UERN realiza II Caminhada Espaços Sagrados do Centro Histórico de Natal, nesta sexta

Nesta sexta-feira, 15 de novembro, feriado de Proclamação da República, o curso de Ciências da Religião, do Campus da UERN em Natal, vai realizar a II Caminhada Espaços Sagrados do Centro Histórico de Natal. Com saída da Praça das Mães, em frente à Capitania das Artes, às 8h, até o Cemitério do Alecrim, com previsão de chegada às 12h.

No trajeto, 15 pontos que marcam a influência de algumas religiões, como catolicismo, protestantismo e judaísmo na história de Natal:

1- Praça das Mães;
2- Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos;
3- Palacete da Viúva Machado;
4- Igreja Presbiteriana;
5- Sinagoga;
6 – Igreja Internacional da Graça de Deus;
7 – Catedral Metropolitana
8 – Federação Espírita Brasileira (Não será visitada, apenas citada);
9 – Praça Padre João Maria
10 – Irmandade Bom Jesus dos Passos;
11- Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação;
12 – Praça André de Albuquerque;
13 – Grande Oriente do Brasil
14 – Igreja do Galo;
15- Santa Cruz da Bica;
16- Cemitério do Alecrim.

“O objetivo da ação é realizar o percurso em áreas públicas do Centro Histórico de Natal conhecendo a história de monumentos, instituições, personagens e práticas ligadas ao repertório religioso da cidade. Diante de cada um dos pontos do roteiro, os participantes receberão informações repassadas por nosso guia, o Prof. Rodson Ricardo”, explica a coordenadora da ação, Profa. Irene van den Berg.

O ponto alto da caminhada é o passeio pelas ruas do Cemitério do Alecrim, onde repousam vários personagens da história não só de Natal, mas do Rio Grande do Norte, como Padre João Maria, Januário Cicco, Pedro Velho e João Câmara, além da área reservada ao cemitério judaico, o mausoléu da maçonaria, o túmulo dos aviadores britânicos que aqui faleceram durante II Grande Guerra.

A caminhada é uma atividade resultante de ações de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação e especialização em Ciências da Religião da UERN em Natal. A inscrição é obrigatória para os interessados em receber certificado de participação no evento e pode ser feita pelo link:

RECOMENDAÇÕES:

1. USAR ROUPAS LEVES E TÊNIS
2. NÃO TRAJAR ROUPAS CURTAS EM VIRTUDE DA POSSIBILIDADE DE ACESSO A ESPAÇOS RELIGIOSOS
3. LEVAR ÁGUA E LANCHES RÁPIDOS PARA CONSUMO NO PERCURSO
4. USAR PROTEÇÃO SOLAR