Política

Trump confirma jantar com Bolsonaro neste sábado em seu resort da Flórida; encontro será o quarto, em um ano

Foto: MANDEL NGAN / AFP

O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou que vai jantar com seu colega brasileiro Jair Bolsonaro neste sábado, na sua residência em Mar-a-Lago, no estado da Flórida. A informação foi revelada durante entrevista coletiva na Casa Branca, que tinha como ponto central os planos do governo americano para o coronavírus. Trump não adiantou os possíveis temas a serem tratados no encontro, que será o quarto entre os dois líderes. Fontes do Itamaraty também confirmaram o jantar.

A agenda do presidente americano prevê que ele deve seguir para a Flórida ainda nesta sexta-feira, depois de uma visita a áreas atingidas por um tornado no estado do Tennessee. Havia a expectativa de que ele fosse até Atlanta, onde fica a sede do CDC, o Centro de Controle de Doenças dos EUA, mas esse compromisso foi cancelado — nesta sexta-feira, ele assinou um projeto para liberar US$ 8 bilhões para combater o coronavírus no país. Além das partidas de golfe habituais e do jantar com Bolsonaro em Mar-a-Lago, Trump deve participar de eventos de sua campanha à reeleição.

Chamado informalmente de “Casa Branca de inverno“, o resort de Mar-a-Lago fica em uma área reservada de Palm Beach, na Flórida, e foi concluído em 1927. Algumas décadas depois, em 1985, foi comprado por Donald Trump por US$ 10 milhões e transformado em um resort de luxo para sócios e seus convidados — o preço básico para se tornar membro é de US$ 200 mil, dando o direito de frequentar as dependências do clube e, eventualmente, esbarrar no presidente, um assíduo frequentador da propriedade. Desde que assumiu o cargo, em 2017, foram 29 visitas, custando cerca de US$ 133 milhões aos cofres públicos, de acordo com levantamento do site Huffington Post, em fevereiro. Os custos incluem as diárias dos agentes do Serviço Secreto e até a conta deixada pelos assessores do presidente no bar do resort.

Além de suas tacadas no campo de golfe, Trump gosta de receber convidados estrangeiros na propriedade. O primeiro foi o premier japonês Shinzo Abe, ainda em 2017. No mesmo ano, o presidente chinês, Xi Jinping, também ficou hospedado em Mar-a-Lago.

Bolsonaro, que é um admirador declarado do republicano, já se reuniu com Trump em sua visita de Estado aos EUA, em março de 2019, e na cúpula do G20 no Japão, em junho do ano passado. Os dois tiveram um breve encontro durante a Assembleia Geral da ONU, em setembro de 2019, em Nova York, quando o brasileiro disse ao americano: “I love you”.

Acordos e carros elétricos

A confirmação do jantar com Trump pode ser considerada o ponto alto da viagem do presidente Jair Bolsonaro aos EUA, a terceira em pouco mais de um ano no cargo. O encontro começou a ser costurado no ano passado, depois de conversa entre o chanceler, Ernesto Araújo, e o secretário de Estado, Mike Pompeo, na Colômbia. O convite para a visita aos EUA partiu do senador republicano pela Flórida, Rick Scott, e é esperada a assinatura de acordos bilaterais em áreas como tecnologia, investimentos e defesa. Na segunda-feira, 9 de março, ocorrerá também um fórum empresarial em Miami.

Um outro desejo do governo brasileiro é estabelecer um contato mais próximo com representantes da montadora de carros elétricos Tesla. Bolsonaro disse, há duas semanas, que gostaria de trazer a empresa ao Brasil, com a eventual construção de uma unidade de produção, mas ainda não há nada de oficial. Hoje, a Tesla, que é uma das lideres no setor, possui unidades nos EUA, Alemanha e China.

Seu presidente, Elon Musk, também não falou sobre o assunto. Ele foi chamado de “gênio” por Donald Trump, mas, politicamente, seria mais alinhado aos democratas. No ano passado, chegou a endossar o então pré-candidato do partido à Presidência, Andrew Yang, que já deixou a disputa.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Esse é meu Presidente…no mínimo vai oferecer a gasolina para os aviões que trazem os brasileiros que tentam entrar clandestinamente nos EUA.
    Claro, vai aproveitar e dar aquela lambida caprichada nos eggs de Trump..kkkk

  2. Realmente nunca um Presidente do Brasil foi tão vassalo de um Presidente dos Estados Unidos. Se precisar, Trump chama o Bostanaro para tomar chá toda semana. E o cordeirinho vai sem pestanejar. Só que cada vez mais o loiro louco americano toma mais coisas do Brasil…

    1. Não é melhor que entregar meio trilhão de reais a paises que não tem as menores condições de pagar esses empréstimos? Como fez luladrão e seus comparsas. Também é lógico que rolou propina, parte dela deve tá pagando pra você comentar sandices.

  3. No primeiro ano de aproximação do governo de Jair Bolsonaro ao de Donald Trump, o Brasil deve se firmar como o país que mais contribuiu positivamente para a balança comercial dos Estados Unidos em 2019, considerando os pares com que os americanos têm superávit. Segundo especialistas, ainda é cedo, porém, para cravar que o movimento é fruto do alinh

    Pelas contas de Washington, os EUA tinham um saldo positivo com o Brasil de US$ 11,3 bilhões até novembro, ante US$ 7,7 bilhões em igual período de 2018. Um cenário bem diferente da balança comercial americana geral, que estava deficitária em US$ 786 bilhões nos 11 primeiros meses de 2019, um cenário constantemente evocado por Trump ao justificar a

    ACESSE AI A VERDADE
    https://valor.globo.com/brasil/noticia/2020/01/22/brasil-e-pais-com-quem-eua-tem-maior-avanco-no-superavit-comercial.ghtml

  4. Tu acha mesmo que Trump sendo pra "meter" a mão nas nossas riquezas vai impedir o traste de o visitar e o receber, entrar até no seu quarto, um Pelé com Donald Tramp.
    Donald Tramp domina como poucos o caminho que o dinheiro gira e como roubar. O Brasil entrou foi numa grande enrascada elegendo essa figura.

    1. Você tá tomando como referência, o luladrão, quando era recebido com honras pelas ditaduras americana e africanas, e enterrava o dinheiro suado dos brasileiros nesses países, onde a corrupção rola solta, sem o menor controle, lógico que boa parte desse dinheiro, era entregue ao mega investidor de escremento de elefante, lulinha e seus comparsas laranjas. Mas aí é outra história né? Tens experiências, intelectual.

  5. Absurdo… Venezuela tem muita mais a oferecer como democracia que os EUA. Bozo deveria seguir os passos de lula (o grande lider da seita) e ir fechar um acordo de comprar bananas venezuelanas em prol do bolivarianos massacrados pelos imperianos. Lula do PT sabe o que faz, por isso apoia Cuba e seus charutos. Lula gosta da banana madura e charuto comprido como todos os petistas. Carro eletrico faz mal pra Petrobras. Viva a coreia do norte e sua democracia de 50 anos de tradicao familiar.

  6. Seu menino, me responda, dentro de 01(um) ano qual foi o presidente da república federativa do brasil que foi recebido 04 vezes por um presidente dos Estados Unidos da América, Quem? Quem? o nosso querido presidente Jair Messias Bolsonaro, isso é mesmo que uma facada no coração da petralhada, chora não bebê que depois do mito, vem o melhor juiz de todos os tempos para ser nosso presidente, sabe quem?quem? Sérgio Fernando Moro, é so ter paciência cambada de lalau.

  7. Ai, Ai, Ai.
    Pra se reunir assim direto com Trump o traste deve está querendo completar os serviços acertados de repasse dos ativos, bens e riquezas da nossa nação.
    Tudo vestido na bandeira verde e amarelo defendendo a SOBERANIA do país às custas do sangue, suor e lágrimas do povo brasileiro.

    1. Se tiver fazendo isso, com certeza você irá começar a apoiar o Bolsonaro, luladrão enterrou mais de meio trilhão de reais na venezuela, cuba, Nicarágua, Bolívia, ditaduras africanas, e você vive a enaltecer esses feitos petralhas. Se forem praticado novamente esses ilícitos, os comentários só terão favorável a Bolsonaro. Aí lascou!

  8. Acho um absurdo o Brasil ter com aliado os EUA e não países desenvolvidos, democráticos e que respeitam os direitos humanos como Cuba, Venezuela, Guiné, Guiana Francesa, Coréia do Norte.
    Estranho mesmo é ver que essas democracias nunca são destino de férias e moradia dos esquerdistas de plantão.

  9. Os PTralhas morrem , esses vagabundos Amam a Venezuela, Cuba ou Coreia , mas na primeira oportunidade viajam para Disney ou Europa, cadê que esses ratos querem ir para países ditadores?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Lagoa de captação transborda e invade casas na Zona Norte de Natal

Imagens: Reprodução/ZNNews

As fortes chuvas registradas entre a noite deste sábado (27) e a madrugada deste domingo (28) provocaram o transbordamento da lagoa de captação do bairro Santarém, na Zona Norte de Natal, e alagaram diversos imóveis nas proximidades.

Com o transbordamento, a água invadiu casas da região, deixando moradores ilhados e causando prejuízos. Imagens gravadas no local mostram ruas tomadas pela água e residências parcialmente alagadas.

Até o momento, não há informações oficiais sobre o número de famílias atingidas nem sobre a extensão dos danos provocados pelo alagamento.

O transbordamento da lagoa ocorreu durante o período de chuvas intensas que atingiu Natal e a Grande Natal, provocando diversos pontos de alagamento, transtornos no trânsito e prejuízos em diferentes bairros da capital.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Delegacia de plantão da Zona Norte fica ilhada após fortes chuvas em Natal

Imagens: Reprodução/Via Certa Natal

A frente da Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal ficou completamente alagada na noite deste sábado (27), após as fortes chuvas que atingiram Natal e cidades da Grande Natal.

O alagamento impediu a entrada e a saída de veículos e pedestres do prédio, deixando o acesso à unidade comprometido durante o temporal.

A água cobriu toda a área em frente à delegacia, dificultando a circulação e evidenciando os impactos provocados pela chuva na região.

As fortes chuvas registradas na noite deste sábado provocaram diversos pontos de alagamento em Natal e na Grande Natal, afetando o trânsito e a mobilidade em diferentes áreas da região metropolitana.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Chuva invade casas e deixa famílias com móveis debaixo d’água em Natal

Imagens: Reprodução/Via Certa Natal

As fortes chuvas registradas na noite deste sábado (27) provocaram alagamentos em diversas ruas do bairro das Rocas, na Zona Leste de Natal, e deixaram moradores com casas invadidas pela água.

Imagens compartilhadas por moradores mostram ruas completamente alagadas e famílias tentando retirar móveis e outros pertences para reduzir os prejuízos causados pela inundação.

Em vários imóveis, a água entrou nas residências e atingiu móveis e eletrodomésticos, causando transtornos aos moradores. Até o momento, não há informações oficiais sobre o número de famílias afetadas ou a extensão dos danos.

As Rocas estão entre os bairros atingidos pelo temporal que caiu sobre Natal e a Grande Natal na noite deste sábado, quando diversos pontos da capital registraram alagamentos e dificuldades de mobilidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura cancela shows de Raça Negra e Samira Show após fortes chuvas em Natal

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Natal anunciou, na noite deste sábado (27), o cancelamento dos shows de Raça Negra e Samira Show, que aconteceriam no Polo Nélio Dias, dentro da programação do São João de Natal 2026.

Segundo nota oficial do Município, a decisão foi tomada em razão das fortes chuvas e dos ventos intensos registrados na Zona Norte da capital. De acordo com a Prefeitura, as condições climáticas comprometeram a estrutura necessária para a realização segura das apresentações.

Ainda conforme o comunicado, a medida foi adotada com base em critérios técnicos e preventivos, tendo como prioridade a segurança do público, dos artistas, das equipes técnicas e dos demais profissionais envolvidos no evento.

Foto: Divulgação/PMN

A administração municipal informou que, diante do cenário, a continuidade da programação no local tornou-se inviável. Até o momento, a Prefeitura não anunciou uma nova data para a realização dos shows cancelados.

Na nota, o Município agradeceu a compreensão do público e informou que eventuais atualizações sobre a programação do São João de Natal serão divulgadas pelos canais oficiais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Ideb deve subir no RN, mas 86% dos alunos continuam abaixo do nível adequado em Matemática

Foto: Reprodução

Mesmo com a expectativa de alta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2025, 86% dos estudantes do Ensino Médio da rede estadual continuam abaixo do nível adequado de aprendizagem em Matemática.

Os dados são da própria Secretaria de Educação do RN (Seec-RN), que prevê aumento da nota projetada do Ensino Médio de 3,2 em 2023, para 3,85 em 2025.

Os dados preliminares do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no entanto, mostram que os problemas de aprendizagem persistem.

Além dos 86% de estudantes abaixo do nível adequado em Matemática, outros 74,1% também não alcançaram o padrão esperado em Língua Portuguesa, segundo o levantamento.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

América elimina o Fluminense-PI e fica a dois mata-matas do acesso à Série C

Foto: Gabriel Leite/América F.C.

O América está nas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro, apenas a dois jogos para o acesso à Série C.

O Alvirrubro venceu novamente o Fluminense-PI, com um gol de Alisson Taddei aos quatro minutos do primeiro tempo neste sábado à noite (27), na Arena das Dunas. Com o resultado, a equipe confirmou a classificação com um placar agregado de 4 a 0.

Depois de abrir ampla vantagem ao vencer o jogo de ida por 3 a 0, em Teresina, o Mecão praticamente definiu a vaga logo nos primeiros minutos.

Nas oitavas de final, o adversário será o Trem-AP. O primeiro jogo será disputado no Amapá. Se avançar às quartas de final e vencer esse duelo, o Alvirrubro garantirá o acesso à Série C de 2027.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa de Bolsonaro pede a Moraes que descarte falta grave por posse de arma em casa e mantenha prisão domiciliar humanitária

Foto: Rosinei Coutinho/STF

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que rejeite o reconhecimento de falta grave pela apreensão de uma arma registrada em seu nome durante abordagem policial a um servidor do GSI (Gabinete de Segurança Institucional). A defesa quer ainda a prorrogação da prisão domiciliar.

Na manifestação apresentada neste sábado (27), os advogados argumentam que o armamento era de propriedade regular de Bolsonaro, permanecia armazenado em sua residência e havia sido retirado temporariamente pelo servidor Estácio Leite da Silva Filho para reparo, em razão de uma falha mecânica. Segundo a defesa, não houve ocultação, adulteração de registro ou tentativa de frustrar a fiscalização estatal.

Os advogados sustentam que a situação não se enquadra no artigo 50, inciso III, da Lei de Execução Penal, que trata da posse indevida de instrumento capaz de ofender a integridade física de terceiros. A peça ressalta que a arma permanecia regularmente registrada e que Bolsonaro nunca foi comunicado sobre eventual cassação do certificado ou ordem de apreensão definitiva.

A defesa também afirma que a arma estava inoperante e cita precedente do próprio STF que reconheceu a atipicidade da posse de arma sabidamente inoperante. No entendimento dos advogados, o contexto da prisão domiciliar humanitária exige interpretação distinta daquela aplicada ao ambiente carcerário tradicional, onde a restrição a objetos potencialmente ofensivos tem como foco a segurança do presídio.

R7

Opinião dos leitores

  1. Comete um crime gravissimo é julgado, condenado e preso. Depois quebra a tornozeleira e vai para a papudinha. Inventa mil doenças e vai para prisão domiciliar, agora aparece uma arma e vem com lorotas. Papudinha novamente

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fux vota e STF forma maioria para liberar parte dos ‘penduricalhos’ a juízes e membros do MP

Foto: Antonio Augusto/STF

O STF formou maioria para liberar parte dos chamados “penduricalhos” pagos a magistrados e membros do Ministério Público. Após o ministro Luiz Fux confirmar seu voto, o placar está em 6 votos a favor da flexibilização das regras, e o julgamento segue até terça-feira (30).

Ao acompanhar os votos de Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Gilmar Mendes e Edson Fachin, Fux defendeu um ponto divergente, que não haja limite de 35% para as indenizações e rejeitou a necessidade de auditoria prévia do CNJ para liberar pagamentos retroativos.

Ainda faltam os votos de Dias Toffoli, André Mendonça, Kassio Nunes Marques e Cármen Lúcia.

Entre os pontos aprovados está o pagamento em dinheiro por horas extras de plantão presencial, limitado a 35% do teto do funcionalismo. Também foi autorizada a indenização por férias, licenças-prêmio e plantões não usufruídos antes da decisão do STF que restringiu esses benefícios.

A maioria ainda manteve a valorização por tempo de antiguidade na carreira (PVTAC), inclusive para aposentados e pensionistas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeito Pinheiro reúne aliados e reafirma parceria com Zenaide em Angicos

O prefeito Pinheiro apresentou, neste sábado, para os munícipes de Angicos os pré-candidatos dele para as eleições deste ano. O gestor anunciou que continua em parceria com a senadora Dra. Zenaide, que é pré-candidata à reeleição.

“Se existe Angicos antes e depois de Pinheiro é porque tenho gente como a senadora Zenaide me ajudando a transformar essa cidade”, afirmou o prefeito.

Zenaide lembrou que Pinheiro foi o primeiro prefeito reeleito de Angicos e destacou que ele trabalha “diuturnamente” pela população. “Tenho muito orgulho de ser parceira dos projetos dele, pois ele faz a política do bem comum”, disse a senadora que já enviou mais de R$ 3 milhões para o município.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas lança obras jurídica e literária em Natal

Foto: reprodução

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, lançará, no próximo dia 22 de julho, duas de suas mais recentes obras durante sessão de autógrafos, no Salão Nobre do Palácio José Augusto, sede da Assembleia Legislativa do RN.

Os livros “Admissibilidade e valoração probatória da confissão no processo penal” e “A confissão na literatura e outras confissões publicáveis” revelam diferentes facetas da produção intelectual do magistrado, transitando entre o rigor acadêmico do Direito Processual Penal e reflexões de natureza literária e humanística.

Publicado pela Editora Marcial Pons, “Admissibilidade e valoração probatória da confissão no processo penal” integra a Coleção Devido Processo e conta com apresentação do professor José Geraldo de Sousa Júnior e prefácio do jurista Gustavo Henrique Badaró.

A obra oferece uma análise aprofundada sobre a confissão no processo penal, examinando sua admissibilidade, sua força probatória e os limites impostos pelas garantias constitucionais, tema de especial relevância para a efetivação do devido processo legal e da proteção dos direitos fundamentais.

Já “A confissão na literatura e outras confissões publicáveis”, lançado pela Editora Noeses, reúne textos não jurídicos, ou não estritamente jurídicos, publicados originalmente em jornais, revistas acadêmicas e plataformas digitais.

A coletânea contempla crônicas, ensaios, reflexões literárias, incursões pela música erudita, comentários sobre cognição, exercícios poéticos e traduções, oferecendo ao leitor uma perspectiva mais pessoal e humanista do autor.

A sessão de autógrafos terá início às 17h, no Salão Nobre do Palácio José Augusto, localizado na Praça Sete de Setembro, nº 120, no bairro Cidade Alta, em Natal.

Justiça Potiguar

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *