Polêmica

VÍDEO: Padre cita IFRN em Currais Novos ou Parelhas, e diz que “só tem abortistas, feministas e gente do contra”

Foto: Reprodução

Viralizou no início desta semana um trecho do padre Stanley Lopes, pároco da Matriz de Jardim do Seridó, em que desafia fiéis a demonstrarem sua fé também fora dos limites da igreja, ao citar os campi do IFRN dos municípios de Parelhas e Currais Novos, em que diz que “só tinham feministas e abortistas”. Em nota, que foi destaque na Tribuna do Norte nesta terça-feira(05), o instituto reafirmou a liberdade religiosa dentro da instituição. Vídeo pode ser visto AQUI.

Veja a nota do Campus Avançado de Parelhas: 

“A Constituição de 1988, atual constituição vigente no Brasil, no seu Art. 5°, estabelece que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.

O mesmo artigo fundamenta o princípio de que o Estado é laico e de que deve proteger e assegurar que o individuo possa ter liberdade de expressão e religiosa.

Além disso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, de 1961) no Art. 3, inciso II, estabelece como princípio para educação a “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber”.

Esta mesma lei também dispõe no Art. 35, inciso III, sobre “o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico”.

Diante deste contexto legal, os Institutos Federais fazem parte da rede de educação pública e são instituições laicas. Desta forma, os mesmos não são encarregados de promover educação religiosa de nenhum tipo. O que cabe à nossa escola, enquanto promotora de educação, é mostrar, através das disciplinas de História, Geografia, Literatura, Filosofia e Sociologia, o tema religioso, sem fazer referência para sustentação de valores, visões de mundo comportamentos ou atitudes. Mas garantindo a diversidade de pensamento e a discussão crítica dos temas.

Ademais, dentro do Instituto Federal, alunos e funcionários são livres para se expressar, podendo sim carregar cruzes no peito e outros símbolos da sua religião, porque é direito constitucional. Mas nossa instituição jamais poderá ensinar a respeito de religião e de crenças espirituais porque essa não é a função da escola.

O ensino desses conhecimentos religiosos é função da Igreja Católica e das demais religiões, para cativar os jovens e ensiná-los sobre as doutrinas religiosas que eles “devem” seguir.

Para ilustrar o nosso papel, tomo como exemplo eu, Ramon Viana, professor e Diretor Geral do IFRN Campus Avançado Parelhas.

Sou católico, praticante de ir à missa todos os domingos e ser Ministro da Eucaristia. Sustento meus valores e visões de mundo segundo a minha religião. No entanto, não me cabe ensinar e nem promover dentro do Instituto, que é instituição pública e laica (nunca é demais reforçar!), minha religião e o que eu acredito. Isso porque, antes de qualquer coisa, eu tenho que ter respeito às demais pessoas que não seguem a mesma religião que eu sigo. E do mesmo jeito que eu tenho direito de acreditar no que eu quiser, as outras pessoas também possuem esse direito. Então sejam católicos, evangélicos, umbandistas, judeus, ateus, agnósticos e demais crenças religiosas, as pessoas sempre serão respeitadas e terão sua liberdade de expressão e de religião dentro do Campus Avançado Parelhas. E não é o Diretor Geral que está estabelecendo isso, é a Constituição de 1988 que rege nosso país.

A respeito do Campus Avançado Parelhas ter “feministas, esquerdistas, abortistas, gente do contra e da ideologia de gênero”, voltamos ao Art. 5° da Constituição Brasileira e aos Art. 3 e Art. 35 da LDB.

Cada pessoa é livre para ter um ponto de vista e ter as suas defesas a respeito dos temas polêmicos que surgem na sociedade, e isso é um direito que jamais, dentro do nosso Campus, será negado ou violado. O papel da nossa instituição é não conceder valores obrigatórios aos respectivos temas. Entretanto, a nossa escola tem a função, muito significativa dentro da sociedade, que é o de formar cidadãos críticos e com pensamento autônomo.

Sendo assim, temas como “a luta das mulheres por direitos”, “a política brasileira e internacional, atual e ao longo da história”, “ a diversidade de gêneros”, entre outros assuntos polêmicos, serão discutidos sim, como garante a lei. Mas, repito, isso ocorrerá sempre sem fazer referência para sustentação de valores, visões de mundo, comportamentos ou atitudes de forma absoluta e obrigatória.

Tomo, ainda como exemplo, a educação sexual. Não cabe à escola dizer se o adolescente deve ou não ter relações sexuais. Mas, cabe à escola ensinar as formas de prevenir gravidez, o que são as DSTs e as formas de prevenção, o que é violência sexual, como detectá-la e como denunciá-la. O ensinamento escolar visa a formação para cidadania.

Por fim, destaco novamente que nossa escola é laica e que vai assegurar os diretos de todos, segundo a Constituição de 1988 e a LDB. Aproveito o espaço para convidar toda a comunidade a conhecer o que o IFRN Campus Avançado Parelhas vem fazendo na vida de milhares de jovens e adolescentes ao longo dos anos. Promovemos educação de qualidade, e, acima de tudo, formamos cidadãos para melhorar o mundo em que vivemos.

Damos perspectivas de vida a esses jovens e a essas famílias, que muitas vezes não tiveram oportunidades. E essa sempre vai ser a maior missão da nossa escola, não julgar o que nossos alunos e funcionários acreditam e defendem, mas fazer com que nossos alunos possam acreditar em um futuro muito melhor e com oportunidades de crescimento intelectual, profissional e material, amparados em uma formação cidadã.

Ramon Viana de Sousa

Diretor Geral do Campus Avançado Parelhas”

Opinião dos leitores

  1. C0mo ex-aluno da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte -ETFRN, hoje Instituto Federal do RN – IFRN, venho expressar meu orgulho de ter tido o privilégio e o prazer de ter estudado nessa escola e ter conquistado a minha cidadania. Orgulho também por ter filhas como ex-alunas e meu neto como ex-aluno. A nota do professor Ramon Viana só veio aumenta esse meu orgulho, Parabéns, professor Ramon. Parabéns a toda comunidade do IFRN, Campus de Parelhas, estendendo a todas as comunidades dos IFs de todo Brasil.

  2. O padre tem total e absoluta razão. ????????????
    Triste de quem não tem condições de pagar a educação de seus filhos.

  3. Parabéns, Gustavo e Antônio Turci, pelos comentários de vcs. Ao Padre Stanley Lopes, o nosso apoio e, às nossas orações. João Macena.

  4. Isso é liberdade de expressão. O padre tem todo direito de ser machista, facista, sexista, em suma, ridículo…

  5. Mas onde foi que ele mentiu ?
    Já merece ser canonizado um padre desse , parabéns ao padre do serido.

  6. O IFRN é uma das mais respeitadas instituições de ensino do país. O padre e os bolsominions ruminantes deveriam se informar melhor antes de despejarem a sua verborragia nos comentários!

  7. Para saber o que acontece dentro das universidades e similares não necessariamente o indivíduo tem que está cursando para o restante da sua respectiva vida. Todos nós também sabemos o que acontece nos intramuros da politica brasileira, em todas as esferas. Para ter cconhecimento disso não é prpreciso se candidatar a nenhum mandato publico, nem tão pouco trabalhar para políticos, basta ter raciocínio e colocar o bem estar da sua familia em primeiro lugar

  8. Agora vem os petralhas querer inibir o padre. Liberdade de expressão. O Padre tem direito ou não tem? Ou só sem direito se for petralha e comunista?

  9. Mas os críticos são muito patetas, mesmo. O Padre está certíssimo, e o pior é ter de explicar. A sua crítica não foi à "laicidade" do IFRN, foi aos CATÓLICOS que vão à missa usando camiseta com imagens, crucifixos, terços, etc, mas quando vão a certos locais (como o IFRN, que é sabidamente dominado pelos grupos que ele identifica), ficam com vergonha da própria fé. Não é coragem usar crucifixo e camiseta de santo na missa, é coragem usá-los em ambientes hostis. Que pena que muitos não entenderam e partiram para o insulto contra um ÓTIMO PADRE.

  10. Parabéns Ramon, diretor geral do Campus.
    Respondeu e contra-argumentou as imbecilidades ditas pelo padre que ainda vive na idade média.

  11. Liberdade de expresão, sem extremismo. Cada um tem o seu ponto de vista. Uns concordam, outros discordam. Isso é democracia! O que não pode, é xingamento, mal trato, falta de respeito, ignorância e por ai vai.

  12. Sou amante da democracia e da liberdade de expressão.
    Sou contra ao que o Padre falou, porém ele tem a liberdade para se expressar.
    Não vou ofender o Padre, como a boiada ofende o Papa, cada vez o Pontífice se manifesta sobre qualquer assunto.

  13. Com todo o respeito, ouso comentar resumidamente. De antemão reconheço, embora "na marra", a Constituição (demagógica) Cidadã. Em nossas escolas para jovens não tem lugar para Deus, mas estão presentes os ensinamentos marxistas, leninista, gramscistas e outros ateísmo mais. Quanto a liberdade de expressão de alunos e funcionários esra é garantida, desde que seja seja a favor do "princípios" do petisco e outras vertentes de esquerda. Em razão da laicidade não se pode falar em Deus, mas se fala direto na podridão que é a ideologia de gênero. Ao Padre de Jardim do Seridó, meus parabéns.

    1. Você estuda em qual faculdade para saber o que se passa lá dentro? Ou é só mais um que fugiu da escola e agora como tem o poder de opinar na palma da mão expõe seu ódio contra as academias de formação?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Balsas de garimpeiros ilegais são incendiadas pela Polícia Federal no Rio Madeira, no Amazonas

Foto: Hermes de Paula / Agência O GLOBO

Após quatro dias de espera, a Polícia Federal iniciou, na manhã deste sábado, uma megaoperação para combater os garimpos ilegais no Rio Madeira, na altura da cidade de Autazes, a 120 quilômetros de Manaus, no Amazonas. A ação, que conta com o apoio da Força Nacional e da Marinha, vem sendo tratada em sigilo para evitar uma reação mais violenta dos garimpeiros, que já se dispersaram pelo rio em direção a Porto Velho.

Mesmo com a forte chuva na Amazônia, quatro colunas de fumaça preta podiam ser vistas sobre o rio, na tarde deste sábado. Trinta e uma balsas de garimpo foram incendiadas por agentes da Polícia Federal. Eles se locomoviam armados pela água em duas lanchas e lançavam combustível nas estruturas abandonadas pelos garimpeiros, que se esconderam na selva.

A reportagem flagrou a ação da PF e assistiu a um cenário de embarcações queimando e outras afundando em pleno rio amazônico. Ao mesmo tempo, nos grupos de WhatsApp dos garimpeiros pipocavam mensagens, às quais O Globo teve acesso, dizendo que a “PF chegou pra queimar tudo sem dó e piedade”.

A revolta entre eles era grande. Isso porque as embarcações funcionam como uma verdadeira casa para eles, com alojamentos, refeitórios, ar condicionado, internet de satélite e — o principal — a draga que funciona 24 horas por dia.

Em outro ponto do rio, um helicóptero da PF abaixava e dava ordens para que os garimpeiros retornassem em direção Porto Velho. Sem querer confusão com as autoridades, esses grupos acataram aos avisos.

No dia 23 de novembro, um comboio de mais de 300 balsas se instalou no leito do Rio Madeira em frente à comunidade de Rosarinho, em Altazes, que vive da pesca e da produção de mandioca e banana. Moradores relataram que acordaram assustados com o surgimento da noite para o dia de uma verdadeira cidade flutuante — cada balsa abriga cerca de 6 a 8 pessoas. Trezentos barcos representam mais de 2 mil pessoas que se acresceram à população local, de aproximamente 40 mil habitantes.

Atraídos por um áudio que viralizou no WhatsApp (“lá embaixo estão fazendo uma grama de ouro por hora. Mas é certo mesmo, não é mentira”) dos garimpeiros, eles subiram o Rio Madeira vindo de Humaitá e Porto Velho, em Rondônia. E o boato procedia. Barqueiros relataram à reportagem terem visto os garimpeiros tirando 40 gramas de ouro em um dia — o que equivale a mais de R$ 10.000 reais.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Palmeiras vence o Flamengo na prorrogação e é tricampeão da Libertadores

Foto: Eitan Abramovich/AFP/@Conmebol

O Palmeiras conquistou o tricampeonato da Libertadores. O Alviverde venceu o Flamengo na prorrogação por 2 a 1.

O time paulista abriu o placar logo no início do jogo com Raphael Veiga. Gabibol deixou tudo igual no segundo tempo, levando o jogo para a prorrogação.

No começo da prorrogação o meia Andreas Pereira deu bobeira e perdeu a bola para o atacante Deyverson que fez o gol do título palmeirense.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

João Doria vence prévias e é escolhido como candidato do PSDB à Presidência em 2022

Foto: Sérgio Lima/Poder 360

O governador de São Paulo, João Doria, venceu as prévias e foi escolhido, neste sábado (27), como candidato do PSDB para concorrer à Presidência da República nas eleições de 2022.

Doria supera Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, e Arthur Virgílio, ex-prefeito de Manaus, após intensa e tumultuada disputa interna

A votação, que foi aberta novamente nesse sábado por meio de um novo aplicativo, acontece após um provável ataque hacker que o partido foi alvo no último domingo (21), quando as prévias foram suspensas após erros no primeiro sistema utilizado pela sigla.

Com informações de CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Esse aí nem pra síndico de prédio ganha , agora a peia vai ser grande, ou o mito ou o corrupto lalau.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bolsonaro diz que teve momentos ‘mais difíceis’ na Aman que na Presidência

Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado, 27, ter enfrentado na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) “momentos mais difíceis” do que na Presidência. “Em momentos difíceis à frente da Presidência, vejo o que passei aqui (na Academia Militar das Agulhas Negras) e me conforto dizendo que aqui foi mais difícil. Quem passa por aqui, sabe o que são essas dificuldades”, afirmou Bolsonaro, citando ensinamentos de lealdade, humildade e disciplina na cerimônia de entrega de Espadas aos Novos Aspirantes, realizada nesta manhã na cidade de Resende.

Bolsonaro disse que os militares estão “prontos” para defender a liberdade do País. “A vocês jovens aspirantes, agora integrando o Exército brasileiro, passa uma enorme responsabilidade, maior até que defender a vida dos nossos cidadãos é defender a nossa democracia e a nossa liberdade. Juramos dar a vida à Pátria e este juramento está muito vivo. Não ousem roubar nossa liberdade, estamos prontos para defendê-la. Nós militares respeitamos a nossa Constituição”, afirmou.

O presidente estava acompanhado na solenidade de entrega do Aspirantado 2021 aos cadetes do 4º ano da Aman do vice, general Hamilton Mourão, do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, general Augusto Heleno, do ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, e do ministro da Defesa, general Walter Braga Netto.

Antes da cerimônia, o presidente acenou para apoiadores e caminhoneiros que passavam pela Rodovia Presidente Dutra em frente ao Hotel de Trânsito da Academia Militar das Agulhas Negras. Bolsonaro chegou à cidade no fim da tarde de sexta-feira, 26.

O presidente é egresso da Aman, onde se formou em 1977. Na noite de sexta, Bolsonaro foi até um trailer comer cachorro-quente, como tradicionalmente faz quando visita Resende.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. Também, lá ele não podia torrar quase 4 milhões de reais do cartão corporativo em 4 meses sem prestar contas, dinheiro advindo de impostos dos que ganham 1.100 reais, pra trabalhar 30 dias de sol a sol. Ainda debocha por sermos idiotas. muita estupidez numa só pessoa. Só comparado a devolução do dinheiro recuperado pela lava jato ao maior ladrão doe dinheiro público do planeta.

  2. Com certeza na Aman era mais difícil já que ele tinha que trabalhar e estudar! Depois de ter sido reformado foi vagabundar na política, coisa que faz até hoje já que não faz nada além de gastar nosso dinheiro e colocar em sigilo as falcatruas que comete! E o brasileiro ainda cogita votar nele ou em lulaladrao… Realmente merecemos viver nesse país como ele eh…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil casos nas últimas 24h

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste sábado (27):

– O país registrou 229* óbitos nas últimas 24h, totalizando 614.186 mortes;

– Foram 9.223* novos casos de coronavírus registrados, no total 22.076.863.

*Sem dados do DF e MT, que não divulgam aos finais de semana.

A média móvel de óbitos nos últimos 7 dias é de 228, e a média móvel de novos casos é de 9.245.

O Ministério da Saúde calcula que mais de 21,2 milhões de pessoas já se recuperaram da covid-19.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia Militar apreende mais de 50kg de drogas na Zona Oeste de Natal

Foto: PMRN/cedida

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte apreendeu mais de 50 kg de drogas, em uma área de morro do bairro Cidade Nova, na Zona Oeste de Natal, durante a manhã deste sábado (27).

De acordo com a PM, a apreensão foi feita pela equipe da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), após denúncias de tráfico de drogas na região. Na carga, foram identificados 51 tabletes de porte médio e 20 porções menores de maconha.

Todo o material apreendido foi conduzido para a Delegacia de Plantão para realização dos procedimentos cabíveis.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Vazamento em adutora deixa três cidades do RN sem água

Foto: Prefeitura de Bento Fernandes/RN

O fornecimento de água nas cidades de Bento Fernandes, João Câmara e comunidades rurais de Poço Branco foi suspenso no início da manhã deste sábado (27). De acordo com a Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern), o motivo foi um vazamento identificado na adutora que abastece estes locais.

Ainda segundo a Caern, uma equipe já está trabalhando no conserto. A previsão da Companhia é que o serviço seja finalizado até a noite de domingo (28), quando a distribuição de água será retomada.

Já o prazo para que todos os imóveis estejam plenamente abastecidos é de até 48h após o conserto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Emprego

Marinha abre processo seletivo com vagas para Natal

Foto: Marinha do Brasil

Estão abertas inscrições para o processo seletivo para o Serviço Militar Voluntário de Oficiais (SMV-OF) que aceitará inscrições até 5 dezembro de 2021. São 413 vagas de nível superior para atuações em todo o país. A taxa de inscrição é de R$ 140. Homens e mulheres com mais de 18 anos e menos de 41 até o dia 12 de setembro de 2022, data da incorporação, podem se inscrever, dentre outros requisitos.

Os rendimentos de Guarda-Marinha (GM), primeiro posto a ser ocupado, chegam a R$9.948,40, sendo R$7.315 de soldo, adicional militar de R$1.389,85, adicional habilitação de R$877 e adicional disponibilidade de R$365,75. Após seis meses, o Oficial passa a ocupar o posto de Segundo-Tenente, com rendimentos de R$10.935,40, sendo soldo de R$7.490, adicional militar de R$1.423,10, adicional habilitação de R$1.647,80 e adicional disponibilidade de R$377,50.

Ao completar um ano da incorporação, o Oficial ocupa o posto de Primeiro-Tenente e passa a receber R$12.120,15 de rendimentos, sendo R$8.245 de soldo, R$1.566,55 de adicional militar, R$1.813,90 de adicional habilitação e R$412,25 de adicional disponibilidade. No sétimo ano de serviço militar, o Oficial ocupará o posto de Capitão-Tenente, com rendimentos de R$13.611,15, sendo R$9.135 de soldo, R$2.009,70 de adicional militar, R$3.105,90 de adicional habilitação, R$456,75 de adicional disponibilidade.

Conheça a distribuição das vagas para Oficial temporário da Marinha

O candidato vai concorrer à vaga do DN para o qual se inscrever. As atuações serão para graduações de diversas áreas, como Área Técnica, Engenharia, Medicina, Saúde, Técnica-Magistério e Inspetor Naval, conforme o DN.

As vagas para Natal estão dentro da quantidade disponível para o 3º Distrito Naval, que ao todo conta com 36 vagas, distribuídas, além da capital potiguar, para as cidades de Fortaleza, João Pessoa, Recife e Maceió.

Vagas:
1ºDN – 213 vagas
2º DN – 16 vagas
3º DN – 36 vagas
4º DN – 25 vagas
5º DN – 14 vagas
6º DN – 10 vagas
7º DN – 21 vagas
8º DN – 57 vagas
9º DN – 21 vagas

Interessados em fazer o processo seletivo para o Serviço Militar Voluntário de Oficiais temporários (SMV-OF)  deverão acessar o site www.ingressonamarinha.mar.mil.br,  clicar em “Serviço Militar Voluntário”, clicar no mapa que mostra a região de interesse, ler o aviso de convocação (documento que rege a seleção) e inscrever-se.
O vínculo entre os militares temporários e a Marinha pode ser renovado uma vez por ano, podendo chegar ao máximo de oito anos, a critério do comando, sem chance de estabilidade depois deste período.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

FINAL DA LIBERTADORES: Pré-jogo tem confusão entre palmeirenses e flamenguistas no Uruguai

Foto: reprodução

Torcedores de Flamengo e Palmeiras protagonizaram confusão em Montevidéu, no Uruguai, poucas horas antes de a bola rolar para a final da Copa Libertadores entre os clubes. Na tarde de hoje (27), a confusão estourou em um restaurante nos arredores do Estádio Centenário.

O restaurante fica no ‘lado palmeirense’ do Estádio Centenário, localizado na região das entradas que são exclusivas aos torcedores do Alviverde na final. Alguns flamenguistas almoçavam em uma mesa externa do estabelecimento sem serem incomodados, em meio aos palmeirenses, até serem expulsos a pontapés por homens vestidos com camisas da torcida organizada Mancha Verde.

O tumulto deixou garrafas quebradas, além de cadeiras e mesas jogadas no chão. Alguns policiais apareceram para pedir calma e conter os mais exaltados, mas não há notícia de detenções.

Este foi o primeiro registro de tumulto entre flamenguistas e palmeirenses que viajaram ao país vizinho para acompanhar a decisão.

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pilotos e comissários cancelam greve que estava prevista para iniciar na segunda-feira (29)

Foto: REUTERS/Arnd Wiegmann

Após votação realizada online encerrada neste sábado (27), pilotos e comissários decidiram cancelar a greve que estava prevista para iniciar na próxima segunda-feira (29).

Os aeronautas aprovaram aprovaram a proposta do TST (Tribunal Superior do Trabalho) para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da aviação regular. Foram registrados 53,68% de votos favoráveis à proposta e 45,56% de votos contra, além de 0,76% de abstenções. No total, 6.956 tripulantes participaram.

A proposta do TST prevê o reajuste imediato de 75% do INPC dos últimos 12 meses na parte fixa e variável do salário; 100% do INPC dos últimos 12 meses nas diárias de alimentação nacionais e vale alimentação/teto. Além disso, prevê a renovação na íntegra das demais cláusulas sociais sem alterações.

Opinião dos leitores

  1. A passagem que já está baratinha, vai ficar ainda mais. Eta governo bom! Ninguém mais cozinha com gás, anda de carro próprio, viaja de avião, come carne, utiliza energia elétrica…bostonaristas falavam tanto da Venezuela que copiaram quase tudo de lá.

    1. Falou muita MERDA! Você deve ser algum parasita que deixou de mamar na tetinha do governo e hoje tem que trabalhar para poder ganhar dinheiro…. Trabalho dignifica o homem, mas parasitas, como você, tem aversão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *