Diversos

VÍDEOS: Multidão tenta sair Afeganistão, agora dominado pelo Talibã, e tumulto no aeroporto de Cabul deixa mortos; voos comerciais são cancelados

Combatentes do Talibã assumem o controle do palácio presidencial afegão em Cabul, capital do Afeganistão, após o presidente Ashraf Ghani fugir do país em 15 de agosto de 2021 — Foto: Zabi Karimi/AP. Vídeos AQUI em texto na íntegra

Um tumulto no aeroporto de Cabul deixou mortos nesta segunda-feira (16), quando uma multidão tentava embarcar em aviões para deixar o Afeganistão, agora dominado pelo Talibã.

O número de óbitos não foi confirmado. O jornal americano “The Wall Street Journal” fala em três mortos por armas de fogo.

A agência de notícias Reuters cita relatos de testemunhas de que cinco pessoas morreram, sem dizer se as vítimas foram atingidas por disparos de armas de fogo ou pisoteadas durante a confusão.

As pessoas estão tentando deixar o país após o Talibã tomar a capital Cabul e voltar ao poder depois de 20 anos. O presidente fugiu do Afeganistão e o palácio presidencial foi tomado no domingo (15).

Os EUA atacaram o Afeganistão em 2001, em reação ao atentado do 11 de Setembro, e tirou o grupo extremista do poder (veja mais abaixo).

O então presidente americano, Donald Trump, assinou acordo de paz com o Talibã em fevereiro de 2020 que previa a retirada total das tropas do país em abril deste ano.

O atual presidente, Joe Biden, manteve a decisão e adiou a saída completa para o fim deste mês. Com a retirada das tropas, o Talibã rapidamente reconquistou o poder.

Os voos comerciais foram cancelados, e apenas viagens militares ocorrem no local. “Por favor, não venha para o aeroporto”, disse uma autoridade do aeroporto.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram várias pessoas tentando entrar em aeronaves que estavam prestes a deixar o Afeganistão.

Durante o tumulto, tropas dos EUA, que estavam no aeroporto para ajudar os cidadãos americanos a embarcarem, atiraram para o alto.

Mais de 60 países, incluindo EUA, Alemanha, Japão e França, publicaram um comunicado em que fazem um apelo para que cidadãos afegãos e estrangeiros tenham permissão para deixar o Afeganistão em segurança.

‘Situação pacífica’ e diálogo com a Rússia

Autoridades do Talibã disseram nesta segunda que não receberam relatos de confrontos em todo o país desde que tomaram Cabul.

“A situação é pacífica, de acordo com nossas informações”, disse um dos principais membros do grupo extremista.

O encarregado russo para o Afeganistão, Zamir Kabulov, afirmou nesta segunda que o embaixador de seu país em Cabul se reunirá na terça-feira (17) com os talibãs e que a Rússia decidirá se reconhece ou não o governo do Talibã de acordo com suas “ações”.

“Nosso embaixador está em contato com líderes talibãs e amanhã se reunirá com o coordenador do Talibã”, disse Kabulov à rádio Ekho Moskvy. “O reconhecimento ou não dependerá das ações do novo regime.”

Rápido avanço do Talibã

A queda do governo afegão para o Talibã ocorre 20 anos depois de o grupo extremista ser expulso de Cabul pelos Estados Unidos, que invadiram o país dias após os ataques de 11 de setembro de 2001.

Em abril, o presidente dos EUA, Joe Biden, havia anunciado a retirada de todas as tropas do país até o fim do mês.

O Talibã avançou rapidamente depois de que a maior parte das forças lideradas pelos Estados Unidos deixaram o país em julho, e a queda de Cabul ocorre antes do previsto pelas autoridades norte-americanas.

Segundo a Reuters, a estimativa dos serviços de inteligência norte-americanos era de que o Talibã chegasse a Cabul em setembro, com uma possível tomada do poder em novembro.

G1

 

Opinião dos leitores

  1. Esse Biden vai ser a Dilma dos Estados Unidos, só faz kgada, PT, PSOL e PCdoB acreditam em distribuição de flores e fazer coraçãozinho pra conquistar a paz mas não foi assim q derrotaram Hitler.

    1. Kkkk. Omi reduza essa ração de capim cloroquinado e vá estudar: quem começou a desmantelar a operação no Afeganistão foi Trump…

  2. Os takings foram armadas r equipados pelos EUA para combater um, então, governo de esquerda. Depois, as ideias extremistas não agradaram os EUA que passaram a combater os talibãs. Hoje abandonaram o apoio ao governo e os extremistas tomaram o poder novamente e está esse caos. Claro que os interesses dos EUA já devem ter sido atingidos. Ai o povo que se exploda, foi assim no Iraque e por onde os EUA prove guerras. O Brasil miliciano pode chegar a isso aí, claro que em nome de Deus e da família. Ah, e da pátria também.

  3. O Brasil corre o risco de virar um afeganistão se um novo governo democrático verdadeiro não assumir urgentemente!!

    1. A esquerda mundial viabilizou o Talibã retomar o poder no Afeganistão.
      O povo em desespero tentando fugir, trânsito caótico, pânico generalizado. O país vai mergulhar em situação muito pior que Cuba em seus anos mais sanguinários.
      Como de costume dos ditadores, negando o banho de sangue.
      Tem brasileiro aplaudindo…
      Vejam como os homossexuais e traficantes serão tratados pelo regime do Talibã…

    1. DISCORDO MUITA GENTE COBRAVA AO EUA , QUE TIRASSE OS MILITARES DO AFEGANISTÃO, MUITOS ARTISTAS , ONGS, LIDERES DE GOVERNO E ETC. BIDE TIROU.
      E AGORA , COMO FICA ESSAS PESSOAS QUE PEDIAM TANTO PRA TIRAR AS TROPAS.

  4. Só a Rússia mesmo para falar em reconhecer um governo como o Talibã. Manda o Lula pra lá também.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PF prende suspeitos e bloqueia R$ 54 bilhões em bens em investigação das Lojas Americanas

Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (25), uma nova fase da investigação sobre as fraudes contábeis nas Lojas Americanas, caso que revelou um rombo estimado em R$ 24 bilhões e se tornou um dos maiores escândalos financeiros do país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vereador do PT é preso em operação contra PCC e suspeita de lavagem de dinheiro

Foto: Reprodução

O vereador da cidade de São Paulo Senival Moura, do PT, foi preso nesta quinta-feira (25) durante uma operação da Polícia Civil e do Ministério Público de São Paulo que investiga o Primeiro Comando da Capital (PCC) e um suposto esquema de lavagem de dinheiro ligado a uma empresa de transporte público.

A ação faz parte da Operação Última Parada, que também tem como alvo integrantes da facção criminosa e dirigentes da concessionária Transunião.

Ao todo, a Justiça expediu cinco mandados de prisão e 104 mandados de busca e apreensão, cumpridos em cidades de São Paulo, na Grande São Paulo, no interior do estado e em Extrema (MG). Entre os presos estão o vereador e o presidente da empresa, Lourival de França Monário.

As investigações tiveram início após o assassinato de Adauto Soares Jorge, então presidente da concessionária, em 2020. A partir desse caso, equipes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) identificaram indícios de possível influência do PCC na administração da empresa.

Segundo os investigadores, teria sido identificado um núcleo paralelo dentro da concessionária, responsável por decisões estratégicas e movimentações financeiras. Também há suspeitas de irregularidades na evolução do capital social da Transunião, que teria passado de pouco mais de R$ 100 mil para mais de R$ 50 milhões, sem comprovação clara da origem dos recursos.

Em 2025, a empresa recebeu mais de R$ 300 milhões do sistema municipal de transporte coletivo. Para os investigadores, parte dessa estrutura pode ter sido usada para dar aparência de legalidade a recursos ligados ao crime organizado.

A Justiça determinou o bloqueio de até R$ 194 milhões em contas bancárias, além da indisponibilidade de veículos, imóveis e embarcações ligados aos investigados. Também foi determinado o afastamento da diretoria da concessionária e a comunicação à Prefeitura de São Paulo para possível intervenção no serviço de transporte.

A Operação Última Parada mobilizou cerca de 350 policiais civis, além de promotores do Gaeco e equipes especializadas. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e aprofundar a análise da movimentação financeira do grupo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Presidente nacional do PL reage a vídeo de Michelle sobre Flávio Bolsonaro: “Vamos ter paciência”

Foto: Reprodução

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, minimizou os efeitos políticos do vídeo da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro com críticas ao senador e presidenciável Flávio Bolsonaro (PL-RJ), publicado nesta quarta-feira (24).

Ele minimizou os impactos negativos e pregou “paciência” para resolver os atritos no clã Bolsonaro, em entrevista à coluna Igor Gadelha, do Metrópoles.

Não (vai prejudicar Flávio). Vamos ter paciência, vamos resolver”, afirmou Valdemar à coluna por mensagem de texto enviada direto da Copa, nos Estados Unidos.

Em dois vídeos publicados nas redes sociais, Michelle expôs o desconforto com Flávio. Na gravação, a ex-primeira-dama relata ter se sentido “traída” e “apunhalada” pelo senador.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Após fala de Michelle, Flávio Bolsonaro diz que “nunca maltratou” e pede desculpas se ofendeu

Foto: Reprodução

O senador Flávio Bolsonaro se pronunciou nesta quarta-feira (25) após declarações da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que afirmou ter sido “maltratada e humilhada” em uma conversa com ele.

Flávio disse que “nunca maltratou ou humilhou uma mulher” e afirmou que, caso tenha ocorrido qualquer interpretação nesse sentido, pede desculpas. Ele reforçou respeito por Michelle e destacou o papel dela à frente do PL Mulher e no apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Em nenhum momento ofendi ou tive a intenção de ofender a Michelle. Se o fiz em algum momento, mais uma vez, peço desculpas”, declarou o senador. Ele também afirmou reconhecer o trabalho dela e o cuidado com a família.

O posicionamento ocorre após a divulgação de vídeos de Michelle em que ela afirma ter se sentido “humilhada” por Flávio em uma ligação telefônica. Segundo ela, o senador teria criticado sua participação em decisões internas do partido.

Flávio, por outro lado, afirmou que tentou contato com Michelle pela manhã para convidá-la a uma reunião com lideranças femininas organizada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), mas disse que não obteve retorno.

O episódio expõe um atrito interno no campo político ligado ao PL, envolvendo divergências sobre decisões partidárias e articulações regionais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Tremor da Venezuela é sentido no Brasil e assusta moradores em capitais do Norte

Imagens: Reprodução/Metrópoles

Os tremores registrados na Venezuela nesta quarta-feira (24) também foram percebidos em diferentes cidades da região Norte do Brasil, causando susto entre moradores de capitais como Belém (PA), Manaus (AM), Macapá (AP) e Boa Vista (RR).

Em diversos bairros, moradores relataram sensação de vibração em prédios e residências, conforme informações do Metrópoles. Em alguns casos, houve saída preventiva de apartamentos e edifícios até a verificação da situação pelas equipes responsáveis.

Em Belém, a Prefeitura informou que a Defesa Civil passou a monitorar o cenário. De forma preventiva, alguns prédios nos bairros do Umarizal, Jurunas, Cremação e Pedreira chegaram a ser evacuados para avaliação técnica.

O prefeito Igor Normando (MDB) pediu cautela à população e orientou que as pessoas sigam as recomendações dos órgãos oficiais. Segundo ele, a prioridade é garantir segurança durante a verificação das estruturas.

Em Manaus, relatos nas redes sociais indicam que o tremor foi sentido em diferentes bairros. Vídeos mostram objetos se movendo por alguns segundos, o que levou moradores a deixar imóveis para entender o que estava acontecendo.

No Amapá, principalmente em Macapá, ao menos três edifícios foram evacuados por precaução. O Corpo de Bombeiros foi acionado para inspeções e acompanhamento da ocorrência em vários pontos da capital.

Até o momento, não há registro de feridos nem de danos estruturais significativos nas cidades brasileiras. As autoridades seguem monitorando a situação após o terremoto de magnitude 7,1 registrado no território venezuelano, com epicentro próximo à cidade de Morón, no norte do país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após terremotos, Lula manda Itamaraty avaliar possível ajuda do Brasil à Venezuela

Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) afirmou que o governo brasileiro está avaliando possíveis formas de apoio à Venezuela após os terremotos que atingiram o país e provocaram mortes, destruição e impactos em serviços essenciais.

Segundo o presidente, ele determinou que o Ministério das Relações Exteriores, por meio do Itamaraty, analise a situação em conjunto com a embaixada brasileira em Caracas para definir eventuais medidas de assistência humanitária.

Os tremores, de magnitudes 7,2 e 7,5, ocorreram em sequência e levaram o governo venezuelano a decretar estado de emergência nacional. A presidente interina Delcy Rodríguez informou que há registros de mortes, danos estruturais e deslocamento de populações em áreas afetadas.

Foto: Getty Images

Em mensagem publicada nas redes sociais, Lula afirmou ter recebido as informações com “grande preocupação e consternação” e declarou solidariedade ao governo e ao povo venezuelano. Ele também destacou a disposição do Brasil em colaborar na recuperação das regiões atingidas.

Itamaraty: não há brasileiros entre vítimas

O Itamaraty informou que, até o momento, não há registro de brasileiros entre as vítimas dos terremotos. O órgão mantém monitoramento da situação e canais de atendimento consular em funcionamento.

Tremores foram sentidos na Região Norte 

Os tremores também foram sentidos em cidades do Norte do Brasil, como Belém (PA), Manaus (AM), Macapá (AP) e Boa Vista (RR), onde moradores relataram abalos e saídas preventivas de prédios. As Defesas Civis seguem acompanhando os impactos na região.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

NÚMERO ASSUSTA: terremoto deixa quase 8 mil desaparecidos na Venezuela

Foto: Reprodução/Getty Images

Uma projeção preliminar do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) indica que os terremotos que atingiram a Venezuela nesta quarta-feira (24) podem provocar um número elevado de vítimas e danos de grande escala. Segundo a estimativa da agência, o total de mortes pode ficar entre 10 mil e 100 mil, conforme informações do Metrópoles.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Até o momento, o governo venezuelano confirmou 32 mortes e mais de 700 feridos em decorrência dos abalos. A região mais afetada foi La Guaira, descrita pelas autoridades como uma “zona de desastre”.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Enquanto equipes de resgate seguem atuando nas áreas atingidas, uma iniciativa popular registrava, até a madrugada desta quinta-feira (25), 8.378 pessoas desaparecidas. Desse total, 418 já haviam sido localizadas, enquanto 7.960 continuavam sem contato com familiares.

Foto: Reprodução/Getty Images

Outra plataforma criada para auxiliar na busca por vítimas reunia 986 registros de pessoas procuradas por parentes e amigos. Os sites permitem o compartilhamento de informações para ajudar na localização dos desaparecidos.

Foto: Reprodução/Getty Images

Em sua avaliação inicial, o USGS afirmou que é “provável que haja um alto número de vítimas e danos extensos” em consequência dos terremotos. A análise faz parte de um sistema automatizado que calcula os possíveis impactos de grandes desastres naturais.

Foto: Reprodução/Redes sociais

A estimativa considera fatores como magnitude dos tremores, profundidade, localização do epicentro, densidade populacional e vulnerabilidade das construções. O número final de vítimas, no entanto, só poderá ser confirmado após o avanço das operações de resgate e dos levantamentos oficiais.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

[VÍDEO] Venezuela vira zona de desastre após terremotos; EUA estima até 100 mil mortos

Imagens: Reprodução/Poder360

A Venezuela contabiliza ao menos 32 mortos e mais de 700 feridos após os dois fortes terremotos que atingiram o país na quarta-feira (24). O número foi divulgado pelo governo venezuelano na madrugada desta quinta-feira (25), mas ainda não inclui todas as áreas afetadas.

O dado que mais chama atenção vem de uma avaliação preliminar do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Segundo a agência norte-americana, o desastre pode resultar em um número de vítimas muito maior, com uma estimativa que varia entre 10 mil e 100 mil mortos.

Os dois tremores, de magnitudes 7,2 e 7,5, ocorreram com apenas 39 segundos de diferença e tiveram epicentros no norte da Venezuela. Os abalos foram sentidos em diversas regiões do país, incluindo Caracas, além de áreas da Colômbia e do Caribe.

Uma das regiões mais atingidas foi La Guaira. De acordo com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, há dezenas de edifícios desabados e operações de resgate seguem em andamento. A área foi classificada pelo governo como uma “zona de desastre”.

Diante da gravidade da situação, o governo decretou estado de emergência nacional, suspendeu aulas e interrompeu parte da infraestrutura de transporte. Equipes de resgate de diversos países foram mobilizadas para auxiliar nas buscas por sobreviventes.

O presidente Lula informou que determinou ao Itamaraty e à Embaixada do Brasil em Caracas que avaliem possíveis medidas de assistência ao país. Já o USGS ressalta que suas projeções são preliminares e poderão ser revisadas conforme novas informações forem divulgadas pelas autoridades venezuelanas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

[VÍDEO] Com show de Vini Jr. e retorno de Neymar, Brasil garante liderança e avança na Copa

Imagens: Reprodução/Alysson Chinês (Ouxines)

O Brasil confirmou a liderança do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 ao vencer a Escócia por 3 a 0 nesta quarta-feira (24), no Hard Rock Stadium, em Miami. A noite foi marcada pelo brilho de Vini Jr. e pelo retorno de Neymar aos gramados do Mundial.

A Seleção de Carlo Ancelotti dominou a partida e construiu a vitória com dois gols de Vini Jr. e um de Matheus Cunha. O camisa 7 foi o grande destaque da equipe e participou diretamente dos principais lances ofensivos.

O primeiro gol saiu logo aos seis minutos. Ainda na etapa inicial, Vini Jr. chegou a balançar as redes novamente, mas o lance acabou anulado após revisão do VAR por falta na origem da jogada.

No segundo tempo, o Brasil manteve o controle da partida e ampliou o placar. Matheus Cunha marcou o segundo da Seleção, e Vini Jr., após bela jogada de Bruno Guimarães, fechou a conta e garantiu a goleada brasileira.

Aos 32 minutos da etapa final, veio um dos momentos mais aguardados da noite. Após pedidos da torcida, Neymar entrou em campo e fez sua estreia nesta edição da Copa do Mundo, sendo bastante comemorado pelos brasileiros presentes no estádio.

Primeiro do Grupo C

Com o resultado, o Brasil avança às oitavas de final na primeira colocação do Grupo C.

Agora, a equipe aguarda a definição do Grupo F para conhecer seu próximo adversário, que pode ser Holanda, Japão ou Suécia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Rogério aciona TCU e PGR contra publicidade de Lula que já soma R$ 785,7 milhões

Foto: Marcelo Camargo

O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição e coordenador da campanha de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), apresentou na terça-feira (23), representações ao Tribunal de Contas da União (TCU) e à Procuradoria-Geral da República (PGR). Nos documentos, o parlamentar acusa o governo federal de ter extrapolado o limite de gastos com publicidade em ano eleitoral.

Segundo os cálculos apresentados pelo senador, o governo já empenhou R$ 785,7 milhões em publicidade institucional no primeiro semestre de 2026, valor que superaria o teto permitido em R$ 167,6 milhões (excesso de 27%).

A Secretaria de Comunicação Social (Secom) foi procurada por e-mail, mas não se manifestou até a publicação desta matéria pelo jornal O Estado de S. Paulo, no fim da noite da terça-feira (23).

Marinho também mira uma campanha específica: a peça publicitária “Tempo com a Família”, lançada para defender o fim da escala de trabalho 6×1. Segundo o senador, a iniciativa consumiu cerca de R$ 80 milhões e “pode ser interpretada como exemplo do uso da máquina pública para deslegitimar posições políticas divergentes”.

O senador afirma que a campanha possui “evidente potencial de impacto eleitoral” e que o Planalto busca disputar a “paternidade política da proposta em ano eleitoral, em contexto de baixa popularidade presidencial”.

Além disso, Marinho relembrou um precedente do TCU. Segundo o senador, em 2019 o tribunal suspendeu uma campanha publicitária do governo Bolsonaro sobre o Pacote Anticrime, conjunto de medidas de segurança pública enviado ao Congresso. O argumento era o mesmo: o de que não é legítimo usar publicidade oficial para promover proposta legislativa ainda em tramitação.

“A coerência institucional exige que parâmetros jurídicos de mesma natureza conduzam aos mesmos resultados, independentemente do governo de ocasião”, diz o senador.

Ao TCU, Marinho pede auditoria emergencial na Secom, medida cautelar para suspender imediatamente a campanha da escala 6×1 e aplicação de multa aos responsáveis. À PGR, pede a abertura de procedimento investigatório.

Com informações da Jovem Pan

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *