Economia

Trade turístico apresenta protocolo sanitário para retomada das atividades no RN

FOTO: SETUR/RN

Como forma de tentar recuperar um dos principais setores econômicos do estado, sete entidades do trade turístico se reuniram para formular um Plano de Retomada do Turismo. A iniciativa visa a construção de uma série de ações integradas para garantir a saúde pública e organizar a retomada gradativa do turismo, preservando os empregos e auxiliando na segurança econômica e sanitária para uma atividade mais segura em todo o estado.

Ao todo, o projeto contempla seis fases e prevê 18 meses de atividades. Em maio, foram concluídas as duas primeiras ações previstas: criação de um protocolo de segurança sanitária e um plano de treinamento para habilitar as empresas a atuarem de acordo com as novas recomendações de biossegurança.

O foco deste Plano Básico de Segurança Sanitária é oferecer diretrizes de enfrentamento à COVID 19 para a retomada da atividade turística. O documento define um fluxo geral de atendimento a ser seguido pelas empresas do turismo, em casos de turistas com suspeita de COVID-19 ou que informem estar com sintomas da doença.

Além disso, também apresenta critérios mínimos gerais de higiene pessoal, segurança sanitária, distanciamento social e sanitização de ambientes a serem seguidas pelos segmentos relacionados à atividade turística, notadamente os Meios de Hospedagem; Receptivos e Áreas de Visitação e Alimentos e Bebidas.

O projeto envolve ainda a implementação de um Selo que ateste que as organizações estão aptas a seguirem os protocolos de saúde definidos; e a elaboração de um Plano de promoção do destino RN.

E para auxiliar as empresas na implementação das mudanças, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RN) irá ofertar capacitações online gratuitas, para trabalhadores do segmento. Inicialmente, serão 500 vagas, disponibilizadas através do Programa Senac de Gratuidade (PSG). As matrículas estarão disponíveis de 8 a 12 de junho, e as aulas terão início a partir do dia 15/06, no site do Senac RN.

Também está prevista a consolidação de um cronograma de implantação das medidas de retomada e alinhamento do governo na construção e execução de estratégias para o fortalecimento do turismo

A iniciativa é liderada pela Secretaria Estadual do Turismo (Setur), em parceria com o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN), Sindicato das Empresas de Turismo do Rio Grande do Norte (Sindetur RN), e a Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do RN (SUVISA-RN).

“A importância do Plano de Retomada das Atividades Turísticas se dá pela relação de confiança e credibilidade com o mercado. Após essa crise, as pessoas passarão a procurar os destinos que se sintam mais segura. Este passa a ser é um forte diferencial de competitividade. Os nossos empreendimentos turísticos passarão a cumprir todos os protocolos de segurança sanitária, com todos os trabalhadores do turismo fazendo capacitações gratuitas no Senac, a partir de junho, para conhecerem e atuarem dentro das normativas. Estamos articulando esse trabalho com diversos setores da sociedade.”, afirma Aninha Costa, secretária de turismo do RN.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destacou que o setor de turismo é um dos que mais estão sofrendo com as restrições impostas pela pandemia do novo Coronavírus. “Foi o primeiro a fechar suas portas, e deve ser um dos últimos a ter seu funcionamento pleno restabelecido”, afirmou.

Para ele, o Plano de Retomada do Turismo do RN é importante porque os estabelecimentos precisam estar preparados para a retomada. “Os turistas que chegarem ao Rio Grande do Norte precisam se sentir seguros ao circular no nosso estado, ao se hospedar em nossos hotéis. Então, este Plano servirá não só para preparar o estabelecimentos e profissionais do turismo. Ele servirá para atestar ao visitante que aqueles locais e profissionais estão qualificados e preparados para recebê-lo. Este conjunto de ações previstas no documento, e que está sendo construídos a diversas mãos pelas entidades que fazem o setor aqui no estado, devem fazer com que o nosso destino saia mais fortalecido desta crise”, disse Queiroz.

O presidente da ABIH-RN, José Odécio Jr. também destacou a importância desse plano para a retomada do setor turístico, em especial da indústria hoteleira, que está com as portas fechadas desde março de 2020, e espera que essa iniciativa auxilie a reabertura das empresas de forma segura. “Esse plano de segurança sanitária é fundamental para pensarmos na reabertura das atividades do turismo do Rio Grande do Norte e tomar providências de higienização e controle, gerando mais segurança para os nossos colaboradores e hóspedes. Com esse trabalho que está se iniciando agora, e juntos com o apoio dessas instituições, damos um passo adiante com o nosso compromisso de combate a pandemia no sentido de estabelecer premissas básicas de cuidados sanitários, mesmo que esse protocolo ainda sofra alterações no decorrer do tempo e das avaliações. E mais do que nunca a parceria com o Senac que irá oferecer treinamentos para os nossos colabores é importantíssima, pois qualifica aqueles que estarão no dia a dia em contato com os turistas. Estamos todos de parabéns com essa iniciativa.”, comentou José Odécio.

“O desafio de reerguer o setor é enorme, pois de um lado existirão consumidores mais exigentes e preocupados com sua segurança e do outro, empresas com sérias dificuldades financeiras e com severas limitações de investimento. O trabalho conjunto iniciado nesta primeira etapa do projeto da retomada do turismo do RN mostra que é possível enfrentar este desafio. Somente com muita união, perseverança e empenho de todos, conseguiremos retomar os níveis de fluxo turístico de antes da pandemia”, ressaltou George Gosson, hoteleiro e presidente do Natal Convention Bureau.

Opinião dos leitores

  1. Quem tem condições financeiras para se projetar para viagens. A capacitação e extremamente necessária para o setor. Que tem muitas deficiências na qualidade da prestação de serviços. Tudo muito caro e tem lugares que precisam de muita higienização. É todos os agregados precisam sempre se reciclarem. Sempre há reclamações dos turistas. Vamos esperar na prática esses acontecimentos.

  2. Ae minutos depois esse povo todo que vive no ar-condicionado e ifood acordou do sonho… Kkk
    Como volta ao turismo em Natal sem turista? Como voltam empresas, bugueiros e demais setores sem dinheiro?
    Projeto fora da realidade!

  3. Só uma dúvida: combinaram com os turistas? Porque aparentemente não adianta planejar nada se o cliente não vai aparecer.
    Aliás, quem danado fará turismo, mesmo depois dessa crise passar, sem uma vacina ou tratamento eficaz?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Senado acumula 99 pedidos de impeachment contra ministros do STF desde 2020; Moraes é alvo de mais da metade

Foto: Reuters

O Senado acumula 99 pedidos de impeachment contra ministros do STF desde 2020, período marcado por tensões entre Congresso e Judiciário, especialmente após decisões sobre a pandemia e o inquérito das fake news.

O principal alvo é Alexandre de Moraes, com mais da metade das solicitações. Gilmar Mendes, protagonista da crise mais recente com o Legislativo ao suspender trechos da Lei do Impeachment, é o segundo mais citado.

Pedidos de impeachment por ministro (atuais)

  • Alexandre de Moraes – 56 pedidos

  • Gilmar Mendes – 12 pedidos

  • Flávio Dino – 8 pedidos

  • Kassio Nunes Marques – 2 pedidos

  • André Mendonça – 1 pedido

Ex-ministros também alvo de pedidos

  • Luís Roberto Barroso – 22 pedidos

  • Ricardo Lewandowski – número não especificado

  • Rosa Weber – número não especificado

  • Marco Aurélio Mello – número não especificado

  • Celso de Mello – número não especificado

A liminar de Gilmar Mendes, que suspendeu regras sobre afastamento de ministros, provocou forte reação no Congresso. Davi Alcolumbre, presidente do Senado, chegou a falar em mudança constitucional.

Pelas normas atuais, qualquer cidadão pode protocolar um pedido de impeachment, mas cabe ao presidente do Senado decidir se ele avança. A oposição bolsonarista tem usado o mecanismo para contestar decisões do STF, especialmente as de Moraes na investigação da tentativa de golpe, que levou à condenação de Jair Bolsonaro.

Com informações de Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Indulto de Natal de Lula excluirá condenados por crimes contra a democracia

Fotos: Brenno Carvalho/Agência O Globo

O indulto de Natal que Lula deve assinar neste ano deverá seguir o mesmo modelo de 2023 e 2024, mantendo fora do perdão todos os condenados por crimes contra o Estado Democrático de Direito.

Na prática, ficam excluídos o ex-presidente Jair Bolsonaro e os demais envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

A restrição está na minuta aprovada pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), que será analisada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, na próxima semana. Depois disso, o texto final seguirá para a assinatura de Lula.

No ano passado, o decreto foi publicado em 23 de dezembro.

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PF apreende vídeo da ‘festa da cueca’ na 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pela operação Lava Jato

Foto: Arquivo JFPR

A Polícia Federal apreendeu um vídeo chamado “festa da cueca” durante operação realizada nesta quarta-feira (3/12) na 13ª Vara Federal de Curitiba. A gravação, segundo as investigações, era usada para chantagear magistrados em um suposto esquema de direcionamento de sentenças, mostrando servidores da vara em um hotel de luxo com garotas de programa. Os encontros seriam mensais e financiados por escritórios de advocacia.

A ação foi autorizada pelo ministro Dias Toffoli, do STF, para apurar o uso de informações sigilosas na pressão por decisões da vara que atuou na Lava Jato. Os agentes também recolheram processos físicos e documentos antigos, incluindo materiais ligados ao empresário Tony Garcia, ex-informante de Moro, e dados sobre delações do doleiro Alberto Youssef.

O caso se soma ao relatório do CNJ, divulgado em 2024, que apontou possíveis desvios de recursos envolvendo juízes da vara em processos relativos à Petrobras. O documento citava atuação conjunta de Sergio Moro, Deltan Dallagnol e Gabriela Hardt para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma entidade privada — acusação que Moro negou à época, chamando o relatório de “ficção”.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Turistas passam mal em Pipa e episódio expõe falta de estrutura de primeiros socorros no litoral de Tibau do Sul

A Praia de Pipa, em Tibau do Sul, um dos destinos turísticos mais procurados do Rio Grande do Norte e que recebe diariamente grande fluxo de visitantes, registrou na manhã deste sábado (6) um episódio que evidenciou o despreparo do litoral para atendimento de acidentes e incidentes envolvendo turistas.

Durante passeios de lancha pela região, diversos visitantes relataram queda de pressão, vômitos e mal-estar intenso provocado pelo balanço da maré e pelo deslocamento marítimo. No entanto, o que chamou atenção não foi apenas o número de pessoas atingidas, mas a ausência de suporte mínimo para atendimento emergencial.

Segundo relatos de turistas que acompanhavam a situação, não havia pranchas, cadeiras de rodas ou kits de primeiros socorros disponíveis para auxiliar o deslocamento das vítimas da faixa de areia até áreas em que a ambulância do município pudesse acessar. A assistência, quando realizada, partiu de outros turistas que se sensibilizaram com o episódio e ofereceram ajuda improvisada.

Entre os casos, estava um grupo de mulheres de Pernambuco, que sofreu com os sintomas e precisou de suporte emergencial. Sem equipamentos ou equipes preparadas, o atendimento foi feito de forma improvisada, causando insegurança e constrangimento.

O episódio também expôs o despreparo das companhias que realizam os passeios, bem como a falta de recursos dos fiscais ambientais que atuam naquele litoral, que não dispunham de equipamentos adequados para prestar suporte imediato.

A situação gera preocupação especialmente em um destino cuja economia gira, em grande parte, em torno do turismo e que pratica preços elevados para passeios e serviços.

“É inadmissível que um destino turístico desse porte não ofereça condições básicas de segurança para quem visita a cidade. São situações simples, que podem definir entre uma intercorrência controlada e uma tragédia”, relatou um turista que presenciou o atendimento improvisado.

Diante do ocorrido, fica o alerta para que a Prefeitura de Tibau do Sul e os responsáveis pelas atividades turísticas reforcem protocolos de segurança, capacitação e disponibilidade de equipamentos, assegurando atendimento mínimo, organizado e imediato aos visitantes.

A adoção de kits de primeiros socorros, equipamentos de imobilização e acessibilidade, além de treinamento básico de suporte à vida, são medidas essenciais para prevenir riscos e proteger turistas e trabalhadores.

Pipa é reconhecida internacionalmente por sua beleza e potencial turístico, mas episódios como este expõem fragilidades que podem comprometer a reputação e a segurança dos visitantes.

Espera-se que o poder público e o setor privado tomem providências rápidas e efetivas, garantindo que o turismo local não apenas mova a economia, mas também respeite o bem-estar e a vida de quem o sustenta: os turistas.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Número de feminicídios já passa de mil em 2025, e Brasil tem ao menos três assassinatos de mulheres por dia

Foto: Freepik

O Brasil enfrenta, em 2025, um cenário grave e persistente de violência contra mulheres. De janeiro a outubro, 1.184 mulheres foram assassinadas por feminicídio, número que ainda não inclui os dados de São Paulo e Rio de Janeiro.

O painel do Ministério da Justiça mostra que o país registra, em média, 14 tentativas de feminicídio por dia — e quatro dessas vítimas não sobrevivem. Na prática, o Brasil contabiliza ao menos três mulheres assassinadas diariamente.

A taxa nacional é de 0,67 mortes por 100 mil habitantes. Quando se somam as tentativas, o índice sobe para 1,7 por 100 mil, revelando um problema crônico, segundo especialistas.

A promotora Thais Tarquino, do MPDFT, alerta que a subnotificação e a classificação equivocada de agressões agravam a crise. Muitas tentativas de feminicídio acabam registradas como lesão corporal, crime de pena mais branda, o que reduz a resposta penal e favorece a escalada da violência.

Ela destaca que penas alternativas, falta de prisão preventiva e dificuldades para responsabilizar agressores nos juizados de violência doméstica enfraquecem a proteção das vítimas. “Os índices são inaceitáveis”, resume.

Opinião dos leitores

  1. Vocês perceberam o quanto aumentou o feminicídio no governo de Lula?? Cadê a grande imprensa?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pix bate novo recorde com 313 milhões de transações e R$ 180 bilhões movimentados em um dia

Foto: NurPhoto via Getty Images

O Pix bateu novo recorde de número de transações e valores movimentados na sexta-feira (5). Dados divulgados pelo Banco Central mostram que a ferramenta de pagamento instantâneo teve 313,3 milhões de transações em um único dia, movimentando um total de R$ 179,9 bilhões, também um recorde.

O recorde diário anterior era de 28 de novembro, data da Black Friday, com 297,4 milhões de transações.

“O resultado é mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para o funcionamento da economia nacional”, disse o BC, em nota.

Com informações CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Conta de luz deve fechar ano com aumento de 7%, aponta Aneel

Foto: Neoenergia Distribuição Brasília/Divulgação

A conta de luz deve subir até 7% em 2025 — acima da inflação prevista de 4,4% pelo IPCA. É o que indica a última edição do InfoTarifa 2025, divulgada pela Aneel.

O aumento é puxado principalmente pelo reajuste no orçamento da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), fundo que financia programas como a tarifa social e o Luz para Todos. Alimentada por cobranças nas contas de energia, multas e repasses do Tesouro, a CDE teve orçamento de R$ 49,2 bilhões em 2025.

Com a alta das quotas do fundo — especialmente nos itens “Uso” e “Geração Distribuída” — os Encargos Setoriais responderam por 4,1% do impacto médio total na tarifa.

Para 2026, a Aneel projeta que o orçamento da CDE chegará a R$ 52,6 bilhões, uma alta de 7%, o que tende a pressionar novamente os custos para os consumidores. A proposta será analisada pela diretoria da agência na terça-feira (9).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Flávio define anistia como prioridade após ser escolhido por Bolsonaro para disputa à Presidência

Foto: Wilton Junior/Estadão

Escolhido por Jair Bolsonaro como pré-candidato à Presidência em 2026, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) colocou a aprovação da anistia como prioridade imediata. Ele cobra que o Congresso vote o projeto ainda este ano e pediu união das lideranças de direita.

Segundo Flávio, o texto — parado na Câmara — precisa avançar nas próximas semanas. A proposta enfrenta resistência do governo Lula. O relator, Paulinho da Força (Solidariedade-SP), já avisou que seu parecer vai adotar “dosimetria”, e não uma anistia “ampla, geral e irrestrita”, como defende o PL.

Nos últimos dias, Flávio intensificou articulações e disse ter recebido apoio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para levar o tema adiante em 2026. Em setembro, ele já havia defendido a tramitação da anistia — posição oposta à do irmão Eduardo Bolsonaro, que só aceita o projeto se for totalmente amplo.

Opinião dos leitores

  1. Já começou bem.
    Tem gente preso aí, por causa de um baton.
    Já Bolsonaro tá preso acusado de dar um golpe de Estado.
    A onde foi isso?
    Isso aconteceu?

    1. Pode morrer de explicar que os cabeça de chibata não entendem. Troque de lugar com ele na cadeia, papangu

  2. Cuidado Flávio, veja o que fizeram com Celso Daniel, Toninho do PT, Bolsonaro e dezenas de testemunhas

    1. O seu líder político que ESTÁ NO PODER desde 2003, TEM ALGUM PROJETO PARANO POVO?
      Salvo trazer o COMUNISMO para o Brasil, APOIAR DITADORES e se MANTER NO PODER A QUALQUER PREÇO qual o projeto que foi IMPLANTADO no país em 30 anos de poder da esquerda?

    2. O seu líder político que ESTÁ NO PODER desde 2003, TEM ALGUM PROJETO PARA O POVO?
      Salvo trazer o COMUNISMO para o Brasil, APOIAR DITADORES e se MANTER NO PODER A QUALQUER PREÇO qual o projeto que foi IMPLANTADO no país em 30 anos de poder da esquerda?

  3. “Meu plano de governo é livrar papai criminoso da cadeia.”

    Alguns cúmplices naturalmente vão votar nele.

    1. Enquanto o ladrão de nove dedos foi salvo pelos filhos do STF!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Advogada Danyelle Galvão, namorada de Zé Dirceu, assume defesa de Careca do INSS


Foto: TRE-SP/divulgação

A advogada Danyelle Galvão, namorada do ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu (PT), assumiu a defesa de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS. Ela passou a representar o operador no fim de outubro, logo depois da audiência dele na CPMI do INSS, realizada em setembro, segundo informações do Poder 360.

Danyelle também é juíza substituta do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), cargo para o qual foi nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Apesar da proximidade, ela e Dirceu evitam demonstrações públicas de afeto. O relacionamento entre a advogada e Dirceu começou há pouco mais de 1 ano. Em março de 2024, ela esteve discreta na festa de aniversário do petista.

A troca de defesa ocorreu depois de um momento de tensão no colegiado. O então advogado de Careca, Cleber Lopes, bateu boca com o relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), durante o depoimento. O desgaste foi considerado a gota d’água. Danyelle assumiu o caso na sequência.

O Careca do INSS está preso desde 12 de setembro de 2025. As investigações indicam ligação dele e possivelmente de Lulinha com a empresa World Cannabis, suspeita de lavagem de dinheiro vindo de fraudes contra beneficiários do INSS. A PF segue apurando, e a CPMI ainda não reuniu provas que confirmem as acusações de Edson Claro.

O outro lado

A advogada Danyelle Galvãoafirma que é “preciso respeito com a advocacia feminina” e que o texto “reduz minha advocacia e minha história a uma relação pessoal“.

A reportagem feita pelo Poder 360 reitera que descreveu de forma ampla a atuação profissional de Danyelle Galvão. A menção ao relacionamento com José Dirceu é de interesse público e tem relevância jornalística. A advogada integra agora a defesa de Antônio Carlos Camilo Antunes. Em depoimento à PF, um ex-funcionário do empresário afirmou que ele pagava uma “mesada” a Lulinha, filho do presidente da República. Lula e Dirceu são aliados históricos.

Com informações de Poder 360

Opinião dos leitores

  1. É só coincidência, como também é coincidência a esposa do Moraes ser advogada do Banco Master, o Lulinha ter ido morar na Espanha assim que estourou o escândalo do INSS.
    Esse é o governo das coincidências

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *