Geral

PRONTO: Vulcão nas Ilhas Canárias tem nível de alerta elevado e pode causar tsunami na costa do Brasil, inclusive, no RN

Foto: Divulgação

O vulcão Cumbre Vieja, localizado na Ilha de La Palma, nas Canárias, comunidade autônoma da Espanha, teve seu nível de alerta elevado de verde para amarelo pelo Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca). Isso aconteceu após um aumento rápido no número de terremotos e atividades sísmicas ter sido registrado nos últimos dias. Caso ocorra uma erupção, um tsunami pode atingir as costas brasileira e africana.

Segundo o governo das Canárias, o aumento significativo nos movimentos sísmicos em La Palma começaram no último sábado. O Metsul Meteorologia, na terça-feira passada foram mais de cem tremores. O comitê Pevolca frisou que a atividade magmática tem “o maior valor observado nos últimos 30 anos”.

Esse cenário foi o que fez com que o alerta passasse de verde para amarelo, quando a população segue com suas atividades normais, mas atentas para comunicados das autoridades.

— O amarelo é (um alerta) intermediário. As pessoas devem ficar de sobreaviso e atentas porque pode haver alguma consequência — disse o geólogo André Avelar, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Monitoramento é fundamental, alerta especialista

Depois do nível de atenção amarelo, há o nível laranja, quando é decretado atenção máxima para fenômenos que precedem uma erupção. Já no vermelho é feita uma notificação de emergência de que uma erupção está acontecendo.

— O monitoramento é fundamental para que as pessoas que moram na costa sejam avisadas e deixem suas casas imediatamente. Pode haver prejuízo material, mas o importante é preservar a vida — disse Avelar.

Segundo ele, quando há terremotos muito próximos a um oceano, a tendência é gerar ondas:

— As boias monitoram o acréscimos de altitude. Conforme for o acréscimo, é calculado o tamanho da onda.

Para Avelar, caso haja a erupção do Cumbre Vieja, a costa africana deve ser mais afetada que a do Brasil. O geólogo frisou, ainda, que a situação atual não significa que uma erupção vá, de fato, acontecer: caso os terremotos secundários cessem, a região ficaria estabilizada.

O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Privatizar Petrobras ajudaria a bancar programas sociais, diz Guedes

Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou nesta segunda-feira (25/10) que o governo está discutindo a privatização da Petrobras. Em evento para apresentar o Programa Nacional de Crescimento Verde, o ministro registrou o impacto positivo gerado na bolsa de valores por comentário do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em apoio ao assunto, e disse que o investimento arrecadado com a venda poderia subsidiar programas sociais.

Diante de uma semana conturbada para Guedes, após admitir uma “licença” para furar o teto de gastos e, desta forma, custear o novo Bolsa Família, batizado de Auxílio Brasil, o ministro voltou a defender pautas liberais clássicas, como as prometidas privatizações e reformas.

“E se daqui a 20 anos o mundo todo migrar para a energia elétrica, hidrogênio, nêutron, energia nuclear e o fóssil for abandonado? A Petrobras vai valer zero daqui a 30 anos. O que nós fizemos? Deixamos o petróleo lá embaixo, com uma placa de monopólio de estatal ali em cima. O objetivo é tirar esse petróleo o mais rápido possível e transformar em educação, investimento e tecnologia”, afirmou.

“E se agora o petróleo só sobe, o que o povo ganha com isso? Bastou o presidente dizer ‘olha, vamos estudar isso’, o negócio subiu 6% instantaneamente. Se isso acontece mais uma semanas, aparecem R$ 150 bilhões. Isso poderia ir para os mais frágeis. Por que não podemos pensar mais detalhadamente sobre isso?”, indagou Guedes.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

COVID: Brasil tem 2º menor número diário de óbitos em 2021; País registrou 160 mortes e 5,7 mil novos casos nas últimas 24h

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta segunda-feira (25):

– O país registrou 160 óbitos nas últimas 24h, totalizando 605.804 mortes;

O número de mortes é o segundo menor do ano: no dia 17 de outubro, o país registrou 130 óbitos pela doença.

– Foram 5.797 novos casos de coronavírus registrados, no total 21.735.560.

O Ministério da Saúde calcula que 20.922.633 pessoas já se recuperaram da covid-19. Outras 27.123 estão em acompanhamento.

A média móvel de óbitos nos últimos 7 dias é de 334, e a média móvel de novos casos é de 11.950.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Minuto na Câmara Municipal de Natal – Finanças (25-10-2021)

Minuto da Câmara de Natal no ar trazendo os assuntos mais importantes debatidos na última semana, na Casa, disponibilizado nesta segunda-feira (25).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Ações da Petrobras sobem 6% após governo avaliar projeto de lei para privatização da companhia

Foto: Getty Images

As ações da Petrobras estiveram entre as maiores altas do dia na B3, a bolsa de valores brasileira, e encerraram o pregão com ganhos de mais de 6% depois de a CNN apurar que o governo tem em análise um plano para elaborar um projeto de lei que permita à União privatizar a companhia.

As ações preferenciais da Petrobras (PETR4) fecharam em alta de 6,84%, e as ordinárias (PETR3) subiram 6,13%.

Em um dia de forte desempenho, o Ibovespa teve valorização de 2,28%, e fechou aos 108.714 pontos.

De acordo com a reportagem, o presidente Jair Bolsonaro já discute com a cúpula do Congresso uma maneira de viabilizar a desestatização da petroleira, embora admita que seja um projeto de difícil implementação.

O plano em análise é elaborar um projeto de lei que permita à União começar a se desfazer das ações da companhia de forma a perder o controle.

O governo manteria, no entanto, a chamada “golden share”, que o permitiria vetar determinadas operações da companhia e ainda apontar o presidente da empresa.

Hoje, o governo federal tem o controle por meio de 50,5% das ações ordinárias, que são as ações com direito a voto.

Considerando o capital total da empresa (ações ordinárias e preferenciais), o grupo de controle é composto por ações do governo e do BNDES que juntos detém 36,75% dos papéis.

As informações foram levantadas pelas jornalistas da CNN Brasil Daniela Lima e Renata Agostini e divulgadas pelo canal na tarde desta segunda-feira (25).

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

CONECTIVIDADE: Fábio Faria entrega internet banda larga no Seridó potiguar e amplia rede de telefonia celular

Evento do Governo Federal no RN também lançou Programa Rádio Digital da PRF e liberou recursos da Funasa para construção de aterros e esgotamento sanitários, abastecimento de água e perfuração de poços | Foto: reprodução

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, esteve no município de Caicó RN, nesta segunda-feira (25), para cerimônia de entregas do programa Wi-Fi Brasil, levando conectividade de alta velocidade para municípios da região do Seridó potiguar.

O Wi-Fi na Praça, que garante internet gratuita, foi instalado nas comunidades rurais de Caicó: Perímetro Irrigado Sabugi, Furna da Onça e Laginhas; Currais Novos: São Sebastião, Cruz e Quilombo Negros do Riacho; Bodó: Assentamento Serrano; e São José do Seridó: Assentamento Seridó.

Outro Programa do MCom entregue hoje foi o Nordeste Conectado, que também instala Internet banda larga de alta velocidade. Foram 36 órgãos públicos, entre escolas, universidades, unidades de saúde, instituições de segurança beneficiados.

Currais Novos foi escolhida para o Programa Infovia Potiguar, com cabos de fibra ótica e Internet banda larga de alta velocidade para 23 órgãos públicos, também incluindo escolas, órgãos de segurança pública e saúde.

O ministro ainda atendeu uma solicitação antiga da região e garantiu expansão e melhoria dos serviços de telefonia móvel (celular) e 4G em para Carnaúba dos Dantas;​Ouro Branco; Cruzeta; São Rafael; e São José do Seridó. Além de ampliação de infra-estrutura para mais conectividade em rodovias: Br 226; RN 233 (Triunfo Potiguar/ Paraú); BR 427 (Jucurutu / Caicó); RN 118 (Caicó / Ouro Branco).

SOBRE O WI-FI BRASIL:
Em todos os estados brasileiros o programa Wi-Fi Brasil promove inclusão digital e social ao ativar pontos de internet, via satélite, em instituições e áreas públicas de localidades com pouca ou nenhuma conexão. No Rio Grande do Norte, são 119 municípios atendidos com 452 pontos instalados. Do total, 352 antenas foram ativadas na área rural; 292 estão em escolas. As novas zonas de inclusão serão instaladas nas cidades de Caicó, Currais Novos, Bodó e São José do Seridó.

INFOVIA:
Na região de Currais Novos, o lançamento do cabo do backbone no final de outubro marca a conclusão de uma das etapas da Fase 1 do projeto Infovia Potiguar, que recebeu apoio de R$ 10 milhões do MCom. Na segunda etapa, com previsão de início em dezembro, será implantada uma rede de longa distância interligando Caicó-Currais Novos e Currais Novos-Santa Cruz.

NORDESTE CONECTADO:
O programa prevê a instalação de infraestrutura para promover o tráfego de dados em fibra óptica ao longo da rede da Companhia Hidrelétrica São Francisco (CHESF). Está prevista a implantação da rede metropolitana de Caicó ainda no primeiro semestre de 2022, com taxa de transmissão de dados de até 100 Gbps.

ENTREGAS DA PRF:
Programa Rádio Digital ´-´sistema de comunicação mais seguro, eficiente, com rápido tempo de resposta de atendimento das ocorrências.

ENTREGAS FUNASA:
Construção de aterros sanitários – R$ 20 milhões, beneficiando 69 municípios e mais de 620 mil cidadãos potiguares do Oeste e Seridó. Instalação de soluções simplificadas de abastecimento de água – 12 municípios beneficiados. Obras de sistemas de esgotamento sanitário, banheiros e casas – Mais de R$ 18 milhões. Perfuração e instalação de poços artesianos profundos – 79 municípios – R$ 15 milhões

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Cientistas descobrem vestígios de vida antiga em rubi de 2,5 bilhões de anos

Foto: Reprodução / Universidade de Waterloo

Cientistas da Universidade de Waterloo, no Canadá, disseram que encontraram vestígios de vida antiga dentro de um rubi de 2,5 bilhões de anos.

A amostra da pedra preciosa, encontrada na Groenlândia, onde os mais antigos depósitos conhecidos de rubis são encontrados, continha grafite – um mineral feito de carbono puro. As marcas químicas no carbono sugeriram que era um resíduo de vida antiga.

“O grafite dentro deste rubi é realmente único. É a primeira vez que vimos evidências de vida antiga em rochas com rubi”, disse Chris Yakymchuk, professor de ciências terrestres e ambientais da instituição.

O grafite é encontrado em rochas com mais de 2,5 bilhões de anos, época na Terra em que faltava oxigênio na atmosfera e a vida unicelular existia apenas em microorganismos e algas.

Para determinar se o carbono era de origem biológica, os pesquisadores analisaram sua química – especificamente a composição dos isótopos nos átomos.

“A matéria viva consiste preferencialmente em átomos de carbono mais leves porque eles consomem menos energia para se incorporar às células”, disse Yakymchuk.

“Com base no aumento da quantidade de carbono-12 neste grafite, concluímos que os átomos de carbono já foram de organismos vivos, provavelmente microrganismos, como as cianobactérias”, concluiu.

Os cientistas encontraram a rocha na Groenlândia enquanto estudavam a geologia dos rubis para entender melhor as condições necessárias para sua formação. Os rubis são uma variedade vermelha do mineral corindo.

Safiras são formadas da mesma substância. Nos rubis, o cromo produz a cor distinta, enquanto vestígios de ferro, titânio e níquel produzem safiras de cores diferentes, incluindo a tonalidade azul geralmente associada à gema.

A equipe também descobriu que o grafite provavelmente mudou a química das rochas circundantes para criar condições favoráveis ​​para o crescimento do rubi.

“A presença de grafite também nos dá mais pistas para determinar como os rubis se formaram neste local, algo que é impossível fazer diretamente com base na cor e na composição química de um rubi”, disse Yakymchuk.

A pesquisa foi publicada na Ore Geology Reviews na semana passada.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ministro Barroso concede dois anos para RN se adequar à reforma da previdência

Foto: Reprodução / iG

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, concedeu ao Rio Grande do Norte o prazo de dois anos para que transfira do Regime Próprio de Previdência Social para o Tesouro estadual a responsabilidade pelo pagamento de benefícios como auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-reclusão e salário-família. O relator deferiu parcialmente pedido de tutela de urgência numa ação cível originária.

Por analogia, Barroso aplicou aos benefícios distintos da aposentadoria e da pensão por morte o prazo previsto na Reforma da Previdência de 2019 (artigo 9°, parágrafo 6º, da Emenda Constitucional 103/2019, que se refere à instituição de regimes de previdência complementar e à necessidade de unificação dos regimes próprios e de seus órgãos gestores). A liminar será submetida a referendo do Plenário.

Na ação, o Rio Grande do Norte narra que a União tem negado a emissão do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), com o fundamento de irregularidade no item “Concessão de benefícios não distintos do RGPS — previsão legal” junto ao Sistema de Informações dos Regimes Públicos de Previdência Social (Cadprev).

O motivo seria a ausência de dispositivo expresso em lei local sobre a transferência dos benefícios distintos da aposentadoria e da pensão por morte para a responsabilidade direta do Tesouro estadual, conforme previsto na EC 103/2019.

Ao conceder a liminar, o ministro explicou que a reforma da previdência restringiu os benefícios pagos pelos regimes próprios às aposentadorias e às pensões por morte. Desse modo, impôs aos estados a necessidade de transferir ao tesouro local a responsabilidade pelo pagamento dos demais benefícios, como auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-reclusão e salário-família.

Barroso frisou que a eficácia direta e a aplicabilidade imediata da norma não exime os estados de adequarem a sua legislação às novas regras. Contudo, a seu ver, há fundamento para a aplicação, por analogia, do prazo bienal previsto no parágrafo 6° do artigo 9° da emenda constitucional.

Outro ponto observado pelo ministro é que essas normas interferem no planejamento orçamentário do ente federado, o que justifica o seu tratamento conjunto e em igual prazo.

Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Dia RN

VÍDEO: BG promete só fazer pesquisa com quem afirmar que é pré-candidato

No programa desta segunda-feira (25) no Meio-Dia RN em Resenha, foi levantado a questão de que os pretendentes a pré-candidatura nas Eleições 2022 devem definir se vão ou não concorrer ao cargo público. Diante disso, foi definido que as próximas pesquisas efetuadas pelo Blog do BG só levará em consideração aqueles que afirmarem que são, de fato, pré-candidato. Veja o vídeo abaixo via YouTube.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Bairro das Quintas recebe mutirão de mamografias gratuitas até 28 de outubro em Natal

 Foto: Anna Alyne Cunha / Inter TV Cabugi

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal divulgou a realização de um mutirão de mamografias gratuitas para as moradoras do bairro das Quintas, na Zona Oeste de Natal. A ação é realizada em parceria com o grupo Reviver até a próxima quinta-feira (28).

As mamografias são gratuitas e realizadas pelo Grupo Reviver com a Unidade Móvel Savana Galvão, em frente à Unidade de Saúde da Família (USF) das Quintas, na Travessa Luiz Sampaio, 712. O atendimento ocorre das 7h30 às 16h30.

Mulheres acima de 40 anos podem procurar o local apresentando RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência de Natal. Não é necessária requisição de exame para receber o atendimento.

A prefeitura ressaltou que o câncer de mama tem cura se detectado a tempo. Por isso, o diagnóstico precoce é importante para o êxito no tratamento.

Ainda de acordo com o município, os exames estão sendo realizados com medidas protetivas para segurança das pacientes e dos profissionais e minimização dos riscos de contaminação pela Covid-19.

A mamografia é um exame de raio-x realizado em um equipamento denominado mamógrafo. Durante a realização do exame, a mama da paciente é comprimida entre duas placas de acrílico, para permitir uma melhor visualização das estruturas da mama.
Fonte: Agência Câmara de Notícias

G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nacional

Cartórios de todo o País passam a registrar denúncias de violência doméstica

Foto: Divulgação / Depositphotos

A partir desta segunda-feira, 25, os cartórios do País passam a receber denúncias de violência doméstica. A ação faz parte da campanha nacional Sinal Vermelho, que conta com mais de 13 mil cartórios e pretende prestar auxílio ‘discreto e sigiloso’ às mulheres em situação de vulnerabilidade.

A campanha tem como objetivo incentivar e facilitar o processo de denúncia de abusos em ambientes domésticos. Por meio do símbolo “X” desenhado na palma da mão, a mulher poderá sinalizar ao colaborador do cartório que está em situação de vulnerabilidade e, assim, ele poderá acionar a polícia de forma discreta.

A ação é permanente e inclui a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), entidade que representa todos os Cartórios do País, à iniciativa nacional da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de enfrentamento da violência doméstica contra a mulher.

“Os cartórios foram considerados serviços essenciais durante todo esse período de pandemia, seja pelos atos de cidadania que praticam, seja pela segurança jurídica que emprestam aos atos pessoais e patrimoniais das pessoas, de forma que usar sua presença em todo o território nacional como forma de atuar na proteção das mulheres, ainda mais fragilizadas neste momento, é um papel que não devemos nos furtar”, analisa o presidente da Anoreg/BR Claudio Marçal Freire, em nota.

A entidade que reúne os cartórios disponibilizou materiais, entre eles vídeos, cartilha, cartazes e postagens para as redes sociais, aos cartórios a fim de preparar os colaboradores para oferecer auxílio às mulheres e acionar a polícia. A instrução inicial é que recebam a mulher em uma sala da unidade e, caso a vítima não queira ou não possa ter auxílio no momento, seus dados pessoais devem ser anotados e comunicados posteriormente às autoridades.

Correio Braziliense

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *