O Tribunal de Contas da União (TCU) constatou sobrepreço de R$ 21,6 milhões ao fiscalizar as obras de ampliação e melhoramentos do Terminal Salineiro de Areia Branca (RN). O TCU deu prazo de 15 dias para a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), responsável pela obra, apresentar esclarecimentos sobre o sobrepreço e sobre outras irregularidades identificadas.
A auditoria do tribunal também encontrou deficiências no projeto básico, relativas à ausência de sondagens geológicas, sobrepreço por contratação de itens de serviço com valores excessivos, inexistência de critérios de aceitabilidade de preços unitários e deficiência na apresentação das informações da planilha orçamentária.
O Terminal Salineiro de Areia Branca é responsável pelo embarque do sal produzido nas salinas do RN, onde se concentra 95% da produção brasileira. O ministro Aroldo Cedraz foi o relator do processo.
Senador Flávio Bolsonaro e o deputado Paulo Bililysnkyj, após reunião com Ricardo Pita, funcionário do gabinete do assunto do hemisfério ocidental do departamento de Estado dos EUA. Trataram sobre o crime organizado do Brasil assiciado com o crime nos EUA. | Sérgio Lima/Poder360 – 05.mai.2025
Foto: Reprodução
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) criticou na 3ª feira (13.ago.2025) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por declarações sobre as tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil. Em post em seu perfil no X, o congressista afirmou que Lula “não quer diálogo com Trump, quer o caos”.
Segundo Flávio, o chefe do Executivo “atua como agente da desordem, cria crises, se recusa a solucioná-las e usa o falso discurso de soberania para justificar a instabilidade que alimenta”. A crítica foi acompanhada de vídeo citando que “Lula diz que tarifaço não ficará impune e que povo americano e Trump sofrerão as consequências”. Em destaque no vídeo, aparece a palavra “irresponsável”.
As declarações de Lula foram dadas no contexto da reação do governo brasileiro ao aumento de tarifas de importação anunciado por Trump. O presidente brasileiro disse que medidas de retaliação não estão descartadas.
Nesta 4ª feira (13.ago), o presidente Lula assina a MP (Medida Provisória) Brasil Soberano, que apoiará empresas brasileiras diante do tarifaço dos Estados Unidos.
A MP estabelece um conjunto inicial de medidas para mitigar os impactos econômicos da elevação, em até 50%, das tarifas de importação sobre produtos brasileiros anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump (republicano).
O presidente Lula disse à Rádio Bandnews FM, na 3ª feira (12.ago), que a MP terá uma linha de crédito de R$ 30 bilhões inicialmente para empresas brasileiras afetadas por tarifas.
Além do crédito subsidiado para as empresas, Lula citou outros itens do pacote como: mais compras governamentais dos produtos que não poderão ser exportados; exigência de um mínimo de conteúdo nacional no que for produzido internamente; e a busca do governo por novos mercados para os exportadores brasileiros.
Essa é a pura realidade. Ronaldo Caiado jogou toda verdade na cara dos militantes da UOL em entrevista. Não voto nele, mas gostei de vê-lo deixando os militantes furiosos, tendo que engolir toda verdade que se passa no Brasil.
O portal LeoDias divulgou, com exclusividade, novas imagens do pastor e cantor Eduardo Costa, conhecido como bispo e líder religioso em Goiânia (GO), usando peruca loira e calcinha nas ruas da cidade, na noite de 6 de agosto — quatro dias antes do vídeo que viralizou nas redes sociais em 11/8. No registro, captado por câmeras de segurança e compartilhado pela página Goiânia Mil Graus, ele aparece caminhando próximo a um bar, o que gerou repercussão e especulações.
Com cerca de 1,6 mil seguidores no Instagram privado e uma música (“Barrabás”) no YouTube, Eduardo Costa gravou um vídeo com a esposa, a missionária Valquíria Costa, para explicar que a vestimenta fazia parte de uma “investigação pessoal” para localizar um endereço. Segundo ele, alguém o filmou escondido e tentou extorqui-lo, exigindo pagamento para não divulgar o conteúdo. O pastor afirmou que não cedeu à chantagem e que a esposa sabia da investigação, mas não de todos os detalhes.
Ele considera o caso uma tentativa de constrangimento ilegal e uso indevido de imagem, mas não confirmou se registrou ocorrência.
A chegada do segundo semestre faz muitos pais já começarem a pensar no futuro acadêmico dos filhos. Escolher a escola certa é uma decisão que influencia diretamente o desenvolvimento e as oportunidades de cada estudante. Pensando nisso, o Colégio Porto já abriu as matrículas para o ano letivo de 2026, com vagas limitadas a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.
A procura pela instituição tem sido alta e não é por acaso. Em apenas cinco anos de história, o Porto conquistou o 2º melhor desempenho do Rio Grande do Norte no Enem 2024, de acordo com dados do Inep. Os resultados reforçam um trabalho pedagógico consistente, voltado para a formação de jovens preparados para o mundo, com aprovações em universidades de prestígio como UFRN, USP, UFRJ, Insper, FGV e também no exterior.
O Colégio Porto está em expansão para 2026 e oferece uma infraestrutura para estimular a aprendizagem e o bem-estar dos alunos. Entre os destaques estão rooftop com espaço de convivência, biblioteca, cabines de estudo individuais e coletivas e salas para trabalhos em grupo.
A metodologia da escola é pautada no desenvolvimento do pensamento crítico, da autonomia e da capacidade de resolver problemas reais, preparando o estudante para os desafios do século XXI. O ensino combina recursos tecnológicos, projetos interdisciplinares e acompanhamento individualizado, fortalecendo tanto o desempenho acadêmico quanto as competências socioemocionais.
“Temos a missão de preparar cada jovem para o mundo. O Porto oferece um ambiente de excelência e acolhimento com suporte completo para o desenvolvimento dos nossos alunos”, afirma o diretor André Cury.
Mais informações sobre as matrículas estão na bio da Instagram da escola, no @colegio.porto.
Porto Experience: uma oportunidade de conhecer de perto
No dia 26 de agosto, às 19h, o Colégio Porto realiza o Porto Experience, evento que convida pais e alunos a vivenciar a rotina e a proposta pedagógica da instituição. A programação inclui um tour guiado pelas instalações, apresentação da equipe pedagógica, demonstração das ferramentas tecnológicas usadas no dia a dia e exposição de projetos que complementam o aprendizado.
Na última edição, mais de 90 pessoas participaram. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://forms.gle/KeHQKLXU5nfKDZfE6.
O Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró, referência em atendimento para a região Oeste e parte da região Central do Rio Grande do Norte, vai perder, a partir desta sexta-feira (15), o serviço de cirurgia pediátrica. A empresa responsável, T3 Serviços Médicos, anunciou o encerramento das atividades devido a atrasos recorrentes nos pagamentos por parte da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP).
Segundo a notificação enviada ao secretário estadual de Saúde, o serviço foi implantado em novembro de 2024 para atender uma demanda crítica no Estado, que conta apenas com dois centros habilitados para cirurgias pediátricas: um em Natal e outro em Mossoró. A empresa afirma que, desde o início, o prazo acordado para pagamento (60 dias) nunca foi cumprido.
O documento destaca que os honorários de abril deste ano, por exemplo, permanecem sem quitação há mais de 90 dias, enquanto outros prestadores do mesmo hospital já receberam valores mais recentes. A situação levou médicos a abandonarem a escala por falta de previsão de pagamento, comprometendo o atendimento.
Embora destaque nomes com potencial eleitoral como o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, e o prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra, o deputado estadual Tomba Farias, líder do PL na Assembleia Legislativa, disse ter plena convicção que as forças de centro-direita vão caminhar unidas em torno do senador Rogério Marinho (PL) como candidato ao governo do Rio Grande do Norte nas eleições de outubro de 2026.
O parlamentar avalia que o episódio da prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro não trará impacto negativo nas eleições 2026. “Trata-se de uma prisão que foi feita sem provas. Caso Bolsonaro continue inelegível, as forças de centro-direita têm grandes nomes para a disputa presidencial, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que é do Republicanos mas poderia vim para o PL. Tem também Ronaldo Caiado (União Brasil), entre outros”, avaliou em entrevista ao jornalista Diógenes Dantas na rádio Mix.
Apesar de reconhecer que Rogério Marinho é um nome que tem condições de abraçar um projeto político a nível nacional em 2026, o líder do PL na Assembleia Legislativa destacou que o Rio Grande do Norte necessita de um governador com perfil resolutivo, atributo que, na sua opinião Rogério Marinho é detentor.
“Os problemas do Rio Grande do Norte são muito maiores do que a gente pensa. As pessoas cobram de Rogério adotar uma postura de mais carisma, mas essas pessoas têm que entender que ele é um nome preparado para tirar o estado do atraso”, defendeu.
Tomba Farias disse confiar que os grupos de centro-direita vão caminhar unidos nas eleições de 2026. “É preciso que isso aconteça, para mudar o cenário de um estado que tem déficit de pagamento de precatórios, atraso no pagamento de médicos e fornecedores e que se encontra em um buraco muito grande. A gente precisa ter como candidato uma pessoa que tenha sangue nos olhos, que tenha coragem de fazer e de falar e esse nome é Rogério Marinho, que é capacitado para ter um diálogo com o Tribunal de Justiça, com a Assembleia Legislativa, Ministério Público e tem trânsito em Brasília”, explicou.
