Cidades

Operação Verão tem início e mobiliza de 1,7 mil agentes de segurança no litoral do RN

Foto: Sandro Menezes

A Operação Verão teve início na manhã desta quinta-feira (5) com uma solenidade realizada no posto do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) na Rota do Sol, em Pium, na Grande Natal.

Ao todo, serão 1,7 mil agentes de segurança trabalhando em serviço extraordinário em todo o litoral do Rio Grande do Norte nesse período da operação, que vai desse início de janeiro até o fim do carnaval, em 22 de fevereiro.

Durante o evento, a governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou a autorização do pagamento de diárias extras neste mês de janeiro para os trabalhadores que vão compor a Operação Verão.

A Operação Verão visa dar segurança ao litoral do estado, que tradicionalmente é mais frequentado e habitado neste período, através de um policiamento reforçado, campanhas educativas pelo Detran, Idema, Sesap e DER para atender aos potiguares e turistas.

Entre os agentes de segurança, serão 1.250 policiais militares, 250 policiais civis, 200 Bombeiros e equipes do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

Além disso, a operação conta com equipes da Secretaria de Turismo, Secretaria de Administração Penitenciária, Secretatira de Estado da Sáude Pública, Detran-RN, Departamento Estadual de Rodagem (DER), Idema, Polícia Federal, Rodoviária Federal, STTU, guardas municipais e prefeituras.

Equipes de segurança

O reforço policial tem área de atuação em 410 quilômetros de extensão, compreendendo o município de Tibau, no litoral Norte, divisa com o Ceará, a Baía Formosa, no litoral Sul, divisa com a Paraíba (veja vídeo mais abaixo).

“Estão previstos 1.250 policiais militares de serviço extra por dia, distribuídos desde a praia de Tibau, que é o limite Norte do estado com o Ceará até Sagi, que é o limite Sul com a Paraíba. Esses PMs irão trabalhar nas folgas, serão convocados, e a governadora anunciou a autorização para o pagamento de diária operacional”, disse o comandante geral da PM, Coronel Alarico Azevedo.

 

O comandante disse que vai haver um aumento das equipes também nas madrugadas nos litorais.

“Esse ano estamos fazendo um reforço na madrugada. Observamos que anos anteriores antes da pandemia, muitas pessoas que estavam veraneando, quando vão para as casas de praia e apartamentos, gostam de ficar transitando na areia da praia durante a madrugada, ficam nos alpendres das casas, jogando, conversando, se divertindo, olhando seus celulares”, disse.

O comandante também reconheceu o atraso salarial das diárias operacionais dos policiais militares no mês de novembro e disse que colocou o problema em pauta em reunião com a governadora.

“Nós explicamos a todos os policiais militares, estão cientes. Realmente houve um atraso. Recebemos ate a segunda dezena de novembro. Conversamos com a governadora e ela determinou à Secretaria de Planejamento que verificasse essa situação”, disse.

Também haverá a fiscalização de sons com volumes altos no litoral.

Além disso, vai haver fiscalização das autoridades policiais e do Detran de questões relacionadas ao trânsito, além de ações educativas para conscientizar os condutores de veículos automotores da importância da conduta segura, do uso do cinto de segurança e das cadeirinhas para crianças, além de alertar para os perigos da associação álcool e direção.

O Idema também vai realizar blitzen para orientar motoristas sobre segurança no trânsito e medidas de preservação das praias, como, por exemplo, a não circulação de carros na beira-mar e área de desova de tartarugas, além de não descartar lixo nas praias.

Polícia Civil

A Polícia Civil terá pontos fixos e móveis espalhados pelo litoral. Na região Metropolitana de Natal as ações serão atribuição da Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN) com delegacias fixas em Pirangi do Norte e em Barra de Maxaranguape e delegacias móveis em Pirangi do Norte e Muriú. Haverá ainda uma delegacia móvel para atendimento aos turistas na Praça do Gringos.

A área de atuação da Diretoria de Polícia Civil da Interior (DPCIN) abrange Tibau, Areia Branca, Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso, Rio do Fogo, Touros, Baía Formosa. Em São Miguel do Gostoso haverá delegacia móvel.

Este ano também haverá ações do Departamento de Proteção aos Grupos em Situação Vulnerável (DPGV), que atuará de maneira educativa e vigilante junto aos hotéis e pousadas do litoral potiguar.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros vai atuar na praia da Redinha com pontos móveis e um ponto fixo; na Praia Emanuelas (Tibau), com ponto móvel. No litoral Sul, na praia de Búzios, ponto fixo e ponto móvel; na praia de Camurupim, ponto fixo, na praia da Pipa e praia do Amor com ponto móvel. Na área urbana de Natal, na Praia do Forte, Praia do Meio/Artistas, Areia Preta com pontos fixos, e praias de Miami e Ponta Negra com pontos móveis.

A campanha Criança à Vista oferece pulseiras de identificação para crianças com informações dos responsáveis em caso de perda ou desaparecimento. A Turista Legal promove ações de conscientização em hotéis e pousadas do litoral.

No sábado (7), será inaugurado um novo posto de guarda-vidas localizado na Praia do Meio Houve um reforço ainda de 5 novas motos aquáticas.

G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Investigação de esquema de corrupção no Piauí atinge Wellington Dias

Foto: Roberta Aline

No fim do ano passado, uma reportagem de VEJA revelou que a conselheira do Tribunal de Contas do Piauí, Rejane Dias, esposa do ministro do Desenvolvimento Social, o petista Wellington Dias, havia sido denunciada por corrupção passiva numa ação que tramita em sigilo no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O caso envolve locadoras de carros, contratos superfaturados e pagamento de propina. Segundo o Ministério Público, entre 2015 e 2018, Rejane exercia o cargo de secretária de Educação do Piauí, o marido era o governador do estado e, nesse período, ela teria recebido vantagens financeiras de uma empresa que prestava serviços de transporte para alunos carentes.

Essa acusação, por si só, já seria motivo de constrangimento para o ministro encarregado de cuidar do principal programa social do governo e gerir um orçamento de 280 bilhões de reais.

Os detalhes da investigação que ainda é mantida em segredo são ainda mais constrangedores. Além da esposa, a Polícia Federal colheu evidências de que a filha do ministro, o cunhado do ministro e o próprio ministro estão envolvidos na trama.

Em 979 páginas, a PF e o Ministério Público descrevem o que seria uma parceria criminosa entre o governo do Piauí e as empresas prestadoras de serviço.

O enredo é típico. Governantes beneficiam amigos, correligionários e financiadores de campanha com contratos públicos.

Os lucros, depois, são repartidos. A parte dos políticos retorna em forma de pagamento de propina ou através de contribuições clandestinas para campanhas eleitorais.

No caso do Piauí, os agentes identificaram as duas modalidades de distribuição de dividendos. A montagem do esquema, segundo os investigadores, começou em 2008, quando o governador nomeou o professor Luiz Carlos Magno para ocupar a superintendência institucional da Secretaria de Educação.

O cargo tinha entre as atribuições interagir com as prefeituras para estruturar da melhor forma possível o transporte de estudantes das escolas públicas. O professor, então um ativo militante do PT, se revelaria um verdadeiro mestre na nova atividade.

Com a expertise adquirida no governo, em 2009, no fim do mandato de Wellington Dias, Luiz Carlos pediu demissão, abriu mão do salário de 2 500 reais e ingressou como sócio em várias empresas de locação de veículos, usando “laranjas” para ocultar sua participação nos negócios. A vida de empresário começou a dar bons resultados, mas o grande salto ainda estava por vir.

Em 2014, Dias exercia o mandato de senador e se preparava para voltar ao governo do Piauí. A esposa dele era deputada estadual (PT) e concorria a uma cadeira no Congresso Nacional. Ambos foram bem-sucedidos. Ambos, não por coincidência, usaram em suas campanhas os serviços de uma das empresas do ex-­professor. Ambos, segundo a polícia, lançaram mão de uma mesma artimanha.

Na prestação de contas à Justiça Eleitoral, Wellington Dias informou que gastou 115 000 reais em aluguel de veículos para o seu comitê. Rejane gastou um pouco menos, 82 000.

Tudo aparentemente normal, acompanhado das respectivas notas fiscais — mas só aparentemente, como se descobriria depois.

Em 2015, Wellington Dias reassumiu o governo do Piauí. A esposa, deputada federal eleita, se licenciou do Congresso para assumir a Secretaria de Educação do estado. Foi nesse período que, segundo a PF, o esquema começou a operar a todo vapor.


Na Secretaria de Educação, concorrências manipuladas garantiam o sucesso das empresas do ex-professor, que, nos anos seguintes, faturaram 200 milhões de reais. Os valores dos contratos e a boa vida dos novos ricos chamaram a atenção das autoridades.

Uma fiscalização da Controladoria-­Geral da União detectou indícios de superfaturamento. A Polícia Federal foi então acionada, começou a investigar e acabou puxando o fio da tramoia que resultou na denúncia de mais de quarenta pessoas por organização criminosa, corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro.

Ficou demonstrado que os empresários combinavam preços, contavam com a conivência de funcionários da Secretaria de Educação para fraudar as licitações e partilhavam os lucros. Calcula-se que os desvios totalizaram 120 milhões de reais.

Leia mais

Veja

Opinião dos leitores

  1. É, nao dá em nada, como não deu pra Temer, Renan Calheiros, Rosalba, Robinson, Micarla, vereadores daqui e também o próprio Bolsonaro né….!??????

  2. Kkkkkkkkk e agora com esse novo ministro do STF que diz que furtar não é crime, é que a coisa vai melhorar, estamos vendo outro ministro do STF suspendendo o pagamento dos acordos de leniencia, essas coisas só provam que o crime compensa (para alguns), principalmente filiados do PT. O Brasil é para profissionais, os honestos aqui ficam trancados em casa.

  3. Kkkkkkkkk nunca vai acabar e nunca dá em nada, Brasil dá roubalheira sem punição muito menos devolver o q foi roubado.
    Kkkkkkkkkk

  4. O Blog do Gado não vai postar nada sobre os diversos prefeitos de SC presos, afastados e investigados por corrupção? Que surpresa!

  5. E MEUS AMIGOS O NEGÓCIO TA FEIO. PERSEGUIÇÃO. EM TUDOS OS SETORES. SO FALO QUE SE ARROCHE QUE PETRLHA QUE FUDER COM TUDO E TODOS. ERA PRO BORRO TE FEITO MAS ERA FRACO.

  6. Se conversar ao pé do ouvido com o pessoal que julga, não pega nada. Justiça hoje, só Primeira e Segunda Instância. O resto, pode jogar no vaso e apertar a descarga.

  7. Falou PT, falou corrupção. Não é à toa que o cara que se encontra como presidente do Brasil é ex-presidiário, condenado em todas as instâncias da justiça.

  8. Coisa mais comum e natural entre esses pilantras, não acontece nada, nenhuma cadeia segura esses marginais. A culpa disso é dos inteligentes que só veem ladrão do outro lado da cerca kkkkk.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Guerras em Ucrânia e Gaza entram em 2025 sem previsão de fim

Reprodução

As guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza marcam o início de mais um ano. No solo ucraniano, o maior conflito em solo europeu desde a 2ª Guerra Mundial se estende e provavelmente completará 3 anos em 24 de fevereiro de 2025.

Ainda não há clareza sobre como uma paz pode ser negociada entre o presidente russo, Vladimir Putin (Rússia Unida, centro), e o ucraniano, Volodymyr Zelensky (Servo do Povo, centro).

Zelensky propôs desde 2022 que a guerra deveria ser finalizada com o seu “plano de vitória”, que incluía a devolução de todos os territórios ucranianos ocupados pelos russos e a adesão de Kiev à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) a fim da garantia de segurança do país do Leste Europeu.

A ideia, porém, não avançou e o conflito escalou durante 2024. A Ucrânia passou a usar mísseis de longo alcance dos Estados Unidos. A Rússia respondeu com foguetes hipersônicos. Isso levou o Putin a caracterizar o conflito como “global”.

INFLUÊNCIA DE TRUMP NO CONFLITO

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), tenta se mostra um mediador do conflito. Já chegou a dizer que o fim da guerra na Ucrânia é a sua prioridade em seu 2º governo. Mas não está claro como ele influenciará a resolução da disputa entre Putin e Zelensky.

Trump é um críticos dos auxílios enviados para os ucranianos e o seu vice, J.D. Vance (Partido Republicano), chegou a afirmar durante a campanha eleitoral que os EUA proporiam um acordo em que a Ucrânia cederia os territórios ocupados por Moscou e não aderisse à Otan -o que seria um acordo que supostamente agradaria líder russo.

Esse posicionamento de Trump contribui para tornar o rumo do conflito incerto. Sob a ótica do professor de Direito Internacional da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) Lucas Carlos Lima, será importante observar o posicionamento do republicano e a sua capacidade de influenciar Putin e Zelensky.

Para o professor de Relações Internacionais da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) Miguel Mikelli, à luz do 1º mandato, o futuro presidente norte-americano irá focar no ambiente doméstico e, internacionalmente, se apresentará como um mediador dos conflitos.

“Não acho que haverá um escalonamento do conflito porque no 1º governo ele deixou claro que a sua política era é isolacionista. No entanto, a falta de um engajamento maior dos Estados Unidos em cenários internacionais pode ser um elemento problemático”, declarou Mikelli em entrevista ao Poder360.

CONFLITO EM GAZA

A guerra travada desde 7 de outubro de 2023 entre Israel o Hamas na Faixa de Gaza tomou novas proporções em 2024. A tensão entre os israelenses e os iranianos se intensificou e ambos trocaram ataques a mísseis em diferentes momentos do ano.

O Hezbollah, aliado do Hamas e do Irã, tornou-se mais relevante nas tensões no Oriente Médio. O grupo aumentou os seus ataques contra o norte de Israel, que reagiu avançando tropas sobre o território libanês e atacando Beirute.

Um princípio de paz foi alcançado com o acordo de cessar-fogo entre Israel e Líbano. O tratado tem até meados de janeiro para ser concretizado, mas há diversos relatos de descumprimento do pacto.

Enquanto isso, as negociações de trégua em Gaza não tiveram sucesso. Diferentes resoluções foram apresentadas e algumas até aprovadas, mas, na prática, nenhuma foi efetiva.

As conversas para um cessar-fogo devem evoluir ao longo de 2025. O governo de Israel diz estar mais confiante para a devolução de reféns do Hamas capturados nos ataques de 7 de outubro de 2023. Acredita-se que cerca de 130 pessoas ainda estejam presas no enclave pelo grupo extremista.

O grupo extremista palestino foi enfraquecido pelo esgotamento de alguns de seus aliados próximos, como o ex-presidente da Síria Bashar al-Assad, derrubado do cargo por grupos extremistas sírios, e do Hezbollah. Isso abriu margem para as negociações de Israel e do Hamas envolvendo os reféns.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

VÍDEO: Ministro de Lula critica Selic a 15%: “Somos escravos dos juros altos”

Ao comentar o resultado da criação de empregos formais em maio, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, teceu fortes críticas ao patamar da taxa Selic nesta segunda-feira (30/6). Segundo ele, “somos escravos dos juros altos”.

“Nós somos escravos dos juros altos. Os juros atrapalha um bocadinho [a criação de empregos]. Se não fosse o juros nesse patamar, seguramente poderíamos estar crescendo mais, isso sem dúvida nenhuma”, disse o auxiliar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Atualmente, a taxa básica de juros do país, a Selic, está em 15% ao ano após o Comitê de Política Monetária (Copom) engatar a sétima elevação consecutiva no ciclo de aperto monetário. Em contrapartida, o Copom indicou o fim da onda de altas nos juros.


Entenda a situação dos juros no Brasil

  • A taxa Selic é o principal instrumento de controle da inflação.
  • Ao aumentar os juros, a consequência esperada é a redução do consumo e dos investimentos no país.
  • Dessa forma, o crédito fica mais caro e a atividade econômica tende a desaquecer, provocando queda de preços para consumidores e produtores. A inflação dos alimentos tem sido a pedra no sapato do presidente Lula (PT).
  • Projeções mais recentes mostram que o mercado desacredita em um cenário em que a taxa de juros volte a ficar abaixo de dois dígitos durante o governo Lula (PT) e do mandato de Galípolo à frente do BC.
  • A próxima reunião do Copom está prevista para os dias 29 e 30 de julho.

Marinho destacou que o mercado de trabalho formal brasileiro tem crescido em uma velocidade menor comparado a 2024. Um exemplo disso é que, no acumulado do ano, foram abertas 1,051 milhão de vagas, contra 1,1 milhão no ano passado (queda de 4,90%).

“A velocidade do crescimento deste ano está aquém das possibilidades, especialmente a partir do papel dos juros e cada vez se reforça isso. Acho que isso é um parâmetro para o Banco Central poder olhar e quem sabe desarmar a armadilha que lá existe”, afirmou. “Quem sabe isso [desaceleração da criação de empregos com carteira assinada] deixe o pessoal do Banco Central feliz e possa começar o processo de redução dos juros”, completou ele.

Sobre uma previsão de expansão do trabalho formal, o ministro disse que continuará crescendo, mas em um ritmo menor. Ele ainda negou qualquer influência das guerras no Oriente Médio e Eurásia no mercado de trabalho e frisou que os juros são os culpados.

Ministro fala em “cortar os pulsos” se Selic se manter alta

Ao ser questionado sobre as projeções do mercado financeiro indicarem que a taxa de juros não ficará abaixo dos dois dígitos no governo Lula, Marinho disse que “temos que cortar os pulsos” caso isso aconteça.

“Até o fim desse atual governo? Temos que cortar os pulsos se acontecer isso. Não é isso que ouvi não. Não posso acreditar nisso não”, declarou o ministro do Trabalho.

Além disso, ele disse que não lê o relatório Focus (boletim semanal que reúne as principais estatísticas do mercado financeiro para indicadores como inflação, dólar, taxa de juros). “Me recuso a acreditar nisso, não é possível um negócio disso. Espero que tenha mais juízo na turma que tem essa bússola”.

Analistas do mercado financeiro, consultados semanalmente no relatório Focus, estimam que a taxa Selic fechará o ano em 15% ao ano. Além disso, as estimativas para os próximos anos seguem as mesmas, confira abaixo:

  • Para 2026, os analistas projetam uma Selic de 12,50% ao ano.
  • Para 2027, a previsão da taxa de juros é de 10,50% ao ano.
  • Para 2028, a estimativa continua em 10% ao ano.

Dessa forma, as projeções indicam que o mercado não crê que a taxa Selic fique abaixo de dois dígitos até o fim do governo Lula (PT), em 2026, e sequer do atual mandato de Gabriel Galípolo à frente do BC, que termina em 2028.

Marinho sugeriu que o governo precisa “chamar um pacto” para melhorar a inflação por meio de mais produção. Segundo ele, não se deve usar apenas a política monetária para conter o avanço inflacionário, que segue persistindo.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“The Economist”: Lula perdeu influência fora e é impopular no Brasil

Imagem: reprodução

A revista britânica Economist diz em artigo (leia aqui, para assinantes) publicado neste domingo (29) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “perdeu a influência no exterior” e está “cada vez mais impopular no Brasil”.

