Saúde

Seis em cada 10 internados com Covid no RN não estavam vacinados

Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde do RN divulgou nesta quarta-feira (20) um levantamento com o perfil das pessoas internadas por covid-19 em hospitais do Estado a partir de 1º de outubro de 2021 e que já foram finalizadas por alta médica ou por óbito. Os dados reforçam a importância da vacinação, pois apontam que 64% das internações deste período são de pessoas não idosas e que não estavam vacinadas.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Maia, explica que a comprovação da variante Delta no Rio Grande do Norte a partir de agosto de 2021, demonstra a importância da vacinação. “Já temos a variante Delta sendo predominante no estado e apesar da transmissibilidade desta variante nós temos a clareza de que a vacinação vai sim nos proteger, por isso é fundamental reforçarmos a importância de se completar o esquema vacinal, além da procura pela dose de reforço pelas pessoas dos grupos prioritários”. O estado já soma 173 amostras positivas para variante Delta em 30 municípios.

A Sesap destaca que o vírus predominante atualmente em circulação no Rio Grande do Norte é a variante Delta, uma vez que esta deslocou a variante Gama, tornando-se prevalente na transmissão. Diante disso a Secretaria mantém seu trabalho de vigilância das síndromes respiratórias, sendo o diagnóstico laboratorial e o conhecimento da circulação dos vírus respiratórios fundamentais para o desenvolvimento destas atividades.

Além disso, reforça a necessidade de manutenção das medidas sanitárias, principalmente o uso de máscara e álcool gel, além da vacinação em seu esquema completo.

Municípios do RN registram piora em número de casos

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) registrou esta semana uma piora de 18,6% nos indicadores relacionados ao controle da pandemia do novo coronavírus nas cidades do Rio Grande do Norte. O estudo de indicador composto finalizado nesta segunda (18), leva em consideração diversos fatores como ocupação de leitos, casos ativos e óbitos por covid-19.

Pelo menos 31 municípios tiveram queda na pontuação, que vai de 1 a 5, sendo 1 para a situação mais confortável. Destes, 22 saíram da pontuação 1 para 2. Outros oito municípios passaram da pontuação 2 para a 3, já dentro do sinal amarelo, e um saiu do 3 para a 4, sendo o município de Vera Cruz, o único com essa pontuação em todo o estado.

Estão na faixa amarela com pontuação 3 os municípios de Cruzeta, Goianinha, Itajá, Itaú, João Dias, Lagoa de Velhos, Pedro Velho, Pilões, Santa Cruz, São Tomé e Timbaúba dos Batistas.

“A situação da pandemia ainda é estável em um patamar baixo, mas os indicadores mostram que não é possível relaxar. Temos que manter os cuidados, permanecer usando máscara e as medidas de distanciamento. Não é hora de relaxar“, alerta o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia.

Pelo boletim epidemiológico mais recente divulgado pela Sesap nesta segunda (18), o Rio Grande do Norte tinha um total de 370.914 casos confirmados e 178.747 casos suspeitos de covid-19. Já são 7.364 óbitos confirmados e 1.319 mortes suspeitas sob investigação. Pelo sistema de Regulação, o Rio Grande do Norte tem 119 leitos críticos (semi-intensivos e UTI’s) disponíveis, sendo a maioria na região metropolitana de Natal.

Na manhã desta terça (19), o Hospital Maria Alice Fernandes estava 100% de seus leitos críticos destinados a pacientes com covid-19 ocupados. No Hospital Rafael Fernandes a ocupação chegava a 80% e em 60% no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal. Ao todo, a taxa de ocupação dos leitos críticos no RN é de 37,4%, esse índice se repete na região metropolitana de Natal, passa para 38,6% na região Oeste e baixa para 33,3% no Seridó.

“Temos um contingente grande de pessoas com a segunda dose em atraso. Deixamos aqui um apelo para que procurem os postos de vacinação e tomem a vacina, para garantir a imunidade e alcançarmos os índices ideais de proteção“, lembra Cipriano Maia.

Agência Saiba Mais

Opinião dos leitores

  1. Bastou as autoridades arrancarem as portas do cabaré para haver um ENORME salto nos numeros de INFECTADOS e MORTOS pela variante delta. Isso é só o começo, pois com TANTAS e TANTAS festas e vaquejadas programadas a tendencia é esses numeros SUBIREM e SUBIREM cada vez MAIS. Pois para as autoridades o que Realmente importa são a ARRECARDAÇAO DE IMPOSTOS e o SUPERAVIT NA BALANÇA COMERCIAL(cofres cheios). Que DEUS TENHA NISERICORDIA DE NÓS.

    1. Aí entende de estatística e vacina! No mundo terraplanista de idólatras de político bandido ele se destaca! Muuuuu

    2. Exatamente!! 13 em cada 20 não tomaram vacina. Continua sendo a quantidade de não vacinados maior que a de vacinados. Oww Jesus!! Tem pena do desconhecimento da matemática!! Kkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Morre Frank Williams, fundador de uma das maiores escuderias da Fórmula 1

Foto: reprodução/Twitter: @WilliamsRacing

Frank Williams, fundador e ex-chefe da equipe Williams Racing de Fórmula 1, morreu aos 79 anos neste domingo (28), informou a equipe, fundada em 1977.

“É com grande tristeza que em nome da família Williams, a equipe pode confirmar a morte de Sir Frank Williams, fundador e ex-chefe de equipe da Williams Racing, aos 79 anos de idade”, informou a nota da equipe.

Britânico, ele fundou a Williams em 1977, e deixou a equipe no começo de 2021 após vendê-la para uma empresa de investimentos.

O inglês chegou a ser mecânico e piloto antes de fundar sua equipe e se tornar um dos mais importantes nomes da história da Fórmula 1. Entre 1980 e 1997, foram nove títulos de construtores (1980, 1981, 1986, 1987, 1992, 1993, 1994, 1996, 1997), além de sete de pilotos em 1980 (Alan Jones), 1982 (Keke Rosberg), 1987 (Nelson Piquet), 1992 (Nigel Mansell), 1993 (Alain Prost), 1996 (Damon Hill) e 1997 (Jacques Villeneuve). Foram 313 pódios, 114 deles no lugar mais alto.

Brasileiros que correram pela Williams:

Seis pilotos brasileiros passaram pela Williams, fundada em 1977: Nelson Piquet (1986-1987), que foi campeão pela escuderia em 1987, Ayrton Senna (1994), Antonio Pizzonia (2004-2005), Rubens Barrichello (2010-2011), Bruno Senna (2012) e Felipe Massa (2014-2017). Antes mesmo de se tornar definitivamente construtor, Frank Williams trabalhou com José Carlos Pace, em 1972.

Acidente e cadeira de rodas

Frank Willians sofreu um acidente de carro grave, na estrada, na França, em 1986, após um teste com Nelson Piquet, que no ano seguinte seria o terceiro piloto campeão da escuderia. Mesmo numa cadeira de rodas, Frank seguiu no comando da equipe até 2012, quando substituído por sua filha Claire – que por sua vez saiu do time em 2020 após a venda para o grupo de investimentos Dorilton Capital.

Com informações de g1 e CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

GOLPE: Aluno do IFRN que realizava compras com Pix e depois estornava pagamento é preso em sala de aula

Após várias denúncias, um homem foi preso enquanto assistia aula no IFRN central, em Natal, onde cursa Informática.

Segundo informações ele realizava compras em lojas físicas, pagava por meio do Pix e depois estornava o pagamento, deixando vários comerciantes no prejuízo.

Na residência dele foram encontrados diversos produtos frutos de ações já realizadas. Em uma loja de acessórios, o prejuízo chegou a mais de dois mil reais.

Via Certa Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

CENAS FORTES: Neymar sofre contusão no tornozelo e deixa jogo do PSG chorando

Foto: reprodução

Neymar sofreu contusão e precisou ser substituído durante a vitória por 3 a 1 do Paris Saint-Germain sobre o Saint-Étienne, na manhã de hoje (28). O brasileiro sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo a poucos minutos do final da partida.

A lesão aconteceu em uma entrada do francês Yvann Maçon, que tentou um carrinho no meio-campo. Neymar pulou e escapou de um impacto direto, mas pisou no adversário na hora de aterrissar e virou o pé esquerdo.

O brasileiro ficou caído no gramado, mostrando sentir dores fortes. Ele recebeu atendimento médico durante vários minutos, chorando bastante, até sair de maca com as mãos sobre o rosto.

Com informações de UOL 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com ‘dívida impagável’ de R$ 18 milhões, Instituto Lula doa dinheiro

Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula,Divulgação (2016)

Em sua página na internet, o Instituto Luiz Inácio Lula da Silva, cujo nome fantasia é Instituto Lula, informa que tem dívida “impagável”, fruto das autuações da Operação Lava-Jato, por irregularidades fiscais. “A perseguição política liderada pela Operação Lava Jato ao projeto de país que Lula representa teve momentos devastadores”, diz sua página na internet. “A Receita Federal também foi enviada, após três anos de investigações decidiram dar uma pena mais de 50 vezes maior do que os valores que eles mesmos questionaram. O resultado é uma atuação impagável, que passa dos R$ 18 milhões”, explica.

Na mesma página na internet, o Instituto Lula está anunciando a concessão de “bolsas de formação” para estudantes. Serão selecionados 120 candidatos, sendo que 40 deles irão receber “prêmio em dinheiro”. O edital diz que as “bolsas” em forma de dinheiro serão concedidas pelo Instituto, não cita eventuais patrocinadores e pretende ampliar o projeto. “O Instituto Lula se reserva o direito de poder aumentar o número final de premiados em até 50% das vagas segundo sua disponibilidade de recursos”.

VEJA perguntou ao Instituto Lula como serão levantados os recursos para pagar as bolsas, mas não houve resposta. As chamadas “lideranças para a era digital” irão receber cada uma 5.000 reais, totalizando 200 mil reais em prêmios. O anúncio do prêmio em dinheiro aparece na página do Instituto, ao lado de outra notícia sobre as viagens de Lula no exterior, já em campanha rumo às eleições presidenciais de 2022.

O resultado com os nomes dos estudantes agraciados será anunciado até o final de dezembro. O público alvo são jovens nascidos a partir de 1990, ou seja, até na faixa dos 30 anos, que realizam alguma atividade de “cidadania local”, segundo o edital. O pagamento aos estudantes será feito em forma de “prêmio de desempenho”. Segundo o Instituto, o dinheiro “corresponde a ajuda de custos para desenvolver o projeto de liderança, cujo valor será de R$ 5.000,00”. Esta cifra vai ser paga em duas parcelas, entre março e abril de 2022.

Não é apenas o Instituto Lula que está com dívidas junto ao Fisco. Em março, VEJA mostrou que o nome de Lula tinha sido inscrito na Dívida Ativa da União, com débitos que já somam 1,2 milhão de reais. VEJA também revelou que a Receita acusa Lula de cometer crimes de sonegação, fraude e conluio. A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional cobra o ex-presidente na Justiça Federal por impostos não recolhidos em função dos pagamentos de propina que o petista recebeu das empreiteiras.

O Instituto Lula não foi alvo de perseguição da Receita Federal, conforme o ex-presidente da República insiste em dizer. A autuação ocorreu, segundo a Receita Federal, porque Lula criou seu Instituto como “associação civil para fins não econômicos”, isento de Imposto de Renda sobre Pessoa Jurídica e a Contribuição Social sobre Lucro Líquido, dois impostos que toda empresa é obrigada a pagar.

A Receita constatou que o Instituto não cumpriu os requisitos legais. Entre as irregularidades identificadas pela Receita destacou-se o desvio de recursos do Instituto Lula em benefício pessoal do ex-presidente e da sua empresa de palestras, caracterizando o que a Receita chama de “confusão patrimonial e operacional”. Ou seja, o ex-presidente da República usou uma instituição sem fins lucrativos para ficar milionário, sem pagar impostos.

Em 2018, o ex-presidente da República declarou junto ao Tribunal Superior Eleitoral um patrimônio pessoal de 7,9 milhões de reais, um aumento de 389% em relação à declaração de 2006, quando se elegeu presidente pela primeira vez. Segundo a Receita, as palestras contratadas no período relativo à autuação foram tratadas no âmbito do Instituto Lula, tendo o ex-presidente da República utilizado a estrutura do Instituto Lula, além dos seus funcionários e de seus próprios diretores, para dar suporte à sua atividade profissional remunerada.

Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Confira as receitas do Papo de Fogão: Raviolone de gema com creme portobelo e o drink Matutônica

RAVIOLONE DE GEMA COM CREME DE PORTOBELLO

Ingredientes:

Massa:

175g farinha

175g semolina

2 ovos

3 gemas

Sal

Modo de preparo:

Para a massa, misturamos todos os ingredientes até virar uma bola homogênea. Reservar na geladeira por 30 minutos.

Tempo de preparo: 40min

Recheio:

Gemas(uma para cada raviole)

100g de Ricota

1 maço de espinafre

Fio de azeite

50g de parmesão

Sal e pimenta do reino a gosto

100ml de creme de leite fresco

Modo de preparo:

Refogue o espinafre com azeite e sal até murchar.

Coloque no processador junto com o restante dos ingredientes, com exceção das gemas, e bata até virar um creme.

Reserva.

Tempo de preparo: 10min

Tempo de cozimento: 8 min

Molho de portobello:

1/2 Cebola

2 dentes de alho

1 colher de sopa de manteiga

200g de portobello

Sal e pimenta do reino a gosto

100ml de creme de leite fresco

Modo de preparo:

Refogue a cebola e o alho picados na manteiga.

Quando dourar, adicione os cogumelos laminados e refogue por 5 minutos. Coloque o creme de leite, o sal e a pimenta. misture bem.

Deixe engrossar por 2 minutos e está pronto.

Tempo de preparo: 7 min

Tempo de cozimento: 8 min

Montagem do raviolone

Abra a massa até ficar bem fina.

Corte ela em círculos.

Em cada círculo, coloque uma porção do recheio, deixando uma leve baixa no centro.

Nessa parte mais baixa, acomode a gema, sem quebrar.

Fechamos com outro círculo de massa, e já temos um ravioli pronto.

Repita o processo para mais unidades.

Em uma panela, coloque água pra ferver.

Quando estiver fervendo coloque um pouco de sal.

Coloque os raviolones pra cozinhar por 4 a 5 minutos. Não coloque muitos na panela para facilitar o manuseio.

Tempo de preparo: 15 min

Tempo de cozimento: 6 min

Montagem do prato:

Disponha o molho no centro do prato, deite o ravioli por cima, coloque as amêndoas e os brotos pra finalizar.

Amêndoas defumadas e torradas

Brotos

DICA RÁPIDA

MATUTÔNICA

Ingredientes:

 1 dose de cachaça Matuta Umburana

½ dose de suco de limão

!/2 dose de xarope de cajú com manjericão

Água tônica

Gelo

Modo de preparo:

Complete um copo longo com gelo e adicione a cachaça umburana, o suco do limão e o xarope de caju com manjericão.

Mecha, puxando o xarope de baixo pra cima.

Complete com água tônica e mexa levemente.

Decore com casca de limão.

Sirva em seguida.

Tempo de preparo: 5 min

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PESQUISA BG/PERFIL/DEPUTADO ESTADUAL: Tomba, Getúlio, Souza, Ubaldo, Vivaldo e George se destacam na corrida pela Assembleia Legislativa

Ainda dentro da pesquisa de olho no pleito do próximo ano, o instituto Perfil quis saber do eleitorado potiguar a intenção de votos para deputados estadual e federal. Como, nesse quesito, vários são os pré-candidatos, esse levantamento foi feito de forma espontânea, ou seja, o eleitor fala o primeiro nome que lhe vem à cabeça, podendo ele ser candidato ou não. Na corrida eleitoral por uma das cadeiras da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Tomba Farias (1,17%), Getúlio Rego (1%), Souza Neto (0,83%) e Ubaldo Fernandes (0,75%) se destacam.

Com 0,5%, continuando a lista dos mais citados aparecem Vivaldo Costa e George Soares. Com 0,42%: Dr. Bernardo, Nélter Queiroz e Francisco do PT.

Para a realização da pesquisa do instituto Perfil, divulgada pelo Blog do BG, foram entrevistados 1200 potiguares entre os dias 17 e 20 de novembro em cidades de todas as regiões administrativas do Estado. Os resultados foram calculados com margem de erro de 2,82% para mais ou para menos e com grau de confiança de 95%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PESQUISA BG/PERFIL/DEPUTADO FEDERAL: Natália, Benes, Walter, Fábio, Kelps, Rafael e Leonardo Rego se destacam na corrida pela Câmara

Ainda dentro da pesquisa de olho no pleito do próximo ano, o instituto Perfil quis saber do eleitorado potiguar a intenção de votos para deputados estadual e federal. Como, nesse quesito, vários são os pré-candidatos, esse levantamento foi feito de forma espontânea, ou seja, o eleitor fala o primeiro nome que lhe vem à cabeça, podendo ele ser candidato ou não. Na corrida eleitoral por uma das cadeiras da bancada potiguar na Câmara dos Deputados, Natália Bonavides (0,92%), Benes Leocádio (0,83%), Walter Alves (0,67%), Fábio Faria (0,58%) e Kelps Lima (0,58%) se destacam.

Seguindo com os mais citados, com 0,5%, aparecem: General Girão, Leonardo Rego e Rafael Motta. Com 0,42%: Nélter Queiroz e Fernando Mineiro.

Para a realização da pesquisa do instituto Perfil, divulgada pelo Blog do BG, foram entrevistados 1200 potiguares entre os dias 17 e 20 de novembro em cidades de todas as regiões administrativas do Estado. Os resultados foram calculados com margem de erro de 2,82% para mais ou para menos e com grau de confiança de 95%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PESQUISA BG/PERFIL/PRESIDENTE/REJEIÇÃO: Bolsonaro tem 45,09% e Lula, 15,42%; 13,25% rejeitam todos

Dentro do levantamento para presidente da República nas eleições do próximo ano, o instituto Perfil também quis saber da população potiguar a rejeição que ela tem em relação aos pré-candidatos, que nada mais é do que saber o nome em que o eleitor não vota de maneira alguma. Nesse quesito, 45,9% rejeitam o presidente Jair Bolsonaro contra 15,42% do ex-presidente. Um total de 13,25% ainda afirmou rejeitar todos.

Para a realização da pesquisa do instituto Perfil, divulgada pelo Blog do BG, foram entrevistados 1200 potiguares entre os dias 17 e 20 de novembro em cidades de todas as regiões administrativas do Estado. Os resultados foram calculados com margem de erro de 2,82% para mais ou para menos e com grau de confiança de 95%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PESQUISA BG/PERFIL/PRESIDENTE/ESTIMULADA: Lula tem 48,76% contra 17,58% de Bolsonaro

O ex-presidente Lula segue com vantagem eleitoral sobre o presidente Jair Bolsonaro. É o que aponta a pesquisa do instituto Perfil no cenário estimulado, que é aquele em que o eleitor tem acesso aos nomes, simulando uma eleição real. O petista aparece com 48,76% das intenções de voto contra 17,58% do atual ocupante do Palácio do Planalto.

Acima da margem de erro, ainda foram citados: Ciro Gomes com 4,83% e Sérgio Moro com 2,92%.

Para a realização da pesquisa do instituto Perfil, divulgada pelo Blog do BG, foram entrevistados 1200 potiguares entre os dias 17 e 20 de novembro em cidades de todas as regiões administrativas do Estado. Os resultados foram calculados com margem de erro de 2,82% para mais ou para menos e com grau de confiança de 95%.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PESQUISA BG/PERFIL/AVALIAÇÃO/PRESIDENTE: 69,66% desaprova o governo Bolsonaro; 20,67% aprovam

O instituto Perfil também quis saber da população potiguar qual a avaliação deles sobre as administrações estadual e federal. No âmbito federal, 69,66% disse desaprovar o governo do presidente Jair Bolsonaro. Outros 20,67% disseram aprovar a forma como ele vêm conduzindo o país. 9,67% não souberam responder à pergunta ou não opinaram.

Para a realização da pesquisa do instituto Perfil, divulgada pelo Blog do BG, foram entrevistados 1200 potiguares entre os dias 17 e 20 de novembro em cidades de todas as regiões administrativas do Estado. Os resultados foram calculados com margem de erro de 2,82% para mais ou para menos e com grau de confiança de 95%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *