
O assunto Pokemon Go é complexo e com os dos lados recheados de coisa boa e de coisa ruim…
Começando pelo lado Bom, vejo como um divisor de águas no que diz respeito a Mobilidade Tecnológica… Juntaram Geolocalização e Realidade Aumentada (Junção e/ou Interação do Mundo Digital com o Real) com Internet Móvel e deu nisso… Uma febre que está só començando e vai revolucionar muita coisa já existente…
Ele força pessoas a sairem de casa, andarem, é anti-sedentarismo, algo tão combatido pelos Pais que veem seus filhos enfiados dentro de casa, pois agora os filhos vão sair andando, andando e andando caçando pokemons… Então é algo com seu lado bom, é fantástico e recomendo aos Pais que não Barrem seus filhos e não os excluam dessa novidade que é uma nova realidade em mobilidade…
Já o lado ruim, também é cheio de ameaças e dúvidas/incertezas… Primeiro, ontem me deparei com diversas pessoas caçando Pokemon pelas ruas de Natal… Eram crianças, adolescentes, adultos e até mesmo Idosos..
Para as crianças o risco é sairem de casa, se perderem, serem assaltados, pois há sim bandidos já à espera de vítimas nos locais de concentração dos Pokemons (Chamados de Pokemon Stop ou Gym) ou ainda se distrairem andando e sofrerem acidentes (Desde uma simples colisão com um poste a até um atropelamento ou queda mais grave). O Aplicativo permite ainda a compra de acessórios e moedas o que pode causar prejuízos para os Pais desavisados.
Até agora falei do conhecido, mas o desconhecido está relacionado à privacidade… A empresa fabricante do software, aliada à Google, tem acesso aos dados dos jogadores, localização, fotografias, etc e isso vai colaborar ainda mais com a grande massa de dados que essas empresas já possuem. Se engana quem tem conta no Gmail ou na Apple e acha que isso já não acontece. A única novidade é a câmera, que vai incrementar ainda mais.
Portanto, o Julgamento se é bom ou Ruim é de cada indivíduo, mas é uma realidade que veio para ficar é preciso conhece-la e saber se proteger do seus malefícios.
Por Rodrigo Jorge – Especialista em Segurança na Internet
Para mim seria bom se inventassem um jogo de pokemon que a pessoa não precise sair de casa para arriscar sua própria vida um jogo que a pessoa consiga jogar dentro de casa sem precisar andar pelas ruas e sair.
Ter medo de perder a privacidade é um eufemismo com a realidade, afinal ela não existe a muito tempo. Seus Snaps, seus tuites, suas publicações, suas fotos, seus likes, seus checkin, tudo está sob domínio deles (aquele concordo ao instalar um programa ou aplicativo), e eles vendem a garimpam todas as nossas informações o tempo todo. Esse meu comentário, será avaliado e quem sabe me será oferecido algum produto baseado nele.
Não se preocupem, você não vai por a perder sua privacidade, não se perde aquilo que não se tem.
ESSA AFIRMATIVA DE QUE A PESSOA VAI SAIR DO SEDENTARISMO É UMA SUGESTÃO PERIGOSA. A CRIANÇA, O ADOLESCENTE PODE FAZER ATIVIDADES FÍSICAS ACOMPANHADOS DE UM ADULTO. EM UM PAÍS E PRINCIPALMENTE O NOSSO ESTADO COM TANTA VIOLÊNCIA NINGUÉM VAI SE EXPOR AO PERIGO. SE OS BANDIDOS TÊM ACESSO ÀS INFORMAÇÕES E DETENTORES DE ASTÚCIA E ARDILEZA COM CERTEZA TERÃO MAIS FACILIDADES PARA ATACAR SUAS VÍTIMAS. ACORDA BRASIL!
Pra mim, há mais riscos que benefícios. Ainda mais que como a cidade anda tão perigosa, não é recomendável que ninguém ande nas ruas 'ostentando' um smartphone nas mãos, muito menos crianças. Fora a questão de ter que ficar comprando moedinhas e tal.
Sobre a segurança virtual, realmente vc está cedendo mais informaçoes a essas empresas que agora pode ver o que você está vendo na sua frente. Arregaçou de vez a sua privacidade.
NÃO RECOMENDO!!