O governador Tarcísio de Freitas está fazendo um excelente governo em São Paulo. Tem amplas chances de se reeleger. Jamais deveria deixar o cargo de governador para se arriscar nessa aventura política de se candidatar a presidente da República. Certamente será no futuro um excelente candidato a presidente da República. Deve tentar a reeleição e continuar trabalhando por São Paulo.
“O Brasil está caminhando para se tornar uma Venezuela ou uma Cuba. Isso é o instinto do governo Lula e é preciso frear isso”, afirma Lourival Sant’Anna sobre a visão do governo dos EUA acerca do Brasil. pic.twitter.com/dRHhJUrQ5P
“O Brasil está caminhando para se tornar uma Venezuela ou uma Cuba. Isso é o instinto do governo Lula e é preciso frear isso”, comenta Lourival Sant’Anna sobre a visão do governo dos EUA acerca do Brasil.
A afirmação do jornalista Lourival Sant’Anna foi em uma entrevista, nesta quarta-feira (13), no programa de William Waack na CNN.
Durante entrevista, o ex-governador do Paraná, Roberto Requião (PDT), defendeu a necessidade de um projeto de país acima da disputa entre nomes como Lula e Bolsonaro. As falas foram concedidas ao portal Metrópoles.
Segundo ele, a política brasileira foi tomada por um ‘folclore’ que substituiu propostas concretas por celebridades fabricadas pelo domínio da mídia e das redes sociais.
“O que me preocupa é um projeto para o Brasil, não é um nome. O nome é folclórico”, afirmou. Para ele, a centralidade dada a figuras políticas é fruto de um sistema de comunicação concentrado e pouco preocupado com conteúdo. “Precisamos de um projeto de Brasil, um projeto para o Brasil acreditar.”
Embora afirme não ter críticas pessoais a Lula, Requião criticou o atual governo federal por não apresentar um plano claro para o país. Classificou o momento como ‘um horror’ do ponto de vista administrativo.
“Falta um projeto de governo. Não é uma presepada crítica, não é um espetáculo de televisão. É: o que vamos fazer com o petróleo? Com a água? Com a educação?.”
Requião reconheceu ter perdido popularidade no Paraná após apoiar o PT, mesmo sem compartilhar integralmente das diretrizes do partido. “Eu não estava apoiando exatamente o PT nem o Lula. Eu estava dizendo ‘não’ à barbaridade que representava o Bolsonaro.”
Ao mesmo tempo, afirmou que a rejeição ao PT contaminou sua imagem, apesar de considerar que fez o que era necessário diante do páreo eleitoral da época.
Interessante essas palavras dele.
Enquanto estava se beneficiando do apoio a corruptos e bandidos, tirando vantagem política, adorava e o povo que se dane.
Agora que a conta apenas começou a ser cobrada, reclama e quer sair do navio dos ratos?
Deve ser minimamente coerente, fique por aí, ao lado de seus cumplices. A conta vai ser dividida por todes.
Chore não oportunista, afunde com seus pares.
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Rio Grande do Norte (FICCO/RN) deflagrou a Operação Barba, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico interestadual de drogas e na lavagem de dinheiro.
De acordo com a Polícia Federal, 17 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A decisão judicial também determinou o bloqueio e o sequestro de bens pertencentes a 26 alvos — sendo 16 pessoas físicas e 10 empresas —, com valores que, segundo estimativas, podem alcançar R$ 200 milhões.
Ainda segundo as autoridades, duas pessoas foram presas em flagrante durante as diligências. “Uma das prisões foi por tráfico e porte ilegal de arma de fogo”, informou a FICCO/RN.
A investigação apontou que os suspeitos utilizavam empresas, algumas delas fictícias, para movimentar recursos ilícitos. Também foram identificadas transações com criptoativos para ocultar a origem do dinheiro.
As ações desta quarta-feira ainda levantaram novos indícios sobre a autoria de um homicídio ocorrido em 2023. “As informações coletadas serão repassadas à Polícia Civil para aprofundamento da apuração”, afirmou a força-tarefa.
Os investigados poderão responder por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e demais crimes identificados no curso da operação.
Se encontrarem um baton e uma bandeira do Brasil, ai são mais de 17 anos de cadeia, por terrorismo e tentativa de golpe e abolição do estado democrático de direito. Caso contrário serão soltos na audiência de custódia.
Um homem de 60 anos foi internado em um hospital dos Estados Unidos com uma condição rara após seguir conselhos de saúde do ChatGPT. Ele tinha sintomas neuropsiquiátricos e dermatológicos associados ao bromismo, uma intoxicação causada pela ingestão excessiva de brometo. O caso foi publicado na revista Annals of Internal Medicine, em 5 de agosto.
O paciente relatou aos médicos que decidiu remover o cloreto de sódio, o sal de cozinha, da dieta após ler sobre possíveis riscos à saúde. Ao consultar a inteligência artificial, ele recebeu informações de que o sal poderia ser substituído por brometo, mas o gerador de textos não alertou sobre os perigos da troca. O homem ingeriu brometo de sódio por três meses
Diagnóstico e evolução clínica
Segundo o relato dos médicos responsáveis pelo atendimento, exames mostraram alterações nos níveis de eletrólitos e indícios de pseudo-hipercloremia. O paciente apresentou paranoia, alucinações e desconfiança em relação à água oferecida, além de sede intensa e insônia.
Após internação, ele revelou que havia feito múltiplas restrições alimentares por conselho dos modelos de inteligência artificial e falou do uso recente de brometo. A confirmação do bromismo ocorreu após avaliação clínica e consulta ao centro de controle de intoxicações.
O tratamento incluiu manejo dos sintomas e reposição de eletrólitos. O paciente se recuperou e, ao voltar às suas faculdades mentais, relatou que havia tido lesões de pele e cansaço persistente no período anterior à psicose, outros dos sintomas característicos da intoxicação por brometo
O brometo foi utilizado como sedativo no início do século 20 e teve o uso interrompido nos EUA entre 1975 e 1989, justamente devido à toxicidade. Na época, o bromismo era responsável por até 10% das internações psiquiátricas no país.
Ao testar a pesquisa do paciente sobre substitutos para o sal, os médicos obtiveram do ChatGPT a mesma menção ao brometo, sem advertências ou questionamentos sobre o objetivo da substituição.
“A IA não forneceu um aviso de saúde específico, nem perguntou sobre por que queríamos saber [como substituir o sal], como presumimos que um profissional médico faria. Assim, é importante considerar que o ChatGPT e outras IAs podem gerar imprecisões científicas, não têm capacidade para discutir criticamente os resultados e, em última análise, alimentam a disseminação de desinformação”, afirmam os pesquisadores.
quase no mesmo nível é a moda de médico fingir ser nutricionista – incorrendo em contravenção penal – e talvez em crime a depender da basteira que diga ao paciente.
A Bandigalado se apresenta no próximo sábado no Fest Bossa & Jazz, o festival internacional de música, com entrada gratuita, que acontece todos os anos na praia de Pipa (RN), e este ano acontece nos dias 14 a 17 de agosto. O show da banda irá fechar a noite do próximo sábado (16), na principal praça de Pipa, a Praça do Pescador, com início previsto para às 22 horas. A Bandigalado é uma banda de rock natalense composta por sete integrantes: Alexandre Azevedo (vocal), Lucien Dantas (bateria), André Macedo (baixo), Cláudio Macedo (guitarra base), Silvério Neto (guitarra solo), Misael Queiroz (guitarra solo) e Pedro Ratts (teclado).
A banda foi fundada em 2011 por Alexandre, Lucien, André e Cláudio, amigos de infância e fãs de rock, para se divertirem e confraternizarem com amigos e familiares próximos. Profissionais liberais e sem qualquer experiência com música, os fundadores tiveram que estudar e desenvolver suas habilidades em cada instrumento, para poder se apresentar entre amigos. Com o passar do tempo, a banda se desenvolveu e incorporou novos músicos.
O quinto integrante a entrar foi Silvério, decisivo para a “profissionalização” da banda, elevando o nível e possibilitando tocar músicas mais elaboradas. Na sequência veio Misael, para abrilhantar o time e ampliar as possibilidades de repertório, especialmente em rock nacional. Por fim, Pedro assumiu os teclados, fechando a configuração ideal para a banda.
Hoje a Bandigalado se apresenta em diversos eventos privados e, mais recentemente, tem recebido honrosos convites para eventos externos maiores, como a Festa Anual do ex-aluno do Colégio das Neves e o Fest Bossa & Jazz, na famosa praia de Pipa. O nome da banda vem do famoso termo “galado”, apelido jocoso com o qual os natalenses chamavam os militares americanos que aqui estiveram na época da Segunda Guerra, quando frequentavam as festas em seus trajes de gala e conquistavam os corações das moças natalenses.
Bandigalado é rock, amizade e som de excelente qualidade.
Contatos para shows com Alexandre Azevedo pelo (84) 99461-2027.
Comente aqui