Um em cada 4 brasileiros acha que pouso na Lua foi mentira

PESQUISA DO DATAFOLHA DIZ QUE 26% NÃO ACREDITAM QUE HOMEM FOI À LUA (FOTO: PIXABAY)

Um em cada quatro brasileiros não acredita que o homem chegou à Lua em 20 de julho de 1969. O dado foi revelado pelo Datafolha, que entrevistou 2.086 pessoas nos dias 4 e 5 de julho em 103 cidades brasileiras. O resultado mostra que 70% acreditam que Neil Armstrong e Buzz Aldrin caminharam na Lua durante a missão Apollo 11, enquanto 26% duvidam do feito. Os outros 4% não têm opinião.

A escolaridade foi um dos fatores que influenciou o resultado: quanto menos anos de estudo, maior a descrença. Dentre os que estudaram até o ensino fundamental, 38% não acreditam na missão e 8% não sabem se acreditam. Entre os que estudaram até o ensino médio, o número de descrentes cai para 21% e dos que não opinam para 3%. A porcentagem é ainda menor entre os que estudaram em universidades: apenas 14% não acreditam e 2% dizem não saber.

A idade também muda a percepção sobre a missão Apollo 11. Surpreendentemente, os mais velhos são os que mais duvidam da veracidade: entre os entrevistados com mais de 60 anos, que já eram nascidos na época da viagem à Lua, um total de 36% não acredita que o pouso lunar realmente aconteceu. Entre os de 45 a 59 anos de idade, 29% são descrentes.

Em relação ao partido político, dentre os que admiram o PSL, 15% não acreditam na missão Apollo 11, quase o mesmo número do PSDB (16%). Já entre os que preferem PT e PMDB/MDB, o número é 26%.

Galileu

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Minion de Peixeira disse:

    Estava triste nesta manhã de terça e resolvi revistar o Blogue para me divertir com a minha querida amiga Terraplaneide (ou seria Terraplanílson… deixa para lá… dizem que gênero é uma construção cultural opressora… ) e aproveitar para lhe trazer um pouco de luz, tudo com muito amor no coração (coração no sentido poético/espiritual, não anatômico). Se propulsão no vácuo não existisse, satélites geoestacionários não conseguiriam fazer correções de órbita (e eles fazem isso de montão, sabia?). Saudações newtonianas PS: pare de ver vídeos de vocetubeiros terraplanistas.

  2. Renata disse:

    https://youtu.be/3vBlmRutM6Q

    Pra quem gosta de argumento de autoridade, um cientista comentando a respeito de uma entrevista dada por outro cientista. Peguem seus banquinhos…

  3. 🎅 disse:

    https://www.google.com.br/amp/s/www.thesun.co.uk/news/9530143/filmmaker-punched-buzz-aldrin-undeniable-proof-moon-landings-faked/amp

    CIA mais uma vez com sua “mão oculta” alterando o curso da história. Ou pelo menos alterando como ela é contada.

  4. Perguntar Não Deveria Ofender disse:

    Q coisa mais antiquada atribuírem tudo à esquerda ou direita. Conseguiram nos dividir pra que não questionemos? Enquanto isso, ainda que camuflado, se favorece práticas antigas e ritualísticas como assassinato de crianças (aborto precoce, tardio ou pós-natal), pedofilia, satanismo, privam pessoas de sua dignidade enquanto seres humanos criados à imagem e semelhança de Deus, o Criador. Aí colocam todo mundo pra se achar a poeira do coco das estrelas, tudo pra negar a importância do ser humano como criatura divina, enquanto enaltecem deuses pagãos e adoram o mundo bola molhada giratória, tal qual se fazia na antiguidade. Coincidência?

  5. Minion de Peixeira disse:

    É no que dá doutrinação esquerdista. Gente idosa que mora no mato, eu
    até compreendo que não acredite. Mas para alguém que sabe que satélites existem…

    • Pires disse:

      Ômi, tem gente ainda nesse mundo véi, que mesmo depois da lava-jato ter desbaratado toda quadrilha, recuperado 30 bilhões de reais dos 200 bilhões roubado pelo comandante, os petralhas e os megaempresários frutos dos empréstimos fraudulentos do BNDES e contratos fajutos da Petrobrás, Furnas… Etc, ainda chegam a dizer que isso tudo é retaliação das zelites. Vejam só o que tem de idiotas.

    • Renata disse:

      Falando em satélites, alguém sabe explicar pq ate hoje não existe nenhuma, NENHUMA, nenhuminha foto da Terra? Digo foto real, sem ser computação gráfica. Aquela Blue Marble a NASA mesmo admitiu q era colagem, com direito a mensagem subliminar. Pq nenhuma dessas espaçonaves conseguiram captar uma única foto do planeta?! Ninguém fica intrigado com isso?!

    • Perguntar Nao Deveria Ofender disse:

      Essa incapacidade de questionar deve ser atribuída a uma lavagem cerebral muito bem feita. Faz todo mundo acreditar em qualquer coisa, contanto q possa ficar num sofá olhando pro celular ou pra TV. Q preguiça! Em vez de viverem na realidade, buscarem a Verdade, se conformam c o argumento da autoridade. Se o Min. da Verdade falou, então não tem pq duvidar. Se mandam parar de comer ovo pq ovo mata e na semana seguinte dizem q comer ovo faz bem, a pessoa nem procura saber. Vão tomar vacinas como se estivessem fazendo download de antivírus. O Min. da Saúde manda darem vacina pra hepatite B em recém-nascido, sendo q o maior risco de contrair a doença é quando se inicia vida sexual, se for sem preservativo, com parceiro infectado. Porém nessa faixa etária a proteção imunológica já desapareceu! Qual a justificativa de provocar reações imunológicas em crianças tão pequenas? Mesmo Qd se tem tão pouco benefício e tantas crianças desenvolvendo doenças autoimunes e câncer? Opa! Esqueci que é proibido questionar…

    • Minion de Peixeira disse:

      Não é proibido questionar. Tanto que eu questiono a capacidade intelectual de quem acha essa viagem impossível, mesmo com bilhões gastos e centenas de milhares de pessoas traballhando no projeto.

  6. Yure da lua disse:

    Humanamente impossível, quanto tempo leva pra se chegar a lua?
    Que autonomia de combustível tem um foguete, pra ir e vir?? Ou sobe e desce empurrado pelo quê?
    Se isso fosse verdade a lua estava sendo explorada pelos Americanos, a essas alturas já deveriam Ta fazendo Ube pra lá.
    Sem falar nas jóias mais caras do mundo, feitas através de material lunar. Já pensou o valor de um objeto desses ?? Não sei nem mensurar.
    Por tanto vou ficar do lado dos que não acredita e nunca vou acreditar.
    Fui!!!

    • Severino disse:

      Não precisa de tanto combustível. Sobe e desce com combustível (hidrazina, acho). Não há atrito atmosférico e as forças gravitacionais ajudam. Ninguém vai viabilizar uma linha regular para a Lua só para produzir joias. Seriam tão caras que seriam incomerciáveis.

    • Renata disse:

      Sem falar q analisaram umas rochas lunares e viram q eram bem terrestres.

    • Renata disse:

      @Severino: “não precisa de tanto combustível.” Sério mesmo? Já viu uma decolagem? O tanto de fogo q sai dali pela queima de combustível? Já abastecesse um Opalão pra ir de Natal pra Mossoró? Calculo q deve gastar coisa semelhante por Km pra ir pra lua, mas to chutando.

    • Yure da lua disse:

      Severino.
      Quem foi que lhe disse isso homi??
      Tu acreditou??
      Isso é coisa de americano durante a guerra fria filho de Deus.
      Que mané de atrito que nada, o que sobe desce, alcançou a altura do avião se não tiver combustível pra funcionar, não se segura, esborracha no chão, não tem boquinha.
      Outra coisa, a lua tava acesa ou apagada?
      Tava grande ou pequena???
      O yure não se encandiou com a claridade não ???
      Uma mentira contada várias vezes, torna verdade, foi isso que os Americanos contaram pro mundo, mas os Soviéticos na época contestaram e contestam até hoje. (RÚSSIA)
      Quem acredita que o homem foi pra lua, acredita em Papai Noel, acredita que Lula
      é Inocente.
      Isso não existe.

    • Minion de Peixeira disse:

      Mais um submetido à lavagem cerebral esquerdista.

    • Minion de Peixeira disse:

      No que dá não ir às aulas de Física.

    • Renata disse:

      Quanto ao preço de joias: em 2017 chegaram a pagar US$71,2 milhões por um diamante rosa.
      Gastam em torno disso pra colocar um satélite em órbita.
      O Programa Apollo, q teoricamente levou naves tripuladas a Lua e trouxe de volta 6 vezes, custou um total de US$ 153 bilhões.
      Ao todo, a NASA já recebeu mais de US$601 bilhões, tendo um orçamento anual de mais de US$20 bilhões.
      Creio que dinheiro não é o problema. Com o q eles recebem, era pra gente ter cidades inteiras lá, ou inovações tecnológicas q justificassem o investimento. Mas não, além do travesseiro c aquela espuma horrorosa, a NASA trouxe pouco mais que conhecimentos c manipulação de imagens e muita propaganda.

    • Minion de Peixeira disse:

      PS: o referido experimento foi feito em ambiente de, pelo menos, micro-gravidade?

  7. Renata disse:

    Detalhe: idosos que não estudaram tanto São mais desconfiados. Ou seja: a escola tornou as pessoas mais crédulas e menos questionadoras. Parabens pra quem bolou essa lavagem cerebral. Jovens não pensam, estão se matando (literalmente), desconectados com a realidade. Se a TV/internet diz algo, deve ser verdade; se a maioria acha q é verdade, melhor nem se questionar.

    • Minion de Peixeira disse:

      Vc acredita que mandaram sondas para a Lua? Se acredita, então para fazer o percurso inverso é factível. Pare de ler bobajadas conspiratórias.

    • Renata disse:

      Não, Minion. Eu não acho que tenham conseguid mandar nada pra lua. Pare de ler ficção científica e procure analisar dados reais. Veja, por exemplo, um gráfico q mostra as temperaturas de acordo com a altitude. Na zona onde teoricamente está localizada a estação espacial a temperatura atinge 1.500°C. Acima do ponto de derretimento de metais, mas as roupas espaciais e a estação espacial não são danificadas. Me explique por qual razão a NASA não usa o material do revestimento pra beneficiar e proteger os bombeiros. Pq não se usa esse revestimento na área da saúde, pra proteger quem trabalha c radiação? Pq vc c certeza já ouviu falar do cinturão de radiação q colocaria em risco a segurança de todos q ousassem sair em órbita.

    • Minion de Peixeira disse:

      Bom, fazer o que contra alguém que não acredita quem nem sondas foram mandadas para a Lua? (até os russos, chineses, israelenses e indianos mandaram, sabia). A temperatura no espaço próximo (incluindo a da órbita da EEI) e mesmo na Lua, mesmo exposta ao Sol, é de cerca de 120 graus célsius. Nem chumbo derrete a essa temperatura. Se esse argumento de que são 1,5 mil graus, não haveria satélites (eu nunca vi um, mas acredito… sou muito ingênuo). Cinturão de radiação não é óbice, pois não teríamos satélites geoestacionários. Nem a temperatura, nem a radiação são óbices a uma viagem à Lua. Ainda insiste na falácia de tornar a Nasa responsável por queimaduras em bombeiros. Non sequitur. Existem materiais como o Nomex, da DuPont, que em alguns momentos ou trabalhou coma Nasa,ou a Agência usou a sua tecnologia. Tchau, gastei o meu latim. Já me diverti o bastante. Não vou ganhar nada lhe convencendo. Be happy.

    • Minion de Peixeira disse:

      *a temperatura no exterior da EEI e na superfície lunar, sob o Sol, é de cerca de 120 graus célsius,

    • Minion de Peixeira disse:

      UPDATE: parece que a fase final da missão israelense não foi bem sucedida. Mas eles não desistiram. Europeus e japoneses querem entrar no clube.

    • Minion de Peixeira disse:

      "Na zona onde teoricamente está localizada a estação espacial a temperatura atinge 1.500°C. Acima do ponto de derretimento de metais, mas as roupas espaciais e a estação espacial não são danificadas". Conclusão: a) como metais se fundem a essa temperatura, a EEI não existe; b) existem materiais capazes de suportar tais temperaturas.

  8. Renata disse:

    Quantos dos que acreditam que o homem pisou na lua também acreditam na velocidade de dobra e que tudo que existe é parte de um programa de computador e que somos apenas hologramas aguardando o aquecimento global derreter geleiras e inundar tudo?

  9. Minion de Peixeira disse:

    Aos que não acreditam, considerem o seguinte:
    -Não há dúvidas da capacidade de se botar objetos girando em torno da Terra, certo?
    -Então, se vc der um impulso, vc consegue botar isso para gravitar a Lua, certo?
    -Gravitando a Lua, não deve ser difícil lançar uma carga no solo lunar.
    -Agora, e se nessa carga estiver gente com trajes apropriados e com meios de retornar a órbita da Lua? (lembrando que a gravidade lunar é 1/6 da terrestre e não existe atrito aerodinâmico).
    -Assim, com um impulso, o que está no solo da Lua volta para a órbita. Com outro impulso se volta para a órbita da Terra.
    -Em órbita da Terra, se faz uma reentrada e se está de volta.

    Simples, né? E caro.

    • Renata disse:

      Sim. Tudo teórico, nada pratico. Vc sabia q a NASA alegou que perderam os blueprints dos equipamentos e por isso não se consegue reproduzir os módulos? Alegaram que por contenção de gastos gravaram sobre as fitas c os originais das filmagens realizadas na Lua. Há décadas eles consomem bilhões de dólares sem prestarem contas. Sem esquecer que um dos cientistas q fundou a Agência era um oficial da SS nazista, parceirão do Bigode, mestre da propaganda. Só não vê quem não quer.

    • Severino disse:

      Vc tá cercada da tecnologia que permitiu essa viagem. Se vc só vai acreditar na possibilidade se lhe mandarem, posso fazer nada… Numa era de terraplanílsons….

    • Minion de Peixeira disse:

      Não é prático pq? Qual a restrição? Qual seria a quantidade de combustível? Vc estudou Mecânica Celeste? Seria o óbice a eletrônica embarcada da época?

    • Renata disse:

      @Severino: “cercada de tecnologia que permitiu essa viagem.” Você assistiu o vídeo da aterrissagem? Nixon falando ao telefone com o astronauta? Alto e bom som? Meu celular é TIM e hoje, 50 anos depois do feito, não tenho sinal quando estou longe de uma antena. Não digo longe como Nixon estava da lua naquela noite, distâncias menores. Ah! As filmagens foram transmitidas perfeitamente, pontualmente. Parece até coisa de cinema, de tão boas🤭. Seria pq os americanos da década de 60 eram muito mais evoluídos q os de hoje? Desaprenderam? Fizeram módulos lunares com paredes de poucos centímetros de espessura, feitas de papel laminado, mas capazes de resistir a altas temperaturas, radiações, atrito e alterações de pressão. O mais incrível é pessoas instruídas acharem q é pecado questionar. Têm-se q aceitar tudo como dogmas, como numa religião q obriga as pessoas a taparem os olhos pra realidade e as proíbe de usarem a Lógica.
      @Minion: esse tipo de argumentação onde a pessoa dá uma carteirada e tira a outra de tempo pq ela não tem um papel dizendo q estudou Mecânica Celeste e por isso não pode questionar coisas simples, pra mim, não funciona. Não é preciso ter um papel dizendo o q eu posso ou não questionar. Se aqueles trajes eram capazes de aguentar tantas adversidades do viagem, então a NASA deveria ser responsabilizada pelas mortes de todos os bombeiros mortos em serviço em incêndios e q não foram beneficiados pelo conhecimento q foi desenvolvido para chegarem àquelas roupas especiais.

    • Renata disse:

      Me espanta é que mais de 70% acredite!

    • Minion de Peixeira disse:

      Essa dos bombeiros é a clasdica falácia non sequitur…. Mas existe muito material anti-chama desenvolvido em parceria com a Nasa. Pesquise sobreva DuPont.

    • Minion de Peixeira disse:

      As imagens ao vivo eram péssimas. Boa eram as gravadas pelos astronautas em película cinematográfica que tiveram que ser reveladas.

    • Renata disse:

      Minion, “clássica falácia non-sequitur”. Não sei o q vc quis dizer c isso, mas esse tipo de argumento não refuta nem explica nada. Não sei se sua intenção é realmente discutir algo e trazer conhecimentos à tona ou se vc quer apenas dar a impressão de estar ganhando um debate. Se for este o caso, pare que tá feio. Se não for, aguardo vc me explicar pq não usam isso pra proteger bombeiros e profissionais q usam radiação. Por exemplo, até hj tem usina nuclear no Japão q ninguém chega lá pra resolver vazamento por falta de proteção adequada. Japão, ninho de gente inteligente e tem dinheiro de sobra.

    • Renata disse:

      @Minion, vc disse q as filmagens em película cinematográfica tinham imagens excelentes. Mas a NASA deveria ter entregue os originais por conta da lei de acesso à informação, mas eles recusaram. Tiveram a oportunidade de calar a todos q duvidam das viagens, poderiam ter ajudado o progresso da ciência, mas em vez disso alegaram q usaram as fitas e gravaram por cima. Sério. Falaram isso.

    • Minion de Peixeira disse:

      Eles não podiam mostrar tudo para atender a capricho de curioso. Tem muita tecnologia sensível, especialmente com aplicações militares.

    • Renata disse:

      @Minion, lembrei de vc! Estava vendo um vídeo de experimentos onde se tentavam a combustão e o impulso no vácuo. Adivinha o q acontece? Nada. Impossível.

  10. Walsul disse:

    Manipulação se faz assim. Na pesquisa fizeram PT/MDB juntos? PSL separado?

  11. Antonio Turci disse:

    Somos um país onde muitos têm a síndrome de São Tomé. Inclusive quanto à Lava Jato. Aí concordo com o "Sr". Chibatazil

  12. chibatazil disse:

    Normal, boa parte deles acredita que o Lula e sua trupe são inocentes.

    • Minion de Peixeira disse:

      Pra petista, se disserem que os soviéticos estiveram em Alfa Centauro, eles acreditam e saem espalhando que existe uma conspiração capitalista para esconder.

COMENTE AQUI