Saúde

Anticoagulante reduz em 70% a infecção de células pelo novo coronavírus

Foto: fotograzia/Getty Images

Um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e por pesquisadores da Inglaterra e da Itália apontou um possível novo mecanismo de ação do medicamento heparina, um anticoagulante, no tratamento do coronavírus (covid-19).

Além de inibir distúrbios de coagulação que podem afetar vasos do pulmão e prejudicar a oxigenação, o medicamento parece também ser capaz de dificultar a entrada do novo coronavírus nas células. Os pesquisadores realizaram testes de laboratório em linhagem celular proveniente do rim do macaco-verde africano (Cercopithecus aethiops) e a heparina reduziu em 70% a invasão das células pelo novo coronavírus.

Em entrevista à Agência Fapesp, Helena Bonciani Nader, professora da Unifesp e coordenadora do projeto entre os brasileiros, afirmou que existiam indícios de que a heparina também tinha capacidade de prevenir infecções virais, incluindo por coronavírus, mas as evidências não eram muito robustas. Entretanto, os pesquisadores conseguiram comprovar essa propriedade do medicamento em ensaios in vitro.

A pesquisadora estuda há mais de mais de 40 anos os glicosaminoglicanos – classe de carboidratos complexos à qual a heparina pertence – e desenvolveu as primeiras heparinas de baixo peso molecular, usadas clinicamente como agentes anticoagulantes e antitrombóticos, inclusive em pacientes com covid-19.

Uma das descobertas feitas ao longo deste período foi que a heparina é um medicamento multialvo, pois além do seu efeito na prevenção da coagulação do sangue pode se ligar a diversas proteínas. Entre elas, fatores de crescimento e citocinas que se ligam a receptores específicos na superfície de células-alvo.

Nos últimos anos, estudos feitos por outros grupos sugeriram que as proteínas de superfície de outros coronavírus até então relatados poderiam se ligar a um glicosaminoglicano das células de mamíferos, chamado heparam sulfato, para infectá-las.

Com o surgimento do novo coronavírus, os pesquisadores da Unifesp tiveram a ideia de avaliar se a proteína de superfície do novo coronavírus responsável pela infecção das células – chamada proteína spike – se liga à heparina, uma vez que a molécula do fármaco tem estrutura muito semelhante à do heparam sulfato.

Os experimentos confirmaram a hipótese. Por meio de técnicas de ressonância plasmônica de superfície e de espectroscopia de dicroísmo circular, observou-se que a heparina, ao se ligar às proteínas spike da covid-19, causa nessas moléculas uma alteração conformacional. Dessa forma, avaria a “fechadura” para entrada do vírus nas células.

Os pesquisadores também avaliaram quais formas estruturais da heparina apresentam melhor interação e são capazes de mudar a conformação das proteínas spike do novo coronavírus, com base em uma biblioteca de derivados e em diferentes fragmentos da molécula, definidos por tamanho.

Agora, os pesquisadores estão fazendo mudanças estruturais em heparinas para identificar uma molécula que apresente o mesmo efeito de ligação e mudança conformacional da proteína spike do novo coronavírus, mas que cause menos sangramento – um potencial efeito colateral do fármaco. Além disso, também estão testando outros compostos chamados de heparinas miméticas – que mimetizam a ação da heparina.

Super Interessante, com Agências Fapesp

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bolsonaro passa por exames, e equipe médica discute realização de nova cirurgia no abdômen

Foto: Alan Santos/PR

O ex-presidente Jair Bolsonaro passou por exames de rotina na manhã desta quarta-feira (28), em um hospital particular em São Paulo. A informação foi confirmada em uma postagem feita pelo advogado do ex-chefe do Executivo Fabio Wajngarten. No texto, ele informou que Bolsonaro iria fazer uma consulta com o cirurgião que o acompanha para discutir a “necessidade de realização de nova cirurgia de correção de hérnia abdominal decorrente da facada de 2018”. Desde o episódio da facada, Bolsonaro precisou passar por vários procedimentos. Entre os procedimentos realizados, estão a retirada da bolsa de colostomia e a correção de uma hérnia na incisão da operação. 

No final da manhã, o advogado Fábio Wajngarten publicou a informação de que Jair Bolsonaro fez exames laboratoriais e de imagem, contudo “as equipes responsáveis constataram que as condições clínicas e cirúrgicas estão estáveis e sem necessidade de intervenção nesse momento”. O ex-presidente será reavaliado dentro de 3 meses, diz o texto.

