O Senado aprovou, nesta terça-feira (7), a transferência simbólica da capital do Brasil para Belém (PA) entre os dias 11 e 21 de novembro, período em que a cidade sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O Projeto de Lei 358/2025, de autoria da deputada Duda Salabert (PDT-MG), segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Com a medida, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário poderão despachar temporariamente de Belém. Todos os atos e documentos assinados pelo presidente e ministros durante esse intervalo terão o registro da capital paraense.
A COP30 reunirá chefes de Estado e lideranças globais para discutir estratégias de enfrentamento à crise climática, incluindo metas de redução de emissões de gases de efeito estufa e ações para proteção da Amazônia.
Para o relator da proposta no Senado, Jader Barbalho (MDB-PA), a iniciativa destaca a relevância da Amazônia no debate internacional. “O projeto homenageia não apenas o grande evento, mas também a cidade de Belém e sua importância estratégica”, afirmou.
Alguns parlamentares ressaltaram o caráter simbólico da mudança. Zequinha Marinho (Podemos-PA) destacou que a decisão é um “chamado à responsabilidade” diante dos desafios amazônicos, e Damares Alves (Republicanos-DF) disse que “está na hora de o Senado dar um aceno à COP”.
Já entre os críticos, Eduardo Girão (Novo-CE) classificou a proposta como “encenação política” e alertou para os custos da transferência temporária. O senador Cleitinho (Republicanos-MG) também votou contra a medida.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve voltar a despachar nesta semana após sofrer acidente doméstico e cancelar viagem à Rússia por orientação médica. Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Lula terá agendas de governo nesta semana no Palácio do Planalto e participará da Cúpula dos Brics, que acontecerá na cidade russa de Kazan, por videoconferência.
Já o médico de Lula, Roberto Kalil, também disse ao GLOBO que o presidente está liberado para trabalhar. Lula só não poderá fazer atividade física.
Lula caiu no banheiro do Palácio da Alvorada e feriu a parte de trás da cabeça. Ele foi atendido no Hospital Sírio Libanês em Brasília no sábado e precisou levar pontos no local. O presidente voltou ao hospital neste domingo, mas já está descansando na residência oficial.
Se você é fã de frango, bem crocante e temperado, pode começar a comemorar, porque a franquia Lug’s reabriu em fevereiro na região central de Natal. Desde o último dia 24, a unidade está em pleno funcionamento, servindo o tradicional balde de frango.
A Lug’s é uma das redes mais conhecidas do Brasil. O carro chefe da marca é o frango crocante no balde, com tempero secreto, inspirado nos tradicionais fast-foods americanos.
Hiper balde com três cortes (steak, drumet e trix)
O frango está disponível em três tipos de cortes: steak, drumet e trix, servidos em baldes de até 3 tamanhos ou em porções individuais, acompanhados de molhos exclusivos.
Já os molhos contam com seis opções: ketchup, maionese, honey mustard, barbecue, chipottle e french. Para beber, a franquia vai contar com água e refrigerantes.
A unidade, pertencente ao empresário Ricardo Calazans, nos contou suas expectativas para a reabertura da franquia, “trouxemos o projeto para um bairro mais central da cidade, atendendo toda a zona sul e norte. Nosso foco agora é o serviço delivery, dando mais agilidade e qualidade aos produtos oferecidos”, afirma.
A Lug’s Franchising iniciou sua operação em meados de 2009, baseada no suculento frango brasileiro e sua versatilidade na cozinha. Este é um tipo de alimentação bastante comum na Europa e nos Estados Unidos, com os famosos baldinhos de “fritos”.
Horários: 17h às 23h de terça à domingo Localização: Rua Moisés Sesyon, 3637 – Candelária, Natal Aplicativos de delivery: IFood e Goomer Whastapp: (84) 99702-5841
Uma mulher indiana deu à luz gêmeos siameses com duas cabeças, três braços e dois corações, na última segunda-feira (28/3), no estado de Madhya Pradesh. De acordo com a imprensa local, Shaheen Khan e o marido, Sohail, esperavam por gêmeos, mas não imaginavam que eles seriam siameses, compartilhando o mesmo corpo.
Os bebês têm corações independentes. A terceira mão ficou localizada na parte de trás do corpo, entre as duas faces.
