natal, Parnamirim e Mossoró, com o apoio das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs) de Caicó, Macau e CearáMirim, além de equipes dos 1º e 5º Núcleos de Investigação Qualificada (NIQ).

Coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Operação Caminhos Seguros tem como objetivo prevenir e reprimir crimes sexuais contra crianças e adolescentes, reafirmando o compromisso das forças de segurança com a proteção da infância e da adolescência em todo o país.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte ressalta que a participação da sociedade é fundamental. Denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

98 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *