Trump diz que suspenderá contribuição financeira dos EUA à OMS


Foto: Mandel Ngan/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (7) que vai suspender a contribuição de seu país à Organização Mundial da Saúde (OMS), acusando a instituição de mal desempenho na pandemia do novo coronavírus.

“Vamos suspender (o repasse) das quantias destinadas à OMS”, disse Trump, sem dar mais detalhes, durante entrevista coletiva, após escrever no Twitter uma mensagem contra a agência.

“A OMS estava realmente errada”, escreveu. “Por alguma razão, é amplamente financiada pelos Estados Unidos, mas muito focada na China. Vamos dar uma olhada mais de perto….Felizmente, rejeitei o conselho de manter nossas fronteiras abertas para a China desde o início. Por que nos deram uma recomendação tão errada?”, acrescentou.

Na coletiva, ele voltou a acusar a OMS de ter errado na forma de lidar com a pandemia. Segundo Trump, eles “perderam a oportunidade. Eles poderiam ter alertado meses antes”.

Logo após a entrevista, porém, o presidente baixou o tom, e negou que tivesse dito que vai retirar a ajuda financeira – apesar de ter feito a declaração na presença de jornalistas minutos antes. “Eu disse que vou dar uma olhada nisso”, desconversou.

Respiradores

Ainda durante a coletiva desta terça, Trump disse que os Estados Unidos podem estar chegando ao topo da curva de contaminações, o que significaria que o número de casos começaria a diminuir em breve.

Atualmente, os EUA são o país com mais casos no mundo – 386.800, segundo a universidade Johns Hopkins – muito à frente do segundo, a Espanha, que tem 140.511. Em número de mortes, porém, o país ocupa o terceiro lugar na lista (atrás de Itália e Espanha), com 12.291.

O presidente norte-americano disse ainda que o governo federal tem 8.675 respiradores artificiais em estoque para distribuir a estados que precisem, e que outros 110 mil serão entregues por fabricantes nas próximas semanas.

G1

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Justus disse:

    Reportagem 6/4/20 no Daily Mail: políticos americanos querem renúncia de diretor da OMS por ajudar a China a acobertar o vírus. Senadores desceram o pau na China. O embaixador chinês lá ficou quietinho.. O daqui também. O presidente do senado não pediu desculpa à China. Não teve leitor metido a analista dizendo "oh, é grande parceiro comercial, vai ter retaliação". Será que o embaixador aqui esperneia porque percebeu um povo ignorante ou que é submisso?

  2. Paul Bouffis disse:

    Essa é a melhor notícia do mundo. Parabéns, que os parasitas da OMS trabalhem e resistentem com os próprios recursos. Quero ver agora as recomendações se não vão mudar.

  3. Santos disse:

    Quem estava subestimando hj os efeitos do virus hj reconhece a sua agressividade. Como é que tem pessoas que observam isso ocorrendo em outros países e ignoram?

  4. Antonio Turci disse:

    Suspende é pouco. Tem que cancelar mesmo qualquer contribuição a está organização marxista.

  5. Claudineia bispo da silva disse:

    Como faço para corrigir um erro no cadastro pq meu irmão ele recebia 400,00 mais eu coloquei no cadastro 600,00 isso pode impedi ele ser a provado no cadastro mim responde pq ele esta muito preucupado

    • Lulu disse:

      De acordo com a reportagem acima, a sua pergunta é muito pertinente, tem que ser ao Presidente Trump .

COMENTE AQUI