A condição rara, na qual gêmeos dividem o mesmo torso, é conhecida como parapagus dicefálico e acomete apenas 11% dos casos de gêmeos siameses, de acordo com uma revisão histórica feita pelo Journal of Pediatric Surgery. Até mesmo os médicos ficaram surpresos com o caso.
Os gêmeos foram transferidos para o Maharaja Yeshwantrao Hospital, em Indore, uma cidade vizinha com melhores condições de atender o caso. Seguem em observação médica em uma unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal.
“Esses tipos de casos são raros e a condição dos bebês permanece incerta, especialmente nos primeiros dias. Por isso, nós os mantivemos sob observação. Não planejamos nenhuma cirurgia no paciente”, disse o médico Lahoti.
Um caso semelhante foi registrado na Índia em 2019, quando Babita Ahirwar e Jaswant Singh Ahirwa tiveram gêmeos siameses que compartilhavam os mesmos órgãos internos, incluindo um só coração, porém com duas cabeças separadas e três mãos, sendo que uma delas tinha duas palmas coladas uma à outra.
A médica Fernanda Costa (PL), a ‘Dra. Fernanda,’ teve o seu nome homologado como candidata a prefeita de Santa cruz, durante convenção do PL realizada neste domingo, dia 28, no Ginásio Poliesportivo Deputado Marcílio Furtado, que ficou completamente lotado com a presença de populares e aliados políticos vindos de várias regiões do estado. Esposa do vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tomba Farias (PSDB), ‘Dra Fernanda’ enfrentará a campanha eleitoral liderando as intenções de votos, como mostrou pesquisa do Instituto Consult, realizada em 25 de junho e que lhe conferiu 54,6% da preferência do eleitor no cenário estimulado.
Em seu discurso, Dra. Fernanda destacou o fato de Santa Cruz ter que continuar avançando. “Pertenço ao um grupo político, que há mais de 20 anos, sob a liderança de Tomba, é responsável pelo avanço que fez com que Santa Cruz seja o que é hoje. A gente vem não só para focar no desenvolvimento, mas também no acolhimento daquela parcela da sociedade que mais precisa de nós”, ressaltou a candidata que terá como companheiro de chapa o gestor público Francisco Nogueira, filiado ao PODEMOS.
Emocionada, ‘Dra, Fernanda’ falou da saudade de voltar à praça pública e manter contato direto com a população, teceu elogios ao prefeito Ivanildo Ferreira, o “Ivanildinho”, e assegurou ainda que irá construir com o povo as soluções para os problemas e demandas que forem apresentados.
Tomba Farias, por sua vez, destacou que, quando eleita, Fernanda Costa continuará fazendo Santa Cruz se desenvolver. “Nossa cidade não pode retroceder. Santa Cruz é hoje a cidade que mais cresce no Rio Grande do Norte e essa realidade tem que ser ampliada ainda mais”, ressaltou.
O vice-presidente da AL/RN agradeceu as presenças dos senadores Rogério Marinho e Styverson Valetim e do deputado federal Robinson Faria, todos responsáveis pela destinação de emendas importantes para a realização de obras na cidade. “Eu não peço a ninguém nada para mim, nem para a minha família. O que eu peço é para o meu povo, para a minha querida Santa Cruz, que tem que continuar avançando”.
Tomba Farias, ainda em seu discurso, falou da importância da família e agradeceu o apoio e compreensão de seus filhos, Luiz Miguel, Luiz Fernando e Maria Luiza, que compareceram ao evento político.
Para o senador Rogério Marinho (PL), quando eleita, Fernanda deverá fazer “uma gestão maravilhosa, pela experiência que tem e pelo o fato de já ter exercido um mandato como prefeita. Já Styverson Valetim (PODEMOS) se disse “feliz” com a candidatura de ‘Dra. Fernanda’ que, segundo ele, dará continuidade à gestão de Ivanildinho.
Por sua vez, o deputado Robinson Faria (PL) apontou Fernanda como “a candidata do povo de Santa Cruz, um nome já testado e aprovado”. O parlamentar lembrou ainda da empatia que a candidata tem com a população. “Ela é uma médica, uma grande gestora que atende a todos de forma carinhosa e afetuosa”, definiu.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou haver “indícios fortes” de ações crim1nosas nos incêndios florestais que assolam o país. “Há muitas suspeitas de que os incêndios são criminosos”, disse ainda. A fala ocorreu nesta terça-feira (17/9), em reunião que conta com a presença dos chefes dos três Poderes e de outras autoridades.
“Nós tivemos, nos últimos dias, um agravamento da situação no Brasil. A gente ainda não pode falar que são crim1nosas a quantidade de incêndios que estão acontecendo no Brasil, mas há indícios fortes”, disse o presidente.
Lula ainda disse que o país não estava 100% preparado para cuidar dessas questões relacionadas ao clima. “Até 90% das cidades estão despreparadas para cuidar disso, os estados são poucos que têm preparação”, indicou.
Em Assu, uma senhora humilde de uma comunidade fez um comentário desrespeitoso e capacitista em um grupo de whatsapp sobre uma candidata a prefeita, que tem uma deficiência na visão.
A candidata elaborou uma resposta em um vídeo produzido por sua campanha em que aparece chorando e lastimando-se do desrespeito que sofreu.
O vídeo viralizou porque, por acaso, há poucos dias, tinha havido uma ‘troca de farpas’ com uma outra mulher, uma médica que é tia do prefeito, sobre um concurso público. Daí, espalhou-se que a mulher do áudio desrespeitoso era a mesma, ou seja, espalhou-se que o áudio desrespeitoso seria da tia do candidato Lula. Claro que não era – e não dá nem pra confundir as vozes que são totalmente diferentes, mas todo mundo que não conhece as pessoas envolvidas e que viu o vídeo embarcou nessa ‘fake news’ enviezada. Inclusive veículos de imprensa de Mossoró e Natal.
Em Caicó, há uns dois meses, aconteceu algo bem parecido. A prefeitura instalou câmeras de videomonitoramento nas ruas da cidade. A secretária de trânsito deu entrevista em uma rádio local explicando o funcionamento dessas câmeras. Logo em seguida, surgiu um áudio com voz feminina nos diversos grupos da cidade dizendo que todo mundo estava sendo multado por essas câmeras, o tempo todo. Motoqueiros que estivessem levando uma sacola ou com viseira do capacete aberta ou qualquer outra coisa do tipo. Isso causou um alvoroço na cidade com reações as mais diversas. E o assunto viralizou. Assim como em Assu, espalharam que a voz do áudio era a da secretária de trânsito, sem ser. Fake news. Mas a secretária teve que divulgar um vídeo para provar que a voz do áudio não era a dela.
Em campanhas anteriores, existia a tática do ‘Teatro Invisível’ ou ‘Teatro Fantasma’ em que atores contratados por candidatos iam para locais movimentados da cidade, feiras e transporte coletivo, simular conversas acaloradas entre elas para espalhar boatos sobre seus adversários. Hoje esse teatro fake se produz em estúdios, com luzes e câmeras.
Esse tipo de tática com claro objetivo de ludibriar o público pode até funcionar por um tempo. Mas sempre terminam sendo desmascarados. E quando isso acontece, vem o ‘efeito rebote’, que se volta contra quem fez o teatro, contra quem tentou enganar as pessoas.
Como diz o ditado popular: “Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo.”
As chuvas que caem desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (15) causam transtornos em Natal. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), havia pelo menos 8 pontos de alagamento na cidade por volta das 12h30.
Além disso, alguns semáforos apresentaram problemas. Um deles, instalado no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Alberto Maranhão, no Tirol, ficou piscando na luz amarela durante a manhã.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) está procedendo à remoção da marquise para permitir que a Defesa Civil avalie os danos e os riscos dentro do edifício.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), entre 12h de quinta-feira (14) e 12h desta sexta-feira (15), Natal teve 18,4 mm de chuva.
Pontos de alagamento
Ponto de alagamento parcialmente transitável na avenida Prudente de Morais, em frente ao Corpo de Bombeiros.
Ponto de alagamento parcialmente transitável na rua Mor Gouveia e Miramar.
Ponto de alagamento parcialmente transitável na avenida Nevaldo Rocha, em frente a antiga Semtas.
Ponto de alagamento parcialmente transitável no cruzamento da avenida Prudente de Morais x Av Nascimento de Castro.
Ponto de alagamento parcialmente transitável na avenida Nevaldo Rocha x av Coronel Estevam.
Ponto de alagamento transitável na rua Almino Afonso.
Ponto de alagamento transitável na avenida Alexandrino de Alencar x rua Fonseca e Silva.
Ponto de alagamento transitável na avenida Coronel Estevam x av Presidente Bandeira.
A noite desta sexta-feira (13) foi de festa, emoção e tecnologia no São João de Natal. O Polo Arena das Dunas recebeu uma verdadeira multidão para curtir mais uma grande programação de shows, que teve como destaque as apresentações de Giullian Monte, Flávio José, Alok e Michele Andrade.
O potiguar Giullian Monte abriu a noite com um repertório recheado de sucessos do forró e animou o público com a energia já conhecida dos festejos juninos. Na sequência, subiu ao palco o mestre Flávio José, ícone do forró tradicional, que encantou o público com clássicos que marcaram gerações.
Depois foi a vez de Alok transformar a Arena em um verdadeiro espetáculo. O DJ fez um show eletrizante, com estrutura de luz e som de alto nível, e surpreendeu ao incorporar um show de drones ao final da apresentação. Os equipamentos sobrevoaram o céu de Natal formando imagens em homenagem à cidade, como o Morro do Careca, um dos principais cartões-postais da capital potiguar.
Fechando a noite, Michele Andrade manteve o clima de festa, embalando o público presente e encerrando a programação com chave de ouro.
A multidão respondeu à altura: milhares de pessoas vibraram, cantaram e dançaram do início ao fim, em uma das noites mais marcantes do São João até aqui.
Verdade. É São João, outra festa. O que tem haver com Alice, no São João. Estão descacterizando a tradicional Festa Junina: que tinha Quadrilhas Tradicionais, Sanfoneiros cantando Forró, musicais juninas, música etc…!!
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para 74 cidades do Rio Grande do Norte. O aviso vale deste sábado (9) até 10h do domingo (10).
O alerta é de perigo potencial, o primeiro numa escala de três em relação à severidade das chuvas. De acordo com o órgão, as chuvas que podem atingir a cidade são entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há também a possibilidade de ventos intensos, entre 40 e 60 km/h.
Assu
Afonso Bezerra
Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Alto do Rodrigues
Antônio Martins
Apodi
Areia Branca
Augusto Severo
Baraúna
Caiçara do Norte
Caicó
Caraúbas
Carnaubais
Coronel João Pessoa
Doutor Severiano
Encanto
Felipe Guerra
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Galinhos
Governador Dix-Sept Rosado
Grossos
Guamaré
Ipanguaçu
Ipeira
Itaú
Janduís
Jardim de Piranhas
João Dias
José da Penha
Jucurutu
Lucrécia Luís Gomes
Macau
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Messias Targino
Mossoró
Olho D’Água do Borges
Paraná
Paraú
Patu
Pau dos Ferros
Pedra Grande
Pendências
Pilões
Portalegre
Porto do Mangue
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Rodolfo Fernandes
São Bento do Norte
São Fernando
São João do Sabugi
São Miguel do Gostoso
Serra do Mel
Serra Negra do Norte
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Taboleiro Grande
Tenente Ananias
Tibau
Timbaúbados Batistas
Touros
Triunfo Potiguar
Umarizal
Upanema
Venha-Ver
Viçosa
Líderes mundiais do G7, grupo que inclui as sete maiores economias do mundo, convocaram reunião de emergência após novos ataques da Rússia a várias cidades ucranianas nesta segunda-feira (10/10). No encontro, marcado para terça (11/10), chefes de Estado pretendem discutir — com a presença do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky — a escalada do conflito no Leste Europeu.
A convocação ocorre em meio à preocupação global com a extensa ofensiva russa nesta manhã, um dos maiores ataques desde o início da guerra, que mirou pelo menos 10 cidades em território ucraniano. Os bombardeios ocorreram em retaliação à explosão que derrubou um trecho da ponte que liga a Península da Crimeia ao território continental russo, no último sábado (8/10).
Nas redes sociais, Zelensky afirmou ter conversado por telefone com a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, com o presidente da França, Emmanuel Macron, e com o chanceler alemão e atual presidente do G7, Olaf Scholz. Os líderes mundiais prometeram intensificar a cooperação com a Ucrânia após os ataques.
“Firmei acordo com o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, que ocupa a presidência do G7, para uma reunião urgente do grupo”, disse Zelensky. “Também discutimos a questão do aumento da pressão sobre a [Rússia] e ajuda na restauração da infraestrutura danificada”.
Scholz confirmou que os países da Europa estão firmemente ao lado da Ucrânia. “Nenhum de nós aceita as frágeis tentativas da Rússia de tomar partes da Ucrânia em violação do direito internacional”.
O ex-presidente e pré-candidato ao Palácio do Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesse sábado (18) que Jair Bolsonaro (PL) está “se borrando”. O petista se refere às desconfianças que o atual presidente tem levantado sobre o processo eleitoral.
Lula mencionou as eleições que Bolsonaro já disputou e ganhou realizadas com urnas eletrônicas. “Ele está se borrando com medo da urna eletrônica”, declarou o petista.
“Na verdade, a urna eletrônica é apenas um pretexto”, afirmou o ex-presidente em seguida. “Ele está com medo não é da urna eletrônica, ele está com medo é da urna humana que vai votar no dia 2 de outubro”, declarou Lula.
O ex-presidente deu a declaração em discurso em São Cristóvão (SE), cidade histórica a cerca de 25 km de Aracaju.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas amarelos (que indicam perigo potencial de chuvas para mais de 140 cidades do Rio Grande do Norte. Os informes, emitidos em dias e horários distintos, apontam que cidades listadas podem sofrer com precipitações de até 50 milímetros ao dia.
O primeiro alerta em destaque inicia a partir das 18h deste sábado, e é válido até às 10h deste domingo (9). O segundo foi emitido ainda na sexta-feira (7), e tem a mesma duração do anterior.
Ainda de acordo com o Inmet, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é baixo. Em caso de rajadas de vento, a população não deve se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas.
Também não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Cidades cujo alerta começa a valer na noite deste sábado (8) e dura até o domingo (9)
Assu
Afonso Bezerra
Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Alto do Rodrigues
Angicos
Antônio Martins
Apodi
Areia Branca
Arês
Augusto Severo
Baía Formosa
Baraúna
Bento Fernandes
Bom Jesus
Brejinho
Caiçara do Norte
Caicó
Canguaretama
Caraúbas
Carnaubais
Ceará-Mirim
Coronel João Pessoa
Doutor Severiano
Encanto
Espírito Santo
Extremoz
Felipe Guerra
Fernando Pedroza
Florânia
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Galinhos
Goianinha
Governador Dix-Sept Rosado
Guamaré
Ielmo Marinho
Ipanguaçu
Itajá
Itaú
Jandaíra
Janduís
Jardim de Angicos
Jardim de Piranhas
João Câmara
João Dias
José da Penha
Jucurutu
Jundiá
Lagoa de Pedras
Lagoa Salgada
Lajes
Lucrécia Luís Gomes
Macaíba
Macau
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Maxaranguape
Messias Targino
Montanhas
Monte Alegre
Mossoró
Natal
Nísia Floresta
Nova Cruz
Olho d’Água do Borges
Paraná
Paraú
Parazinho
Parnamirim
Passagem
Patu
Pau dos Ferros
Pedra Preta
Pedro Avelino
Pedro Velho
Pendências
Pilões
Poço Branco
Portalegre
Porto do Mangue
Pureza
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Rio do Fogo
Rodolfo Fernandes
Santa Maria
Santana do Matos
São Fernando
São Francisco do Oeste
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
São Miguel
São Pedro
São Rafael
Senador Georgino Avelino
Serra do Mel
Serra Negra do Norte
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Taboleiro Grande
Taipu
Tenente Ananias
Tibau do Sul
Timbaúba dos Batistas
Touros
Triunfo Potiguar
Umarizal
Upanema
Várzea
Venha-Ver
Vera Cruz
Viçosa
Vila Flor
Cidades sob alerta que iniciou na sexta-feira (7) e é válido até o domingo (9)
Areia Branca
Baraúna
Caiçara do Norte
Carnaubais
Ceará-Mirim
Extremoz
Galinhos
Grossos
Guamaré
Macau
Maxaranguape
Mossoró
Natal
Parazinho
Pedra Grande
Porto do Mangue
Pureza
Rio do Fogo
São Bento do Norte
São Gonçalo do Amarante
São Miguel do Gostoso
Serra do Mel
Tibau
Touros
*Observação: há 20 cidades listadas em ambos os informes.
O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) anunciou, nesta segunda-feira (14), novos grupos técnicos e uma lista de nomes para a equipe de transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Um dos nomes é o dos ex-atletas Ana Moser e Raí, em Esportes, e Guilherme Boulos (PSOL-SP), em Cidades. Os outros integrantes anunciados são dos grupos técnicos de Educação, Infraestrutura, Cultura e Juventude, além de um subgrupo dedicado a Infância dentro da equipe de Direitos Humanos.
Os grupos contêm tanto nomes técnicos quanto de políticos dos partidos que se aliaram à chapa de Lula.
Confira os nomes anunciados por Alckmin:
Educação
Andressa Pellanda, coordenadora-geral da campanha nacional pelo direito à educação
Alexandre Schneider, ex-secretário municipal de Educação de São Paulo
Binho Marques, ex-governador do Acre
Cláudio Alex, presidente do Conif e reitor do IFPA
Heleno Araújo, presidente da confederação nacional dos trabalhadores em educação (CNTE-PE)
Henrique Paim, ex-ministro da Educação
Macaé Evaristo, ex-secretária municipal de Belo Horizonte, deputada estadual eleita por MG
Maria Alice “Neca” Setúbal, presidente do conselho consultivo da Fundação Tide Setubal
Paulo Gabriel, ex-reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano
Priscila Cruz, presidente executiva do Todos pela Educação
Ricardo Marcelo Fonseca, presidente da Andifes
Rosa Neide, ex-secretária estadual da Educação do Mato Grosso e deputada federal
O Mais incrivel é que o noticiario aqui Gira em torno de Lula, que só assume em janeiro, para esconder que temos um parasita recebendo dinheiro todo mês sem produzir nada. Está desaparecido desde a eleição. Vem trabalhar vagabundo.
🇧🇷 Só técnicos, kkkkkkk, e tem mais o picolé de chuchu disse que todos contratados desta equipe de transição tem carta branca para admitir quantas pessoas quiserem, não tem limite, era di💲💲o que eles sentiam falta, ninguém falando de como irá arrecadar dinheiro, fará o país crescer, é só gasto,, cadê o ministro da fazenda?
Cadê o plano de governo?
Isso é só um detalhe para eles, porque sabem que zumbí não pensa, só come, hoje o ex-presidiario finge estar preocupado com hospitais, mas na época da copa do mundo ele disse que não se faz copa do mundo com hospitais , um estádio é mais importante. Aguardem que a Brazuela vai chegar rápido, e quem tem seu dinheiro investido, que transfira o mais breve possível para uma conta fora do Brasil para proteger o seu capital, porque iremos precisar em breve de um caminhão de dinheiro para comprar 1 kilo de carne, como ocorre na Venezuela..🇧🇷
A ninharia está pronta, logo começa a aparecer os elefantes brancos na infraestrutura. Já está tendo reunião externa para obras de milhões, o importante não é planejar é abrir a torneira.
IMAGINEM UM PAÍS ONDE UM DOS CORDENADORES DA EQUIPE DE TRANSIÇÃO NÃO PODE ASSUMIR CARGO ALGUM, POR SER CONDENADO! ISSO É UMA VERGONHA! SE EU FOSSE CÚMPLICE DESSA QUADRILHA, TERIA VERGONHA. É SER MUITO JUMENTO, PRA ELEGER UM PILANTRA, JÁ SABENDO DE QUEM SE TRATA.
A quadrilha está em formação, mesmo alguns não podendo assumir nada, ex de Mantega, mas mesmo assim eles continuam se reagrupando com novos criminosos e antigos bandidos, todos liberados mas com muitos processos aida pra responder. Imaginem agora, colocar nas mãos de mais de uma centena de bandidos todo o futuro de nossa nação. Vc deixaria uma filha sua pequena aos cuidados de um estuprado? E de vários estupradores, você deixaria sua filha?
Pois é isso que estão fazendo com o Brasil, deixando aos cuidados dos maiores bandidos que já existiram, e você aí tem culpa no cartório pois apoia esse grupo de criminosos. Sempre soube que Bandido bom é preso ou morto, aqui é governando nossa nação.
Aonde é que dá o nome? quero uma boquinha dessa também. Triste realidade, os “cumpanheiros’ que estavam desmamados (maioria EX), tudo voltando as tetas.
Imagina dois invasores de propriedade privada, João Campos, que queria implantar a desapropriação em Recife e boulos, invasor de propriedade em São Paulo, fazendo parte do ministério das cidades.
Tirando poucos nomes, a maioria não tem nada a acrescentar e enriquecer a nossa sociedade, com noções e honra, disciplina, honestidade, amor à Pátria e camaradagem…
Queria ver eles explicarem que no Brasil, o crime não compensa…
Localizada a cerca de 160 km de Natal, a cidade serrana de Bananeiras encanta pelo equilíbrio entre o charme de uma cidade histórica e infraestrutura moderna (crédito: Max Brito)
Prefeito da cidade paraibana destaca crescimento de moradores vindos do RN, que criam oportunidades para investimentos imobiliários, como o da Eco Construtora
Clima ameno de serra, rica história, festivais culturais, gastronomia diversa e belezas naturais preservadas. Bananeiras é o principal polo turístico e imobiliário do Brejo Paraibano, atraindo cada vez mais visitantes e investidores, com destaque especial para os potiguares, que têm feito da cidade um refúgio de fim de semana e um alvo estratégico de investimento.
Localizada a cerca de 160 km de Natal, a cidade encanta pelo equilíbrio entre o charme de uma cidade histórica, com cerca de 80 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP), e a infraestrutura moderna que atende moradores e turistas.
O município integra roteiros culturais importantes, como a Rota Cultural Caminhos do Frio e uma das festas de São João mais procuradas no Nordeste — muitos dos quais atraem, anualmente, visitantes do Rio Grande do Norte em busca de experiências autênticas.
Para o prefeito Matheus Bezerra, a cidade tem se destacado como destino turístico de referência, especialmente por suas características naturais e calendário cultural intenso.
“Ao longo dos anos, o município tem valorizado sua rica história e cultura com eventos como Natal Luzes da Serra, o São João, Páscoa da Serra e a Rota Cultural Caminhos do Frio. Estamos conseguindo transformar Bananeiras em um destino de sucesso, valorizando sua cultura, artesanato, pontos turísticos e impulsionando o crescimento e o desenvolvimento regional”, pontua.
Além dos atrativos culturais, a natureza exuberante é um dos grandes diferenciais. Quando se fala em mercado imobiliário na Paraíba, muita gente pensa logo nas belas praias do litoral. Mas quem busca clima ameno e refúgios em meio à natureza tem encontrado na Serra da Borborema, especialmente em Bananeiras, o destino ideal.
A cidade tem atraído não só turistas da Paraíba, mas também um número crescente de visitantes do Rio Grande do Norte, que veem em Bananeiras uma oportunidade para desacelerar, descansar e investir. A cidade atrai turistas o ano inteiro e também investidores que buscam qualidade de vida, lazer e tranquilidade — sem abrir mão de infraestrutura e conforto.
A geografia da região possui relevo de vales profundos, cachoeiras, como a do Roncador, e áreas de conservação ambiental. A cidade serrana também oferece trilhas para caminhadas e passeios de bicicleta, perfeitos para quem busca contato com o meio ambiente e qualidade de vida.
Peteca de Banana – Sobremesa que é patrimônio imaterial de Bananeiras servida no restaurante Grãos do Brejo (crédito: assessoria)
Gastronomia que valoriza a experiência
Explorar Bananeiras é também encantar-se pelos sabores que contam a história da cidade. A gastronomia local, marcada pela combinação de influências indígenas, africanas e europeias, é um dos grandes atrativos para quem visita ou escolhe viver na região. Ingredientes típicos preservam tradições e exaltam a cultura nordestina.
Além da culinária afetiva, Bananeiras também surpreende com propostas contemporâneas assinadas por chefs talentosos, que renovam o cardápio local com criatividade e sofisticação.
Seja em restaurantes aconchegantes ou em eventos gastronômicos que movimentam o calendário da cidade, cada refeição em Bananeiras é um convite para celebrar sabores autênticos em meio ao charme da Serra da Borborema — reforçando ainda mais o apelo da cidade como destino certo para morar, investir e aproveitar o melhor da vida.
Residencial Eco Natureza oferece estrutura completa de resort com flats e apartamentos a preços acessíveis no Centro de Bananeiras (crédito: Eco Construtora)
Mercado imobiliário em ebulição
No campo econômico, Bananeiras tem visto uma valorização imobiliária constante, impulsionada por novos empreendimentos luxuosos, confortáveis e ambientalmente sustentáveis. O movimento, que se intensificou nos últimos anos, impulsionou o mercado imobiliário local, com o surgimento de projetos inovadores como o Eco Natureza, da Eco Construtora.
Localizado entre a Estação Bananeiras e o Túnel da Serra da Viração, o residencial une a estrutura de resort a flats e apartamentos de 33m² a 70m², com vista panorâmica para um vale. Martônio Medeiros, CEO da Lance 3i, empresa especializada em lançamentos imobiliários e gestão comercial, destaca os lançamentos imobiliários com arquiteturas de essência que dão início à transformação de Bananeiras.
