Secretária Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) justifica instalação de semáforos como prioridade da política de mobilidade também ao pedestre

Foto: Reprodução

Em entrevista ao Meio-Dia RN com o BG, na 98 FM, nesta quarta-feira(11), a titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU),  Elequicina dos Santos, questionada sobre a implementação do novo semáforo na Avenida Salgado Filho, nas imediações da Igreja Universal, justificou a medida como também uma prioridade da política de mobilidade, tendo o pedestre a mesma importância dos condutores de veículos

Segundo a secretária, em comparação ao exemplo da instalação do semáforo em questão, junto com a faixa de pedestre, dados estatísticos feitos pela STTU, solicitados e apresentados ao Ministério Público, alertam a necessidade de tais medidas em cima de locais de grande fluxo de pessoas.

Elequicina dos Santos informa que o levantamento estatístico com acidentes envolvendo pedestres na capital alerta para registros  proporcionalmente semelhantes ao de motocicletas, e confessou ficar triste com o povo não pensar também como pedestre. A secretária também rebate que o congestionamento no trecho não é de hoje. Veja programa completo clicando aqui.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Maia disse:

    TEM QUE FAZER PASSARELAS E TUNEL E VIA ADULTOS.
    E TIRA OS SEMAFLOS NÃO BOTA.

  2. Maia disse:

    BOTA SEMAFLO E UM ATRAZO TEM QUE TIRA.

  3. Maia disse:

    TEM QUE TIRA SEMAFLO NÃO BOTA.

  4. Maia disse:

    BOTA SEMAFRO E UM ATRAZO TEM QUE TIRA.

  5. paulo disse:

    BG
    Natal precisa de alguém como Jaime Lerner de Curitiba que por lá resolveu grande parte dos problemas do transito, mais a secretaria (disse ontem na 98) foi dar aula na Espanha e Argentina sobre transito. Incrível, está se perdendo em Natal.

  6. Dr. Veneno disse:

    A prefalada Secretaria devia está promovendo a mobilidade.
    Mas estamos vendo ela travar a mobilidade em prol de meia dúzia de pessoas q tem tantas outras opções de atravessar a via.

  7. Tarcísio Eimar disse:

    Criando um política de desmobilização viária para os veículos

  8. Felipe disse:

    Como assim priorizar o pedestre se naquela região já existe uma passarela? N sei oq esse pessoal da STTU pensa.

  9. Alexandre disse:

    Essa secretária não explicou nada, tem que tirar esse dois novos sinais e colocar pessoas com capacisade técnica para melhorar o trânaito, não para piorar.

  10. Leonardo disse:

    Natal será a cidade do trabalho remoto, ônibus é caro, tem goteira e baratas, transito lento e cheio, só sai de casa quem realmente tem que sair.

  11. Alex disse:

    Ela ou os assessores estão precisando ler a Resolução 483/2014 do Contran. Sugiro ao Ministério a leitura da norma para fundamentar as medidas judiciais pertinentes contra as instalações absurdas desses semáfaros.

  12. Anderson disse:

    Caro Bruno, vi o programa inteiro, e nenhuma das explicações da secretária me convenceram, como a nenhum natalense que já sofre diariamente com o trânsito caótico dessa cidade! Outro problema que não vem sendo comentado é que os engarrafamentos na Salgado Filho podem comprometer, inclusive, o tráfego de ambulâncias que diariamente têm como destino o Hospital Walfredo Gurgel/Clóvis Sarinho. Isso ninguém diz. Priorizar pedestres, em detrimento do trânsito na cidade, é criar conflitos desnecessários.

  13. Lampejao disse:

    PARA QUE SERVE A STTU????

    • Flavio disse:

      Os guardas, apenas para multar, nada de orientar. Ficam escondidos atrás dos postes só nesperando um vacilo de algum incauto, e tomele multa. Palhaços.

  14. Sérgio Nogueira disse:

    Não existe qualquer hierarquia entre pedestre, carros, ciclista e ônibus.
    Vou além: a faixa exclusiva instituída fere o CTB e quem é multado porque usou um espaço maior que um quarteirão pode recorrer porque a lei NÃO DIZ EM LUGAR ALGUM que existe um espaço máximo que pode ser percorrido nestas faixas.
    Desafio a alguém fornecer esse dado copiando do CTB. Não existe.
    Também é ilegal deixar táxis e van escolar circular por elas. Não existe previsão legal para isso, mais uma invenção dos despreparados que gerenciam o trânsito.

    • José disse:

      Leia o Art. 184, incisos I e II do CTB e terás a sua resposta.

      Pesquise antes de falar o que não sabes.

    • Sérgio Nogueira disse:

      Bom debater com alguém que só porque bajulou um vereador e conseguiu uma vaga na STTU se acha o sábio. Vamos lá, nobre desconhecedor.
      Os incisos que vc citou dizem exatamente isso:
      I – na faixa ou pista da direita, regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo, exceto para acesso a imóveis lindeiros ou conversões à direita:
      II – na faixa ou pista da esquerda regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo:
      Você leu a limitadora "EXCLUSIVA"?
      Ora, como aqui a faixa é a direita e destinada a ÔNIBUS, VANS ESCOLARES e TÁXIS, como você pode defender que é EXCLUSIVA?
      Exclusiva significa para uma única situação, no caso, ônibus. Se vc libera para outros TIPOS DE VEÍCULOS deixou de se EXCLUSIVA e deixou de ser legal multar alguém por passar por ela.
      Isso nem é questão de trânsito. É de interpretação de texto, mesmo.
      Volte ao MOBRAL e depois conversamos mais.
      Abraço fraterno e minha torcida para que vc melhore.
      PS: mostra aí onde tem a distância máxima que um carro pode percorrer na faixa "exclusiva para vários veículos". Aguardo.

  15. Gregório disse:

    Disse a secretária da STTU: "a medida como também uma prioridade da política de mobilidade, tendo o pedestre a mesma importância dos condutores de veículos". Sério que ela disse isso?
    Quer dizer que 10 pedestres precisam ter a mesma mobilidade e necessidade que 100 carros? Está justificado os erros contínuos na recente colocação dos semáforos e problemas gerados no trânsito com diversos pontos de engarrafamentos. Ficou longe do razoável.
    A STTU não consegue resolver os transtornos no trânsito na zona norte e deu o mesmo tratamento a zona sul, conseguiu deixar tudo engarrafado. entendi, formidável!
    Essa é a justiça social que a STTU faz uso, parabéns!
    Não precisa mais comentários, a insatisfação gerada está na boca de todos e nas fotos que podem ser tiradas a todo tempo. Errando demais a STTU com o aval da prefeitura.
    Que venha a eleição de 2020

COMENTE AQUI