Para a publicação, o posicionamento do Brasil sobre a guerra entre Israel e Irã isolou o país de todas as outras democracias ocidentais e teve uma “linguagem agressiva”. Em 22 de junho, o Itamaraty condenou os ataques dos Estados Unidos ao país persa e declarou que a ofensiva representou uma “violação de soberania”.

“A simpatia do Brasil com o Irã deve continuar em 6 e 7 de julho, quando o Brics, um grupo de 11 economias de mercados emergentes, incluindo Brasil, China, Rússia e África do Sul, realiza sua cúpula anual no Rio de Janeiro. O Irã, que se tornou integrante do Brics em 2024, deve enviar uma delegação. O grupo é atualmente presidido pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, conhecido como Lula. Originalmente, ser um membro ofereceu ao Brasil uma plataforma para exercer influência global. Agora, faz o Brasil parecer cada vez mais hostil ao Ocidente”, escreve a revista.

A Economist diz que Lula não fez “nenhum esforço para estreitar laços com os Estados Unidos desde que Donald Trump assumiu o poder”, em janeiro de 2025.

“Em vez disso, Lula corteja a China. Ele se encontrou com Xi Jinping, o presidente da China, duas vezes no ano passado”, diz trecho do artigo, que destaca a preferência do petista por se aproximar a países da Europa e da Ásia.

“Em maio, Lula foi o único líder de uma grande democracia a comparecer às comemorações em Moscou do fim da Segunda Guerra Mundial. Ele aproveitou a viagem para tentar convencer Putin de que o Brasil deveria mediar o fim da guerra na Ucrânia. Nem Putin nem ninguém lhe ouviu”, escreve a publicação.

Para a Economist, o presidente brasileiro é “pouco pragmático”

“Lula não conversa com seu homólogo argentino, Javier Milei, por diferenças ideológicas. Quando assumiu o cargo pela 3ª vez, em 2023, abraçou Nicolás Maduro, o autocrata da Venezuela, apesar de o país ter se tornado uma ditadura.”

A revista completa: “Lula parece relutante ou incapaz de reunir as nações latino-americanas para apresentar uma frente unida contra as deportações de migrantes e a guerra tarifária de Trump”.

Queda de popularidade

A revista destaca também a queda de popularidade de Lula neste 3º mandato. Pesquisa PoderData realizada de 31 de maio a 2 de junho mostrou que o governo do presidente é desaprovado por 56% dos eleitores. Quando Lula assumiu, essa taxa era de 39%.

“O país se inclinou para a direita. Muitos brasileiros associam seu Partido dos Trabalhadores à corrupção, devido a um escândalo que o levou à prisão por mais de um ano (sua condenação foi posteriormente anulada). Ele construiu o partido com o apoio de sindicatos, católicos com consciência social e pessoas pobres que recebiam esmolas do governo. Mas hoje o Brasil é um país onde o cristianismo evangélico está em expansão, onde o emprego na agricultura e na economia informal está crescendo rapidamente e onde a direita também oferece esmolas”, afirma a Economist.

Eleições 2026

Sobre a eleição de 2026, a revista afirma que, se a direita se unir em apoio a um candidato em 2026, ganhará a Presidência.

Segundo a publicação, o movimento Make America Great Again, o Maga, de Donald Trump (republicano), está “intimamente alinhado” com a direita brasileira. Mas lembra que o presidente norte-americano “não disse quase nada sobre o Brasil desde que assumiu o cargo”.

“Em parte, isso pode ser porque o Brasil se beneficia de algo que nenhuma outra grande economia emergente possui: um enorme deficit comercial com os Estados Unidos, que chega a US$ 30 bilhões por ano. Trump certamente gosta quando outros países compram mais dos Estados Unidos do que vendem para ele. Mas seu silêncio também pode ser porque o Brasil, relativamente distante e geopoliticamente inerte, simplesmente não importa tanto quando se trata de questões de guerra na Ucrânia ou no Oriente Médio. Lula deveria parar de fingir que importa e se concentrar em questões mais próximas”, escreve a revista ao finalizar o artigo.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Esse governo já era o que nem começou,pior que o país foi avisado sobre essa catastrófi,euzinho acho é pouco 🤣🤣🤣.Viva o amor 🥰

    1. A revista britânica Economist aplicou
      o Xeque-mate de ouro em Lula.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Câmara de Natal reaprova título de cidadão natalense a Bolsonaro

Foto: Francisco de Assis

Com o voto favorável de 19 dos 29 vereadores, a Câmara Municipal de Natal (CMN) reaprovou, no intervalo de 41 dias, a segunda concessão do título de cidadania natalense ao ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, que contou com cinco votos contra e uma abstenção, enquanto cinco vereadores estavam ausentes à votação, ocorrida na sessão de terça-feira (20) da Casa legislativa.

O título honorífico de cidadão natalense a Bolsonaro, que presidiu o país entre 2019/2022, é uma proposta do vereador Subtenente Eliabe (PL), que justificou: “Esta honraria é justa e merecida por tudo que o presidente Bolsonaro representa para Natal e para Rio Grande do Norte, pela relação que ele tem com a nossa cidade. E para além disto, o presidente Bolsonaro, na história da presidência da República, foi o presidente que mais enviou recursos para a cidade do Natal, para obras estruturantes, como o complexo turístico em Mercado da Redinha, a requalificação da avenida Felizardo Moura, a engorda de Ponta Negra, que é e uma obra que a oposição ao PT não reconhece”.

Além disso tudo, o subtenente Eliabe o apoio dado por Bolsonaro, “justamente no período da pandemia de Covid-19, que os petistas criticam tanto. enquanto a governadora o Estado se omitiu, o legado que ela deixou foi o desaparecimento de R$ 5 milhões com o escândalo dos respiradores através do Consórcio Nordeste”.

O subtenente acrescemtou que o ex-presidente “teve a sensibilidade e o único hospital de campanha construído na cidade do Natal foi justamente com recursos enviados por Jair Messias Bolsonaro. De modo que nós nos sentimos muito honrados com esta deferência”.

Militantes de esquerda protestaram contra a aprovação do título, inclusive portanto cartazes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN), mas tiveram uma reprimenda do autor da proposta: “É inadmissível que as pessoas venham pra cá, causar tumulto, fazer baderna e atrapalhar o trabalho dos vereadores aqui, inclusive ameaçando vereadores e vão cobrar de Fátima Bezerra, que pague o piso salarial dos professores “.

Antes, a CMN havia aprovado título honorífico para Bolsonaro em 10 de abril, o qual seria entregue no dia 12 do mesmo mês por ocasião de evento político do Partido Liberal em Pau dos Ferros, o que acabou não ocorrendo em virtude do ex-presidente ter adoecido em Bom Jesus, durante sua viagem para a região Oeste do Rio Grande do Norte.

Agora o título será entregue dia 12 de junho, em frente a Assembleia Legislativa, durante cumprimento de agenda política de Bolsonaro no Estado, informou Eliabe. Por se tratar de um decreto legislativo, não será necessário submeter a matéria à sanção do prefeito prefeito Paulinho Freire (União Brasil), que assinada pelo presidente da Casa, vereador Ériko Jácome, deve sair publicada no “Diário Oficial do Município” desta quarta-feira (21).

A vereadora Samanda Alves (PT) também havido obtido ação na Justiça anulando a primeira votação do título de cidadania em virtude da matéria não ter passado por deliberação na Comissão de Educação da Câmara.

“O Regimento da casa foi desconsiderado, desrespeitado. Por isso que nós, em defesa da Casa, entramos na justiça, ganhamos um liminar que obrigou a Casa a cancelar o rito e a andar com o ritmo que prega o Regimento Interno. Por isso que essa discussão foi prorrogada, porque tentaram aprovar aqui uma legislação de forma urgente, sem respeitar o Regimento”.

  • Placar da votação do título de cidadão a Bolsonaro

A favor
Aldo Clemente (PSDB)
Anne Lagartixa (Solidariedade)
Camila Araújo (União)
Chagas Catarino (União)
Cleiton da Policlínica (PSDB)
Daniel Rendall (Republicanos)
Daniel Santiago (PP)
Matheus Faustino (União)
Irapoã Nóbrega (Republicanos)
João Batista Torres (DC)
Kleber Fernandes (Republicanos)
Fúlvio Saulo (Solidariedade)
Leo Souza (Republicanos)
Luciano Nascimento (PSD)
Preto Aquino (Podemos)
Robson Carvalho (União)
Tércio Tinoco (União)
Subtenente Eliabe (PL)
Tony Henrique (PL)

Contra
Brisa Bracchi (PT)
Daniel Valença (PT)
Pedro Henrique (PP)
Samanda Alves (PT)
Thabatta Pimenta (Psol)

Abstenção
Cláudio Custódio (PP)

Ausentes
Eribaldo Medeiros (Rede)
Eriko Jácome (PP)
Herberth Sena (PV)
Tárcio de Eudiane (União)

Fonte – CMN

Opinião dos leitores

  1. ESSES VEREADORES QUE APROVARAM VAO PERDER FEIO A ELEICAO SE FOREM CANDIDATOS.
    BOLSONARO E SUA TURMA DE LADRÕES, CADEIA

  2. Vereadores eleitos para não fazer nada e ganhar muito… dê-lhes pá e vassoura para limpar a cidade. Vergonha municipal.

  3. Tira estes que aprovaram do cargo que ocupam e maculam e bote pra varrer as ruas de Natal. Aprenderão a dar valor ao cargo e ao salário….

  4. Coisa de quem não tem o que fazer! Não se preocupa com o cidadão natalense, não tá nem aí pra cidade cheia de buracos!!! Mas é isso né???! A fuleragem é grande, será que acham que isso é representar o povo???? Horrível essa função de faz nada de bem com nosso dinheiro!!!

  5. kkkkkkk Chegue meu capitão, receber esse merecido título que os esquerdolóides não queriam dar. kkkkkkkk

    1. Chora não bebê, se prepare pois 2026 é logo ali….

  6. Vejo o quanto os vereadores de Natal não têm o que fazer. De vez de se preocupar com as UPA , ESCOLA MUNICIPAL entre outras coisas que estão na nossa cidade vai se preocupar em dar título de cidadão .

    1. Pq esse cidadão se preocupou com tudo isso. Bem diferente do canalha que hj preside nosso país.

    2. Concordo. Município só deveria legislar sobre zoneamento urbano e sobre a administração local.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Opinião

Guerra na Ucrânia é resultado de atuação dos EUA contra China e Rússia, diz José Dirceu

Foto: Folhapress

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu criticou a atuação dos Estados Unidos e da União Europeia na crise entre Ucrânia e Rússia, afirmando que as potências ocidentais são culpadas pela deflagração da guerra ao terem apoiado a derrubada do governo pró-Moscou no país, em 2014, e a expansão da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para a Europa Oriental.

Em um artigo publicado em sua coluna semanal no site de notícias Poder 360, Dirceu, figura histórica do PT (Partido dos Trabalhadores), escreveu também que o caso da Ucrânia deve servir de lição ao Brasil, que está “no rumo errado ao submeter nossa economia e nossa defesa nacional à hegemonia dos EUA”.

Dirceu afirma que EUA e Otan usam a defesa da democracia e dos direitos humanos como desculpa para empreender uma escalada anti-China e fazer frente à ascensão de Rússia, Índia, Turquia e Irã.

“A tragédia da guerra e os riscos para todo o mundo, a partir das sanções decididas pelos Estados Unidos e por seus aliados, que não são a maioria e muito menos representam o mundo como vende certa mídia brasileira, são a prova de que não há limites para o império que se recusa a redesenhar a governança do mundo a partir da emergência das novas potências, começando pela China”, afirmou.

O petista cita como exemplos de intervencionismo dos EUA os conflitos no Iraque, no Kosovo, na Líbia, no Afeganistão e na Síria. Em relação ao país que há mais de dez anos está em guerra civil, escreveu que ele só não foi ocupado pois Bashar al-Assad, apoiado por Rússia e Irã, deu “um basta à ‘pax americana’”.

O ditador sírio foi socorrido por Putin em 2015, em meio a um cenário pós-Primavera Árabe em que rebeldes poderiam derrubá-lo e membros do grupo terrorista Estado Islâmico ganhavam terreno no país. O apoio russo foi fundamental para manter o regime autoritário no poder —onde segue até hoje.

As críticas aos EUA, que para Dirceu não constituem mais uma república democrática, mas “um império e uma plutocracia”, se estendem às fake news. O petista afirma que “o uso e abuso das redes sociais controladas por multinacionais de tecnologia norte-americanas são a regra na arena internacional”, sem mencionar o fato de que a Rússia é considerada uma potência no campo da desinformação.

No caso ucraniano, ele diz que EUA e União Europeia “fecharam os olhos às truculências do novo governo [ucraniano] e estimularam a política de limpeza étnica, a proibição do russo como segunda língua na Ucrânia, os ataques à população russa e o apoio a milícias fascistas”, ecoando as acusações de Putin, para quem os moradores da região separatista do Donbass, pró-Kremlin, convive com russofobia.

“Infelizmente a realidade se impôs, e a resposta russa foi a invasão da Ucrânia. Tanto os Estados Unidos como a União Europeia não foram capazes de resolver por meios diplomáticos, pacíficos, de preferência via Nações Unidas, um conflito de interesses legítimos: manter a Ucrânia independente, mas desmilitarizada e fora da Otan, sem armas nucleares, conforme demandava a Rússia, além da autonomia das regiões do Donbass conforme os acordos de Minsk.”

​Dirceu termina defendendo que o Brasil reveja sua estratégia de desenvolvimento nacional e retome “o fio da história e o nosso papel na América Latina e no mundo”. “Para nós, brasileiros, adeptos, de acordo com a nossa Constituição Federal, dos princípios da não intervenção, da autodeterminação dos povos, da igualdade entre os Estados, da solução pacífica dos conflitos, fica a lição de que estamos no rumo errado ao submeter nossa economia e defesa nacional à hegemonia dos EUA. Isto terá graves consequências, como estamos vivenciando, para nossa sobrevivência como nação independente e soberana.”

Assim como Dirceu, partidos e expoentes da esquerda brasileira afirmam que a responsabilidade pela situação que levou à entrada de tropas russas na Ucrânia é em grande medida da Otan e dos EUA.

Folha de S. Paulo

 

Opinião dos leitores

  1. Esse vagabundo PTralha não possui moral para falar nem de um cabaré esculhambado, quanto mais de política internacional. Ele tá bom de voltar a dar palestra lá no presídio da papuda, onde ficou trancafiado por vários anos, pense num bandidão chefe de quadrilha Dos PTralhas.

  2. Se o Brasil fosse um país sério, esse canalha estaria em uma prisão de segurança máxima. Aqui, nesta pocilga chamada Brasil, recebe a veneração do próprio judiciário. Uma VERGONHA!

  3. ESSE FAZ PARTE DA GANGUE DO LADRÃO E PRESIDIARIO 9 DEDO…GANGUE DA SEITA SATANICA…….PT

  4. PIOR VOCÊ PETISTA DO DEMONIO, DE LUCIFER QUE É CONTRA O BRASIL, A FAMÍLIA, OS BOM COSTUMES, RETRATO DA IMUNDICIE, AMIGO DE PORCHAR, DE PABLO VITAR, DE TODA ESSA CORJA QUE BOLSONARO VAI CUSPIR DO BRASIL EM 2022 E EDUARDO BOLSONARO EM 2026 E RENAN EM 2032

  5. Esse professor de luladrao, nunca esperou ser superado pelo aluno. O rato 🐀 LULADRAO, ficou muito mais malandro que esse canalha desse Zé Dirceu. Hoje vive as custas do estado, com pensão milionária, rindo a toa da cara da população que lhe sustenta. E um tremendo de um FDP, bandido da pior espécie.

  6. Esse ladrão apoiando um massacre de uma superpotência sobre um país soberano e bem inferior militarmente. Esse morticínio é injustificável e desumano, milhões de pessoas forçados a ser retirados de seus lares, serem atacados nos refúgio, destruindo sonhos e patrimônios. É um criminoso de guerra, podiam ter feito o mesmo com ele quando vivia no refúgio e como terrorista. Só assim sentiria na pele o que estão passando essas pessoas inocentes da crueldade Russa. Além de ladrão, terrorista, agora conseguimos ponderar o quanto também é cruel com seres humanos inocentes.

  7. Senhor José Dirceu, a miséria que vive o povo de Cuba e da Venezuela é culpa de quem? A opressão do povo da Coreia do Norte é culpa do quê?
    O senhor pode dizer o que aconteceu nos governo do PT onde os fundos de pensões das estatais foram saqueados?
    O senhor poderia esclarecer a razão da petrobrás, uma estatal petrolífera, dar prejuízo por 03 anos durante o governo do PT?
    O senhor pode comentar os escândalos do mensalão, petrolão, lava jato e os demais escândalos de conhecimento público que foram notícias durante o governo do PT?
    O senhor seria capaz de comentar a delação premiada de Palocci?

  8. falácia do espantalho para desviar o foco que o patrão dele é expansionista/imperialista e vai conquistar à força todos à sua volta

  9. Ainda dão cabimento a esse ser desprezível…que continua maquinando o mal, o terrorismo contra nós brasileiros. Calado é um perigo e falando para um jornal de esquerda é pior ainda.
    Livrai-nos Deus desse tipo. Já era pra ter caído no esquecimento pq os planos dele nao deram certo só trouxe desgraça.

  10. Esse vagabundo era pra está enjaulado junto com o outro safado.
    Na Ucrânia estão soltando alguns presos vagabundos, pra lutarem na guerra contra a Rússia, aqui o STF solta vagabundo pra concorrer uma eleição presidencial e outros pra sair dando pitaco como é o caso desses dois meliantes.
    Esses caras eram pra nunca terem saído da cadeia.

  11. Esse vagabundo ladrao condenado entende de ROUBAR , esse verme parasita PTralha, a sorte desse rato foi ter nas uno nesse chiqueiro chamado Brasil , se fosse nos Estados Unidos já estaria na CADEIA

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Violão, turbante, livros e até joias: Lula já recebeu 1,4 mil presentes de empresas, nações e cidadãos comuns desde o início do 3º mandato

Foto: Ricardo Stuckert/ Presidência da República

Foco de polêmica envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, a lista de presentes recebidos pela Presidência já chegou a mais de 1,4 mil itens desde o início do ano, quando Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o cargo.

Na relação de regalos, há joias e relógios, a exemplo do que ocorreu na gestão passada, mas também peças curiosas, como turbante, binóculo e até suplemento alimentar.

O país que mais presenteou Lula foi a China, com 31 itens, incluindo um quimono, doado pela Universidade Agrícola do Sul do país. A maioria foi entregue em abril, durante a visita do brasileiro à Ásia.

Além de um quadro, prato decorativo e quatro livros, ele recebeu um vaso ornamental da Huawei, gigante chinesa do ramo das telecomunicações, e uma escultura oferecida pelo Novo Banco do Desenvolvimento, o banco dos Brics, comandado pela ex-presidente Dilma Rousseff.

Relógios, joias e ‘caixa misteriosa’

Com uma agenda intensa de viagens internacionais desde que assumiu o terceiro mandato, Lula já foi presenteado por outras 48 nações além da China. Angola e Japão, por exemplo, entregaram 16 presentes cada, incluindo escultura e quadros, no caso do país africano, e par de tênis, faca e até um binóculo, no caso do parceiro oriental.

Países árabes que presentearam Bolsonaro com itens de luxo também voltaram a oferecer mimos ao governante brasileiro. Dos Emirados Árabes, o acervo presidencial registra o recebimento de um relógio de mesa e uma caixa — a Presidência não dá detalhes sobre o segundo item.

Já a Arábia Saudita, que havia ofertado kits de joias a Bolsonaro, desta vez optou por algo mais modesto: um porta-documentos. O presente foi entregue após Lula se encontrar em setembro com Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro e primeiro-ministro do país árabe.

No caso do ex-presidente, o Tribunal de Contas da União mandou devolver os kits, que incluíam relógios, caneta, anel e abotoaduras colocados à venda após Bolsonaro deixar o cargo. A Corte considerou que os itens pertenciam ao Estado brasileiro, e não poderiam ser incorporados ao acervo pessoal do ex-mandatário, tampouco vendidos.

O atual presidente também recebeu itens que podem ser valiosos. Ganhou um relógio da Finlândia e 21 colares de países como Venezuela e Timor-Leste. O registro, contudo, não descreve o material de que são feitos.

Até mesmo países em conflito cumpriram o rito diplomático de oferecer um regalo ao líder do Brasil. Após adotar uma posição considerada neutra na guerra entre Rússia e a Ucrânia, Lula foi presenteado pelos dois lados. Dos russos, ganhou uma caixa — também sem detalhes —, enquanto os ucranianos ofertaram um porta-documentos.

O presidente recebeu ainda presentes de personalidades ilustres, como um violão de Chris Martin, vocalista do Coldplay — os dois se encontraram em março, no Rio.

— Falamos sobre meio ambiente e proteção da Amazônia. Ganhei um violão e não uma pulseira — brincou Lula na ocasião, em referência ao escândalo das joias.

Outro personagem ilustre que presenteou o presidente foi o ativista indiano Kailash Satyarthi, ganhador do Nobel da Paz, que visitou Lula em agosto e entregou dois livros — são os itens mais frequentes do acervo, com 485.

Alfinete e parafuso

A maior parte da lista, 876 itens, veio de cidadãos comuns, que enviaram itens curiosos como suplemento alimentar, óleo essencial e pregador de roupas. Ele também recebeu 228 mimos de empresas, como um alfinete, de uma companhia argentina, e um parafuso, de uma firma baiana de mineração.

Dentre os presentes mais comuns, o presidente recebeu 161 camisas, boa parte de times de futebol. Só do Corinthians, time do coração, a coleção tem uma dada pelo atacante paraguaio Romero, e outra repassada na quinta-feira pelo presidente do clube, Duílio Monteiro Alves.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Rapaz, vendo os comentários aqui dos esquerdistas, num é que eles acreditam por fé e verdade que Lula é inocente.
    Rsrs…
    Dá um Google aí!!!!

    1. dá vontade de rir dos amarelinhos otários…

  2. Eu não gostava do Jornal O Globo. Eu pensava que era da esquerda. Eu pensava que era comunista. Mas agora estou adorando O Globo por estar mostrando as merdas que esse Luladrão vem fazendo e abrindo os olhos dos seguidores fanáticos. O certo é bater nos dois corruptos Bolsonaro e Lula. E não ficar batendo só em Bolsonaro.

  3. Se ele e a esposa fossem LADRÕES mandavam vender pra ficar com o dinheiro, neh vdd? Mas não são!

  4. Nenhum presidente em toda história do Brasil teve investigação sobre presentes recebidos, mas como Bolsonaro não faz parte do sistema é investigado e processado até por ficar perto de baleia, agora o expresidiario recebeu 1,4 mil presentes e deve ter recebido dezenas de presentes milionários sem precisar catalogar nenhum deles. E ainda tem muitos idiotas ou aqueles que fazem parte da máfia ,que “acreditam” que o cachaceiro não tem nenhum presente milionario.

  5. Tomara que ele não a cometer os mesmos crimes que o ex presidente cometeu de tentar vender patrimônio da União!

    1. Ele já passou a mão foi em 11 contêineres. Deus sabe o que fez.

    2. Ele não irá vender nada. Tudo ficará com ele mesmo. Comi fez com os 11 contêineres que levou quando saiu das outras vezes. Ladrão!!!
      Quanto ao Bolssobaro, esse não praticou nenhum crime. Os presentes foram pessoais, tanto que o TCU,ver posicionou favorável à ele. Apenas a imprensa canhota e alguns traidores da pátria o fizeram retroceder no seu direito de ficar com as joias. Tanto é verdade, que ninguém mais, fala nisso. Apenas idiotas como vc.

  6. A diferença é que o Presidente LULA não vai surrupiar o patrimônio da União, igual o Capetão Metralha.

    1. Cel. Melancia!
      Nojento!
      Vc é a escória desse país.
      Traidor da pátria!

  7. Acredito que agora todos os bandidos tem um ladrão de estimação, LULADRAO, prá chamar de seu. Apoiar ué presentear um condenado, literalmente, desses é no mínimo ser muito pior do que ele, o rato 🐀 de nove dedos LULADRAO.

  8. Vai aí Presidente, em acorde de lá maior, ensaie aquela: …2026 tá aí, e vou ser duplo BI… E lá, rá, rê lá, lá…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Filha de policial com escuta em concurso tentou fugir para o banheiro

Foto: Reprodução

A filha de um policial civil que foi presa após ser flagrada com webcam e escuta durante a prova de um concurso para investigador da Polícia Civil de São Paulo, no último domingo (26/11), tentou fugir para o banheiro da universidade onde a prova estava sendo aplicada depois que os fiscais identificaram a presença de equipamentos escondidos em seu casaco com a ajuda de um detector de metais.

Nessa segunda-feira (27/11), Nadine Novello Conde Carlos, de 31 anos, passou por audiência de custódia, pagou fiança de R$ 6,6 mil e recebeu liberdade provisória. Ela é filha do papiloscopista Cyrillo Conde Carlos. Além da fiança, ela terá de comparecer mensalmente em juízo para informar suas atividades, não poderá sair da cidade por mais de oito dias sem prévia comunicação nem se inscrever em concursos públicos enquanto durar o processo.

Na prova, Nadine foi flagrada com uma microcâmera, um ponto eletrônico e um receptor digital, que estavam escondidos no sutiã, no casaco e na calça que ela usava no momento da avaliação, realizada em uma faculdade particular na Barra Funda, zona oeste da São Paulo.

Os fiscais da prova desconfiaram do comportamento da mulher, que estava inquieta, mexendo constantemente no casaco e olhando em todas as direções. Ela foi conduzida para passar por um detector de metais, e o equipamento emitiu sinal sonoro.

Segundo uma das fiscais ouvidas pela polícia, Nadine resistiu à ordem de tirar o casaco e ficou segurando a manga em que o equipamento estava escondido, dizendo que “não tinha nada”. Quando a fiscal insistiu para que Nadine retirasse o casaco, “a candidata tentou correr para o interior do banheiro”, conforme o depoimento, mas acabou sendo barrada.

Somente após a fiscal ameaçar chamar a polícia, Nadine cedeu, e a equipe que fiscalizava o concurso encontrou uma webcam com bateria acoplada à manga direita do casaco, com um buraco para a lente da câmera. Os policiais foram acionados, e ela foi conduzida ao 91º Distrito Policial (Ceasa).

Na delegacia, Nadine acabou mostrando que o receptador de sinal estava escondido na calça, e o ponto eletrônico, dentro do sutiã, mas se recusou a informar quanto havia pagado para praticar a fraude e quem são as outras pessoas envolvidas no esquema.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirmou que a Polícia Civil investiga se outras pessoas participaram do crime. Sobre um suposto envolvimento do pai da suspeita, a pasta pontuou que, “se confirmada a participação de algum servidor da instituição no caso, as devidas medidas serão tomadas pela Corregedoria da Polícia Civil”.

Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Ozempic pode desenvolver rara forma de cegueira, apontam médicos dos EUA

Foto: NurPhoto /Getty Images

Médicos oftalmologistas em Boston, nos Estados Unidos, estão observando um aumento de casos de uma forma rara de cegueira súbita entre pacientes que utilizam semaglutida. Essa condição, conhecida como neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica (NAION, em inglês), ocorre quando o fluxo sanguíneo para o nervo óptico é interrompido, prejudicando a conexão entre o olho e o cérebro.

De acordo com a Business Insider, um novo estudo, publicado na quarta-feira, 3, no JAMA Ophthalmology, uma revista especializada em publicações de oftalmologia, indicou que pessoas tomando semaglutida apresentaram uma probabilidade ligeiramente maior de desenvolver NAION em comparação com outros pacientes com obesidade ou diabetes. A semaglutida é o ingrediente ativo de dois medicamentos da Novo Nordisk: Ozempic, para diabetes tipo 2, e Wegovy, para obesidade.

Novo Nordisk, fabricante da semaglutida, afirmou que a segurança dos pacientes é uma prioridade máxima e que todas as notificações de eventos adversos relacionados ao uso de seus medicamentos são levadas muito a sério. No entanto, a empresa expressou preocupações quanto à forma como o estudo foi conduzido, argumentando que houve poucos casos no ensaio para se tirar conclusões significativas e que este tipo de estudo retrospectivo não poderia responder às perguntas sobre um vínculo causal entre a semaglutida e a NAION.

Pacientes com diabetes e pressão alta sempre estiveram em risco aumentado de desenvolver problemas de visão. Por exemplo, níveis cronicamente altos de açúcar no sangue podem distorcer as lentes dos olhos, contribuindo para visão embaçada. A NAION geralmente é permanente e não há tratamento disponível para a condição.

O que é a semaglutida

A semaglutida é um medicamento utilizado no tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade, comercializado sob os nomes Ozempic e Wegovy pela farmacêutica Novo Nordisk. Este fármaco é um análogo do GLP-1, um hormônio que atua no controle dos níveis de açúcar no sangue. De acordo com a ANVISA, a semaglutida age estimulando a liberação de insulina e reduzindo a produção de glucagon pelo fígado, o que ajuda a manter a glicose em níveis adequados. Além disso, o medicamento retarda o esvaziamento gástrico, promovendo uma sensação de saciedade, o que auxilia na perda de peso.

Para pacientes com diabetes tipo 2, a semaglutida pode ser uma ferramenta eficaz na gestão da doença, ajudando a prevenir complicações como doenças cardiovasculares e problemas renais. No tratamento da obesidade, o Wegovy tem se mostrado promissor, oferecendo uma nova opção para aqueles que lutam contra o excesso de peso e suas consequências associadas.

Exame

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após Débora Rodrigues, Moraes concedeu prisão domiciliar a 11 presos do 8/1

Foto: Rosinei Coutinho/STF

Depois de autorizar que Débora Rodrigues cumpra prisão preventiva em casa, no fim de março, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes concedeu o mesmo benefício a pelo menos outros 11 envolvidos no 8 de Janeiro.

O caso de Débora passou a repercutir nacionalmente por causa da pena fixada por Moraes, que impôs a condenação de 14 anos de prisão. Apesar da divergência apresentada pelo ministro Luiz Fux, o STF formou maioria para condená-la com base na pena imposta por Moraes.

A polêmica se deu em meio a uma forte pressão do Congresso para a aprovação de projeto que pode anistiar os condenados pelo 8 de Janeiro e, dias depois de o julgamento ser iniciado, Moraes permitiu que Débora cumprisse a pena na residência dela.

O mesmo foi concedido a pelo menos outros 11 alvos do STF pelo 8/1. Em todos os casos, a prisão domiciliar vem acompanhada de uma série de medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica, proibição do uso de redes sociais e recebimento de visitas.

Veja os envolvidos no 8/1 autorizados a cumprir prisão domiciliar

  • Aildo Francisco Lima
  • Claudio Mendes dos Santos
  • Eliene Amorim de Jesus
  • Fabrízio Cisneros Colombo
  • Gilberto da Silva Ferreira
  • Marco Alexandre Machado de Araújo
  • Marlucia Ramiro
  • Nelson Ribeiro Fonseca Junior
  • Ramiro Alves da Rocha Cruz Júnior
  • Sérgio Amaral Resende
  • Jorge Luiz dos Santos

Em parte dos casos, os réus ainda não foram julgados e continuam aguardando a análise do processo pelo STF.

É a situação de Aildo Francisco Lima, que responde por abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.

Ele é o homem que fez uma live sentado na cadeira de Moraes durante os atos do 8 de Janeiro e estava preso desde setembro de 2023.

Segundo o ministro, levando em conta a situação processual, com a apresentação, pela Procuradoria-Geral da República (PGR), de suas alegações finais, seria necessária a análise da situação de privação de liberdade de Aildo.

Moraes afirmou que, no caso de uma eventual condenação, Aildo já teria a possibilidade de pleitear o direito à remição, uma vez que já ficou preso preventivamente por cerca de 1 ano e 6 meses.

A situação da ação e o tempo em prisão preventivas foram justificativas aplicadas aos outros casos também.

A saúde de alguns dos réus também foi citada em decisões de Moraes. Segundo o ministro, por exemplo, Fabrízio Cisneros Colombo informou, em seu interrogatório, sofrer hipertensão arterial.

Ele estava preso desde outubro de 2023 e teve a prisão preventiva convertida em domiciliar por decisão do ministro em 11 de abril.

Já na decisão que concedeu prisão domiciliar a Ramiro Alves da Rocha Cruz Junior, Moraes pontua que ele relatou sofrer de transtorno de síndrome do pânico.

O caso mais recente, de 18 de abril, diz respeito a Sérgio Amaral Resende. Ele já está na fase de execução da pena, ou seja, sua ação já foi analisada pelo STF. Ele foi condenado à pena de 16 anos e seis meses.

A concessão de domiciliar a Resende foi permitida por causa de sua saúde. Segundo a decisão, foi informado nos autos que ele possui uma delicada situação de saúde, com diagnósticos de sepse abdominal, colecistite aguda e pancreatite aguda biliar.

Da mesma forma, outro condenado pelo atos antidemocráticos que já está cumprindo pena, Jorge Luiz dos Santos, também alegou que sofre de condições complicadas de saúde, como uma condição cardíaca que requer monitoramento e intervenção cirúrgica.

Metrópoles – Fábio Serapião

Opinião dos leitores

  1. Outrora tão combativa e envolvida nos movimentos pela democracia, a OAB hoje mais parece um antro de covardes, esfregam merda nas narinas desse povo, eles acham bom, ficam rindo e pedem mais. Perderam o respeito e a vergonha, corja de subservientes.

  2. Ninguém do 08/01 deveria ser julgado pelo STF. Rasgaram a Constituição e a OAB ficou em silêncio.

    1. Omissão e conivência. Uma vergonha está a Nação com os poderes ineptos. Vai ser preciso uma intervenção Internacional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

‘Não interessa ao Brasil viver em um mundo fraturado’, diz Mauro Vieira no encerramento de reunião do G20

Foto: Alexandre Cassiano

No último ato da reunião de chanceleres do G20 no Rio de Janeiro, o chanceler Mauro Vieira fez um balanço do encontro à imprensa, e afirmou que “não interessa ao Brasil viver em um mundo fraturado”, reiterando uma ideia apresentada na véspera em sua fala de abertura. Ao todo, 45 delegações, incluindo de países membros do grupo, convidados e organizações internacionais, estiveram no Rio de Janeiro, sendo que 32 representadas pelos seus chanceleres ou principais representantes.

Segundo Vieira, os países discutiram as duas principais guerras hoje no mundo, na Ucrânia e em Gaza. O chanceler afirmou que vários ministros expressaram o temor de que o conflito entre o grupo terrorista Hamas e Israel se espalhe pelo Oriente Médio, e demonstraram preocupação com o agravamento da crise humanitária no território palestino. Ao mesmo tempo em que foram feitos pedidos pela libertação dos reféns capturados pelo Hamas, houve críticas à operação militar liderada por Israel, e além de muitos pedidos por um cessar-fogo.

— Foi conferido especial destaque ao deslocamento forçado de mais de 1 milhão e 100 mil palestinos para o sul da Faixa de Gaza. Nesse contexto, houve diversos pedidos em favor da liberação imediata do acesso para ajuda humanitária na Palestina, bem como apelos pela cessação das hostilidades — afirmou o chanceler. — Muitos se posicionaram contrariamente à anunciada operação de Israel em Rafah, pedindo que o governo de Israel reconsidere e suspenda imediatamente essa decisão. Destacou-se, ademais, virtual unanimidade no apoio à solução de dois Estados como sendo a única solução possível para o conflito entre Israel e Palestina.

Na terça-feira, os EUA vetaram, pela terceira vez, uma resolução pedindo o fim das hostilidades em Gaza, mas sinalizaram que poderão apresentar um texto mais brando, prevendo uma “pausa humanitária” nas hostilidades, e se opondo a uma ofensiva contra Rafah, cidade no sul do enclave onde estão centenas de milhares de civis. Integrantes do governo israelense têm sugerido que uma operação terrestre poderia começar junto com o Ramadã, o mês sagrado dos muçulmanos que se inicia no dia 10 de março.

Vieira destacou que os integrantes do G20 apresentaram uma série de propostas de reforma das Nações Unidas, uma das prioridades da presidência rotativa brasileira do bloco, mas apontou que essas propostas precisam ser estudadas e, finalmente, implementadas.

Mauro Vieira reforçou que, pela primeira vez, haverá uma outra reunião de chanceleres do G20, prevista para acontecer às margens da Assembleia Geral da ONU, em Nova York — também pela primeira vez, será feito um convite a todos os países que integram as Nações Unidas para que participem do encontro. Segundo Vieira, será um “chamado conjunto” pelas reformas nos mecanismos de governança global. Por fim, ele considerou que a reunião de ministros no Rio de Janeiro foi bem sucedida.

— A presença de todos aqui é uma prova não apenas da importância do Brasil, mas também do G20 como fórum de concertação — disse Vieira.

A reunião de chanceleres, a primeira em nível ministerial da presidência rotativa do Brasil no G20, serviu para que o país detalhasse suas prioridades para o grupo neste ano: a questão climática, o combate à fome e à pobreza e a reforma das instituições multilaterais, que pautou a segunda reunião dos ministros. Na quarta-feira, quando abriu o encontro, Vieira fez um discurso duro em defesa de mudanças no funcionamento das Nações Unidas, e atacou o que vê como gastos militares excessivos, no momento em que o Brasil e o chamado Sul Global pressionam por ações mais contundentes de governos para combater a fome e preparar o planeta para as mudanças climáticas.

Entre os presentes, o chanceler russo, Sergei Lavrov, foi um dos destaques — em conversa com O GLOBO, o chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, afirmou que a morte do oposicionista Alexei Navalny, na semana passada, foi citada algumas vezes ao longo das plenárias, mas não houve resposta do lado russo. Segundo fontes diplomáticas, a morte, ocorrida em uma prisão do Ártico, foi tratada como um “assassinato político”. Lavrov, por sua vez, acusou o Ocidente de hipocrisia ao tratar da guerra na Ucrânia, que completa dois anos no sábado.

Até a reunião de cúpula de novembro, também realizada no Rio de Janeiro, serão realizados outras reuniões em nível ministerial no G20 — na semana que vem, presidentes de Bancos Centrais e ministros da Economia e Finanças se encontrarão em São Paulo.

O Globo

 

Opinião dos leitores

  1. A hipocrisia reina nos governos de esquerda, Brasil tem milhares de gente passando fome e lule preocupado com a fome em outros países, primeiro vamos fazer o dever de casa, depois teremos tempo para os de fora.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Arena recebe o “Festival Tamo Junto BB”, evento que reúne vôlei de praia, skate, e-sports, corrida de rua e shows nacionais

Festival acontece a partir desta quarta-feira (30), em Natal-RN, com competições nacionais de vôlei de praia, skate, corrida, games eletrônicos e shows.

A Casa de Apostas Arena das Dunas sediará, a partir desta quarta-feira (30), até domingo (03), o Festival Tamo Junto BB. Aberto ao público e inspirado na dinâmica de eventos globais de esportes de ação, o festival utilizará os setores hospitalidade, para os games eletrônicos, praça externa norte, para o vôlei e os shows, e a praça externa oeste, para o skate e para a Vila BB (espaço cultural do evento). Este é o maior festival de esporte e cultura que a Arena recebe e espera receber mais de 80 mil pessoas nos 5 dias de evento.

As campeãs olímpicas do Vôlei de Praia, Duda e Ana Patrícia, e os campeões mundiais de Skate, Raicca Ventura e Augusto Akio, são alguns dos nomes que competirão na capital potiguar. O festival oferecerá uma vasta programação esportiva com as etapas oficiais dos circuitos de vôlei de praia, surfe (praia de Miami), corrida de rua, competições e aulas de skate, arena gamer e ainda uma grande programação de shows musicais locais e nacionais.

“A Arena é hoje um dos principais centros de lazer e entretenimento não apenas do Rio Grande do Norte, mas também do Nordeste. Temos certeza de que nossa estrutura contribuirá de forma bastante positiva para a elevar a experiência a ser vivida pelo público e os atletas durante os dias de competições”, afirma Ricardo Ferreira, diretor-presidente da Casa de Apostas Arena das Dunas.

Confira os destaques da programação do Festival:

Skate
O festival será palco da segunda etapa do Vert Battle – e última etapa do circuito nacional de skate vertical, revelando o campeão brasileiro da modalidade. A competição será transmitida ao vivo pela TV Globo e pelo SporTV e terá categorias Pro Masculino e Open Feminino e presenças confirmadas de nomes como Rony Gomes, o medalhista olímpico e campeão mundial de skate park Augusto Akio, a atleta olímpica e campeã mundial de skate park Raicca Ventura, o campeão mundial de vert e recordista de medalhas do X-Games Gui Khury, e os atletas olímpicos de skate park Luigi Cini e Dora Varella.

As ações do skate não param por aí. O público poderá fazer aulas gratuitas com os equipamentos e instrutores do Instituto Skate Cuida, além de Demo Session com a lenda Bob Burnquist e os paraskatistas Felipe Nunes e Nando Araújo, integrantes do Squad BB.

Corrida de Rua
O Circuito Banco do Brasil de Corrida, um dos principais do país, já passou por diversas cidades do país. A corrida oferece percursos de 1km (infantil), 5km e 10km, atendendo tanto a iniciantes quanto a corredores experientes. Em 2024, o evento já passou por Palmas, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, e Brasília, antes de pousar em Natal para o festival.

 

Vôlei de Praia
Outra atração do evento será a nona e penúltima etapa do circuito brasileiro do vôlei de praia. Nos dias 30 e 31/10, o público poderá somente acessar as estruturas do vôlei e da praça de alimentação. Entre as duplas inscritas para a etapa em Natal estão as campeãs olímpicas Duda e Ana Patrícia. Evandro e Arthur Lanci, que ficaram na quinta colocação em Paris 2024 também estarão na disputa.

Surfe
A quinta etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe, válida como prova do Qualifying Series, divisão de entrada do circuito mundial da WSL (World Surf League) acontece nos dias 31 de outubro a 3 de novembro, na Praia de Miami, em Natal. Com cinco campeonatos em território brasileiro, o circuito tem como missão dar oportunidades para talentos regionais, igualdade de premiação entre homens e mulheres, sustentabilidade e investimento no futuro do esporte.

Games
Na área Gamer, serão realizadas ativações de Gameplays que trazem interação com o público, como Just Dance e jogos contra gamers profissionais, meet & greet e experiências com influenciadores da W7M, como Julia Barni, Jeff Bala, Bryan Sant e Matheus Ueta.

 

Música
Além de muito esporte, o evento vai entregar muita música e entretenimento, divididos em dois palcos – e tudo gratuito. No palco principal, shows de Nando Reis, Jão, Vanessa da Mata, Àttooxxá, Lexa e banda Oriente – convidando as cantoras Lourena e Joyce Alane. No palco Vila BB, a diversão fica por conta de artistas locais.

Mais informações no site: tamojuntobb.com.br

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Haddad diz que inflação média do governo Lula será inferior a 4%

Foto: Agência Brasil

ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o atual mandato do presidente Lula terá uma inflação média inferior a 4%, percentual que é o menor desde que foi adotado o regime de metas. Ainda segundo o ministro, o crescimento médio do país vai beirar os 3%. A declaração foi feita no Itamaraty, durante a 3ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, mais conhecido como Conselhão.

“Presidente, é absolutamente possível o senhor terminar o seu mandato com uma inflação média abaixo de 4% e com um crescimento médio beirando os 3%”, disse Haddad ao lembrar que a meta é inflação em 2025 chegar a apenas 3%.

“Isso, para você ter uma ideia, é a menor inflação média de todos os mandatos desde que o regime de metas de inflação foi criado no Brasil. Portanto, aqueles que acusam o presidente Lula de não estar prestando atenção na inflação, na verdade não estão prestando atenção nos dados que estamos divulgando pelo IBGE a todo momento, mostrando que nós estamos convergindo para meta, que é uma meta exigente, e que foi ontem reafirmada na reunião do Conselho Monetário Nacional”, acrescentou.

Febraban

O olhar positivo sobre a economia do país foi compartilhado pelo presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney. “É preciso que nós reconheçamos que o Brasil, apesar do contexto mundial adverso, vem colhendo frutos e resultados positivos do trabalho econômico do ministro Fernando Haddad”, disse o representante do grupo de trabalho de crédito do Conselhão.

“Basta olharmos o PIB (Produto Interno Bruto) do ano passado e o do primeiro trimestre [de 2024], que apresentaram uma expansão robusta. Isso nos deixa bastante entusiasmados. Vemos que o que tem contribuído para o PIB é o consumo das famílias. Temos observado uma demanda doméstica pujante. Espero, ainda, uma retomada dos investimentos”, disse o executivo da Febraban.

Isaac Sidney destacou também o bom desempenho do mercado de trabalho que, segundo ele, está aquecido, com níveis muito baixos de desemprego, e de massa salarial com crescimento forte do ponto de vista da renda.

“A inflação está na meta. Estamos com projeções para 4% neste ano. A balança comercial está batendo recordes e as nossas reservas internacionais estão funcionando como se fosse uma blindagem. O grande desafio que temos é o de não deixar esse processo de retomada do crescimento perder tração”, disse.

Ele lembrou que esses resultados positivos foram obtidos em meio a um cenário externo complicado do qual nenhum país está imune. “Existem ruídos de uma eventual fragilidade fiscal. Entendo e respeito esse argumento, mas é importante destacar, sobretudo, que o ministro Haddad tem reafirmado sua determinação e compromisso com o arcabouço fiscal”, acrescentou.

Comitê Gestor do Conselho

Falando em nome do Comitê Gestor do Conselho, o coordenador do Fórum das Centrais Sindicais, Clemente Ganz, também destacou os bons resultados da economia, mas lamentou que, quando citados, vêm sempre acompanhados de previsões sobre crises que não se confirmam.

“Se observarmos como esses resultados aparecem no debate público vemos que, no geral, com resultados como o de que o emprego cresceu, anuncia-se também que o país está vivendo uma crise que não conseguimos observar”, criticou ao convocar os integrantes do Conselhão a atuarem para mudar essas manchetes, de forma a dar mais qualidade ao debate público sobre os resultados alcançados.

CNI

Representando a Comissão de Assuntos Econômicos do Conselhão, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, propôs uma reflexão sobre a dívida pública do país, que leve em conta o fato de ela ser proporcionalmente menor do que a de diversos outros países.

Segundo ele, há casos em que esse tipo de dívida pode ser positiva para o país. “Temos uma grande questão que se chama dinâmica da dívida pública. Todos sabemos que em muitos países é muito maior percentual dela em relação ao PIB. Temos que, talvez, fazer reflexão entre a dívida pública boa e a dívida pública ruim. Dívida pública boa é aquela que permite investimento, geração de riqueza, emprego e desenvolvimento social. Dívida pública ruim é aquela que mantém uma máquina pública altamente pesada para o país.”

Fonte: Agência Brasil

 

Opinião dos leitores

    1. Penso que esse salete, tem uma quedinha por andrade.
      Rsrs..
      Ô loco!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Câncer matou 18 mil pessoas nos últimos cinco anos no Rio Grande do Norte

Imagem: Freepik

Entre 2019 e 2023, o câncer, em suas diferentes formas, matou 18.052 pessoas no Rio Grande do Norte. O número é quase o dobro de vítimas fatais da covid-19, por exemplo, que levou 9.327 pessoas à morte, de 2020 até o início de 2025, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O câncer de pulmão foi o que mais matou pacientes acometidos com a doença do RN, representando 13% dos óbitos (2.264 mortes), seguido pelos cânceres de mama e próstata (8% cada), estômago (7%) e cólon e reto (6%).

Os números estão no “Boletim Epidemiológico do Câncer”, elaborado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesap/RN), que oferece uma análise do cenário da doença ao longo desse período específico no RN. O documento aponta que o aumento de mortes por câncer foi proporcional entre os sexos, subindo 4% nos cinco anos, mas com predominância no público masculino (51%).

A faixa etária mais afetada foi a partir dos 60 anos, concentrando 71% dos óbitos. Entre os homens, o câncer de próstata foi responsável por 16% das mortes, seguido pelos cânceres de pulmão (13%), estômago (9%) e esôfago (6%).

Nas mulheres, o relatório destaca o considerável crescimento no número de mortes causadas pelo câncer de mama em todos os anos analisados, com um aumento de 25% em 2023 comparado a 2019. Esse tipo de câncer representa 16% do total, seguido pelos cânceres de pulmão (12%), colo de útero 7%, cólon/reto (6%), e estômago 6%.

A 6ª Região de Saúde (Pau dos Ferros) apresentou as maiores taxas de mortalidade, com aumento de 12% em 2023 em relação a 2019, enquanto a 5ª e a 2ª Região de Saúde (Santa Cruz e Mossoró, respectivamente) apresentaram uma discreta diminuição na taxa de mortalidade em comparação com 2019 (-1,8% e -2,5%).

Já a 7ª Região (Metropolitana) registrou as menores taxas de óbito, mas tem a maior taxa de incidência de câncer. O relatório aponta que esse resultado pode estar relacionado à melhor estrutura e acesso aos serviços de saúde na região, de modo que se consegue diagnosticar mais e tratar a doença com melhor estrutura.

Quanto à incidência, entre 2019 e 2023, foram 53.480 casos de câncer registrados no RN, com uma predominância de 56% dos casos no sexo feminino (30.196 registros) em comparação aos 44% no sexo masculino (23.284 casos). A diferença reflete um cenário de maior impacto da doença nas mulheres ao longo do período analisado.

A incidência geral de câncer apresentou aumento significativo, passando de 287,8 casos por 100 mil habitantes para 329,7 no sexo masculino e de 325,3 para 430,6 no sexo feminino. O ano de 2020, início da pandemia de covid-19, registrou as menores taxas, possivelmente influenciado pela redução no acesso aos serviços de saúde e, consequentemente, a menos diagnósticos.

Entre os tipos de câncer mais frequentes, destacam-se o câncer de mama entre as mulheres, com 8.047 registros (27% do total), seguido pelo câncer de colo do útero (8%), neoplasias de tecidos conjuntivos (6%), estômago (5%) e cólon e reto (4%). Nos homens, o câncer de próstata liderou as ocorrências, somando 3.226 casos (14%), seguido pelo câncer de estômago (11%) e de tecidos conjuntivos (9%), cólon e reto (5%), brônquios e pulmões (4%).

A maior incidência foi observada em pessoas entre 60 e 69 anos (24%), seguidas pela faixa dos 50 a 59 anos (22%). Crianças e adolescentes de 0 a 19 anos representaram apenas 2% do total de casos registrados no período.

Região de Mossoró teve a menor incidência

Regionalmente, a 7ª Região de Saúde (Metropolitana) apresentou as maiores taxas de incidência em 2023, com um crescimento de 25% em relação a 2019. A menor incidência foi registrada na 2ª Região (Mossoró).

O relatório da Sesap destaca a importância de fortalecer as políticas públicas para a prevenção e combate ao câncer no Rio Grande do Norte. As ações incluem programas de conscientização sobre hábitos de vida saudáveis, combate ao tabagismo e ao alcoolismo, incentivo à atividade física e alimentação balanceada.

Também aponta que é necessário ampliar os exames de rastreamento, como mamografia e colonoscopia, com foco na população acima dos 60 anos. A Sesap reforçou, ainda, a importância de fortalecer a atenção primária, melhorar a infraestrutura das regiões mais carentes e capacitar continuamente os profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento precoce da doença.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Hamas liberta 2 dos últimos 6 reféns vivos previstos na primeira fase do cessar-fogo com Israel

Foto: Reprodução/AFP

O grupo terrorista palestino Hamas libertou na madrugada deste sábado (22), no horário de Brasília, dois dos últimos seis reféns vivos previstos para serem trocados na primeira fase do acordo de cessar-fogo assinado com o governo de Israel, que entrou em vigor em 29 de janeiro.

A entrega dos reféns à Cruz Vermelha, responsável por levá-los a Israel, aconteceu na passagem de Rafah, que fica na fronteira do território palestino com o Egito, por volta das 5h deste sábado, no horário de Brasília.

A entrega dos outros quatro reféns deve ocorrer ainda neste sábado. Os terroristas permaneciam mobilizados no local da entrega até a última atualização desta reportagem.

Quatro dos reféns, Eliya Cohen, 27, Tal Shoham, 40, Omer Shem Tov, 22, e Omer Wenkert, 23, foram capturados por homens armados do Hamas durante o ataque terrorista a Israel em 7 de outubro de 2023.

Outros dois, Hisham Al-Sayed, 36, e Avera Mengisto, 39, são mantidos pelo Hamas desde que entraram na Faixa de Gaza separadamente em circunstâncias não explicadas ​​há cerca de uma década.

Até a última atualização desta reportagem, haviam sido libertados os reféns Tal Shoham e Avera Mengisto, informou a Reuters. As forças armadas israelenses confirmaram a chegada dos dois ao país.

Em troca, espera-se que Israel liberte 602 prisioneiros palestinos mantidos em centros de detenção de Israel.

O acordo de troca de reféns e prisioneiros foi mantido apesar de uma série de problemas entre as partes que quase levou à quebra do cessar-fogo nos últimos dias.

Identificação de Shiri Bibas

Na madrugada deste sábado, pelo horário de Brasília, a família de Shiri Bibas confirmou que um novo corpo entregue pelo grupo terrorista na sexta-feira (21) foi identificado como sendo dela, informou a Reuters.

Na quinta-feira (20), Israel acusou o Hamas de violar os termos do cessar-fogo ao entregar um corpo incorretamente identificado como o de Shiri Bibas, que havia sido sequestrada no ataque de 7 de outubro junto com seus dois filhos, Ariel, de 4 anos, e Kfir, de apenas 8 meses na época do atentado.

O grupo terrorista Hamas diz que um ataque aéreo israelense havia matado Shiri e os meninos em 2023, cerca de um mês após o sequestro. Israel não confirma a acusação e a classifica de propaganda cruel.

Os restos mortais entregue junto ao das crianças não correspondiam ao de nenhum dos reféns israelenses, segundo as Forças de Defesa de Israel. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ameaçou fazer o Hamas “pagar o preço” por não devolver o corpo, mas evitou abandonar o acordo de cessar-fogo.

Na sexta-feira (21), um membro do Hamas afirmou que “erros infelizes” poderiam ocorrer, especialmente devido aos bombardeios israelenses a Gaza, que supostamente teriam deixado restos mortais misturados e mutilados a ponto de impossibilitar qualquer identificação.

“Confirmamos que não é de nossos valores nem de nosso interesse manter quaisquer corpos ou não cumprir os acordos que assinamos”, disse o grupo terrorista em um comunicado. Novos restos mortais foram entregues à Cruz Vermelha na sexta-feira (21) e seguiram para identificação forense.

Dias antes, o Hamas também havia acusado Israel de violar o cessar-fogo ao bloquear o fornecimento de ajuda humanitária para Gaza.

Trégua frágil

O cessar-fogo trouxe uma pausa na luta, mas as perspectivas de um fim definitivo para a guerra permanecem incertas. O Hamas, que matou cerca de 1.200 pessoas e fez 251 reféns durante seu ataque a Israel, tem se esforçado para demonstrar que continua no controle de Gaza, apesar das perdas na guerra.

A campanha israelense matou pelo menos 48 pessoas, de acordo com o grupo terrorista que controla politicamente o enclave palestino, e reduziu grande parte da Faixa de Gaza a escombros, deixando parte da população em abrigos improvisados ​​e dependentes de caminhões de ajuda humanitária.

Ambos os lados disseram que pretendem iniciar negociações para uma segunda fase do cessar-fogo, na qual estariam em jogo o retorno de cerca de 60 reféns restantes e a retirada das tropas israelenses.

Mas as esperanças de um novo acordo foram obscurecidas por desacordos sobre o futuro de Gaza, que foram aprofundados pelo choque em toda a região sobre a proposta do presidente dos EUA, Donald Trump, de expulsar os palestinos do enclave, promovendo uma limpesa étnica, e desenvolver no local uma espécie de “Riviera do Oriente Médio” sob controle de Washington.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *