SEM SIMANCOL: Procuradora do Estado vai contra Conselho de Cultura, Justiça e Sociedade Potiguar e quer o tombamento das ruínas do Hotel Reis Magos

FOTO: NEY DOUGLAS

 

A Procuradora do Estado do Rio Grande do Norte, Marjorie Madruga, que não cansa ser derrotada neste caso e vai de encontro com o que deseja a sociedade potiguar, o que deseja os proprietários e o que determinou a justiça , ainda insiste de manter de pé o Hotel Reis Magos, na Praia do Meio, apesar do Conselho Estadual de Cultura ter votado pelo não tombamento do prédio por nove votos a um.

Além disso, em maio passado, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife, autorizou o grupo proprietário, Hotéis Pernambuco S/A,  a demolir o imóvel que encontra-se abandonado e em estado de deterioração há décadas. Mesmo assim, a procuradora se pronunciou numa rede social alegando que o Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – reabriu o processo de tombamento; que a decisão do Conselho de Cultura não vale porque é um colegiado “meramente opinativo”; e que a decisão final caberá ao Secretário Estadual de Educação e Cultura.

“A decisão será do Secretário de Educação e Cultura do Estado. O Iphan também reabriu o processo de tombamento que tramita na esfera federal, ou seja , não há uma decisão final do Iphan sobre o tombamento. Também há no processo de tombamento Laudo Técnico atestando que o bem é recuperável”, argumenta Marjorie. Ela diz ainda que as narrativas sobre o hotel não correspondem à verdade dos fatos. “O meu parecer foi pelo tombamento e foi acatado pelo Procurador Geral. Ou seja, a Procuradoria Geral do Estado pronunciou-se pelo Tombamento diante dos inúmeros e jamais contestados pareceres técnicos do Departamento de Arquitetura e de Historia da UFRN, do grande e excelente estudo técnico feito pelo Iphan”.

Com informações do Portal no AR

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Jol disse:

    Uma reforma e inviável a estrutura esta comprometida pela corrosão, nao e aceitável por parte do Estado insistir nessa burrada

  2. Instituto IAPHACC disse:

    Queria aqui parabenizar a séria entidade IFRN que restaurou o prédio do IFRN – Rocas Rotunda e o IFRN – Cidade Alta, que lindo exemplo, prédios que estão hoje enriquecendo nossa cidade, parabéns por tamanha sensibilidade, respeito a cidade e as futuras gerações!!! Parabenizar o empresário Sergio Azevedo por ter dado um gigantesco exemplo em ter restaurado aquele lindo casarão de 1916 na Avenida Deodoro vizinho ao Supermercado Nordestão!!! Parabéns empresário Sérgio Azevedo da 2A Engenharia!!!

  3. Instituto IAPHACC disse:

    Parabéns a PGE – Procuradoria Geral do Estado, e também a brilhante Procuradora do Departamento de Patrimônio e Meio Ambiente, Marjorie Madruga, pela tamanha coragem e brilhante atuação, que em muito nos orgulha, ao respeitar as pessoas que amam a cidade, ao respeitar as entidades que lutam pela preservação do seu patrimônio e meio ambiente, ao respeitar os brilhantes Professores das nossas academias dentre elas, quero destacar a nossa gigante Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Professores estes que ensinaram a arquiteta Silvia Jorgensen que esta na Noruega, sendo motivo de orgulho para todos nós, dia 01/07/2019, foi publicado no principal Jornal de Oslo, uma matéria que versa sobre a negativa da Prefeitura de Oslo com a Rede Thon de Hotéis, rede internacional que estava querendo construir um hotel fora dos padrões exigidos pela secretaria de patrimônio e meio ambiente da Prefeitura de Oslo, e sabe quem esta lá em Oslo administrando esta articulação entre a Prefeitura e a rede de Hotéis, é a brilhante arquiteta Silvia Jorgensen aluna dos nossos brilhantes e valorosos Professores da UFRN. Parabéns a UFRN que exporta capacidade técnica especializada. Parabéns aos nossos brilhantes e valorosos Professores. Repito parabéns a Procuradoria Geral do Estado, Procurador Geral e a Dra. Marjorie Madruga por nos encher de orgulho ao fazer diferente, do que fez no caso em tela, o Ministério Público Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Estadual de Cultura, que ignorou todos os pareceres elaborados pelos brilhantes técnicos altamente capacitados, concursados do IPHAN/RN, FJA, que instruíram um lindo processo favorável ao tombamento do Hotel Reis Magos, onde reconheceram todos os valores daquela linda e descuidada edificação. que ignoraram todos os pareceres e documentos assinados e endossados, subscritos, pelos brilhantes profissionais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/RN, que ignoraram da mesma forma documentos do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/RN, que ignoraram documentos produzidos pelos valorosos professores do Departamento de Arquitetura e História da nos brilhante Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte. Isso é Feio.

