Diversos

Você vive uma amizade bromossexual? Ela está em alta nos EUA

23ago2016---ben-moss-e-seu-colega-de-quarto-lucas-whitehead-dir-na-entrada-do-predio-onde-moram-no-brooklyn-nova-york-1475864916323_615x300Foto: Andrew White/The New York Times

Uma propaganda recente para o programa “”Shahs of Sunset”, do canal de TV americana Bravo, mostra dois de seus protagonistas masculinos relaxando em espreguiçadeiras na praia. Diante de uma cena de banhistas sumariamente vestidos, os melhores amigos Reza Farahan e Mike Shouhed olham para diferentes objetos do desejo: Farahan para homens musculosos, e Shouhed para mulheres curvilíneas.

Seus desejos distintos, que podem ter afastado homens gays e héteros uns dos outros no passado, inspiram o gesto definitivo da conexão fraternal: um “fist bump” (cumprimento com os punhos fechados).

“Mike e eu somos muito parecidos”, diz Farahan. “Ele sempre foi mulherengo, e eu sempre fui pegador. Na propaganda, estamos vivendo um momento, e é o mesmo momento. A única diferença é que estou olhando para os homens e ele, para as mulheres.”

O autor irlandês Jarlath Gregory vê essa ligação como nova para a cultura e familiar para ele. Seu mais novo romance, “The Organised Criminal” (“O criminoso organizado”, em tradução livre), gira em torno de uma amizade fraternal entre um gay e um hétero.

“Esse tipo de relacionamento fácil não seria verossímil para o grande público 10 anos atrás”, diz Gregory, 38, que é gay. “Uma das coisas de que meu editor gostou a respeito do meu livro é que essa amizade era algo que não víamos com muita frequência antes.”

Pelo menos não na cultura pop. É claro, sempre houve amizades entre gays e héteros, mas só recentemente eles passaram a ser representados com mais destaque e naturalidade em séries de TV, filmes, livros e blogs.

Muitas vezes existe em jogo um senso tradicionalmente masculino de familiaridade nessas representações, exalando um sentimento peculiar o suficiente para sugerir um termo próprio: relacionamentos bromossexuais [junção das palavras “”bro” (“irmão”) e “homossexual”].

A representação crescente deles contrasta com uma que acabou se tornando um clichê: a conexão entre uma mulher heterossexual e seu melhor amigo gay.

A manifestação mais recente da mídia também dá um salto significativo em relação a uma de suas primeiras versões. De 2003 a 2007, o programa “Queer Eye for the Straight Guy” apresentou homens gays como seres mágicos que funcionavam como ajudantes para homens heterossexuais, orientando-os em matéria de moda e decoração, enquanto mantinham boa parte de suas próprias vidas fora de cena.

Em comparação, a última temporada de “Scream Queens” mostrou o bonitão Nick Jonas como um membro de fraternidade gay que compartilha um interesse em comum pelo golfe com seu irmão de fraternidade e melhor amigo, o heterossexual Chad.

Ajudantes

No documentário lançado recentemente “Strike a Pose”, sobre a trupe de dança de Madonna para a turnê “Blonde Ambition”, a trama mostra a trajetória do bailarino hétero solitário que de homofóbico passa a ser um homem emocionalmente liberado por seus vários amigos gays. Outra série, “Manzo’d With Children”, dá destaque para a relação entre os irmãos protagonistas heterossexuais e o melhor amigo gay deles, ex-colega de casa.

E o representante mais conhecido dessa rede, Andy Cohen, que é gay, raramente perde uma oportunidade de brindar sua amizade próxima com o guitarrista e mulherengo John Mayer.

Cohen menciona Mayer nada menos que 14 vezes em seu livro campeão de vendas “The Andy Cohen Diaries.”

Ele também escreveu um artigo para a revista “Entertainment Weekly” no ano passado narrando suas façanhas bromossexuais. Em uma saída, durante o fim de semana da Parada Gay, eles foram a um show de uma banda derivada de outra que os dois adoram, o Grateful Dead.

Cohen escreveu que um amigo lhe mandou em uma mensagem de texto: “Para celebrar o orgulho gay de um jeito mais hétero do que isso, só transando com uma garota no Super Bowl”. Em outra noite, Cohen e Mayer foram a um bar gay, onde Cohen descobriu que seu amigo hétero era o “companheiro de paqueras perfeito.”

“Homens héteros são muito bons para isso”, diz David Toussaint, cuja compilação de ensaios, “Toussaint!”, contém várias tiradas cômicas sobre identidade sexual. “Se estou andando na rua com um cara jovem e hétero que eu conheço, e ele vê um cara olhando para mim, ele diz ‘Vai fundo!'”

Vin Testa, 26, um professor de matemática de Washington, D.C., que também é um porta-voz da causa LGBT para as escolas públicas da região, diz que as mudanças nas relações entre homens héteros e gays foram tão rápidas que ele vê uma diferença significativa desde que ele terminou o ensino médio. Ele acredita que um dos maiores obstáculos que ele enfrentou ao se assumir era algo comum a muitos homens gays: “o medo intenso de perder as amizades masculinas.”

A principal motivação para Testa se assumir durante a faculdade foi descobrir que eram amigos de seu time de futebol do colegial “quem mais queriam que eu saísse do armário”, ele conta. “Eles estavam realmente preocupados comigo.”

23ago2016---ben-moss-esq-e-lucas-whitehead-no-telhado-do-predio-onde-moram-em-nova-york-1475865076980_615x300Foto: Andrew White/The New York Times. Ben Moss (esq.) e Lucas Whitehead no telhado do prédio onde moram

Gregory, o escritor irlandês, acredita que um ponto de conexão para a geração mais jovem é a proliferação da cultura geek. “É tecnologia, filmes de super-heróis, Pokémon Go e até rock indie”, ele diz. “Tudo isso é parte muitas vezes de uma cultura masculina da qual jovens gays também se sentem parte”.

Para homens de uma geração mais antiga, a desconfiança a ser superada é maior. “Nós pensamos tradicionalmente nos relacionamentos entre homens gays e héteros como hostis, até mesmo agressivos”, diz Michael LaSala, 57, autor de “Coming Out, Coming Home: Helping Families Adjust to a Gay or Lesbian Child” (“Saindo do armário, chegando em casa: ajudando as famílias a se adaptarem a um filho homossexual”). “Por esse motivo, os gays tradicionalmente não se sentiam confortáveis nesses relacionamentos.”

LaSala, que é gay, diz que não conseguia se imaginar tendo uma amizade próxima com um hétero quando ele tinha 20 e poucos anos. No entanto, nos últimos anos ele formou uma ligação próxima com Dr. Robert Garfield, 70, um homem heterossexual que escreveu o livro “Quebrando o Código Masculino: Liberando o Poder da Amizade”. Os dois costumam palestrar juntos sobre os efeitos negativos da homofobia sobre homens gays e héteros.

“Minha relação com Michael e outros homens gays é algo maravilhoso para mim”, diz Garfield. “Ela me amplia como ser humano. Existe uma leveza no falar sobre sexo que não ouço de meus amigos héteros.”

Um bálsamo para antigas feridas

“Existe um sentimento de respiro”, diz Odie Lindsey, 45, um escritor de ficção hétero e veterano da Guerra do Golfo, cujo novo livro de contos, “We Come to Our Senses”, contém vários personagens gays. “Com amigos homens héteros, às vezes surge algum assunto que exige uma obrigação particular ao que se espera que os homens devam dizer ou fazer. Isso pode soar intimidante e falso. Não é legal ter de ouvir a um coro de pessoas que se sentem obrigadas a agir da mesma forma.”

LaSala diz que, para os gays, “as amizades com homens héteros podem ser muito curativas. Quando você vive uma amizade próxima com um homem hétero e essa pessoa é muito aberta, isso é um bálsamo para algumas antigas feridas.”

Ao mesmo tempo, existem contrastes grandes nos dois mundos. Os homens gays dizem que é comum que seus amigos héteros fiquem com inveja, ou pelo menos se sintam pressionados, pela eficiência e aparentemente onipresença dos encontros amorosos entre homens.

“Os héteros reclamam: ‘Você pode só conhecer um cara, levar para casa e transar'”, diz Toussaint. “Um cara hétero gato que eu conheço reclama: ‘Com uma garota, preciso levá-la para sair e fazer todo um ritual, quando tudo que eu quero é transar com ela e partir para outra.'”

No que diz respeito a sexo e namoro, os héteros também precisam navegar por complexos desequilíbrios de poder entre gêneros. Os gays conseguem evitar essa ansiedade.

Por outro lado, alguns homens gays dizem ter inveja de certos aspectos da aparência masculina heterossexual. “Homens héteros podem andar relaxados e ninguém se importa”, diz Gregory. “Os gays têm julgado uns aos outros mais do que as mulheres, em termos de preconceito físico.”

Se tais contrastes causam fascinação, outras diferenças podem ser prejudiciais. O clichê e a eterna suspeita de que um gay possa desenvolver uma queda por seu amigo hétero pode derrubar o equilíbrio de poderes e minar a confiança entre eles. “Um gay pode ficar preocupado que um cara pense que ele está dando em cima dele”, diz LaSala. “E o que isso significaria para a relação?”

Os roteiristas de “Scream Queens” exorcizaram essa ansiedade através da sátira em uma cena que viralizou no YouTube. Ela traz o personagem de Jonas tentando levar seu melhor amigo hétero para a cama. “Esse tipo de paixonite parece algo muito antigo”, disse Lucas Whitehead, 29, um hétero que vive em um predinho de tijolos em Fort Greene, bairro povoado por uma mistura rotativa de homens hétero e homossexuais.

Ele relata que em seu meio não há nenhum tipo de desconforto a respeito de se ter amigos ou colegas de casa gays. No entanto, ainda persistem disparidades, algumas delas a respeito de sexo. “Falo com amigos gays sobre o antes, não sobre o depois”, diz Whitehead.

É uma atitude adotada também por um de seus colegas de casa gay, Ben Moss, 25, que diz: “Eu falo com amigos héteros sobre o que gira em torno do sexo, mais do que sobre o que de fato fizemos.”

De acordo com LaSala, muitos homens héteros bem-intencionados podem se sentir constrangidos ao abordar assuntos que eles sabem que não compreendem totalmente. Ele acredita que é importante que os homens héteros reconheçam as diferenças.

Ele compara isso com amizades entre pessoas de raças diferentes. “Alguns de nós que são brancos são acusados com razão de serem ‘cegos para a cor'”, diz LaSala. “Existe um equivalente para homens héteros que poderia ser ‘cego para a cultura’.”

Às vezes existe uma dissonância quando um amigo se vê em um grupo dominado por pessoas de outra orientação, e não em conexões individuais. “Ouvir um bando de homens héteros juntos é como ouvir uma língua estrangeira”, diz Toussaint. “A linguagem é estranhamente impessoal: ‘cara’, ‘breja’, ‘o jogo’. Eles devem se sentir de forma parecida a respeito das coisas sobre as quais conversamos.”

Ao mesmo tempo, muitos homens valorizam as diferenças.

“Fico feliz de viver em torno de pessoas que tenham uma experiência de vida diferente da minha, e fico feliz que elas vivam em torno de mim”, diz Moss. “Uma experiência homogênea em amizades não é boa para ninguém.”

UOL

Opinião dos leitores

  1. Eu achei Tchudo!! tenho varios amigos gays, e convivemos numa boa…tocamos a mao e nos beijamos. Isso é o futuro gente!

  2. Vejo tanto homosexualidade reprimida e enrustida nos depoimentos deste post, muita gente precisa de terapia para deixar de ofender que ama aos seus pares, ninguém obriga ninguém a ser gay, vc nasci, se resolver sexualmente é a solução para o preconceito.

  3. Bromofuleragem!
    A coisa tá só piorando… cada vez mais as aberrações estão ficando comuns, e as pessoas não podem expressar opiniões contrárias para não serem taxadas de "preconceituosas" ou "intolerantes".
    Pense num desafio grande é querer educar um filho ou uma filha nesse mundo de hoje…

  4. Rapaz, querem mesmo de toda forma destruir nossa sociedade. E a grande mídia é altamente conivente com isso. Talvez porque boa parte de seus membros habitam um ambiente de grande permissividade, com altíssima tolerância (prá ficar "por menos") com as drogas, com a liberalidade sexual, a massificação do "coitadismo" social, essa onda do "politicamente correto"… Francamente, a civilização ocidental sofre constante agressão aos valores que nos trouxeram até aqui. E muitos não enxergam isso e se deixam levar pela onda.

    1. Concordo com tudo que você escreveu. A grande maioria dos infelizes quer transformar a vida em um grande e lamentável puteiro.

  5. Concordo com você Francisco Cândido, belo comentário !!!
    A mídia vive divulgando coisas exdrúxulas com o único objetivo de criar manchete e depois vem reclamar dos efeitos destas aberrações, veja o que aconteceu com a proteção desenfreada aos marginais (vítimas da sociedade) agora estamos todos sofrendo com a onda de violência desenfreada e todos tiram o corpo fora e ficam culpando uns aos outros.

  6. Não tem como a mídia dar manchete ao casamento na forma da bíblia? Mostrar relações heterossexuais? Citar casais formado por homem e mulher que mantém uma relação a mais de 10, 20, 30 anos?
    Quantos filhos uma união assim poderá gerar? O princípio bíblico de crescer e multiplicar fica como nessa relação?

    1. Felizmente eu não vou tá mais aqui pra ver na m*rda que vai dar, e o ensaio já começou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘Passe’ da Uber é abusivo e obriga a pagar para trabalhar, alertam especialistas

Foto: Freepik

Os aplicativos de transporte implantaram nos últimos meses um novo modelo pelo qual os motoristas obtêm 100% dos valores das corridas (sem que a empresa retenha taxa de intermediação) mediante o pagamento de um “passe”. No caso específico da Uber, principal agente do setor, a adesão é compulsória nas cidades em que esse sistema está sendo testado e os pagamentos feitos pelos motoristas não são reembolsáveis — prática vista como abusiva por especialistas consultados pela revista eletrônica Consultor Jurídico.

O chamado “passe para motoristas” é válido para transporte por motocicleta em todas as cidades em que a Uber opera no Brasil, mas para carros funciona por enquanto em apenas 29 municípios, entre eles Teresina, Porto Velho, Macapá, Palmas, Joinville (SC), Feira de Santana (BA), Juiz de Fora (MG) e São José do Rio Preto (SP). A assinatura é obrigatória nesses locais e não pode ser pausada ou suspensa.

Os motoristas têm a opção de adquirir um passe por tempo (que garante viagens ilimitadas sem taxa de intermediação por 24 ou 72 horas) ou por ganhos (válido até o condutor faturar um valor predefinido com as corridas). Caso nenhum passe seja escolhido antes da primeira viagem, o aplicativo seleciona um deles automaticamente e desconta o valor do saldo da carteira do motorista na plataforma. Quando a assinatura termina, o passe selecionado como padrão é ativado de forma automática logo depois da corrida seguinte.

Consultor Jurídico 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PT admite que acordo para deixar caso Master de fora da eleição na Bahia ruiu

Lula com os candidatos do PT na Bahia

Foto: Partido dos Trabalhadores / Reprodução

Integrantes do PT na Bahia dizem que o acordo, feito nos bastidores, para deixar o caso Master fora da campanha no estado ruiu. A nova orientação da campanha petista é atacar diretamente o candidato ao governo ACM Neto (União) usando o envolvimento dele com o ex-banqueiro, Daniel Vorcaro.

As investigações mostraram, até agora, que ACM se encontrou com Vorcaro. Além disso, a empresa do exprefeito e da esposa dele recebeu R$ 3,6 milhões do banco Master, segundo o Coaf.

De outro lado, o senador Jaques Wagner (PT) foi alvo de operação da PF (Polícia Federal) por envolvimento direto com o ex-banqueiro. Ele teria recebido benefícios, como um apartamento de luxo, de um dos sócios de Vorcaro, Augusto Lima.

Em meio às acusações, as campanhas tinham fechado um acordo para deixar o caso Master de fora da disputa. Mas o PT avalia que, com o início oficial da campanha eleitoral, não vai poupar ataques a ACM Neto com menção a Vorcaro.

A campanha do ex-prefeito, no entanto, não pretende usar o caso com ataques a Wagner. A orientação, por ora, é priorizar o discurso de crítica ao atual governador Jerônimo Rodrigues (PT), principal adversário de ACM.

Coluna Painel, Folha de São Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Equipe de Flávio Bolsonaro vai acionar TSE após Lula pedir votos para si mesmo e aliados na Bahia; campanha ainda não começou oficialmente

Foto: reprodução/YouTube/PT

A campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), candidato à Presidência da República, informou que vai acionar a Justiça Eleitoral após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pedir votos para si e para aliados durante a convenção do PT, realizada neste sábado (1º), na Bahia. A informação é da coluna da jornalista Milena Teixeira, do Metrópoles.

Pelas regras eleitorais, pedidos explícitos de voto só são permitidos a partir de 16 de agosto, quando começa oficialmente a campanha.

No evento que oficializou a candidatura de Jerônimo Rodrigues ao governo da Bahia, Lula pediu apoio para sua candidatura e para os candidatos petistas ao Senado, Jaques Wagner e Rui Costa.

Durante o discurso, o presidente afirmou: “Então, depois que vocês votarem em deputado estadual e deputada estadual, votar em deputado federal e deputada federal, votar em senador da República e votar no Jerônimo, se sobrar um pouquinho de voto, vote em mim, que eu agradeço a todos vocês a lembrança”.

Em outro momento, também declarou: “Eu preciso de 2 votos. Um para este Galego [apelido de Jaques Wagner] e outro para este companheiro aqui [Rui Costa]”.

A campanha de Flávio Bolsonaro sustenta que as declarações configuram propaganda eleitoral antecipada e pretende levar o caso à Justiça Eleitoral.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Flávio Bolsonaro chama Lula de ‘projeto de ditador’ durante convenção do PL em Santa Catarina

O senador Flávio Bolsonaro (PL), candidato à Presidência da República, chamu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “projeto de ditador” durante a convenção do Partido Liberal em Santa Catarina, neste sábado (1º).

Durante o discurso, Flávio afirmou: “Esse projeto de ditador que é o Lula não vai se criar, porque a gente vai demitir ele em outubro deste ano. Eu, junto com vocês, vamos tirar ele”.

O candidato também declarou que o Brasil “não vive mais em uma democracia plena” e acrescentou: “Por enquanto vocês ainda podem criticar um político, criticar um governo”.

O evento também oficializou a candidatura à reeleição do governador Jorginho Mello (PL), tendo Adriano Silva (Novo) como candidato a vice. Além disso, o partido confirmou Carol de Toni e Carlos Bolsonaro como candidatos ao Senado e lançou Jair Renan Bolsonaro como candidato à Câmara dos Deputados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DÍVIDAS: ‘Bons pagadores’ do Fies criticam o programa Desenrola e cobram do governo Lula descontos iguais aos de inadimplentes

Imagem: reprodução

Estudantes que mantiveram em dia o pagamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) passaram a cobrar do governo Lula os mesmos descontos concedidos aos inadimplentes pelo programa Desenrola Fies.

Enquanto quem estava com parcelas em atraso pôde renegociar a dívida com descontos de até 99% e parcelamento em até 180 meses, os adimplentes receberam apenas 12% de desconto para quitação à vista, conforme prevê a Medida Provisória nº 1.373/2026.

A principal reivindicação do grupo é a aprovação do Projeto de Lei 1.306/2024, que busca garantir tratamento igual entre estudantes que quitaram as parcelas em dia e aqueles beneficiados pela renegociação. A proposta já foi aprovada na Comissão de Educação da Câmara e aguarda votação na Comissão de Finanças e Tributação.

Segundo o governo, os descontos maiores foram destinados aos contratos inadimplentes porque essas dívidas já eram consideradas de difícil recuperação. Para os adimplentes, a compensação proposta é o Fies Empreendedor, linha de crédito com juros reduzidos para abertura ou expansão de negócios, com empréstimos de até R$ 80 mil para pessoas físicas e R$ 180 mil para empresas.

De acordo com o FNDE, o Desenrola Fies já renegociou 113,4 mil contratos, reduzindo o estoque de dívidas de R$ 5,92 bilhões para R$ 1,28 bilhão, após a concessão dos descontos.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ELEIÇÕES 2026: RN tem 270 candidaturas regitradas; seis candidatos concorrem ao Governo do Estado e 11 ao Senado

Foto: TN/Magnus Nascimento

O Rio Grande do Norte terá 270 candidatos disputando as eleições de outubro de 2026, segundo levantamento da Justiça Eleitoral. O total considera os candidatos a governador, senador, deputado federal e deputado estadual, sem incluir os candidatos a vice-governador e suplentes de senador.

Ao todo, 23 partidos participam da disputa, organizados em três coligações, uma federação partidária e três partidos que concorrem de forma isolada.

A corrida pelo Governo do Estado reúne seis candidatos, enquanto 11 disputam as duas vagas para o Senado.

Nas eleições proporcionais, foram homologadas 91 candidaturas à Câmara dos Deputados e 162 à Assembleia Legislativa, totalizando 253 candidatos.

As chapas ainda precisam ser registradas na Justiça Eleitoral até 15 de agosto, prazo previsto no calendário eleitoral. Até lá, as candidaturas poderão sofrer alterações, conforme a legislação.

Confira a composição de cada grupo político:

  • Coligação Esperança e Trabalho (União Progressista, MDB, PSD, Republicanos, Avante e Federação Renovação Solidária)
    • Governador: Allyson Bezerra (União Brasil)
    • Vice: Hermano Morais (MDB)
    • Senado: Zenaide Maia (PSD) e Tércio Tinôco (União Brasil)
    • Deputados: 84 candidatos (27 federais e 57 estaduais)
  • Coligação EnDireita RN (PL, Podemos, Novo e Federação PSDB/Cidadania)
    • Governador: Álvaro Dias (PL)
    • Vice: Babá Pereira (PL)
    • Senado: Coronel Hélio (PL) e Styvenson Valentim (Podemos)
    • Deputados: 79 candidatos (27 federais e 52 estaduais)
  • Coligação Time que Cuida (Federação Brasil da Esperança, PSB e PDT)
    • Governador: Cadu de Lula (PT)
    • Vice: Larissa Rosado (PSB)
    • Senado: Samanda Alves (PT) e Rafael Motta (PDT)
    • Deputados: 48 candidatos (21 federais e 27 estaduais)
  • Federação PSOL/Rede
    • Governador: Robério Paulino
    • Vice: Leny Grilo
    • Senado: Sandro Pimentel e Sonia Godeiro
    • Deputados: 25 candidatos (5 federais e 20 estaduais)
  • Unidade Popular (UP)
    • Governadora: Arinalda do MLB
    • Senado: um candidato
    • Deputados: quatro candidatos (dois federais e dois estaduais)
  • PSTU
    • Governador: Dário Barbosa
    • Vice: Nanda Soares
    • Senado: Luciana Mandu e Rosália Fernandes
    • Deputados: dois candidatos a deputado estadual
  • Missão
    • Disputa apenas as eleições proporcionais, com nove candidatos a deputado federal e dois a deputado estadual.

Fonte: Justiça Eleitoral

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Para 80% das mulheres, Lei Maria da Penha não funciona como deveria

Foto: Shutterstock

Pesquisa mostra que 80% das mulheres avaliam que a Lei Maria da Penha não funciona, na prática, como deveria. Além disso, 82% consideram que a legislação ainda é insuficiente para combater de forma efetiva a violência contra a mulher.

O levantamento também aponta que apenas 41% das brasileiras acreditam que as forças de segurança estão preparadas para atender adequadamente mulheres em situação de violência.

Apesar das críticas à aplicação da lei, o conhecimento sobre a legislação é amplo: 49% das mulheres e 48% dos homens afirmam conhecê-la bem.

A pesquisa ainda revela que menos da metade das mulheres sabe que a Lei Maria da Penha abrange os cinco tipos de violência. Enquanto 90% conhecem a proteção contra a violência física, apenas 46% sabem que a legislação também inclui a violência patrimonial.

A pesquisa realizada pelo Instituto Patrícia Galvão e pelo Instituto Locomotiva, com apoio da Uber, ouviu 1.500 pessoas. O levantamento escutou mil mulheres e 500 homens com 16 anos ou mais, entre os dias 22 e 30 de abril deste ano. A margem de erro do estudo é de 2,8 pontos percentuais.

Com informações de UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] E AGORA? Lula pede voto quatro vezes em discurso na Bahia; lei só permite a partir de 16 de agosto

Imagens: reprodução/PT/YouTube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a pedir votos antes do início oficial da campanha eleitoral durante discurso na convenção do Partido dos Trabalhadores, realizada neste sábado (1º), em Salvador (BA).

Pelas regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os pedidos explícitos de voto só são permitidos a partir de 16 de agosto, data de início da campanha eleitoral.

Em quatro momentos do discurso, o presidente repetiu o pedido de votos:

  • “Depois que vocês votarem para deputado estadual e federal, para senador e votar no Jerônimo [Rodrigues, candidato à reeleição ao governo da Bahia], se sobrar um pouquinho de voto, vote em mim que eu agradeço a todos vocês a lembrança”.
  • “Depois de votar no Jerônimo, lembre-se que tem o Lulinha lá em São Paulo, esperando o voto de vocês para poder virar Presidente da República”;
  • “Não se cansem de votar em mim pela 4ª vez”;
  • “Quando for votar nesse aqui e nesse aqui [se referindo aos candidatos da chapa do PT no Estado], pelo amor de Deus, dê um votinho para mim”.

Na última quarta-feira (28), Lula foi multado em R$ 15 mil por propaganda eleitoral antecipada após pedir votos para Simone Tebet (PSB) e Marina Silva (Rede) durante um evento oficial realizado em maio, em São Paulo.

Com informações de Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Com painho 9dedos o ditador do Brasil pode tudo! Até entrar o grosso e todo e todo mundo 🌎 caladinho…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Motorista é preso por suspeita de embriaguez após colisão frontal na RN-118 entre Macau e Pendências que deixou criança gravemente ferida

Imagens: Via Certa Natal 

Foto: Reprodução

Um motorista foi preso em flagrante por suspeita de dirigir embriagado após um acidente que deixou uma criança de 11 anos gravemente ferida na manhã deste sábado (1º), na RN-118, entre Macau e Pendências.

Segundo a Polícia Militar, dois carros que seguiam em sentidos opostos bateram de frente. Um dos condutores apresentava sinais de embriaguez, foi levado ao Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, e autuado em flagrante. O exame pericial para confirmar a presença de álcool no organismo está em andamento.

No outro veículo estavam funcionários da Caern que seguiam para uma partida de futebol. O motorista e uma mulher sofreram ferimentos leves.

A criança, que estava no carro com o grupo, ficou gravemente ferida, precisou ser entubada e foi transferida de helicóptero para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal.

A Polícia Civil investigará as circunstâncias do acidente, enquanto a perícia foi acionada para apurar a dinâmica da colisão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Seap corrige informação sobre fuga e diz que dois, e não três, foram recapturados; oito seguem foragidos

Diogo da Luz Silva foi recapturado — Foto: Seap/Divulgação

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) corrigiu a informação divulgada pela própria pasta na manhã deste sábado (1º) sobre as recapturas de presos que fugiram da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta.

Inicialmente, a secretaria informou que três detentos haviam sido recapturados durante a madrugada de sexta (31) para sábado (1º). Horas depois, retificou o balanço e esclareceu que apenas dois presos foram localizados na ocasião: Isaac Deodato Rodrigues e Diogo da Luz Silva.

Com a correção, Tiago da Silva Maia Braga, que havia sido incluído entre os recapturados, permanece foragido.

Dessa forma, três dos 13 detentos que deixaram a cela, dois presos foram contidos ainda dentro da unidade prisional, e onze escaparam do presídio.

Na sexta-feira (31), Julianderson Francisco Nogueira já havia sido preso.

Com as prisões de Isaac Deodato Rodrigues e Diogo da Luz Silva, ainda seguem foragidos oito detentos.

Seguem foragidos:

  • Cleidson Martins Dantas;
  • Tiago da Silva Maia Braga
  • Kaio do Nascimento Gomes;
  • Tiago Nogueira da Silva;
  • Petrúcio Railande dos Santos;
  • Jackson Matheus Martins Simões;
  • Jonatas Ferreira Isis Dorea da Silva;
  • Eliandson Luciano de Lima.

As buscas continuam com participação da Polícia Penal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Guarda Municipal de Parnamirim.

Opinião dos leitores

  1. Confio que a PM do RN tem capacidade de recapturar todos , grades homens que trabalham dia e noite , enquanto muitos usam isso pra discussões políticas PL e PT sem entender nada de segurança!

  2. Confio que a PM do RN tem capacidade de recapturar todos , grades homens que trabalham dia e noite , enquanto muitos usam isso pra discussões políticas PL e PT sem entender nada de segurança!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *