Campanha da Câmara Municipal de Natal em defesa do combate ao novo coronavírus (COVID-19). É para o seu bem, é para o bem da nossa cidade.
PAPO DE FOGÃO: Confira as receitas de camarão crocante com arroz de siri; e crostini de macaxeira com camarão e fondue de queijo manteiga
CAMARÃO CROCANTE COM ARROZ DE SIRI
Ingredientes para os camarões:
300g de camarões com o rabinho
30g tempero sabor do mar ou pimenta do reino e sal a gosto
Alho triturado a gosto
400g de farinha panko
250g de farinha de trigo sem fermento
04 ovos
500ml de óleo para a fritura
Modo de preparo:
Coloque o alho em lâminas, a metade da cebola, os tomates e refogue com o azeite de dendê até murchar.
Coloque o leite de coco e tempere com o sal e a pimenta.
Bata metade das verduras no liquidificador com o molho.
Volte o molho para a panela, engrosse com um pouco de amido de milho e reserve.
Tempere o camarão com sal e pimenta.
Tempere os medalhões de peixe com sal, pimenta do reino e limão.
Em um tacho bem quente, coloque um pouco de óleo de soja, e sele todo o peixe dos dois lados. Reserve.
Na mesma panela coloque os camarões para grelhar aos poucos para não juntar água. Reserve.
Em seguida, em fogo baixo, coloque o molho à base de coco, e quando ferver, colocar o restante das verduras, o peixe e os camarões.
Deixe ferver.
Decore com cheiro verde.
Sirva em seguida.
Tempo de preparo: 15min
Tempo de cozimento: 8min
Ingredientes das batatas ao murro:
6 batatas
Azeite e sal a gosto
Modo de preparo:
Tempo de preparo: 5min
Tempo de cozimento: 10min
Ingredientes do arroz de siri:
300g de arroz já cozidos
300g de carne de siri
50g de alho picado
Sal e pimenta a gosto
1 cebola grande picada
200ml de creme de leite ou leite de coco
100ml de azeite
Cheiro verde a gosto
Modo de preparo:
Tempo de preparo: 8min
Tempo de cozimento: 10min
DICA RÁPIDA
CROSTINI DE MACAXEIRA COM CAMARÃO E FONDUE DE QUEIJO MANTEIGA
Ingredientes:
300g de macaxeira
100g de bacon fatiado ou cubos
10g de manteiga da terra
2g de coentro
50g de queijo manteiga
50ml de leite
20g de nata fresca
130g de filé de camarão
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Descasque a macaxeira, corte em pedaços menores e leve pra cozinhar no vapor da cuscuzeira por 20 minutos ou até amolecer completamente e reserve.
Frite o bacon em uma frigideira até dourar, escorra a gordura e reserve.
Misture o queijo com leite e leve pra o fogo até derreter completamente, finalize com a nata e reserve
Montagem: amasse a macaxeira e junte o bacon picado a manteiga, sal e pimenta, misture tudo, espalhe em uma forma baixa, retangular, passe o rolo e leve pra geladeira, depois de frio corte os crostini medindo 5 por 2 centímetros em média, frite em óleo quente a 180. Refogue o camarão na manteiga com sal e pimenta, misture com o fondue de queijo e coentro, monte os camarões com molho sobre o crostini e finalize com brotos de sua preferência e sirva em seguida
Tempo de preparo: 20min
Tempo de cozimento: 35min
Comente aqui
Deixe um comentário
Papa Leão XIV diz acompanhar fatos ‘com profunda preocupação’ e pede fim da ‘espiral de violência’ após escalada militar no Irã
O papa Leão XIV afirmou estar acompanhando com “profunda preocupação” os acontecimentos após os ataques dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã e fez um apelo para pôr fim ao que chamou de uma “espiral de violência”.
“Faço um apelo sincero às partes envolvidas para que assumam a responsabilidade moral de interromper a espiral de violência antes que ela se torne um abismo irreparável”, disse o papa.
“Estabilidade e paz não são construídas por meio de ameaças mútuas ou por meio de armas… mas apenas por meio de um diálogo razoável, genuíno e responsável”, afirmou o papa durante seu discurso semanal aos peregrinos na Praça de São Pedro, após a oração deste domingo.
Com informações de Exame
Comente aqui
Deixe um comentário
Irã anuncia líder supremo interino Alireza Arafi, que comandará processo para substituir Khamenei
O aiatolá Alireza Arafi foi eleito o líder supremo interino do Irã neste domingo (1º), um dia após a morte do líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, informaram agências estatais iranianas.
Arafi ficará à frente do país e foi eleito o chefe do Conselho interino de liderança iraniano, com a tarefa de comandar o processo de escolha de um novo líder supremo.
“O Conselho de Discernimento do Interesse do Estado elegeu o aiatolá Alireza Arafi como membro do conselho interino de liderança”, afirmou o porta-voz do conselho, Mohsen Dehnavi, em uma publicação na rede X.
O conselho interino, que também incluirá o presidente e o chefe do Judiciário, conduzirá o país até que a Assembleia dos Peritos “eleja um líder permanente o mais rápido possível”.
Escolha do líder supremo interino
Arafi foi escolhido como líder supremo interino horas após um grupo com três autoridades de alto escalão terem sido nomeadas para liderar interinamente o Irã. O grupo incluía o presidente Masoud Pezeshkian, o Chefe do Judiciário, Gholamhossein Mohseni-Ejei, e um dos juristas do Conselho dos Guardiões.
Morte do líder supremo Ali Khamenei
Khamenei foi morto em um bombardeio coordenado entre EUA e Israel contra o complexo presidencial onde ele estava na madrugada de sábado (28), no horário de Brasília. Sua morte foi confirmada pelo Irã apenas horas depois, já no final da noite.
Como o Irã é liderado
Depois que os aiatolás derrubaram a monarquia do Xá Reza Palévi em 1979, o Irã inaugurou um regime teocrático — onde o poder político é exercido por líderes religiosos ou baseado em dogmas de alguma religião.
O mais alto cargo do país se tornou o do Líder Supremo, que concentra os poderes político e religioso. Apenas 2 pessoas ocuparam essa função até o momento: o aiatolá Khomeíni até 1989, e desde então, Ali Khamenei.
Apesar de ter um presidente, o aiatolá é a maior liderança do país. O cargo é determinado por clérigos islâmicos, que são encarregados de selecionar, supervisionar e, se necessário, derrubar o líder.
Comente aqui
Deixe um comentário
Janja articulou doação de R$ 2,5 milhões de empresário para escola de samba que homenageou Lula e foi rebaixada
Só de um empresário do setor de mineração de Minas Gerais, Janja pessoalmente conseguiu captar R$ 2,5 milhões para que a Acadêmicos de Niterói produzisse o desfile que homenageou o presidente Lula. Mesmo com o aporte financeiro, a escola de samba terminou em último lugar, sendo rebaixada do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, especialmente pelas notas obtidas nos quesitos fantasias, alegorias e enredo.
A informação sobre o valor captado por Janja é o jornalista Lauro Jardim, no jornal O Globo, que ironizou o fato com um questionamento: “Como negar um pedido da primeira-dama para uma causa tão nobre?”
Comente aqui
Deixe um comentário
VÍDEO: Iranianos aplaudem ataques dos EUA e de Israel contra instalações ligadas ao regime
Ver essa foto no Instagram
Imagens: Instagram/Hoje no Mundo Militar
Moradores do Irã foram registrados aplaudindo e comemorando os ataques aéreos realizados pelos Estados Unidos e por Israel contra instalações ligadas ao regime iraniano em Teerã. As imagens e relatos que circulam nas redes sociais indicam manifestações espontâneas de apoio às ações.
Desde o início dos ataques, até a confirmação da morte do então líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, diversas manifestações da população iraniana celebrando a queda do regime foram registradas e divulgadas nas redes sociais.
Comente aqui
Deixe um comentário
Trump fala em ataques sem precedentes caso haja retaliação do Irã: “Melhor que não façam isso”
Foto: Anadolu via Getty Images
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu o Irã neste domingo (1º) contra novos ataques, após a ofensiva dos EUA e de Israel que matou o líder supremo iraniano, Ali Khamenei. Em publicação na Truth Social, Trump afirmou que, se Teerã avançar, será atingido com “uma força nunca antes vista” e deu o recado: “Melhor que não façam isso”
A ameaça veio após a resposta iraniana aos ataques iniciais de sábado, com o lançamento de centenas de mísseis e drones contra alvos americanos e israelenses, além de países árabes aliados a Washington. O movimento provocou cancelamentos generalizados de voos no Oriente Médio.
As Forças Armadas israelenses informaram que detectaram novos mísseis disparados do Irã neste domingo, com sirenes acionadas no centro do país e alertas para a população buscar abrigo. Explosões também foram registradas em Dubai e Doha pelo segundo dia seguido.
No Bahrein, sirenes foram acionadas e autoridades pediram calma à população. Imagens geolocalizadas mostraram fumaça no aeroporto de Erbil, no norte do Iraque, onde também foram ouvidas explosões.
Teerã afirmou que os ataques a países vizinhos são retaliação direta às ofensivas dos EUA e de Israel e reiterou que continuará mirando bases americanas na região.
Opinião dos leitores
-
Donald Trump o pacificador mundial.
Comente aqui
Deixe um comentário
SAMER AGI: ‘É a segunda vez, em 2026, que o governo brasileiro defende ditadores sob o pretexto de defender soberanias’
Ver essa foto no Instagram
O professor, advogado e ex-juiz Samer Agi fez duras críticas à postura do governo Lula em defender o regime iraniano sob o pretexto de defender soberanias, assim como fez recentemente após a operação dos EUA na Venezuela que terminou com a captura e prisão do ditador Nicolás Maduro.
Samer disse que a soberania é popular. E assim como aconteceu na Venezuela após a prisão de Maduro, a população do Irã foi às ruas e comemorou o fim da era sob o regime do aiatolá Ali Khamenei.
Em publicação no Instagram, Samer ressaltou ainda que não precisa admirar Trump ou Netanyahu para celebrar a queda de um regime que ‘esmaga mulheres, liberades e dignidades.
Leia a íntegra da publicação de Samer Agi:
É a segunda vez, em 2026, que o governo brasileiro defende ditadores sob o pretexto de defender soberanias.
A soberania é popular. E os iranianos, em festa, nos mostram que eles se sentem um pouco mais soberanos agora.
Eu não preciso admirar Trump para comemorar a queda de um regime que esmaga mulheres, liberdades e dignidades.
Nem aplaudir Netanyahu para aplaudir a impossibilidade de uma bomba por um país que tem a missão de destruir outro.
Deixar um povo ser esmagado em nome da soberania não é respeito a um Estado, mas convivência com o crime.
Aos governistas, deixo sugestão: se não puderem elogiar a queda de um homem mau, calem-se.
Os brasileiros de bem agradecem.
Samer Agi
Comente aqui
Deixe um comentário
RN tem 3ª maior taxa de estupro de vulnerável no Nordeste, o equivalente a três vítimas por dia
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O Rio Grande do Norte ocupa a terceira posição no Nordeste em incidência de estupro de vulnerável. Em 2025, o estado registrou 28,68 casos por 100 mil habitantes, acima da média regional (23,96) e da nacional (27,7). Em números absolutos, foram 991 casos, o equivalente a três vítimas por dia, segundo o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Na região, apenas Sergipe e Piauí tiveram taxas maiores. Apesar disso, o RN apresentou o menor crescimento de registros no Nordeste em relação a 2024 (0,92%), enquanto o Brasil teve leve queda (-0,38%).
Especialistas alertam que a subnotificação ainda é um desafio. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte apontam que fatores como grandes eventos e atividades econômicas específicas podem influenciar a violência contra crianças e adolescentes. Por outro lado, o aumento de registros também pode refletir maior capacidade de denúncia.
O crime envolve atos sexuais com menores de 14 anos ou pessoas sem discernimento ou resistência. Desde 2017, o Superior Tribunal de Justiça considera irrelevante qualquer alegação de consentimento ou relacionamento.
Atualmente, o RN conta com três delegacias especializadas (Natal, Parnamirim e Mossoró). Especialistas defendem a ampliação da rede para evitar subnotificação e revitimização no atendimento.
Números (estupro de vulnerável) – Nordeste
- Alagoas
643 – 19,96 por 100 mil - Bahia
3.940 – 26,49 por 100 mil - Ceará
1.569 – 16,93 por 100 mil - Maranhão
1.687 – 24,04 por 100 mil - Paraíba
1.081 – 25,96 por 100 mil - Pernambuco
1.733 – 18,12 por 100 mil - Piauí
1.223 – 36,13 por 100 mil - Rio Grande do Norte
991 – 28,68 por 100 mil - Sergipe
849 – 36,92 por 100 mil
Com informações de Tribuna do Norte
Opinião dos leitores
-
E é porque a guvernadora é uma prufessora.
-
Onde tem esquerda e população que recebe Auxílios e bolsas maior que números de trabalhadores com carteira assinadas, tem os piores índices do que não presta.
-
Só estados onde a dominância é de esquerda, tá explicado.
-
Tudo que é ruim o RN fica nas primeiras colocações. Fora PT. Basta de Alves.
Comente aqui
Deixe um comentário
Direita convoca atos contra Lula, Moraes e Toffoli em várias capitais neste domingo (1º)
Foto: Beto Barata/PL
Grupos e lideranças da direita articulam manifestações em diversas cidades do país neste domingo (1º), com críticas ao presidente Lula e a ministros do Supremo Tribunal Federal. A mobilização, batizada de “Acorda, Brasil”, deve reunir apoiadores em capitais como Belo Horizonte e São Paulo, em um movimento que também projeta o cenário eleitoral de outubro.
O ato foi impulsionado pelo deputado Nikolas Ferreira, que confirmou presença na concentração marcada para as 10h, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, antes de seguir para São Paulo. A convocação ocorre após o parlamentar liderar uma caminhada de 250 quilômetros entre Paracatu (MG) e Brasília em protesto contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Na capital paulista, são esperadas participações do senador Flávio Bolsonaro e dos governadores Romeu Zema e Ronaldo Caiado, apontados como nomes que buscam dialogar com o eleitorado conservador.
Além de Lula, os protestos também miram o ministro Alexandre de Moraes e o ministro Dias Toffoli, com críticas à atuação da Corte em casos recentes, incluindo desdobramentos envolvendo o Banco Master.
Com informações da Itatiaia
Comente aqui
Deixe um comentário
Especialista afirma que capacidade militar do Irã segue forte após ofensiva
Foto: Official President website/Handout via Reuters
O Irã mantém praticamente intacta sua capacidade militar mesmo após recentes ataques atribuídos a Israel e aos Estados Unidos, segundo análise do professor Ronaldo Carmona, da Escola Superior de Guerra, em entrevista à CNN Brasil. Para ele, o país persa possui Forças Armadas relevantes e um dos programas de mísseis mais desenvolvidos da região.
Carmona destacou que Teerã se preparou ao longo dos anos para um eventual confronto direto, investindo em bases subterrâneas e estruturas capazes de resistir a bombardeios sofisticados. Segundo o especialista, parte dos lançadores e mísseis de grande porte pode estar oculta e pronta para uso em defesa da liderança iraniana.
O professor classificou o cenário atual como um confronto de grandes proporções entre potências militares. De um lado, Estados Unidos e Israel, com forte presença naval e aérea na região; do outro, o Irã, que ainda teria, de acordo com a estimativa apresentada, cerca de dois mil mísseis de cruzeiro disponíveis.
Na avaliação dele, a ofensiva teve como foco tanto a eliminação de lideranças quanto a tentativa de enfraquecer a estrutura militar iraniana. Ainda assim, Carmona acredita que o conflito tende a permanecer concentrado nos principais envolvidos, sem uma ampliação imediata para outros países do Oriente Médio.
Comente aqui