Sesap divulga primeiros resultados da base descentralizada do SAMU Currais Novos

_Foto_DemisA Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou os primeiros resultados de atendimento da base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Rio Grande do Norte (SAMU 192/RN) do município de Currais Novos. Com apenas 20 dias de inaugurado, foram realizados pelo SAMU/RN um total de 35 ocorrências na região, entre elas, atendimentos traumáticos, clínicos, psiquiátricos e obstétricos, além de orientações médicas para os casos que não houve a necessidade do envio de ambulâncias. Atualmente, existem bases do SAMU/RN em 45 municípios do Estado.

Integrando o projeto de expansão do Serviço para a Região do Seridó Potiguar, a Base de Currais Novos beneficia além da população de Currais Novos, moradores de municípios vizinhos, tendo em vista que atende ocorrências em estradas federais (BR’s) e estaduais (RN’s). A base foi construída com a adaptação de um prédio anexo da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos de Currais Novos, situado na Rua Antônio Eduardo Bezerra, nº 166, Centro, onde ficam de plantão uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA).

De acordo com a Coordenadora Geral do SAMU/RN, Cecília Picinin, “a implantação das bases na Região Seridó irá fechar a expansão nos municípios a partir de 20 mil habitantes. A expectativa do SAMU/RN é de implantar, até o final deste mês, as bases de Parelhas, Santa Cruz e Macau. Já a base de Caicó, deverá ser implantada até o final do próximo mês”. Com relação aos municípios com 10 mil habitantes, a expectativa da Sesap é de iniciar a expansão até o final deste ano.