  4. Instituto IAPHACC disse:

    Queria iniciar pedindo a imprensa para pedir ao ex Prefeito Carlos Eduardo Alves para sentar de frente com a imprensa e os 25 representantes de órgãos e entidades que estavam com ele numa reunião na sede da Prefeitura Municipal, quando ele informou para todos os presentes que no primeiro mandato dele de prefeito o proprietário do Hotel tinha uma divida com o município de Natal de R$ 7.000.000.00 (sete milhões de reais) e que ele informou para todos os presentes que tinha chamado o empresario aqui e tinha dito a ele que iria anistiar a dívida, mais em contra partida ele teria que restaurar o prédio e colocá-lo para funcionar. e que nessa reunião ele falava deste empresário como se estivesse sido enganado por ele, todos que estavam presentes podem afirmar isso. Queria pedir a imprensa para nos ajudar nesta articulação para esta grande reunião de esclarecimentos!!!

  5. George D. disse:

    Mais uma vez, uma notícia descontextualizada e desrespeitosa… Custava alguma coisa apurar a história direito e não escrever besteira?! custa, né?! dá trabalho fazer jornalismo de verdade?! se fizesse, saberia que ninguém – NINGUÉM – defende a manutenção do estado degradado atual. O que se defende é a reforma/requalificação do bem dentro de um projeto de melhorias para a orla, respeitando os valores da comunidade, da paisagem, do meio ambiente.

  6. Andrade disse:

    A governadora disse que que é a donas do IFRNs. Poderia fazer um IFRN pra aquele povo de lá estudar. O nível de escolaridade daquela região é péssimo. Ou um bom hospital pq a saúde do estado é caso de UTI.

    • Instituto IAPHACC disse:

      Vc poderia informar de qual povo vc esta falando e de qual região? Somos um só povo e nossa cidade e estado, é um grande condomínio, onde estamos todos inseridos, vc deveria respeitar mais as pessoas e a sua cidade!!!

    • Instituto IAPHACC disse:

      Gostaria que vc falasse um pouco sobre o que significa os IFRNs para vc? Da forma que você fala, vc é do tipo que não investiria em educação se fosse um governante?

  7. Roberto disse:

    Ela deve ter lembranças inesquecíveis lá dentro. Bota ela pra morar lá dentro. Pensando bem era memorável. Mais se fosse feito um novo tantos donos de hoteis ricos poderia se juntarem pra fazer um novo hotel. Mais com p turismo falido e com os turista que se assustam e os assaltos por causa da região muito perigosas. É uma furada. Se fizesse um museu. Mais até o museu da rampa é perigoso para visitar como moradora imagine para os turista.

    • Instituto IAPHACC disse:

      Roberto será que vc poderia falar sobre algo que vc fez voluntáriamente para ajudar sua cidade ou estado?

    • Instituto IAPHACC disse:

      Falando de assuntos pessoais vc não esta contribuindo com a discussão que é importante, primeiro vc precisa entender a regra do jogo e o papel de cada um, a respeitosa procuradora Marjorie Madruga esta exercendo a função dela, talvez você não saiba que ela é Procuradora do Estado de Defesa do Patrimônio e Meio Ambiente. Aqui não a espaço para brincadeiras falar coisa sem fundamento, não é contribuição!!!

  8. Bezerra disse:

    Ridícula!
    Simplesmente ridícula!

    • Instituto IAPHACC disse:

      Ridículo é participar de uma discussão tão importante desta forma, os blogs não deveriam aceitar este tipo absurdo, de participação!!!

  9. Assis disse:

    Vai para Cuba 🇨🇺 infeliz. Lá está os prédio pre histórico

  10. Arnaldo Franco disse:

    Só uma perguntinha? Essa Procuradora é petralha?

    • Instituto IAPHACC disse:

      Arnaldo boa noite amigo para lhe ser franco, a Dra. Marjorie é uma brilhante e atuante funcionária pública, que merece respeito!!!

  11. Antonio Turci disse:

    Recuperar um negócio sem futuro como esse prédio e não ter o mínimo de parcimônia. Quanto iria custar a reconstrução? Infelizmente o velho ditado popular está atualizadíssimo: Quem atira com pólvora alheia não quer saber o tamanho do tiro.

    • George D. disse:

      Você sabia que os proprietários renegociaram a dívida milionária com a prefeitura sob a condição de reformar e recuperar o prédio?! Não, né?! Pois é. Renegociaram a dívida, em condições vantajosas. Mas a reforma… bem, tá aí a olhos vistos que nunca fizeram.

    • Instituto IAPHACC disse:

      Você talvez não tenha conhecimento da concorrência pública 001/1977, que tratou da venda do Hotel Internacional dos Reis Magos, nela tem uma clausula, que o dono teria que manter a edificação inclusive com a categoria internacional. O estado nos garantiu isso ao inserir esta clausula no momento da venda e o dono comprou sabendo?

    • Instituto IAPHACC disse:

      Amigo Antonio Turci, se vc não der manutenção na sua casa e eu não der na minha ela vai ficar neste estado. O Hotel esta gerando todo este desconforto para a cidade, por de um lado ter um empresário que em Recife/Pernambuco tem três hotéis funcionando e aqui um abandonado, e segundo o ex prefeito Carlos Eduardo anistiou dele uma divida de 7 milhões, dse quem é esta pólvora, qual é a regra do jogo? Se vc tem uma piscina na sua casa abandonada e ela começa a gerar problema para a comunidade a Prefeitura vai la e aplica uma multa. É importante analisar sobre poder de policia do Município e o Função Social de Propriedade? Acreditamos que o bom empresário é o que zela pelo seu patrimônio, respeita o entorno e paga seus impostos em dia!!! Todos sabem quantos anos o hotel esta fechado, quantas multas o proprietário deve ter recebido. Até agora o que se sabe foi dito pelo ex Prefeito Carlos Eduardo Alves que segundo ele anistiou uma dívida de 7 milhões e a contra partida seria o proprietário restaurar o prédio e colocá-lo para funcionar porque só foi cumprida a parte do município!!!

  12. Tertu disse:

    Só invés de utilizar o tempo de trabalho a preço de ouro, está tentando gastar mais ainda com futilidade. Mais do que já é!

  13. Robberto disse:

    A Governadora deveria recuperar as ESCOLAS do Estado,que na sua maioria está no estado calamitosso desse hotel ás ruínas!!!!!!!

    • Instituto IAPHACC disse:

      Roberto um Estado não é feito só de escola não, existem outros segmentos e atribuições e a preservação de patrimônio e da história é uma delas!!!

  14. Calixto Silva disse:

    Ela é do PT, com certeza.
    Esse povo adora uma coisa velha, pra depois fazer propaganda política pra angariar votos.

    • Instituto IAPHACC disse:

      Caro amigo Calixto esta luta não é partidária, mais estamos aqui defendendo a preservação do patrimônio, mais em qualquer luta é preciso entender que a entidade esta acima de tudo o ABC, América , Alecrim, Globo, PT, PMDB, PSDB, NOVO toda entidade tem pessoas boas e ruins, toda família tem um Timóteo. Não podemos analisar por este ângulo, toda luta em primeiro lugar tem que ter como primeiro passo o respeito as partes, o contraditório, mais isso tem que ser com a verdade!!!

  15. Lampejao disse:

    O RN NÃO TEM CONDIÇÕES NEM DE AUTO RECUPERAR,IMAGINEM UM ESCOMBRO COMO ESSE HOTEL,QUAL O VALOR HISTÓRICO?DA ARQUITETURA DO MESMO?GOSTARIA DE ENTENDER!!!!!!

    • Instituto IAPHACC disse:

      Amigo Lampejão parabéns por tanta humildade, belo exemplo de cidadão, vou te responder num outro momento novamente e vc vai ter em mãos um documento quer vc vai ler e vai entender amigo e vai poder se posicionar de forma correta. Os grandes doutores que são a favor da demolição do Hotel não são só do Hotel não são de toda a cidade. O nosso problema não é só o hotel não é todo patrimônio histórico de nossa cidade, Ribeira, Cidade Alta, tudo, tudo!!! Agora vamos ver todos que estão nessa discussão faça um levantamento em 30 anos e vê se aparece o nome de algum defendendo algum patrimônio da cidade!!! Quero aqui pedir alguem desta luta que possa aqui publicar aquele documento Valores do Hotel Reis Magos aqui para o nosso amigo Lampejão bem como para todo cidadão que queira tomar conhecimento destes inúmeros valores!!! Abraço e parabéns Lampejão!!!

  16. Alceu disse:

    São as memórias da Royal Salute que faz essa resistência. Rs.

  17. Eduardo disse:

    Certíssima a procuradora! Quem trabalha com patrimônio sabe que existem inúmeras possibilidade de recuperar o edifício, de grande valor pra nossa história, que só não foi feita a recuperação por má vontade dos donos e pela inépcia do poder público. Caso tivesse aplicado os instrumentos urbanos cabíveis esses donos teriam sido multados desde o primeiro ano de abandono do edifício. Hoje deveriam tanto que já estariam devendo 2x o valor do imóvel ao governo. BG pare de fazer apologia à demolição. Quem entende de patrimônio sabe o valor é a viabilidade de se recuperar o prédio. Você deveria procurar o movimento Resiste Reis Magos pra se informar melhor.

    • Instituto IAPHACC disse:

      Parabéns Eduardo, pela sua brilhante participação, portar a verdade é ser um brilhante!!!

    • Instituto IAPHACC disse:

      Brilhante e verdadeiro cidadão!!!

  18. José disse:

    E como Crispiniano, da FJA, foi o único voto a favor do tombamento e ele é pau mandado da Gova. Fátima e como a decisão caberá a outro subordinado à Fátima, certamente mesmo contra tudo e todos o monstrengo será tombado.
    Vão querer criar algo como estão fazendo da Casa do Estudante(olho vivo, vão doar tudo aos tais pontos de culturas, associações etc ligadas ao PT).

  19. Ceará-Mundão disse:

    Inacreditável! Prá que vai servir? Prá sustentar a lombra olhando pro mar? RN navegando em dinheiro prá gastar com isso? Incrível a falta de bom senso dessa senhora.

  20. Elvys disse:

    Ela tá certa, tem que tombar, coloca dinamite e toca fogo que tomba na hora kkkk

  21. Mario Roberto S F Barreto disse:

    Vamos cair na realidade o RN não pode assumir onus de recuperar mais nada . Num estado que não tem como cuidar de um painel na parede de uma escola .
    Como vai cuidar de um escombro abandonado há 20 anos já desabando ?

  22. Joao ligeiro disse:

    Louca varrida. Filha de peixe peixinho eh. Ela precisa dizer ao povo que se essas ruinas forem tombadas quem vai gastar milhões pra recuperar um negócio daqueles? E pra que? Nao ha viabilidade na atualidade. Ali eh uma favela cheia de riscos quem danado vai querer ficar ali? Creio que so a procuradora arriando a lombra.

    • Francisco disse:

      Isso é lembrar do tempo de vacas gordas de alguns, que torravam dinheiro público desviados. Hoje a maioria perderam a boquinha, tão f******. Kkkkkkk

  23. Idiota completo disse:

    É a prova de q esse povo do MP está totalmente desconectado da realidade.

    Essa senhora, quase idosa, com cabelos de adolescente gasta seu inútil tempo, às nossas expensas e com o intuito de eternizar uma ruína q.simboliza o fracasso do turismo e a tragédia q é a.praia urbana de natal.

    Resume a necessidade de haver urgentemente a revisão dessa tal "autonomia" do MP.

    Se em um assunto consolidado desses essa senhora, quase idosa e com cabelos de adolescente age assim, imagine em questões relevantes q exigem clareza de raciocínio…

    • Instituto IAPHACC disse:

      Caro amigo boa noite, com todo respeito a você que se esconde atrás de uma identificação desrespeitosa a quem quer participar de uma discussão de tamanha importância!!! Pelo que li, vc esta completamente desconectado por vários motivos: Primeiro a brilhante Brilhante e atuante Procuradora Marjorie Madruga, pessoa que merece todo respeito, bem como vc e todos que estão nessa discussão? Como disse, sem respeito não á nada saudável. Ela não é do Ministério Público ela é da Procuradoria do Estado e esta no exercício de sua função. Segundo o MP é uma entidade séria e ai do povo e da sociedade se não existisse o Ministério Público e o Poder Judiciário!!! E terceiro é que você deveria ver o vínculo do Hotel Reis Magos com o turismo do Estado!!! Seria importante que os blogs em respeito a sociedade e as grandes dicussões não aceitassem pessoas que se identificam desta forma!!!

  24. Roberto disse:

    Deve estar querendo aparecer. Quer ir de encontro a todas decisões e atrapalhar o desenvolvimento de nossa Cidade.

  25. Valéria Fragoso disse:

    Tombar o que???? O gasto será enorme para recuperar esse prédio. Precisamos evoluir. Vamos gerar emprego para o nosso Estado, investimentos, tornar a cidade mais bonita.

    • Paulo disse:

      Amigo você esqueceu que o PT não tem compromisso com nada, quanto pior melhor para eles.

  26. Manoel disse:

    Show! Vamos tombar o mencionado hotel "histórico", arcar com os custos da indenização ao empresário comprador de boa-fé, gastar nosso farto dinheiro pra reconstruir as ruínas desse hotel para depois fazer ali o quê exatamente? Bem, depois pensaremos o que faremos lá, afinal, por vários anos as ruínas desse patrimônio "histórico-cultural" ficaram abandonadas e servindo como moradia para vândalos, drogados, mosquitos, etc… Eu sempre me esqueço que o RN é rico!

    • Dona Armênia disse:

      Reconstruir só para fazer espaço para exposição de arte porra-louca ou transformar em repartição? Quero ISSO NA CHÓN…

    • George D. disse:

      Mais um desinformado… o grupo proprietário acumulou dívida milionária, renegociou com a prefeitura sob a condição de reforma e recuperação do edifício e nunca o fez. Agora, a dívida foi, sim, renegociada, em condições bem vantajosas. Depois, pode-se dar muitos usos, basta ter criatividade e saber gerir. Pode-se virar inclusive prédio para funções públicas, deixando de pagar aluguéis milionários, Mas tem gente que prefere – sabe-se lá por que razão $$$$ – manter aluguéis.

  27. Noya disse:

    Solta uma bomba lá nesse hotel!

  28. Tarcísio Eimar disse:

    Já era ora ter demolido há tempos

  29. Dr. Veneno disse:

    Tá mais do q certa. O q aquela estrutura ainda tem pra dar??

  30. Marvin disse:

    Bota ela pra morar lá.

  31. Marcelo disse:

    Por isso que esse estado não evolui. Se amarra em coisas inúteis. Já não basta o hotel da via costeira, as inumeras obras que beneficiariam o estado com renda e empregos e são inpugnadas por pessoas que não querem ver o progresso do RN.

  32. João do Coração disse:

    Deveria ser aposentada compulsoriamente, assim poderia curtir sua brisa e parar de atrapalhar o desenvolvimento do RN. RIDÍCULA

    • George D. disse:

      Ridículo é quem comenta sem ter noção de nada do que 'tá falando. A procuradora Marjorie é super dedicada e séria. De resto, a pergunta que se deve fazer é: o "desenvolvimento" é para quem mesmo?! A proposta de tombamento é para garantir a reforma/requalificação do bem, mantendo suas características fundamentais e permitindo acréscimos, modernização. Não faltam projetos e ideias em prol, aí sim, de um desenvolvimento urbano sustentável, que sirva à maioria da cidade e não a uma curriola.

    • Instituto IAPHACC disse:

      Amigo o que é desenvolvimento para vc?

  33. Mandala disse:

    É aquela de cabelo cor de arco íris?

    • Instituto IAPHACC disse:

      Mandala vc deveria primeiro se identificar a imprensa não era para permitir a participação desta forma a discussão é séria e não envolve a questão pessoal agir desta forma é muito feio!!!

COMENTE AQUI