A cidade é símbolo do New Luxury ligado às riquezas naturais. Um destino único e conectado a experiências. “Aqui, os lançamentos imobiliários entregam as maiores valorizações e rentabilidades encontradas pelo interior dos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte”, aponta Martônio Medeiros.
O empreendimento perfeito para potiguares
O Eco Natureza investe alto em uma ampla área de lazer e convivência, com espaços pensados para proporcionar experiências completas de bem-estar e descanso em qualquer época do ano, como praça de fogo, sauna, piscina aquecida, academia, quadras, parques e muito mais.
Com assinatura dos renomados escritórios Paulo Macedo Arquitetura e Estúdio Lago, o empreendimento oferece uma proposta moderna, funcional e mais acessível para quem deseja viver a experiência no charmoso Brejo paraibano. O mercado imobiliário local se beneficia da localização estratégica, próxima a grandes centros urbanos, e da qualidade de vida que a cidade oferece.
A corretora potiguar Eleonora Pinto confirma o crescente interesse do público do Rio Grande do Norte por Bananeiras. “O natalense tem se apaixonado cada vez mais por Bananeiras. Primeiro porque a Serra é relativamente perto, e toda a infraestrutura de lazer que atende a toda a família e as possibilidades gastronômicas que a região oferece têm sido os pontos que mais chamam a atenção dos clientes”, afirma.
Segundo ela, o que mais encanta os potiguares é a combinação entre clima ameno, conforto e a proposta de viver bons momentos em família. “A maioria procura a Serra como opção de descanso, de reunir a família em momentos memoráveis, e os condomínios oferecem estruturas muito atrativas para esse propósito”, destaca Eleonora.
Ela também aponta que o perfil dos compradores do RN é composto, em grande parte, por famílias e também por investidores atentos ao potencial de valorização da cidade. “O que vejo são pessoas buscando uma experiência diferente, um estilo de vida mais tranquilo, mas sem abrir mão de conforto. E Bananeiras entrega exatamente isso.”
Com essa combinação de clima, cultura, natureza, infraestrutura e qualidade de vida, Bananeiras é o destino preferido para quem busca lazer, investimento e bem-estar no Brejo Paraibano. Cada vez mais, os potiguares reconhecem o potencial da cidade para viver experiências únicas, descansar aos fins de semana ou garantir um imóvel valorizado em um dos cenários mais charmosos da região.
A Justiça estadual absolveu todos os envolvidos na Operação Anarriê, deflagrada pelo Ministério Público do RN em 2016, com objetivo de investigar suposto desvio de dinheiro público nas edições de 2013 e 2014 do Mossoró Cidade Junina.
Foram absolvidos Gustavo Rosado (ex-secretário de Cultura), Riomar Mendes Rodrigues, Clezia da Rocha Barreto, Tacio Sergio Garcia de Oliveira, Maria de Fátima Oliveira Gondim Garcia, Kassia Mayara Cavalcante, Kelly Tandrianny de Souza Ramos e José Cleber Ferreira da Silva.
Eles foram acusados pelo MP de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, fraude à licitação e peculato, para execução do São João de Mossoró de 2013 e 2014, que teria resultado, segundo o MP, em desvios de pouco mais de R$ 2 milhões.
A banca de juízes acatou integralmente os argumentos da defesa, uma vez que “não constam provas suficientes demonstrando as participações dos acusados em organização criminosa” e elencou ponto a ponto cada acusação e réu, absolvendo-os.
A decisão, de 79 páginas, foi proferida pelas juízas Ana Cláudia Secundo da Luz e Lemos, Tatiana Socolosi Perazzo Paz de Melo e Maria Nivalda Neco Torquato Lopes.
Histórico
A Operação Anarriê chegou a cumprir mandados de busca, apreensão e prisões em 2016.
Gustavo Rosado, ex-secretário de Cultura, e Fátima Gondim chegaram a ficar detidos por cinco dias. A medida também incluía o empresário Tácio Garcia, da Gondim e Garcia Produções, que só não foi preso porque passou mal ao receber a polícia em sua casa.
É está instituída de forma generalizada a impunidade em todos os níveis daqueles que fazem uso das coisas públicas em proveito próprio e seus interesses em detrimento das necessidades da sociedade comum.
Comente aqui