A decisão do ministro Edson Fachin (STF) de anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da operação Lava Jato provocou a indignação do senador Styvenson Valentim, que disse nas redes sociais nessa segunda-feira(08) que a decisão “põe fogo no país” e dar a entender, na verdade, que os processos contra Lula não vão “dar em nada”.
“O que ensinaremos para essa geração sobre crimes x punições? Pois hoje tivemos uma aula magna de como o crime compensa”, declarou nas redes sociais, acompanhado da hashtag “stfvergonhanacional”.
O legado de um "juiz" que não cumpre suas funções e atua mais como promotor.
O legado de um "presidente" que não governa e mente e volta atrás a cada frase
Gostei do pensamento do Senador sobre o legado a ser deixado p/nossos filhos e netos. No Brasil o crime compensa e se vc for rico e influente, com acesso ao STF, nem se fala…E quando vejo muita gente ficar feliz com isso…
Prefiro 01 que não faz nada, que 01 que compra apoio distribuindo cardos e repassando recurso público.
Prefiro 01 que trabalha pouco que 01 que faliu todos os fundo de previdência das estatais.
Prefiro 01 que fica parado a 01 que libere recursos públicos para obra das empresas dos amigos.
Prefiro 01 que não tem postura política que 01 encantador de palco que promete uma coisa e faz outra, dando ao Brasil os maiores escândalos de corrupção já registrados na história.
Prefiro 01 ausente que 01 que levou a petrobras, correios, bancos e órgãos públicos a beira da falência.
Prefiro 01 que nunca foi condenado a 01 que responde a uma dezena de processos por corrupção.
O presidente da Argentina, Javier Milei, parabenizou o candidato de direita Abelardo de la Espriella pela vitória na eleição presidencial da Colômbia, realizada neste domingo (21).
Em publicação nas redes sociais, Milei afirmou: “O leão e o tigre rugem na América Latina!”, em referência aos símbolos usados nas campanhas dos dois políticos.
O argentino destacou ainda que o resultado representa a escolha por “liberdade econômica, prosperidade e segurança”, além do combate ao crime organizado e ao narcotráfico.
Segundo ele, “a liberdade avança na América Latina e já não há volta atrás”.
A manifestação reforça o alinhamento político entre os dois líderes, ambos identificados com pautas de direita na região, e foi celebrada como um gesto simbólico de aproximação entre Argentina e Colômbia no campo ideológico.
A eleição presidencial na Colômbia entrou em nova fase de tensão após o candidato de esquerda Iván Cepeda anunciar que vai pedir a impugnação de 33 mil urnas em todo o país.
Segundo ele, o pedido será feito por meio de sua equipe jurídica e de observadores eleitorais, após a divulgação de resultados preliminares da apuração.
Cepeda afirmou que reconhece que os números divulgados ainda não são definitivos, mas disse que só vai aceitar o resultado final após a análise das contestações.
De acordo com o resultado preliminar com 99,98% das urnas apuradas, o candidato de direita Abelardo de la Espriella aparece com 49,66% dos votos, enquanto Cepeda registra 48,70%.
Em discurso a apoiadores, Cepeda declarou que sua equipe “está procedendo à impugnação de 33 mil seções eleitorais em todo o país” e que só após o escrutínio final irá reconhecer o resultado oficial.
O segundo turno registrou 62,51% de participação dos eleitores. Na Colômbia, o voto não é obrigatório.
O resultado divulgado ainda é preliminar. A confirmação oficial depende da contagem final e das verificações do Registro Nacional, que podem ser concluídas nos próximos dias.
Um possível caso de intoxicação alimentar está sendo investigado em duas unidades prisionais de Mossoró, no RN. Internos da Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio e da Cadeia Pública de Mossoró apresentaram sintomas de mal-estar nos últimos dias.
Entre os relatos estão dores abdominais, náuseas, indisposição e outros sinais compatíveis com possível contaminação alimentar. Os presos estão recebendo atendimento médico dentro das unidades.
As duas unidades recebem alimentação fornecida pela mesma empresa, o que levantou a suspeita de relação entre os casos e a comida servida.
As direções das unidades registraram boletins de ocorrência na Delegacia de Plantão da Polícia Civil, que vai investigar o caso. A expectativa é de que amostras dos alimentos sejam coletadas e analisadas para verificar possível contaminação.
Enquanto isso, as autoridades acompanham o estado de saúde dos internos e aguardam os resultados dos exames periciais.
Uma mãe de um dos detentos relatou a situação enfrentada pelos presos e fez críticas às condições relacionadas à alimentação e à saúde dentro do sistema prisional.
Cerca de 500 detentos do Complexo Penal Agrícola Mário Negócio, em Mossoró apresentaram sintomas de infecção intestinal, como diarreia, vômitos e febre, nos últimos dias. A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) investigam as causas do problema. Uma das principais suspeitas é que os casos estejam relacionados às refeições servidas aos presos.
Segundo relatos recebidos pelas autoridades, alguns detentos reclamaram da qualidade da comida. Há denúncias de refeições com odor desagradável e até registro da presença de larvas em quentinhas. AS informações são do perfil Mossoró Hoje.
Para atender os internos, foram mobilizados 12 profissionais de saúde, incluindo quatro médicos. Os pacientes estão recebendo medicação, antibióticos e hidratação dentro da unidade prisional.
Fotos: Reprodução
Amostras das refeições fornecidas pela empresa Líder Refeições foram recolhidas e encaminhadas para análise laboratorial. O objetivo é identificar se há alguma bactéria, vírus ou outro agente causador dos sintomas.
A principal preocupação das autoridades é evitar que o quadro evolua e exija internações em larga escala. Segundo a avaliação dos órgãos envolvidos, a rede hospitalar teria dificuldades para absorver um grande número de presos ao mesmo tempo, além dos desafios relacionados à segurança e escolta dos detentos.
O caso segue sendo investigado pelas autoridades de saúde e pela administração penitenciária.
O empresário Daniel Vorcaro, apontado como um dos alvos centrais das investigações da Operação Compliance Zero, estaria preparando uma nova tentativa de acordo de delação premiada, conforme informações do Diário360.
Segundo informações que circulam entre fontes ligadas ao caso, Vorcaro contratou o advogado Cézar Roberto Bittencourt, conhecido por atuar na defesa do tenente-coronel Mauro Cid, para reformular a proposta.
As duas tentativas anteriores de colaboração não teriam sido aceitas pela Polícia Federal nem pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o que levou a uma mudança na estratégia da defesa.
A expectativa é que a nova proposta apresente informações e elementos diferentes dos já analisados pelas autoridades, na tentativa de avançar nas negociações.
O receio de medidas cautelares mais duras, incluindo uma eventual prisão preventiva, teria influenciado a decisão do empresário de buscar um novo acordo.
Até o momento, não há confirmação oficial sobre o conteúdo da eventual nova delação nem sobre a aceitação da proposta pelas autoridades responsáveis pelo caso.
Caso seja formalizado, o pedido ainda precisará passar pela análise dos órgãos competentes e pelas instâncias judiciais responsáveis.
O governo do presidente Lula (PT) já liberou R$ 18,4 bilhões em emendas parlamentares ao Congresso Nacional em 2026, segundo análise publicada pelo colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Segundo o levantamento, o dado que chama atenção é a concentração dos pagamentos no mês de maio. Apenas nesse período, foram liberados R$ 14,1 bilhões, o equivalente a cerca de 77% de tudo o que foi pago no ano.
Em junho, de acordo com a análise, o governo já autorizou o pagamento de mais R$ 605 milhões em emendas destinadas a deputados e senadores.
O colunista destaca ainda uma comparação com o mesmo período do ano passado. Em maio de 2025, os repasses para emendas parlamentares somaram pouco mais de R$ 188 milhões, valor muito inferior ao registrado neste ano.
A publicação também observa que, às vésperas da sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal, o governo reservou cerca de R$ 12 bilhões para o pagamento de emendas.
Segundo os números citados por Cláudio Humberto, a maior parte dos recursos liberados em 2026 foi destinada às chamadas emendas individuais, que já consumiram mais de R$ 13 bilhões.
Outros R$ 4,5 bilhões foram destinados às emendas de bancada, apresentadas coletivamente pelos parlamentares dos estados.
Os dados citados na análise reforçam o peso das emendas parlamentares no Orçamento da União e o volume de recursos movimentado entre o governo federal e o Congresso Nacional ao longo deste ano.
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou neste domingo (21) que nenhum candidato pode ser considerado eleito antes da conclusão da apuração oficial dos votos do segundo turno presidencial.
A declaração foi feita após a pré-contagem indicar a vitória de Abelardo de la Espriella, candidato de direita, sobre o senador Iván Cepeda, apoiado por Petro, segundo informações do Poder360.
“Não se pode proclamar nenhum presidente. É o escrutínio que determina quem é o presidente”, escreveu Petro nas redes sociais.
Com 100% das urnas apuradas na pré-contagem, De la Espriella apareceu com 49,66% dos votos, enquanto Cepeda registrou 48,70%, uma diferença apertada.
Apesar do resultado preliminar, a legislação colombiana prevê uma etapa posterior chamada escrutínio, que começou nesta segunda-feira (22). Nessa fase, autoridades eleitorais revisam documentos das seções de votação, analisam possíveis inconsistências e avaliam questionamentos apresentados pelas campanhas.
Segundo Petro, a população deve aguardar a conclusão desse processo antes de considerar o resultado definitivo. O presidente também afirmou que o país está dividido e defendeu um acordo nacional para preservar a estabilidade política.
Quem é Abelardo de la Espriella
Advogado de 47 anos e estreante em disputas eleitorais, De la Espriella construiu sua campanha com forte discurso de combate ao crime, redução do tamanho do Estado e incentivo ao setor produtivo.
Foto: Reprodução/Folha de SP
Conhecido como “El Tigre”, o candidato do partido Defensores de la Patria citou durante a campanha lideranças de direita como Donald Trump, Javier Milei e Nayib Bukele. Trump chegou a declarar apoio público ao colombiano antes da votação.
Entre as propostas defendidas por De la Espriella estão a redução de até 25% da estrutura estatal, corte de impostos, diminuição dos custos de energia, combate ao narcotráfico e reformas na administração pública.
O pré-candidato ao Governo do RN, Álvaro Dias, recebeu na noite deste domingo, em Caicó, o apoio do prefeito de Ipueira, Ademir Medeiros, e de seu grupo político. O anúncio reuniu importantes lideranças do Seridó e reforçou a articulação da pré-candidatura de Álvaro na região.
Foto: Divulgação
Ao lado do prefeito Ademir Medeiros, participaram do encontro o ex-prefeito Galego Paiva, a presidente da Câmara Municipal de Ipueira, vereadora Nilmara Lima, além dos vereadores Rafaelzinho, Ricardo Alencar, Bruninho e Vitão da Saúde. Secretários municipais e outras lideranças políticas do município também estiveram presentes.
Foto: Divulgação
O ato contou ainda com a presença dos vereadores de Caicó Júlio Filho, Thales Rangel, Mancuso, Diogo Silva e Dedé Boneleiro, dos ex-prefeitos Roberto Germano e Robson Araújo, além do suplente de vereador Lobão.
Foto: Divulgação
Durante o encontro, Álvaro Dias agradeceu o apoio recebido e destacou a importância da união das lideranças seridoenses em torno de um projeto voltado para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.
Foto: Divulgação
“Gostaria de agradecer o apoio das lideranças de Ipueira. Temos uma missão muito importante, que é resgatar o desenvolvimento do Seridó e de todo o Rio Grande do Norte. Será preciso muita coragem para enfrentar esse desafio, e coragem é algo que nunca me faltou”, afirmou.
Foto: Divulgação
Álvaro também ressaltou o papel histórico do Seridó na política potiguar e defendeu a construção de um projeto capaz de impulsionar o crescimento econômico e social do estado. “Quero agradecer o apoio de todos os amigos de Ipueira. Vamos enfrentar essa luta juntos, com determinação e compromisso”, declarou.
Foto: Divulgação
O apoio de Ademir Medeiros fortalece a presença de Álvaro Dias no Seridó e amplia sua base de apoios na região, considerada uma das mais importantes do estado.
A Colômbia elegeu neste domingo (21) o advogado Abelardo de la Espriella como novo presidente do país. Com 99,58% das urnas apuradas, o candidato da direita obteve 49,66% dos votos, contra 48,69% de Iván Cepeda, candidato da esquerda apoiado pelo presidente Gustavo Petro.
A vitória coloca a Colômbia entre os países da região que elegeram governos de direita nos últimos anos, como El Salvador, Argentina, Equador e Chile.
Aos 47 anos, Espriella assumirá seu primeiro cargo público à frente do segundo país mais populoso da América do Sul, com cerca de 53 milhões de habitantes.
Durante a campanha, o presidente eleito adotou um discurso de crítica à classe política tradicional, apresentando-se como alternativa aos “de sempre”. Também apostou em pautas nacionalistas e em promessas de endurecimento na segurança pública, tema que voltou ao centro do debate político colombiano.
A campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já protocolou 63 ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos primeiros seis meses do ano, incluindo pedidos de direito de resposta.
Um dos principais focos das representações é o uso de inteligência artificial em conteúdos publicados por adversários. Das 63 ações, 17 citam vídeos produzidos com IA, segundo os pedidos assinados pelo advogado Ângelo Ferraro.
As ações envolvem temas como o desfile de Carnaval que homenageou Lula, os casos do INSS e do Banco Master, além de publicações que associam o presidente e o PT ao crime organizado.
Entre os alvos estão a campanha de Flávio Bolsonaro, que concentra 18 representações, além de Romeu Zema e outros pré-candidatos ligados ao campo bolsonarista. A maioria dos processos questiona suposta propaganda eleitoral antecipada.
Segundo a equipe jurídica do PT, foi criada neste ano uma central de monitoramento das redes sociais em tempo real para identificar conteúdos considerados desinformativos e acionar o TSE quando necessário.
O volume de ações chama atenção porque a campanha oficial ainda não começou — o período eleitoral tem início em agosto — e o número de processos já supera o registrado no mesmo estágio das eleições anteriores.
Uma vergonha!!! Por essas razões e outras que o judiciário anda desacreditado.
O legado de um "juiz" que não cumpre suas funções e atua mais como promotor.
O legado de um "presidente" que não governa e mente e volta atrás a cada frase
Isso mesmo, senador!
Quem foi que disse que ele não sabe fazer nada? Ele é militar, sabe fazer ordem unida.
Gostei do pensamento do Senador sobre o legado a ser deixado p/nossos filhos e netos. No Brasil o crime compensa e se vc for rico e influente, com acesso ao STF, nem se fala…E quando vejo muita gente ficar feliz com isso…
Dessa vez ele está certo !!!
Esse é o senador que orgulha o nosso RN.
Todo político que tem um mínimo de vergonha tem que se posicionar. Parabéns ao Senador.
Esse inútil só sabe mastigar. Não faz nada pelo RN. Não ganha mais nem pra síndico. Carniça.
Prefiro 01 que não faz nada, que 01 que compra apoio distribuindo cardos e repassando recurso público.
Prefiro 01 que trabalha pouco que 01 que faliu todos os fundo de previdência das estatais.
Prefiro 01 que fica parado a 01 que libere recursos públicos para obra das empresas dos amigos.
Prefiro 01 que não tem postura política que 01 encantador de palco que promete uma coisa e faz outra, dando ao Brasil os maiores escândalos de corrupção já registrados na história.
Prefiro 01 ausente que 01 que levou a petrobras, correios, bancos e órgãos públicos a beira da falência.
Prefiro 01 que nunca foi condenado a 01 que responde a uma dezena de processos por corrupção.