A nota foi assinada pelos médicos:

Dr Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo – Cirurgião CRM 20012

Dr. Leandro Echenique – Cardiologista CRM 107718

 

 

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

STF forma maioria para ampliar alcance sobre vínculo trabalhista de motoristas por aplicativos

Foto: Flickr/STF

O Supremo Tribunal Federal formou maioria a favor da repercussão geral em um processo que discute existência ou não de vínculo trabalhista entre motoristas de aplicativo e as plataformas que prestam esse tipo de serviço. Agora, a Corte deve marcar o julgamento para decidir o caso. Quando há repercussão geral, o que for decidido pelo STF valerá para casos semelhantes em outros tribunais.

Até o momento, o ministro Edson Fachin votou a favor da existência da repercussão geral. Essa análise é feita em casos em que um único tema tenha várias decisões em diferentes ações, ou seja, que exista uma controvérsia. Seguiram Fachin os ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Luiz Fux e André Mendonça.

Na prática, a Corte vai elaborar uma tese para orientar disputas de casos semelhantes que tramitam em instâncias inferiores da Justiça.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Jovens são tirados do cinema por fumar maconha em filme de Bob Marley


Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram um grupo de jovens sendo retirado do cinema, em Pernambuco, por suspeita de fumar m4conha durante a exibição de um filme sobre o músico Bob Marley.

As imagens mostram a Polícia Militar do estado abordando os jovens. Em um determinado momento, um dos policiais dá tapas na cabeça de um dos rapazes.

Por nota, o Shopping Guararapes informou que o caso aconteceu na noite de segunda (26/2), em uma das salas da Cinépolis.

“Esclarecemos que, após relatos de clientes sobre um grupo de jovens que estavam utilizando substâncias ilícitas na sala do cinema e causando tumulto, a equipe do cinema acionou a Polícia Militar para tomar providências, visando garantir o bem-estar dos clientes. A corporação removeu o grupo da sala e realizou revistas”, disse o shopping.

Leia mais
Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Motociclista será intimado pela polícia após ameaçar mulher no trânsito em Natal

Um homem que ameaçou uma mulher durante uma discussão de trânsito registrada na avenida Hermes da Fonseca, na zona Leste de Natal, será intimado pela Polícia Civil. A informação foi confirmada pela própria corporação, a qual também afirmou que o caso é investigado pela 4ª Delegacia de Polícia.

Ainda conforme as informações da Polícia Civil, o boletim de ocorrência foi registrado pela vítima na última segunda-feira (26). Qualificada como crime de ameaça, a atitude do motociclista repercutiu nas redes sociais por meio de vídeo, que mostrou os xingamentos, bem como as batidas efetuadas por ele contra a janela da motorista.

No vídeo, o condutor da moto intimida a mulher, batendo na janela do carro onde ela está, e também ao afirmar “eu vou dar no meio da sua cara. Se quiser, eu dou”.

 

Tribuna do Norte

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe Publicitário

VITTADERMA: Cicatrização Pós-Operatória que Transforma Vidas

 

Divulgação

Na vanguarda dos cuidados médicos, a Clínica Vittaderma @vittaderma se destaca como o maior centro especializado em feridas do Estado. Nossa equipe altamente especializada está comprometida em otimizar seu processo de cicatrização pós-operatória.

Recentemente, acompanhamos um notável caso de sucesso no pós-transplante cardíaco, realizado no prestigiado Hospital Rio Grande. A cirurgia foi um triunfo, e a evidência está na magnífica cicatrização da ferida – verdadeiramente linda e perfeitamente curada.

Na Vittaderma, oferecemos um serviço excepcionalmente dedicado ao tratamento pós-operatório, proporcionando a você cuidados personalizados para uma recuperação eficaz. Sua saúde é nossa prioridade, e estamos aqui para transformar sua jornada de recuperação em uma experiência positiva e impactante. Conte conosco para elevar o padrão dos cuidados pós-operatórios.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEO: Chuvas derrubam ponte em Lajes do Cabugi 


Um vídeo enviado ao BLOGDOBG mostra que as chuvas que caíram em Lajes, nesta quarta-feira (28), derrubaram uma ponte. Nas imagens também é possível observar que o Pico do Cabugi, localizado próximo ao município, está parcialmente encoberto por nuvens.

De acordo com o boletim divulgado nesta quarta (28) pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a chuva em Lajes foi de 27 milímetros nas últimas 24 horas.

Um aviso de fortes chuvas no RN foi divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).  O comunicado alerta para a possibillidade de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia no RN. O alerta é laranja, segundo em grau de severidade, chama atenção para ventos intensos (60-100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O aviso é válido para todo RN até as 10h desta quinta-feira (29). 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Ladrões russos compraram mansão de R$ 10 mi da cantora Simone Mendes

PF/ Divulgação

Alvo da Operação Brianski, um grupo de ladrões russos ostentava vida de luxo em uma mansão avaliada em R$ 10 milhões, localizada em um condomínio fechado em Fortaleza (CE). A coluna apurou que o imóvel pertenceu à cantora sertaneja Simone Mendes.

Com os criminosos, os policiais federais apreenderam US$ 223.944 (equivalente a pouco mais de R$ 1 milhão na cotação atual), R$ 55 mil, além de relógios de luxo e celulares.

Segundo a Polícia Federal (PF), os russos se uniram a alguns brasileiros para lavar dinheiro oriundo de crimes praticados no exterior, mediante o uso de criptomoedas.

Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão — seis em Florianópolis (SC), dois em Goiânia (GO) e outros dois em Eusébio (CE). Em relação aos quatro principais investigados, foram decretadas diversas medidas, como monitoramento eletrônico e proibição de deixar o país e de transacionar criptoativos.

Também foi determinado o sequestro de bens, tais como casas e apartamentos de alto padrão, terrenos e automóveis de luxo adquiridos pelos investigados no Brasil. Além disso, ainda foram decretados os bloqueios de contas bancárias vinculadas a 25 pessoas físicas e jurídicas, além de contas em exchanges, visando ao sequestro de valores em moeda nacional e de criptoativos.

Fraude e roubo

As investigações tiveram início com a informação de que cidadãos russos teriam fixado residência em Florianópolis para usufruir de recursos oriundos de crimes supostamente praticados no país de origem.

Durante as apurações, os policiais descobriram que os principais investigados foram condenados na Rússia por crimes assemelhados a fraude e tentativa de roubo.

Leia mais

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

OAB/RN divulga nota oficial pela morte da advogada

Foto: Reprodução OAB/RN

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rio Grande do Norte (OAB/RN), emitiu uma nota oficial pelo homicídio da advogada Andréia Teixeira, ocorrido na madrugada desta quarta-feira (28), em um condomínio no bairro de Nova Parnamirim, em Parnamirim, na Grande Natal. A advogada estava acompanhada do namorado quando foram atingidos por disparos de arma de fogo, por volta de 00h40. Segundo a nota, as primeiras informações não apontam que o crime esteja ligado à atuação profissional da advogada.

Confira a nota da OAB/RN na íntegra:

NOTA OFICIAL – pela morte da advogada Andréia Teixeira

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) tomou conhecimento do homicídio contra a advogada Andréia Teixeira e seu namorado na madrugada desta quarta-feira (28).

O crime aconteceu no bairro de Nova Parnamirim e, segundo as primeiras informações preliminares, não há indícios de envolvimento com a atuação profissional da advogada.

Porém, logo que tomou conhecimento do caso, a Seccional Potiguar acionou o Plantão de Defesa das Prerrogativas e está acompanhando situação.

A OAB/RN repudia veementemente qualquer tipo de violência e se coloca a disposição das autoridades competentes para colaborar com a elucidação rápida do crime.

Natal, 28 de fevereiro de 2024

Comissão da Mulher Advogada da OAB/RN
Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte
Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Conjunto de obras da Prefeitura melhora a malha viária de Natal

Foto: Divulgação

Em um arrojado plano de trabalho, a Prefeitura de Natal está executando um conjunto de obras em toda as regiões da cidade, com o objetivo de modernizar e adequar os espaços urbanos às atuais necessidades da população. São obras e serviços que, somadas, chegam a um montante de investimentos que ultrapassam a marca dos R$ 500 milhões, grande parte delas voltada à ampliação e aperfeiçoamento da mobilidade urbana.

 

Uma das intervenções mais representativas nesse campo, em execução atualmente, é a realizada na avenida Felizardo Moura. Com cerca de 80% do cronograma do projeto cumprido, a obra já está contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana da cidade. Os serviços no local já proporcionam visíveis melhorias no tráfego de veículos, também na segurança e conforto de pedestres que utilizam as calçadas no seu entorno, todas reformadas, com ciclovias instaladas. A implantação de faixa reversível está garantindo mais fluidez no trânsito e resultando em um aumento de 30% da capacidade da viaque registra a circulação de 70 mil veículos por dia.

 

Como etapa complementar do projeto, a Prefeitura está dando andamento também à construção de uma trincheira na parte de baixo do viaduto da Urbana, que vai ligar o KM 6 com a Felizardo Moura, no acesso à av. industrial João Motta. Essa fase está com 97% executada. Quando pronta, essa obra eliminará possíveis engarrafamentos no local e facilitará o fluxo de quem vem da Zona Norte.

 

“Há anos, a população, especialmente da Zona Norte, reclamava do estado precário e da buraqueira na avenida. Agora, estamos atendendo a essa reivindicação, concluindo a reestruturação completa da Felizardo Moura”, diz o prefeito Álvaro Dias.

 

Ainda na região, a gestão municipal destravou uma obra que estava parada havia algum tempo: a da avenida Industrial João Motta, no KM-6. A obra, orçada em R$ 23 milhões, está em fase inicial de serviços e inclui asfalto, ciclovia, iluminação, calçadas, paradas de ônibus e novos canteiros.

 

Igualmente no grupo de ações voltadas àmobilidade urbana da cidade, o projeto do Pontilhão de Cidade Nova está em um bom ritmo de serviços. Com investimentos superando a faixa dos R$ 15 milhões, a expectativa é de que, em 10 meses de trabalho, o equipamento já possa ser entregue à população.

 

O projeto prevê a interligação da avenida Solange Nunes com a rua Engenheiro João Hélio, fazendo o papel de um viaduto sobre a linha férrea, conectando e encurtando a rota entre os bairros do Planalto e Cidade Nova. Isso vai garantir também que o tráfego flua de forma segura, sem a necessidade de interrupções na passagem de nível.

 

Em estágio bem avançado, está a requalificação da avenida 25 de Dezembro, na Praia do Meio. O local passa por uma ampla requalificação, incluindo recapeamento asfáltico, faixas de pedestres elevadas, ciclovias, novos abrigos de passageiros, calçadas acessíveis e nova iluminação. A Prefeitura também recupera as ruas do entorno da via: Rodrigues Dias, Padre Lemos, Túlio Fernandes, Feliciano Coelho, Capitão-Mor Gouveia e Mascarenhas Homem.

 

“Já estamos com 54% do cronograma de obras cumprido. Esse é o primeiro passo para a meta de requalificarmos toda a nossa orla central,desde a Ladeira do Sol até a Praia do Forte. Vamos começar pela avenida 25 de Dezembro e suas vias adjacentes. Ali temos um fluxo considerável e vamos melhorar a mobilidade, oferecendo mais segurança e conforto para pedestres e motoristas”, aposta o prefeito.

 

Opinião dos leitores

  1. Não sei que ilusão é essa! Todo dia é um inferno entrar e sair da ZN, trânsito pesado nas rocas, ribeira, praia do meio e cidade alta. Obras feitas nas coxas mal executadas, binários inúteis, só serviram para complicar a vida de quem mora longe do centro da cidade, transporte público, caro e imprestável de Norte a Sul de Natal, a praia de Ponta Negra só tem rato e buraco para todo lado, o conjunto do Satélite é buraco do começo ao fim, quando chove então, nem se fala…

  2. Elogio de quem não foi prejudicado com o abandono da Jerônimo Câmara! Absurdo, só ajeitam em frente ao TJ.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Duplo homicídio em condomínio: ex-companheiro de advogada é procurado pela Polícia

Foto: Reprodução

Crime passional. Essa é uma das linhas de investigação da Polícia Civil para apontar a motivação do assassinato do casal Andreia Teixeira, advogada de 44 anos, e Lenivaldo César de Castro, de 52 anos, que foram mortos a tiros durante a madrugada desta quarta-feira (28) em um condomínio em Parnamirim. No desdobramento das ações policiais, um ex-companheiro de Andreia está sendo procurado.

Imagens de câmeras de vigilância interna mostraram o crime: o homem chegou ao local em um veículo Sedan de cor escura e esperou pela chegada do casal. Ao ver Andréa e Lenivaldo, o criminoso saiu do veículo, abordou e alvejou o casal com disparos de calibre 12 na frente da residência onde Andreia morava. A ação durou segundos. Não é possível identificar o indivíduo pelas imagens.

Em outro vídeo, é possível ver o momento em que o assassino sai do condomínio residencial sem ser restringido ou barrado após matar o casal. O local está localizado na avenida Maria Lacerda, bairro de Nova Parnamirim.

Veja o vídeo: Aqui

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *