Economia

Sem conter gastos, país pode ficar ingovernável em 2027, dizem economistas

Foto: Pixabay

Não é de agora o orçamento do governo federal é uma pedra no sapato dos economistas. Mas o alarde ficou ainda maior desde terça-feira (15) com a apresentação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2026.

Algumas das previsões da peça orçamentária são vistas como “otimistas demais” por economistas ouvidos pela CNN. Mas o que mais incomodou foi a projeção negativa do governo quanto às despesas discricionárias — aquelas não obrigatórias, em suma, os investimentos.

Sobram para estes gastos os recursos do orçamento que não são tomados pelas despesas obrigatórias (ligadas a benefícios; gastos previstos em Constituição, como os ligados à educação e saúde; e outros) ou pelas emendas parlamentares.

Para 2026, o PLDO prevê 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro (ou R$ 208,3 bilhões) em gastos livres, enquanto aponta 17,4% do PIB (ou R$ 2,385 trilhões) para obrigatórias.

Em 2029, a previsão é de que os gastos obrigatórios subam a R$ 2,838 trilhões, 16,8% em proporção do PIB. Na contramão, as despesas discricionárias devem cair praticamente R$ 200 bilhões, a R$ 8,9 bilhões, ficando em mísero 0,1% do PIB.

Governo otimista, realidade pessimista

Segundo o PLDO, a dívida bruta do governo geral deve atingir o pico em 2028, a 84,2% do PIB, e em seguida recuar até atingir 81,6% do PIB em 2035.

No WW da CNN, Salto pontuou que a dívida do Brasil em torno de 80% do PIB é aproximadamente 13 pontos porcentuais superior à média do grupo dos países emergentes.

O que os economistas apontam também é que as projeções do governo não corroboram com a realidade que está por vir.

“As projeções da dívida parecem otimistas. De acordo com nossa visão, a dívida deve chegar a 83,9% em 2026 e continuar crescendo nos anos seguintes, atingindo um pico de 94,7% em 2034. Isso representa um nível muito mais alto – e mais arriscado – do que o projetado pelo governo”, afirma Sbardelotto.

“A diferença provavelmente se deve às hipóteses relativas à trajetória do resultado primário atual (esperamos um superávit somente a partir de 2029), ao crescimento do PIB de médio prazo (assumimos uma média de 2%) e à taxa de juros (consideramos 9,5% no estado estacionário)”, pondera.

Alexandre Andrade pondera que enquanto alguns gastos — sobretudo os previdenciários — estão subestimados, as receitas foram superestimadas.

“Nós temos um posicionamento mais conservador em relação a materialização dessas receitas porque elas possuem muitas incertezas envolvidas”, afirma o diretor da IFI, ressaltando o risco de o governo acabar descumprindo as metas de gastos de 2026 em diante ao não seguir estimativas tão alinhadas com o que os economistas projetam.

Para Salto é importante ressaltar porém que o quadro não é de insolvência, uma vez que o Tesouro Nacional ainda tem caixa robusto e a demanda por títulos públicos é constante.

CNN – William Waack

Opinião dos leitores

  1. Esses “economistas” da shopee nem se pronunciaram qdo o desgoverno do kgão furou o teto em quase 1 trilhão, qdo o desgoverno bandido aprovou a PEC kamikaze que abriu um orçamento de 40 bilhões pra comprar votos em 2022 e não se retratam qdo erram tdas as projeções da economia com relação ao governo atual. Esses “economistas” do Paraguai engana bolsolóide e jumento. Comprando gás de cozinha 86 reais hj, esperando deixar aqui agora, qdo já paguei 130, picanha de 59 reais kg qdo já paguei 100 e não estou falando de pelicanha argentina viu haters mentirosos! gasolina entre 5,89 e 6,20 qdo já paguei 8,20 em 2022, no desgoverno do mentiroso. Isso é o que importa o que esses economentirosos do Paraguai falam e bucha pra bolsolóide! kkkkkkkkkk O choro é livre!

  2. Kkkkkkkk, fica nada, em 2027 Gustavo Mafra, O Imparcial, Santos e Cecília, vão custear o velório da terra arrasada e infértil que vamos virar, só madurim para resolver.

  3. Alguém achava que seria diferente, colocar um ex-presidiário, analfabeto de pai e mãe, condenado por corrupção, sabendo que os mesmos artistas voltariam a cena do crime junto com ele, só pra tirar o Bozo? Sabemos que era a única opção do sistema, mas cair na onda do sistema, só pra otários. Eu acho é ppppooouuucccoooo! 👺👺💩💩💩😭😭😭

  4. Alguma novidade? Eu vejo que nós brasileiros, somos culpados por toda essa desordem. Os poderes constituídos parece que não está nem aí..

  5. Como vão conter gastos, um país governado exclusivamente por corruptos em todas as instâncias. É muito dinheiro sendo roubado, desviado, através de todo tipo de falcatruas que essa quadrilha é especializada nesse ramo. O chefão é mais mala deles todos, sem contar os outros , Zé Dirceu, genuíno, gleice……em cada área de atuação, tem um criminoso com vasta experiência e uma longa folha corrida de crimes, e com o apoio do supremo, estão todos nadando de braçada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Audiência pública discute melhorias para o ciclismo na Câmara de Natal

A fim de discutir o ciclismo na capital potiguar, a Comissão de Transportes, Legislação Participativa e Assuntos Metropolitanos da Câmara Municipal de Natal promoveu nesta segunda-feira (10) uma audiência pública no sentido de garantir melhorias para quem utiliza a bicicleta como meio de transporte para lazer, esporte e trabalho. Diversos desafios foram lançados durante o encontro, como a falta de ciclofaixas e ciclovias, descontinuidade das faixas e buracos. Também foram citados: falta de iluminação e sinalização, entulhos depositados inadequadamente, e falta de segurança, dentre outras dificuldades encontradas por aqueles que escolhem pedalar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o terceiro país em número de mortes em acidentes de trânsito. Fica atrás apenas da Índia e da China. Na última década, mais de 13 mil ciclistas morreram no Brasil. Organizações da sociedade civil, como a ONG Rodas da Paz, alertam para a necessidade de melhorar a infraestrutura para a circulação de bicicletas e pregam o respeito entre ciclistas, motoristas e pedestres.

O presidente da Comissão de Transportes, vereador Léo Souza (Republicanos), disse que a audiência foi proposta com a intenção de dar voz aos usuários da bicicleta em Natal. “O Poder Público tem que oferecer segurança aos ciclistas da nossa cidade. A combinação de falta de infraestrutura e imprudência no trânsito leva a um alto número de acidentes com ciclistas, com graves consequências. Diante desse cenário, o Legislativo natalense se mobiliza para ajudar a salvar vidas no trânsito”.

Jodia Ferreira, secretária de Mobilidade Urbana de Natal, ressaltou a importância do debate promovido pela Câmara Municipal. “Encontros como esse contribuem para a construção de uma mobilidade urbana efetiva, sustentável e ativa. Inclusive estamos elaborando o Plano Plurianual para os próximos quatro anos, sendo este momento de escuta muito útil para extrairmos diretrizes para políticas públicas”.

Representando a Associação dos Ciclistas do RN, o ciclista Francisco Fabiano informou, com base em dados oficiais, que cerca de 57 mil viagens de bicicleta são realizadas por dia em Natal. “As pessoas saem de suas casas e seguem para todos os bairros da cidade em duas rodas. A bike é utilizada para diversos fins: ir à padaria, à praia, ao trabalho, atividades esportivas e por aí vai. Ou seja, é uma modalidade de transporte usada por milhares de natalenses, o que mostra a urgência por segurança viária na cidade”, pontuou.

Harinson Carpegeano, presidente do Conselho Estadual de Trânsito, defendeu a realização de campanhas que promovam uma cultura de paz no trânsito. “Temos que acessar a cidade de forma mais harmoniosa e empática, tendo sempre em vista que em algum momento o condutor do carro deixa de ser motorista e passa a ser pedestre. Trata-se de compartilhar os espaços urbanos com responsabilidade, respeito e prudência. Isso tudo depende de um processo de educação e conscientização para acontecer”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Setor de Serviços cresce 10,2% e Varejo atinge 2,3% em 2021 no RN

Foto: reprodução

Os dados das Pesquisas de Serviços e Varejo, divulgadas nesta quinta-feira (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentam o fechamento dos setores em 2021 no Rio Grande do Norte. No acumulado do exercício, o Setor de Serviços do RN fechou com alta de 10,2%. Já as vendas do Varejo potiguar registraram crescimento de 2,3% no ano passado. O número está abaixo das expectativas do setor produtivo, que apostava em uma alta de 5%. O tímido crescimento permite recuperar pouco mais da metade dos 4,2% de vendas que o varejo ampliado do estado perdeu em 2020.

“Entre os motivos dos baixos percentuais apresentados na pesquisa do IBGE, destacamos o empobrecimento da população, combinado com os altos índices de endividamento e de inadimplência verificados no final do ano passado. Essa conjuntura impactou muito mais do que era imaginado em relação a disposição dos potiguares de irem às compras. O Auxílio Brasil, programa de transferência de renda do Governo Federal, que iniciou no final de outubro, ainda não mostrou resultados efetivos. Os recursos que entraram no orçamento familiar foram destinados para alimentação, remédios e vestuário”, analisou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

O varejo potiguar teve, em dezembro, um crescimento de 2,8% em relação a novembro, e no comparativo ao mesmo mês em 2020, houve uma queda de  -3,9%. Mesmo assim, o percentual de crescimento do RN foi maior que a média Brasil (+0,3%) e, ainda, o maior do Nordeste no mês (sobre novembro).

Já o setor Serviços no Rio Grande do Norte cresceu 10,8% em dezembro de 2021, quando comparado ao mesmo período em 2020. O índice marca a 10º taxa positiva consecutiva e fica acima do desempenho nacional, marcado em 10,4%. Outros 10 estados da federação ficaram na mesma situação, sendo apenas Rio Grande do Norte, Ceará e Alagoas da região Nordeste.

“Parte deste incremento está ligado ao fato que algumas das atividades do setor ganharam um natural impulso com a pandemia, como foi o caso do setor de saúde e de serviços às famílias. O alerta que fica, neste caso, é a desaceleração deste crescimento ao longo do ano, em uma clara mostra de que está sendo trilhado o caminho da estabilidade para o setor”, pontuou Queiroz.

Quatro das cinco atividades selecionadas na pesquisa avançaram em dezembro quando comparadas com novembro, com destaque para os saldos positivos em Transportes (1,8%) e em Serviços profissionais, administrativos e complementares (2,6%). As demais expansões vieram de Outros Serviços (1,4%) e de Serviços prestados às famílias (0,9%).

O presidente da Fecomércio RN cita que os números indicam um início de recuperação, mas chama atenção para o fato de que a base de comparação é baixa, uma vez que, em 2020, grande parte das atividades do segmento sofreram paralisações e queda de faturamento.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

FUNDO ELEITORAL: Com meta em R$ 5 bilhões, Congresso manobra para fechar valor recorde para as eleições de 2024

Foto: Sergio Lima/Poder 360

Uma manobra no Congresso pode fazer com que as eleições municipais de 2024 tenham um valor recorde para campanhas políticas. A intenção negociada é a de que o Fundo Eleitoral, conhecido como “Fundão”, chegue à casa dos R$ 5 bilhões. O montante é 60% maior do que o destinado no último pleito de prefeitos e vereadores, em 2020. Na época, foram R$ 2 bilhões.

Para alcançar o valor, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou uma instrução normativa que diminuiu R$ 4,02 bilhões de emendas de bancadas – recursos para obras ou investimentos aos respectivos estados – para turbinar o fundão. A mudança faz parte da Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define as regras de gastos para o ano que vem. O texto será novamente discutido na próxima 3ª feira (21.nov).

Atualmente, o valor destinado pelo governo para campanhas é de R$ 939,3 milhões. Caso a proposta avance, as emendas seriam somadas a esse montante. O Orçamento ainda não foi aprovado e precisa ser votado no Congresso. E, apesar da defesa de parlamentares, pode enfrentar resistência até a votação final.

Única deputada a votar contra na comissão, Adriana Ventura (Novo-SP) critica a tentativa de aumento. Com avaliação de que os gastos para o ano que vem não podem superar as últimas eleições municipais, a parlamentar diz haver outras prioridades para os gastos públicos.

“Essa possibilidade de aumentar o fundo eleitoral é absolutamente inaceitável. Nosso país é muito pobre, e a prioridade não é fazer campanha política. E, além do mais, são campanhas milionárias. É muito caro em um país em que falta o básico”, diz. “A gente tem milhões de pessoas passando fome, sem saneamento básico”, completa.

O aumento do Fundão

Há três anos, o valor para campanhas foi de R$ 2 bilhões. E como essa verba mais que dobrou, chegando aos R$ 4,9 bilhões nas eleições de 2022, políticos não querem um recurso menor para o ano que vem, mesmo com a diferença entre os tipos de pleitos — eleições municipais exigem menos recursos logísticos e contam com uma quantidade menor de candidatos do que as gerais nacionais.

O que são emendas de bancada?

Emendas de bancada são recursos disponibilizados para que deputados e senadores direcionem, em conjunto, valores a obras, custeios com gastos ou investimentos em saúde para os seus respectivos estados.

Próximos passos da LDO

Passada a votação do relatório preliminar, e o tempo para apresentação de emendas ao texto, o relator da LDO, deputado Danilo Forte (União-CE), fará a entrega do relatório final na 2ª feira (19.nov). Uma reunião está prevista para o dia seguinte. E a votação do relatório final está marcada para 4ª feira (22.nov). Após aprovação, o parecer da CMO será encaminhado à Mesa do Congresso Nacional até 5ª.

SBT News

Opinião dos leitores

  1. O congresso nacional é um antro de sanguessugas, todos ficam ricos chantageando os que dependem de seus votos para aprovar projetos, não estão nem aí para os interesses da população ! Um dia os eleitores aprendem a votar .

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘Velho’ ‘radinho’ de pilha salva a comunicação e vira item de segurança no Rio Grande do Sul

Foto: arquivo pessoal

Os rádios de pilha se tornaram itens essenciais na comunicação com pessoas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. É por meio deste “item de museu” que essa parcela da população consegue se inteirar da situação do estado e recebe informações complementares.

“Estamos vendo pessoas há dias sem energia, sem contato ou acesso a qualquer fonte de informação digital. O rádio acaba sendo a forma de conexão com o mundo”, afirma o professor universitário Willian Araújo, de 36 anos.

Uma campanha idealizada por ele e outros profissionais da Unics (Universidade de Santa Cruz do Sul) busca arrecadar aparelhos para distribuição nas áreas afetadas pela enchente —a princípio, as comunidades da região central do estado. “Nos dias de grande confusão, eu me vi com o meu radinho de pilha”, diz.

“Rádios locais não tinham transmissão online no horário que eu queria ouvir, eu estava sem internet e sem luz. E eu não tinha outro rádio que não fosse o de pilha”, disse Willian Araújo.

A cidade de Santa Cruz do Sul é considerada de porte médio e, apesar de ter uma área urbana bastante industrializada, ela também é forte na agricultura familiar. A população está acostumada com o uso do rádio, mas sempre atrelado ao celular, internet ou carro.

“A emergência climática configurada nessa enchente nos mostrou que as nossas infraestruturas comunicacionais são muito vulneráveis. O rádio de pilha acabou se tornando uma forma segura de ter acesso a informação sem depender das mídias sociais”, afirmou Willian Araújo.

A campanha arrecada rádios de pilha e recursos para comprá-los. Em paralelo, o núcleo de comunicação da Unics produz boletins informativos que são transmitidos nas rádios locais.

Entre os conteúdos estão dicas de cuidado com a saúde nas enchentes ou como identificar sintomas de leptospirose, por exemplo. Também foi criado um canal no WhatsApp, para a equipe receber áudios e vídeos e fazer checagem das notícias.

Rádio é resiliente

“O rádio vem anunciando sua morte desde os anos 50 e vemos a resiliência do meio de comunicação se atualizar a cada desafio tecnológico. Os podcasts e a transmissão ao vivo mostram como a oralidade é importante para a sociabilidade humana”, afirma Willian Araújo.

“O que estava caindo em desuso é a tecnologia de transmissão de FM (frequência modulada), assim como a AM (amplitude modulada) estava obsoleta. Elas ganharam um outro significado no Rio Grande do Sul a partir dessa tragédia”, complementa.

Willian acredita que o rádio de pilha é o “item de segurança” que todos deveriam ter em casa. Apesar de não ser o mais prático ou tecnológico, é o meio de comunicação que funciona quando a estrutura essencial entra em colapso.

Embora a ideia tenha nascido através da Unics, a iniciativa cresceu e já conta com apoio da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e diversas associações ligadas à radiodifusão.

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

“O que a Escola precisa Aprender antes de Ensinar” é o tema gerador da ExpoEduc 2024: maior evento educacional do Norte-nordeste, em Natal/RN

Foto: Divulgação

O congresso, já consolidado no calendário educacional nacional, acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de julho, no Centro de Convenções de Natal/RN, na Via Costeira. Orgulhosamente, a edição de 2024 conta com mais de 120 palestrantes, dentre eles, grandes nomes da educação como Leo Fraiman, Rossandro Klinjey, Leandro Karnal, José Pacheco, Maria Helena Guimarães, dentre outros.

Durante os três dias de imersão, educadores, gestores escolares e demais profissionais ligados à área da educação vivenciarão uma experiência única para debater questões fundamentais que têm sido pauta em todo ecossistema educacional.

Com uma temática problematizadora, a ExpoEduc 2024 visa explorar as raízes de diversos questionamentos que permeiam o ambiente educacional atual, desde o papel da escola na formação integral dos estudantes, os desafios da inclusão até a importância do desenvolvimento de habilidades socioemocionais. A ideia é lançar luz sobre os desafios e as oportunidades enfrentadas pelas instituições de ensino.

O idealizador e CEO do evento, Crislan Viana, enfatiza que é fundamental refletirmos sobre os diversos desafios que a escola enfrenta em seu cotidiano e como isso impacta todo o processo educacional. “Antes de ensinarmos, precisamos entender que a sociedade vive em uma constante de mudança. Conceitos, processos, práticas e novas ferramentas devem ser implementadas para potencializar toda a organização educacional”, ressalta e destaca que a ExpoEduc é um espaço ideal para “aprender” e se conectar com pessoas e todo esse universo de oportunidades.

Com uma programação diversificada que inclui palestras, mesas temáticas e debates, a ExpoEduc 2024 buscará proporcionar um espaço para a troca de ideias, experiências e melhores práticas entre educadores, gestores, especialistas e demais interessados na educação. Sobre a estrutura grandiosa do evento, o Palco Max será dividido em 3 espaços, com palestras simultâneas, durante os três dias de evento e abordará, em diversas temáticas, três temas principais, altamente relevantes e atuais: Inclusão, Ensino-Aprendizagem e Saúde Mental na Escola.

Além deste palco, a ExpoEduc oferecerá dois espaços exclusivos voltados para a gestão: A Arena Sebrae para Gestores, com foco em assuntos relacionados à gestão privada e o Arena Coopedu Gestão Pública, direcionado para abordagens sobre a gestão pública.

Os espaços para intercâmbio de saberes ainda contam com a Arena Isaac, já conhecida por todos e aberta aos visitantes e congressistas, com palestras sobre os mais diversos assuntos educacionais. O público presente terá a oportunidade de conhecer os maiores players do mercado educacional, divididos em uma área com mais de 100 estandes, expondo os seus produtos e serviços (também aberta aos visitantes).

Para atender empresas que estão começando ou têm ideias embrionárias, a grande novidade deste ano é a Área SEBRAE de Startup. Uma oportunidade para pequenas e médias empresas apresentarem as suas ideias, produtos e serviços. A ExpoEduc 2024, reconhecida como o segundo maior evento de educação do país, promete, mais uma vez, ser um marco ao reafirmar o compromisso com a educação e contribuir, efetivamente, no ecossistema educacional.

Mais informações e inscrições: www.expoeduc.com.br

Opinião dos leitores

    1. Nobre ANALFABETO FUNCIONAL, e só seguir o exemplo do Pastor André Valadão.

      André Valadão fala para fiéis não deixarem filhos irem à universidade.

      O pastor André Valadão, líder da Igreja Batista da Lagoinha em Belo Horizonte (MG), publicou um trecho de sua pregação sobre universidades e foi criticado nas redes sociais. O líder religioso publicou um vídeo, nesta terça-feira (18), em que orientava os pais a não enviarem seus filhos para a faculdade.

  1. A escola não aprende nem ensina nada, já os professores esses sim, precisam aprender a ensinar português, matemática, biologia, história, geografia, etc e não ensinar os alunos a serem militantes ideológicos. Isso sim.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Insegurança alimentar grave atingiu 14 milhões de 2021 a 2023 no Brasil, diz ONU

Foto: Reprodução/Freepik

Aproximadamente 14 milhões de pessoas no Brasil estavam em situação de insegurança alimentar grave (entenda mais abaixo) de 2021 a 2023. O número correspondia a 6,6% da população do país. O dado é do relatório Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo de 2024. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (24) pela ONU (Organização das Nações Unidas).

O número é uma queda em relação ao triênio anterior, de 2020 a 2022. Os dados do período, divulgados em 2023, mostravam que cerca de 21 milhões de pessoas estavam em insegurança alimentar grave à época. Eram 9,9% da população.

No recorte temporal de 2021 a 2023, estavam em quadro de insegurança alimentar grave e moderada 39,2, milhões de pessoas. Ou seja, 18,4% da população.

Também representa queda em relação ao triênio anterior, de 2020 a 2022, que compreendeu o período mais crítico da pandemia de covid-19. À época, eram quase 50 milhões de brasileiros na situação, o equivalente a 22% do total da população.

As quedas, no entanto, não foram suficientes para que o Brasil saísse do Mapa da Fome. A presença ou ausência de um país na classificação da ONU são determinadas pelo percentual de pessoas em subnutrição. O índice foi de 3,9% no triênio de 2021 a 2023. Afetou 8,4 milhões de brasileiros. Caiu 0,3% em relação ao período anterior (2020 a 2022), quando eram 4,2%.

Não foi suficiente para atingir o índice inferior a 2,5%, necessário para que um país seja retirado do mapa. A média abaixo de 2,5%, que retira o país do mapa, havia sido alcançada pelo Brasil no período de 2014 a 2018. No triênio de 2019-2021, o Brasil retornou ao Mapa da Fome.

O levantamento anual mostra os piores números durante os triênios que incluem os anos de 2020 a 2022. É o período da pandemia de Covid-19 e do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A pesquisa foi publicada por 5 agências especializadas da ONU: 

  • Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância, em português);
  • OMS (Organização Mundial da Saúde);
  • FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em português);
  • Fida (Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola); e
  • WFP (Programa Mundial de Alimentos, em português).

O QUE É INSEGURANÇA ALIMENTAR

De acordo com a ONU, a insegurança alimentar se refere “ao acesso limitado aos alimentos, ao nível de indivíduos ou famílias, por conta da falta de dinheiro ou outros recursos”. A gravidade da insegurança é medida pelo chamado FIES-SM (Food Insecurity Experience Scale Survey Module, em inglês).

É dividida em 3 categorias:

  • leve – quando existe incerteza sobre a capacidade para conseguir alimentos;
  • moderada – quando a qualidade, a variedade e a quantidade ingerida se reduzem de forma drástica ou quando determinadas refeições não são realizadas; e
  • grave – quando não são consumidos alimentos durante um dia inteiro ou mais.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Leonardo indeniza trabalhadores resgatados em fazenda. Saiba valores

Foto: Reprodução

O cantor sertanejo Leonardo pagou R$ 225 mil em indenizações aos seis trabalhadores resgatados em condições análogas a de escravidão em sua fazenda localizada em Jussara, Goiás, após ser incluído pelo governo na “lista suja” do trabalho escravo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A informação consta em um documento do acordo feito pela Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o cantor, segundo o G1.

De acordo com a defesa de Leonardo, além da indenização, foi paga uma multa de R$ 94.063,24.

“Nós resolvemos todos os problemas da fazenda, mesmo estando arrendada. Foram pagas todas as indenizações a essas pessoas e nós aceitamos o acordo proposto pelo Ministério Público”, detalhou o advogado Paulo Vaz ao G1.

MTE detalha rotina de trabalhadores na fazenda de Leonardo

Um relatório divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta quarta-feira (9/10) trouxe à tona as condições de trabalho de seis funcionários resgatados em uma fazenda em Jussara (GO), de propriedade do cantor Leonardo.

O grupo incluía um adolescente de 17 anos e foi encontrado em situação análoga à escravidão.

De acordo com o documento, os trabalhadores enfrentavam jornadas de até 10 horas diárias, sem a formalização de contratos e sem a garantia de descanso semanal remunerado.

O MTE descreveu a situação precária em que os funcionários viviam: eles dormiam em uma casa abandonada, localizada a 2 quilômetros da sede da Fazenda Lakanka, que não contava com instalações adequadas.

O local era descrito como “impróprio para habitação”, apresentando camas improvisadas feitas de tábuas de madeira, sem acesso a banheiros, e com a presença de morcegos, fezes de animais e outros detritos.

Além disso, os trabalhadores improvisaram um chuveiro utilizando uma mangueira e realizavam suas necessidades ao ar livre, em condições que comprometiam a higiene. A única fonte de água disponível era um poço que estava em estado precário e sem manutenção, levantando preocupações sobre a potabilidade da água consumida.

Carga horária e pagamento

Os funcionários relataram que suas atividades consistiam principalmente na remoção de restos de árvores, raízes e outros materiais do solo para prepará-lo para o cultivo. A jornada de trabalho se iniciava às 7h e se encerrava às 17h, com uma pausa de uma hora para o almoço.

O pagamento era fixado em R$ 150 por dia, mas não havia compensação financeira nos dias em que não trabalhavam, sejam esses por folgas programadas ou por motivos de saúde.

O relatório também destacou que o trabalho aos domingos, quando realizado até meio-dia, era pago com meia diária, ou seja, R$ 75, o que gerava insatisfação entre os trabalhadores. Os catadores de raízes mencionaram ainda que, em algumas ocasiões, eram obrigados a realizar atividades extras sem a devida remuneração.

A contratação e o pagamento dos trabalhadores eram feitos por Leonardo por meio de outros funcionários, como gerentes da fazenda, que atuavam como intermediários.

Fonte: Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Passarão 100 anos e tais práticas ainda acontecerão nos rincões brasileiros. A turma vai aos interiores, fazem aquelas promessas, quando o pessoal chega para trabalhar é fumo.

  2. Duvido que ele arrende outra vez.
    Dúvido.
    É mais facil vender, alugar nunca mais.
    Arcou com o erro dos outros.

  3. Finja surpresa: esse era um dos cantores sertanejos que apoiaram o Bonoro nas eleições presidenciais de 2022.

    1. Desculpe Sr Sorocaba, imbecilidades tem limite, o Sr. Lula é responsável pelos atos de todos os seus eleitores? Muitos deles condenados a penas por crimes inominaveis? Vc perdeu uma chance de ficar calado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mesmo no pós-operatório, Lula não passará a presidência para Alckmin; entenda a regra

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por uma cirurgia de emergência na noite desta segunda-feira (9) para drenar um hematoma intracraniano, mas decidiu não transferir o exercício da Presidência para o vice-presidente Geraldo Alckmin durante o período de internação e recuperação. A Constituição Federal de 1988 não é específica sobre a obrigatoriedade de licenciamento em casos de breves cirurgias com anestesia geral, como a realizada por Lula.

O hematoma que o presidente teve que drenar é consequência de uma queda que ele sofreu em casa em outubro. Segundo os médicos, o procedimento, realizado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, foi bem-sucedido, e Lula está bem, conversando, se alimentando e sem sequelas.

O presidente está proibido de realizar atividades de trabalho até se recuperar completamente, mas deve permanecer lúcido e em observação nos próximos dias. A previsão é que ele retorne a Brasília no início da próxima semana.

O que diz a Constituição

A Constituição prevê situações específicas em que o presidente deve transferir o exercício do cargo ao vice. No entanto, em casos como o de Lula, em que a cirurgia é breve e o afastamento das funções não ultrapassa um período significativo, a regra é mais ambígua. O que a Constituição determina:

Viagem ao exterior: A transferência é obrigatória apenas quando a ausência supera 15 dias, conforme o artigo 83.

Licença por motivo de saúde: A transmissão é necessária caso o afastamento seja prolongado, conforme o artigo 79.

Licença solicitada: O presidente pode pedir afastamento para tratar de interesses particulares, mas a licença não pode exceder 120 dias por ano, conforme o artigo 83.

Suspensão temporária das funções: Em casos de impedimentos momentâneos, como processos judiciais ou outros fatores que inviabilizem o exercício, a transmissão pode ser aplicada.

Processo de impeachment: Durante o afastamento determinado no trâmite do processo, o vice assume o cargo.

No caso de Lula, o período de anestesia e recuperação imediata foi breve, o que dispensou a necessidade de transmissão formal do cargo.

Casos similares no passado

A decisão de Lula de não transferir o cargo durante o pós-operatório não é inédita. Presidentes anteriores também optaram por não licenciar-se em circunstâncias semelhantes:

Jair Bolsonaro: Durante o governo Bolsonaro, houve divergências sobre a transmissão do cargo ao vice Hamilton Mourão em situações de cirurgia. Em janeiro de 2019, na retirada da bolsa de colostomia, ele se licenciou por 48 horas. Porém, em outros momentos, como em uma cirurgia de emergência por aderências no abdômen, Bolsonaro decidiu não passar o exercício da Presidência ao vice.

João Figueiredo: Na década de 1980, o então presidente João Figueiredo licenciou-se por mais de 30 dias para uma cirurgia cardíaca, e o vice-presidente Aureliano Chaves assumiu a Presidência. O vice adotou uma postura ativa, com agendas e decisões que contrastaram com o estilo de Figueiredo, gerando desconforto entre aliados do presidente.

g1

Opinião dos leitores

  1. Rapaz!!
    Essa cicatriz na nuca do bicho de nove dedos foi de uma queda ou uma cabada de vassoura?
    Onde danado esse homi tava que caiu e cortou a nuca?
    Era num arame bambo era?
    A lógica no caso dele, era ter cortado a testa, mas na nuca?
    Sei não!!!!
    História mal contada tô achando.
    Bola pra frente.
    O picolé de chuchu tá aí lambendo uma rapadura.

  2. O merendeiro doido para assumir kkk Kkkk. Calma merendeiro sua hora vai chegar, continue torcendo e continue no aquecimento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governadores reforçam ato pró-Bolsonaro na Paulista durante julgamento no STF

Foto: reprodução

Os governadores Tarcísio de Freitas(Republicanos-SP) e Romeu Zema (Novo-MG), além da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, confirmaram participação na manifestação pró-Bolsonaro agendada para o Dia da Independência, 7 de setembro, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Organizado pelo pastor Silas Malafaia, o ato reafirma o apoio ao ex-presidente e as críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF). A mobilização ocorre paralelamente ao julgamento da corte sobre a alegada trama golpista de 2022.

Nem tão perto que pareça adesão, nem tão longe que pareça traição…

Tarcísio confirmou sua presença. Percebido como sucessor natural de Jair Bolsonaro, ele descarta publicamente a intenção, e prefere reforçar suas intenções na reeleição estadual. A Faria Lima parece ter outra opinião, captada pelos filhos de Bolsonaro, que têm medo de ver o eleitorado bolsonarista tomar a direção do centro, para aonde vão os moderados e indecisos.

Romeu Zema, governador de Minas, também estará na capital paulista para o encontro, segundo sua assessoria. Ambos foram questionados a respeito de sua ausência em um evento anterior, em 3 de agosto. Na ocasião, Bolsonaro já utilizava tornozeleira eletrônica.

Tarcísio justificou sua ausência por um procedimento de saúde agendado. (Ele recebeu alta no mesmo dia.) Já Michelle Bolsonaro disse que faltou por compromissos em Belém, mas confirmou sua participação para o próximo 7 de Setembro.

Na pauta das manifestações, pedidos de anistia e censura ao Supremo. Malafaia, que foi indiciado pela Polícia Federal, declarou que o ato de setembro será mais amplo. Prometeu manter a postura crítica ao STF.

O pastor garantiu que sua retórica será a mesma: “Do mesmo jeito que eu faço sempre. Sem refrescar nada. Não estou impedido disso, não, apesar da covardia, de toda injustiça. Opinião não é crime, criticar ministros do STF não é crime. Vou abrir a boca lá e não vai ser brincadeira não”.

O que vem por aí…

O ex-presidente Bolsonaro atravessa um período de vulnerabilidade política e jurídica. Ele cumpre prisão domiciliar, com restrições a visitas, e tem demonstrado pessimismo frente a uma possível condenação pelo STF. As penas, somadas, poderiam ultrapassar quarenta anos de reclusão.

Malafaia, ao ser indagado sobre a capacidade de influenciar o julgamento, disse que Bolsonaro já foi julgado. Dos cinco ministros que vão julgar, três estão em suspeição. O que estamos fazendo é influenciar sociedade e pressionar o Congresso Nacional. Essas são as duas questões. STF, só intervenção do divino, se você quer saber minha opinião”.

O julgamento de Bolsonaro e dos demais réus envolvidos na trama golpista começará na Primeira Turma do STF na terça-feira, 2 de setembro. Ele se estenderá até o dia 12 do mesmo mês. A presença do ex-presidente na corte durante este período é incerta, conforme sua defesa. Isso se deve a crises de soluço que frequentemente resultam em vômitos.

Ainda que não existam outras manifestações planejadas, os apoiadores de Bolsonaro esperam por atos espontâneos caso ele seja condenado. Parlamentares planejam discursar em defesa do ex-presidente. Também buscam credenciamento para acompanhar as sessões do julgamento na corte.

O Antagonista 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

PT propõe novo imposto federal para quem possui arma de fogo

(Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados)

Um novo projeto de lei apresentado por parlamentares do PT quer cobrar imposto de quem possui armas de fogo no Brasil. A proposta, de número 9/2025, cria o Imposto sobre a Propriedade de Armas de Fogo (IPAF), com cobrança periódica sobre a posse de armas, atingindo desde colecionadores e caçadores até atiradores esportivos e profissionais que usam armas no exercício da função.

De autoria do deputado Alencar Santana (PT-SP) e outros correligionários, o projeto tramita na Câmara dos Deputados e faz parte do pacote da reforma tributária. A ideia é instituir um novo tributo federal que será pago de forma periódica por pessoas físicas e jurídicas que detêm armas de fogo.

O IPAF seria cobrado além dos impostos já existentes sobre a aquisição e comercialização de armamentos. Ou seja, mesmo após comprar a arma legalmente e pagar os tributos envolvidos na transação, o proprietário ainda teria que arcar com um novo imposto apenas por mantê-la registrada em seu nome.

O projeto ainda não define o valor ou a alíquota do imposto, mas estabelece que o governo deverá regulamentar os critérios de cobrança, forma de arrecadação e pagamento.

O impacto atinge diretamente:

  • CACs (Caçadores, Atiradores e Colecionadores)
  • Atiradores esportivos
  • Profissionais da segurança privada
  • Pessoas físicas que possuem armas registradas

A medida também pode afetar indiretamente o mercado de armas e munições, aumentando os custos de manutenção legal dessas ferramentas.

Relator da matéria na Comissão de Segurança Pública, o deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) criticou a iniciativa e classificou o projeto como uma estratégia de caráter proibitivo. “O objetivo não é regular uma atividade econômica, mas sim, meramente, impedir o acesso do pobre à arma de fogo. É um esforço da esquerda de negar acesso à arma de fogo, à defesa ao pobre”, afirmou Bilynskyj.

Armas fora do Imposto Seletivo

A criação do IPAF ocorre após a decisão do Congresso de retirar as armas da lista de produtos sujeitos ao Imposto Seletivo, previsto na reforma tributária. O seletivo, apelidado de “imposto do pecado”, incidirá sobre produtos prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente — como cigarros e bebidas alcoólicas — mas não mais sobre armas, após forte pressão de parlamentares contrários à taxação do setor.

Com isso, o PT propõe esse novo caminho para tributar o setor armamentista, separando o IPAF do Imposto Seletivo.

Discussão mais ampla

A proposta deve acirrar debates no Congresso e na sociedade, principalmente sobre direito à legítima defesa, controle de armas e segurança pública. Para os autores do projeto, a medida tem caráter fiscal e regulatório. Já críticos da proposta afirmam que a taxação penaliza cidadãos que buscam proteger a própria família ou praticar atividades esportivas legalizadas.

A tramitação do projeto ocorre em paralelo às discussões da reforma tributária, que tem como objetivo simplificar o sistema atual, criando o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e extinguindo tributos como ICMS, IPI, ISS, PIS e Cofins.

Gazeta do Povo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Briga de cooperativas médicas por oferta de serviço em Natal desce ao esgoto tentando manchar honra de juiz

Imagem ilustrativa: reprodução/IA/Blog do Dina

Por Dinarte Assunção, Blog do Dina

Desceu ao esgoto a contenda entre cooperativas para fornecer serviços médicos ao município de Natal. Com Proseg e Justiz caminhando para consolidar a contratação e Coopmed e Cooperativa de Trabalho de Serviços de Saúde do Brasil buscando contornar a situação, o nome de um juiz que tem histórico prestado à Justiça Estadual foi jogado na lama de maneira irresponsável.

Desde os últimos dias, o magistrado virou fofoca insidiosa de que teria dado ganho a uma das cooperativas destronadas por razões não processuais. Procurado pelo Blog do Dina, ele comentou a situação sob anonimato.

O contrato em questão gira em torno de R$ 276 milhões.

A narrativa espalhada por atores inconformados com o desfecho processual tenta, sem provas e sem pudor, vincular o magistrado a interesses políticos ou empresariais, numa tentativa clara de desmoralizar a atuação técnica e isenta que vem sendo mantida desde o início da ação.

A conduta do juiz, no entanto, está solidamente ancorada nos autos, sem qualquer desvio ético ou favorecimento pessoal. O magistrado, que não possui vínculos com as empresas envolvidas nem relações com os agentes políticos citados, apenas analisou os pedidos com base nos documentos e prazos processuais apresentados.

A primeira decisão foi tomada com urgência, diante da iminência de um chamamento público que havia sido protocolado às pressas. Depois, diante de indícios de descumprimento da ordem judicial, uma nova ação foi ajuizada — e novamente acolhida com base na legalidade. Em ambos os casos, a resposta do juiz se deu estritamente dentro do que o processo apresentava, sem influência externa. A determinação para que agentes públicos fossem intimados visou garantir o cumprimento da liminar sob pena de multa.

O juiz demonstrou incômodo com o uso do seu nome em conversas de bastidor motivadas por ressentimentos políticos. O juiz já enfrentou outras situações em que interesses contrariados buscaram transferir sua frustração para o Judiciário. Para ele, as críticas são apenas tentativas de criar uma aparência de poder por parte de quem, de fato, o perdeu no campo jurídico.

A postura de quem, ao perder uma causa, parte para o ataque pessoal, revela não apenas má-fé, mas desprezo pelas instituições. Trata-se de um comportamento maledicente, que busca compensar no terreno da fofoca o que não se sustenta no mérito jurídico. A instrumentalização de boatos como forma de vingança institucional é um vício recorrente — e perigoso — nos ambientes onde o interesse público deveria prevalecer.

A reportagem confirmou que o processo tramita regularmente e que as manifestações judiciais até aqui seguem os ritos e prazos previstos. Não há, até o momento, nenhuma representação formal contra o magistrado ou qualquer elemento concreto que sustente as insinuações disseminadas por setores derrotados da disputa.

Diante disso, o episódio deixa claro que, mais do que ataques a um juiz específico, trata-se de um modus operandi em que a derrota no tribunal se transforma em combustível para ataques irresponsáveis — uma prática que merece repúdio em nome da estabilidade das instituições e da própria democracia.

Por Dinarte Assunção, Blog do Dina

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Ator Alain Delon fará suicídio assistido e tomará mesma droga usada em condenados à pena de morte

Foto: reprodução/Instagram

Um dos mais conhecidos galãs da história do cinema mundial pretende se matar em breve. Aos 86 anos, o ator francês Alain Delon vai contar com ajuda da legislação da Suíça, país onde vive, que permite o suicídio assistido (sob determinadas condições), e de uma droga específica que terá de ser tomada por ele.

Ao contrário da eutanásia, em que o paciente fica em em estado de saúde terminal que é abreviado pelos médicos, no suicídio assistido isto é feito pela própria pessoa, após cumprir uma série de exigências da lei.

Delon teve um pequeno derrame cerebral em 2019, mas se recuperou bem e continua lúcido o suficiente para manifestar aos filhos o desejo de interromper a vida.

A lei suíça exige que esta manifestação seja feita em mais de uma ocasião, que o indivíduo tenha uma doença incurável e que esteja em sofrimento físico ou psicológico, exceto depressão — entende-se que um indivíduo nesta condição não tenha capacidade de tomar tal decisão.

O último passo, após despedir-se da família, é o paciente tomar pentobarbital sódico – uma dose letal de 15 g – misturado a alguma bebida, possivelmente um suco ou água.

O que é o pentobarbital

O pentobarbital é uma droga da classe dos barbitúricos desenvolvida há mais de cem anos.

Substâncias desta categoria foram usadas durante décadas como tranquilizantes e hipnóticos, todavia, o risco de overdose altíssimo – mortes provocadas ou acidentais – fez com que perdessem espaço, mas não totalmente.

O medicamento continua a ser amplamente usado como agente anestésico em consultórios veterinários.

Uma de suas aplicações mais conhecidas, entretanto, é na injeção letal de condenados à morte nos Estados Unidos. O fármaco também é administrado em pacientes submetidos a eutanásia em países que permitem esta prática.

Segundo a organização sem fins lucrativos suíça Dignitas, que auxilia pacientes e familiares no suicídio assistido, pacientes que não queiram tomar por via oral o pentobarbital podem instalar um acesso intravenoso previamente e eles próprios liberarem a injeção.

“Em todos os casos, por razões legais, o paciente deve ser capaz de realizar o último ato – ou seja, engolir, administrar por sonda gástrica ou abrir a válvula do tubo de acesso intravenoso – ele mesmo. Se isso não for possível, a Dignitas infelizmente não pode ajudar”, diz a entidade em seu site.

A droga começa a agir de dois a cinco minutos, levando a um coma profundo, que é sucedido pela morte em menos de uma hora.

“Este processo é absolutamente livre de riscos e indolor”, garante a Dignitas.

No caso de Alain Delon, o ator ainda não foi divulgada a data do suicídio assistido, mas ele já fez agradecimentos de despedida.

“Eu gostaria de agradecer a todos os que me acompanharam ao longo dos anos e me deram grande apoio. Espero que os futuros atores possam encontrar em mim um exemplo não só no campo do trabalho, mas na vida cotidiana entre vitórias e derrotas. Obrigado, Alain Delon”, diz uma publicação em seu Instagram.

R7

Opinião dos leitores

  1. Quem estiver com esses pensamentos e ler o livro espirita chamado Memorias de 1 Suicida,psicografado pela médium Yvone do Amaral Pereira,cuja autoria é atribuida ao espirito do romancista português Camilo Castelo Branco,muda completamente de pensamento.

    1. Sensacional esse livro. Tem um outro livro de de F. Altamir da Cunha, suicídio, trágico equívoco.

  2. Mais um ATOR HEREGE mais um ator sem DEUS vai se matar e segundo a palavra de Deus VAI PARA O INFERNO. Quando era jovem eu tinha uma admiração muito grande pelos artistas achava os artistas “de grandes cantores a grandes atores” muito inteligentes hoje sinto uma decepção muito grande com quase todos eles que ou são CÃOMUNISTAS ou se drogam ou vivem sem Deus. Esse é um dos maiores atores e vai fazer uma merda dessas é de dar pena mas que o diabo te carregue.. quanto aos artistas e cantores nacionais de hoje em dia mamadores de lei roubanet e apoiadores de regime assassino e de politico bandido tipo caetano e lulu santos desses tenho NOJO e nem escuto mais e os novos “cantores” pablo vitar e anitta, marcelo D2 entre outras bostas esses nunca firam cantores são o retrato da DESTRUICÃO da musica de qualidade no Brasil sao verdadeiros LIXOS CUlturais um ZERO A ESQUERDA

    1. Uma coisa é discordar, outra é desejar o mal. Deus me livre de ser um “cristão” como o Marcos. Leia a Bíblia, largue esse ódio e se converta, ainda dá tempo…

  3. Deus dá, Deus tira. Mas o Alain Delpn deve estar sofrendo muito para chegar a tal conclusão.

    1. Pra fazer uma loucura dessa? Deve ter o cão nos couro. E TENHO DITO!!!

    2. Vontade de morrer, porque acha que passou do prazo de validade, além deter perdidinho tesão por essa vida que já não tem nada haver com ele.

    3. Caligulite aguda, perdeu a fé na humanidade após ler certos comentários.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Opinião

ARTIGO: Motoqueiros barulhentos. Por Marcus Aragão

Chegou a hora de acordarmos para essa situação inconveniente — A questão dos motoqueiros barulhentos da madrugada. Antes de começar, reforço meus agradecimentos a todos os motoqueiros ou motoboys que batalham “no corre” diário para garantir o sustento e, hoje, se tornaram indispensáveis para nossa economia. As farmácias agradecem, os restaurantes, o Rappi, o Ifood, enfim toda a sociedade reconhece a entrega de vocês. Muitas vezes arriscam a própria vida neste trânsito caótico para proporcionar o pão de cada dia para suas famílias.

Acontece que tem uma minoria que se desgarrou da maioria profissional de pais de família e homens de bem e que insiste em arranhar a imagem desta categoria tão importante. Esses motoqueiros barulhentos são uma espécie de pernilongos da madrugada. Quando a sociedade, que igualmente trabalhou durante o dia, aproveita seu sagrado descanso durante a noite, alguns motoboys, que tiraram o cano de escape de suas motos em busca da maior poluição sonora, rondam pelos bairros simplesmente para incomodar.

Realmente não sei qual a satisfação que eles sentem em acordar uma criancinha que demorou para dormir ou mesmo um idoso doente. Qual o prazer que existe em acordar pacientes de um hospital? Esses pernilongos sobre duas rodas que circulam em nossas avenidas não têm a nobreza das muriçocas — Estas estão no “corre” em busca de alimento. Acordar as pessoas é até indesejável. Nossa cidade está infestada e as autoridades não sabem o que fazer.

Fui pesquisar sobre os pernilongos e descobri que estes são atraídos até as pessoas pelo gás carbônico que soltamos pelas narinas. Será essa a razão de os pernilongos motorizados tirarem o cano de escape em busca também de mais gás carbônico? E ficarem numa ronda sem fim inalando essa poluição? Pernilongos de noite, moscas de dia. Por também não dormirem à noite se parecem com moscas de um lado para outro nas ruas, cortando os carros em zigue-zague. Reconhecemos pelo som do cano de escape.

— Nenhuma blitz para pegar as motos sem cano?

Bem, como nossos políticos e autoridades nada fazem, faço um apelo à categoria séria e engajada dos motoqueiros/motoboys profissionais que não deixem essa minoria desgastar a imagem desse segmento. Não só a sociedade é desrespeitada como também essa minoria não respeita a categoria, não respeita nem o próprio dinheiro, já que gastam combustível tão levianamente e não respeitam a própria saúde, ouvindo essa barulheira sem fim.

Caros, motoqueiros do barulho, nessa questão não posso ficar do lado de vocês. Prefiro ficar do lado das velhinhas que se empanturram de Rivotril para dormir mas nem assim conseguem. Estarei do lado de vocês em outras questões, como a situação dos acidentes de trânsito, por exemplo. Acredito que o governo poderia fazer campanhas de respeito aos motoqueiros/motoboys comprometidos com a sociedade. Todos os dias testemunhamos inúmeros acidentes em nossas vias. Em 2022, 85% dos acidentes de trânsito envolveram veículos de duas rodas. É muito! Prontifico-me a criar essa campanha sem custo para o poder público ou privado veicular. Se o governo entra com a mídia, a criação será de graça, por exemplo. Uma maior consciência no trânsito poderia trazer os resultados dos sonhos para todos.

Boa noite.

Marcus Aragão
@aragao01

Opinião dos leitores

  1. Falou tudo e falou bem. Acrescento que esse é um problema nacional: moro em Sorocaba-SP, e aqui é a mesma coisa. Tem blitz, mas é só pra inglês ver. A situação só vai melhorar mesmo quando houver blitz em horários de pico com apreensão em massa das motocicletas irregulares.

  2. 🎶ja acabou, tem de acabar, eu quero o fim da policia militar🎵🎶
    Por ai vai a turma do bem!

  3. Sabem por que isso ocorreu?
    LULA facilitou demais o acesso aos meios de transportes, então todo tipo de gente financia motocicleta.
    Antigamente, não tinha isso, eles andavam de bicicleta ou de ônibus e o sistema de transporte público era excelente, pois havia passageiros.
    Voto pela permissão de venda de motos somente acima de 500cc somente para entretenimento.

  4. Esperar punição por poluição sonora em na grande Natal é uma piada. Vai ter motociclista fazendo zuada, paredões e barulhos 24/7 SIM; se não tiver “conhecidos” que botem pressão nas forças responsáveis, nada vai para a frente.
    Silêncio é coisa de otário no Brasil.

  5. Moro proximo a ceasa que tem o horario de funcionamento diferente de tudo, tem uns irresponsaveis que trabalham lá que usam essas motos quase sem silenciosos, enfim por onde anda o ministerio publico, a policia de trânsito e a justiça deste estado??????. Sugiro ao secretario de seguranca e o comandante da policia Militar a adoção de um policial de trânsito nas viaturas de bope, batalhão de choque,GTO, R&P, para que possa ser mais efetivo a fiscalização destes irresponsáveis do trânsito. Aguardamos providencias das autoridades constituidas,pois se encontram de bracos cruzados para essa situação.

  6. Amigo, apesar de ter a sorte de residir em um local muito bem frequentado por motoboys trabalhadores e muito educados, eu endosso os demais comentários das pessoas que sofrem com a falta de educação daqueles insensíveis que não respeitam o sono alheio. E, certamente, não fazem esses barulhos nas proximidades de suas residências.
    Assim como a blitz da lei seca, devia ter blitz também para pegar esses perturbadores do sono alheio.
    Parabéns pelo excelente artigo.

  7. Esperar que esses políticos tomem providências, é a mesma coisa que esperar a visita de Papai Noel em casa.
    Estão pouco ligando para o povo.

  8. Aragão, meu amigo, vc precisa conhecer Jardim de Piranhas.
    O campeonato de motos é diário. Inventaram agora a “empinada”. O rei é quem encosta a placa traseira no chão de tão alto empina a roda dianteira. Tudo isso, claro, de moto sem escapamento.

  9. Falta uma ação efetiva do CPRE para coibir esses vandalos, pois eles só existem porque falta a presença da autoridade policial para coibi-los.

  10. É uma pouca vergonha moro ao lado de uma entrega de esfirra não temos sossego pois ele fazem de tudo o fica por isso mesmo não tem polícia que de jeito nem poder nunhum

  11. PIOR E MORAR VIZINHO A UMA ESPETARIA QUE FAZ BARULHO DE SEGUNDA A SEGUNDA ATÉ DE MADRUGADA, E APESAR DE TER OCORRÊNCIAS POLICIAIS, MULTAS DA PREFEITURA O BARULHO CONTINUA SEM QUE NENHUMA AUTORIDADE TOME PROVIDENCIAS TEMOS QUE ESPERAR ACABAR A FARRA DOS OUTROS PARA PODER IR DORMIR JÁ DE MADRUGADA, UM VERDADEIRO ABSURDO UMA TERRA SEM LEI,( EXPERIMENTE MORAR NO CONJUNTO SANTAREM AI VÇS VAO ACHAR OS MOTOQUEIROS BAGUNÇEIROS DE SANTO

  12. Parabéns pele escrito, Marcus Aragão.
    O que fica aqui explícito é a omissão dos deveres dos órgãos de trânsito, quando deveriam agir para coibir e apreender tais veículos em irregularidade. Foram comprados carros e motos novas para o policiamento de trânsito. O que falta então para agirem? Na Av. Salgado Filho, a partir do hotel Holiday Inn, todo domingo e início de semana existe o “rolezinho” em alta velocidade. E as autoridades não sabem disso? Exigimos providêmcias já !!!!

  13. Exatamente o que penso. Finalmente uma voz em um portal com alcance para tentar ajudar em algo. Muitas vezes não é de madrugada. Muitas vezes não é sem o cano de escape. Muitas vezes é o corta-giros ou a acrobacia sobre uma roda. Realmente é preciso de uma campanha de conscientização. Por favor nobre amigo, não faça isso, principalmente em ambientes residenciais. Isso incomoda muito. São todas essas opções relatadas pelo post. Idosos, crianças, Rivotril, é muito complicado. Já pensei até em uma faixa aqui no bairro solicitando encarecidamente que não façam isso. Vamos ver no que isso vai dar.

  14. Excelente. Parabéns!! A sociedade natalense agradece. Esperar que nossos vereadores, entrem com alguma lei para acabar com isso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Médico sai do ES para ajudar vítimas da chuva e é encontrado morto em abrigo no RS

Foto: Reprodução

médico cardiologista Leandro Medice, de 41 anos, foi encontrado morto em um abrigo de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, na manhã desta segunda-feira (13). Uma das suspeitas é a de que ele tenha sofrido um mal súbito. Medice morava em Vila Velha, na Grande Vitória, e estava no Sul do país como voluntário para ajudar as vítimas da chuva.

O marido de Leandro Medice, o acupunturista João Paulo Martins, disse ao g1 que o companheiro não tinha histórico de doenças.

“Ele era muito saudável, sempre cuidou da saúde. Nunca teve histórico nenhum de problemas. Eu ainda não consigo acreditar no que aconteceu. Quando me contaram, pensei que fosse brincadeira. Ele foi para ajudar as pessoas e aconteceu essa tragédia”, contou João Paulo.

Segundo o marido, Leandro Medice trabalhou a semana inteira com cirurgias na empresa de estética capilar que tinham juntos, na Praia da Costa, em Vila Velha. Organizou a viagem ao Rio Grande do Sul com um grupo de amigos, também médicos.

“O voo para o Sul estava marcado para às 3h de domingo (12). A intenção era chegar pela manhã e voltar para Vitória na segunda-feira (13) à noite. Ele tinha uma agenda para cumprir na clínica no dia seguinte”, explicou o marido.

Leandro contou ainda que, no domingo (12), o médico trabalhou o dia inteiro aferindo pressão e fazendo os primeiros atendimentos básicos para as vítimas da chuva na região.

Ajuda às vítimas

Leandro viajou com outros três médicos para dedicar o tempo e conhecimento às vítimas da chuva no Sul do Rio Grande do Sul. Eles saíram às 3h em um jato particular. O médico fez vídeos falando da ansiedade em chegar ao destino para ajudar.

Por telefone, ele contou ao marido, ainda na noite de domingo, após um dia inteiro de trabalhos, que foi recebido com muito carinho no abrigo. Disse que trabalhou o dia inteiro e que ia dormir para estar pronto para trabalhar nesta segunda-feira.

“Leandro roncava um pouco e, por isso, preferiu dormir mais afastado dos amigos. Me contou que era tudo muito organizado, que conseguiram um colchão muito limpo e que já estava com saudade de mim. Estávamos juntos há seis anos e disse que não lembrava qual tinha sido a última vez que tinha viajado sozinho”, contou muito emocionado.

O marido contou ainda que, ao amanhecer, o médico não apareceu no ponto de encontro no horário combinado. “Ele sempre foi muito pontual. As amigas foram até ele e já o encontraram morto”, relatou aos prantos.

“Antes de dormir, mostrou o vídeo do nosso casamento às amigas que viajaram com ele e contou como tudo tinha sido maravilhoso. Esse foi o último assunto da noite, segundo as próprias médicas”, contou João Paulo.

A primeira formação de Leandro Medice era fisioterapeuta. Em seguida, se formou em Odontologia, fez Medicina e se especialização em Cardiologia, trabalhou como médico intensivista e também se dedicou ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Nos últimos anos, se dedicou na especialidade de estética capilar.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Ponto facultativo altera funcionamento de serviços públicos do RN nesta sexta-feira (1º); confira

Foto: Reprodução

Vários serviços públicos não funcionarão nesta sexta-feira (1º), porque o governo do Rio Grande do Norte declarou ponto facultativo em comemoração ao Dia do Servidor Público Estadual.

A data celebrada normalmente no dia 28 de outubro foi transferida para esta sexta-feira (1º) por decreto no último dia 11 de outubro, no Diário Oficial do Estado.

As repartições públicas vinculadas ao Estado não irão funcionar, porém o estado mantém alguns serviços essenciais.

Serviços que funcionam aos sábados também devem ser alterados por causa do feriado de Finados, neste sábado (2).

Confira como ficam os atendimentos

Saúde

  • No Hemocentro do Rio Grande do Norte Dalton Cunha, localizado na Avenida Alexandrino de Alencar, no Tirol, Natal, não terá alterações no atendimento da sexta-feira (1º). No sábado, o atendimento funciona até às 12h.
  • Já o Espaço Hemonorte no Partage Shopping, na zona Norte de Natal, estará fechado na sexta-feira e no sábado.
  • Na sede da Unicat o funcionamento será normal durante o ponto facultativo (1°). Apenas os setores administrativos estarão fechados. A unidade do Alecrim estará fechada. No feriado de Finados (02) a unidade do Alecrim se mantém fechada e a sede abre de 7h às 13h.

Segurança

As delegacias distritais e especializadas estarão fechadas. No caso de ocorrências policiais, o cidadão pode procurar as delegacias de plantão.

  • 1ª Delegacia de Plantão (Zona Sul) – Central de Flagrantes
  • Av. Interventor Mário Câmara, 3.532 – Cidade da Esperança, Natal/RN
  • 2ª Delegacia de Plantão (Zona Norte) – Av. Dr. João Medeiros Filho, 2.141, Conjunto Potengi, Natal/RN
  • 3ª Delegacia de Plantão (Parnamirim) – Avenida Bela Parnamirim, Bairro Vida Nova, Parnamirim/RN
  • Delegacia Virtual – https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/

As ocorrências relacionadas à violência doméstica devem ser comunicadas à Delegacia de Plantão de Proteção a Vulneráveis (DPAGV), localizada na Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal.

No interior do estado, as ocorrências são direcionadas às Delegacias Regionais, que também funcionam 24 horas.

Central do Cidadão

Todas as unidades das Centrais do Cidadão fecham durante o Ponto Facultativo (1º) e não possuem funcionamento aos sábados.

Detran

Não haverá atendimento no Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) nesta sexta-feira (1).

Cidadãos que possuem agendamento para o dia 1°, poderão comparecer na respectiva unidade durante a semana seguinte, portando o comprovante de agendamento.

Sine

Em função do ponto facultativo do Dia do Servidor, não haverá expediente no Sine – Sistema Nacional de Emprego.

Restaurante Popular

Os restaurantes populares funcionam normalmente nesta sexta-feira (1º) com exceção das unidades localizadas no Centro Administrativo de Natal e do campus da Uern em Mossoró e em Pau dos Ferros, que estarão fechadas. Quanto ao programa do leite, a distribuição obedece o cronograma semanal normal.

Cultura

  • Memorial Câmara Cascudo – fechado nesta sexta-feira (1º)
  • Biblioteca Estadual Câmara Cascudo, o Complexo Cultural Rampa e a Cidade da Criança estarão fechados nesta sexta-feira (1º) e sábado (2).

Ceasa

As lojas da Central de Abastecimento do Estado do Rio Grande do Norte (Ceasa) não terão alteração no seu funcionamento durante a sexta-feira e o sábado.

G1 RN

Opinião dos leitores

  1. Quem critica servidor público são os jumentos que não tiveram competência para passar num concurso.
    Vc deve ser um frustrado da vida.

    1. Quando você vai a uma UPA, Hospital, Delegacia, Central do Cidadão, por exemplos, em busca de um serviço e é atendido, você tem essa mesma sensação? Parabéns aos funcionários públicos, que conseguiram passar num concurso público e hoje prestam seus serviços com dignidade, zelo e responsabilidade; muitas categorias recebendo bem menos do que merecem, em detrimento de outras, mas cumprindo as suas obrigações.

    2. Amigo Antônio, fui funcionário público por 35 anos, dito exemplar pelos meus pares, e tive o prazer de trabalhar com muitos da mesma estirpe, mais sinceramente, nos não éramos maioria, uma infelicidade.

    3. Esse Givigi é um frustrado, com certeza deve ter passado a vida toda tentando ser servidor público e nunca teve neurônio pra passar em um concurso.

    4. Acho que não, porque grande parte dos servidores públicos ganham salário mínimo, só o pessoal de cargos comissionados e também os servidores graduados e outros servidores antigos ganham mais, porém poucos servidores ganham acima de 30 mil Reais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *