Geral

VÍDEO: Sesap chega a projetar 10 mil mortes por Covid-19 até 15 de maio no RN

Foto: Reprodução/ Instagram

A partir de 25 minutos de coletiva da Secretaria Estadual de Saúde desta terça-feira(07), entre números oficiais do boletim epidemiológico do Covid-19 no Rio Grande do Norte, o trecho a seguir, sobre um cenário de número de infectados e óbitos começa a provocar repercussão nas redes sociais.

Segundo o órgão, em um CENÁRIO pessimista em que a população cada vez mais se distancie do isolamento social, em 15 de maio, “se não fizermos nada”, na questão do empenho da população para esse momento de medidas restritivas, projeta-se 10.500 mortes no período, e pelo menos 2 milhões de contaminados no estado.

Os números oficiais do Covid-19 no mundo, apontam, neste momento, 1,3 milhão de casos confirmados. O cenário especulado para o Rio Grande do Norte merece ser discutido.

Os cenários projetados pela secretaria são inação, mitigação e supressão. Inação significa lidar com a pandemia sem ações de contenção do vírus; mitigação prevê a diminuição da propagação com ações que evitem o contágio e supressão configura o rompimento efetivo das cadeias de transmissão, reduzindo os casos ao menor número possível.

A Sesap informa que atualiza os cenários e projeções a cada semana. A mitigação é o cenário adotado pelo Rio Grande do Norte e parte do Brasil.

Vídeo de trecho abaixo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

A partir de 25 minutos de coletiva da Secretaria Estadual de Saúde desta terça-feira(07), entre números oficiais do boletim epidemiológico do Covid-19 no Rio Grande do Norte, o trecho a seguir, sobre um cenário de número de infectados e óbitos começa a provocar repercussão nas redes sociais. Segundo o órgão, em um CENÁRIO pessimista em que a população cada vez mais se distancie do isolamento social, em 15 de maio, “se não fizermos nada”, na questão do empenho da população para esse momento de medidas restritivas, projeta-se 10.500 mortes no período, e pelo menos 2 milhões de contaminados no estado. Os números oficiais do Covid-19 no mundo, apontam, neste momento, 1,3 milhão de casos confirmados. O cenário especulado para o Rio Grande do Norte merece ser estudado. Os cenários projetados pela secretaria são inação, mitigação e supressão. Inação significa lidar com a pandemia sem ações de contenção do vírus; mitigação prevê a diminuição da propagação com ações que evitem o contágio e supressão configura o rompimento efetivo das cadeias de transmissão, reduzindo os casos ao menor número possível. A Sesap informa que atualiza os cenários e projeções a cada semana. A mitigação é o cenário adotado pelo Rio Grande do Norte e parte do Brasil.

Uma publicação compartilhada por Blog do BG (@blogdobg) em

Opinião dos leitores

  1. Um absurdo essa projeção. Espero que o Ministério Público Federal esteja de olho nos gastos que tentarão justificar com esses números que mais se adequam a um país e não a um dos menores estados do Brasil. Nos EUA todo são 12.844 mortes no total. PRESTEM ATENÇÃO NAS INTENÇÕES POLÍTICAS das previsões do PT.

  2. Estão perdidos, não fazem o que precisam fazer (disponibilizar leitos p/combate do pico), só resta criar pânico e histeria, nisso o PT é mestre…em roubar tb são mestres…fiquemos de olho…Querem e torcem pelo caos, acreditam que, após pandemia, a culpa do desastre vai cair no colo do governo federal, nesse momento, irão colher os frutos eleitorais acusando o PR de genocida…Essa é a tática q se apresenta…

  3. A GOVERNADORA FÁTIMA, FECHOU O HOSPITAL DE CANGUARETAMA, QUERIA FEICHAR O RUI PEREIRA, E ACABOU COM O CENTRO DE TRAUMATOLOGIA DO DIÓCLECIO MARQUES EM PARNAMIRIM.
    NÃO SE ESQUEÇAM DISSO.
    fora Fátima.
    Incompetente.

