Há duas semanas, a presidente Dilma Rousseff anunciou a criação de mais 208 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) – 88 com término de construção previsto para o segundo semestre do próximo ano e as unidades restantes com a promessa de serem inauguradas até o final de seu mandato, em 2014. Somando os novos estabelecimentos aos 354 já inaugurados, a rede federal de ensino técnico deverá atender cerca de 600 mil alunos, quando todas as unidades estiverem entregues.
Ao fazer esse anúncio, Dilma reafirmou a promessa feita na campanha eleitoral de 2010, de expandir o ensino técnico federal, por meio do lançamento de novas escolas e pela ampliação do número de estudantes nos cursos técnicos a distância. As metas são ambiciosas, mas nada garante que o governo conseguirá cumpri-las, principalmente se levados em conta os problemas que os IFs e os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) vêm enfrentando ao longo deste ano.
Como esses estabelecimentos não dispõem de docentes em número suficiente, cerca de 20 mil alunos ficaram sem aula durante mais de dois meses, no primeiro semestre. A falta de professores concursados de matemática, física, química e eletricidade comprometeu o cronograma do ano letivo e vem afetando a qualidade do ensino.
E, desde o término das férias de julho, mais da metade dos IFs e dos Cefets não retomou, total ou parcialmente, as atividades didáticas previstas para o segundo semestre, por causa de uma greve de professores e servidores deflagrada por razões salariais e melhoria das condições de trabalho. Em alguns Estados, como a Paraíba, todos os IFs e Cefets estão parados. Pelo balanço do comando nacional de greve, em São Paulo, Goiás e Alagoas, 90% das atividades estariam suspensas.
Além de reivindicar reajuste salarial, os docentes e servidores reclamam da falta de infraestrutura básica. Segundo eles, vários IFs e Cefets funcionam em edifícios precários, sem água e com frequente quedas de energia. Outras unidades não dispõem de laboratórios e insumos para pesquisas. “Criaram o instituto, mas não construíram estrutura alguma. Fomos colocados em prédios adaptados. Temos campi em funcionamento no mesmo espaço em que já existiu um albergue”, diz Nilton Coelho, presidente do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), no Estado de Alagoas. “A expansão da rede de escolas técnicas valoriza o ensino, mas falta assistência”, afirma Rosane de Sá, coordenadora do Sinasefe em Goiás. “Precisamos de mais concursos para efetivar mais docentes”, diz o professor Laerte Moreira, que dirige a seção paulista da entidade.
Para tentar acabar com greve, o governo anunciou um acordo entre os Ministérios do Planejamento e da Educação com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), comprometendo-se a reajustar os vencimentos da categoria em 4%. Mas os professores dos IFs e Cefets continuam reivindicando 14,67% de aumento, para compensar as perdas salariais dos últimos anos. No caso dos servidores, o problema é ainda mais difícil, pois não houve nem mesmo acordo que possibilitasse ao governo prever o aumento de despesa no orçamento de 2012. Os Ministérios da Educação e do Planejamento afirmam que os diretores da Sinasefe suspenderam a negociação de “forma unilateral” e os acusam de terem optado pela continuidade da greve como forma de “manifestação de conflito”.
Seja lá o que isso quer dizer, uma coisa é certa: o mesmo governo que promete expandir a rede federal de ensino técnico, inaugurando 88 estabelecimentos no próximo ano e outros 120 até o final de 2014, não consegue fazer funcionar as escolas já existentes. Os problemas dos IFs e Cefets são fruto de mais uma decisão equivocada do governo Lula, que estimulou a criação desenfreada de centros de educação tecnológica sem qualquer planejamento. E, infelizmente, nesse campo Dilma parece estar seguindo o exemplo de seu antecessor.

A Presidente é um desastre
Sou aluno do IF-ba Santo Amaro e estou indignado com essa situação de greve, que ocorre e tenho certeza que é uma imensa vergonha o que esta acontecendo com os IFs do Brasil a fora. A presidenta Dilma dizia na sua campanha, que iria priorizar a EDUCAÇÃO, mas o que adianta extender sem ter qualidade. Não consigo perceber qual será o meu prossímo passo, sair do IF e ir pra uma escola qualquer e concluir o ensino médio ou paro de estudar e começar a trabalhar sem ensino médio como um trabalhador que só faz apertar o parafuso, para ganhar um subsalário ,com uma visão de que meu PAÍS em vez de crescer está a degringolar , nem eu e muitos outros não queremos vivenciar essa situação que poderá se desencader, se nada fo resolvido . Apoio a greve dos professores, técnico e servidores mas sei quem serão realmente prejudicados, "seremos nós, os alunos". Temos que ajudar a mudar esse quadro de indiferença que o Governo virgente trata "o nosso IF ", juntos lutaremos, alunos e corpo docente para garantir o futuro de uma melhoris na qualidade de ensino, pois , nós somos o futuro da nação e queremos garantir o nosso, também!
Sou aluno do IFS Sergipe Campus Lagarto, e já estou terminando meu curso. Porém, no início do semestre letivo, foi deflagarada a greve e nós alunos não temos se quer informações se e quando esta terminará. Entendo que os professores mereçam aumento, mas não podem castigar os alunos que estão sendo os únicos prejudicados; temos que saber, pelo menos se as negociações estão em andamento ou se temos que procuarar outros meios de teminar, precisamos do diploma, afinal.
O grande problema da expansão dos Centos de educação tecnológica é a carência de professores em todo Brasil, a qualidade do ensino ponto forte dos Cefet's ficará comprometida.