Economia

Taxa de desemprego no Brasil cai a 13,9% em dezembro, em linha com o esperado, mas com pandemia é a maior para o ano desde 2012

Foto: Ilustrativa/Infomoney

A taxa de desemprego foi de 13,9% no trimestre encerrado em dezembro de 2020, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta sexta-feira (26) pelo IBGE.

O resultado foi em linha com o esperado; a estimativa, segundo consenso Refinitiv, era de queda de 13,9% ante dado de 14,1% registrado em novembro.

A taxa de desocupação caiu para 13,9% no quarto trimestre, depois de atingir 14,6% no trimestre anterior mas, mesmo assim a taxa média de desocupação para o ano de 2020 foi de 13,5%, a maior desde 2012. Isso corresponde a cerca de 13,4 milhões de pessoas na fila por um trabalho no país. O resultado para o ano interrompe a queda na desocupação iniciada em 2018, quando ficou em 12,3%. Em 2019, o desemprego foi de 11,9%.

“No ano passado, houve uma piora nas condições do mercado de trabalho em decorrência da pandemia de Covid-19. A necessidade de medidas de distanciamento social para o controle da propagação do vírus paralisaram temporariamente algumas atividades econômicas, o que também influenciou na decisão das pessoas de procurarem trabalho. Com o relaxamento dessas medidas ao longo do ano, um maior contingente de pessoas voltou a buscar uma ocupação, pressionando o mercado de trabalho”, explica a analista da pesquisa, Adriana Beringuy.

No intervalo de um ano, a população ocupada reduziu 7,3 milhões de pessoas, chegando ao menor número da série anual. “Saímos da maior população ocupada da série, em 2019, com 93,4 milhões de pessoas, para 86,1 milhões em 2020. Ou seja, foi uma queda bastante acentuada e em um período muito curto, o que trouxe impactos significativos nos indicadores da pesquisa. Pela primeira vez na série anual, menos da metade da população em idade para trabalhar estava ocupada no país. Em 2020, o nível de ocupação foi de 49,4%”, acrescenta Beringuy.

Essa queda da ocupação foi disseminada por todos os trabalhadores. Em um ano, o número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado (excluindo trabalhadores domésticos) teve redução recorde, menos 2,6 milhões, um recuo de 7,8%, ficando em 30,6 milhões de pessoas. Os trabalhadores domésticos (5,1 milhões) diminuíram 19,2%, também a maior retração já registrada.

Houve redução de 1,5 milhão de pessoas entre os trabalhadores por conta própria, que somaram 22,7 milhões, uma retração de 6,2% em relação a 2019. O número de empregados sem carteira assinada no setor privado (9,7 milhões) caiu 16,5%, menos 1,9 milhão de pessoas. Até o total de empregadores recuou 8,5%, ficando em 4,0 milhões.

Já a taxa de informalidade passou de 41,1% em 2019 para 38,7% em 2020, o que representa 33,3 milhões pessoas sem carteira assinada (empregados do setor privado ou trabalhadores domésticos), sem CNPJ (empregadores ou empregados por conta própria) ou trabalhadores sem remuneração. Adriana lembra que os informais foram os primeiros atingidos pelos efeitos da pandemia, no ano passado.

Outro destaque foi a alta recorde no total de pessoas subutilizadas, que são aquelas desocupadas, subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas ou na força de trabalho potencial. No ano, esse contingente chegou a 31,2 milhões, o maior da série, um aumento de 13,1% com mais 3,6 milhões de pessoas.

Os desalentados, que desistiram de procurar trabalho devido às condições estruturais do mercado, chegaram a 5,5 milhões de pessoas 2020, uma alta de 16,1% em relação ao ano anterior. É também o maior contingente da série anual da PNAD Contínua.

“Com os impactos econômicos da pandemia, muitas pessoas pararam de procurar trabalho por não encontrarem na localidade em que vivem ou por medo de se exporem ao vírus. Durante o ano de 2020, observamos que a população na força de trabalho potencial cresceu devido ao contexto. Esse processo causado pela pandemia, somado às dificuldades estruturais de inserção no mercado de trabalho, podem ter reforçado a sensação de desalento”, afirmou a analista da pesquisa.

Em um ano de perdas generalizadas na ocupação, a exceção entre as atividades foi a administração pública, que cresceu 1%, com mais 172 mil trabalhadores, impulsionada pelos segmentos de saúde e educação. Já construção fechou 2020 com perda de 12,5% na ocupação, seguido de comércio (9,6%) e indústria (8,0%). Os serviços também foram os mais afetados, com destaque para alojamento e alimentação (21,3%) e serviços domésticos (19,0%). Outros serviços reduziram 13,8% e transportes, 9,4%. Os menores percentuais ficaram com agricultura (2,5%) e informação e comunicação (2,6%), que, inclusive, interrompeu três anos seguidos de crescimento da ocupação.

Em 2020, o rendimento médio real dos trabalhadores foi de R$ 2.543, um crescimento de 4,7% em relação a 2019. Já a massa de rendimento real, que é soma de todos os rendimentos dos trabalhadores, atingiu R$ 213,4 bilhões, uma redução de 3,6% frente ao ano anterior.

Desocupação cai

No último trimestre de 2020, a taxa de desocupação caiu para 13,9%, depois de atingir 14,6% no terceiro trimestre, encerrado em setembro, o maior patamar já registrado na comparação trimestral. Apesar do recuo de 0,7 ponto percentual, o país ainda somava 13,9 milhões de pessoas sem trabalho. Segundo Adriana, essa reação do mercado de trabalho já era esperada.

“O recuo da taxa no fim do ano é um comportamento sazonal por conta do tradicional aumento das contratações temporárias e aumento das vendas do comércio. É interessante notar que mesmo num ano de pandemia, o mercado de trabalho mostrou essa reação.”, afirma a analista da pesquisa.

Os principais destaques, no período, foram o aumento de 10,8% no contingente de empregados sem carteira assinada que atingiu 10,0 milhões de pessoas, e o total de trabalhadores por conta própria, que avançou 6,8%, somando 23,3 milhões. Na mesma comparação com o trimestre anterior, empregados com carteira avançaram 1,8%, atingindo 29,9 milhões.

O percentual de trabalhadores informais também subiu de 38,4%, no terceiro de trimestre de 2020, para 39,5%, no quarto trimestre. Isso compreende 34,0 milhões de pessoas, um aumento de 2,4 milhões de trabalhadores na informalidade.

Esse resultado no trimestre foi puxado pelo aumento na ocupação em quase todos os grupos de atividades: agricultura (3,4%), indústria (3,1%), construção (5,2%), comércio (5,2%), alojamento e alimentação (6,5%), informação e comunicação (5,8%) outros serviços (5,9%), serviços domésticos (6,7%) e administração pública (2,9%). Apenas transporte ficou estável.

Como um trader ganha dinheiro, controla perdas, equilibra o emocional e multiplica capital? Assista na Imersão Trader Estratégico, treinamento gratuito do analista Charlles Nader.

Infomoney

Opinião dos leitores

  1. Quem estava no poder em 2012 mesmo? Era a "trupe" de um tal de "pai dos pobres"? Parece que sim.

  2. Se não fosse o coro dos que querem o pior do país. O resultado poderia ser melhor.
    Fique em casa a economia a gente ver depois.
    MITO TEM RAZÃO
    MITO 2022

    1. Impressionante só conversa besteira.. To achando que voçê é um robô…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Natal registra maior chuva do ano e interior do RN também tem fortes precipitações

Foto: Wdson Carvalho

A sexta-feira (14) foi marcada por grandes volumes de chuva em Natal e no interior do Rio Grande do Norte. A tendência é de continuidade das chuvas pelo menos até a próxima terça-feira (19).

Na capital, o acumulado em 24 horas chegou a 107 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Climatempo. Com isso, o total de precipitações no mês já atingiu 206,5 mm, ultrapassando a média histórica de março, que é de 200,8 mm.

A chuva intensa causou alagamentos em várias regiões da cidade e impactou o trânsito. Em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, foram registrados 40,6 mm, enquanto municípios como Goianinha (35,2 mm) e Canguaretama (21,8 mm) também tiveram chuvas expressivas.

De acordo com o meteorologista Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a precipitação observada faz parte do início do período chuvoso e está associada à atuação da Zona de Convergência Intertropical.

“Ontem (14) choveu bem, lá no Seridó, na região de São João do Sabugi, Serra Negra do Norte. No Alto Oeste também teve algumas pancadas de chuvas, aqui no litoral também. As condições devem permanecer instáveis nos próximos dias”, afirmou Bristot.

Interior do RN

Além da capital e da região metropolitana, o interior do Rio Grande do Norte também registrou fortes precipitações nas últimas 24 horas. O boletim pluviométrico da Emparn aponta acumulados consideráveis em diversas cidades:

  • São João do Sabugi: 93,2 mm
  • Timbaúba dos Batistas: 82,0 mm
  • Serra Negra do Norte: 37,4 mm
  • Pendências: 45,8 mm
  • Almino Afonso: 27,8 mm
  • Luís Gomes: 23,0 mm
  • Umarizal: 19,8 mm

No Agreste Potiguar, os volumes foram menores, mas houve registro de precipitação em Santa Maria (9,6 mm), Lagoa Salgada (7,6 mm) e João Câmara (4,8 mm). Já no Oeste Potiguar, Mossoró teve apenas 3,4 mm nas últimas 24 horas.

Segundo Bristot, as condições oceânicas favorecem a continuidade das precipitações, especialmente no litoral e no interior. “O Oceano Atlântico Sul está um pouquinho mais quente que o Atlântico Norte e no Pacífico tem uma La Niña fraca. Essas condições indicam um inverno normal, podendo ter algumas cidades acima do normal, como está acontecendo aqui no litoral”, destaca.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro diz que só consegue pagar advogados por causa de doações de apoiadores

Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que só tem conseguido pagar sua equipe jurídica por conta de uma vaquinha, em que recebeu mais de R$ 17 milhões por meio de transferências bancárias de apoiadores via Pix.

Durante participação no Flow Podcast, na noite desta sexta-feira (14/3), Bolsonaro revelou que o valor recebido na campanha de arrecadação, que na época visou ajudar o ex-presidente a arcar com os custos de multas aplicadas contra ele.

Segundo Bolsonaro, o valor não foi utilizado no pagamento das multas, ligadas ao uso obrigatório de máscara em espaços público durante a pandemia de Covid-19.

“Graças a isso eu estou conseguindo pagar advogado. Graças a Deus. Se não eu não teria como pagar advogado”, revelou o ex-presidente.

Ao lado de outros 33 pessoas, Bolsonaro foi denunciado por planejar e tentar aplicar um golpe de Estado em 2022, com o objetivo de impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele foi apontado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como o líder da organização criminosa que tramou a ação.

O julgamento da denúncia feita pela PGR no Supremo Tribunal Federal (STF) está marcado para o próximo dia 25 de março, às 9h30, na 1ª Turma.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Então deixe de ser amarrado e contrate melhor, pq com esse daí ele vai gabaritar e pegar pena máxima. kkkkkkkkkkk Disse que o criminoso está tenso um julgamento inedito demonstrando que nem sabe que os artigos foram incluídos em 2021 sendi didática a aplicação dos artigos nesse caso. Kkkkkkkkkkkkkkkkk Amarrado, solte o dinheiro que seus comparsas continuaram doando. kkkkkkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Arquidiocese de Natal instala tribunal para analisar beatificação e canonização da irmã Maria José

Matriz de Ceará Mirim ficou lotada de religiosas e fiéis que acompanharam a instalação do Tribunal para a causa da irmã Maria José — Foto: Luciano Batista/Arquidiocese de Natal

A Arquidiocese de Natal e o Instituto das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho instalaram nesta sexta-feira (14) um Tribunal para Causa de Beatificação e de Canonização da Serva de Deus Irmã Maria José Bezerra de Melo.

A solenidade aconteceu no auditório do Colégio Santa Águeda, na cidade de Ceará-Mirim, na Grande Natal, e foi seguida da celebração no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, presidida pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso.

O postulador da causa será o Frei Jociel Gomes, que também é o responsável pela causa de beatificação e de canonização do servo de Deus Padre João Maria Cavalcanti de Brito.

De acordo com o Frei Jociel, com a instalação do tribunal, será aberta a fase arquidiocesana do processo de beatificação, com a pesquisa histórica sobre a vida da Irmã Maria José, incluindo a escuta de testemunhas, entre as quais pessoas que conviveram com ela.

Quando a fase arquidiocesana for finalizada, a documentação preparada pelo tribunal será enviada ao Dicastério para a Causa dos Santos, no Vaticano.

Quem foi a Irmã Maria José?

Maria José Bezerra de Melo nasceu no dia 5 de outubro de 1874, na comunidade Cacimba de Dentro, município de Palmeira dos Índios, no estado de Alagoas.

De acordo com pesquisas do historiador cearamirinense, Gerinaldo Moura, Maria José, então, com 21 anos, foi para o município de Bom Conselho, em Pernambuco, onde entrou no colégio de Nossa Senhora do Bom Conselho, administrado pelas Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho. Após anos convivendo com as religiosas, fez seus votos perpétuos, em 7 de junho de 1908, aos 34 anos.

A freira teve seu primeiro contato com Ceará-Mirim, no ano de 1937, quando foi enviada para fazer parte da primeira comunidade do recém-fundado Colégio de Santa Águeda. No entanto, só se mudou em definitivo para a cidade em 1952, quando já tinha 78 anos, após trabalhar na fundação de escolas em Natal e em Nova Cruz.

Irmã Maria José morreu no dia 14 de janeiro de 1970, aos 96 anos. Seu corpo foi inicialmente sepultado no cemitério Santa Águeda, em Ceará-Mirim, e, anos mais tarde, transferido para a igreja matriz da cidade, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

O altar onde Irmã Maria José está sepultada fica no corredor esquerdo do Santuário de Nossa Senhora da Conceição. No local, fotos, flores e outros objetos são deixados por fiéis que afirmam ter alcançado graças por intermédio da ‘Santa de Ceará-Mirim’.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ELEIÇÃO UNIMED: Ricardo Queiroz confirma participação no debate da 94 FM

O cardiologista Ricardo Queiroz, candidato à presidência da Unimed Natal pela Chapa 1, confirmou sua participação no debate que será realizado na próxima quinta-feira (20), na 94 FM, sob a mediação da jornalista Anna Ruth Dantas.

O debate será uma oportunidade fundamental para a troca de ideias e o aprofundamento de temas relevantes para os médicos cooperados, além de discutir os desafios e as perspectivas para o futuro da Unimed Natal.

A participação de Ricardo Queiroz reforça seu compromisso com a transparência e o diálogo, elementos essenciais para o fortalecimento da cooperativa e a construção de uma gestão voltada para as necessidades dos profissionais e da saúde suplementar na região.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TCU libera joias de Bolsonaro e contêineres de Lula: não são patrimônio público

O tesouro apreendido pela PF incluía joias presenteadas a Lula durante seu governo e até obra atribuída a Aleijadinho, que sumiu da Presidência

O Tribunal de Contas da União decidiu que presidentes da República são donos dos presentes oferecidos por autoridades estrangeiras, já que não existe fundamento legal determinando que esses objetos se tornem bens públicos.

A decisão da corte que fiscaliza as contas públicas impossibilita punição ao ex-presidente Jair Bolsonaro, nos casos de relógios e joias sauditas, e também Lula (PT), que levou para casa presentes como joias e relógios e, após o segundo governo, carregou 11 contêiners de mimos.

Tara arquivada

Todas as ações que questionavam o destino das joias presenteadas a Bolsonaro pela Arábia Saudita foram arquivadas no TCU.

Lava Jato revelou

O TCU também arquivou processos sobre o tesouro de Lula, que a Polícia Federal encontrou escondido em um cofre bancário.

TCU não legisla

Relator do processo no TCU, o ministro Antonio Anastasia encaminhou a decisão ao Congresso para que a “lacuna legislativa” seja avaliada.

Congresso manda

Segundo Anastasia, o Senado e a Câmara dos Deputados podem avaliar a “conveniência e oportunidade de iniciar medidas legislativas”.

Cláudio Humberto – Diário do Poder

Opinião dos leitores

    1. Acredito que tenha sido o contrário? Pois o Ladrão roubou acervo do Palácio do Planalto. Uma obra de Aleijadinho, não foi presente. Fora outros itens sumidos e achados no contêiner do ladrão.

    2. Não deixa de ter sido, natalense. Sendo que o desfalque do Lula foi bem maior. Como ficaria muito feio punir Bolsonaro e deixar lula de lado, resolveram esquecer o assunto. Se bem que, no Brasil atual, só é punido quem não é “cumpaêiro”, Janones que o diga.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Câmara Municipal de Natal nomeia 12 candidatos aprovados no Concurso Público

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Eriko Jácome (PP), publicou a nomeação de 12 convocados no Concurso Público realizado em 2023. A medida, formalizada pela Portaria nº 0273/2025-MD, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (14), convoca os nomeados para que cumpram as formalidades previstas no Edital nº 01/2023, bem como as exigências legais para a posse dos cargos.

De acordo com o presidente da CMN, vereador Eriko Jácome (PP), os nomeados devem atender a uma série de requisitos para tomar posse. “A Portaria traz anexos que detalham os documentos e exames necessários. Entre as funções contempladas, estão os cargos de assistente legislativo nas áreas de administração, assistência geral, contabilidade, arquivologia e biblioteconomia”, explicou.

Entre os itens exigidos estão o comprovante de escolaridade, cópias de documentos de identificação com foto, de CPF, de título de eleitor com comprovante de votação, e, para os candidatos do sexo masculino, a cópia da carteira de reservista. Além disso, devem apresentar uma foto recente, cópias de certidões de nascimento ou casamento, e outros documentos que comprovem a qualificação exigida para cada cargo.

Ainda de acordo com a Portaria nº 0273/2025-MD, os candidatos precisam apresentar certidões negativas de antecedentes criminais, bem como uma série de declarações, incluindo uma de bens patrimoniais e de sanções impeditivas do exercício de cargo público. Outro requisito fundamental é a apresentação de um atestado de aptidão física e mental, além de um comprovante de residência atual.

A convocação também estabelece uma lista rigorosa de exames médicos que os nomeados devem realizar. Entre esses, estão hemograma completo, glicemia em jejum, testes de função hepática, além de exames cardíacos, como o eletrocardiograma. Para os candidatos do sexo masculino com mais de 40 anos, é solicitado o exame de PSA livre e total.

“Essa convocação reflete o compromisso da Câmara Municipal de Natal com a transparência e a eficiência na gestão pública e visa garantir que os novos servidores sejam devidamente qualificados e estejam aptos a exercer suas funções com responsabilidade”, disse o presidente.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Arena anuncia inauguração do Rooftop Dunas com show de Péricles e serviços de open bar e open food

A Casa de Apostas Arena das Dunas acaba de anunciar para o dia 04 de abril a inauguração do mais novo projeto que integra o seu plano de expansão comercial em 2025. O Rooftop Dunas será um novo camarote com serviços de hospitalidade super premium localizado no ponto mais alto da Arena e com vista panorâmica para todo o gramado.

O show de inauguração está confirmado para sexta-feira, 04/04, com o cantor carioca Péricles, além de serviços exclusivos com proposta all inclusive – open bar e open
food.

A Casa de Apostas Arena das Dunas será a próxima arena do Brasil a receber um camarote da Soccer Hospitality, empresa responsável pela gestão dos camarotes premium das principais arenas do país, como Allianz Parque, Neo Química Arena, Morumbis e Casa de Apostas Arena Fonte Nova.

“O novo camarote vem para incrementar ainda mais toda a estrutura de ponta
da Arena vem investindo ao lago de seus 11 anos. Trata-se de um espaço moderno e inovador que trará uma experiência inédita para o público potiguar. Nele, o visitante terá um ambiente premium, onde poderá assistir o show de uma maneira diferenciada, com conforto, qualidade e atendimento sofisticado”, comentou Ricardo Ferreira, diretor presidente da Casa de Apostas Arena das Dunas.

Os ingressos para o show de inauguração com Péricles e serviços all inclusive (bar
& food), já estão disponíveis através do site www.rooftopdunas.com.br.
Mais acesse: @rooftopdunas e @casadeapostas.arenadasdunas

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cratera se abre no canteiro central da BR-101 na Zona Norte de Natal

Cratera que se abriu no canteiro central da BR-101 na Zona Norte de Natal — Foto: Reprodução/PRF

Uma cratera se abriu no canteiro central da BR-101 na Zona Norte de Natal, na manhã deste sábado (15). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a situação foi ocasionada pelas fortes chuvas que atingem a região.

O caso aconteceu na altura do quilômetro 83 da rodovia, na altura do bairro Igapó, no sentido de quem vai de São Gonçalo do Amarante para Natal.

A equipe da PRF foi ao local e sinalizou a rodovia, por causa do desmoronamento parcial do canteiro central.

“Até o momento, não há interdição total da via, mas o trecho pode afetar a pista marginal. A PRF reforça a necessidade de atenção redobrada dos motoristas que trafegam pelo local. A PRF segue monitorando a situação e orienta os condutores a reduzirem a velocidade e respeitarem a sinalização para evitar acidentes.”, informou a corporação.

Ainda segundo a PRF, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) foi acionado para adotar as providências para recuperação da área.

Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Natal registrou 50 mm de chuva em 24 horas, até às 7h deste sábado (15). Entre a quinta e a sexta, foram mais de 100 milímetros na capital, segundo os dados atualizados às 18h da sexta (15) pela estatal.

A quantidade de chuva nesse período é praticamente a média esperada para março inteiro, segundo a Prefeitura de Natal. A média histórica para o mês é de 155mm, de acordo com o município.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rússia exige anexar um quinto do território da Ucrânia para aceitar cessar-fogo

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. — Foto: Sputnik/Mikhail Metzel/Pool via Reuters; Reuters/Alina Smutko

Pouco mais de três anos após o início dos combates, uma proposta de cessar-fogo pode levar à primeira pausa na guerra entre Ucrânia e Rússia. O texto, de autoria dos Estados Unidos, propõe uma trégua de 30 dias e foi aprovado pela Ucrânia, após uma reunião com as delegações de Washington e Kiev, na Arábia Saudita.

A posição da Rússia, no entanto, ameaça fazer com que a proposta não saia do papel.

Um assessor de Trump para assuntos internacionais, Steve Witkoff, viajou a Moscou na quarta (12), um dia após o aval ucraniano, para tentar conseguir a aprovação do Kremlin. A resposta de Putin, no entanto, veio com algumas condicionantes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Endividamento das famílias sobe para 76,4% em fevereiro de 2025, diz CNC

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O percentual de famílias em inadimplência recuou pelo 3º mês seguido em fevereiro, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

Mesmo assim, o estudo indica que o endividamento voltou a crescer depois de 2 quedas consecutivas, o que pode indicar que as famílias estão optando por fazer uma nova dívida, com condições e prazos mais vantajosos, a fim de pagar as antigas.

As famílias consideradas endividadas são as que têm contas a pagar no cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, cheque pré-datado e prestações de carro e casa, por exemplo. Em fevereiro, esse percentual chegou a 76,4%, 0,3 p.p. (ponto percentual) acima do registrado em janeiro e 1,5 p.p. abaixo do verificado em fevereiro do ano passado (77,9%).

Já a inadimplência, que considera as dívidas em atraso, teve um recuo de 0,5 ponto percentual, chegando a 28,6%. O percentual de famílias que não terão condições de pagar as dívidas em atraso também permanece com tendência de queda, indo para 12,3%.

Para o presidente do Sistema CNC, Sesc-Senac, José Roberto Tadros, “a taxa média de juros cobrada aos consumidores apresentou recuo. E isso pode estar fazendo com que as famílias se preocupem mais com os juros pagos pelas contas atrasadas. Desse modo, passam a considerar vantajoso a troca de crédito”.

A pesquisa mostra também que, além de os consumidores terem menos contas atrasadas, o percentual de famílias com dívidas em atraso por mais de 90 dias vem recuando há 4 meses, chegando a 48,2% do total de endividados, o menor indicador desde julho de 2024. Outro dado positivo é que o percentual dos consumidores que têm mais da metade dos rendimentos comprometidos com dívidas também apresentou redução, atingindo 20,5%, o menor percentual desde novembro de 2024.

Endividamento

A pesquisa indicou também o 3º aumento seguido do percentual de pessoas que se consideram “muito endividadas”, chegando a 16,1%, o maior nível desde setembro de 2024.

A porcentagem daquelas que dizem que “não têm dívidas desse tipo” caiu para 23,5%, o que acende um sinal de alerta para a melhora do perfil de endividamento. Essa é uma percepção individual das famílias captada pela pesquisa sobre o que consideram muito ou pouco em termos de endividamento. Ou seja, é um indicador subjetivo e não caracteriza propriamente um superendividamento, mas sim a visão de cada brasileiro sobre o assunto.

“As nossas projeções mostram que o endividamento deve continuar aumentando ao longo deste ano, com as famílias sentindo mais confiança em utilizar o crédito para o consumo e a quitação de dívidas antigas, apesar dos juros. Além disso, a inadimplência deve continuar arrefecendo ao longo de 2025”, diz Felipe Tavares, economista-chefe da CNC.

Com informações da Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. Calma que o consignado pra CLT tá chegando. O economista Lula diz que é só colocar dinheiro na mão do pobre que tudo se resolve.

  2. A tendência é só piorar pra maioria dos brasileiros.
    O governo é ruim, fraco.
    Mexeu no bolso e no prato do povo mais pobre.
    Já para a mídia, tá sobrando dinheiro.
    Dá um Google aí pra vcs verem quanto o governo vai gastar com propagandas.
    É assustador!!!
    Isso quer dizer que a globo lixo, está por cima da carne sêca.
    Os Artistas da Lei Ruanet idem, viu o cachê da ministra Margarete Meneses??
    Tá aqui no BG, quantia astronômica.
    Cachê estilo Wesley Safadão, Gustavo Lima.
    Faz o L.
    Olhem aí no que dá não saber votar!!!

  3. Endividamento significa aumento do consumo, financiamentos, compra, investimento, corrobora com os númeroa divulgados, por exemplo venda de carros novos voltou ao patamar pré pandemia, aumento nos lancamentos e vendas de imóveis, aumento de empregos gerados pela construção civil, crescimento da economia e baixíssima taxa de desemprego! O tal do bolsolóide e
    é burro demais Jesus, esse tipo de matéria falando em endividamente é chamariz pra jumento e mau caráter! kkkkkkkkkkkkkkk. Agora se a materia falasse da inadimplencia, aumento no SERASA, poderia investigar que a maioria era de bolsolóide. kkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Endividamento quer dizer: sem grana luz e água e comida, empréstimos consignados de idosos consumindo a miséria que recebem, dívidas no cartão de crédito. Deixa de hipócrita babão de político.

  4. A conversinha mole do ladrão que está na presidência, é facilitar o crédito e beneficiar os banqueiros, não é à toa que nos desgovernos ptista os lucros dos banqueiros são extratosfericos. Pior que tem muitos jegues que acreditam que o ladrão é o pai dos pobres. Faz o L com muito amor e se lasque.

  5. Alguém tinha alguma dúvida??? Se no ano passado a família fazia uma feira com X valor, hoje com os mesmos X valor só vai trazer uns 70% desses alimentos. Aí depois do carnaval…!? Aí o carro desanda de vez!😰

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *