Secretaria Municipal de Saúde inicia desratização na orla de Ponta Negra

A Secretaria Municipal de Saúde realiza desratização na orla de Ponta Negra, zona sul de Natal, nesta quinta-feira (10) e sexta-feira (11), das 8h às 14h. A ação conta com a parceria do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Distrito Sanitário Sul e Unidade de Saúde da Família de Ponta Negra e da Urbana.

De acordo com a chefe da Vigilância Epidemiológica do Distrito Sul, Alessandra Pierre, “a ação tem o propósito de combater e controlar a população de ratos, adotando medidas que eliminam os fatores ambientais determinantes de riscos para a transmissão de doenças, como a leptospirose peste, tifo, hantaviroses, entre outras”.

Uma equipe com cerca de 30 pessoas, entre agentes de controle de endemias, supervisores e profissionais de saúde, estarão em campo próximo ao Hotel Praiamar até o Morro do Careca realizando a iscagem (colocação de raticida), em pontos estratégicos e atividade educativa com orientações para a população de trabalhadores da área.

Após uma semana os técnicos retornam para a reiscagem e após mais uma semana é realiza a limpeza área pela Urbana. O total de área trabalhada será de 2.239 imóveis de Ponta Negra.

“Estaremos conscientizando os moradores, banhistas, rede hoteleira, trabalhadores e população para manter a praia sempre limpa, evitando juntar lixo na orla. Solicitamos a população evitar deixar Água, Alimento, Acesso e Abrigo, que são os quatro “As”, responsáveis por atrair ratos. O animal aparece na praia porque algo o atrai, pois há comida e abrigo no local, que favorecem o aumento dos animais, como o lixo descartado de forma irregular nas praias”, destacou o supervisor de área, José Humberto do Nascimento.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Ana Clara Davi disse:

    Quais medidas de contenção, para não contaminar o meio ambiente, uma vez que a maré cheia atinge as pedras onde os raticidas vão ser colocados e retirados apesar, uma semana depois.

  2. euzim disse:

    Vão retirar os petistas da praia?

  3. Anti-Comunista disse:

    E o calote do PT de R$ 1 bilhão de reais no funcionalismo.

COMENTE AQUI