  4. A maconha só pode tá comendo no cento, lá no Centro administrativo. É de uma irresponsabilidade o que o secretário afirmou. Isso mostra a total falta de competência da governadora de 1 milhão de votos. ESTAMOS ENTREGUES

  5. Estes aloprados vagabundos da esquerda estão pregando o terrorismo com a população. Isso é criminoso! Estes números só servem para amedrontar e provocar caos na sociedade. Mas, esperar o quê de quem segue a cartilha de Marighela, não é mesmo?

  6. Está registrada mais uma negligência que alguns estão pregando. Estamos nas mãos destes “experts” em Covid-19. Descartando os que são imunes (75%), somente 4,7% manifestam quadro grave. Considerando a mortalidade de 2%, tem-se aprox. 1000 mortes se 100% do RN for contaminado.

  7. sem lógica esses dados , daqui pra 15 de maio são 37 dias , se fossem morrer 10,500 pessoas , então seriam na faixa de 284 pessoas por dia , pelo andar da carruagem só chegariam a esse número se todo óbito fosse colocado como coronavirus.

  8. Homi vão procurar o que fazer, em vez de ta projetando morte, voces por acaso são Jesus? Vão trabalhar e deixem de falar besteira. Vão secar o mar com uma peneira.

  9. Onde estão os 40 leitos de UTI do hospital da PM ??? É necessário apenas 5 milhões para funcionarem. O que estão esperando ?

  10. Boa noite acho q está estimativa será pra Brasil, em São Paulo o estado mais populoso onde tem o maior número de casos no país

  11. Absurdo. Não guarda nenhuma lógica com os números até agora apresentados no mundo. E vejam que essa doença já circula no mundo desde novembro do ano passado.

  12. Boa noite acho que está estimado será a nível todo país, com essa proporção nem na China pela sua população não chegou a esse índice, acho que a,sesap terá q rever está estimativa .

  13. Não era pra está acontecendo isso de jeito nenhum.
    Nós estamos em casa.
    As ruas estão vazias.
    Quase todo comércio, fechado.
    E aí??
    Bolsonaro tem razão quanto critica o isolamento de cabo a rabo??
    Vamos vê.

  14. BG a Sesap achou a fórmula mágica pro Combate ao Coronavírus!!! Se em 5 semanas serão 2 milhões de infectados em menos de 2 meses todos no RN já terão sido infectados (somos 3,6 milhões de pessoas no estado) Então como todos já foram infectados poderemos sair da quarentena !!! Só tem Gênio nesse governo !!

  15. Isso é pra amedrontar o povo, ficam em casa e não acontecem esse absurdo e dizem que Bolsonaro estava errado.

  16. "SE NÃO FIZERMOS NADA, 10 MIL ÓBITOS".

    Correta a frase. Ele não fala que OCORRERÃO 10 mil mortes, fala que NA HIPÓTESE de não ter nenhuma medida contra o COVID (isolamento, quarentena etc) os números poderão alcançar 10 mil.

    É um incentivo a que a população obedeça ao comando de ficar em casa o máximo possível, se puder.

    1. "se não fizermos nada" também pode servir para gastar muito dinheiro para supostamente fazer algo, sem dar muitas explicações. Espero que o Ministério Público Federal esteja de olho nesses dados aloprados.

  17. Ao fazer uma leitura desta e acompanhar a atuação e os resultados de outras regiões e países afetado, nos leva a crer que a estatistisca difere e muito. Será mesmo essa a realidade do RN? É possível acreditar neste cenário e se for, quem será o sortudo que não será acometido?

  18. Respeito os dados, mas achei estranho,muito alto os dados, se fosse de contaminados, mas de morte?? Caso se confirme seria só para o RN? Imagina SP e Rio, bem pior q Itália e Espanha. Sugiro mais esclarecimento.

    1. São Paulo projeta 111000 com isolamento e 270000 sem isolamento

  19. Se a SESAP adota a mitigação como parâmetro, ou seja, diminuição da propagação por ações adotadas, e chega ao número de 10 mil mortes, teremos então, linearmente falando, daqui em diante 264 mortes por dia.
    Como a Sesap trabalhou essa projeção? Até agora são 07 mortes, sendo 01 contestada pela família. Intrigante esses números apresentados.
    Em outro estudo apresentado em fevereiro e levado a mídia nacional, por outros especialistas, a projeção para o Brasil, se não estou errado, era de ter mais de 5 mil mortos até o dia de ontem – 06/04, mas temos 551 oficialmente. Como esses números continuam sendo projetados de forma tão alarmante? Não estão trabalhando com os números reais, estão se baseando apenas nas perspectivas vindas lá de fevereiro ou começo de março? Esse números causam espanto, parecem hiper dimensionados, será que não estão levando em conta os medicamentos encontrados, os curados e as medidas adotadas contra a propagação do vírus?
    As opiniões querendo entender os números serão publicadas ou só aquelas que concordam com o que foi apresentado?

  20. Alguém deve ter elevado algum número a um expoente estratosférico. Pq p chegar a esse valor tem que ser uma projeção a nível de Brasil nesse espaço de tempo.

  21. Quem sabe e Deus se ele quiser não terá mais nem uma esses povo sabe de nada se continuar assim o povo morrendo de qualquer coisa e eles informando que é por causa do corona vírus vai morrer umas vinte mil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] DEBATE DA GLOBO: “Só lembrou de você há 17 dias da eleição porque você vota”, Flávio diz que governo esqueceu beneficiários do Bolsa Família

 


Vídeo: Reprodução/TV Globo

Durante debate sobre políticas sociais, o senador Flávio Bolsonaro dirigiu duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, questionando os resultados das ações do governo federal em áreas como população em situação de rua, inflação, segurança pública e endividamento das famílias.

“Você que recebe Bolsa Família, você foi esquecido pelo atual governo por quatro anos. Sabe quando ele lembrou de você? Há 17 dias da eleição. Ele lembrou de você porque você vota”, disse Flávio Bolsonaro pontuando críticas ao governo Lula.

Em sua fala, o senador também destacou o crescimento do número de pessoas morando nas ruas no país, apontando que os números no CadÚnico chegaram a quase dobrar, alcançando a marca de 199 mil pessoas cadastrais anteriormente. Ele questionou se o presidente pediria desculpas a essa parcela da população e criticou a atuação do poder público, afirmando que a assistência muitas vezes depende de igrejas e projetos sociais para alimentação e acolhimento.

Custo de vida, endividamento e segurança pública

O parlamentar apontou o impacto da inflação no orçamento das famílias brasileiras, citando o aumento no preço de itens básicos da cesta de alimentos, como arroz, feijão e carne. Além disso, citou o dado de mais de 80 milhões de brasileiros inadimplentes ou com dificuldades para pagar contas em dia.

Na área da segurança, criticou os índices de violência contra a mulher, mencionando casos de agressão e feminicídio, e defendeu que a palavra que define a percepção de parcela da população sobre o atual governo é “decepção”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CHECAGEM DO DEBATE: Flávio teve 48 afirmações verdadeiras contra apenas 28 de Lula


Foto: Reprodução/TV Globo

Um levantamento realizado pelo Ranking dos Políticos submeteu à checagem 134 afirmações feitas pelo senador Flávio Bolsonaro (PL) e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o debate eleitoral.

Do total de 72 alegações de Flávio Bolsonaro que passaram por verificação, 48 foram classificadas como verdadeiras (equivalente a 66,7%), 19 foram consideradas imprecisas (26,4%) e 5 receberam a classificação de falsas (6,9%).

Por sua parte, Lula teve 62 afirmações checadas, das quais 28 foram apontadas como verdadeiras (45,2%), 25 catalogadas como imprecisas (40,3%) e 9 rotuladas como falsas (14,5%).

No consolidado geral entre os dois candidatos, o levantamento somou 76 declarações verdadeiras, 44 imprecisas e 14 falsas. A organização ressalta que os números refletem as alegações selecionadas para a verificação, não englobando a totalidade absoluta das falas proferidas ao longo do confronto.

Com informações do Brasil Paralelo e Ranking dos Políticos 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] DEBATE DA GLOBO: Flávio Bolsonaro pergunta a Lula qual o “gostinho” do uísque Macallan de R$ 500 mil


Vídeo: Reprodução/TV Globo/Metrópoles

Durante o debate promovido pela TV Globo na noite desta sexta-feira (23) registrou um forte embate entre o senador Flávio Bolsonaro (PL) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O confronto direto envolveu denúncias sobre um presente de alto valor e questionamentos a respeito de indicações em cargos públicos.

Durante seu tempo de fala, Flávio questionou o petista sobre o recebimento de uma garrafa do uísque Macallan, estimada em cerca de R$ 500 mil, que teria sido presenteada em 2024 pelo banqueiro Daniel Vorcaro, ex-proprietário do Banco Master.

“Você ganhou um uísque Macallan que vale R$ 500 mil. Meio milhão de reais. Tem noção do que é isso? Uma garrafa de uísque? Meio milhão de reais? Conta aqui para o público, que nunca vai ter oportunidade de experimentar um uísque desse. Qual é o gostinho desse uísque, hein, Lula?”, cobrou o senador.

Na tréplica, o presidente evitou responder diretamente sobre a bebida e acusou o parlamentar de propagar declarações falsas. Em seguida, cobrou explicações do adversário sobre a nomeação de um militar na Secretaria de Patrimônio da União (SPU).

“Eu, sinceramente, cansei de fazer pergunta para esse rapaz e ele mentir descaradamente. Eu só quero saber, e vou repetir agora perto da bancada, se o coronel da SPU é ou não indicado por ele. Eu só quero saber isso”, rebateu Lula.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] DEBATE DA GLOBO: “O que você levou para o Nordeste foi o Comando Vermelho”, diz Flávio sobre governo Lula


Vídeo: Reprodução/TV Globo

Durante o debate presidencial transmitido pela TV Globo na noite desta sexta-feira (23), o candidato Flávio Bolsonaro (PL) direcionou críticas à segurança pública na Região Nordeste, questionando a atuação do governo Lula e a gestão dos estados governados por aliados do governo.

“Lula, o que você levou para o Nordeste foi o Comando Vermelho, que se proliferou, tomou conta de cidades e está expulsando as pessoas de suas casas. Os estados do Nordeste são administrados pelo PT e pelos seus parceiros. Por que você deixou o Comando Vermelho se proliferar pelo Nordeste?”, questionou Flávio Bolsonaro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] DEBATE DA GLOBO: Flávio diz que Lula é o pai do tigrinho


Vídeo: Reprodução/TV Globo

Durante o debate promovido pela TV Globo nesta sexta-feira (23), o candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) responsabilizou diretamente a atual gestão pela proliferação dos cassinos digitais e pelo consequente endividamento das famílias brasileiras. Ao discutir o impacto econômico e social sobre a população, o senador rebateu a narrativa do governo e apelidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “pai do tigrinho”.

No confronto direto sobre as razões do endividamento popular, Flávio ressaltou que a disseminação desenfreada das plataformas de apostas online se intensificou sob o atual governo, afetando o orçamento dos trabalhadores e das famílias.

Em resposta, o presidente Lula tentou transferir a responsabilidade e rebater as críticas sobre a expansão da jogatina virtual, alegando que as bases para as apostas teriam surgido na gestão anterior. “Cinismo chega a uma coisa absurda aqui. O tigrinho foi criado por vocês em 2022. Não só o seu pai é o pai do tigrinho, como você é o irmão. É filho do mesmo DNA”, declarou o petista.

A discussão sobre as bets ganhou destaque no debate em meio à recente proibição de atuação das plataformas não regulamentadas no país, medida adotada após críticas generalizadas sobre o impacto das apostas no orçamento familiar e na saúde financeira do consumidor brasileiro.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] DEBATE DA GLOBO: Lula diz que vai acabar com a polícia se a PEC da Segurança for aprovada


Vídeo: Reprodução/TV Globo

Durante o debate presidencial promovido pela TV Globo nesta sexta-feira (23), o presidente e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que vai acabar com a polícia se o Projeto de Emenda à Constituição da Segurança Pública for aprovada pelo Congresso Nacional.

“Aprovada a PEC da Segurança eu vou criar o Ministério e ai você vai ver o que é um governo acabar com a polícia e deixar o território livre”, disse Lula em resposta a Flávio Bolsonaro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] DEBATE DA GLOBO: Flávio Bolsonaro promete governar para o Nordeste e fazer parceria com governadores de oposição


Vídeo: Reprodução/TV Globo

Durante o debate presidencial promovido pela TV Globo nesta sexta-feira (23), o senador e candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) afirmou que, se eleito, priorizará a Região Nordeste e manterá uma relação institucional com gestores estaduais de diferentes matizes políticos.

“Eu vou governar para o Nordeste, vou governar inclusive em parceria com os governadores que não são aliados políticos meus”, declarou o candidato do PL durante o confronto direto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Para ilustrar o compromisso com o diálogo republicano, Flávio citou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), destacando que pretende atuar em conjunto com o governo estadual em pautas prioritárias como segurança pública e infraestrutura.

“Vai ser uma grande honra sentar com a governadora Raquel Lyra para ajudar os nossos irmãos pernambucanos, junto com a governadora, a combater o crime organizado e levar as obras de que precisam para lá”, afirmou o senador.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] DEBATE DA GLOBO: Flávio diz que votaria diferente sobre ampliação da licença maternidade


Vídeo: Reprodução/TV Globo

Durante o debate presidencial promovido pela TV Globo nesta sexta-feira (23), o candidato Flávio Bolsonaro (PL) colocou o fortalecimento dos laços familiares no centro de suas declarações ao responder a questionamentos do adversário Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao ser lembrado de uma votação de 2009 sobre a licença-maternidade de servidoras do Rio de Janeiro, quando exercia o mandato de deputado estadual, o senador demonstrou transparência ao reconhecer que sua visão amadureceu ao longo do tempo.

Flávio explicou que, à época, receava que o aumento do período de licença pudesse gerar efeitos colaterais indesejados no mercado de trabalho para as próprias mulheres, mas ressaltou que a experiência da vida conjugal e da paternidade transformou sua perspectiva sobre a proteção à maternidade.

“Eu votei acreditando que isso poderia dificultar que as mulheres conseguissem arrumar emprego. Eu estava errado. Hoje, depois que eu casei, depois que eu tenho duas filhas, mais do que nunca eu sei da importância de a mãe estar perto do filho por até mais de 180 dias, se possível. Então, de verdade, eu hoje votaria completamente diferente”, afirmou o presidenciável, reforçando seu compromisso inegociável com o bem-estar das mães e o desenvolvimento das crianças brasileiras.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] DEBATE DA GLOBO: Flávio Bolsonaro garante salário mínimo acima da inflação e desmente narrativas de Lula


Vídeo: Reprodução/TV Globo/Metrópoles

Durante o debate promovido pela TV Globo nesta sexta-feira (23), o candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) reafirmou seu compromisso com a classe trabalhadora e os aposentados ao garantir que manterá a política de valorização real do salário mínimo, com reajustes acima da inflação. O senador aproveitou o confronto direto para criticar a gestão econômica do atual governo, ressaltando o forte endividamento que corrói o orçamento das famílias brasileiras.

“Eu vou reajustar o salário mínimo acima da inflação para combater a sua fake news. Eu não vou deixar, não vou fazer economia em cima dos mais pobres, mas vou organizar essa economia para devolver o seu poder de compra. Você vai voltar a ter dinheiro no bolso”, declarou o candidato do PL.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] DEBATE DA GLOBO: “O Brasil voltou a ser um cemitério de obras”, dispara Flávio Bolsonaro


Vídeo: Reprodução/TV Globo

Durante o debate transmitido pela TV Globo nesta sexta-feira (23), o senador Flávio Bolsonaro (PL) disse que o Brasil voltou a ser um cemitério de obras, como era em 2019.

“Nós pegamos o Brasil, lá em 2019, com cerca de 14 mil obras inacabadas. E apesar de todos os problemas, a gente entregou o Brasil com pouco mais de 8 mil obras inacabadas. Agora, neste ano, o TCU, o Tribunal de Contas da União, acaba de soltar um relatório que existe mais de 11 mil e 500 obras paralisadas do atual governo. Ou seja, o Brasil voltou a ser um grande cemitério de obras”, criticou Flávio Bolsonaro. 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *